• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Diário de Treino] A Carolina aprende a andar de bicicleta

Martins

Well-Known Member
Não sei se já reparaste mas a Clássica do Mondego mudou para Segunda-Feira.

Talvez assim possa ir.

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
Sim, já ontem tinha visto que estavam a pensar mudar.

Tenho só de confirmar se posso ficar lá até 4f, que eu quero fazer um tour da figueira :p
 

Carolina

Well-Known Member
W06D02: Peninha

Isto hoje custou um bocado, o que vale é que as queijadas estavam boas :D

Amanhã é dia de descanso e segunda-feira a Clássica vai ser em ritmo de passeio.

Volta: https://www.strava.com/activities/962729178

No próximo fim de semana tenho de ver se faço qualquer coisa mais soft, preciso de uma semana de descanso para depois poder começar a trabalhar para a cronoescalada de Alcanena.
 

Carolina

Well-Known Member
Sim, vimos-te a ti e ao lgass ;)

O carlos pensou que estava com um problema na roda ou qualquer coisa do género. Já não me lembro bem, mas afinal não era nada.
 

Carolina

Well-Known Member
o relato é só amanhã. ainda nem vi as fotos, só cheguei a casa por volta das 19h.

acabei por não dar nenhuma volta hoje, ontem estava fresquinho, fiquei queimada na cara e o meu irmão ficou nas pernas e braços. passeámos pela costa, mas não foi de bicicleta :p
 

Carolina

Well-Known Member
II Clássica Baixo do Mondego

Depois de alguma incerteza sobre este passeio devido à imprevisibilidade do tempo, a organização lá decidiu adiar a Clássica por um dia, de maneira que lá me fiz à estrada em direcção à Figueira da Foz no domingo.

Tinham sido disponibilizados dois percursos, um de 134 kms e outro mais curto de 102 kms. Queria ter ido para o mais longo, mas como o meu irmão é um menino, lá teve de ser o curto.

Chegamos à zona da partida por volta das 8h, onde fomos muito bem recebidos com alguns brindes dos patrocinadores e ainda fomos assinar uma cartolina branca que estava afixada à entrada do pavilhão. Parecia uma prova oficial, onde a malta tem de ir toda assinar para confirmar a presença :D

Quando voltamos ao carro para ir buscar as bicicletas o parque de estacionamento já estava mais composto com a malta a preparar as bicicletas, calçar sapatos, etc. Entretanto, ao nosso lado, estacionou um senhor que tinha uma Colnago Master X-Light que me roubou o coração (a bicicleta, não o senhor :p). Quem quiser ver uma igual é só ir espreitar o tópico do @Skyforger. Só posso dizer que as fotos não fazem justiça!

Perto das 8h30 lá fomos para a zona da partida e a Clássica começou uns 10-15 minutos depois. Deixamos a maioria do pelotão sair primeiro para evitar confusões e fomos saindo da Figueira da Foz sempre na parte de trás do grupo.

Havia uma mota da polícia a marcar o ritmo lá à frente e assim que começou a primeira subida do dia deixamos dos ver. Acabámos por ficar num grupeto que incluía mais 3 senhoras para além de mim. Ao início ainda me mantive na roda, mas depois acabei por decidir aumentar o ritmo e tentar apanhar quem ia mais à frente só para testar as pernas. Afinal, sábado foi dia de tareia. Lá consegui fugir do grupetto com o meu irmão, mas também não me serviu de muito. A subida parecia fácil, mas a parte final custou um bocado porque era mais inclinada do que parecia.

Entretanto acabamos por perder o grupo da frente de vista. Fizemos a descida e uma (muito) longa recta, para depois virarmos a sul e lá nos deparámos com uma das partes mais engraçadas do percurso. A passagem para a outra margem era feita pelo meio dos arrozais, de maneira que tivemos de parar para tirar umas fotos.

VIRB0304.jpg


VIRB0314.jpg


VIRB0320.jpg


Continuámos a pedalar e logo de seguida o grupetto apanha-nos e fomos seguindo com eles até ao primeiro empeno do dia. Não estava à espera de apanhar nenhum murito, muito menos logo ao início. O meu irmão arrancou logo no início da subida e foi seguido por um senhor que ia num BTT e eu tentei impor o ritmo possível. Consegui ultrapassar 2 senhoras, uma delas só dizia 16%! 16%! e eu só pensava em tentar controlar a respiração. Acabei por terminar a subida na roda da outra rapariga. No final da subida ela ficou à espera dos colegas de grupo e estavam lá mais 3 ciclistas parados. Um deles tinha um problema mecânico e os outros 2 estavam a ajudar.

