• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Topico albertismo/carolismo

Status
Not open for further replies.

daniel_mb1

Active Member
A emonda tem mais sloping que a tarmac. Pode não ser uma geometria racing pura, mas também não é de endurance! Andará algures pelo meio.
 

Bruno Silva

Active Member
Resumindo e partindo do principio que a tua duvida é entre a Domane 50 e a 52:

50
ETT:51.9
testa: 13.0

52
ETT: 53.0
testa: 14.5

Sabes os valores da tua Jorbi para ter um termo de comparação? De qualquer forma é deixar o doutor Alberto chegar...
 

Bruno Silva

Active Member
Bom, acho que só te posso desejar boa sorte!
Ninguém te vai bater... és tu que vais sentir (esperemos que não!) as consequência da escolha ;), assim como eu sinto nas minhas escolhas e aprendo com elas...

Acho que podias ter esperado mais um pouco... daquilo que aprendi aqui é que em caso de duvida é ir para o tamanho mais pequeno...
 

Zé da Pasteleira

Active Member
Zé, sugiro-te que vejas o caso do Alberto Contador (2016 - Specialized Tarmac; 2017 - Trek Emonda)

Abraço

Por exemplo a tarmac traz uma 53-39 a emonda o classico 50-34. A emonda está mais vocacionada para subir. Mas o Alberto que esclareca melhor aqui este ignorante (eu mesmo, pois ando aqui apenas á dois dias e não percebo nada disto) nestas andanças.
 

GMQ

Well-Known Member
Daniel compraste está comprada. O que pode bater são as dores. MAs isso agora não interessa. Muita sorte com a nova aquisição. depois logo colocas fotos da bicha. Abraço
 

daniel_mb1

Active Member
Foi uma longa jornada a visitar lojas. Não fui a todas. Fui a 8, a uma delas fui 3 vezes. Claro que apenas procurei as que teriam as marcas que procurava.

Gostei das sensações da Domane. Tanto da alr como da 4.1. São iguais em termos de medidas. Vou sempre ficar na dúvida se conseguiria ir para um 50. O futuro o dirá.
É pá, não se chateiem comigo, o máximo que pode acontecer é ter que meter esta no olx também lol

Agora é esperar que esteja pronta. Pedi para trocar o grupo. Assim já vem com 105 11v em vez do tiagra.
 

Martins

Well-Known Member
Por exemplo a tarmac traz uma 53-39 a emonda o classico 50-34. A emonda está mais vocacionada para subir. Mas o Alberto que esclareca melhor aqui este ignorante (eu mesmo, pois ando aqui apenas á dois dias e não percebo nada disto) nestas andanças.

Isso dos pratos da pedaleira são preciosismos... E por acaso a Tarmac S Works trás 52/36.

O que importa aqui é que são duas bicicletas para o mesmo tipo de ciclista.

Como este aqui... Que andava de Tarmac

Contador-pink-bike-Giro-Italia-2015.jpg


E que agora por motivos óbvios anda numa Trek. Que Trek? A emonda claro

alberto-contador-trek-emonda-2017-2.jpeg


Se tivesses razão no que tens dito ele este ano ia subir muito melhor e aquela Tarmac nunca teria existido uma vez que era a versão de celebração da vitória no Giro que tem só das rampas mais demolidoras que existem.

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Zé estás um pouco confuso. O 50-34 é a pedaleira compacta criada para nós comuns amadores de ciclismo. Agora há também a semi compacta 52-36 (se estiver errado corrijam) e os prós usam a 53-39. Não tem nada a ver com o tipo de bike ou a sua aptidão mas com o publico a que se destina. Se fores ver em regra as bike vêm com a compacta. Algumas já aparecem com a semi compacta, mas regra geral é compacta. É preciso ter pernas para andares com uns andamentos desses. há uns tempos apanhei um pró que andava a treinar tentamos ir na roda mas qual quê foi desmultiplicar tudo e parece que a bike precisa de mais desmultiplicação do nosso grupo só um tipo que tem andamentos de pró conseguiu apanhá-lo. Os outros como eu com compacta nem andamos lá perto. Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Foi uma longa jornada a visitar lojas. Não fui a todas. Fui a 8, a uma delas fui 3 vezes. Claro que apenas procurei as que teriam as marcas que procurava.

