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Spartacus - 10 mil km depois

pemartins

Well-Known Member
Não reparei.

Se usas luvas e não fizeste muito treino indoor com a bicicleta não deves ter problema.
Não uso luvas. Só no Inverno e se estiver mesmo muito frio e chuva. As fitas que estão por baixo são as de origem com 6 anos.
Quando faço rolos tenho sempre o cuidado de colocar uma toalha a proteger o guiador.
 

cconst

Well-Known Member
Viste como é que estava o guiador por baixo das fitas anteriores? Há relatos de surpresas desagradáveis por baixo de fitas antigas por causa do suor...
As fitas que estão por baixo são as de origem com 6 anos.

Não é preciso ser antigas... o meu guiador, apesar de não aparentar estar danificado (o alumínio corroído), tem marcas de sal do suor. Está a fazer em Outubro 2 anos. Quando troquei as fitas há 3 meses, limpei o melhor que consegui e saiu quase tudo.
 

Carolina

Well-Known Member
Com 6 anos, se for de alumínio, eu não arriscava. Se tirares com jeitinho talvez consigas reaproveitar as fitas novas.
 

pemartins

Well-Known Member
Então tenho que ver isso, vou tentar tirar ambas as fitas e reaproveitar as novas. Mas estou com receio de não dar para aproveitar, elas têm menos de uma semana.
 

pedrodoprior

Active Member
as fábricas dessa zona, são conhecidas prela qualidade de fabrico.
apesar de não curtir muito modelos aero, parece ter sido uma boa compra. 10.000km depois, comprova-se.
boas voltas.
 

pemartins

Well-Known Member
as fábricas dessa zona, são conhecidas prela qualidade de fabrico.
apesar de não curtir muito modelos aero, parece ter sido uma boa compra. 10.000km depois, comprova-se.
boas voltas.
Penso que estás a falar do quadro. Foi comprado em Dezembro de 2011 mas a montagem so foi finalizada em 2014, logo tem 6 anos de uso, ultimamente mais intenso. Às vezes vejo relatos de pessoal que tem quadros bem mais caros e com a suposta garantia vitalícia que depois vai-se a ver e de vitalícia não tem nada, porque algumas marcas arranjam desculpas esfarrapadas para fugir à responsabilidade, é aí que penso que a compra que fiz foi mesmo muito boa.
 

pemartins

Well-Known Member
Recentemente notei que o pneu de rolo da marca Btwin estava apresentar um desgaste muito elevado, é verdade que tenho dado bastante uso, foram 600km em Janeiro. Mas mesmo assim acho que foi exagerado e vai acabar por danificar o rolo.
IMG-20210202-155004.jpg

IMG-20210202-155030.jpg

Seguem imagens de como está ser feito o aperto.
IMG-20210202-223657.jpg

IMG-20210202-223612.jpg

IMG-20210202-195910.jpg

O próprio cilindro do rolo começa apresentar desgaste, que deve estar relacionado com o mau estado do pneu. Da para ver restos vermelhos no próprio rolo do desgaste sofrido. Tirando isto e como já tinha referido à uns tempos atrás, soltou-se um íman do interior do rolo. Assim como o rolo ainda está em garantia, após colocar um post na página do Facebook da Decathlon Bike Lovers, também enviei uma reclamação para a Decathlon que rapidamente entrou em contacto comigo via telemóvel, questionado o que estava acontecer e prontificando-se a resolver o problema. Como as lojas estão fechadas, vão enviar-me pelo correio um pneu novo e disseram-me que posso entregar o rolo para reparação na loja de Matosinhos que está aberta ou então aguardar e entregar em Braga, minha zona de residência, quando as lojas abrirem. Quero aqui, por agora, dar os parabéns pela resposta e tentativa de resolução dos problemas por parte da Decathlon. Apenas fico de pé atrás em relação ao próprio rolo, já tive um tacx flow em 2010 com cilindro em metal e tal situação nunca aconteceu, penso que o material que compõe os cilindros da Btwin, o elastómero, não aguente muito bem a fricção durante muito tempo, 1h30 no máximo no meu caso, e com o aumento da temperatura estes sofram desgaste.
 

