• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Érnias Discais

clyde

New Member
Boas pessoal, lanço este tópico, para descobrir colegas do pedal, que sofram deste mesmo mal, que eu!!
Sabem há 6 meses foi-me diagnosticado 2 Érnias discais, e os médicos querem que deixe as bicicletas, que sempre foram a minha vida, paixão!
Recentemente, outra crise, e não tenho "andado muito forte", tou a desesperar, não vou deixar de andar de bike, mas as crises são mesmo fortes, fico sem me endireitar, e custo a manter-me de pé! pra recuperar é preciso 2 a 3 semanas...
Há alguem que tenha o mesmo problema que eu? trataram-se, continuam a andar? o que fazem?
 

fuel100

New Member
Desculpa lá a pergunta. Arranjaste o problema a andar de bike ou foi por outro motivo qualquer? Muitos de nós arranjamos esse tipo de problemas a andar (abusar) de BTT. Não foi o teu caso?
Mas em estrada lisa, esses problemas atenuam-se, certo?
Também podes arranjar um espigão com amortecedor. Sei que fica esquisito numa bike de estrada, mas como o motivo é um problema sério de saúde, temos que nos habituar.
 

clyde

New Member
Desculpa lá a pergunta. Arranjaste o problema a andar de bike ou foi por outro motivo qualquer? Muitos de nós arranjamos esse tipo de problemas a andar (abusar) de BTT. Não foi o teu caso?
Mas em estrada lisa, esses problemas atenuam-se, certo?
Também podes arranjar um espigão com amortecedor. Sei que fica esquisito numa bike de estrada, mas como o motivo é um problema sério de saúde, temos que nos habituar.

Pois o principal motivo, não foi só da bike, foi de abusar em "pesos mal carregados", e não ter cuidado com as costas. Sim em estrada atenua um bocado, até por isso agora dediquei-me mais á estrada, mas mesmo assim, não me posso esticar, abusei o fin de semana passado, e resultado... outra crise!!! já alterei a minha posição toda, pra ficar o mais direito possivel, sem tensão nas costas, mas mesmo assim, tenho de ter extra cuidado.... algo que não tive antes desta crise, .... burro... agora 2 a 3 semanas sem andar,....
 

pedrofeijo

New Member
Desde que mudei de quadro apesar de estar com as mesmas medidas,o mesmo tem uma geometria diferente ,pelo que começei a sentir dores de costas na zona sacra.Penso eu que seja essa a razão,por isso acho que vou tirar uns dias de pausa.De qualquer forma as melhoras para a malta que anda para ai toda empenada. Inclusive para o Clyde.Saúuuuuuuuuuuuude!!!
 

Coppola

Member
Bom, eu tenho uma história parecida. Durante toda a vida fui reporter de imagem, com camera e tripé no cachaço como forma de vida, e foram-me diagnosticadas duas belas hérnia - S1-L5 e L4-L5. Tive uma primeira crise onde fiquei quase quinze dias com dores brutais e em casa em repouso máximo em 2005. A coisa passou e mais tarde, já em 2007, numa queda dada num passeio sem qualquer meio de apoio (ambulância, técnico, etc.) tudo mudou. Na altura pensei que tivesse sido para sempre, mas à distância de quase três anos felizmente vejo que foi temporário. Fiquei um mês imobilizado, perdi massa muscular na perna esquerda - parecia que estava a vazar um pneu, e quando fazia um esboço para andar, as dores eram de tal ordem que tinha que me sentar ou agachar - pareciam que estavam a rasgar o musculo reto da coxa por dentro e a espetar pregos no joelho esquerdo. Mauzinho! Nem trinta metros seguidos conseguia fazer. Tinha aberto uma terceira hérnia em L3-L4. Fui "bater à porta" do DR Vara Luiz - Neurocirurgião - e graças a ele voltou tudo quase ao normal, sem cirurgia. Repouso absoluto, fisioterapia, perder peso e natação foram as primeiras respostas à coisa. Mais tarde, fiz osteopatia - três sessões e gostei dos resultados. E agora outra coisa, esta violenta, acabou-se a operação de camera, as cargas às costas - muita disciplina neste campo. Foram vinte anos de profissão que acabaram nestas funções na força aérea. Reconverti-me profissionalmente e agora encontro-me a fazer um mestrado na área dos novos media.
No entanto continuei com o ciclismo mal me consegui mexer, comprei uns pneus fininhos para a Genius, um avanço maior para evitar cargas lombares e vá de pedalar.Ainda me lembro de ir na estrada de Sesimbra em direcção ao Espichel com a Génius com o amortecedor todo aberto... em asfalto. Posteriormente comprei a minha s20 e faço estrada e btt. Por isso amigo, não desanimes nem deites a toalha ao chão. Poderás ter um longo caminho de paciência, muita paciência mesmo pela frente - um dia de cada vez, mas acredita que tal como eu irás conseguir - muita disciplina e saberes "ouvir" o teu corpo, distinguires quando as dores são musculares ou das hérnias ( nem sempre é fácil distinguir ).Quando a dor era da hérnia - repouso, voltaren e relmus.Se fosse muscular acrescentava-lhe osteopatia. Recentemente marquei nova consulta para o Dr Vara Luiz para lhe dizer que faz quase três anos não tenho sintomas de hérnias e ele pediu-me uma nova ressonância magnética, que já fiz e irei mostrá-la dia 19. Depois direi aqui qual o resultado.
Cada caso é um caso, e só o teu médico poderá aconselhar-te. Se quiseres envio-te para msg o tel do consultório do Dr Vara Luiz. Abraço e coragem!
 

