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:) A fininha do Rodas :)

rodasepedal

New Member
Boas,

Tendo arranjado um tempinho para contar a minha história e consequente compra de estradista cá vai...

Sou daqueles que disse durante muito tempo, "estrada, eu? nã..." pelos vistos estava enganado.
Primeiro comprei "rodas de estrada" para a bike de btt (2009), depois de trocar de bike de btt acabei com essa mariquice de ter rodas de estrada e rodas de mato :). Passados uns tempos o bichinho voltou e impulsionado por um estradista, que eu havia convertido tambem em bttista, acabei por comprar um ferrinho de 12kg com forqueta em aço, pedaleira tripla e cassete de 8v. Tive essa bike durante 1 ano, e só ultimamente me começou a "chamar", tambem fruto das inumeras provas de btt em que participei ao longo do ano acabei por ficar um pouco cansado de btt e virei-me mais para a estrada.

Os meus 12 kg de bike foram a todo o lado onde as outras de 8kg iam, não ia mais depressa ia mais devagar... Tendo feito um Stª Cruz - Fátima,várias voltas de 70 e 80 kms como distancias maiores.

Resumindo, o facto de estar um pouco cansado de btt levou-me a pensar em gastar uns trocos no ferrinho, mas logo tirei daí a ideia pq por muito que melhorasse nunca ia deixar de ser um charuto.

Vendi a minha (espero que dê tantos kms de gozo ao actual dono como me deu a mim) e comprei um maquinão (pelo menos para mim), abaixo uma foto da dita na 1ª voltinha e descrição da bike.


DECATHLON 9.2 Competition





Especificações técnicas:

Quadro: Dedacciai Alumínio 7003 com escoras e garfo em Tamanho: 59
Shifters: Shimano Ultegra
Desviadores (ft/tr): Shimano Ultegra
Travões (ft/tr): Shimano Ultegra
Cassete: Shimano Ultegra, 10 velocidades, 12x25
Corrente: Shimano Ultegra
Pedaleiro: Truvativ GXP Rouleur 53-39
Rodas: Decathlon Pentaracing (peso conjunto: ~1850g)
Pneus: Michelin Pro Race 2
Selim: Velo Carbon
Espigão de Selim: BBB Skyscraper - 27.2x400mm
Avanço: Decathlon Competition 110mm
Guiador: ITM Competition Overzise 440mm
Pedais: Shimano SPD
Peso: ~8,9kg


As primeiras impressões são... é pá nem sei... vou ali num instante fazer mais 100kms nela e já volto...

Brevemente irei tentar fazer uma análise mais promenorizada da bike e respetivos componentes...

Cumps
RODAS
 

paulojrc

New Member
or ai esta algo que eu gosto -- 53-39---
agora essa coisa de 50-34 é para meninos.....;)
tou a brincar....

quando comprei a minha ela trazia 52-39 e na altura custou um pouco mas agora não quero outra coisa ,só me lembro dela quando me aparece uma parede pela frente ,nada que um pouco de esforço e paciencia não se consiga...
 

rodasepedal

New Member
:)

O meu grande mêdo foi exactamente esse, até pq tinha pedaleira tripla na outra e subia tudo e mais alguma coisa...

Posso dizer, até para espanto meu, que a primeira voltinha rondou os 350mts de acomulado e foi sempre feita no prato 53. A segunda voltinha é que já foi mais agressiva, mas se não me engano só uma ou duas vezes usei 39x25...
Até ver vou tendo pernas :)
 

rodasepedal

New Member
Boas mexxx, eu sei, tenho acompanhado o teu tópico e antes de me decidir tive em conta bastante do que se foi dizendo por lá...

Não sei se é boa ou má, sei que para mim é um espetáculo :)
Já lá vão 100kms e se tudo correr bem este domingo leva com outros 100 ou perto...

Creio que são as 2 unicas no forum, não?

Cumps
RODAS
 

ivan

New Member
ei a tua altura deu para um quadro 59.
se tens entreperna para isso, pensei que seria um 56 para a tua altura, ja vi um colega numa tamanho 61 mas ele tinha pernas que pareciam so parar no peito
 

rodasepedal

New Member
Isto é um 59 manhoso?!?!

para mim é o 56, mas a decathlon não tem o 56, os tamanhos deste modelo são 57, 59, 61...
O antigo dono é da minha altura, experimentei a bike e adoro a posição de condução...

Isto dos tamanhos é uma tanga, as marcas definem os tamanhos como querem...
Já lá vão 20 anos desde que comecei a pedalar mais a sério e nessa altura não havia cá tamanhos para ninguem, as diferenças eram feitas atravez dos espigões e dos avanços...

