• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Topico albertismo/carolismo

Status
Not open for further replies.

Martins

Well-Known Member
Daniel,

embora as geometrias sejam completamente diferentes a Domane no tamanho 52 tem apenas menos 0,5 cm de top tube que a tua antiga Jorbi.

Na minha opinião (tendo em conta que tens algo como 1,70m de altura se a memória não me falha) procuras um top tube com +/- 52 cm onde se encaixa o tamanho 50 da Domane

Em relação ao "experimentar" com duas voltinhas à porta da loja, já sabemos que isso vale o que vale ou seja absolutamente nada.

Por último deixa-me que te dê uma experiência pessoal sobre comprimento de avanço. Eu já tive avanços de 80 (na minha 55,5 de TT) e avanço de 100, 110 e agora 120 (todos na 53,3 de top tube) e quanto mais o avanço cresce mais fácil se torna controlar a bicicleta e aqui as grandes diferenças notam-se a descer, onde até um medricas como eu começa a desenhar as curvas um pouco melhor e sem medo porque a bicicleta reage de forma cada vez mais progressiva.

Agora claro que anda com um avanço de 90 porque não estica mais não pode pensar em meter um de 120 e vai ficar sempre limitado. E embora a Domane tenha uma geometria muito bem conseguida que consegue disfarçar alguns "excessos" não faz milagres.

Boa compra!

Abraço
 

daniel_mb1

Active Member
A minha altura é menos de 170cm. Aqui em casa ja me medi varias vezes e dá sempre 168.5~169cm. Numa das lojas mediram-me, e calçado dava 171. Portanto as medidas que tirei aqui em casa devem ser mesmo as mais reais.
O problema é que eu tenho os membros grandes em relação ao torso! A medida entre pernas vai para os 81cm se não mais. Por isso o selim sempre alto na jorbi. Isto para dizer que, a domane em 50cm tem apenas 44cm de ST. Estou com receio de encomendar a 50cm, e depois o selim ficar na mesma muito alto em relação ao guiador!
 

Martins

Well-Known Member
Se bem me lembro uma das alterações na tua posição da Jorbi foi justamente puxar o selim abaixo...

No fundo acho que estás a misturar as coisas e alguns conceitos...

Se tiveres (não sei se tens) um tronco pequeno em relação aos membros nunca a solução pode ser aumentar o top tube. experimenta fazer um desenho!

Falta seat tube aumenta espigão (duvido que seja preciso). Falta altura na testa tens espaçadores para por debaixo do avanço.

Mas...

Se o top tube for demais a solução é (como tu bem sabes) vender a bike

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
Se calhar estou a fazer confusão com outra marca, mas nas trek não existe um espigão específico para cada modelo? Ou seja, não dá para comprar um espigão qualquer porque tem medidas muito específicas.
 

pratoni

Well-Known Member
Se assim for, provavelmente, poderá comprar à própria marca, mas acredito que seja uma dor de cabeça principalmente cá em PT...
 

Bruno Silva

Active Member
Eu tenho a impressão que nas Trek de alumínio não existe esse problema. Aliás, até penso que nas Domane ALR são espigões 27.2
 

jpacheco

Well-Known Member
Pois atenção ao espigão e ver se são standard para que possas comprar um maior em caso de necessidade. Tenho um amigo que ficou entalado com uma synapse porque não é fácil arranjar espigoes para aquele modelo.
 

GMQ

Well-Known Member
Por maiores que possam ser os teus membros ( porr@ a língua portuguesa é traiçoeira) não creio que essa trek não te vá servir. Já estou como o Martins deves estar a confundir conceitos.
 

daniel_mb1

Active Member
O meu problema não é propriamente o tamanho do espigão. Na jorbi tinha um de 400mm (era da bike de btt).
O espigao que vem nas Trek é 350mm. E dá os 71cm do topo de selim ao centro pedaleiro. O problema é depois o Drop para o guiador. Na 50 vai ser maior que na 52. Por isso é que queria experimentar, para ver como fica.
a domane 52 e muito ligeiramente mais curta que a Jorbi. E nesta, o Alberto tinha dito que era o tamanho certo. Já a geometria não!

