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A garantia das CANYON

JohnnySTR

Member
Boas,

O meu quadro Ultimate CF SLX relevou vários problemas.
A Canyon Portugal deu-me a resposta lacónica que transcrevo:

A compra que efetuou foi à Canyon, entidade emissora da fatura é a quem deve efetuar a reclamação. Os livros de reclamações estão ligados a estabelecimentos e é neles que se encontram. A sua compra foi efetuada online à Alemanha, pelo que o livro se encontra na Alemanha, sendo que qualquer reclamação feita no livro apenas pode ser feita na Alemanha.

Algum já passou por um processo destes ?

Na Alemanha deve ser frequente, pq no site está uma página dedicada a isso
https://www.canyon.com/pt/legal/imprint/

Abr
e Obrigado pelas dicas
 

lgass

Well-Known Member
amigo, antes de mais lamento os problemas. agora para ajudarmos:
1 - que problemas?
2 - como foram reportados?
3 - que outras respostas obtiveste?
4 - já contactaste a Canyon? (não a canyon Portugal)
 

GMQ

Well-Known Member
A sério.... que a Cannyon Portugal te deu esta resposta... Uauuu. Quem escreveu isso tem um enorme talento desaproveitado, no stand-up-comedy. Vá lá que não te mandaram ir à China ou taiwan onde os quadros são feitos. Só faltava agora a toyota dizer-me que o livro de reclamações está... no Japão.
 

Knox

Active Member
Típica resposta de passar a "batata quente" a outro, é mesmo uma comédia essa resposta
 

Carolina

Well-Known Member
eu pensava que o serviço era mau, mas essa resposta revela uma total falta de respeito pelo cliente. fogo.

podes dizer que problemas foram esses sff?
 

Fredsalvado

New Member
Só vem na linha de atendimento fabuloso que têm tido.

Deplorável, uma resposta que merece ser levada aos altos responsáveis.

Lamento os problemas, mas acho que deves levar o assunto (resposta inclusive) a instâncias mais altas. Não quero acreditar que sejam essas as directrizes da casa mãe. Não que ache o pós-venda da marca algo digno, mas esse claramente que deve fugir às indicações.

Boa sorte
 

cenazia

Well-Known Member
Parece-me que a resposta é de alguém que não tem nenhum conhecimento acerca de como manter um cliente, independentemente de poder ter ou não razão em termos técnicos.

De qualquer maneira e tentando decifrar essa resposta o que parece é que tentaste usar o livro de reclamações da Canyon Portugal por causa de uma compra efectuada na Alemanha, se foi esse o caso eles mandaram-te passear pois acham que a reclamação no livro deverá ser efectuada no estabelecimento onde foi efectuada a compra, neste caso o site alemão.
Agora e aqui sem ter a certeza, que eu saiba é expressamente proibido negar o livro de reclamações a quem quer que seja, por muito estúpida que seja a reclamação, quem tem poderes para decidir se a reclamação é descabida ou não, é a ASAE, quanto muito podem tentar-te convencer a não usar o livro, que é o que qualquer fornecedor com um pingo de inteligência, faria.
 

Bruso

Well-Known Member
Primeiro tens de ver se o que queres é mesmo o livro de reclamações. Se o quadro está na garantia e se tiver um problema tens é pedir a ativação da garantia, mandando o quadro para análise.

Quanto à resposta, vem na linha do já muitas vezes dito aqui no fórum sobre essa marca. Se fosse a ti, e como forma de contribuir para a comunidade ciclista portuguesa seria escrever email à Canyon alemã expondo toda a situação e transcrevendo o email que a Canyon portuguesa te enviou. Se todos fizerem isso vai chegar a altura que a Canyon "mãe" dirá basta...
 
Nada mais simples .... basta escrever neste PDF com a máxima atenção e juntar todas as provas ... esperar uns dias .

Comigo , em Portugal armaram-se em esquisitos com uma peça em garantia ... ainda antes do resultado da reclamação tiveram a ASAE a cercar as instalações em Portugal da CANYON , e tenho duas bikes dessa marca e vou continuar a ter dessa marca ... aguentem-se !

http://cec.consumidor.pt/reclamar-ou-pedir-informacao11.aspx
 

JohnnySTR

Member
Estão a negar a garantia legal de uma forqueta, substituída á 18 meses.
Alegam que a garantia global 2+4 anos, da bicicleta já terminou.
 

