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A minha primeira bike de estrada!

Lira

Member
Olá a todos!

Este é o meu primeiro post, apesar de seguir o forúm não sou muito de partilhar ideias e além disso como não tenho ainda uma bicicleta de estrada não há muita informação que possa partilhar com os outros :p
No entanto cá estou eu, porque finalmente decidi comprar uma fininha (tenho andado em BTT) e, agora é que as coisas se complicaram pois estou cheia de dúvidas e tomar uma decisão quanto a bicicleta certa parece ser muito difícil.

Já vi que pedem sempre ao pessoal a altura etc por isso cá ficam as minhas medidas, 1.63m de altura e 76cm entreperna e mãos muito pequeninas! O meu orçamento ideal abaixo de 1000 euros.

Eu nunca me tinha sequer sentado numa bike de estrada até ao dia de ontem lol. Deu logo para ver um problema que não tinha considerado que é o tamanho das mãos.
A bicicleta que experimentei é uma Trek 1.2 T47 com shifters Sora. O tamanho pareceu pequeno mas quando me sentei não tive que me esticar para chegar a lado nenhum o que me pareceu bem.
Agora travar com as mãos nos "hoods" é que me foi simplesmente impossível! Os meus dedos não chegam suficientemente baixo na alavanca para a poder fazer mover :(

Tendo isso em conta e lendo reviews de outras mulheres andei a ver melhor e eliminei as bikes equipadas com Sora das minhas opções.

A minha primeira opção fica fora do orçamento :eek:
http://www.cube.eu/en/products/woman-like-series/axial-wls/cube-axial-wls-race-aquanlime-2016/

1110 euros numa loja online
O meu único problema com ela é o facto de na loja dizerem que so a começam a distribuir em Abril... Mas tirando isso e o orçamento acho que é perfeita!
A minha bike de BTT é também uma Cube.

Agora esta
http://www.trekbikes.com/us/en_US/b...ace/lexa-womens/lexa-sl-womens/p/1404003-2016

Consigo por menos de 1000 euros numa loja perto de casa, foram muito simpáticos comigo e foi onde experimentei a outra Trek.
O meu problema é que não gosto muito da cor dela, disseram-me na Trek que na europa só fazem a cor branca.
Eu fui á loja porque tinha visto a cor azul e achei que era linda... fiquei muito desiludida.
Pode parecer picuinhices mas o aspecto da bike também é importante!
Se tivesse azul eu não pensava duas vezes.

Ultima
http://www.scott-sports.com/pt/pt/products/241489/SCOTT+Contessa+Speedster+25+Bike

940 euros loja online
É bonita e tem a cor que quero.. azul mas, não posso experimentar antes e acho os tamanhos um bocado estranhos tenho medo de não conseguir escolher correctamente.

E é isto! Acham que vale a pena esperar até Abril pela da Cube? Não sei se o 105 fará diferença em relação ao Tiagra para ajudar a travar com menos força.
Também tenho que considerar o comprar numa loja online ou aqui perto de casa. Entre a Trek e a Scott qual vos parece a melhor escolha?
Ah e já agora que tamanhos me aconselhavam a escolher? Acho que o T50 da Trek ficava bem mas não me senti mal no T47 apesar de parecer uma bicicleta de criança :D

Já agora se tiverem alguma sugestão de outras bicicletas agradecia :) mas nada de cor-de-rosa eheh

Obrigada!
 

undernardo

Active Member
Olá Lira!

Em termos de especificações as três bicicletas são +/- equivalentes. São bicicletas praticamente da mesma gama com um ligeiro ascendente na Cube fruto da transmissão 105. Digo-te que entre Tiagra e 105 apenas vais notar diferença no peso, no preço. Como nunca andaste numa bicicleta de estrada, penso que usares Tiagra ou 105 vai dar ao mesmo. Assim sendo, Tiagra é suficiente.

