• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo SERRA DA ESTRELA - 10.07. 2016 -

Bernalve

Well-Known Member
Fiz o Medio. Aconteceu-me uma coisa que nunca me aconteceu que foi vomitar. Nos últimos 4 km senti-me fraco e enjoado, fiz um esforço enorme para não vomitar enquanto subia, mas depois de passar a meta deitei tudo cá para fora. Eu acho que foi de uns bocados de laranja que comi no último abastecimento e com o efeito da altitude quase a bater nos 2000 metros senti-me mal. Na gestão de esforço acho que cometi o erro de seguir sozinho na descida para Manteigas, porque o grupo onde estava, estava a descer aquilo muito devagar. Mas no inicio da subida de Manteigas, as pernas já não estavam lá muito bem e fui sendo ultrapassado por pessoal que tinha passado lá mais atrás. Concluindo gostei. Ainda disse um olá ao Luís que consegui reconhecer à distância. ;) Luís ainda tentaste seguir na minha roda? Ia um bocado depressa naquela altura para recuperar algumas posições.

Fui 79º, no meu escalão fui 22º.
 

GMQ

Well-Known Member
Vomitaste?? Isso foi do esforço. Acho que fazias melhor em evitares a laranja. Banana ainda vá que não vá....
 

lgass

Well-Known Member
@S. Valente - eu vi porque atualizaram o meu tempo de 4 horas para 3:56. a classificação não deve mudar muito ou pode até não mudar nada.

@Bernalve - sim eu segui na tua roda uns 2 minutinhos mas tu ias a abrir e eu já ia acima do que era suposto. a roda era boa mas não era para mim...
 

Bernalve

Well-Known Member
Vomitaste?? Isso foi do esforço. Acho que fazias melhor em evitares a laranja. Banana ainda vá que não vá....

Foi do esforço, altitude, da laranja, um pouco de tudo. Banana é um bocado pesado durante o esforço, eu como antes e depois. Não posso comer coisas muito sólidas durante um esforço destes, o meu estômago é esquisito. Eu depois de vomitar senti-me novamente bem, logo a seguir comi um sandes de presunto com queijo da serra para recuperar :cool:
 

Wawando

Well-Known Member
Esta conversa de "não ter classificação" é uma mariquice (com P).
E o que conta é quem chega primeiro e ponto.
Qual a lógica o zé chegar antes do joão mas ficar atrás? Ainda mais com saidas "controladas". Não estamos a falar de um evento com 10.000 ou 15.000 participantes...
Quem vai em passeio, vai em passeio e entre 200 ou 400 mais minuto menos minuto, o que é que isso interessa em 6 ou 7 horas? Acho bem partilharem o tempo de chip mas é mesmo só para as picardias entre amigos


@Bernalve: A laranja não deve ter ajudado mas o CALOR chega para isso e/ou talvez hidratos a mais.
 

GMQ

Well-Known Member
Foi do esforço, altitude, da laranja, um pouco de tudo. Banana é um bocado pesado durante o esforço, eu como antes e depois. Não posso comer coisas muito sólidas durante um esforço destes, o meu estômago é esquisito. Eu depois de vomitar senti-me novamente bem, logo a seguir comi um sandes de presunto com queijo da serra para recuperar :cool:

E uma gel? Isso é que é uma verdadeiro recuperador ;)
 

lgass

Well-Known Member
ora agora já com um pouco mais tempo deixo a minha reflexão sobre a organização (sobre a minha participação fica para o meu tópico).

este evento é um monstro para os nossos padrões. é um monstro na dureza, no número de participantes, na logística envolvida, nos patrocínios... em tudo.
como a organização (a meu ver bem) optou por fazer as cronometragens até à Torre, acaba por ter que existir dois paddocks. e isso complica tudo ainda mais.

General_01.JPG


o paddock da partida estava engraçado, animado e com muita publicidade... como se quer nestes sítios... a Look, Northwave e Trek eram os stands que mais se destacavam. ir buscar os dorsais foi rapidíssimo.
a partida estava bem organizada. pena eu ter chegado 5 minutos antes da partida e não me terem deixado já ir pelo caminho "direto". mas vá, consigo viver com isso por ser em cima da hora. o pior foi já nem me deixarem ir pelo caminho que eles próprios anunciaram como o adequado para chegar à minha box. apesar de tudo, consegui entrar na box. estava apertado para os que chegaram depois de mim, mas aqui, e ao contrário do Évora Granfondo, a elementa da organização mandou dois berros para o pessoal se chegar para a frente. e lá coubemos todos direitinho. a partida foi muito mais ordeira que o outro evento mencionado.

durante a prova, fui vendo alguns elementos da organização. engraçado ver as motas de apoio com as rodas suplentes... mesmo "à pro".
os locais da fotografia não estavam identificados com o desenho anunciado, mas viam-se bem! e isso acaba por ser irrelevante. os pontos de controlo estavam cuidados e tratados. pena as lombas serem tão altas... mas nada de muito preocupante.

as marcações do caminho eram frequentes e adequadas. não sei se gostei das indicações das inclinações das subidas bem como do que faltava... não só porque duvido da sua veracidade (as percentagens pareciam meio aleatórias) como também o seu efeito às vezes era meio desmoralizador.

