• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A Nova Bike do Mike

MikeTichondrius

Active Member
Bom, finalmente estou decidido a comprar uma máquina nova para substituir a Triban 500 que me introduziu a este desporto destruidor de dinheiro e relações familiares que é o ciclismo de estrada. Estou com imensas dúvidas e queria tentar esclarecer algumas antes de cometer algum erro caro.

Primeiro uma pequena introdução - pratico estrada há quase dois anos, primeiro com uma Rockrider durante alguns meses e depois com uma Triban 500 com a qual ando há ano e meio. Estou satisfeito com a bike, já notei imensas melhorias na minha resistência e forma física no geral, no entanto noto que a minha capacidade em pendentes mais elevadas não é nada boa, apesar de gostar de fazer muros. Normalmente dou uma volta grande ao fim de semana (80-100km com acumulados na ordem dos 1300m), com treinos intra-semanais se tiver possibilidade - num futuro a médio prazo deverei investir num rolo para melhorar isto mas entretanto faço aula de cycling para tentar manter actividade durante a semana.

Assim sendo, e dado que o bichinho ficou, gostava de dar um passo à frente em termos de equipamento, com algo mais leve, melhor funcionamento e, não menos importante, que me dê mais vontade de pedalar. O meu objectivo principal para além de manter a condição física é permitir a participação em provas tipo granfondo mais extensas e com subidas mais desafiantes do que aquelas em que já participo. Para além de melhor acompanhar os meus companheiros de Domingo que estão todos kitados com grandes máquinas. :p

Logo à cabeça tenho dúvidas entre escolher uma racing ou uma aero bike. Tenho bastante flexibilidade (até demais), pelo que nem devia ser tão problemático para mim optar por uma aero. No entanto, a maioria dos percursos que faço são mais a puxar para os montes e menos para o plano, e, por outro lado, as aero bikes são geralmente mais caras, pelo que provavelmente a opção mais lógica até seria uma racing.

O meu budget pode esticar até aos 3000€ mas estava a apontar para algo mais em torno dos 2500.

Os meus critérios de compra são os seguintes:
- Nova
- Quadro em carbono
- Travão de disco
- Grupo Ultegra ou equivalente SRAM/Campagnolo
- Marcas/modelos a considerar são conforme lista abaixo - O critério é puramente estético/confiança que tenho na marca via comentários de companheiro. Caso tenham outras sugestões que se enquadrem são bem vindas :) :

- Trek Emonda SL Disc - https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/...a-sl/émonda-sl-6-disc/p/22109/?colorCode=grey (adoro esta pintura cinzenta).
- Canyon Ultimate Disc - https://www.canyon.com/pt-pt/road/ultimate/2019/ultimate-cf-sl-disc-8-0.html - Gosto muito desta também
- Orbea Orca - https://www.orbea.com/pt-es/bicicletas/carretera/orca/cat/orca-m20-pro-19
- Merida Scultura Disc - https://www.merida-bikes.pt/19-scultura-disc-6000#92=557
- Merida Reacto Disc - https://www.merida-bikes.pt/19-reacto-disc-5000#92=556

- Bianchi...Mas isto já será extra-budget :p

Juntaria as van Rysel (ex-B'twin) da Decathlon mas ainda não foi lançada com qualquer opção disco ao contrário das novas Triban.

Vivo em Loures. Tenho facilidade em ir a qualquer loja na AM Lisboa. Já visitei a 2cycling que é muito mencionada aqui e gostei do atendimento (e das Trek/Orbea que lá vi). Para além disso na altura indicaram-me que fazem montagens de Canyon pelo que muito provavelmente acabarei por completar a compra aqui.

A outra questão que tenho é relativamente ao bike fit. Queria fazer um para garantir que fica tudo nos conformes mas poderiam clarificar-me como é o processo normal? Vale a pena fazer um pré-bike fit para ajudar na escolha ou devo antes comprar a máquina no tamanho indicado pela marca e fazer o fit posteriormente para a ajustar à minha fisionomia? Tenho 1,79m de altura e entrepernas de 84cm - na Canyon seria um M e na Trek um 56.

Espero que tenha sido completo qb na minha descrição...Agradeço desde já qualquer ajuda que venha! :)
 

Pires

Well-Known Member
Para começar faz o tal pré-bikefit, porque me parece que estás a pensar em tamanhos grandes demais para ti.
Das bicicletas que mencionas eu preferia a Canyon, mas também sou suspeito porque tenho uma... O problema é não conseguires experimentar uma em loja, e a garantia não é igual à Trek/Merida.
 