No que diz respeito aos tamanhos, e visto teres experimentado um 47 no modelo 1.2, fui comparar com os modelos que sugeriste. Não aconselhava o tamanho 50 na Trek. Penso que poderás ficar muito deitada na bicicleta. Se gostaste do 47, ainda que tamanho criança ahah, e te sentiste bem então é por aí que deves seguir. Posto isto aconselhava o 47 quer na Cube como na Trek. Já a Scott, tem uns tamanhos diferentes mas mais "femininos" e o tamanho mais comparável aos outros será o XS/48. Se tens oportunidade de experimentar a Cube e a Trek numa loja perto da tua casa então aconselho-te a fazer isso mesmo. Experimenta o 47 Cube e o 44 e 47 da Trek e tenta perceber em qual delas te sentes melhor. Depois voltas cá e debate-se a questão ;)

Quanto ao problema das mãos pequenas: consulta este artigo e no momento em que fores experimentar as bicicletas fala deste pormenor aos vendedores. Eles certamente conseguirão diminuir o reach das manetes para que consigas travar mais facilmente.
 

jpacheco

Well-Known Member
Acima de tudo deves ter uma máquina que te sintas segura... e que sintas que consegues manieter sem grandes dificuldades. Acho que deves colocar isso acima de todas as prioridades. Ter umas manetas 105-5800 de 2015 deve ser diferente de ter um 105 - 5700 ou sora... pelo que percebi o 105 de 2015 tem um sistema de travagem mais afinadinho (confesso que nunca experimentei mas é o que escrevem, pelo que deves sempre perguntar se os grupos das bikes com 105 se são de 2015) - mas a verdade é que quanto mais trepas nos grupos mais eles são eficazes e certamente que serão mais ergonómicos... se não tiveres pressa, vai experimentando diferentes grupos bicicletas. Não tenhas aquela consciência de que ao experimentar é preciso comprar e abusa nessas experiências... salta de loja em loja. Com o tempo vais perceber melhor o que será mais adequado para ti.

Quando ao estilo já percebi que tem de ter azul :p Isso é cunho pessoal. Que deves por ventura colocar de lado se em ultimo recurso a bike perfeita for de outra cor.. mas para já tenta casar tudo muito bem. Gosto bastante da cube que escolhes-te e do tom do Azul.

Deixo-te com uma leitura mais feminina da coisa: http://cyclingtips.com.au/2015/02/buying-a-road-bike-a-womens-guide/

Edited: esqueci-me deste: http://www.londoncyclist.co.uk/best-road-bikes-women/
 

undernardo

Active Member
jpacheco, a maioria, se não todas as bicicletas de 2016, trazem os grupos mais actuais, i.e., dificilmente algum modelo novo que ela compre trará uma transmissão "antiga". Não há necessidade de aumentar a entropia da escolha.

Por outro lado, para quem se está a iniciar na modalidade a sensibilidade de travagem de um 4800 para um 5800 é praticamente a mesma. Se calhar para nós, essa sensibilidade está mais definida e conseguimos diferenciar entre grupos. Mais do que "experimentando diferentes grupos bicicletas" há que definir duas questões: tamanho do quadro adequado a uma altura de 1,63m e reach adequado a mãos pequenas. Por muito bom que seja o sistema de travagem, se não se conseguir premir as manetes não serve de muito :D

Por acaso no link que partilhaste da CyclingTips vem lá uma parte que considero interessante:

And your hands. Many women have rather tiny hands. Even so, they’re often told by Bike Riding Friend about a groupset that may not match with their finger reach and are offered the option of shims to attempt to solve a more complex problem.

O termo shims era me completamente desconhecido. Uma pequena pesquisa et voilà. Trata-se de uma pequena peça que fica entre o hood e a manete propriamente dita e faz com que o reach diminua consideravelmente. Considera mais esta solução e provavelmente já conseguirás chegar às manetes.

