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Problema com mudanças

The_Command

New Member
Boas...

Ontem na minha volta matinal fiquei sem possiblidade de reduzir mudanças na pedaleira. De inicio achei que teria sido a manete partida ou algo de género.
Quando cheguei a casa desmontei o esticador dianteiro e reparei que estava a funcionar na perfeição, assim como a manete, tudo funcionava perefeitamente bem.
Após voltar a montar tudo no sitio voltei a meter a mudança no prato maior, mas depois voltei a não conseguir reduzir.
Alguém me poderá dar uma ajuda do que será! Será que é uma questão de afinação ou será a manete ou desviador estragados.
 

The_Command

New Member
O desviador funciona perfeitamente, mas assim que lhe meto o cabo para o ligar a manete, ele mete mudanças mas não reduz. Se tiver só o desviador na mão puxo para fora e ele recolhe para dentro assim que largo.
 

Carolina

Well-Known Member
se em separado funcionam bem deve ser um problema de afinação, digo eu. em último caso leva a bike a um mecânico.
 

imendes

Member
Existia um problema com a manete esquerda (Shimano 105 e Ultegra) em algumas versões. E o problema era mesmo esse. Não fazia a redução. Tinha a ver com um parafuso o qual servia de eixo para todo o mecanismo. Esse parafuso, com o uso continuado, ia-se desenroscando até ao ponto de o mecanismo avariar. Por vezes nem tinha conserto.
A Shimano resolveu o assunto, colocando cola específica nesse dito parafuso, para este não ir desenroscando. Há alguns vídeo no youtube a reportar isto.
Pode não ser este o caso, mas aqui fica a informação.
 

fogueteiro

Active Member
Tenta outra possibilidade.

Retira o cabo da espiral, limpa e lubrifica bem e torna a apertá-lo. Muitas vezes é sujidade/água ou humidade dentro da espiral que trava o cabo de retroceder.

Apenas mais uma dica.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Leva a um mecânico credenciado!! Alguém que sabe o que está a fazer!! Às vezes gasta-se mais a "inventar" em casa, do que levar a alguém que sabe o que está a fazer!! Tempo e dinheiro!!

Um gajo que sabe o que está a fazer, nessas circunstâncias muitas vezes só precisa de uma chavezinha de estrela e apontar a cruz certa do desviador para o sítio certo, que na maior parte das vezes é uma precisão milimétrica!! Na maior parte é só isso que é preciso!!

E eu acho que o problema é esse!! Não devias ter desmontado nada ou mexer!! Devias de ter ido logo a um mecânico decente, pois acho que no teu caso era só isso que era preciso!

E quem faz isso! Com um bocado de sorte até nem te leva nada!

Grande abraço...
 

The_Command

New Member
Bom dia.

Obrigada pela ajuda. O problema está resolvido, vi se estava alguma coisa partida na manete etc e limpei tudo e ficou a funcionar. :)
 

Bernalve

Well-Known Member
Nestes últimos tempos ao mudar de mudança na de trás para a direita (pôr uma mais pesada), preciso de fazer dois clicks para conseguir mudar. Se fizer só um click o desviador/corrente faz um barulho e a mudança não muda. Eu levei a bicicleta ao mecânico para mudar de cassete que já precisava, mas no entanto o problema continua. A corrente ainda está boa, penso assim que o problema deve ser do desviador e terei de comprar um novo?
 

Duke

Well-Known Member
normalmente quando se muda de cassete também se muda de corrente para evitar estas desafinações. no entanto se a cassete que meteste é igual a que tinhas eu diria que isso resolve-se com afinação.
 

GMQ

Well-Known Member
Parece-me um problema de afinação. Partilho a opinião do Duke, pelo que tenha aprendido a cassete e corrente devem ser substituídas em simultâneo. Eu neste Natal tive que subsituir toda a transmissão da minha (campy xenon) e ficou a funcionar nas horas.

Mas se quem te fez a reparação assim não o fez, é porque se calhar sabe o que está a fazer. Procura um mecânico.
 

GMQ

Well-Known Member
Já agora o mecânico na altura foi informado desse problema? Esse problema acontece em qualquer tipo de piso (plano ou inclinado)? Quando a bike está no descanso sucede o mesmo problema se mudares as mudanças?
 