Hoje ao fim da tarde visitei mais duas lojas. Uma com BH e Giant. Apenas uma quartz tamanho S e uma Giant TCR também em tamanho S.
Segunda loja, Roubaix 52, Cube Attain GTC 53.
Nesta última foi onde estive mais tempo, porque o sr da loja fez questão de ajustar o selim para experimentar. Senti-me melhor na cube, tem a frente mais alta. O preço é bastante convidativo. 1300 paus full 105 11v e rodas mavic. Mas sou sincero, não gostei muito do quadro.

Enfim, estou exausto. Já fiz mais de 300km a visitar lojas!
 

GMQ

Well-Known Member
Essa cube acho que tem geometria endurance. Olha que ao principio estranha-se mas depois entranha-se. Faz lembrar a bmc. Mas gostos não se discutem e para além do tamanho o gosto também importa. A giat não gostaste? Tens o modelo defy que é mais endurance. Penso é que só há com disco.

MAs qual é a que gostas mais?
 

daniel_mb1

Active Member
A Cube Attain é de endurance!
Até há por aí boas oportunidades. Tanto a Cube como a Giant Defy (tavões de disco mecânicos), com 105 11v arranja-se por menos de 1500€. No entanto, não gosto do quadro da cube. Além disso o tamanho de TT é 53.7 (é igual à roubaix). A defy, é porreira mas não morro de amores pelos travões de disco!
Mas a que gosto mais é a Trek Domane. Parece-me o melhor "value for money".
 

daniel_mb1

Active Member
A emonda já não é endurance! Mas também não consegui encontrar no tamanho 50.
A Contend não encontrei em nenhuma das lojas. E já fui a duas que vendem Giant!

A questão do tamanho. Esse é o problema. Eu acho que o 52 está bom. Mas, como me foi recomendado aqui, queria experimentar o 50 e só depois decidir o que comprar!
 

GMQ

Well-Known Member
Isso é que está dificil. A cannondale synapse também é uma possibilidade e não é muito cara. Quanto a esta Giant julgo que será da nova colecção 2017. Apenas através do site tive conhecimento da linha contend para além da sl1 e sl2. Se pesquisares no site por lojas perto de ti tens imensas até lisboa. Liga primeiro.
 

Zé da Pasteleira

Active Member
A emonda já não é endurance! Mas também não consegui encontrar no tamanho 50.
...!

A emonda já não é endurance? Creio que nunca foi realmente, mas tambem não deixa de o ser. Creio que é daqueles modelos entremédios e até mais vocacionada para o endurance e para subidas do que vocacionada para competição.
Isto é, ela não é uma Tarmac, pois é menos competitiva, mas tambem não é uma roubaix para isso tens a domane.

Mas já agora gostava de saber mais sobre isso, se alguem poder confirmar ou até discordar :)
 

nmcp

New Member
Como proprietário de uma Domane só posso dizer bem. Em termos de tamanho, não sou nenhum expert mas posso partilhar a minha experiência. Tenho 1,81m, braços longos face ao resto do corpo, e comprei o 56 (55,4 ETT) por recomendação na loja. (Não consegui experimentar previamente, não havia nada em stock em nenhuma loja num raio de 200km). Não me sinto mal com este tamanho, apesar de estar a experimentar neste momento um avanço de 90mm em vez do de 100mm de origem, para ficar com uma posição mais relaxada.
No entanto se fosse hoje, comprava outra vez a Domane, mas no tamanho 54 (54,2 ETT), que depois de quase 2 anos a andar com esta me parece que teria sido a opção acertada. Menos que o 54 acho que não.

Portanto, eu no teu caso, com menos 12cm de altura, comprava o 50, sem medo.

Última nota para o espigão de selim, se o de origem for curto acho que não terás dificuldade em arranjar várias alternativas. A minha que é de carbono, vem com um espigão de 27,2mm que é uma medida "normal".
 
Status
Not open for further replies.
Top