[video=youtube;tG_UwcqaAKw]https://www.youtube.com/watch?v=tG_UwcqaAKw[/video]
 

jpacheco

Well-Known Member
Não há entropia nenhuma Undernado. A Lira pelo texto que escreveu parece-me bem esclarecida e mais interessada e informada pelo que todos os detalhes interessam. Alias, uma das grandes diferenças do 105 segundo as criticas está no sistema de travagem... por isso é um detalhe para ti menosprezavel mas que me pareceu interessante.

O sistema 105-5700 já vem com uns Shims de 5mm. O 105-5800 de 2015 é só apertar um parafuso e ajustas ao nível pretendido. Para além do poder de travagem que afirmar ser muito mais eficiente. Por isso ha muita diferença aqui.

Edited: Agora se arranjar uma bike com sistema Sora ou até Claris que tenha as medidas dela e que a consiga manieter sem problemas... siga!
 

jpacheco

Well-Known Member
Encontrei uma excelente explicação:

[video=youtube;YVTIZPzU_-w]https://www.youtube.com/watch?v=YVTIZPzU_-w[/video]
 

Lira

Member
Boas obrigada pelas respostas :)

undernardo

é verdade que para mim que estou a começar a diferença entre Tiagra e 105 não será assim tão importante mas pensado em longo prazo não será mais favorável investir em algo melhor? Já agora quanto ás diferentes rodas e outros componentes continuam a ser equivalentes entre as três? De rodas é que não percebo mesmo nada lol mas já li que são muito importantes nas bikes de estrada.

Infelizmente aqui perto de casa só posso experimentar as Trek. Isto é outro problema, não sei onde posso ir na zona do Porto que tenham bicicletas com esses tamanhos seja de que marca for.
O ideal era mesmo experimenta-las todas mas isso vai ser impossível, pelo que tenho que ir por comparação de geometrias etc.

Bem parece que os novos modelos de Tiagra e 105 já vem com um sistema de parafuso para ajustar o reach, parece ainda melhor do que os shims.
Mas provavelmente agora é possível combinar as duas coisas e conseguir uma diminuição ainda maior, não sei :p

jpacheco

Realmente a minha principal preocupação desde que experimentei a outra bicicleta passou a ser a segurança!
Eu adoro subidas e detesto descidas lol muito porque no fundo vou sempre a pensar no estado que vou ficar se me espalhar :D
E pensar em andar numa fininha que atinge velocidades superiores à de BTT sem ter controlo total nos travões é assustador.

Pela minha pouca experiência notei uma grande melhoria quando troquei os shifters que tenho na minha BTT que eram entrada de gama por uns melhores. Para mim foi uma diferença abismal.
Agora, claro, não faço ideia se com o material de estrada se passa o mesmo e se de uma gama para a outra se notam sempre diferenças tão grandes.
Sei que os Sora são demasiado duros, esses já meti fora das opções.

Pois azul é mesmo uma parte de mim. (não relacionado com futebol que abomino lol) Tudo o que compro acaba por ser azul ou ter azul :eek:

Gostei de ler esses artigos. Principalmente das dicas que ela deu para quando se vai experimentar bicicletas mas, lá está isso vai ser complicado de fazer.


Muito bom o vídeo. Parece que o sistema veio mesmo para substituir o uso dos shims!
 

undernardo

Active Member
Transmissão. Se tiveres possibilidade para tal, então não perdes nada em ter um grupo superior. O que disse anteriormente tem somente a ver com o estabelecimento de prioridades e por vezes dá-se prioridade a coisas que deveriam ter menos prioridade, se é que me entendes. Há tantos tópicos desse género espalhados pelo forum. Se achas que consegues esticar 100-200€ para colocares uma transmissão superior, go ahead mas não tornes isso uma prioridade. Se não dá, não dá... Uma bicicleta com Tiagra anda o mesmo que uma bicicleta com 105. A facilidade de travagem não depende só do grupo. Se a cablagem estiver mal tratada/mal lubrificada, se os calços estiverem demasiado próximo das pistas de travagem, se as próprias pinças tiverem demasiada tensão, isso pode resultar numa má experiência de travagem mas garanto-te que ambos os sistemas bem afinados travam bem senão só faziam descidas pessoas que tivessem bicicletas equipadas com 105 para cima :p É verdade que a Shimano anunciou um aumento de 10% no poder de travagem dos novos 105; mas também anunciou um aumento de 30% nos novos Tiagra. Não é por aí que a tua experiência de travagem vai mudar muito. Se estiveres reticente podes sempre experimentar ambos os sistemas e dissipar as duvidas :)

