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1º bike de estrada, muitas dúvidas...

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Para mim, apartir do moment que começa a comer o plástico do cleat está na hora de saltar fora. Eu uso cleats shimano e para mim quando a borracha amarela desaparece é hora de trocar os cleats. Aliás até tem uma marca nessa borracha a indicar o limite (https://si.shimano.com/pdfs/dm/DM-RAPD001-00-ENG.pdf - pag 16)

Por acaso desconhecia, mas por via das duvidas, fui comparar os velhos com os novos e ainda não passaram do limita, pelo menos a marca de trás
 
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pratoni

Well-Known Member
O problema não é o que causa saltar, é mais as consequências de saltar a pedalar a grande velocidade.

Para mim, apartir do moment que começa a comer o plástico do cleat está na hora de saltar fora. Eu uso cleats shimano e para mim quando a borracha amarela desaparece é hora de trocar os cleats. Aliás até tem uma marca nessa borracha a indicar o limite (https://si.shimano.com/pdfs/dm/DM-RAPD001-00-ENG.pdf - pag 16)
Já aprendi algo hoje. Quando chegar a casa vou verificar os meus...
 

MJC

Member
Desculpem a minha parvoíce, nunca andei com uns, achei estranho ficarem tão comidos logo na primeira utilização! Isto é um mundo novo para mim, parece que comecei a andar agora de bicicleta!
 

jocarreira

Well-Known Member
Desculpem a minha parvoíce, nunca andei com uns, achei estranho ficarem tão comidos logo na primeira utilização! Isto é um mundo novo para mim, parece que comecei a andar agora de bicicleta!
Pela imagem que colocaste aí atrás parece que andaste a arrastar com o cleat no chão, não estou a ver maneira de numa só utilização normal ficarem assim.
 
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jpacheco

Well-Known Member
Como o @Bruso já referiu muito cuidado quando os cleats começam a ficar gastos e saltam do pé. Se for para pedalar sentado em sem mudanças de velocidade grandes e a ritmo certo poderá não haver problema, mas quando levantamos o rabo para acelerar para entrar numa rotunda, ou para entrar num cruzamento, pode o pé sair e darmos um grande tombo. Por sorte não cai uma vez á conta disso, mas não me livrei de uma valente cacetada com a tomateira no quadro da bicicleta e o pé a raspar no chão. Muito perigoso. Manda-mos um tralho á conta de sermos desleixados e por 10 a 15 euros?
 

jocarreira

Well-Known Member
Se esses são gastos estes já desapareceram, para ai uns 16.000km e ainda fazem mais uns quantos milhares

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Epa desculpem mas dizer que estes cleats ainda fazem milhares de quilómetros é desinformação e pode tornar-se muito perigoso.

O forum tem assistido a um crescimento elevado de novos utilizadores que pouco percebem de ciclismo (o que é normal, vêm aqui em busca de informação) e para quem já pedala há muitos anos não pode ser normal dizer com esta leviandade que estes cleats fazem mais uns milhares de quilómetros.
Até podem fazer, mas é um risco enorme. Para quê? Poupar 15€?

Por favor não andem com os cleats assim.
 

jocarreira

Well-Known Member
Tal como nos pneus, eu não devo ser exemplo para ninguém no que toca a gastar material, deixo-vos as imagens dos meus cleats com 13 meses (aprox. 9 mil km - vá, para ser justo uns 1000km foram indoor):
3ZH4vN0.jpg

KzeXsOF.jpg


Estes sim eu posso dizer que ainda vão fazer milhares de quilómetros.
 

jocarreira

Well-Known Member
Editei o post em cima, para ser justo desses 9000 km cerca de 1000 km foram no trainer, por isso não contam. Mas seguramente têm 8000 km a andar no exterior.
Só que como disse eu não devo ser exemplo para ninguém no que toca a gastar material, não sei dizer porquê. O facto de fazer manutenção regular, ser levezinho e não andar a arrastar com os pés no chão permitem-me gastar poucos cleats, pneus, transmissão...

Nota: sem proteção nos cleats e até paro algumas vezes para mijar. :p
 

petrix

Well-Known Member
Isso dos kms vale o que vale... o desgaste tem a ver com o que se anda a pé... Por exemplo, se em casa quando nos calçamos, vamos até á rua a pé, se descemos escadas, se paramos no café... e claro se põem o pezinho no chão numa rampinha. :p
 

Bruso

Well-Known Member
Os meus são uns coitados. Não tomo o mínimo de cuidado. (Não sou pessoa de arrastar os pés quando ando). Mas salto da bike muitas vezes para tirar fotos o que envolve sempre andar muito em alcatrão e/ou terra.

Como já disse, pelo que custam se tiver que mudar de 6 em 6 meses troco. É mudar ao mesmo tempo da corrente.
 

torui

Well-Known Member
O que eu troco mais regularmente são os do pé esquerdo, os do pé direito estão impecáceis nos vários sapatos que utilizo...
 

francisco

Well-Known Member
Uma Scott speedster sendo que tenho 174 de altura 82 de cavalo e 58 de braços seria o tamanho M ou S? Segundo a tabela da Scott fica ali mesma na transição.
 

francisco

Well-Known Member
Uma Scott speedster sendo que tenho 174 de altura 82 de cavalo e 58 de braços seria o tamanho M ou S? Segundo a tabela da Scott fica ali mesma na transição.
Alguém pode dar uma opinião? :oops:
Outra coisa na scott speedster posso mais tarde fazer upgrade aos travões para os 105 ou seja aquele buraquinho no quadro onde os travões seguram é universal? Obrigado
 

francisco

Well-Known Member
Cube Attain SL 2019- 950€ (full 105)
Cube Attain SL Disco 2019- 1100 (full 105 + discos 105)
Scott Speedster 10 - 900€ (105 excepto pedaleira e travões)

Qual optavam?
 
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