Começámos a descer e pouco depois o rapaz que tinha tido o problema mecânico passa por mim a abrir e ainda faz uma razia bem perigosa ao meu irmão, não sei como não caíram os dois. Este tipo de comportamentos é totalmente desnecessário num passeio onde não existe sequer classificação...

Assim que a descida acaba, começamos a subir de novo e o grupetto junta-se a nós. Fomos pedalando juntos e como era uma inclinação baixa, aproveitei para mirar as máquinas do pessoal...

(Continua)
 

Carolina

Well-Known Member
O ciclista que seguia na frente tinha com um equipamentozinho da EFAPEL e uma Scott Foil das antigas, a única Scott que o @albertosemcontador sempre gabou. Ele ia a trocar palavras com uma das senhoras e ela tinha uma Trek azul e branca. Neste momento, deu-se um pequeno clique na minha cabeça e comecei a pensar para mim: “Epa, o @Armando lá do fórum aparecia com um equipamento da EFAPEL no avatar e ele tinha uma Scott Foil das antigas… Se bem me lembro, ele é desta zona...E a mulher dele, a Milu, tinha uma Trek azul e branca muito parecida com aquela...” Subi ligeiramente o ritmo para me colocar ao lado dele...

“Olhe, por acaso não é o @Armando?”
Olha para mim com cara de espanto… ”Sou!”
“Prazer. Carolina.” E pronto, há malta do fórum por todo o lado! :D

Lá fomos à conversa uma data de tempo pelo meio dos arrozais. Quando havia subidas e alguém do grupo ficava para trás o @Armando ficava à espera e eu fui seguindo. Acabávamos sempre por nos juntar a seguir porque nos apanhavam nas zonas planas.

VIRB0330.jpg


VIRB0338.jpg


VIRB0345.jpg


VIRB0349.jpg


VIRB0355.jpg


VIRB0356.jpg


VIRB0366.jpg


Um pouco mais adiante, numa descida, ia a seguir o trajecto pelo GPS e enganei-me no caminho. Até este ponto não tinha achado estranho o Edge só mostrar o trajecto e não mostrar o resto das estradas. Decidi tirar o zoom automático e fiz zoom out uma série de vezes até me aparecer do lado direito uma zona a indicar Pombal. Só depois é que me lembrei que por causa da falta de memória do Garmin eu não tinha o mapa daquela zona.

Até à zona de Vila Nova de Anços os dois percursos eram iguais. Foi aqui que nos separamos do grupo do @Armando e seguimos para norte em direcção a Montemor-o-Velho. Antes de passar para a outra margem fizemos uma pequena paragem num café para comer qualquer coisa e ir à casa de banho.

VIRB0383.jpg


VIRB0398.jpg


Quando estávamos a passar para o outro lado começaram a passar por nós vários grupos de ciclistas.

VIRB0399.jpg


Vinham todos do percurso grande e eu ainda estava cheia de força :cool:

VIRB0410.jpg


(Continua)
 

Carolina

Well-Known Member
Voltamos a apanhar a recta longa que referi ao início e à chegada de Maiorca viramos para a Serra de Castros (cof cof QOM cof cof :rolleyes:). A subida era bastante acessível, ~2 kms a 4% com uma zona de 7% pelo meio, mesmo ao meu jeito :p

Antes de virar para a subida avistei, pela segunda vez durante o percurso, uma embalagem de gel/barra energética vazia no meio da estrada. Não percebo… :mad:

Chegados à entrada da Figueira viramos a norte para encarar a última subida do dia, a Serra da Boa Viagem. Mais uma vez, uma subida como eu gosto, longa e com pendente baixa, ~7 kms a 3%, os primeiros 2,5 kms eram a 5%.

Como referência, até este ponto, o meu irmão fez todas as subidas mais rápido que eu. Ora, ainda nem tínhamos chegado a meio e eu começo a estranhar ele ir atrás de mim… Depois também comecei a estranhar o silêncio… Olho para trás e não está lá ninguém! Fiquei espantada e coloquei logo vários cenários:
  1. furou
  2. saltou a corrente
  3. partiu a corrente
  4. caiu
  5. um carro bateu-lhe
Continuo a pedalar e também a olhar constantemente para trás. Ao fim de algumas curvas e contra-curvas lá o consigo avistar. Vinha com uma pedalada forçada e com um ar cansado. Parei para esperar por ele...

