• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A mítica Estrada Nacional 2

Bairbag

New Member
Cumprimentos pessoal, o meu interesse é fazer a N2 a solo e sem apoio.

Os meus stresses sao viagem pra chaves, e autocarro com bike desmontada sera a unica solucao certo?

Mas tambem onde ficar, por nao queria gastar muito. Onde costumam ficar?

E depois leva a outra questao o que levar e como. Ouvi falar em dormir nos bombeiros mas depois preciso saco cama penso eu e como leva-lo? Pousadas juventude? Albuerges? Hostels? Falam com eles antes e marcam?
Pode parecer estranha a pergunta mas é aquela coisa de se ir a pedalar e sentir que nao da mais e fico ja aqui ou estar bem e quero continuar, ou tiver contratempos, se tiver coisas marcadas depois nao da.
Sera que era possivel ter essa liberdade de ir sem marcar nada ou é de doido?

Tambem perguntar qual a melhor altura pra ir na vossa opiniao.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Cumprimentos pessoal, o meu interesse é fazer a N2 a solo e sem apoio.

Os meus stresses sao viagem pra chaves, e autocarro com bike desmontada sera a unica solucao certo?

Sim

Mas tambem onde ficar, por nao queria gastar muito. Onde costumam ficar?

procura no booking.com. De forma genérica e dependendo dos lugares fico em Hoteis, alojamento local, paragens de autocarro, em ultimo caso Bombeiros ou á porta deles...

E depois leva a outra questao o que levar e como. Ouvi falar em dormir nos bombeiros mas depois preciso saco cama penso eu e como leva-lo?

Não necessariamente, mas é conveniente. Outra solução é um "liner" https://www.decathlon.pt/lencol-saco-cama-campismo--id_8382711.html Atenção aos bombeiros, a minha opinião é que só devem ser utilizados em ultimo recurso e não como um alojamento turistico.

Pousadas juventude? Albuerges? Hostels? Falam com eles antes e marcam?

Podes sempre arriscar e bateres á porta quando chegares.

Pode parecer estranha a pergunta mas é aquela coisa de se ir a pedalar e sentir que nao da mais e fico ja aqui ou estar bem e quero continuar, ou tiver contratempos, se tiver coisas marcadas depois nao da.
Sera que era possivel ter essa liberdade de ir sem marcar nada ou é de doido?

Nada mais natural...convém é ires preparado para tal. Dorme-se muito bem nas caixas MB, lojas de vending, bombas de gasolina, paragens de autocarro, e qualquer alpendre/telheiro desde que minimamente abrigado.

Tambem perguntar qual a melhor altura pra ir na vossa opiniao.

Depende do que pretendes com a viagem e no formato em que decides fazê-la. Como é óbvio numa altura do ano em que os dias sejam maiores e esteja bom tempo é mais agradável.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
dois mecos à conquista da velha estrada N2, ou a minha melhor aventura a pedais

Motivações, estímulos e sensações vividas numa estrada cheia de singularidades.

en2-39.jpg


Publicado no blogue nabicicleta.com (https://nabicicleta.com/2018/10/01/...trada-n2-ou-a-minha-melhor-aventura-a-pedais/
@Paulofski
Já tinha lido o teu blog e achei muito bom teres assumido o desafio na companhia com que o iniciaste.
Conheço destas aventuras o Jacinto Oliveira e sei perfeitamente que se saiu foi mesmo obrigado a fazê-lo.

Ainda ofereci ajuda aqui na zona centro no dia em que por cá passaram, mas não foi necessária.

Não sei se a faço outra vez ... mas foi sem dúvida um desafio solitário que deixou recordações ...

Venham outros ...
 

Paulofski

Well-Known Member
@Paulofski
Já tinha lido o teu blog e achei muito bom teres assumido o desafio na companhia com que o iniciaste.
Conheço destas aventuras o Jacinto Oliveira e sei perfeitamente que se saiu foi mesmo obrigado a fazê-lo.

Ainda ofereci ajuda aqui na zona centro no dia em que por cá passaram, mas não foi necessária.

