• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo N.Sra da Graça - 16 de Junho 2019

NULL

Moderador
Staff member
Da Bikeservice só fiz o Douro o ano passado. Diria que a grande diferença foi sem dúvida o almoço. Neste foi muito melhor. Almoçámos na cantina da escola, massa com atum ou frango, salada, fruta, pão e bebida. Bem servido, não foi aquela coisa manhosa em caixa de plástico.

Sinalização no percurso muito boa. Entretanto meteram a inclinação por km nas subidas. Policias/voluntários em todas as zonas críticas.
Vi 2 ciclistas com furos em zonas diferentes do percurso e das 2 vezes havia uma mota da organização parada junto a eles.

Os abastecimentos eram mesas cheias de bolos. Muito bom também. Ainda consegui sacar umas barras da gold nutrition para experimentar noutra altura.
Como não davam garrafas de água de plástico quem queria abastecer de liquidos era obrigado a parar. A mim não faz diferença, para quem vai a lutar pela vitória talvez seja incomodo. Por outro lado não havia lixo nenhum no chão. É costume haver sempre garrafas por todo o lado.

Também notei que havia menos lixo na estrada. Pode ter sido só coincidência ou consequência do sorteio no final a quem entregasse as embalagens. Não sei, mas durante o meu percurso só vi 1 embalagem no chão.

A gravação do tempo da subida na medalha também foi uma excelente ideia.

Tenho pena que os organizadores em Lx não se consigam sequer aproximar disto por 35€.

Muito obrigado!

De facto não me surpreende. Hoje tirei algum tempinho para ver o LIVE do Facebook e fiquei mesmo com a noção que houve muito cuidado na preparação de tudo! Imagens em directo da subida? Acompanhamento em directo do Nuno Torres (vencedor do Médio) durante parte da mesma, ligação a outros pontos de reportagem... muito bem! Parecia uma cobertura Eurosport com entrevistas e tudo.

Fiquei mesmo com pena de não ter participado... :(
 

{the_crow}

Well-Known Member
Achei bastante boa a organizaçao do evento... tb achei a questao do lixo bastante pertinente..em termos de sinalizaçao so achei que falhou na descida de paradança para o alto da barra mais um voluntario numa zona de curva e contra curva que enganava bastante e que a meu ver era um pouco perigosa... Qto ao almoço..nao sei.. como ainda tinha mais 3h de viagem ate Seia.. Segui logo :)
 

kostaviks

Well-Known Member
@Kostavics como é? "Só" 5º da geral?
Andas a falhar....:p;) Grande prova,abraço!
Amigo, ia dando para 3° mas a subida tinha de ter menos 2kms...
Foi bom! O objectivo é sempre deixar tudo na estrada e mais uma vez foi o que fiz.
Sou "burro" a correr e não me escudo o suficiente... ainda ontem, chega a minha hora de puxar e diz o meu colega André Sousa "epa quando vais à frente é só manter... Dass, não precisas apertar..." ia a subir a 500 e qualquer coisa W!
Depois, quando rebenta, rebenta valente...
@Carolina gostei de falar contigo e parabéns, por apesar das adversidades teres ido à guerra.
@NULL tens de me treinar... metes a malta a andar muito, só me f#des..

Ps:. É kostaviks...

Abraços
 

jlr

Well-Known Member
Ora bem, foi mais ou menos isto:

Cheguei no sábado a Mondim de Basto e tratei de ir ao secretariado levantar o meu kit de participante. Área do paddock muito bem montada, com alguns expositores e um secretariado grande o suficiente. Lá tive que tirar umas fotos com o meu dorsal e libertaram-me.
No domingo, lugar na primeira linha da partida. Confesso que estava um pouco apreensivo porque já sei que a malta tem toda pressa de ir para a frente e eu iria ser ultrapassado por todos os lados. Quando foi dada mesmo a partida deixei-me descair naturalmente no grupo logo após a primeira curva para depois fazer a prova à minha vontade. Mesmo assim, algumas travagens apertadas por parte do pessoal, algumas tangentes, aquela zona em obras a fazer funil ao pelotão, fez com que chegasse ao início da primeira subida com quase 180 bpms. :D