Rodas. Importantes claro. Ainda assim difíceis de analisar. Primeiro porque a Scott e a Trek equipam a maioria das suas bicicletas com material "seu" o que torna a analise mais complicada. A Scott equipa Syncros e a Trek equipa com Bontrager. A única que não faz isso, aparentemente, é a Cube. Equipa Mavic, mais precisamente as Aksium, que são umas boas rodas para se iniciar. São pau para toda a obra. Se tivesse que coloca-las por ordem seria: Mavic Aksium > Bontrager LTR > Syncros Race 27.

Os periféricos são praticamente equivalentes.

Lojas. Não sou do Porto mas garanto-te que deves ter bastante oferta por aí. No forum tens o tópico da PortoCyclingTeam onde podes perguntar à malta acerca de lojas na zona do grande Porto. Creio que o moderador paradawt também é daí - podes experimentar a mandar lhe uma PM a pedir informações de lojas. É um bom ponto de partida!
 

jpacheco

Well-Known Member
Tens o Tiagra 4600 em que o gajo explica que dá para acoplar 2 shims e diminuir bastante a distância para chegares às manetes. Se comprares online terás que dominar isto... se fores às lojas só tens que exigir que te metam as manetes mais curtas :D

É o mesmo gajo:
[video=youtube;Ta_ZPL4UbhM]https://www.youtube.com/watch?v=Ta_ZPL4UbhM[/video]

No Porto deves encontrar muitas lojas... confesso que não sou da zona e não te posso aconselhar. Qualquer das formas toda a leitura que fizeres será importante para quando entrares numa loja. Sentirás mais confiança no que estás a experimentar e começas a conhecer quais os vendedores que tem conhecimento e não estão lá só para despachar bicicletas.

Eu conheço marcas que já nem vendem bicicletas com grupos inferiores ao ultegra... mas o Tiagra 4700, deste ano, tem um aspecto impecável. Só não sei é se dão para ajustar o "reach" só com o parafuso.
 

Carolina

Well-Known Member
eu tive o mesmo problema com as manetes e é daquelas coisas que se resolve muito facilmente. é só pedires ao mecânico para te meter as manetes a travar mais tarde. as minhas só começam a travar quase a meio, por exemplo.

há umas peças que se metem na "cabeça" da manete para diminuir a distância: http://www.evanscycles.com/products...e&utm_source=AskAndAnswer&utm_content=Default

(por acaso devia pensar em meter umas coisas destas nas minhas :p)

de resto, acho que a dificuldade vai ser encontrares um quadro para o teu tamanho. com esse budget deves conseguir encontrar alguns modelos femininos, que normalmente têm quadros ainda mais pequenos. na specialized sei que têm até ao 44.
 

Lira

Member
undernardo

Compreendo o teu ponto relativamente a estabelecer prioridades é algo importante para mim pois de outra forma esperaria pela bicicleta da Cube e não pensava em ver mais nenhuma eheh ;)
Pelo que ando a ler realmente o novo Tiagra está muito melhorado e até a forma e tamanho das manetes etc se assemelha ao 105. Parece que as maiores diferenças serão mesmo o peso e número de velocidades.
Também li sobre o que referiste de um aumento de 30% do poder de travagem mas, nem a Trek nem a Scott trazem os travões Tiagra :confused: Não percebo porquê.