Bipbip

Well-Known Member
Mike é sempre bom ler notícias de apaixonados pela modalidade que pretendem evoluir, portanto siga...
No entanto tenho algumas observacoes a fazer:
- primeiro bike fit e depois tamanhos...nao vás cegamente pelas tabelas das marcas.
- com esse orcamento é difícil comprar uma coisa má, deixa-te levar pela paixão afinal és tu que vais olhar para ela todos os dias.
- ha imensos post e conselhos sobre novas"montadas" neste forum, alguns fantásticos, acho que vale a pena investir um pouco de tempo a explora-los.
- finalmente uma ma noticia nao é a maquina que te vai fazer andar mais, pode motivar, mas sem trabalho continuarás a empenar (lol) só que ficas um empenado mais caro.
Boa sorte
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Tenho só uma opinião, má altura para comprar, deixa começar a aparecer material de 2020 para as de 2019 descerem, entretanto vai tratando de todas as outras duvidas e coisas
Ao fim ao cabo tu tens bicicleta para ires andando

Quanto ao tamanho só tenho uma coisa a dizer, tu já tens uma, logo só vais comprar errado se quiseres
 

ricasmetx

Well-Known Member
Viva Mike,
Passei precisamente pelas tuas duvidas ha pouquissimo tempo, aqui podes acompanhar e em breve irei atualizar com o meu feeback da bike, so ainda nao o fiz porque a quero explorar mais um pouco, tenho tido alguns problemas de disponibilidade para ela apertar comigo.
http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/the-billlion-dollar-question-que-bike-comprar.18112/

1º pelo teu post vais pra Emonda :p tal como eu. A bike é amor à primeira vista certo? :D
2º faz um bike fit. Eu recomendo a Cyclos em Coimbra. Nao sei se te fica perto, mas se nao ficar a viagem vale a pena, ou certamente na tua zona havera.
Resumindo vou-te explicar como foi.
Conversámos para entederem o meu historico e aquilo que pretendia no futuro.
Mediram o meu corpo e com essas medidas teoricas revelaram qual o tamanho do quadro a comprar. Têm todas as marcas e modelos atuais. Isto para mim ja valeu o dinheiro!
Depois vais para o simulador e colocam as medidas teoricas. Ajustas às tuas sensaçoes e sais de la com um documento com as medidas de todos os componentes que deves entragar à loja na fase de negociaçao (cranks; largura e reach guiador; tamanho do espigao, etc).
Depois apos comprar a bike o vendedor ajusta as dimensoes da bike e se precisares de ajustar milimetricamente ou se sentires que necessitas um ajuste é so passar lá.
Para teres uma ideia, cheguei às 19h e sai de la era 1h da manha, eles sao mesmo muito rigorosos.

Resumindo os 5% ou que sejam 10% ja com viagens, daquilo que vais dar pela bike...para mim nao é significativo, o pior que me poderia acontecer era investir 3000€ e nao comprar o tamanho certo...

Quanto à emonda se precisares de alguma ajuda urgente manda MP
 

MikeTichondrius

Active Member
Obrigado por todas as respostas. É unânime que vale a pena começar pelo pré-fit. Pelo que entendi acaba por ser fazer o fit em duas fases - uma de medições/testes (sem bicicleta) em que o resultado é um conjunto de medidas para selecção do quadro/componentes, e uma segunda fase, já com a máquina, na qual se fazem as afinações necessárias. Estou certo?

@Carolina ainda ontem estive a olhar para uma Tarmac em loja, mas não consigo gostar!! Obrigado pela dica do Alpha Cycling Club, vou seguir o conselho. Depois deixo aqui o meu feedback também. :)

@ricasmetx É que compraste mesmo o modelo que eu queria com a mesma cor e tudo. Tive o "azar" de ver essa máquina em loja há uns meses e é como dizes, não se explica, o raio da bike é linda. Só não será essa a minha escolha se o preço final for muito acima do da Canyon. Aliás vi o teu tópico e a tua dúvida era muito parecida com a minha, com a diferença que a Canyon que estou a ponderar é a Ultimate em vez da Endurace. :p
 

ricasmetx

Well-Known Member
[USER=33097 said:
@ricasmetx[/USER] É que compraste mesmo o modelo que eu queria com a mesma cor e tudo. Tive o "azar" de ver essa máquina em loja há uns meses e é como dizes, não se explica, o raio da bike é linda. Só não será essa a minha escolha se o preço final for muito acima do da Canyon. Aliás vi o teu tópico e a tua dúvida era muito parecida com a minha, com a diferença que a Canyon que estou a ponderar é a Ultimate em vez da Endurace. :p

