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Volta a Portugal 2015

klaser

Well-Known Member
Como a maioria das subidas não são lineares,não funciona :D
Com dados reais de um powermeter e do conhecimento do peso em questão há pouco por onde enganar...
 

Carolina

Well-Known Member
na subida da torre puseste 54% de inclinação! XD

o acumulado que aparece no strava está diferente do que puseste no site da fórmula.
 

plx

New Member
O tipo filandes do twitter segundo o Pinotti nunca errou mais de 5%, o que é incrivel. Mas como disse as subidas têm que ter pelo menos 6%, menos que isso e o vento e o ir na roda ja alteram muito os valores.
 

jimlizard

Member
Tirando duas ou três zonas curtas mais planas, a Senhora da Graça é suficientemente linear. Subidas em escada é que podem complicar um bocado as estimativas.
O declive médio é correcto e não se trata de um desses segmentos mal traçados. Fui eu que o criei há uns anos, quando só havia 5 ou 6 tempos. Utilizei um Edge 705, que apesar de antigo, tem um altímetro barométrico muito preciso e cria ficheiros grandes e detalhados.
O piso é bom, por isso ainda menos um factor a complicar as contas. Não sei como estava o vento ontem, mas normalmente o saldo é quase neutro com as várias curvas, a menos que seja muito forte.
O que realmente afecta o cálculo é o tempo que se vai na roda.


Por curiosidade, subi lá hoje e, utilizando a fórmula do Ferrari, fiz 4.85W/Kg (1330m/h de VAM em 7.4%)

Usando o mesmo cálculo, obtive 6.10W/Kg para o KOM do Ricardo Mestre no ano passado.
O medidor de potência dele indicou 348W. Para o cálculo ter uma margem nula de erro, teria de pesar 57Kg. Os dados que há sobre ele indicam 58Kg, ou seja, o erro da estimativa será pequeno apesar de tudo.

Quanto aos 6.7W/Kg que indicam para o Brandão, não me dei ao trabalho de calcular, mas presumo que sejam um pouco exagerados.
 

plx

New Member
Bastante simples de calcular, supondo que os dados da subida são estes. Aqui esta o processo usando a formula do Ferrari que ja se provou muito eficaz para este tipo de subidas.

1. Determinar VAM. Fazer contas ou usar site para ajudar...

54d2af63e7.png


2. Olhar para a formula do Ferrari que consistente a dividir o VAM por uma constante que é diferente para diversos niveis de gradiente. Exemplo:

- gradient 11% 1800/3.1 = 5.80 w/kg
- gradient 10% 1800/3.0 = 6.00 w/kg
- gradient 9% 1800/2.9 = 6.20 w/kg
- gradient 8% 1800/2.8 = 6.42 w/kg
- gradient 7% 1800/2.7 = 6.66 w/kg
- gradient 6% 1800/2.6 = 6.92 w/kg

Portanto para a nossa subida temos uma inclinação de 7.4% vamos usar uma constante de 2.74.
Ora 1723/2.74 = 6.29w/kg

E assim obtemos uma estimativa de potencia bastante proxima do real. Portanto andei a confiar nos valores que mandaram por ai do Ferrari e afinal nem estavam calculados como deve ser :mad:
Esta potencia corresponde ao real? So os ciclistas sabem. À velocidade que sobem o vento pode dar uma ajuda e indo na roda tambem se poupa um pouco. De qualquer modo a potencia nao andara muito longe e se tirarem os 5% obtêm a potencia que eles farão num esforço FTP e assim podem facilmente comparar com outros ciclistas nas grandes voltas. Por exemplo o Froome foi estimado a 6.1w/kg de FTP, seguindo as minhas contas o esforço da Senhora da Graça equivale a 5.98w/kg o que é um valor tambem bastante respeitavel para qualquer corrida word tour...
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
Bastante simples de calcular, supondo que os dados da subida são estes. Aqui esta o processo usando a formula do Ferrari que ja se provou muito eficaz para este tipo de subidas.