Gostei das sensações da Domane. Tanto da alr como da 4.1. São iguais em termos de medidas. Vou sempre ficar na dúvida se conseguiria ir para um 50. O futuro o dirá.
É pá, não se chateiem comigo, o máximo que pode acontecer é ter que meter esta no olx também lol

Agora é esperar que esteja pronta. Pedi para trocar o grupo. Assim já vem com 105 11v em vez do tiagra.

Ninguém se chateia mas falo por mim. Espero que tudo corra bem. Se não servir tens aqui um potencial interessado tens é que pagar os portes. lol
 

Zé da Pasteleira

Active Member
Obrigado pelos esclarecimentos Martins e GMQ.

Por acaso tinha ideia que o 53-39 era virado para competição, pois se vires as bicicletas vocacionadas para esse efeito quase todas trazem esse pedaleiro.

Se virmos as AERO por exemplo, são raras as que não o trazem, e quanto mais o preço sobe mais raro vez esses modelos com 50-34.

Quanto aos ciclistas andarem num modelo e no ano a seguir noutro de outra marca, creio que isso não quer dizer nada. Quantas vezes eles não gostam e tem de comer, as equipas assim o exigem.
E ganhar com esse ou com outro modelo, o Paris Roubaix foi ganho por uma FOIL e não por uma Roubaix, domane ou assim e não é a mais adequada para aquele piso.

Já agora só para deixar aqui uma info o home ganhou com uma relação 53-44
Com um caneco dos grandes!!!!! Hajam pernas puxa.....

http://www.cyclingnews.com/news/mee...is-roubaix-mathew-haymans-scott-foil-gallery/
 

MigC77

Well-Known Member
Vamos lá por partes…

Oh Zé da Pasteleira, o que é que o cu tem a ver com as calças? ;) A pedaleira muda-se à vontade do freguês! Não é isso que define o pedigree da bike :)

Tal como o Martins já referiu a Emonda e a Tarmac são bicicletas equivalentes do ponto de vista de propósito. O que acontece com este modelo da Trek é que tem 2 fits: o H1 e o H2. Sendo que o H1 é uma geometria com uma testa mais curta que o H2 cuja testa é maior e permite uma posição mais relaxada. Na Tarmac não existem estas opções. Para que não restem dúvidas as modelos equivalentes destas duas marcas são: Emonda-Tarmac, Madone (actual)-Venge, Domane-Roubaix.

Nuno, o outro dia quando me comentaste a questão do selim acabei por dizer nada… Mas essa é uma das questões que podem surgir quando o quadro é grande para a estatura do indivíduo. Num futuro se comprares um quadro/bicicleta num tamanho mais pequeno é possível que não tenhas tantos problemas com o selim. Nesse hipotético futuro, em relação a tamanhos, acho que devias experimentar o tamanho abaixo (52) também… Nunca se sabe… ;)

Daniel, vou-te dizer o que penso da tua escolha. Onde acho que acertaste e onde penso que o tiro foi ao lado. Mas obviamente não te vou bater ;) Mesmo porque quero ressalvar que parte do que vou dizer se prende com opções pessoais (faço esta ressalva de antemão porque já sei que alguém se pode melindrar :) )

Comecemos pelo positivo! Considero que fizeste uma boa escolha em termos de geometria e de marca. A geometria de endurance é sem dúvida a melhor opção para ti neste momento.

Pronto já está… concordo contigo apenas nisso! Agora vou-te explicar o porquê de não concordar com a escolha do tamanho e do material do quadro.

