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corrente e cassete ktm revelator de estrada

jpacheco

Well-Known Member
O primeiro bidon deve ser adquirido por lojas principalmente. Aquilo é muito grande... tens degreaser da decathlon já usei e desempenha bem a função: https://www.decathlon.co.uk/degreaser-spray-300ml-id_5595825.html

E tens a gama Muc-Of que uso atualmente e também é muito boa. Mas mais que os produtos é preciso ter as ferramentas e para isso vais gastar mais.

Ha ai imensos tópico de como limpar a bike. Procura, vai achar interessante :p

Edited: Numa pesquisa rápida tens aqui um tópico só sobre a lavagem da bicicleta: http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/lavagem-da-maquina.633/
 

Carolina

Well-Known Member
Podes comprar o da morgan Blue em garrafas de 1L. Deve ser prai 12€. Se viveres em Lx tens na lisbon bike shop.

No estado em que tens essa transmissão vais ter mesmo de usar um bom desengordurante.

Começa a limpar isso pelo menos 1 vez por mês.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Qual é o produto indicado para lavar a corrente começando por aí?!?
eu utilizo petroleo de limpeza.... Mas na bike de estrada.. somente quando estiver muito mau ( talvez a cada 4000km)... eu utilizo em tempo seco lubrificante seco á bas de cera e ceramica - Squirt bike lube, é muito bom e não suja nada...
Não gastes dinheiro em cenas que não fazem falta...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Tiras a corrente da bike, metes dentro de uma garrafa de plástico de agua de 33 ou 50cl, deitas lá para dentro cerca de 3 dedos de petroleo, fechas, aguitas muito bem.. repetes, repetes até a corrente ficar limpa. deixas assentar e com uma pinça , ou cuidado tiras de lá a corrente. deixas secar.
Com um pincel, petroleo e limpas a cassete e os dentes da pedaleira... limpa com um pano velho ou papel absorvente de oficina. deixa secar.
volta a montar tudo.
Lubrifica.
 

JBG

Well-Known Member
eu utilizo petroleo de limpeza.... Mas na bike de estrada.. somente quando estiver muito mau ( talvez a cada 4000km)... eu utilizo em tempo seco lubrificante seco á bas de cera e ceramica - Squirt bike lube, é muito bom e não suja nada...
Não gastes dinheiro em cenas que não fazem falta...

Errado. Petroleo, gasolina e gasoleo são extremamente agressivos e removem tudo mas mesmo tudo, incluindo a lubrificação no interior da corrente.
A simples lubrificação não vai penetrar logo no interior da corrente e vai andar a seco até isso acontecer.

Abraço!
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Isso do remover a lubrificação "interior", é discutível, ainda por cima em correntes sem o-rings e outras cenas que nas corrente de moto existe.....Olha tenho-me dado muito bem com esta receita... Na de BTT então é fundamental... Tenho aumentado a longevidade da transmissão... em conjugação com o o lubrificante de cera. e aplicando somente uma gota por elo, deixar secar 15m ( idela é de vespera). se a corrente tiver sido alvo da limpeza profunda com o petroleo, tem de se reforçar a lubificação, ou seja aplicar duas vezes, pois como tu afirmas e bem, vai ser necessário repor lubrificante extra.
Também deixo aqui esta dica, numa corrente nova, que vem sempre pre-lubrificada, não se pode aplicar o lubrificante de cera directamente. Meu conselho, usar a corrente uns km valente até ser necessário a 1ª relubificação. Limpar com o desengordurante ( petroleo) e aplicar o lubrificante à base de cera.
Boas pedaladas.
 

JBG

Well-Known Member
@Pedro Barradas , entendo mas não me expliquei bem. O processo de lubrificação, bem explicado no teu post, não é correctamente executado pela maior parte das pessoas, daí a não recomendar a essas pessoas que façam a limpeza com petroleo ou similares.
Quando limpas a corrente dessa maneira é obrigatório que domines muito bem o processo de lubrificação como demonstraste que tu sabes ; )

Abraço!
 

petrix

Well-Known Member
O meu desengordorante. :p

et3898800240000.jpg


... e funciona bem também para a roupa e mãos.
 

Bruso

Well-Known Member
Um garrafa de Chain Cleaner Morgan Blue dura anos e não é assim tão cara. Recomendo.

Em relação à lubrificação, tenho ouvido falar muito bem de wax (as coloridas são a nova moda por aqui). Ao contrário do lubrificante que @Pedro Barradas falou, este vem em estado sólido (parece um deodorant Nivea :p). Segundo amigos meus que usam, o pouco que agarra é facilmente removido com um pano.


Em relação a correntes novas, já ouvi mais do que uma vez que deve ser imediatamente limpa e lubrificada. Mas admito que nunca o faço e uso pelo menos uma vez até a 1ª limpeza.

