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Volta a Portugal 2015

Skyforger

Active Member
Carolina, se calhar não é o querer ganhar com o merchandising. Se calhar não tinham é dinheiro para mandar fazer. :D
Os equipamentos da RP ao que me constou seriam do ano passado.

Também me parece mais isso. Ou optam por vender as sobras de outros anos e despachar material ou optam mesmo por não ter merchandising. Vamos ser racionais, os jerseys da W52 ou da Efapel não vão vender como vendem as camisolas do SLB (nem pouco mais ou menos), pelo que é um risco uma equipa empatar milhares de euros em merchandising (que normalmente obedece a quantidades mínimas para preços mais vantajosos e que possam, de facto, gerar lucro nas vendas) sem a mínima garantia de conseguir algum retorno disso. Duvido que a procura que esses produtos pudessem vir a ter justificassem o investimento para os produzir. Lá está...é tudo uma questão de números, de escala e da realidade que temos que não pode ser comparada a provas do WT.

Mas já que se fala nisto dos equipamentos, há uns anos fui assistir a uma chegada e lembro-me que aquilo que vendia bem não era o material das equipas, mas sim das marcas de vestuário (Cofides, Onda, Fullwear...). Isso já não acompanha a caravana? É que aí sim, conseguiam-se preços muito interessantes.
 

GMQ

Well-Known Member
ainda por cima a chegada em lisboa é a que tem mais gente. aquilo já estava cheio 1 hora antes do pelotão chegar ao terreiro do paço. não percebo. nem que seja só para vender os restos dos outros anos, sempre ganham algum.

nem sou grande fã da RP, mas tinha lá um kit por 5€ que incluía bidon, t-shirt, meias e um boné, acabei por comprar. melhor que nada e são coisas que dão sempre jeito.

É preciso perceber q as equipas portuguesas ainda vivem num mundo à parte. Falta uma certa veia comercial às equipas portuguesas. Ainda se pensa um pouco à antiga.Toda a gente sabe que irão surgir nas etapas sobretudo cicloturistas que tentaram se possivel adquirir mechandise Se não tem dinheiro fazem acordos com os fornecedores de equipamentos e faziam testes ao mercado para terem uma percepção realista e assim preparar a próxima época. Ainda falta algo para se ter essa visão. Vejam lá se conseguem encontrar bons sites das equipas portuguesas para comprarem material?
 

Skyforger

Active Member
É preciso perceber q as equipas portuguesas ainda vivem num mundo à parte. Falta uma certa veia comercial às equipas portuguesas. Ainda se pensa um pouco à antiga.Toda a gente sabe que irão surgir nas etapas sobretudo cicloturistas que tentaram se possivel adquirir mechandise Se não tem dinheiro fazem acordos com os fornecedores de equipamentos e faziam testes ao mercado para terem uma percepção realista e assim preparar a próxima época. Ainda falta algo para se ter essa visão. Vejam lá se conseguem encontrar bons sites das equipas portuguesas para comprarem material?

A questão é que o nosso mercado é tão pequeno que duvido seriamente que justifique o investimento e a aposta.
 

RTC

Moderador
Staff member
É que os orçamentos das equipas já são ultra apertados e não vão estar a libertar dinheiro que pode fazer falta em equipamentos/merchandising que podem não se vender. Simplesmente, não arriscam.

Outro exemplo, rodas em carbono estaladas ou partidas. Há equipas que reparam vezes sem conta as rodas. Tudo porque não podem comprar novas.
 

Medroso#78

Active Member
Não é fácil.... como todos sabemos, aparecem em sites chineses (não estou aqui a discutir qualidade) a 25€, equipamentos de todas e qualquer equipa mundial... é só escolher, num mês está cá. A venda destes ditos originais, conhecidos "apenas" a nível nacional, não teriam naturalmente a mesma venda. De qualquer forma, as marcas que os fabricam, bem que poderiam fazer a mais "1/2 dúzia" deles para venda. Acho que não perderiam nada. Podiam também vende-los por encomenda... tempos antes do inicio da volta (tal como fazem nos granfondos). ;)
 

Carolina

Well-Known Member
a RP estava a vender as sobras, mas também tinha lá o equipamento deste ano, bem como manguitos, pernitos, etc a única coisa que não tinham mesmo eram luvas.

não é preciso gastar milhões, como é óbvio, mas podem ter pequenas coisas que se vendem bem: bidons, meias, etc. até uma simples t-shirt, nem sequer estou a falar em jerseys! t-shirts, é uma coisa barata de se mandar fazer e vende-se barato. uma jersey é algo que só um ciclista é que compra, uma t-shirt não. claro que depois é uma questão de a cada ano que passa irem testando o mercado, não se vão meter logo a fazer milhares de t-shirts.

os equipamentos das equipas podem ser comprados através dos sites, de certeza que eles têm alguns de reserva nalgum sitio. não mandam fazer sempre que alguém compra um. porque é que não pegam nesses equipamentos e os trazem para a volta? nem que seja só em algumas etapas onde se sabe que vai estar mais gente.
 

duchene

Well-Known Member
Não se esqueçam que é necessário ter uma pessoa para preparar as plataformas de venda on-line e física, controlar o stock, receber encomendas, processa-las, expedir, comunicar com o cliente, fazer trocas... O mesmo se aplica nos dias etapa, sendo que ou vai essa pessoa extra na comitiva, o que implica mais gastos em dormidas e refeições, ou então têm de desviar alguém das áreas essenciais da equipa, para poder estar no par de horas que antecedem o final de uma etapa à espera de eventuais compradores.