General_10.JPG


só parei em abastecimentos líquidos pelo que não posso falar muito daqui... mas pareceram-me bem localizados.

a meu ver, o maior problema oi o paddock da chegada. apesar de ser uma honra ter o Gamito a ajudar-nos com as bebidas da Gold Nutrition e dos pães (queijo e presunto) serem suficientes, parece que faltava mais variedade (além dessas sandes tínhamos somente sumos e maçãs).
outra coisa que faltava claramente era sombra... a organização deveria ter colocado alguma (não havia mesmo nenhuma!) para os participantes que quisessem esperar por companheiros ou só mesmo descansar um pouco... foi a maior falta.

outro problema, foi que houve pessoal a acabar o Mediofondo, mas como se inscreveu no Grandfondo recebeu a medalha de finisher dessa modalidade... parece-me desadequado e injusto para quem efetivamente fez a versão maior.

General_17.JPG


fotos usadas via QuieroMisFotos
 
@S. Valente - eu vi porque atualizaram o meu tempo de 4 horas para 3:56. a classificação não deve mudar muito ou pode até não mudar nada.

Obrigado, lglass. A classificação que está no site é por ordem de chegada e algo me diz que se manterá assim, não obstante a discrepância com o regulamento. É uma questão de pesar os prós e os contras... ;)

Parabéns a todos pela conquista. :)
 

RTC

Moderador
Staff member
S. Valente, dás os parabéns a toda a gente mas ninguém te dá a ti.
Grandfondo atrás de grandfondo sempre com excelentes resultados. E nunca te gabas. Tanta modéstia!

Parabéns!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
S. Valente, dás os parabéns a toda a gente mas ninguém te dá a ti.
Grandfondo atrás de grandfondo sempre com excelentes resultados. E nunca te gabas. Tanta modéstia!

Parabéns!

Estiveste bem agora RENE!!!! Gostei da tua intervenção!! E honestamente!!! Sem brincadeiras!!

Faço minhas as tuas palavras e dou também os parabéns ao S. Valente!!!

E já agora!! Também aproveito para retribuir e dar os meus parabéns a ti!! Pois tu também não és nada mau a dar no pedal! ;) E como o S. Valente... Tens os teus defeitos, como eu tenho os meus, mas também és rapaz modesto... Isso pelo pouco que conheço, posso aqui dizer... Modesto és!! E não me pareces mau de pedal, pelo contrario logo os meus parabéns,.. A falar a sério, sem brincadeiras...

Grande abraço...
 

royal636

Active Member
Ora agora é a minha vez :D
Foi a primeira vez que me vi nestas andanças por isso para mim tudo era novo. Tão novo que no dia meia hora antes lá estava eu com um nervoso miudinho encostado á fachada da câmara municipal mais a minha BH a admirarmos todas aquelas máquinas para todos os gostos e feitios. Ora todas electrónicas ou com rodas "carbonadas" que só o cantar do cubo me faziam meter em sentido pois pareciam um pelotão a marchar na calçada ainda por cima algumas com aqueles pratos "defeituosos"(ovais) que mais se pareciam com dentes de um tubarão.
Box 6 era o meu próximo destino e dar nas vistas só se fosse com o Garmim 520 pois é um gps relativamente recente e talvez estivessem a imaginar o mesmo nas suas bicicletas para ver se ficariam bem no conjunto de resto não reparei que tivessem feito mais algum reparo relevante á minha "Royal"(nome que carinhosamente chamo á minha bicicleta, aliás por baixo do numero do dorsal o nome não enganava: ROYAL) Aliás houve um ciclista que ainda dobrou o pescoço para ler a marca das minhas rodas, talvez por desconhecer por completo a marca (progress phantom) ou como eram muitas letras ter que fazer o tal desvio com o pescoço para ler a marca por completo.

