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Upgrade á fininha

dimark1978

Active Member
Á já algum tempo que não escrevia, mas volta e meia venho sempre ler o que se vai passando por aqui.

Quando falamos em upgrade e temos orçamentos muito limitados é sempre complicado perceber por onde começar.

Em 2015 comprei uma Btwin Triban 500, muito básica mas quando somos casados e temos filhas pequenas, acho que não devemos ter as prioridades trocadas. O orçamento não dava para mais e havia muito treino pela frente. Adoro pedalar mas não faço tanto o quanto devia. Faço Ultra Trails e comecei a fazer alguns Triatlos Longos, o focu sempre mais na endurance.

Atualmente pretendo fazer um upgrade na bicicleta (o ideal seria trocar de bicicleta mas o orçamento ...). Optei por á medida do possível ir comprando todo um grupo 105 e realizar um upgrade sem recurso a créditos.
 

Mendas

Well-Known Member
Á já algum tempo que não escrevia, mas volta e meia venho sempre ler o que se vai passando por aqui.

Quando falamos em upgrade e temos orçamentos muito limitados é sempre complicado perceber por onde começar.

Em 2015 comprei uma Btwin Triban 500, muito básica mas quando somos casados e temos filhas pequenas, acho que não devemos ter as prioridades trocadas. O orçamento não dava para mais e havia muito treino pela frente. Adoro pedalar mas não faço tanto o quanto devia. Faço Ultra Trails e comecei a fazer alguns Triatlos Longos, o focu sempre mais na endurance.

Atualmente pretendo fazer um upgrade na bicicleta (o ideal seria trocar de bicicleta mas o orçamento ...). Optei por á medida do possível ir comprando todo um grupo 105 e realizar um upgrade sem recurso a créditos.
Boas, antes de mais parabens pelo upgrade.

Antes do 105 a btwin tinha o k ? Sora ?
 

cconst

Well-Known Member
@dimark1978 tens duas formas de fazer a coisa:
1. Como estás a fazer (e como eu já fiz na bike de BTT em 2010)
2. Como eu fiz agora: juntei. juntei. juntei e namorei (tive um ano a namorar a bike). Na altura que me pareceu certa, fui à loja, perguntei quanto davam pela minha se comprasse a bike X nova.

Preferi a opção 2. Fiquei com uma bike de estrada toda atual (entreguei a minha triban 520 em troca por uma Giant TCR Advanced 2 de 2018, já com as de 2019 no mercado e acho que acabei por fazer um negócio muito interessante). No caso da de BTT, fiquei com um (já na altura) frankanstein, com um quadro de 2004, rodas de 2010, desviador deore invertido com manipulos lx... uma mescla. Tudo somado, teria dado para uma bike nova (com entrega da minha velha)

MAS como o orçamento é que manda e como no meu ponto de vista acho que estás a fazer uma boa gestão de prioridades, eu teria investido em rodas. Penso que nas rodas é onde se nota mais... um novo grupo dá-te mais suavidade, mas um grupo mais fraco bem afinado com umas rodas decentes...

Just my 50 cents.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Boas, antes de mais parabens pelo upgrade.

Antes do 105 a btwin tinha o k ? Sora ?
Não @Mendas , podes ver aqui

@dimark1978 não querendo criticar, acho sempre errado fazer esse upgrade e se for novo ainda mais

Ao fim ao cabo o que se ganha é no ego e alguma facilidade de meter e tirar mudanças, no andamento vai se ganhar pouco para além da facilidade por os saltos serem mais curtos

Agora quer é pedalada, se não o investimento ainda é pior
 

dimark1978

Active Member
Triban 500

Com uma transmissão tripla com pedaleira 50-39-30 e cassete 12-25. Microshift

O quadro não é assim tão pesado, penso que estará pelos 1,9kg mas todo o resto é robusto mas muito pesado
 

dimark1978

Active Member
Não @Mendas , podes ver aqui

@dimark1978 não querendo criticar, acho sempre errado fazer esse upgrade e se for novo ainda mais

Ao fim ao cabo o que se ganha é no ego e alguma facilidade de meter e tirar mudanças, no andamento vai se ganhar pouco para além da facilidade por os saltos serem mais curtos

Agora quer é pedalada, se não o investimento ainda é pior

Essa Triban já tem uma forqueta em carbono, a minha é em aluminio
 

Bernalve

Well-Known Member
Vou comprando peça a peça á medida que o orçamento permita e assim que possível instalo

Terás de mudar a transmissão quase toda, se mudas para um prato duplo 105, terás de mudar de manetes, desviadores, cassete para 11 velocidades, etc... Só se o mecânico conseguir colocar isso a funcionar dentro de limitações.
 

pratoni

Well-Known Member
Eu não percebi se vieste perguntar qual a melhor forma de fazer upgrade ou se é apenas uma crónica do upgrade à tua bicicleta.