Muitas estruturas pequenas não são compatíveis com esta "complicação" extra na engrenagem face ao retorno financeiro adicional que possa gerar.
 

Carolina

Well-Known Member
se não tiverem muita coisa para venda não é complicado. em 2013 a volta começou em lx e os tipos da quinta da lixa tinham a porta do autocarro aberta, o equipamento pendurado e depois um papel com o preço. se quisesses comprar era só falar com alguma das pessoas do staff que lá estavam e eles vendiam-te o equipamento.

desde que seja algo simples, não é difícil de organizar. os tipos da w52 estavam com mais trabalho a parar a porcaria do lamborgini em cima do passeio do que o senhor da RP a vender equipamentos XD
 

Medroso#78

Active Member
ahahahaah, essa do lamborgini e afins na volta também está muito boa! Que me desculpem lá os srs da W52 mas, ou é que se trata de uma volta a PT de bicicleta, ou de uma volta a PT de clássicos(?!). Enfim.
 

PachecoTD5

Well-Known Member
ya, também achei muito altos, acho que ele podia estar mais na horizontal, tipo o wiggins. era bom que alguma equipa de outro nível pegasse nele. tem o potencial para ser um grande contra-relogista.

Ele posiciona se sempre da mesma maneira!

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Deve ter a ver com bg fit dele !
 

Carolina

Well-Known Member
essa foto é dos campeonatos do mundo do ano passado? andei à procura de mais fotos dele e a maioria não tinha os extensores para cima.

mas nessa dá para perceber melhor, realmente se os extensores estiverem mais em baixo ele deve bater com os joelhos nos cotovelos.

haviam de construir um túnel de vento em tavira XD
 

PachecoTD5

Well-Known Member
essa foto é dos campeonatos do mundo do ano passado? andei à procura de mais fotos dele e a maioria não tinha os extensores para cima.

mas nessa dá para perceber melhor, realmente se os extensores estiverem mais em baixo ele deve bater com os joelhos nos cotovelos.

haviam de construir um túnel de vento em tavira XD

Foi no azerbeijao
 

Martins

Well-Known Member
eu acho que muito simplesmente o risco/retorno não lhes compensa.

Se pensares no caso da EFAPEL em que a Fullracing (empresa que é a mãe da equipa) e a Fullwear (empresa que fabrica os equipamentos) são do mesmo grupo, não há risco nenhum associado.

E como alguém disse o material está à venda online, por isso ele existe. Era só mais uma barraquinha para trazer para a Volta e um gajo para vender.

O tipo do Boavista que estava nas vendas (gajo na casa dos 50 da velha guarda) mostrou-me o que já tinha vendido até ao dia de Ovar e o gajo tinha à volta de 20 equipamentos vendidos por dia dos antigos e mais alguns dos novos. Estamos a falar de fazer à volta de 1000,00€ por dia. Compensa e bem mesmo a vender barato.

Agora se a Efapel ou a W52 que têm os equipamentos á venda online no facebook por valores a rondar os 100,00€ os trouxerem para a volta para vender a esse preço com certeza que vão vender mais em dez dias do que em 3 meses na loja online.
 

Martins

Well-Known Member
se não tiverem muita coisa para venda não é complicado. em 2013 a volta começou em lx e os tipos da quinta da lixa tinham a porta do autocarro aberta, o equipamento pendurado e depois um papel com o preço. se quisesses comprar era só falar com alguma das pessoas do staff que lá estavam e eles vendiam-te o equipamento.

desde que seja algo simples, não é difícil de organizar. os tipos da w52 estavam com mais trabalho a parar a porcaria do lamborgini em cima do passeio do que o senhor da RP a vender equipamentos XD

Precisamente!!
 

Carolina

Well-Known Member
essa noticia começa logo com uma afirmação errada, porque a UCI não estipula um salário mínimo para equipas continentais (todas as equipas portuguesas).

o salário mínimo tem de corresponder ao salário mínimo do país onde as equipas estão registadas OU ser um valor estipulado pela federação de ciclismo desse país.
 

pratoni

Well-Known Member
Se pensares no caso da EFAPEL em que a Fullracing (empresa que é a mãe da equipa) e a Fullwear (empresa que fabrica os equipamentos) são do mesmo grupo, não há risco nenhum associado.

E como alguém disse o material está à venda online, por isso ele existe. Era só mais uma barraquinha para trazer para a Volta e um gajo para vender.

O tipo do Boavista que estava nas vendas (gajo na casa dos 50 da velha guarda) mostrou-me o que já tinha vendido até ao dia de Ovar e o gajo tinha à volta de 20 equipamentos vendidos por dia dos antigos e mais alguns dos novos. Estamos a falar de fazer à volta de 1000,00€ por dia. Compensa e bem mesmo a vender barato.

Agora se a Efapel ou a W52 que têm os equipamentos á venda online no facebook por valores a rondar os 100,00€ os trouxerem para a volta para vender a esse preço com certeza que vão vender mais em dez dias do que em 3 meses na loja online.

O gajo do Boavista parecia-me mais ser da Onda do que propriamente da equipa. Tanto é que também tinha lá (poucos) equipamentos da Onda que nada tinham a ver com o Boavista.

A Efapel tinha lá um boneco com equipamento vestido e com um papel com o preço (jersey 40€ calções 55€) mas era raro ver lá alguém com cara de ser do staff.

Quanto ao Tavira também andei a rondar mas não vi nada. No ano passado tinham um equipamento a mostra num cabide e se alguém perguntasse lá diziam o preço. Se calhar venderam pouco no ano passado e este ano não estiveram para se chatear...
 
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