Acho que não é segredo para ninguém que eu não sou fundamentalista do carbono… muito pelo contrário até sou apreciador dum bom quadro de alumínio! Já escrevi aqui muitas vezes que por vezes mais vale um bom quadro de alumínio… Neste caso não é que o quadro seja mau, de má qualidade ou algo do género. Mas é o quadro em carbono de entrada de gama da Trek, sendo que a Trek tem 3 “níveis” de carbono este é o mais baixo. Isto traduz-se muito possivelmente num ratio rigidez/peso muito semelhante ao alumínio.

Posto isto, a questão que se deve colocar é se efectivamente existem vantagens “reais” face ao ALR? Apesar de não ter experimentado nem a Domane 4.1 nem a Domane ALR (mas tendo experimentado a Emonda ALR), eu diria que não… Eu nestes casos até prefiro o alumínio! Porquê? Basicamente porque é um material muito menos sensível. Se “provar o asfalto”, dá-se uma vista de olhos e facilmente se percebe se está ok para continuar. Não há tanto stress com o torque dos parafusos, nem para a colocar num suporte do carro, etc…

É por isso que eu sempre digo que quem apenas pode ter uma bicicleta e já essa foi comprada com algum sacrifício a escolha “segura” é uma bicicleta de alumínio. É preciso ter muito azar para rachar um quadro de alumínio… Já um quadro de carbono… Aqui em Portugal quem é que tem equipamento para inspeccionar como deve ser um quadro após uma queda?

Por fim o tamanho… Acho que pouco tenho a acrescentar ao que os outros disseram. Sou da mesma opinião. É um daqueles casos onde espero estar errado… Mas na tua anterior bicicleta, daquilo que me lembro de ver nos videos, o teu problema era de reach e de altura do cockpit. Mas principalmente de reach. E foste comprar uma bicicleta com menos 0,5cm de ETT :( Como o Martins referiu, no tamanho 50 terias sempre a opção de colocar espaçadores na forqueta e o espigão poderias no limite, caso fosse necessário, comprar um mais comprido. No tamanho 52, em relação a ti, a minha dúvida prende-se com o tamanho do avanço… Será de 80 ou de 90mm? Mas tu é que sabes. O dinheiro e o corpo é teu.

Abraço
 

Zé da Pasteleira

Active Member
Vamos lá por partes…

Oh Zé da Pasteleira, o que é que o cu tem a ver com as calças? ;)

O MigC77 então não sabes??? Ambos tocam nas cuecas, isto se tiverem a usar cuecas caso contrário, por que ambos se tocam :)

Mas agora a sério, eu sei que a pedaleira troca-se ao jeito de cada um, mas os modelos já trazem as respectivas relações atendendo aos modelos em concreto de cada bike.

A Roubaix traz um 11-32 atrás enquanto a maioria traz um 11-28 creio eu.

Como é uma bicicleta vocacionada para endurance, conforto e até fora de estrada a relação é a mais adequada a isso mesmo.

Se um modelo traz uma pedaleira 52-36 é pq está mais vocacionada para a competição.

Isto na minha maneira de ver as coisas, mas dai ter perguntado se estaria correcto ou não.
 

Carolina

Well-Known Member
estás a confundir geometrias com andamentos. uma coisa não tem nada a ver com a outra.

se eu chegar ali à loja e quiser uma tarmac, nada me impede de querer outra pedaleira. achas que vão deixar de me vender uma bicicleta só porque quero um 50-34 em vez do 53-39?

os modelos mais caros trazem outros andamentos, porque também são para malta que anda mais e tem outra capacidade. se quiseres outros andamentos, eles mudam. da mesma forma que se quiseres aquela bike, mas com um avanço mais curto/comprido, também mudam.
 

Bruno Silva

Active Member
Vocês não estão a perceber o Zé!
Eu acho que o que ele está a querer dizer é que de base, uma bicicleta já vem com um setup adaptado às suas apetências!

Uma bicicleta de cyclocross vem com um setup 36/46 (ou 39/46) e não com um 50/34 por exemplo!

