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Canyon - garantia de quadro

MiGuEl_82

Well-Known Member
Há uns anos parti um quadro de alumínio da Specialized, de BTT, em 3 sítios: em ambas as escoras e no tubo do selim. Era o modelo Rockhopper, pensado para uma utilização mais recreativa, mas com o qual já fazia trilhos bastante agressivos em Sintra.

A Specialized assumiu sem colocar qualquer questão e honestamente não me escandalizaria se não o tivessem feito, dada a utilização que dava à bicicleta...

A Canyon infelizmente em termos de garantias tem uma péssima fama.
 

RTC

Moderador
Staff member
Isso está feio mas tanto pode ser mera tinta estalada como um defeito estrutural (ou não)
Seja como for o que a marca tinha que fazer para confirmar era recolher o quadro para análise. Mandar logo essa resposta é mau sinal e deixa antever que o processo de garantia da Canyon é "diferente" das outras marcas, daquelas que se paga muito sem razões para isso.

@jpacheco esse teu amigo voltou a andar depois de ter visto isso?
 

jpacheco

Well-Known Member
esse teu amigo voltou a andar depois de ter visto isso?
Népia, depois de ver parou logo a bicicleta e tem andado com uma emprestada.

Entretanto ele já enviou resposta a pedir mais esclarecimentos, e a confirmar as informações que aqui foram dadas:

- que nunca mudou movimento pedaleiro
- que só usa a bicicleta para pedalar
- e aquelas "tretas" do descontentamento por estarem atirar por alto só com base nas imagens´
- e "ameaçar" recorrer a outras instâncias caso não revejam o caso dele...

Vamos ver se respondem mais favoravelmente, se não acho que vai seguir a dica do @NULL e recorrer á resolução de litígios da EU. Mas se houver outras não judiciais que o pessoal conheça que avise sff!
 

jpacheco

Well-Known Member
Update:

Pelos vistos na Canyon não podem fazer mais nada. Disse o "João" que "em casos duvidosos pedem-nos sempre mais fotos pormenorizadas o que neste caso não aconteceu".

O que deixa a pensar que as fotos eram boas e não tiveram dúvidas.

Entretanto o meu meu amigo já abriu uma reclamação no Centro de europeu do consumidor aqui sugerido. Se houver mais desenvolvimentos irei colocar aqui.

No entanto, e conhecendo a pessoa em causa, tenho a certeza que não houve maus tratos ou má utilização da bicicleta, só me resta tirar uma ilação pessoal, que Canyon nunca! Só se for dada mesmo!
 

NULL

Moderador
Staff member
Update:

Pelos vistos na Canyon não podem fazer mais nada. Disse o "João" que "em casos duvidosos pedem-nos sempre mais fotos pormenorizadas o que neste caso não aconteceu".

O que deixa a pensar que as fotos eram boas e não tiveram dúvidas.

Entretanto o meu meu amigo já abriu uma reclamação no Centro de europeu do consumidor aqui sugerido. Se houver mais desenvolvimentos irei colocar aqui.

No entanto, e conhecendo a pessoa em causa, tenho a certeza que não houve maus tratos ou má utilização da bicicleta, só me resta tirar uma ilação pessoal, que Canyon nunca! Só se for dada mesmo!

Quanto ao centro europeu... bem... que não espere muito. Findo o prazo de resposta e não havendo resposta por parte do fornecedor limitam-se a dizer que não podem ajudar mais, têm que ir por via judicial.
 

Duke

Well-Known Member
Update:

Pelos vistos na Canyon não podem fazer mais nada. Disse o "João" que "em casos duvidosos pedem-nos sempre mais fotos pormenorizadas o que neste caso não aconteceu".

O que deixa a pensar que as fotos eram boas e não tiveram dúvidas.

Entretanto o meu meu amigo já abriu uma reclamação no Centro de europeu do consumidor aqui sugerido. Se houver mais desenvolvimentos irei colocar aqui.

No entanto, e conhecendo a pessoa em causa, tenho a certeza que não houve maus tratos ou má utilização da bicicleta, só me resta tirar uma ilação pessoal, que Canyon nunca! Só se for dada mesmo!
ja conseguiram perceber se aquilo é mesmo carbono rachado ou é apenas tinta?
 