A partir daí foi sempre a ir sofrendo, fiz a subida da Gandarela ao meu ritmo e ia falando com muita malta que metia conversa comigo. Não parei em nenhum abastecimento, por isso não sei como é que estava a comida e as águas. Entretanto salta-me a corrente e parou logo uma moto da organização para a malta se desviar de mim e um carro do médico porque achavam que tinha sido queda, mas apoio quase instantâneo. Ao entrar em Mondim (só fiz o Mini) lá respirei fundo porque sabia o que estava para vir. Entrada na Senhora da Graça e foi gerir o que deu, ia falando quando dava, fui passado mais do que passei, mas depois de 54 minutos estava lá em cima. Receber a medalha, tive que ir ao flash interview e depois lá me libertaram para me ir recompor.

Só tenho a dizer que adorei o evento, achei que estava tudo muito bem organizado, percurso bem sinalizado, apoio sempre disponível. Para o ano estamos lá outra vez.
 

{the_crow}

Well-Known Member
Pois aquela passagem pela zona das obras foi chata... Penso que secalhar se a prova tivesse sido feita no sentido inverso.. ja nao tinha havido aquela confusao toda.. mas pronto... Sao os ses do costume :)

Relativamente a prova em si... Visto que nao tinha o Garmin para ir controlando cadencias e frequencia cardiaca ..fui tentando gerir as sensaçoes.. depois..fui atras dos senhores do windguru que constumam acertar nas previsoes de tempo.. que tinham que o dia ia ficar enublado progressivamente durante a manha.. levei uma camisola interior de manga comprida por baixo do jersey..principalmente para as descidas ( para nao arrefecer em demasia se tivesse mesmo enublado o dia ) e dp foi o que se viu lol! mesmo abrindo o jersey o calor era bastante... para ajudar a festa.. no abastecimento do alto da barra...deixei la o bidon da agua.. resultado.. hidrataçao so foi feita no posto de abastecimento seguinte .. e felizmente lá me desenrascaram um bidon :) a 150metros da meta... uma caimbra FDP :) la tive de ir com o pezinho ao chao e la perdi alguma posiçoezinhas.. mas pronto.. isso é o menos... Continuo a perder imensas posiçoes nas descidas.. nao arrisco nada a descer... mas felizmente acho que ja vou subindo um pouquinho melhor apesar de tudo e consigo recuperar alguma coisa nesse aspecto...

Se podia ter corrido melhor? sim..podia...foi um erro ter levado aquela camisa.. acusei bastante o calor... ate costumo tolerar bem o calor.. mas ontem.. foi complicado...
 

Z.Carlos

Active Member
Posso dizer que esta organização veio "modernizar" os GFs,talvez venha uma resposta da Bikeservice pois eles concerteza que estão atentos,mas neste Gf o Cabreira está de parabéns, já referi aqui o que gostei no pré prova.
No dia de prova,a lamentar a falta de cafés abertos antes da prova,vi muito pessoal a perguntar o mesmo,embora maior parte de nós o principal interesse diga-se é o de descarregar o peso a mais no Wc :D, não deixamos de tomar um cafezinho ou comer qualquer coisa,valeu o café a que tinhamos direito na zona de secretariado,que soube pela vida. Foi bom encontrar o Dani, Carolina e Judith,dos conhecidos daqui.
Durante a prova os 1ºs kms até ás obras foram terriveis,tudo muito compacto,muito nervosismo e stress dos patos bravos do costume,depois disso durante a subida para Ganderela já deu para descontrair. Muitos carros da organização e vi também muitos carros e motos de moradores durante a prova,sei que era um prova aberta ao transito mas alguns a causar perigo aos ciclistas.
Esta foi a prova mais dura em que já participei,bati o meu record de acumulado numa volta,e mais uma vez a minha maior dificuldade que é as subidas a condicionar-me muito, é algo que tenho que melhorar muito,principalmente a começar no meu peso que continua com mais 4 kg em relaçao ao ano passado. O que perco nas subidas ganho nas descidas,até me safo bem a descer (habitos dos muitos anos que tive moto) .
A subida de Alto da Barra foi muito chata, muito longa e algum vento no final,fiz bem em levar colete para a descida que também foi muito longa. Na Sra da Graça cheguei já todo queimado e foi penar até lá acima,estava muito calor +-31º,parei num ponto a meio da subida para refrescar,continuei e no penultimo km senti que ia me dar uma caimbria e toca a por agua na perna,resultou e lá consegui terminar,fiz quase uma hora para subir quando já tinha feito em 45m em 2018.
O almoço estava excelente,nada de marmitas minusculas com talheres de plastico,não, foi mesmo comida em prato,bebida á descriçao,pão,fruta,salada,até vinho tinham.Tempo de trocar impressões com outros participantes e rumar a casa todo roto mas feliz!
Este Gf vai ser um daqueles a repetir para o ano.
 

