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[Diário de Treino] A Carolina aprende a andar de bicicleta

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Moderador
Staff member
Cada pessoa é uma pessoa.... E o pulso é afectado por vários factores para além do quanto vais a carregar...

Olha aqui, ontem, 42 minutos a média de 189 com max de 199 e não me lembro de ter a sensação que ia morrer

Cada um é como cada qual

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Desculpa poluir o teu tópico @Carolina

Abraço

Boas!

Eu sei que há vários factores que influenciam o ritmo cardíaco, daí ser um bom indicador para treino pois transmite sensações que podem ficar escondidas aos outros sensores.

Quanto aos máximos e mínimos, eu sei do que falas, eu tenho o pulso muito alto... tendo um máximo de 207bpm. Em subida, se apertar, tenho médias dessa natureza.

A questão não é essa, a questão é que no meu caso, o limiar aeróbico situa-se nos 145 bpm e o anaeróbico nos 175bpm. Com esses dados, em treinos, não devo ultrapassar muito essas referências.

"O limiar aeróbio é a intensidade em que o atleta passa a fazer o exercício aeróbio, ou seja, com energia predominantemente gerada com o uso de oxigênio, nessa intensidade já existe produção de lactato, mas ainda existe um equilíbrio entre produção e remoção.
O limiar anaeróbio é o limite em que a produção de lactato aumenta de forma que não há mais um equilíbrio com a remoção, o que gera um acúmulo dessa substância, fato que está associada ao aparecimento da fadiga e, portanto, à progressiva queda de desempenho

Simplificando, podemos dizer que o limiar anaeróbio é a divisão entre metabolismo predominante aeróbio e o metabolismo predominante anaeróbio.

Para um treinamento mais seguro e mais personalizado a determinação destes dois níveis de intensidade é muito importante, pois eles servirão de parâmetro para a prescrição dos treinos, dependendo das condições individuais e dos objetivos a serem alcançados.

Não adianta se esforçar demais e passar de seus limites. O importante é exercer um treinamento planificado, para, com dedicação, evoluir da maneira ideal ao seu organismo."


Eu estou a falar em treinos, não em provas. Os meus são feitos predominantemente nas primeiras zonas, com séries nas outras mais altas.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Grande abraço @albertosemcontador estava a referir-me que treino seria o ideal para curvar melhor. :)

A nível de curvar é mais complicado do que propriamente o treino!

Tem muito a ver com o atrevimento do indivíduo, mas mais que isso com o Set up da bicicleta... Quanto mais bem sentado melhor!

Também já referi alguns aspectos não sei se leste e por acaso aqui neste tópico..

Não! Não é por isso!

Um avanço de 140 é um avanço que dá um maior angulo de curva, ou seja com a experiência e técnica certa consegues curvar mais rápido e mais deitado com um equilíbrio maior e tens outra facilidade em fechar esse mesmo ângulo no Apex da curva, ficas também numa posição mais aerodinâmica, aqui igual a quem tem Tecnica, para quem consegue aguentar, no entanto o senão e o porquê de ser perigoso para todos e o simples facto de torcer muito mais facilmente, um pouco mais de vento, uma guinada mal dada, pedalar sem as mãos do guiador, trocas de posições de mãos, levantar e sentar no selim, pedalar em pé, irregularidades da estrada! Etc.,,etc.,,etc.,, basta uma coisa de nada, e o avanço torce completamente! Logo a concentração tem que ser extrema! E exaustiva! Tudo o que fazes tens que ter em conta que o avanço a mínima mudança e até a pedalar, vai reagir! Tens que estar sempre atenta e concentrada

Um avanço mais pequeno e ao contrário, assim como um muito pequeno também é mau! Porque ao contrário do grande em curva não te dá grande ângulo e não te sentes tão confortável a apontar a bicicleta a altas velocidades, tudo bem que não reage tanto, tem outra tolerância a erros! Mas o andamento fica com um feeling morto e não tens liberdade física nem corporal sentes-te contraída em cima da bicicleta, é aborrecido!