Já agora esse conselho de retirar a corrente para lavar não é lá muito bom. Entendo onde queres chegar mas é preciso ter atenção ao estado do elo rápido.
 

pratoni

Well-Known Member
Um garrafa de Chain Cleaner Morgan Blue dura anos e não é assim tão cara. Recomendo.

Em relação à lubrificação, tenho ouvido falar muito bem de wax (as coloridas são a nova moda por aqui). Ao contrário do lubrificante que @Pedro Barradas falou, este vem em estado sólido (parece um deodorant Nivea :p). Segundo amigos meus que usam, o pouco que agarra é facilmente removido com um pano.


Em relação a correntes novas, já ouvi mais do que uma vez que deve ser imediatamente limpa e lubrificada. Mas admito que nunca o faço e uso pelo menos uma vez até a 1ª limpeza.

Já agora esse conselho de retirar a corrente para lavar não é lá muito bom. Entendo onde queres chegar mas é preciso ter atenção ao estado do elo rápido.
Sempre ouvi que a melhor lubrificação das correntes até a que vem de fábrica, pelo menos da shimano e só se deve limpar/relubrificar depois da(s) primeira(s) utilização(ções).
Quanto ao tirar a corrente para lubrificar faz sentido nas correntes com elos rápidos desenhados para serem reutilizados, o que não me parece acontecer nos elos das correntes de 11v
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Sempre ouvi que a melhor lubrificação das correntes até a que vem de fábrica, pelo menos da shimano e só se deve limpar/relubrificar depois da(s) primeira(s) utilização(ções).
Quanto ao tirar a corrente para lubrificar faz sentido nas correntes com elos rápidos desenhados para serem reutilizados, o que não me parece acontecer nos elos das correntes de 11v
Exacto.
Quanto ás correntes e elos rapidos, só tenho material de 10V.... como é obvio na reutilização dos elos rápidos há que ver o estado do mesmo... Normalmente utilizo elos rápidos da KMC.. mas agora ando com um da SRAM e realmente não é a mesma coisa... o KMC é bastante superior..
Tenho elos rapidos da KMC, que me duraram 3/ 4 correntes em BTT... e devem ainda durar mais... Um deles já es´ta manifestamente gasto e está de reserva para emergencias... ;)

Já comprei igualmente um chain link da Connex... mais facil de remover sem qq ferramenta, mas ainda assim prefiro os KMC, Da SHIMANO, não tenho, nem nunca experimentei, pois os kits que comprei so trazem o pin.
Boas pedaladas!!!
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
1L de petroleo custa 4€.... mas entretanto aprendi uma coisa, o cheiro do petroleo de limpeza é horrivel, o que tinha antes era petróleo de iluminação/ iluminante. e este sim é bem melhor de utilizar ( Cerca de 5€/l)... A usar façam-no num espaço exterior e bem ventilado ;)
Boas pedaladas!!!
 

cconst

Well-Known Member
A quem usa o petróleo: o que lhe fazem após a limpeza da corrente? Esgoto? Não me parece que esse destino seja o melhor para os nosso filhos/netos... Só a gordura das correntes dissolvidas em material biodegradável já será mau... com petróleo à mistura...
 

pratoni

Well-Known Member
Já usei petróleo muitas vezes na de btt e sim era em sitio ventilado.

Mas penso que o petróleo não é lá muito amigo das borrachas.

A sugestão do fairy é interessante mas ainda não experimentei. Não sei é se terá tanto poder para limpar as transmissões mais sujas mas isso até pode ser bom. É da forma que não estraga o resto.
 

pratoni

Well-Known Member
A quem usa o petróleo: o que lhe fazem após a limpeza da corrente? Esgoto? Não me parece que esse destino seja o melhor para os nosso filhos/netos... Só a gordura das correntes dissolvidas em material biodegradável já será mau... com petróleo à mistura...
Por isso mesmo é que coloquei o link acima. Um dos critérios de escolha é mesmo a agressividade ambiental
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
A quem usa o petróleo: o que lhe fazem após a limpeza da corrente? Esgoto?
Não!!! deixo evaporar, ou então o restinho vai para o betuminoso da estrada defronte, absorve e regenera o asfalto e acaba igualmente por evaporar.... como é obvio qq produto destes tem o seu impacto no ambiente.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Não tem nada de aplica petroleo sobre borrachas e/ou a pintura. Vou ser sincero, na de Estrada ainda não foi preciso utilizar.... limpo a corrente com um pano seco para tirar a maior, limpo igualmente os caretos com o pano e volto a aplicar o lubrificante ( squirt lube) na corrente... está sempre limpinha. No BTT a estória é outra...
 
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