JohnnySTR

Member
Olá Bruso,

O 1º email a descrever o problema foi mandado para casa mãe info@canyon.com. E quem respondeu foi o pós venda de portugal portugal@canyon.pt
Eles, ou seja a Sr da Canyon de Castelo Branco, nem querem saber do problema. Pura e simplesmente não aceita que a forqueta substituída á 19 meses ainda está em garantia.
Vou seguir o conselho do bike_evora: ASAE!!
 

JohnnySTR

Member
As garantias legais e adicionais é uma grande história. A canyon diz que o quadro e forqueta tem 2 anos de garantia legal e 4 de adicional.
A 1ª forqueta foi substituída aos 4,5 anos.
Como é uma peça nova (e não reparada) tem uma garantia legal de 2 anos a contar do dia que foi entregue (9 set 2014)
Com os 6 anos terminaram em 1 dez 2015, ela diz que a 2ª forqueta já não está em garantia.
É falso.

Encontrei um texto da APDC que esclarece isso mesmo:

http://www.netconsumo.com/2010/02/garantia-voluntaria-de-coisas-moveis-de.html

Para esclarecimento de todos: a forqueta é um bem móvel:

Garantia Voluntária de coisas móveis de consumo
Hipóteses de não conformidade do produto - sua substituição - garantia remanescente?

Uma dada empresa oferecera garantia voluntária incondicional de 6 anos num dado produto.
Ao cabo de um ano o produto avaria.
O consumidor exige a respectiva substituição.
O fornecedor satisfá-lo, mas limita a garantia ao período remanescente da garantia legal que é, como se sabe, de 2 (dois) anos: o remanescente é de 1 (um) ano.

Pergunta-se:

. estará correcta a atitude do fornecedor?

. ou teria de oferecer uma garantia legal de raiz, ou seja, de dois anos?

. ou teria de manter a garantia voluntária com que atraíra o consumidor - os 6 (seis) anos?

Respondendo:

O n.º 6 do artigo 5.º, saído de um aditamento feito pelo DL 84/2008, de 21 de Maio, no que tange à substituição, diz:
" Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel."

Ora, transpondo esta disciplina para as garantias voluntárias, o bem "sucedâneo", neste sentido, tem de ter uma garantia com a dimensão da que fora originalmente oferecida. Logo, o bem de substituição terá de ter, no caso, uma garantia de seis anos.
Nada mais, nada menos.

EM CONCLUSÃO:

. Se um bem tem uma garantia voluntária ou comercial de seis anos e se, entretanto, se avariar, em caso de substituição, o bem substituendo terá de ter uma garantia com a mesma dimensão da primeira - 6 anos -, começando-se a contar do momento da substituição o novo período de garantia (de 6 anos). Nem mais. Nem menos.
É o que a geometria do sistema no-lo faculta.
É elementar!
 

Bruso

Well-Known Member
Por acaso é uma coisa que tenho dúvida.

Ao ativares a garantia e subsituíres uma peça essa mesma peça tem garantia de quanto tempo? O prazo de garantia da bicicleta na sua totalidade é extendida?
 

JohnnySTR

Member
Fotos da forqueta original de 2014, que foi substituída depois de sem exigidas muitas muitas fotografias da bicicleta
Fotos actuais da forqueta "nova" com 19 meses que já evidencia o mesmo tipo de problemas.
Só um cego é que não vê.

Fork_Problems_2014_2016.jpg
 

gfrmartins

Well-Known Member
http://www.consumidor.pt/pagina.aspx?back=1&codigono=61916283AAAAAAAAAAAAAAAA

Mandei para reparação um bem dentro da garantia, qual o prazo de garantia das peças que foram colocadas em virtude da reparação?

As peças colocadas gozam de um prazo de garantia de 2 anos, independentemente do prazo da garantia do bem reparado. Todavia, assegure-se que, quando levantar o bem após a reparação, lhe é fornecido documento contendo a descrição das peças que foram colocadas. Este documento é essencial para garantir os seus direitos em situação de reaparecimento da avaria.
 

JohnnySTR

Member
Se é uma peça nova, tem obrigatoriamente uma garantia legal de 2 anos.
e é precisamente isso que me está a ser negado.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Se é uma peça nova, tem obrigatoriamente uma garantia legal de 2 anos.

Correcto.

Junta todas as informações, facturas, fotos, etc e avança com isso

E relativamente à resposta da "Canyon Portugal" é mesmo sem comentários, mas só vem reforçar a péssima imagem que tenho deles e não consigo compreender como uma Marca que se quer séria tem uns intermediários desses a "representar" e a dar a cara por eles num País
 

otnemeM

Member
JohnnySTR, apesar de não ser isto que está em causa, o que é que as fotos de 2016 mostram exactamente? Tinta lascada na foto da esquerda? Não consigo perceber.
 
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