Daí o melhor compromisso ser o de escolher um quadro que permita ter um bom equilíbrio no avanço! Nem muito pequeno, nem muito grande! 100 já acho pequeno, mas é melhor que 90, sendo o 100 o limite do menor e 140 o limite do maior! O ideal and por ali nos 120

Agora 140 como imaginas é só para certas e determinadas ocasiões em que é para katNadA, e sei para o que vou, o que vou fazer, voltar curtas mas a alta velocidade e estou concentrado, sei o que estou a fazer, inferiores a 70 km e mesmo assim é perigoso!

Para voltas maiores de 150 k ou mais ou para treinos regulares, nem pensar! Não sou maluco! Basta estar um bocado mais cansado a concentração é menor aquilo torce e logo de dentes no chão!

Grande abraço...
Sim mas no maior para um indivíduo com experiência, boa condição física e boa técnica da sempre aquelas vantagens que mencionei! As desvantagens e preciso ter consciência e lidar com isso, dai não ser para todos! Mas quem poder tira vantagem sem dúvida!

Se reparares o Super Mario e outros ex corredores como o Ballan, Petacchi! Etc, mesmo depois de reformados ainda andam com avanços de 140, o Mario até chega a ser ridículo, ele até mete um da Bontrager Daqueles antigos da Triple X porque é de 160 e a cair quase a raspar com o queixo na roda da frente! Lololol Muda muitas vezes de quadro no caso do Mario a Rb1k mas o avanço na maior parte das vezes houve uma altura em que era sempre o mesmo porque de 160 e com aquele ângulo não são fáceis de arranjar!E estes gajos andam com aquilo, alguns já velhos! No caso do Mario já são 50 anos e levam aquilo para todo o lado! Até para ir tomar café! São indivíduos com outro carácter, sprinters normalmente mais altos etc...

Ao passo que um indivíduo de porte mais pequeno com tendência a ser escalador, rolleur já usa um avanço normal mas dá preferência a um guiador mais largo que o normal, por exemplo Paolo Savodeli, Marcel Wust, estou a dar exemplo de atletas já reformados indivíduos já com uma certa idade! E não mudam!

Sim tudo isto é pessoal! Mas evidentemente que tudo tem uma explicação um porque e não é só porque lhes apetece, porque fica bem, porque é moda, etc... É preciso entender o porque destas coisas...

Mas eu não sou esses gajos!

Dai monto quando preciso e tiro o máximo de vantagem!! E depois volto a minha ilha! No caso do avanço de 140 e porque tenho muito amor à minha vida! Uma guinada de guiador a 60 kilometros hora e a morte do artista e às vezes a mais e outras vezes para ir parar a quinta das tabuletas ou ficar um ano sem pedalar não é preciso tanto!

Mas sim, o grande traz essas vantagens que menciono, apesar de perigoso traz vantagens!


Já O mais pequeno na estrada não traz vantagens quaisquer a ninguém! O avanço pequeno no Btt é uma coisa! Agora na estrada é ridículo não traz quaisquer vantagens, só se for a quem andar com um quadro grande! Lol e mesmo assim fica a perder podia estar numa situação muito mais óptimal...

Grande abraço...

Agora treinar a técnica de curva? Qual é o melhor ambiente?

Sem duvida a descer!!

Primeiro sozinho e depois em grupo!

Curvar sozinho é uma coisa, curvar em grupo a alta velocidade e outra completamente diferente...

Mas sem duvida também é o mais perigoso!

Por isso é preciso muita calma e paciência! Nunca correr sem saber andar!

Grande abraço...
 

Carolina

Well-Known Member
O meu pulso sobe com imensa facilidade. Para treinar numa intensodade tão baixa nem podia sair de casa. Basta apanhar alguma subidita que salto logo para cima das 170 bpms.
 

NULL

Moderador
Staff member
O meu pulso sobe com imensa facilidade. Para treinar numa intensodade tão baixa nem podia sair de casa. Basta apanhar alguma subidita que salto logo para cima das 170 bpms.

Eu sei o que isso é! Tenho o mesmo problema, daí estar a falar nisso!

Mas com treino adequado tenho melhorado significativamente. Posso dizer-te que tenho conseguido médias de pulso 15bpm abaixo com a mesma média de velocidade...
 