1. Determinar VAM. Fazer contas ou usar site para ajudar...

54d2af63e7.png


2. Olhar para a formula do Ferrari que consistente a dividir o VAM por uma constante que é diferente para diversos niveis de gradiente. Exemplo:

- gradient 11% 1800/3.1 = 5.80 w/kg
- gradient 10% 1800/3.0 = 6.00 w/kg
- gradient 9% 1800/2.9 = 6.20 w/kg
- gradient 8% 1800/2.8 = 6.42 w/kg
- gradient 7% 1800/2.7 = 6.66 w/kg
- gradient 6% 1800/2.6 = 6.92 w/kg

Portanto para a nossa subida temos uma inclinação de 7.4% vamos usar uma constante de 2.74.
Ora 1723/2.74 = 6.29w/kg

E assim obtemos uma estimativa de potencia bastante proxima do real. Portanto andei a confiar nos valores que mandaram por ai do Ferrari e afinal nem estavam calculados como deve ser :mad:
Esta potencia corresponde ao real? So os ciclistas sabem. À velocidade que sobem o vento pode dar uma ajuda e indo na roda tambem se poupa um pouco. De qualquer modo a potencia nao andara muito longe e se tirarem os 5% obtêm a potencia que eles farão num esforço FTP e assim podem facilmente comparar com outros ciclistas nas grandes voltas. Por exemplo o Froome foi estimado a 6.1w/kg de FTP, seguindo as minhas contas o esforço da Senhora da Graça equivale a 5.98w/kg o que é um valor tambem bastante respeitavel para qualquer corrida word tour...


Ou seja, as minhas suspeitas confirmam-se. :cool: Perto dos 6 ou ligeiramente dentro do número mágico! LOOL

Na Srª da Graça praticamente não estava vento, estive lá, posso confirmar. Mas também confirmo que o ritmo era de doidos hehehe
 

Wawando

Well-Known Member
Por muitas voltas e contas que se façam basta ir ver os dados dos powermeter para ver que os homens n passam muito dos 6w/kg. A pessegada é fazer isso com muitos dias nas pernas e no fim de uma etapa ja exigente.
Cuidado com as comparacoes com wt... Uma subida de 40min no fim de uma etapa da 2a ou 3a semana do tour é dif de uma de 20 min na volta a Portugal...
Para ajuda nas comparacoes tb ha o ctl (esta tudo estudado e esmifrado) que calcula a carga acumulada, vou tentar comparar os dados do Gesink com alguem da volta a Portugal que tb seja top 5-6 com powermeter.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Alguém sabe se a estrada que liga as Penhas da saúde a Manteigas já está ciclável?

Boas
pelo que sei ... porque não voltei lá ... no dia 10/06/2015 estava fechada ao trânsito ... ( tivemos sorte a GNR estava de feriado) mas nós subimos de Manteigas para a Torre ... no covão d'ametade passamos pela organização do skyroad ... que disse que seria aberta a excepção de circulação ( em descida ) por corredor limitado de piornos até manteigas ... sei de vários que o fizeram ... não sei se voltaram a abrir ao trânsito

Na Volta a Portugal o troço não é utilizado como costuma ser quando se sobe da Covilhã ... por isso é pouco provavel que esteja aberto.
http://www.volta-portugal.com/etapas/phps/percurso.php?etapa=7 ( subida directa à torre desde a covilhã
altimetria.jpg


De notar que a população residente dava uma noção de alerta para a GNR no troço por utilização de uma estrada fechada ao trafego!
 

plx

New Member
Por muitas voltas e contas que se façam basta ir ver os dados dos powermeter para ver que os homens n passam muito dos 6w/kg. A pessegada é fazer isso com muitos dias nas pernas e no fim de uma etapa ja exigente.
Cuidado com as comparacoes com wt... Uma subida de 40min no fim de uma etapa da 2a ou 3a semana do tour é dif de uma de 20 min na volta a Portugal...
Para ajuda nas comparacoes tb ha o ctl (esta tudo estudado e esmifrado) que calcula a carga acumulada, vou tentar comparar os dados do Gesink com alguem da volta a Portugal que tb seja top 5-6 com powermeter.

Nao deixam de ser valores muito altos. Temos la o Gesink com dados de potencia fez 409w para os seus 70kg penso eu(alguem confirma?). Ora 409/70 = 5.84w/kg para um esforço de quase 40 minutos. Isto foi ainda no inicio do Tour portanto o seu FTP "fresquinho" nao deve andar longe disto.


https://www.strava.com/segments/1624487?filter=overall

20639a3ef3.jpg


Robert Gesink nao aguenta com o nivel da nossa Volta a Portugal. Ficou abaixo dos 5.98w/kg estimados para as estrelas do nosso pelotão de elite! :cool:
Indo mais acima na classificação chegamos ao Nairo Quintana, pela formula do Ferrai obtemos 6w/kg redondinhos portanto é mais ou menos esse o nivel a que sobe nesta Volta. (Cuidado que ainda falta a Serra da Estreal :rolleyes: )
Tenho pena dos nossos jovens portugueses, a unica corrida onde se podem mostrar realmente têm de fazear performances monstruosas ao nivel dos melhores ciclistas do mundo. Assim fica complicado...
 

plx

New Member
Por muitas voltas e contas que se façam basta ir ver os dados dos powermeter para ver que os homens n passam muito dos 6w/kg. A pessegada é fazer isso com muitos dias nas pernas e no fim de uma etapa ja exigente.
Cuidado com as comparacoes com wt... Uma subida de 40min no fim de uma etapa da 2a ou 3a semana do tour é dif de uma de 20 min na volta a Portugal...
Para ajuda nas comparacoes tb ha o ctl (esta tudo estudado e esmifrado) que calcula a carga acumulada, vou tentar comparar os dados do Gesink com alguem da volta a Portugal que tb seja top 5-6 com powermeter.