JBG

Well-Known Member
@jpacheco sinceramente, não acredito mto que seja estrutural, deve ser apenas tinta. No entanto, dados os factos relatados eu, no lugar do teu amigo mandava tirar o movimento pedaleiro para analisar o interior. Caso estivesse tudo bem, mandava pintar aquela zona e não pensava mais nisso.

Nas garantias é tudo muito bonito, especialmente as "vitalicias", mas o que vale mesmo são os 2 anos obrigatórios, a partir daí fica ao critério das marcas e das letrinhas mto pequeninas dos termos e condições.
 

jpacheco

Well-Known Member
Ele ainda nem mexeu naquilo. E enquanto andar a tentar a garantia não deverá mexer. Mas já deram grandes ideia, obrigado. Noto pela conversa que ele já não tem grandes esperanças e nota-se o desanimo. Entretanto já arranjou bike para andar não ficou enrascado e isso é muito importante no meio disto tudo :D

Ele faz intenções de tentar reparar se possivel e nessa altura irá tirar o BB e desmontar tudo para o efeito. Quando isso acontecer tento enviar fotos para o pessoal ver.
 

Duke

Well-Known Member
ele que verifique se é so pintura estalada e se for, que mande pintar a bike, aconselho o inBicla, pode pintar a bika com a cor da moda ou a dos sonhos dele.
penso que fica bastante em conta a pintura nova

se ele nao quiser gastar tanto penso que é relativamente facil pintar so aquela zona e nem se vai notar que foi repintada
 

joseruivo

Well-Known Member
@jpacheco sinceramente, não acredito mto que seja estrutural, deve ser apenas tinta. No entanto, dados os factos relatados eu, no lugar do teu amigo mandava tirar o movimento pedaleiro para analisar o interior. Caso estivesse tudo bem, mandava pintar aquela zona e não pensava mais nisso.

Nas garantias é tudo muito bonito, especialmente as "vitalicias", mas o que vale mesmo são os 2 anos obrigatórios, a partir daí fica ao critério das marcas e das letrinhas mto pequeninas dos termos e condições.
Conheço quem tenha partido 2 ou 3 quadros Specialized de BTT em carbono, até agora deram-lhe sempre um novo.
 

JBG

Well-Known Member
Tirado do site da canyon:

(5) In addition to the statutory warranty, we voluntarily grant for 2008 models and onwards an extended guarantee of 6 years in total from the date of purchase (5 years for all models prior to 2008) for Canyon frames and Canyon forks on road and triathlon machines as well as on mountainbike frames, excluding bearings and shocks as well as damages to the paintwork/anodisation.

https://www.canyon.com/en-pt/about/terms-conditions.html


Para enquadrar uma garantia "vitalicia", tirado do site da Giant (US):

Limited Warranty. Paint finish and all other original components, and all repair parts, replacement parts, and accessories, are warranted to be free from defects in material or workmanship for a period of one (1) year from the original date of purchase.

https://www.giant-bicycles.com/us/termsconditions
 

edununo

Well-Known Member
Eu sou o rei dos quadros estalados. :)
Em 2 meses foram 2 Mondraker Podium. Um partiu-se todo e o outro apareceu com um "risco" na pintura.
Em tempos foi um BH Ultimate RC de btt.
Recentemente recebi um quadro novo Giant Defy por uma estaladela na pintura.
E também recebi um quadro Trek Madone de 2013 pois o de 2008 que tive, ganhou folga no BB e o pressfit ficava largo.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Tirado do site da canyon:

(5) In addition to the statutory warranty, we voluntarily grant for 2008 models and onwards an extended guarantee of 6 years in total from the date of purchase (5 years for all models prior to 2008) for Canyon frames and Canyon forks on road and triathlon machines as well as on mountainbike frames, excluding bearings and shocks as well as damages to the paintwork/anodisation.

https://www.canyon.com/en-pt/about/terms-conditions.html


Para enquadrar uma garantia "vitalicia", tirado do site da Giant (US):

Limited Warranty. Paint finish and all other original components, and all repair parts, replacement parts, and accessories, are warranted to be free from defects in material or workmanship for a period of one (1) year from the original date of purchase.

https://www.giant-bicycles.com/us/termsconditions

A questão é sempre a mesma, mesmo que seja apenas pintura (ainda não se sabe) é uma questão normal de uso? São devido a pedras, pancada normais da utilização da bike ou são defeito de fabrico e devido a qualidade da mesma?

