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[Diário de Treino] A Carolina aprende a andar de bicicleta

vanwilder

Member
@vanwilder, a paisagem é absolutamente fantástica, pena é só dar para apreciar durante a descida. A subir em modo TT só dá para olhar pa estrada e po garmin :p[/QUOTE]

Sem dúvida, gosto muito de andar por ali, pouco trânsito, estradas relativamente boas e paisagens brutais aqui no meu quintalinho!! :)
 

Carolina

Well-Known Member
referia-me a este caso especifico de ser um contra-relógio ;) para além de ter de olhar para saber o percurso, tive de ir controlando as bpms, cadência, distância para o fim e o tempo.

se fosse passeio só precisava de ir espreitando para confirmar o percurso.

se for como ontem (tareia) só olho para a roda à minha frente :D
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Também não exageremos. Eu só olho para o meu, não quero saber do dos outros :D

Para o meu olhas! Tive a lavar agora! Olha que gaaaauuunnndeeeee! Tchiiiii cá gaunda stemaaaa!!! E a Balaaaaaaneeeee! ;) Lol

4VdHRxi.jpg


Grande abraço...
 

Carolina

Well-Known Member
ao menos já não andas com um igual ao meu! (deda zero)

esses da zipp são engraçados. talvez um dia, quando pedalar como gente grande lolol
 

albertosemcontador

Well-Known Member
ao menos já não andas com um igual ao meu! (deda zero)

esses da zipp são engraçados. talvez um dia, quando pedalar como gente grande lolol

140 mm -12 graus!

Amanhã já não está aqui, já salta fora! Só o meto quando é para ir a guerra, não pode andar sempre que 140 é perigoso!

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
perigoso porquê? faz-te pedalar demais? :p

Não! Não é por isso!

Um avanço de 140 é um avanço que dá um maior angulo de curva, ou seja com a experiência e técnica certa consegues curvar mais rápido e mais deitado com um equilíbrio maior e tens outra facilidade em fechar esse mesmo ângulo no Apex da curva, ficas também numa posição mais aerodinâmica, aqui igual a quem tem Tecnica, para quem consegue aguentar, no entanto o senão e o porquê de ser perigoso para todos e o simples facto de torcer muito mais facilmente, um pouco mais de vento, uma guinada mal dada, pedalar sem as mãos do guiador, trocas de posições de mãos, levantar e sentar no selim, pedalar em pé, irregularidades da estrada! Etc.,,etc.,,etc.,, basta uma coisa de nada, e o avanço torce completamente! Logo a concentração tem que ser extrema! E exaustiva! Tudo o que fazes tens que ter em conta que o avanço a mínima mudança e até a pedalar, vai reagir! Tens que estar sempre atenta e concentrada

Um avanço mais pequeno e ao contrário, assim como um muito pequeno também é mau! Porque ao contrário do grande em curva não te dá grande ângulo e não te sentes tão confortável a apontar a bicicleta a altas velocidades, tudo bem que não reage tanto, tem outra tolerância a erros! Mas o andamento fica com um feeling morto e não tens liberdade física nem corporal sentes-te contraída em cima da bicicleta, é aborrecido!

Daí o melhor compromisso ser o de escolher um quadro que permita ter um bom equilíbrio no avanço! Nem muito pequeno, nem muito grande! 100 já acho pequeno, mas é melhor que 90, sendo o 100 o limite do menor e 140 o limite do maior! O ideal and por ali nos 120

Agora 140 como imaginas é só para certas e determinadas ocasiões em que é para katNadA, e sei para o que vou, o que vou fazer, voltar curtas mas a alta velocidade e estou concentrado, sei o que estou a fazer, inferiores a 70 km e mesmo assim é perigoso!

Para voltas maiores de 150 k ou mais ou para treinos regulares, nem pensar! Não sou maluco! Basta estar um bocado mais cansado a concentração é menor aquilo torce e logo de dentes no chão!

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sim mas no maior para um indivíduo com experiência, boa condição física e boa técnica da sempre aquelas vantagens que mencionei! As desvantagens e preciso ter consciência e lidar com isso, dai não ser para todos! Mas quem poder tira vantagem sem dúvida!