Eu: “Então, o que é que aconteceu?”
Ele: ”Epa, esta subida é horrível!”
Eu: ”Hein?! Estás a gozar, esta subida é uma cagada! Isto nem sequer é inclinado! Estás na mais leve? Bota cadência nisso!”
Ele: ”Não dá. Estou todo rebentado. Pensei que era para seguir em frente em direcção à meta, depois viraste à direita e começaste a subir. Eu pensei logo, o que é que ela está a fazer!!!! Esta porra nunca mais acaba!”
Eu: ”Então mas tu não olhaste para o GPS? Não viste que ainda faltavam 15 kms? Claro que não era para ir em frente. Eu disse-te que íamos ter de subir a serra para ir ao miradouro.”

E pronto, ele lá foi a morrer subida acima e eu ainda tive de parar mais duas vezes para esperar. (Fiquei um bocado lixada porque podia ter sacado QOM lolol). O que vale é que a última paragem foi numa zona com vista para a Figueira e uns metros à frente havia um café onde ele comeu um bolo e bebeu um leite com chocolate.

ljhlXCiIY4WP0CrGZJpYHv_lQZdWwRxnCY6DSB2bLQY-2048x1536.jpg


A última parte da subida era muito mais soft e valeu bem a pena ir até ao miradouro que dava para as matas nacionais!

VIRB0421.jpg


VIRB0427.jpg


Depois foi descer até Buarcos e seguir para a meta. O piso da descida estava em mau estado, mas também foi da maneira que deu para apreciar melhor a paisagem e ainda parámos outra vez para a foto.

VmHvRu733Ntmy1XIwXLZnX_MbdnMokwpKbt3LbBL0iM-2048x1536.jpg


Na chegada a Buarcos havia uma zona em obras e tinha de se fazer um desvio que não estava previsto no percurso do GPS. Andámos lá um bocado às voltas, meio perdidos, até que acabámos por fazer uns 50 metros em sentido contrário para ir dar à recta final.

Na meta estava uma rapariga da organização a entregar as medalhas de finisher e outra a tirar fotos (ainda não colocaram no facebook). Dentro do pavilhão havia bifana no pão, batata frita, bolinhos de coco, água, sumo e cerveja, tudo à descrição. As bifanas estavam muito boas e deu basicamente para almoçar.

JSeO--6kKgyEJ2Ly4OWU7cxyD-Uns75dsJ6alPzP9Dw-1536x2048.jpg


E pronto, assim terminou a Clássica. Pouco mais de 100 kms em 6 horas certinhas (inclui 40 minutos parados).

Adorei todo o percurso, só ali entre a entrada para a Figueira e o início da subida para a Serra da Boa Viagem, é que havia mais carros. No resto do percurso acho que passei por mais tractores do que carros! Paisagens fantásticas, piso em bom estado e subidas para todos os gostos.

A organização está de parabéns, especialmente considerando que se tratou de um evento gratuito. O ficheiro .gpx fornecido tinha a localização de fontes e pastelarias/cafés e ainda tiveram o cuidado de colocar avisos para curvas apertadas e as saídas nas rotundas. Ao longo do percurso também foram colocadas setas para os mais distraídos não se perderem.

Sem dúvida que conto repetir a Clássica nos próximos anos, tenho é de ver se meto o meu irmão a andar como gente grande.

Volta (inclui mais algumas fotos): https://www.strava.com/activities/966183325
 

fcsaimon

Well-Known Member
No outro dia nem me tinha apercebido onde iria passar a prova e pensei que fosse mais para os lados de Coimbra o_O dai ter falado que a Figueira e Monte Mor o Velho era uma volta porreira :D desculpa lá qualquer coisinha eheh

Espectáculo, muito bom, isto é que é um relato e com fotos a maneira

A zona dos arrozais é realmente gira e as vistas da serra da Boa Viagem nunca desiludem assim como a zona costeira

E já agora também têm por lá umas marisqueiras maravilhosas

Obrigado pela partilha e parabéns pela evolução
 

Skyforger

Active Member
II Clássica Baixo do Mondego



Quando voltamos ao carro para ir buscar as bicicletas o parque de estacionamento já estava mais composto com a malta a preparar as bicicletas, calçar sapatos, etc. Entretanto, ao nosso lado, estacionou um senhor que tinha uma Colnago Master X-Light que me roubou o coração (a bicicleta, não o senhor :p). Quem quiser ver uma igual é só ir espreitar o tópico do @Skyforger. Só posso dizer que as fotos não fazem justiça!


(Continua)

Bem, agora senti-me visado :)
Primeiro, já me fizeste sentir velho...O senhor está no céu. :p
Segundo, a bicicleta que tu viste não é igual à minha...era mesmo a minha :) e o respectivo dono.
Terceiro, confesso que quando olhei para ti, uma vez que por coincidência estacionámos lado a lado, tive a sensação que te conhecia de algum lado sem saber bem de onde. Depois, já durante a volta, fez-se um click e associei-te ao fórum, confirmando-se agora que estava certo. Durante o percurso nunca mais te vi, caso contrário tinha metido conversa.
Por último, fico feliz por saber que gostaste do evento e do percurso. Nada tenho a ver com a organização, mas grande parte do percurso foi feito por estradas que me são muito familiares, uma vez que vivo a 20km da Figueira da Foz.