Agora, Carolina, não podes dizer que as bikes caras são pensadas só para o pessoal que tem altos andamentos!!
 

Carolina

Well-Known Member
Agora, Carolina, não podes dizer que as bikes caras são pensadas só para o pessoal que tem altos andamentos!!

estou-me só a referir às bicicletas de competição. são desenvolvidas com o intuito de obter o melhor rendimento possível. por isso é que (algumas) marcas gastam imenso dinheiro em I&D. as versões mais caras trazem sempre os andamentos mais pesados, porque são pensadas para os pros.

existem é pessoas que nunca pegaram numa bicicleta, mas chegam à loja e querem logo a bicicleta mais cara que lá estiver.

e as emondas, tarmacs, etc, não são todas vendidas com os mesmos andamentos:
http://www.lojadasbicicletas.pt/bic...icao/specialized-tarmac-comp-disc-2017-detail
http://www.lojadasbicicletas.pt/bic...icao/specialized-tarmac-sport-sl4-2017-detail
 

GMQ

Well-Known Member
Por acaso costumo comprar a ciclismo a fundo e gosto muito de ler os reviews que eles fazem. As bikes top em regra trazem semi compacta, mas pode ser mera coincidência. Na maior parte dos casos traz sempre 50-34 que é o andamento definido para o comum dos amadores. Existe um certo andamento que é padronizado como aquele mais indicado para o simples amador. Todas as marcas produtoras de transmissões os fazem e as marcas que produzem bikes equipam as suas bikes com esses andamentos. Quem quer colocar outros pede ao vendedor.
 

MigC77

Well-Known Member
O MigC77 então não sabes??? Ambos tocam nas cuecas, isto se tiverem a usar cuecas caso contrário, por que ambos se tocam :)

Mas agora a sério, eu sei que a pedaleira troca-se ao jeito de cada um, mas os modelos já trazem as respectivas relações atendendo aos modelos em concreto de cada bike.

A Roubaix traz um 11-32 atrás enquanto a maioria traz um 11-28 creio eu.

Como é uma bicicleta vocacionada para endurance, conforto e até fora de estrada a relação é a mais adequada a isso mesmo.

Se um modelo traz uma pedaleira 52-36 é pq está mais vocacionada para a competição.

Isto na minha maneira de ver as coisas, mas dai ter perguntado se estaria correcto ou não.

Zé, o setup de fábrica das bicicletas tem a ver com as tendências de mercado, com a evolução do desporto e obviamente com aquilo que as marcas consideram que será a escolha do “cliente tipo” daquele modelo.

Há uns anos atrás era assim… Não havia cá conversas de pedaleiros compactos! :) E o pneu era fininho! Mas tudo isto foi evoluindo graças à investigação e desenvolvimento.

Um exemplo das tendências e evolução de mercado… Tenho uma S-Works Tarmac SL3 de 2009 e essa bicicleta vinha de série com pratos 52/39, k7 11-25 e pneus 23c. Hoje em dia o modelo equivalente vem com pratos 52/36, k7 11-28 e pneus 25c. O cliente tipo dessa bicicleta não mudou. A tendência de mercado é que mudou devido a evolução da modalidade.

Depois também existe aquilo que as marcas consideram o cliente tipo de cada modelo. E com base nesse perfil e nas suas preferências as marcas compõem o produto de forma a estar o mais próximo possível daquilo que esse cliente procura numa bicicleta. Por isso é que vês algumas diferenças nas transmissões duma bicicleta de endurance e numa bicicleta com uma geometria mais convencional ou de competição.

No entanto isso nunca impediu o cliente no momento da compra ou posteriormente trocar os componentes da transmissão.

Um tipo deve comprar uma bicicleta acima de tudo pelo quadro. Com as medidas que mais lhe convêm e com a geometria adequada. O resto é material de desgaste ;)

NUNCA é pela transmissão que se define o pedigree duma bicicleta ou dum quadro.

Abraço
 
Status
Not open for further replies.
Top