• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Taras, Manias & Companhia.

cmgomes

New Member
A ideia é partilharmos os truques e algumas manias que temos antes das nossas voltas, treinos ou provas. Que rotinas fazemos para não nos esquecermos de nada e tudo corra pelo melhor.
Alguém se benze por exemplo? Conheço um colega que arranca sempre com o pé esquerdo (o direito no chão e o esq. no pedal).
Cá vai o meu contributo:
Antes de sair:
Custumo deixar de vespra a roupa em pilha por ordem de vestir, cuecas; meias; calções e jersei.
Oculos e o Cartão de Cidadão junto da chaves de casa e do telemovel, levo também um cartão que fiz no PC com o Nº de telefone de Casa e o Telemóvele o meu grupo sanguinio para alguma emergencia, e tenho num local secreto o Nº. de serie da bike. Bidon, as vêzes já estou montado na Bike quando me lembro dele, pelo que se alguém tem alguma estratégia para não se esqueçer dele sou todo ouvidos. A minha bike está na garagem, onde tenho também o capacete com as luvas dentro e os sapatos. As ferramentas estão na bolsa de selim que vistorio quando lavo ou lubrifico a boneca. Aquecimento rápido e arranco.
No fim:
Uma vista de olhos rapida na bike, deixo sempre os desviadores nos carretos mais pequenos,
bebo um pacote de leite com chocolate em busca de protainas (sou avesso a nutrição desportiva) alongar bem e depois a Cereja no topo do Bola, bela da banhoca.
Pronto acho que é tudo.
Agora é a vossa vêz, força.
 

fogueteiro

Active Member
Na vespera da saída, coloco tudo pronto: A roupa, os bidões cheios, e o pequeno almoço (No dia apenas junto o leite de soja), chaves, barras, etc, etc.

Nos arrumos, coloco o resto: Capacete, óculos, luvas, sapatos, etc.

Vejo sempre a pressão dos pneus.

O mais caricato, mesmo antes de saír de casa, tenho que ir sempre ao WC. ;););), quer queira quer não.
 

fmm

Member
Hehehehehe granda tópico.

Vamos la conhecer melhor as "pancadas" de cada um.
Pela parte que me toca, a roupa também é preparada de véspera, assim como a alimentação. Em relação ás bebidas só preparo momentos antes de sair.
Tenho algo esquematizado que faço sempre : sempre mas sempre coloco a câmara de ar suplente, respectiva bomba e óculos dentro do capacete quando termino a volta. Assim para mim é mais rápido na próxima vez que for andar pegar nestes objectos e leva-los sem nunca me esquecer.

Abraço e boas voltas.

Filipe
 

duchene

Well-Known Member
Tópico interessante!

O meu ritual é quase sempre o mesmo e nunca deixo nada para fazer no dia da volta, até porque saio normalmente bem cedo.

Lavagem da bicicleta na véspera ao final da tarde, lubrificação e verificações técnicas.

Organizo depois numa pilha a roupa para o dia seguinte, por ordem de vestir, incluindo a fita cardíaca. À porta ficam as sapatilhas com o capacete em cima.

Na cómoda da entrada ficam os itens que vão nos bolsos do jersey agrupados de acordo com o bolso e cuja ordem é sempre a mesma: Bolso da esquerda para a alimentação, bolso do meio para a câmara de ar, bomba, desmonta e remendos e no bolso da direita vai o telemóvel, um cartão com os dados vitais, o cartão com os dados do seguro da FPCUB, dinheiro, chave de casa e o ipod. Tudo isto vai dentro de uma bolsa estanque, para o suor não afectar estes elementos mais sensíveis. Antes de sair basta pegar em cada montinho e mandar para o bolso correspondente.

Os óculos são lavados e limpos no final de cada volta, por isso estão prontos a pegar.

Os bidons são preparados de véspera também e vão quase sempre para o congelador. Mesmo no inverno ficam no frigorífico. Para não me esquecer deles uso um velho método que é colocar uma tira de fita cola de papel no avanço, com a indicação "Water". Também uso o mesmo método com a indicação "Lube" caso necessite de lubrificar a corrente ( porque quando vai em cima do tejadilho em viagem vai sempre com a transmissão seca).

