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Rodas novas

Tusmi

Member
Lol cancelada fui verificar o cranck antigo e realmente é de 172.5 irei então manter o mesmo comprimento.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Lol cancelada fui verificar o cranck antigo e realmente é de 172.5 irei então manter o mesmo comprimento.

Não faças isso!

Já que vais trocar agora! Troca para um mais pequeno!!

Vais ver bem a diferença!

Mete 170!! A diferença é incrível vais ver!

Vais spinar muito mais, facilmente e mais confortavelmente...logo vais gerar mais power!

Vai por mim! Podes confiar! Se não gostares eu devolvo-te o dinheiro do cranck! :)

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
E isso não tem nada a ver tambem com o tamanho da pessoa em si?

Não!! Senhor!

Isso é a altura do selim!

Fica igual!

E há para aí uns iluminados que dizem quanto maior for o cranck maior é o poder de elevação, maior é a alavanca maior é a força! Quanto menor, menor e a força e mais e a cadência! Lololol

Isso é tudo tangas amigo!

Não vás nessa tangaria,

Podes acreditar em mim!

Hoje em dia! Para os tipos de andamentos de hoje, quanto mais pequeno for o cranck arm melhor!

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ok tudo encomendado agora é esperar e até la mato com ele lol.
Muito obrigado pela disponibilidade e pela ajuda prestada.

Ora essa amigo!

Não te esqueças de dar feedback rodas, pneus e sobretudo dessa medida de cranck!

Não te esqueças também de abrir o tópico!

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Será feito mas só daqui a 2 semanas que entretanto vou me por ao fresco e só terei disponibilidade para montar tudo quando regressar

Força nisso! Importa é não esquecer! Eu e todos nós! Não nos vamos esquecer de ti e contamos todos aqui contigo!

Grande abraço...
 

MigC77

Well-Known Member
Então a pessoa que tem pouca experiência e mau gosto vai dizer de sua justiça em relação a rodas…

Quando se avalia a performance dumas rodas tem-se em conta alguns parâmetros como a aceleração, aerodinâmica e rigidez torsional. Por outro lado é conveniente ter em conta a robustez das mesmas, a qualidade dos materiais e suavidade/atrito dos cubos, etc… Quando o orçamento é limitado não se consegue ter tudo ao mesmo tempo no mesmo set de rodas. Mas vamos aqui partir do princípio que neste caso vamos considerar apenas marcas com provas dadas em termos de qualidade dos materiais e robustez.

Então agora vejamos o que encontramos nos diferentes segmentos de rodas alumínio (baixo perfil).

- Entrada de gama. Rodas que custam entre 100-200€ o set e que pesam à volta dos 1900-2000g. É o caso das RS10/11, das Mavic Aksium, etc… São umas boas rodas para substituir as rodas de “marca branca” que por vezes vem de série numa bicicleta nova. Mas em termos de performance se houver algum ganho significativo será em termos de rigidez torsional. Em termos de aceleração e aerodinâmica as diferenças serão quase imperceptíveis. A robustez e qualidade dos materiais por norma também costuma ser superior às “marcas brancas”.

- Gama média 400-500€. Normalmente estas rodas pesam entre os 1500-1600g. Nesta gama entram as RS81, Ksyrium Elite, Zonda, etc… Aqui a principal diferença será em termos de aceleração. Estamos a falar de cerca de 300g de diferença no aro da roda e isto faz MUITA diferença em termos de aceleração/desaceleração. Noutro tópico já referi a lei da física que justifica isso e se dúvidas restarem posso voltar explicar com base na Física e não em conversa fiada.

- Gama alta a partir dos 800€. Neste caso o peso do set andará à volta dos 1400-1500g e aqui estamos a falar das DA C24, Shamal, das Ksyrium Pro ou superiores, etc… Para a gama anterior existirão diferenças ao nível do aro (em termos de peso poucas) mas sobretudo o que muda é o cubo/rolamentos, ao nível do peso e da suavidade/atrito. No caso das RS81 para as C24, o cubo das C24 é mais maquinado e inclui elementos em titanium.

Posto isto, negar que duma roda que pesa cerca de 2kg para uma que pesa 1,6kg não se vão notar diferenças é querer negar o óbvio. É muito mais subtil a diferença entre as de gama média para as de gama alta do que duma gama baixa para a gama média.