CPF

New Member
Eu a minha Cannondale de alumínio pesadota fizemos o 3º Mediofondo da época, depois do Douro e do Gerês.

Quanto à organização, 5 estrelas. O único ponto negativo na prova foi mesmo o afunilamento na estrada em obras pouco depois da partida. Como larguei da última box fiquei ainda bastante tempo à espera para poder passar e estava a cansar-me por andar tão lento ou mesmo a empurrar a bicicleta com o pé no chão, pois o sítio das obras era em subida ligeira na primeira passagem. De resto, um percurso bem duro e bem bonito. A própria localização do secretariado, entre a escola secundária e o estádio do Mondinense proporcionou o almoço na cantina da escola, e banhos tanto na escola como no estádio. Óptimas condições em comparação com outros eventos em que participei, mas também é preciso ver que nem sempre há tão úteis instalações à disposição noutras localidades onde se realizam Granfondos.

Quanto à minha prova, fiz uma prova discreta como costumo fazer, mas sinto-me bastante satisfeito. Foi a prova mais dura que já fiz, e raras vezes tinha subido primeiras categorias, e logo ontem fiz duas consecutivas. A dadas alturas senti-me a quebrar, com arranques de caimbras, apesar de ir comendo metades das barras que trouxe a intervalos regulares (comi 4 barras) e de ter parado em 3 abastecimentos, mas tratei logo de comer quando me sentia mais fraco e fui recuperando. Achei positivo as várias torneiras de água e de sais que havia nos abastecimentos para os próprios ciclistas se servirem, e comida não faltou em todos os abastecimentos por onde passei. O próprio número de abastecimentos foi assinalável: 5 abastecimentos para a distância Mediofondo! A 10 km da meta, tomei um gel de 50 ml para "ter combustível" para a Sra. da Graça. Fui subindo a um ritmo que me parecia adequado às minhas capacidades, até chegar a zonas onde estava bastante calor, e onde realmente senti desconforto. Apesar de ter atestado os sais num abastecimento já na subida final, senti que com aquele calor poderiam nem me chegar, e por isso abrandei o ritmo da subida e concentrei-me só em chegar ao final sem parar. Naqueles 2 últimos quilómetros as minhas pernas estavam a latejar mas fiz por aguentar e terminei a subida com um tempo de 52:29, que pedi para gravar no verso da medalha.

À despedida de Mondim de Basto, e apesar do cansaço, senti-me muito satisfeito por ter feito a minha primeira subida à mítica Sra. da Graça e por ter participado e desfrutado da primeira edição de um excelente evento! Como todos vós, espero que a qualidade deste evento ajude a elevar o patamar das outras organizadoras de Granfondos.

Cumprimentos ao @Z.Carlos com quem conversei novamente, depois do Gerês, e por quem passei várias vezes, particularmente devido a eu descer muito mal!

PS: Fui ao site das classificações mas não encontro o diploma digital. Alguém sabe de alguma coisa dos diplomas?
 

Z.Carlos

Active Member
Eu a minha Cannondale de alumínio pesadota fizemos o 3º Mediofondo da época, depois do Douro e do Gerês.