Dada a partida, lá se começou a chegar á frente em modo "racing" pois havia quem aproveita-se o mínimo espaço para colocar a bicicleta sem olhar para trás.
Primeira subida e a velocidade começou a reduzir mesmo antes de se começar a subir para a Aldeia da Serra. Lá vou eu no meu ritmo sem forçar muito pois ainda faltava um bom bocado e embora tivesse optado por fazer o médio sabia o que ainda me esperava pela frente.
Segui viagem na companhia de um amigo feito ali mesmo na subida da PortoCycling de nome André.
Descida para Manteigas feita a bom ritmo embora desse para esticar mais a corda optei por jogar pelo seguro. Abastecimento em Manteigas quanto a mim perfeito, pois também como disse anteriormente, foi a primeira participação neste tipo de eventos, não tenho termo de comparação. Mais uma vez lá apanhei uns quantos "racings" que era parar atestar os depósitos (bidons) e prego na chapa ou neste caso no pedal. Subida Vale Glaciar e o meu amigo, feito mesmo na primeira subida, começou a ceder. Dou por mim a subir sozinho passando uns quantos de ciclistas num ritmo que me deixava confortável sem ir a ganir. Eu e a minha Royal era como se fossemos só um e chegada a ultima subida foi darmos tudo que tínhamos acabando a mesma com uma média de 16km/h. Nada de extraordinário para muitos mas para "nós" foi sem duvida a cereja no topo do bolo.

De modo geral adorei a experiência e com certeza será para repetir para o ano. Para mim estava tudo perfeito, ou não fosse eu adorar andar de bicicleta por isso não reparar em alguns "defeitos" que alguns possam apontar á organização.
Também como sou um autentico amador e dou umas voltas de bicicleta sempre que posso, o 65º lugar e 23º do meu escalão com 3h21m foi uma felicidade enorme pois á menos de um ano voltas com mais de 3 digitos e 4 de acumulado era uma vez de 2 em 2 meses.

Uma palavra também, de satisfação, por ver algumas mulheres fazerem o mediofundo, que provaram que o esforço, dedicação e espírito de sacrifico não escolhe sexos nem idades e que certamente o gosto de chegar ao topo da torre superou todas essas diferenças.
 

RTC

Moderador
Staff member
Estiveste bem agora RENE!!!! Gostei da tua intervenção!! E honestamente!!! Sem brincadeiras!!

Faço minhas as tuas palavras e dou também os parabéns ao S. Valente!!!

E já agora!! Também aproveito para retribuir e dar os meus parabéns a ti!! Pois tu também não és nada mau a dar no pedal! ;) E como o S. Valente... Tens os teus defeitos, como eu tenho os meus, mas também és rapaz modesto... Isso pelo pouco que conheço, posso aqui dizer... Modesto és!! E não me pareces mau de pedal, pelo contrario logo os meus parabéns,.. A falar a sério, sem brincadeiras...

Grande abraço...

Eh pá, faz-se o que pode. :D
Umas vezes passeia-se, outras vezes gane-se.
Gosto de competir mas faço meia dúzia de prova de estrada por ano e mais umas poucas em btt. E assim é que está bom. Para não enjoar.
Já lá vão os anos em que era quase todos os fins de semana. Deixei-me disso.

Mas olha...obrigado. ;)

Back to topic!
 

emsfc

Well-Known Member
Mais um maluco que ontem rumou à Estrela para fazer o Granfondo!
O Skyroad da Estrela foi o meu terceiro Granfondo deste ano (fiz o Douro e o Gerês).
Tal como nos outros, não levava qualquer ambição a nível de classificação. O objectivo era simplesmente acabar e sofrer o menos possível.
Não foi fácil, sofri bastante no Adamastor e no Vale Glaciar, mas acho que em nenhum momento me senti a fraquejar. Foi épico!

Quanto à organização, não tenho grandes críticas a fazer. Acima de tudo foram competentes.
Tal como já foi dito, um abastecimento mais reforçado na Torre era bem-vindo, apesar da sandes de presunto me ter sabido pela vida.
GoldDrink disponível em todos os abastecimentos também seria desejável.
Mais acompanhamento nas "zonas críticas", principalmente a partir de Manteigas.
Quanto ao resto, tudo 5*!

A propósito, alguém sabe quando abrem as inscrições para 2017? :D
 

Bernalve

Well-Known Member
@Royal, ai e tal era a primeira vez e faço 65º hhaha. Nada mal.

Acabou por ir muita gente daqui do forum. O pessoal tem de comentar mais vezes quando participa em coisas destas. Tenho a certeza que no Douro ainda foi muita gente daqui, mas no tópico respectivo houve poucos comentários.
 
S. Valente, dás os parabéns a toda a gente mas ninguém te dá a ti.
Grandfondo atrás de grandfondo sempre com excelentes resultados. E nunca te gabas. Tanta modéstia!

Parabéns!