clyde

New Member
Pessoal muito obrigado pela atenção.
Já estou a recuperar, embora lentamente, tenho me dado muito bem com acunpuntura. inda é melhor esperar mais uns tempos antes de voltar á fininha, e reforçar aqui a zona lombar.
Já agora, (coppola), as minhas érnias são exactamente as mesmas que tu, tirando á da L3, se puderes dar o contacto do doutor, agradeço. nunca é demais. Obrigado!
Muito obrigado pelo vosso apoio!
 

clyde

New Member
(Coppola)
Só mais uma pergunta, disseste que mudaste o avanço para um mais comprido estava convencido que era o contrário, mais curto e elevado, para reduzir a pressão lombar! sentes-te melhor com o avanço mais comprido? que é que o pessoal opina? ;)
 

pedrofeijo

New Member
Quando comprei o quadro novo,tive todo o cuidado em manter as medidas exactas entre os componentes no quadro anterior,só me esqueci (burro) da altura do avanço em relação ao eixo da roda anterior.O que colocou o guiador 2cm abaixo do que tinha antes.O que por si obrigou-me a uma postura mais agressiva para a coluna.Agora estou de "molho em casa" com uma lombalgia ,pelo menos por 10-15 dias ,bicicleta só de vista .Pelo que ,acho que uma posição mais confortável será com, um avanço mais curto ,e que, tenha um ângulo que permita ter o guiador numa posição mais elevada.
 

Coppola

Member
Oi, desculpa só agora te responder,mas tenho estado ausente. Quanto ao avanço eu pretendi reduzir a pressão lombar em asfalto,pois na altura não me metia em BTT. Isto apesar de ser feita na Genius. Montei um avanço de 120,pois assim teria menor peso assente na lombar, estando mais distribuído pelo resto da coluna, apesar de ir um pouco mais deitado e com um pouco mais de peso nos punhos. Curiosamente não senti dermencia. Conforme fui sentindo melhoras fui voltando à configuração inicial. Agora tenho 90mm na de estrada e 100 na de BTT.
As hérnias já não são um problema do outro mundo, como eram há uns tempos. Com disciplina vais ver que ultrapassas isso bem. As minhas S1-L5 e L4-L5 já recolheram e ao que parece já não são motivo de preocupações. Tens também uma atividade boa - aulas de Pilates. Reforças os musculos abdominais e os das costas, além de "lavares os olhos",claro.:D
 

Coppola

Member
Já tive a consulta de neurocirurgia, e o resultado não podia ter sido mais animador: já não tenho qualquer compromisso das estruturas neurais, que é como quem diz: já não há hérnia L3-L4. Fui confrontado com o seguinte discurso: "a sua hérnia desapareceu" e tal como prometido, venho aqui divulgar o resultado destes ultimos três anos de disciplina. Obvio que tenho que ter alguns cuidados, pois tenho discopatias, mas por agora sem consequências de maior ao nível da compressão neural. O ciclismo foi determinante neste resultado, pois garantiu não só a perda de peso como a tonificação de grupos musculares importantes.
Fico com eterna gratidão ao Neurocirurgião que me assistiu - Dr Vara Luiz, pois sem os seus conselhos tal resultado não teria sido possível.
Por isso companheiro, nada de desanimar.
Abraço e as melhoras.
 

pedrofeijo

New Member
[Citação desnecessária removida - Ver regras do fórum]

Ainda bem que estás melhor,agora é preciso calma a esforçar o costado.
Eu tive um daqueles ataques de lombalgia e tive tomar analgésicos e anti-inflamatório .Para além de ter parar com a bicicleta por um mês .Comecei a andar há uma semana com muita calma e em rotação,evitando exercícios de força e potência.Hoje tive a confirmação médica que tratou-se apenas de um problema mecánico,não tendo nenhuma hérnia discal ou outro problema grave.:cool:
 
Last edited by a moderator:

CHIVAS

New Member
Tive uma situação muito parecida a do PEDROFEIJO, tive mesmo de ir ao hospital e levar uma injecção, mas depois de algumas radiografias foi so lombalgias mas desde que faço natação nunca mais tive nada dessas coisas até ver, pois a natação ajuda, e muito
 

biza

Member
Boas amigos do Pedal:D...vou expor o meu caso....
Aos 30 anos descobri as bikes, eu andava muito de BTT, mas pelo menos 2 vezes por semana lá ía eu para a estrada.
Comecei a ter muitas dores a meio da nadega direita, a dor estendia-se até ao calcanhar do pé, comecei a ter dormencia no pés(Tal nunca me tinha acontecido)... enfim, cheguei ao ponto de me sentir melhor em cima da bike do que a andar normalmente.
Certo dia fui obrigado a parar porque nem me conseguia levantar da cama, não conseguia andar, a perna direita bloqueava-me, a dor era tanta que a unica posição que estava bem era deitado no chão e de barriga para baixo.
Fui ao Hospital da CUF Descobertas (Expo 98), fiz uma Ressonância Magnectica e foi-me diagnosticado 2 Hernias L4-L5 e L5-S1.
myh.jpg