No primeiro caso diria que cada um faz à sua medida, sendo questionável a forma que o estás a fazer, tal como podes ver pelo comentários anteriores.

Se continuares, não te esqueças de fazer o upgrade à peça principal, o quadro. :)
 

Bruso

Well-Known Member
Sinceramente eu só fazia o upgrade à transmissão se for possível comprar tudo de uma vez. Cassete, manetes, corrente, pedaleira e desviadores. Podes deixar os travões para mais tarde.

Se comprares peça à peça deverá te sair uns bons 20 a 30% mais caro.
 

dimark1978

Active Member
Sinceramente eu só fazia o upgrade à transmissão se for possível comprar tudo de uma vez. Cassete, manetes, corrente, pedaleira e desviadores. Podes deixar os travões para mais tarde.

Se comprares peça à peça deverá te sair uns bons 20 a 30% mais caro.

Sim, estou a adquirir o material á medida do possível mas a instalação será de uma só vez
 

dimark1978

Active Member
Eu não percebi se vieste perguntar qual a melhor forma de fazer upgrade ou se é apenas uma crónica do upgrade à tua bicicleta.

No primeiro caso diria que cada um faz à sua medida, sendo questionável a forma que o estás a fazer, tal como podes ver pelo comentários anteriores.

Se continuares, não te esqueças de fazer o upgrade à peça principal, o quadro. :)

O quadro que tenho pode não ser vistoso mas sinto-me confortável nele. Iria fazer um upgrade ao quadro só pela estética? Ou trocar por um quadro mais pesado só para ter uma marca mais conhecida?

A ideia do post é, visto ser um projecto ainda em andamento, poder estar aberto a alguma sugestão ou critica de algo que possa negligenciar ou fazer errado.

Eu tenho noção que com um crédito de 10 000€ ficaria mais bem servido, até porque tenho feito provas de triatlo e vejo bicicletas bem mais caras. Comprava uma cabra e problema resolvido.

Agora, tento ser realista, o orçamento é curto, a bike é confortavel mas com algumas limitações que o próprio material cria. Resolvi ir pelo caminho do upgrade.

Após ler muitos comentários, decidi que as rodas que já comprei são bem mais leves do que as minhas e muito fiáveis. Cassete ? existe muitas opções 11/28 11/30 11/32. Como as provas de triatlo que tenho feitas têm montanha mas a velocidade nunca pode ser esquecida optei por 11/28.

Agora ainda tenho muitas dúvidas na pedaleira, 34/50 36/52 39/53, ainda não me decidi, estou a pensar nas duas primeiras opções. A pedaleira que tenho tem 170 de medida, julgo manter.

E as duvidas continuam
 

pratoni

Well-Known Member
Por acaso até acho que os travões poderão dar uma melhor relação investimento/melhoria de comportamento do que propriamente o resto da transmissão.

Nestes modelos penso que os travões e as rodas devem ser os componentes onde se vai sentir mais o upgrade...
 

Carolina

Well-Known Member
Acho preferivel ires juntando €€ e depois compras o grupo todo de uma vez. Sai mais barato e também só o consegues montar todo de uma vez, portanto ir comprando às peças não tem vantagem nenhuma.
 

dimark1978

Active Member
Por acaso até acho que os travões poderão dar uma melhor relação investimento/melhoria de comportamento do que propriamente o resto da transmissão.

Nestes modelos penso que os travões e as rodas devem ser os componentes onde se vai sentir mais o upgrade...

Nas provas que fiz com a minha bike, sinto que com o acumular do cansaço as diferenças entre as desmultiplicações parecem cada vez maiores e isso provoca quebra de rendimento, daí estar a dar importância de passar de uma cassete de 8x para 11x
 
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