Estiveste bem agora RENE!!!! Gostei da tua intervenção!! E honestamente!!! Sem brincadeiras!!

Faço minhas as tuas palavras e dou também os parabéns ao S. Valente!!!

E já agora!! Também aproveito para retribuir e dar os meus parabéns a ti!! Pois tu também não és nada mau a dar no pedal! ;) E como o S. Valente... Tens os teus defeitos, como eu tenho os meus, mas também és rapaz modesto... Isso pelo pouco que conheço, posso aqui dizer... Modesto és!! E não me pareces mau de pedal, pelo contrario logo os meus parabéns,.. A falar a sério, sem brincadeiras...

Grande abraço...

René e Pedro, muito obrigado. :)

Adoro competir (paixão descoberta muito perto dos 40) e tento sempre dar o meu melhor. Felizmente tem corrido tudo bem, sem grandes problemas ao nível de quedas ou mecânicos, que é o principal nesta parte mais competitiva.

Abraço e boas voltas! :)

(Desculpem o off-topic)
 

royal636

Active Member
@Royal, ai e tal era a primeira vez e faço 65º hhaha. Nada mal.

Acabou por ir muita gente daqui do forum. O pessoal tem de comentar mais vezes quando participa em coisas destas. Tenho a certeza que no Douro ainda foi muita gente daqui, mas no tópico respectivo houve poucos comentários.

Acredita amigo que foi mesmo a minha primeira vez que andei nestas andanças. Mas confesso que ser da zona e ter feito o reconhecimento antecipadamente ajudou à classificação.
Sim certamente houve muita gente daqui que terá ido mas a não se que já se conhecesse algum do pessoal de outra maneira só mesmo olhar para os números dos dorsais.
Outra coisa que reparei foi que houve muita gente que se inscreveu no grande e acabou por ir ao médio.

Abraço
 

rjamr

Active Member
Acredita amigo que foi mesmo a minha primeira vez que andei nestas andanças. Mas confesso que ser da zona e ter feito o reconhecimento antecipadamente ajudou à classificação.
Sim certamente houve muita gente daqui que terá ido mas a não se que já se conhecesse algum do pessoal de outra maneira só mesmo olhar para os números dos dorsais.
Outra coisa que reparei foi que houve muita gente que se inscreveu no grande e acabou por ir ao médio.

Abraço

E acho que ainda houve o Semi-GrandFondo.Quando já vinha a descer para Seia, vi muitos a fazer o percurso 3: Adamastor e em vez de cortarem para o Sabugueiro, foram logo directos à torre :)
 

h_orvalho

Active Member
Mais um skyroad - Mediofondo , de um modo geral a organização está de parabéns, apenas acho que os reforços deviam ser mais completos à semelhança do que acontece noutros Granfondos, no primeiro abastecimentos não havia GoldDrink ou outro tipo de bebida isotónica.
Gel e ou Barras para levar pelo caminho eram bem vindas.

De resto nada a apontar . tudo 5*****
 

Martins

Well-Known Member
E acho que ainda houve o Semi-GrandFondo.Quando já vinha a descer para Seia, vi muitos a fazer o percurso 3: Adamastor e em vez de cortarem para o Sabugueiro, foram logo directos à torre :)

Também vi dois gajos a fazerem esse percurso.

Como tinha dito antes fui ao mediofondo disfrutar de um dia bem passado a pedalar e a conviver e com o objectivo de sofrer o menos possível.

Senti-me muito preso no início e foi um grande sacrifício chegar ao primeiro abastecimento.
Fui até Manteigas com cuidado, abasteci de líquidos (muito importante a partir daqui porque estava a chegar o calor) e subi sempre com boas sensações até à Torre.
Uma sandes e umas bebidas e toca a descer para Seia.
Chego ao estádio para tomar um duche e sinceramente alguém podia ter ligado o gás para termos água quente. dass 35 graus na rua e a put@ da água parecia que estava a sair do congelador. (Menos um ponto para a organização)
Sigo para o padock e o almoço estava qb, uma massa um sumo e uma gelatina. Ás 15:30 começou o sorteio dos prémios e dos 14 prémios sorteados apenas um foi recebido, os restantes, devido à falta de comparência dos premiados seguem para o próximo granfondo. Alguém se terá esquecido que aquela hora centenas de atletas ainda não tinham sequer chegado à Torre. A rever (Menos dois pontos para a organização)

No final um honroso 409º lugar com 4.42.52h de belo passeio.

Abraço
 

iMiguel

Active Member
Essa dos premios foi mal feita. Se os premios sairam as pessoas, so tinha que lhes entregar (mais que nao seja via correio)
 
Top