Amanhã vai levar com mais 90 kms :)
Cumps
RODAS
 

rodasepedal

New Member
Boas,

O rescaldo da voltinha de ontem AQUI







Depois de adquirida fiz pequenas alterações, troquei os pneus pq os Pró3 estavam nas lonas e meti-lhe uns dyinamic Sport ( já os tinha lá por casa) quando houver euros troco por uns melhores. Meti-lhe tambem os pedais de encaixe tipo Spd e o suporte de aluminio home made para o Gps.

O que é que posso dizer da bike?
É um espetáculo, havendo força nas canetas aquilo é um abion :)
A transmissão Ultegra funciona ás mil maravilhas, tem uma precisão fantástica, até mesmo em esforço ela funciona bem.
Os travões? Tambem eles Ultegra, travam mas travam, por vezes até demais :)
O tamanho embora pareça grande assenta-me que nem uma luva.
O facto de ter a forqueta e as escoras em carbono torna a bike muito mais confortável do que a outra que tinha, mesmo com os pneus bem cheios.
O unico senão que tenho a apontar será o selim que me parece um pouco desconfortável, mas ao fim de 90 kms qual é o selim que não é desconfortável? :)

Aproveito para relembrar que a relação mais leve é a 39-25, a qual foi usada para ascender aos 666 mts do Montejunto, pelo menos por agora não devo trocar a pedaleira nem a cassete. Depois do desgaste talvez opte por uma 11-28
Adoro, adoro, adoro...

Cumps
RODAS
 
Essa bicicleta é-me familiar! :)
Fico mesmo satisfeito em saber que estás contente com ela e que esta ficará em boas mãos (ou pés). Também fizeste bem em substituir os pneus de origem, pois já estavam num estado deplorável (segurança acima de tudo).

Quanto à vossa volta no último fim-de-semana, fiquei mesmo frustrado por não conseguir ir e pior fiquei após ler o report e ver as fotos. E não é que hoje acordei sem nenhuma dor na coxa...pareceu propositado. :mad:

Na próxima, espero lá estar.

Cumprimentos,
João Faria
 

paradawt

Moderador
Aqui vai a minha opinião rodasepedal.

Alerto já que sou totalmente imparcial às marcas (ou seja só vejo Cannondale à frente - estou a brincar) e para mim o que interessa é o dono gostar da máquina que possui.

A minha opinião é meramente estética... O avanço está com o grau positivo certo? Se o colocares ao contrário fica com outro aspecto! Claro vê se não te afecta o conforto!

As anilhas que tens entre o avanço e a caixa? Dá para tirar qualquer coisa?! Mais uma vez... Sem prejudicar o conforto e a posição!

Estive novamente a observar a foto e já confirmei que o avanço já está com angulo negativo. Mas noto que devido ao drop do teu guiador as manetes estão muito em baixo. Se as subires ligeiramente e tirares anilhas não fica melhor?

São apenas ideias atenção ;)
 

Bk75

Member
Estive novamente a observar a foto e já confirmei que o avanço já está com angulo negativo. Mas noto que devido ao drop do teu guiador as manetes estão muito em baixo. Se as subires ligeiramente e tirares anilhas não fica melhor?

Podes explicar pf o que significa ângulo negativo?
Pessoalmente, não gosto de manetes subidas (nem que seja um bocado); procuro que as terminações do guiador fiquem horizontalmente paralelas ao chão. Acho que o do Rodas está bem.
Para além disso, gosto que o avanço seja paralelo ao top-tube. Talvez o Rodas o pudesse colocar ao contrário, a ver.
Mas, é como dizes, tudo isto desde que não afecte o conforto.
 

rodasepedal

New Member
Boas

Antes de mais obrigado pelas dicas Paradawt.
A volta do passado sábado serviu para testar pequenas alterações ao cockpit :)
Tirei duas das anilhas de baixo, cerca de 1 cm e passei-as para cima e que me baixou ligeiramente o avanço. Quanto ás manetes tambem já corrigi esse problema, as mãos "escorregavam-me" e tinham tendencia a adormecer, sendo assim subi ligeiramente as manetes e creio que ficou um pouco melhor. No que toca ao avanço, ainda não sei se o vou inverter, visto servir-me de suporte para o gps para as voltas mais longas... logo vejo, por enquanto ainda ando á procura da posição que me dê uma melhor relação conforto/prestações.

Cumps
RODAS
 

paradawt

Moderador
Mas o avanço não está já invertido neste momento?

Na foto parece mesmo...

Realmente da forma que as manetes estavam devias escorregar e não era pouco!
 
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