Não sei se a faço outra vez ... mas foi sem dúvida um desafio solitário que deixou recordações ...

Venham outros ...

Lopes,

Grato pelas palavras de apoio que aqui deixas.

Conhecendo bem o nosso amigo Jacinto Oliveira, como conheço, não foi mesmo nada fácil ter de abdicar quase a meio do passeio. Tenho a certeza que ele não desistiu da ideia de completar a travessia do país pela N2, numa vertente mais cicloturística, com mais dias de viagem e a tenda "às costas". Logo que esteja melhor do seu joelho, certamente irá concretizar esse seu objectivo. Claro que se proporcionar, terei todo o gosto de repetir a dose na sua companhia.
 

trinamixx

Member
Boas.... Estou a agendar fazer a EN2, mas ja vi tantos percursos diferentes que nao sei qual sera o mais correto.
Pelo que li, ha zonas que deixaram de existir na EN2, outras zonas sao IP, e terao de ser evitadas.
Onde conseguirei obter o track, o mais "original" possivel?
 

jcca

Well-Known Member
Boas.... Estou a agendar fazer a EN2, mas ja vi tantos percursos diferentes que nao sei qual sera o mais correto.
Pelo que li, ha zonas que deixaram de existir na EN2, outras zonas sao IP, e terao de ser evitadas.
Onde conseguirei obter o track, o mais "original" possivel?

Bom Dia,

Não é um bicho de sete cabeça, nem ciência oculta mt, menos de foguetões.
Se marcares no strava basta teres uma escala pormenorizada (grande e em alguns locais marcares pontos mais perto).
Em Castro Daire é ires em frente (massagem de Empredrado).
Em Viseu é seguires a circular até a indicação de IP3 e qd não puderes seguir (sinal vertical é saíres direção Tondela)
Na zona de Sta. Comba Dão até Penacova existem três troços que vais ao IP3 mas são pacíficos:
1º Logo à saída de Sta Comba Dão entras no IP3 passas a ponte a logo dp sais.
2º Vais ao lado do IP passas as bombas da Cepsa (antes da barragem da Aguiera) e dp entras no IP3 Só para passares uma ponte (logo dp da ponte sais num restaurante que lá está e assim que sais à dir. viras logo à esq. quase 180º).
3º Dp da Barragem da Aguieira ao chegares cá abaixo (no IP3 é qd passamos por cima do Mondego) tens mais 200m de IP.
O resto achei mt pacífico (fiz uma grande parte no inicio de agosto até ao Barranco Velho N124) e bem indicado (se não forem em ritmo de prova e cegos por falta de O2 no cérebro).
Boas pedaladas.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas.... Estou a agendar fazer a EN2, mas ja vi tantos percursos diferentes que nao sei qual sera o mais correto.
Pelo que li, ha zonas que deixaram de existir na EN2, outras zonas sao IP, e terâo de ser evitadas.
Onde conseguirei obter o track, o mais "original" possível?
O troço de Viseu a Penacova é confuso. E sim há algumas entradas no IP3. Neste troço há diversas variantes
- vir pela ciclovia até santa comba dão (estação de comboios do Vimieiro) e virar à esquerda e seguir sempre ...
- Vir pela via alternativa paralela ao IP3 e entrar no IP3 quando há travessia de braços da barragem da Aguieira. Evitar sinais de proibição à circulação de veiculos velocipedes
- vir até Mortágua e depois cruzar o IP3 para Penacova (sobre a barragem da Aguieira)
Na minha opinião este troço devia estar mais bem sinalizado para não criar tanta dúvida, mas é o que temos.

Informação da treta ... o trajecto original da EN2 ... passa no leito da barragem. Há sempre possibilidade de utilizar uma gaivota para fazer o percurso liquido.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas
sem estar à espera e com outras metas nos horizontes, íamos fazer uma travessia de 1200km até ao sul de França. Por motivos óbvios ficou mais um ano suspensa até melhores condições ...
Assim o desafio ainda em consolidação a repetição da EN2 em 4 dias ... para executar na semana 08-13 de Junho é repetir a travessia com carro de apoio ... agora a pedalar em menos tempo e de forma menos exigente. São 3 Méridas REACTO ... uma 5000 (2017) outra 5000(2018) e outra 7000(2020)

Perdemos o condutor da viatura e por isso todas as meninas que usem soutien 48 copa D, podem enviar CV, por MP.