Foi a minha primeira participação e devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido pela moldura humana, pela simpatia e profissionalismo de toda a organização e pelo espírito geral do evento. Agrada-me o facto de não ter carácter competitivo, de apelar à autonomia de cada um (embora a organização tenha sinalizado o percurso, o que não era sua obrigação uma vez que o percurso seria guiado por gps) e de contornar o óbvio e embrenhar-se em estradas e caminhos com pouco movimento automóvel e rodeados de excelentes paisagens. A Serra da Boa Viagem foi a cereja no topo do bolo e a ida ao miradouro da Bandeira é obrigatória. Pena que a subida do percurso que fizeste tenha sido feita pelo lado menos agradável. Experimenta a subida da encosta virada a norte, do lado de Quiaios, por onde subia o percurso mais longo. Muito mais interessante. De resto, é de louvar a forma como um evento totalmente gratuito consegue proporcionar um dia de pedalada e de convívio tão ou mais memorável que muitos dos que são pagos a peso de ouro!
E, já agora, parabéns pela conquista e avisa quando vieres para estes lados ;)
 

Carolina

Well-Known Member
@fcsaimon, não tens de pedir desculpa nenhuma, eu na altura também não tinha olhado para o percurso com muita atenção, ainda por cima é uma zona onde nunca tinha ido.

@Skyforger, ahahah afinal não me cruzei só com o Armando!

Por acaso ainda pensei que podia ser de alguém aqui do fórum, mas não me lembrava de quem. Tive de ir à secção de Análises&Testes para ver de quem era a Colnago. Inicialmente até pensei que era do grouk, mas afinal não, a dele é outra.

Supostamente devia ter dado outra volta pela zona no dia seguinte e tinha pensado incluir essa subida, mas depois desistimos da ideia. Eu fiquei muito queimada na cara e o meu irmão nos braços e pernas.
 

MigC77

Well-Known Member
Em relação ao teu irmão já te disse que tens que começar a trazê-lo. Ele que não se cuide não... daqui pouco não consegue seguir a tua roda ;)
 

Carolina

Well-Known Member
Convido-o sempre, mas o que é que se há de fazer... também quando pega na de estrada faz pouco mais de 30 kms. Dantes ainda fazia uns 70 kms com regularidade, mas como agora nem isso, perde logo a endurance.
 

jpacheco

Well-Known Member
Muitos parabens Carolina. Encontras-te pelo caminho um belo par... o Armando á uns valentes meses tem sido um verdadeiro Gentlemen no suporte ás meninas. Acho que encontrou a verdadeira vocação :p
 

jocarreira

Well-Known Member
Também por lá andei, infelizmente envolvi-me numa queda quando o "pelotão" seguia compacto e fiquei com uns arranhões valentes. Apesar de ser um passeio e não ter carácter competitivo é normal juntar-se um bom pelotão e basta uma distração ou um movimento mais brusco de alguém à frente para haver uma reação em cadeia. Infelizmente não me consegui desviar e fui ao chão.

Pontos positivos:
  • o percurso - estradas com pouco movimento e boas paisagens;
  • a organização - aquelas pessoas que dedicaram o seu tempo sem pedir nada em troca;
Pontos negativos:
  • a falta de juízo de alguns - tal como referiste a razia que fizeram ao teu irmão;
  • lixo para o chão - a organização deu águas num certo ponto do percurso e mais à frente vi garrafas a serem atiradas para a berma/campos agrícolas.
 

GMQ

Well-Known Member
Parabéns Carolina pela prova e pelo excelente testemunho. Os treinos e as voltas que fazes aos fins-de semana estão a revelar-se produtivos. Agora é manter a dinâmica e procurar melhorar. Isto há malta do forum de todos os quadrantes do País. Tens que pôr o teu irmão a mexer para ele não ter encontros com o Poderoso Thor. LOL
 

Carolina

Well-Known Member
Obrigado a todos :)

@jocarreira, o importante é que não te aleijaste. Eu deixei o grupo grande seguir na frente precisamente para evitar confusões. Nunca andei em grupos grandes e ainda acabava por cair ou provocar algum acidente.

Quanto aos pontos negativos, infelizmente ainda há malta que não sabe distinguir um passeio de uma competição/treino.

LOOL essa do thor está muito boa :D
 
Top