Em termos de problemas, umas boas rodas de gama média por vezes dão menos problemas que se calhar muitas de gama alta… É que às vezes parece que tem que ser o 8 ou o 80! Ou são as rodas de entrada de gama ou as de gama alta! O que está no meio é um engodo! As marcas devem andar a fazer de nós estúpidos só pode… E anda muita gente enganada! Cada um é livre de fazer as suas escolhas e gastar os tais 400€ como bem entender, seja em rodas, em periféricos, etc… mas é disparatado querer negar o óbvio só para tentar justificar as nossas escolhas/conselhos.

Agora para que fiquem bem claro: nenhumas das rodas que estamos a considerar nesta discussão faz milagres! Mas que umas rodas mais leves ajudam nas mudanças de ritmo, a subir, etc… isso que ninguém coloque em causa!

Por último para que não pensem que estou apenas a falar com base na Física menciono que já tive/tenho rodas de qualquer uma destas gamas.

Agora cada um que acredite no que quiser ou que comprove como bem entender.
 

jpacheco

Well-Known Member
No caso do user @Tusmi nem se coloca tanto a questão da performance. Percebe-se que quer é material fiável e atendendo a isso a gama aconselhada é a ideal. Pesadas e robustas :D

Por acaso gostava de experimentar umas rodas levezinhas e rijas só para sentir essa diferença :D
 

MigC77

Well-Known Member
Concordo contigo. Se o user pretende umas rodas da mesma gama que as Aksium que tinha, as RS10/11 que foram recomendadas são uma excelente opção. O meu post não tinha como objectivo recomendar esta ou aquela gama, este ou aquele modelo. Aproveitei o tópico, tendo em conta posts e discussões anteriores, para dar a minha visão acerca da questão das rodas de alumínio.

Agora dentro de qualquer uma das gamas há várias opções… umas melhores que outras! Levezinhas e rijas é preciso saber escolher bem! ;)
 

jpacheco

Well-Known Member
As zonda são melhor opção as cosmic elite em termos de durabilidade e performance? Elas mais leves são umas 100 a 200g... como estão mais ou menos dentro dos mesmos valores por ventura mais 100 paus em média para as zonda.
 

Jacc

Active Member
Quando comprei a minha primeira bike, rla vinha equipada com umas rodas de marca branca e quando empenaram comprei umas aksium e notei bem a diferença. Tanto a rolar como a subir
 

MigC77

Well-Known Member
@jpacheco neste tipo de rodas, por vários motivos, tenho preferência pelas seguintes marcas: Shimano, Campagnolo/Fulcrum ou DT Swiss. Não me tenho dado mal. Já tive de outras marcas e não é bem a mesma coisa… e mais não digo ;)

Portanto se fosse para mim, entre os dois modelos que referes, optava pelas Zonda.

Para além disso há outra questão que eu pelo menos hoje em dia presto atenção que é a largura interna do aro. Tendo em conta que nos dias que correm não uso medidas de pneu abaixo do 25mm prefiro uma roda com um aro mais largo. Mais de acordo com a tendência actual dos pneus. Nesse sentido as Zondas foram actualizadas já não sei se há 1 ou 2 anos atrás se não estou em erro e as Cosmic Elite continuam com um aro mais estreito.
 

Tusmi

Member
Força nisso! Importa é não esquecer! Eu e todos nós! Não nos vamos esquecer de ti e contamos todos aqui contigo!

Grande abraço...
Boas de regresso
Já tenho as rodas em meu poder monto a cassete o pneu e qual o meu espanto quando reparo que o buraco para a valvula esta mais chegado a um lado do aro.
 

Tusmi

Member
Fosse e isso? É isso que tu tens? PilinhaTão pequenina? Vou-te já mostrar a minha caraiiii! Vais ver que a minha é maior! Lolol

(Brincadeira)

Montas-te mal caraiiiii... Agora tens que meter aí uma câmera nova e montar com atenção para não cometeres o mesmo erro!

Grande abraço...
Não Alberto o furo esta mesmo puxado a uma lateral do aro.
O tamanho não interessa o uso que se lhe dá sim ;)
 
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