Fui operado pelo Prof Dr. Pratas Vital no dia 5 de Novembro 2009, e o pós operatório é sem dores, foi a melhor coisa que fiz e aconselho a toda a gente porque este tipo de cirugia é muito banal.
Fui operado e já andava no dia seguinte e tive a respectiva alta...a cicatriz fica assim após a cirugia

cicatriz.jpg


Ao fim de uma semana já podia fazer a minha vida normal mas com uma ciinta ortopética, depois ao fim de 2 semanas já fazia natação, principalmente natacão de costas, tambem comecei a fazer caminhadas e alguns exercicios de pilates.
Vou fazer 3 meses de cirugia e sem dores, isto tudo para dizer que quem tiver um bom seguro de saude não hesite em avançar para a cirugia porque a qualidade de vida aumenta bastante.
Vou começar a andar outra vez de bike...que saudades, saudades!!!

As melhoras e um bem haja a todos!!!
 
Last edited:

Martins228

New Member
Grande Biza, deves ter grandes amigos para te aconselharem Médicos de Top.:D
Um abraço e já agora a máquina já chegou? Mostra lá isso que queremos ver.:eek:
 

Coppola

Member
Boa Pedrofeijo, calculo que tenha sido um alívio teres conhecimento que foi apenas um problema mecânico. Isso é muito frequênte e pode induzir-nos em erro. Quando aparece a lombalgia eu costumo fazer osteopatia. Tem dado resultado e tem prevenido muitas chatices. Fiz uma busca no google procurei osteopatas com formação e encontrei alguns formados em Inglaterra, na Universidade de Sussex, que estão a trabalhar em Portugal. Além disso existe uma Associação Profissional, tipo Ordem profissional que regulamenta o acesso à profissão. Esses são de confiança. Eu costumo ir a uma Senhora em Odivelas formada também em Sussex.
Bem Biza, grande aventura. Também tive uma L4-L5 e outra S1-L5. Desapareceram sem cirurgia, ficou apenas a discopatia mas isso é um mal menor. Agora esse método parece ser fantástico. Voltáste ao BTT?
Quanto ao meu caso, não tenho palavras, ainda estou a pensar naquelas palavras mágicas: "não consigo ver a sua hérnia". Foi bom demais.:D
Abraço
 
Last edited:

pedrofeijo

New Member
Tive uma situação muito parecida a do PEDROFEIJO, tive mesmo de ir ao hospital e levar uma injecção, mas depois de algumas radiografias foi so lombalgias mas desde que faço natação nunca mais tive nada dessas coisas até ver, pois a natação ajuda, e muito
Natação só se for com colete flutuador pois não sei nadar.:D:D
 

Martins228

New Member
Para aqueles que tem hernias e tem medo da cirurgia aconselho natação e muito cuidado com pesos, fazer como as mulheres para se baixarem. Não se drobem, mas baixam-se com as costas direitas.
De resto se for necessário cirurgia, procurem um bom cirurgiã. Um abraço a todos.
PS. Outra opção será juntarem-se a um grupo de forcados, pode ser que a hérnia desaprece,,,,,, juntamente com um pouco de vocÊs. LOL:).
 

biza

Member
Boas amigos, é verdade tive um grande amigo que me aconselhou o Grande Prof. Dr. Pratas Vital, esse amigo é o Martins228, eu ainda te devo um almoço...mas cada caso é um caso há casos que se resolve só com fisioterapia, outros com um par de injecções e semanas de descanço etc....
Mas no meu caso a lesão já tinha passado para outro nível, massagens, descanço, osteopatas, anti inflamatórios á fartazana...enfim...tentei de tudo e nada abrandava a dor... e só com a cirugia é que voltava a ter a qualidade de vida...
Coppola...Voltar ao BTT?? vou voltar daqui a seis meses, mas primeiro é estrada e só depois volto ao mato....

Abraços e mais uma vez obrigado Martins!!!

P.S- A minha MOSER111 já está na garagem....estou muito feliz....
 
Last edited:

biza

Member
Natação só se for com colete flutuador pois não sei nadar.:D:D

Não penses assim, vai para a natação mesmo que não saíbas nadar, porque há exercicos que complementam o esforço do ciclismo principalmente as nossas costas...Olha o meu exemplo, eu tambem não sabia nadar e já faço piscinas á vontade, temos que ir a pouco e pouco...é preciso é vontade!!

Agora mostro a minha maquina!!!:D

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=1237

Abraços e as melhoras!!!!
 
Top