Isso do ctl podera ser interessante mas nao estou a ver como se faz isso. Força ai ;)
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
Robert Gesink nao aguenta com o nivel da nossa Volta a Portugal. Ficou abaixo dos 5.98w/kg estimados para as estrelas do nosso pelotão de elite! :cool:
Indo mais acima na classificação chegamos ao Nairo Quintana, pela formula do Ferrai obtemos 6w/kg redondinhos portanto é mais ou menos esse o nivel a que sobe nesta Volta. (Cuidado que ainda falta a Serra da Estreal :rolleyes: )
Tenho pena dos nossos jovens portugueses, a unica corrida onde se podem mostrar realmente têm de fazear performances monstruosas ao nivel dos melhores ciclistas do mundo. Assim fica complicado...

O Quintana no Alpe d'Huez fez 6,09 W/Kg. Colocas o melhor gajo da Volta a Portugal a tentar fazer isso depois de 19 dias a dar no duro, passando pelos Pirenéus e os Alpes e vez o que acontece. Levava minutos no lombo.

O pelotão nacional tem como objectivo esta corrida, andam a top nela e em mais nenhuma.
 

plx

New Member
Quintana melhorou ao longo do Tour mas a comparação que fiz foi com a 10ª etapa porque ai os ciclistas ainda vao relativamente frescos.

Ha uma diferença entre Portugal e o estrangeiro e é essa diferença que faz com equipas la fora nao estejam interessados em ciclistas de ca mesmo quando demonstram um nivel destes.
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
O ir relativamente frescos é muito relativo. Porque o calendário WT é muito mais extenso. E outro pormenor, os primeiros 9 dias de Tour foram uma loucura, com etapas muito complicadas. Desde vento, a pavé, até ao Mur de Huy e Bretagne.

Acho que alguns gajos do nosso pelotão podem dar o salto, o Joni Brandão é um deles. Claro que lá fora, vai ter outro papel.
 

Tiago_dk

Member
Quintana melhorou ao longo do Tour mas a comparação que fiz foi com a 10ª etapa porque ai os ciclistas ainda vao relativamente frescos.

Ha uma diferença entre Portugal e o estrangeiro e é essa diferença que faz com equipas la fora nao estejam interessados em ciclistas de ca mesmo quando demonstram um nivel destes.

Controlos quase inexistentes? Realmente a mim faz-me confusao o salto de performance de certos ciclistas. Não admira que as equipas la de fora tenham sempre reticiencias quanto a ciclistas portugueses.
Acho que foi na Volta do ano passado que o Rui Sousa se queixou do controlo antidoping durante a Volta(habituou-se à falta de controlo...)enquanto que por exemplo no WT Bauke Mollema se queixava da falta de controloas. Espelha bem o contraste das mentalidades que existem. Li isso no blog do Rui Quinta salvo erro mas agora nao consigo encontrar nem o artigo nem as citações deles.

Acho o ambiente estranho na W52 e as performances tambem. Oxala nao venhamos a descobrir que nao passou tudo de uma farça.
 

Martins

Well-Known Member
Fartei-me de rir à bocado no Furadouro a ouvir a tranquilidade do Pr. José Santos do Boavista a falar para o que penso ser uma jornalista da imprensa escrita. A dada altura diz ele

"Estávamos á espera da Sr.ª da Graça e foi o que foi. Falta a Torre. Na Torre. Ora bem, na Torre, num dia normal, se tudo correr de forma normal, ele (Rui Sousa) pode ganhar a amarela, ainda que seja para a perder no dia a seguir."

fantástica a naturalidade com que ele disse isto, só visto mesmo. Nem demonstrou uma réstia de esperança que fosse.

Se interessar a alguém o Boavista tem uma roulote no inicio e provavelmente no final das etapas e está a vender o equipamento deste ano a 70,00€ e o de 2013 a 40,00€ (ambos calçoes + jersey bom material pelo que pude ver)
 

GMQ

Well-Known Member
Martins. O homem anda há muito nisto e não vive em ilusões.

Pena tenho eu de não andar por essas bandas mas os preços que falas são muito bons.
 
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