Verdade, eu andei a ver a Endurance, exelente bike e grande escolha a Canyon é muito competitiva qualidade/preço.
Optei pela Emonda, mas tu se tens flexibilidade ve as Aero (pessoalmente não gosto) mas a Madone é uma máquina fabulosa!
 

ricasmetx

Well-Known Member
Verdade, eu andei a ver a Endurance, exelente bike e grande escolha a Canyon é muito competitiva qualidade/preço.
Optei pela Emonda, mas tu se tens flexibilidade ve as Aero (pessoalmente não gosto) mas a Madone é uma máquina fabulosa!

Ah ja viste a KTM Lisse? Tb é bem interessante
 

MikeTichondrius

Active Member
Bom, vai update ao tópico.

A escolha está feita e recai na Emonda. Já fiz o pré-bikefit - acabei por fazer no CAFPT visto que não tive respostas do Alpha CC e vi outras referências positivas aqui no fórum. Gostei do atendimento, depois quando lá for com a bicicleta dou mais feedback.

Como previsto, o tamanho deu mais pequeno do que a tabela da marca - em vez de 56 serei um 52/54. Não estou chocado visto que este é o feedback normal dos bikefits que tenho visto aqui no fórum. Passei a informação ao dono da loja onde vou comprar mas o rapaz ficou muito desconfiado e recomenda-me fortemente o 56, justificando com o facto de o espigão da Trek ser diferente e não permitir o nível de ajuste que poderei precisar, bem como de experiências anteriores com o quadro em questão.

Confesso que também estou preocupado. Por um lado confio no bikefit mas também receio insistir no tamanho mais pequeno e arrepender-me face aos relatos do vendedor. Em todo caso estou a apontar ao 54.
 

RTC

Moderador
Staff member
Está visto que bike fiters e vendedores de loja não se entendem.
O que não entendo é como é que supostamente duas pessoas com experiência no ramo e supostamente conhecedoras da geometria da bicicleta em causa podem recomendar dois tamanhos de diferença para a mesma pessoa. 52 ou 56? Wtf?!?
Se calhar nenhuma delas é a certa.
Eu como conhecedor da geometria da Trek gostava de perguntar a esses bike fitters como vão "encavar" uma pessoa com 1.79 e 84 de cavalo num Emonda 52! É que nem com o espigão mais comprido...
 

Z.Carlos

Active Member
Bom, vai update ao tópico.

A escolha está feita e recai na Emonda. Já fiz o pré-bikefit - acabei por fazer no CAFPT visto que não tive respostas do Alpha CC e vi outras referências positivas aqui no fórum. Gostei do atendimento, depois quando lá for com a bicicleta dou mais feedback.

Como previsto, o tamanho deu mais pequeno do que a tabela da marca - em vez de 56 serei um 52/54. Não estou chocado visto que este é o feedback normal dos bikefits que tenho visto aqui no fórum. Passei a informação ao dono da loja onde vou comprar mas o rapaz ficou muito desconfiado e recomenda-me fortemente o 56, justificando com o facto de o espigão da Trek ser diferente e não permitir o nível de ajuste que poderei precisar, bem como de experiências anteriores com o quadro em questão.

Confesso que também estou preocupado. Por um lado confio no bikefit mas também receio insistir no tamanho mais pequeno e arrepender-me face aos relatos do vendedor. Em todo caso estou a apontar ao 54.

Confirmo que os tamanhos na trek são mais pequenos,mas o importante é comparar as medidas reais (o reach e o stack) pois diferem de marca ou modelo de bike, eu "normalmente" deveria usar 54 mas a minha emonda é um 56,já fiz bikefits e está tudo bem,nem tive de alterar componentes.
Experimenta os dois tamanhos e ves,só para referencia eu tenho 1,78,o peso não digo por vergonha :D:p

Ps: eu adoro a minha Émonda mas olha que se tivesse flexibilidade,a nova Tarmac quase de certeza que seria a escolha.:rolleyes:
 

Z.Carlos

Active Member
Confirmo que os tamanhos na trek são mais pequenos,mas o importante é comparar as medidas reais (o reach e o stack) pois diferem de marca ou modelo de bike, eu "normalmente" deveria usar 54 mas a minha emonda é um 56,já fiz bikefits e está tudo bem,nem tive de alterar componentes.
Experimenta os dois tamanhos e ves,só para referencia eu tenho 1,78,o peso não digo por vergonha :D:p

Ps: eu adoro a minha Émonda mas olha que se tivesse flexibilidade,a nova Tarmac quase de certeza que seria a escolha.:rolleyes:
e se gostas de aero acho que a nova Focus Izalco max está qualquer coisa..
 