Se reparares o Super Mario e outros ex corredores como o Ballan, Petacchi! Etc, mesmo depois de reformados ainda andam com avanços de 140, o Mario até chega a ser ridículo, ele até mete um da Bontrager Daqueles antigos da Triple X porque é de 160 e a cair quase a raspar com o queixo na roda da frente! Lololol Muda muitas vezes de quadro no caso do Mario a Rb1k mas o avanço na maior parte das vezes houve uma altura em que era sempre o mesmo porque de 160 e com aquele ângulo não são fáceis de arranjar!E estes gajos andam com aquilo, alguns já velhos! No caso do Mario já são 50 anos e levam aquilo para todo o lado! Até para ir tomar café! São indivíduos com outro carácter, sprinters normalmente mais altos etc...

Ao passo que um indivíduo de porte mais pequeno com tendência a ser escalador, rolleur já usa um avanço normal mas dá preferência a um guiador mais largo que o normal, por exemplo Paolo Savodeli, Marcel Wust, estou a dar exemplo de atletas já reformados indivíduos já com uma certa idade! E não mudam!

Sim tudo isto é pessoal! Mas evidentemente que tudo tem uma explicação um porque e não é só porque lhes apetece, porque fica bem, porque é moda, etc... É preciso entender o porque destas coisas...

Mas eu não sou esses gajos!

Dai monto quando preciso e tiro o máximo de vantagem!! E depois volto a minha ilha! No caso do avanço de 140 e porque tenho muito amor à minha vida! Uma guinada de guiador a 60 kilometros hora e a morte do artista e às vezes a mais e outras vezes para ir parar a quinta das tabuletas ou ficar um ano sem pedalar não é preciso tanto!

Mas sim, o grande traz essas vantagens que menciono, apesar de perigoso traz vantagens!


Já O mais pequeno na estrada não traz vantagens quaisquer a ninguém! O avanço pequeno no Btt é uma coisa! Agora na estrada é ridículo não traz quaisquer vantagens, só se for a quem andar com um quadro grande! Lol e mesmo assim fica a perder podia estar numa situação muito mais óptimal...

Grande abraço...
 

fcsaimon

Well-Known Member
Chapeau Carolina Chapeau...

Foi uma volta e peras, sempre com o sobe e desce.

As fotos com com a vista (no Strava) foram tiradas de onde?
 

Carolina

Well-Known Member
Hoje estava vento e como um mal nunca vem só, apanhámos os semáforos quase todos vermelhos. As pernas também não estão grande coisa por causa do ginásio ontem.

https://www.strava.com/activities/1014217950

Agora ou pego na bicicleta 6f ou sábado, só mesmo para meter as pernas a mexer. Talvez faça alguns sprints ou coisa do género. Tenho de ir ver nos livros o que é que eles sugerem antes de uma prova.

De resto, ontem estive a olhar para o calendário do @lgass e fiquei com um granfondo debaixo de olho... Tenho de investigar melhor... :rolleyes:
 

NULL

Moderador
Staff member
@Carolina, confesso que no que ao ciclismo diz respeito tenho muito mais a aprender do que a ensinar, no entanto tenho uma dúvida, pelo que vi da tua volta no Strava, costumas fazer médias de pulso um pouco altas. O método de treino que segues prevê médias dessa natureza?
 

Bernalve

Well-Known Member
Eu também costumo fazer médias de pulso muito altas quando vou sozinho principalmente. Basicamente não gosto de ir a passear e não sigo grandes planos de treino. Mas eu diria que nesta zona de Lisboa, Cascais, Sintra em dias de vento é complicado gerir o pulso, até quando está de costas, a velocidade que dá para atingir entusiasma o pessoal.

Esta foi a última volta que dei com uma ventania que não lembra a ninguém: https://www.strava.com/activities/1012804596/analysis Com pulso médio de 169, máximo de 198.
 

Carolina

Well-Known Member
A razão de veres o pulso alto em muitas voltas é porque o ritmo de passeio deles é o meu ritmo de treino LOL. Por exemplo, vê a minha média https://www.strava.com/activities/952884488 e agora vai comparar com a do @Bernalve https://www.strava.com/activities/952807609

Hoje só não deu mais alto, porque o Carlos insistiu que eu fosse na roda dele e como é óbvio aceitei :p

Não tenho médias estipuladas para as voltas. Ultimamente tenho tido a sorte de ir andar sempre com alguém que pedala mais do que eu, portanto é ir tentando acompanhar dentro das minhas capacidades. Claro que nem sempre corre bem, no outro fim de semana quando fui com o @MigC77 e com o @KAMIKAZE, fiz os últimos 20-25 kms toda rebentada. Era tudo plano, eles bem que queriam acelerar, mas eu já nem era capaz de aguentar a roda.
 
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