De manhã levanto-me por norma 1 hora ou 45 minutos mais cedo do que a hora prevista de saida e tomo logo o pequeno almoço para ir digerindo. Ainda vejo as notícias e depois é vestir e sair à hora marcada.

Basicamente é isto. Quando vou para maratonas de BTT faço um sistema semelhante mas, desde que uma vez ia deixando a corrente em casa, agora tenho uma checklist que percorro, assinalando o que já fiz, e que me permite fazer o saco em menos de meia hora, sem me esquecer de nada.

Como não tenho superstições ou outros tiques, no dia da partida é colocar as rodas no chão e pedalar, seja por 3 seja por 10 horas.
 

rodd

New Member
Pois....
E eu a pensar que tinha algum "problema"... Pelos vistos não sou o único a passar pelo WC antes de iniciar a volta... :D
 

clyde

New Member
Se a volta for "grande e forte", levanto-me 2 a 3 horas antes da partida, pra comer a bela da massa!!! lol!! manias....
 

N_Rodrigues

New Member
Uhm ... manias, deixem cá ver :
- 1.º normalmente as meias que uso são de cor vermelha (cor do quadro da bicicleta XD)
- 2.º arranco sempre com pé esquerdo
- 3.º nos bolsos da camisola tenho sempre por esta ordem: gel, chave de casa/carro, e pequeno porta-moedas (bolso esquerdo); ferramenta tipo canivete e às vezes chapéu e óculos(bolso central); telemóvel, cartão de cidadão e seguro (bolso direito)

Abraço
 
Last edited:

fuzo

New Member
Eu acho que nao tenho manias mas sim um ritual quer va dar uma volta pequena/grande......
No dia anterior verifico tudo de bike tarvões,corrente,apertos da rodas,cassete,etc....o possivel e imaginário que se possa fazer na fininha.
Levo sempre a banana da ordem,gel,barritas e por vezes uns croissants com geleia de amora ;) ;) na bolsa coloco tlf,cartão do cidadão,euros e cartão da fcub
e por custume levanto cerca de 1h antes da saida,os bidons sempre no congelador seja verão ou inverno
 

motard

New Member
Cuecas!!!!!! tu levas cuecas? para que queres a carnseira dos calções???
Ou vestes as cuecas por cima dos calções???!!!!
Ponho-te esta questão porque cueca e ciclismo não ligam.
 

ivan

New Member
amigo eu também levo cuecas devo lembrar-me dum Minho florido em que um colega caiu e ficou com os ditos a mostra pois os calções rasgaram e ele não tinha outra roupa.
já agora não tenho taras especiais estou agora mesmo a preparar-me para sair a única preocupação é comer muito.
 

motard

New Member
Tudo bem usem o que quiserem, mas eu nunca usei nem usarei e não tenho qualquer preconceito em mostrar os meus ditos.:p
Agora se experimentarem fazer + de 100 klms sem tirar o rabiosque do celim em pleno verão e + que 3 vezes por semana, (com cuecas) será bem possível que quando forem á procura dos #ditos# os mesmos devem estar bem assados / passados / ou guisados, depende do tempero.:mad:
Portanto para mim cueca nunca.:rolleyes:
Já agora acrescento: como é que o pessoal que usa cueca por baixo dos calções coloca a dita pomada amaciadora e anti-fricção na carneira, "ou será que também desconhecem este método saudavel e que torna o contacto com o apoio do celim + confortável".:cool:
 

pedrofeijo

New Member
A malta do trabalho também ficou pasmada com o facto de não usar cuecas por baixo dos calções:confused:,e eu disse-lhes: experimentem vestir uns calções de licra e cuecas,e logo vêem como ficam assadinhos.
Quanto ao tópico preparo religiosamente o comes e bebes no dia anterior(nunca experimento nada novo),separando igualmente: a roupa, capacete,documentos,câmara de ar,algum dinheiro e telemóvel.Preparo igualmente a bicicleta no dia anterior ,nomeadamente :verifico à pressão e estado dos pneus ,limpeza e lubrificação.Antes de sair faço os meus alongamentos e massagem de aquecimento,como pequeno almoço tomo massa ,e cereais com leite e uma banana.Ah ,é verdade também vou à casa de banho antes de sair.;)
 
Top