MikeTichondrius

Active Member
Está visto que bike fiters e vendedores de loja não se entendem.
O que não entendo é como é que supostamente duas pessoas com experiência no ramo e supostamente conhecedoras da geometria da bicicleta em causa podem recomendar dois tamanhos de diferença para a mesma pessoa. 52 ou 56? Wtf?!?
Se calhar nenhuma delas é a certa.
Eu como conhecedor da geometria da Trek gostava de perguntar a esses bike fitters como vão "encavar" uma pessoa com 1.79 e 84 de cavalo num Emonda 52! É que nem com o espigão mais comprido...

E ambos terem todas as certezas do mundo.

É uma diferença muito grande entre recomendações. Tenho 178cm de altura e 85 de cavalo. As medidas que obtiveram para o setup do quadro/componentes foram as seguintes:

Top tube: 52 a 54 cm
Avanço 100-110mm
Altura do selim - 75cm - a altura máxima dos carris da Emonda em 54 tem o máximo de 73.5. Possívelmente é disto que a loja me está a prevenir?
Largura do guiador: 440mm
Crank: 172,5mm.

A verdade é que já ando com uma bicicleta que teoricamente até deve ser enorme para mim (Triban 500 2017 em L) e desde alguns ajustes iniciais que nunca tive problemas. Vou pedir é para experimentar ambos os tamanhos (54/56) e ver como me sinto.
 

Mendas

Well-Known Member
Boas, gostaste do fit do CAFPT?
Não estou a perceber esta parte "Altura do selim - 75cm - a altura máxima dos carris da Emonda em 54 tem o máximo de 73.5. Possívelmente é disto que a loja me está a prevenir?", podes explicar sff
 

MikeTichondrius

Active Member
Boas, gostaste do fit do CAFPT?
Não estou a perceber esta parte "Altura do selim - 75cm - a altura máxima dos carris da Emonda em 54 tem o máximo de 73.5. Possívelmente é disto que a loja me está a prevenir?", podes explicar sff

Não tendo outra referência gostei do fit. Noto que não posso dar um feedback completo como falta o bikefit propriamente dito. Houve foi alguma demora no envio dos resultados para o email (quase uma semana).

A folha que o CAFPT enviou é a seguinte:
hjdSW3k.png


A medida de que falava era a altura do selim indicada na imagem (75cm). A outra medida tirei da tabela de geometria da Trek (última linha):
WG7MYa0.png


Posso estar a fazer uma leitura errada da folha e os 75cm serem apenas uma referência a partir da qual foram obtidas as restantes medidas.

Actualmente esta é a geometria do meu quadro Decathlon (L):
https://geometrygeeks.bike/bike/b-twin-triban-500-2017/
 

Carolina

Well-Known Member
73.5mm medidos a partir do BB. Soma com o tamanho do crank e dá 90.5 cm. Tens 84 cm de entre pernas.
 

Nuno

Well-Known Member
"Como previsto, o tamanho deu mais pequeno do que a tabela da marca - em vez de 56 serei um 52/54."

Fizeste o bike fit no CAFPT com o Pedro Tomas, nao me admira que te tenha referido 52/54, tendencias ..... mas com a tua altura nao estou mesmo a ver como encaixas na EMONDA 52, se tivesses feito o fit noutro lado provavelmenete indicavam te o 54, nomeadamente na Alpha, conheco e ja fiz fits nos dois lados e os resultados nao sao coincidentes. O Pedro Tomas amanda sempre 1 tamanho p baixo e depois coloca te avancos de 110, nao me parece a melhor solucao. Quem sou eu para por em causa os conhecimentos do homem, mas como tenho a experiencia dos 2 lados, posso dizer te que me sinto bem mais confortavel como os fits do Ricardo da Alpha, que muito provavelmente para as tuas medidas nao te indicaria a emonda tamanho 52.
 
Top