jpacheco

Não há muita informação na net para confirmar se os Tiagra 4700 vem com o parafuso de ajuste ou não. Vi neste link por isso penso que será mesmo assim.

http://www.cyclingweekly.co.uk/reviews/gears-drivetrain/shimano-tiagra-groupset-review

Quanto ás lojas vou seguir a idea do undernardo e perguntar os melhores locais ao grupo PortoCyclingTeam :)

Carolina

Não tinha pensado nisso, é capaz de ser uma grande ajuda também!
Quanto a essas peças penso que são também iguais aos shims que estavamos a falar no tópico anteriormente.
E, como os novos modelos parecem trazer um sistema que permite ajustar o reach não sei se será possível usar as duas coisas.
Mas se desse era interessante pois podia ter mais opções :D
 

Carolina

Well-Known Member
colocar a peça acaba por ir dar ao mesmo que ajustar o reach. a única diferença é que sem a peça tens de "ir buscar" as manetes e tê-las sempre um bocado pressionadas. com a peça podes simplesmente ter os dedos encostados à manete, porque já as tens ali a jeito.

mas acho que em qualquer manete consegues regular o reach. as minhas são umas ultegra antigas (ainda têm os fios por fora) e deu para ajustar sem problemas.

relativamente à bicicleta, até aos 1000€ tens a specialized dolce. a transmissão não é tão boa, só tens as opções claris ou sora, mas em contrapartida o quadro é de carbono. a cannondale synapse women também é uma boa opção.
 

Lira

Member
Pois realmente um quadro de carbono era interessante, mas penso que para primeira bicicleta não deve ser essa a minha prioridade.
Essa cannondale é bonita :) vou investigar preços e talvez a inclua nas minhas opções lol
 

undernardo

Active Member
Também li sobre o que referiste de um aumento de 30% do poder de travagem mas, nem a Trek nem a Scott trazem os travões Tiagra :confused: Não percebo porquê.
Falha minha. Assumi que os grupos eram completos. Há muitas marcas que fazem isso para poupar no preço final. Ao invés de colocarem uma transmissão completa dos "pés à cabeça", montam apenas o essencial (desviadores e manetes) e poupam no pedaleiro e travões.

As sugestões da Carolina também são pertinentes. De certeza que há vendedores da Specialized e Cannondale no Porto. Ambas as marcas têm modelos para mulher com quadros em alumínio que se enquadram no teu orçamento, mais coisa menos coisa. Pode ser que te façam uma atenção no preço.

Agora é procurares e experimentares algumas máquinas e depois logo vens cá dar algum feedback. ;)
 

Lira

Member
Por acaso gostei da bike da Cannondale.Vou procurar lojas e investigar :D
Se não houver tamanhos ao menos posso experimentar se há diferenças entre Tiagra e 105 no tamanho e forma dos manípulos.

nmt
Essa canyon é muito bonita em azul e, com pena minha não é uma das minhas opções. Não me agradam as medidas do top tube do tamanho XS (52.6 cm) e não existe um tamanho mais pequeno.
Acho que não vale a pena arriscar no tamanho apesar de ter uma muito boa relação qualidade/preço. (e ser azul :) )
 

jpacheco

Well-Known Member
Essa Canyon está excelente equipada. Só acho é que é grande. Qualquer das formas ha que ter atenção que a espinha das mulheres geralmente tem mais flexibilidade que as dos homens.. não obstante, conforto é conforto e se o quadro for muito grande poderás não conseguir compensar decentemente no avanço e no selim/espigão e terás que suportar mais peso corporal sobre os ombros/pescoço etc.

Essa canyon eu só colocaria como opção válida se nas "experiências de campo" que fizeres achares um quadro com 52 TT possivelmente pode ser confortável.
 

Carolina

Well-Known Member
eu bem me parecia. aquele quadro é igual ao da versão masculina, a única coisa que muda é a oferta de cores.
 
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