É preciso manter o pelotão animado ... e puxar por eles ...
c10ad566113595fef6c427f20037f6af.jpg
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Já está em movimento a próxima travessia EN2 ... de 06 a 11 de Junho lá vão 2 Meridas Reacto 5000 e uma Reacto 7000 ... fazer a extensão da EN2 ...
Ainda que não se tivesse conseguido contratar a chefe de fila que se pretendia ... a equipa está conformada ...
Levamos uma massagista no carro de apoio ... o que podemos pedir mais ...
Partilho a 1ª versão da programação ... ainda em edição ...
=========================================================
CHAVES============================
estadia_0
========================
41.741091, -7.468622
Rotunda EN2
41.736703, -7.464912
==================
Almoço
Peso da Régua
==================
Paragem obrigatória - centro histórico LAMEGO
============================================================
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
https://www.strava.com/routes/28126667
169.11km 2628D+
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
VISEU===============================
estadia_1
40.664288, -7.920607
==================
Almoço
Pedrogão Pequeno
==================
Paragem obrigatória - Barragem do Cabril
============================================================
Paragem obrigatória - Marco Geodésico Central - Vila de Rei
============================================================
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
https://www.strava.com/routes/28132447
221km 3335D+
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
ABRANTES==============================
estadia_2
39.461362, -8.199389
==================
Almoço
Montemor-o-novo
==================
Paragem obrigatória - Barragem de Montargil
============================================================
Paragem obrigatória - Ciborro km500
============================================================
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
https://www.strava.com/routes/28133131
192.79km 1668D+
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
FERREIRA do ALENTEJO=====================
38.060156, -8.115357
==================
Almoço
Almodôvar
==================
Paragem obrigatória - Topo do Caldeirão
============================================================
Paragem obrigatória - Faro
============================================================
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
https://www.strava.com/routes/28133830
144.35km 1469D+
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
============================================================
FARO========================
TOTAIS
727.25km 9100D+

=========================================================
outras sugestões e propostas são bem vindas ... à espera dos passaportes que vêm de Santa Marta de Penaguião ... com mais umas dicas a visitar.
O dia seguinte ao da chegada é para visitar Faro ... alguma proposta ???
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas.... Estou a agendar fazer a EN2, mas ja vi tantos percursos diferentes que nao sei qual sera o mais correto.
Pelo que li, ha zonas que deixaram de existir na EN2, outras zonas sao IP, e terao de ser evitadas.
Onde conseguirei obter o track, o mais "original" possivel?
@trinamixx
Para minha grande surpresa a versão actual de Rotas do Strava resolveu muito bem esse problema ... Verdade que nem sempre pelos trajectos originais, mas pelo menos desta vez nem preciso entrar na ciclovia do dão. Óbvio que faz uns km de IP3 e umas laterais abertas depois, mas isso até se tolera.
No 3º dia ainda melhor, pois devem ter existido preocupações da http://www.rotan2.pt/ em actualizar o traçado ... e assim desta vez mesmo sem saber porque razão também ficam a faltar cerca de 10km ao traçado inicial ...
Ouvi dizer que o site vai ser actualizado hoje ... veremos ...
Tracks? Tira dos meus links ... na boa. Evitam só alguns centros históricos, porque ainda ontem no último treino de ritmo conjunto se percebeu que nem todos gostam de calhaus ...
O track mais original passa no fundo da barragem da aguieira ... não recomendo ...

Para todos os que quiserem acompanhar a travessia é aparecer ...
7-06 saída de Chaves ...
8-06 Viseu
9-06 Abrantes
10-06 Ferreira do Alentejo
11-06 Faro ... para passear ...
 
Top