prata_7

Well-Known Member
ainda bem que se prontificaram para resolver a situação, mas isso não é normal em 600km.
Vendi o meu pneu da kinetic com quase 3000km e estava praticamente novo, mas o rolo era de metal não sei se fará diferença.
É esperar que te enviem o material novo, isso para mim tem de ser defeito do pneu, vou falar com um colega meu que tem um pneu desses para saber se já lhe aconteceu
 

pemartins

Well-Known Member
ainda bem que se prontificaram para resolver a situação, mas isso não é normal em 600km.
Vendi o meu pneu da kinetic com quase 3000km e estava praticamente novo, mas o rolo era de metal não sei se fará diferença.
É esperar que te enviem o material novo, isso para mim tem de ser defeito do pneu, vou falar com um colega meu que tem um pneu desses para saber se já lhe aconteceu
O pneu não tem só 600km. Isso foi os KMS que fiz em Janeiro onde fiz um uso mais constante do rolo devido ao mau tempo e ao confinamento.
 

pemartins

Well-Known Member
Neste momento a Spartacus contabiliza 14077km.
Aproveitei a paragem por lesão para a mandar à oficina onde foram feitas as seguintes alterações:
2 tubulares Tufo S33 colados com fita 2x 310gr + 2x30gr
1 cabo de mudança dianteira
Fita de guiador Specialized S-Wrap Roubaix
Ajuste das manetes de travão e mudança de forma a ficarem mais próximas do guiador (tantos anos à espera para fazer isto)
Pequena modificação estética nos espaçadores da direção.

Desde que abri este tópico ficou sempre a dúvida do peso da bicicleta, inicialmente referi que pudesse estar sub 7kg, já esteve lá muito perto. Vejamos:
Saiu o selim Selle Italia de 220gr e entrou o Bontager Aeolus de 286gr
Saíram os pneus tubulares Continental Gatorskin 22 560gr + 40gr e entraram Tufo S33 Pro 24 620gr + 60gr
Entrou o suporte do Garmin Edge 530 46gr
Todas estas alterações contabilizam uma diferença de 190gr e que levariam a bicicleta para 7030gr.
Privilegiei o conforto e também a carteira ao mudar para estes pneus e selim.
Próxima mudança, os pedais, deverá cair nos Look Keo 2 max com 260gr
Neste momento está com 7220 gramas conforme está na imagem.
IMG-20210204-115116.jpg
 

Duke

Well-Known Member
Recentemente notei que o pneu de rolo da marca Btwin estava apresentar um desgaste muito elevado, é verdade que tenho dado bastante uso, foram 600km em Janeiro. Mas mesmo assim acho que foi exagerado e vai acabar por danificar o rolo.
IMG-20210202-155004.jpg

IMG-20210202-155030.jpg

Seguem imagens de como está ser feito o aperto.
IMG-20210202-223657.jpg

IMG-20210202-223612.jpg

IMG-20210202-195910.jpg

O próprio cilindro do rolo começa apresentar desgaste, que deve estar relacionado com o mau estado do pneu. Da para ver restos vermelhos no próprio rolo do desgaste sofrido. Tirando isto e como já tinha referido à uns tempos atrás, soltou-se um íman do interior do rolo. Assim como o rolo ainda está em garantia, após colocar um post na página do Facebook da Decathlon Bike Lovers, também enviei uma reclamação para a Decathlon que rapidamente entrou em contacto comigo via telemóvel, questionado o que estava acontecer e prontificando-se a resolver o problema. Como as lojas estão fechadas, vão enviar-me pelo correio um pneu novo e disseram-me que posso entregar o rolo para reparação na loja de Matosinhos que está aberta ou então aguardar e entregar em Braga, minha zona de residência, quando as lojas abrirem. Quero aqui, por agora, dar os parabéns pela resposta e tentativa de resolução dos problemas por parte da Decathlon. Apenas fico de pé atrás em relação ao próprio rolo, já tive um tacx flow em 2010 com cilindro em metal e tal situação nunca aconteceu, penso que o material que compõe os cilindros da Btwin, o elastómero, não aguente muito bem a fricção durante muito tempo, 1h30 no máximo no meu caso, e com o aumento da temperatura estes sofram desgaste.

fizeste algum treino com o pneu com menos pressão?
se o pneu não estiver bem cheio isso pode acontecer
e estando a bike sempre montada no rolo é muito fácil esquecer de verificar a pressão


PS: está muito bonita a maquina :)
 
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