GMQ

Well-Known Member
Era mesmo nisso que estava a pensar.

Alguém dê o contacto de um mecânico ao Bernardo

Abraço
Eu acho que é o mais sensato. Na zona de Lisboa o que não deve faltar são mecânicos. O problema é que às vezes olham para as coisas isoladamente sem verem o todo. Um gajo diz-lhes mude a cassete e o tipo faz e não olha ao resto. Eu sei que isso acontece para evitarem comentários tipo mas quem lhe encomendou o serviço.... Eu gosto de um mecânico que faça aquilo que lhe é pedido e dê uma visão à máquina. Antes da época natalícia decidi levar a menina ao dr porque fazia uns estalidos quando pedalava em pé ( o eixo pedaleiro entregou a alma ao criador) e fazer uma consulta geral, lubrificação, etc. O tipo assim fez reparou que tinha sido pedido, lubrificação e verificou também que a transmissão estava gasta. Quando fui buscar a menina alertou-me para isso pedi um orçamento e ele deu-me. Fui logo alertado que nem valia a pena considerar isto ou aquilo da transmissão que aquilo tinha que ser tudo para ficar como deve ser. E assim o fiz.
Agora existem alguns mecânicos ou por excesso de trabalho ou porque não querem correr o risco de levar com respostas atravessadas e fazem aquilo que se lhes pede e mais nada. Acho que o mecânico verificar isto ou aquilo, que até às vezes ressalta à vista, não encarece mais o serviço e ao fim e ao cabo o cliente até fica feliz, como é o meu caso porque fui alertado para evitar sprintar porque a corrente poderia partir (acho que aqui foi excesso dele, mas aceitei.

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Bom ano a todos!

Vamos lá passo a passo e vamos deixar-nos de mantras: “Quando se muda a k7 deve-se mudar a corrente”

Isso poderá ser assim ou não… Por exemplo se um tipo tiver 2 jogos de rodas (cada um com sua k7) que vá alternando, provavelmente a corrente desgasta-se antes que qualquer umas das k7… Logo essa “regra” deixa de fazer sentido.

Tanto quanto sei o Bernalve tem 2 jogos de rodas: umas C24 e umas Aksium. Correcto? Depreendo que cada uma tenha o sua k7… O desviador foi afinado para trabalhar com que rodas? Com as C24 ou com as Aksium? O problema pode estar aí…

Antes de te pores a comprar correntes, etc… como já foi dito leva isso a um mecânico profissional, que te veja o desgaste da corrente e te afine o desviador. Isso deverá resolver-te o problema. Se tiveres que trocar o desviador também te dirá…

Por último um conselho: deixa de levar a bike a esse “mecânico”… Se só levaste a roda traseira para trocar a k7, se o gajo fosse competente e quisesse fazer um bom trabalho tinha-te dito que tinhas que levar a bicicleta para depois afinar a transmissão. Se levaste a bike e ele trocou a k7 sem sequer depois verificar que a transmissão está a funcionar correctamente para eventualmente fazer uma pequena afinação, devias voltar lá e reclamar… mas mais uma vez pecou de falta de brio profissional.

Abraço
 

Wawando

Well-Known Member
Bernardo, passa pela Avalanche ou Tangerina, 1 min e isso está identificado... Se nos cruzarmos apita, tb posso dar uma espreitadela (disclaimer sou eu que "trato" das minhas meninas mas não sou mecânico).
Bom ano!!!
 

grouk

Active Member
Esse problema custa 1€ a resolver. É o cabo, o que se passa é que ao descer no desviador o cabo deve ficar ligeiramente preso devido ao uso e desgaste e o desviador não desvia na totalidade ficando um cagagesimo acima e a mudança não entra. Para cima não acontece porque como somos nós a puxar a manete essa mínima prisão que o cabo tem não é notória. Troca o cabo e o laço da espiral e tens mudanças como novas.
 

lgass

Well-Known Member
se ficarem a funcionar como as do grouk ficas com as mudanças a mandar martelada a sério ;) a bike dele é vistosa, não pode chupar-rodas pois o cubo ouve-se bem (bem bonito o som) e as mudanças mandam uma martelada. tudo para chamar a atenção ;)

agora mais a sério, ou cabos ou simples indexação diria eu... seja como for é por nas mãos de quem sabe... mecânico ou não
 
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