Quanto à organização, 5 estrelas. O único ponto negativo na prova foi mesmo o afunilamento na estrada em obras pouco depois da partida. Como larguei da última box fiquei ainda bastante tempo à espera para poder passar e estava a cansar-me por andar tão lento ou mesmo a empurrar a bicicleta com o pé no chão, pois o sítio das obras era em subida ligeira na primeira passagem. De resto, um percurso bem duro e bem bonito. A própria localização do secretariado, entre a escola secundária e o estádio do Mondinense proporcionou o almoço na cantina da escola, e banhos tanto na escola como no estádio. Óptimas condições em comparação com outros eventos em que participei, mas também é preciso ver que nem sempre há tão úteis instalações à disposição noutras localidades onde se realizam Granfondos.

Quanto à minha prova, fiz uma prova discreta como costumo fazer, mas sinto-me bastante satisfeito. Foi a prova mais dura que já fiz, e raras vezes tinha subido primeiras categorias, e logo ontem fiz duas consecutivas. A dadas alturas senti-me a quebrar, com arranques de caimbras, apesar de ir comendo metades das barras que trouxe a intervalos regulares (comi 4 barras) e de ter parado em 3 abastecimentos, mas tratei logo de comer quando me sentia mais fraco e fui recuperando. Achei positivo as várias torneiras de água e de sais que havia nos abastecimentos para os próprios ciclistas se servirem, e comida não faltou em todos os abastecimentos por onde passei. O próprio número de abastecimentos foi assinalável: 5 abastecimentos para a distância Mediofondo! A 10 km da meta, tomei um gel de 50 ml para "ter combustível" para a Sra. da Graça. Fui subindo a um ritmo que me parecia adequado às minhas capacidades, até chegar a zonas onde estava bastante calor, e onde realmente senti desconforto. Apesar de ter atestado os sais num abastecimento já na subida final, senti que com aquele calor poderiam nem me chegar, e por isso abrandei o ritmo da subida e concentrei-me só em chegar ao final sem parar. Naqueles 2 últimos quilómetros as minhas pernas estavam a latejar mas fiz por aguentar e terminei a subida com um tempo de 52:29, que pedi para gravar no verso da medalha.

À despedida de Mondim de Basto, e apesar do cansaço, senti-me muito satisfeito por ter feito a minha primeira subida à mítica Sra. da Graça e por ter participado e desfrutado da primeira edição de um excelente evento! Como todos vós, espero que a qualidade deste evento ajude a elevar o patamar das outras organizadoras de Granfondos.

Cumprimentos ao @Z.Carlos com quem conversei novamente, depois do Gerês, e por quem passei várias vezes, particularmente devido a eu descer muito mal!

PS: Fui ao site das classificações mas não encontro o diploma digital. Alguém sabe de alguma coisa dos diplomas?

@CPF espero ver-te mais vezes,é claro que o peso da bike conta mas o importante é o motor e as pernas que temos,se com essa pesada sobes bem imagina com uma mais leve... ;) Para melhorares a descida nada como discos para te dar mais confiança. Abraço
 
  • Like
Reactions: CPF

DaniCarmo

Well-Known Member
Que organização brutal! O João Cabreira veio elevar a fasquia destes eventos, não tenho nada de negativo apontar a esta organização! Aquele almoço no final vai ser muito difícil alguma organização fazer melhor... E parabéns a todos que de uma forma ou de outra cumpriram os objectivos a que se propuseram! Foi um prazer enorme ver e rever malta daqui do tasco.
Abraços
 
O que dizer? Excelente organização!
Vários carros da organização passaram por mim sempre a perguntar se precisava de alguma coisa e dar algum incentivo por aquela subida acima (e já ia a penar a algum tempo).
O meu 2o minifondo, mas que valeu tudo para mim pelo desafio! Sem dúvida, a repetir :)
 

Gandartista

Well-Known Member
Se podia ter corrido melhor? sim..podia...foi um erro ter levado aquela camisa.. acusei bastante o calor... ate costumo tolerar bem o calor.. mas ontem.. foi complicado...

Perdes o garmin....esqueces do bidon....com tanto calor podias ter tirado a camisola interior e "mandar" fora...era só mais uma coisa :p , ou então menos radical bastava despir e colocar num bolso...ou nas costas debaixo da jersey.
 
Top