Acho que é fácil perceber qual das opções é, e depois cabe a marca dar garantia pela qualidade do seu material ou fugir de responsabilidades o mais depressa possivel e não apoiar os seus clientes.

Em relação à Canyon sei qual é, além da qualidade do "apoio ao cliente em Portugal" que qualidade e apoio que dão das várias interacções que conheço
 

gfrmartins

Well-Known Member
A questão é sempre a mesma, mesmo que seja apenas pintura (ainda não se sabe) é uma questão normal de uso? São devido a pedras, pancada normais da utilização da bike ou são defeito de fabrico e devido a qualidade da mesma?

Acho que é fácil perceber qual das opções é, e depois cabe a marca dar garantia pela qualidade do seu material ou fugir de responsabilidades o mais depressa possivel e não apoiar os seus clientes.

Em relação à Canyon sei qual é, além da qualidade do "apoio ao cliente em Portugal" que qualidade e apoio que dão das várias interacções que conheço

Eu já relatei aqui a minha historia com a Ribble, no quadro que tinha começaram a aparecer umas manchas, entrei em contacto, pediram umas fotos (sem aquele ar de ja estarem a desconfiar) enviei, assumiram que era devido ao material ou pintura e não por uso, ou algo que tenha feito, assumiram os custos de transporte, de desmontagem da bike, enviaram um quadro novo e ainda pagaram metade do valor de customização da pintura.

Outras marcas, a primeira coisa é dizer azar, não está ao abrigo da garantia apesar de não ser mau uso e ser problema do material, fabrico ou má qualidade
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Eu sou o rei dos quadros estalados. :)
Em 2 meses foram 2 Mondraker Podium. Um partiu-se todo e o outro apareceu com um "risco" na pintura.
Em tempos foi um BH Ultimate RC de btt.
Recentemente recebi um quadro novo Giant Defy por uma estaladela na pintura.
E também recebi um quadro Trek Madone de 2013 pois o de 2008 que tive, ganhou folga no BB e o pressfit ficava largo.

Tanga! Isso é só forma de ires renovando o material sem gastar nada!! :cool:
 

JBG

Well-Known Member
A questão é sempre a mesma, mesmo que seja apenas pintura (ainda não se sabe) é uma questão normal de uso? São devido a pedras, pancada normais da utilização da bike ou são defeito de fabrico e devido a qualidade da mesma?

Acho que é fácil perceber qual das opções é, e depois cabe a marca dar garantia pela qualidade do seu material ou fugir de responsabilidades o mais depressa possivel e não apoiar os seus clientes.

Em relação à Canyon sei qual é, além da qualidade do "apoio ao cliente em Portugal" que qualidade e apoio que dão das várias interacções que conheço

Não era esse o espirito do meu post. Ali está claro que os termos e condições mudam após o prazo obrigatório. Mudam para a Canyon como mudam para as outras marcas.

Não vale a pena estarem a comparar com garantias dentro dos 24 meses obrigatórios.
 

jpacheco

Well-Known Member
@jpacheco como ficou a situação do teu amigo?
Preencheu o formulario para a resolução de litígios da EU. Mas ainda nao sei se ja lhe responderam. Sao coisas demoradas. Amanhã vou estar com ele e já faço o ponto de situação. Qualquer das formas começa-se a desenhar um caso perdido a menos que invista judicialmente. E nao me parece que ele estará disposto a isso. Acho que só lhe resta mostrar algum descontentamento pela marca.

Entretanto ja anda com uma scott foil todo contente... gastou uma porrada de dinheiro, dinheiro esse que nunca mais será gasto numa canyon. Poderiam até ter oferecido condições iguais aos do "crash replacement" por ser cliente ou uma promo especial mas nem isso.
 
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