Carolina

Well-Known Member
mas isso é o normal do treino. eu agora ando mais rápido e o pulso é o mesmo.

nunca tive problemas a treinar assim. se estiver a fazer séries tento manter o pulso baixo durante os períodos de descanso, mas quando são estas voltas a tentar seguir rodas, tem de ser sempre a fundo. há dias em que custa mais, há dias em que custa menos. faz parte.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
os corsa. Fiquei com a ideia de que são os melhores :)
Ou percebi ao contrário?

Zorza

Percebeste bem!

Mas não vás logo para os corsa, de uns Michelin para esses, seja qual for os Michelin ir logo para os Corsa vai te dar mas e vontade de ir com a Michelin para tribunal! Lol fossss...

Começa pelos Rubino Gplus...E já notas a diferença e não é pouca!

Grande abraço...
 

Zei

Active Member
A nível de curvar é mais complicado do que propriamente o treino!

Tem muito a ver com o atrevimento do indivíduo, mas mais que isso com o Set up da bicicleta... Quanto mais bem sentado melhor!

Também já referi alguns aspectos não sei se leste e por acaso aqui neste tópico..




Agora treinar a técnica de curva? Qual é o melhor ambiente?

Sem duvida a descer!!

Primeiro sozinho e depois em grupo!

Curvar sozinho é uma coisa, curvar em grupo a alta velocidade e outra completamente diferente...

Mas sem duvida também é o mais perigoso!

Por isso é preciso muita calma e paciência! Nunca correr sem saber andar!

Grande abraço...

Sim, já tinha lido, muito obrigado pela informação, estou sempre a aprender. :)
Um forte abraço
 

zorza

Well-Known Member
Percebeste bem!

Mas não vás logo para os corsa, de uns Michelin para esses, seja qual for os Michelin ir logo para os Corsa vai te dar mas e vontade de ir com a Michelin para tribunal! Lol fossss...

Começa pelos Rubino Gplus...E já notas a diferença e não é pouca!

Grande abraço...

Na naaaa.. isto é como ir meter conversa com uma miúda! ou é a sério, ou mais vale ficar sentado de cerveja na mão sozinho!

Além de que acreditei neste simples conselho: "mete-te com uma miúda acima do teu campeonato. Muitas vezes surpreendes-te! :)


Venham os corsa :)

Zorza
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Na naaaa.. isto é como ir meter conversa com uma miúda! ou é a sério, ou mais vale ficar sentado de cerveja na mão sozinho!

Além de que acreditei neste simples conselho: "mete-te com uma miúda acima do teu campeonato. Muitas vezes surpreendes-te! :)


Venham os corsa :)

Zorza

Siga!! Mas mete já! Para aproveitares bem na season de verão? Senão depois com o inverno, não tem a mesma piada!

Eu uso corsa gplus de verão e Rubino gplus de inverno! Ambos dão bem, para as duas estações, mas eu pessoalmente prefiro assim! De inverno gosto de andar com material bom, mas mais barato, para não habituar mal o corpo e a melhor preço, para caso seja preciso substituir que de inverno as coisas tendem a correr pior também é mais barato!

Mas te digo já mesmo o Rubino gplus como pneu de inverno é um desperdício! Bom demais!

Grande abraço...
 

zorza

Well-Known Member
Siga!! Mas mete já! Para aproveitares bem na season de verão? Senão depois com o inverno, não tem a mesma piada!

Eu uso corsa gplus de verão e Rubino gplus de inverno! Ambos dão bem, para as duas estações, mas eu pessoalmente prefiro assim! De inverno gosto de andar com material bom, mas mais barato, para não habituar mal o corpo e a melhor preço, para caso seja preciso substituir que de inverno as coisas tendem a correr pior também é mais barato!

Mas te digo já mesmo o Rubino gplus como pneu de inverno é um desperdício! Bom demais!

Grande abraço...
any site with good prices?
 

zorza

Well-Known Member
Percebeste bem!

Mas não vás logo para os corsa, de uns Michelin para esses, seja qual for os Michelin ir logo para os Corsa vai te dar mas e vontade de ir com a Michelin para tribunal! Lol fossss...

