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12 velocidades - Campagnolo

joseruivo

Well-Known Member
Outro aspeto que achei interessante na notícia, ao que parece irão haver apenas 2 cassetes: 11-29 e 11-32. (Vai dar para os mais fracos sofrerem menos e os mais fortes atingirem mais velocidade de ponta.)

Acho que a Sram foi a primeira a ter uma cassete de estrada com 11-32 (Wi-Fli), entretanto a Shimano vai em 11-34 (Ultegra).
 

Wawando

Well-Known Member
O range é o mesmo... faz pouco sentido...
No btt com as 12x a Sram lançou a cassete 10-50 e isso sim vale a pena: com 500% range, com prato 34 à frente ficas com o mesmo range que com cassete 11-36 e 38x24 pedaleiro e com solução mais simples e mais fiável... ou seja passou tudo para o Eagle (eu incluido).
Assim... epa...
 

joseruivo

Well-Known Member
Já estava à espera que alguém dissesse isso :) Se os andamentos mais leves da cassete te permitirem passar de um 34/50 para um 36x52 ou 39x53 no pedaleiro, a velocidade de ponta pode ser maior

Assumi, mal, que a Campagnolo ainda não tinha cassetes na casa dos 30 dentes :oops:
 

nmt

Well-Known Member
Bem... eu continuo nas 10v e duvido que vá investir num grupo novo só como upgrade. Acima de tudo é importante, para mim, ter os extremos de andamentos que me permitam subir bem e rolar a fundo e neste momento acho que a minha transmissão chega bem para o meu nível de andamento: Shimano 105 5700, com pratos 50-34 e cassete 11-32. Mais velocidades apenas permitiriam menor salto entre andamentos, do que não sinto a mínima necessidade.
 

joseruivo

Well-Known Member
a unica vantagem no meu ponto de vista é um menor salto em andamentos, de resto nada de muito mais.

Até ver, é. Veremos como os fabricantes vão aproveitar a possibilidade técnica.
Parece pouco por mais um carreto, mas se pensarmos de 9 para 11, se calhar já estamos de acordo. Ora de 9 teve de passar para 10, também foi só mais um carreto, um passo intermédio.
 

joseruivo

Well-Known Member
Bem... eu continuo nas 10v e duvido que vá investir num grupo novo só como upgrade.

Concordo! Mas há-de haver quem vá a correr comprar uma bici nova por causa das 12v, ou quem já estando a pensar comprar agora espera por uma no mercado com 12v, em vez de comprar agora uma de 11v.
Tal como conheço que tenha trocado de BTT só para mudar de 11v para 12v
 

nmt

Well-Known Member
Concordo! Mas há-de haver quem vá a correr comprar uma bici nova por causa das 12v, ou quem já estando a pensar comprar agora espera por uma no mercado com 12v, em vez de comprar agora uma de 11v.
Tal como conheço que tenha trocado de BTT só para mudar de 11v para 12v
Tenho as minhas duas bikes de BTT com 2x10v. Na de all mountain, quando tiver de trocar cassete irei fazer o upgrade para 1x12v (baratinho, com cassete Sunrace 11-50), ficando com o material que retirar (manípulos e desviadores) para substituição na de XC, que manterei com 2x10v.
 

joseruivo

Well-Known Member
Tenho as minhas duas bikes de BTT com 2x10v. Na de all mountain, quando tiver de trocar cassete irei fazer o upgrade para 1x12v (baratinho, com cassete Sunrace 11-50).

Boa ideia! E vais ter de trocar de pedaleiro, ou adaptas o atual?
 

Wawando

Well-Known Member
Dá para adaptar. Eu mantive o meu pedaleiro porque tem o powermeter power2max. Tirei o prato de dentro, umas anilhas para afinar a posição da cremalheira (no meu caso 53mm do centro do quadro) e siga!
 

mariosimas

Well-Known Member
A vantagem da cassete de 12v na estrada, ao contrário do btt, é ter apartir de determinado carreto para baixo todos com diferença de apenas um dente.
 
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