Começa pelos Rubino Gplus...E já notas a diferença e não é pouca!

Grande abraço...
hmmm @albertosemcontador estive a ver os corsa e não são com camera de ar...
Como tenho umas rodas mavic cosmic, uso camera de ar normal (só com a válvula comprida).
Poso usar neste pneu ou ele não dá mesmo para as rodas?

Zorza
 

albertosemcontador

Well-Known Member
hmmm @albertosemcontador estive a ver os corsa e não são com camera de ar...
Como tenho umas rodas mavic cosmic, uso camera de ar normal (só com a válvula comprida).
Poso usar neste pneu ou ele não dá mesmo para as rodas?

Zorza

Podes a vontade!

Nao são com câmera de ar como? Querias comprar um pneu clincher com câmara de ar? Nao estou a perceber...

Grande abraço...
 

zorza

Well-Known Member
Podes a vontade!

Nao são com câmera de ar como? Querias comprar um pneu clincher com câmara de ar? Nao estou a perceber...

Grande abraço...
pá, de rodas, naõ percebo mesmo nada!! os clincher, tubless, ou camera de ar, mete-me muita confusão.

Aliás, com camera de ar, não me mete confusão pq sempre foi assim desde a minha primeira BMX que comprei no continente de Matosinhos quando ele abriu.
Os tubless, compreendo, mas as minhas rodas não dão (ou então teria de por uma fita interior para selar e coisa e tal)
Os clincher, não sei como funcionam..

Estes pneus são clincher ou são para usar com camera de ar? O todos os clincher usam a camera de ar também??

Zorza
 

albertosemcontador

Well-Known Member
pá, de rodas, naõ percebo mesmo nada!! os clincher, tubless, ou camera de ar, mete-me muita confusão.

Já vi que sim! Lol

Sao clincher e levam câmera de ar! Como qualquer clincher! É um pneu normal como se fosse uma casca de laranja! É a laranja está por dentro que é a câmera de ar e o sumo e o ar!

Tubular não leva câmera de ar! É um arco feito em borracha fechado de um lado ao outro, que cola na roda e enche como se fosse um balão! E como se fosse um gomo de uma laranja!

"Tem que ser como se estivesse a explicar a uma criança de 5 anos!" Lolol

Um tubless é algo pelo meio, entre um tubular e um clincher sem câmera de ar! A nível de sistema de aplicação assemelha-se a um clincher, a nível de sistema de enchimento é mais parecido a um tubular, porque não tem câmera de ar!

Eu?

Prefiro clincher!! A anos luz! Os melhores pneus para estrada nos dias de hoje, são clincher!

Antigamente eram os tubulares!

Mas com a ciência de hoje tubular não compensa!

Já o tubless a nível de furos é uma vantagem face ao clincher e tubular! Mas a nível de andamento não tem a mesma piada! É um pneu morto! Para estrada! Para btt e offroad, cx e gravel e o melhor!

Dai ser um pneu em estrada muito usado e preferido por commuters e não por Racers ou weekend Warriors! Que é o que tu és! Um puto de um weekend warrior! Lol ;)

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
@zorza amigo!

O que tu queres para a tua bicicleta e isto...

https://www.sigmasport.co.uk/item/Vittoria/Corsa-Gand-Isotech-Foldable-Clincher-Tyre/A9WQ

Se possível 25! Se der para 28 então ainda melhor!

Que medida tem os teus actuais?

Esses são os que eu uso! Tenho uns creme e uns cinza agora! Os creme ainda estão bem, mas já foram da season passada, andaram bem sem furos, mas como troco todos os anos, inverno e verão, este ano fui para uns cinza e pendurei os creme...

Os cinza são um show! Os creme viraram muito pneu da moda! É muito a eiiiiiii olha o meu pneu!!!! Eu tenho um pneu DAQUELES!! Lol

Os cinza são mais discretos e ficam bem! Quer dizer depende da montagem, isso dá cor são manias minhas, tu escolhes o que quiseres, ficam bem os 2...

Grande abraço...
 
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