• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta estrada com travões disco

albertosemcontador

Well-Known Member
E desculpem lá o português meio estranho, mas estou no telemóvel e isto é uma bodega para escrever

E Filipe…Realmente E uma Grande BODEGA!!!Mas nao o Portugues, porque eu ate nem pego por ai, faco um esforco para entender!!!! O PORTUGUES apenas…. Um abraco caro amigo…Fica bem!!
 

pratoni

Well-Known Member
Quanto à UCI e à utilização dos prós, com a pressão que os fabricantes andam a fazer, não é uma questão de se vão usar ou não mas sim, a partir de quando...
 

klaser

Well-Known Member
Infelizmente também acho..o dinheiro vale muito mais para eles nem que tenha de morrer gente....
 

rm6

Member
Penso que será igual em qualquer outro tipo de modalidade!
Estão sempre a surgir novas tecnologias, e que são desenvolvidas por alguém do ramo, neste caso bicicletas, estes investigadores e técnicos têm de ver o seu tempo e investimento recompensados!
Logo, é normal haver pressões e influências, por parte deles, para que determinado produto entre no circuito.

Será sempre assim! É o progresso!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

para além de já pedalar há uns bons anos em BTT, comprei sensivelmente há um mês a minha primeira bike de estrada. Como poderão imaginar, para quem vem do BTT, com bikes com travões de disco, totalmente satisfeito, é óbvio que fiquei na duvida na hora da compra..... mas acabei por comprar com travões "antigos".

Tal como refiro acima, tenho em ambas travões de disco. Na velhinha 26, uns Magura Marta, travam de mais, e até me esqueço de trocar de calços, na 29er, tenho Avid XX World Cup, travam bem, não tanto quanto aos Magura.... mas prefiro estes. Pois não bloqueia as rodas, e trava mais do que suficiente, stress OFF. Estes "mamam" calços que nem é bom, e fazem um barulho ui (se calhar em estrada até faria jeito). :D

NUNCA fiquei sem travões no mato. Não sou "maluco" a descer... gosto de descer, de modo a que me divirta, mas sempre de forma a que me sinta seguro (não tenho medo de cair, tenho sim, medo, MUITO, de não me conseguir levantar). ;)

Então pus-me a pensar com calma: bikes de estrada, não são bikes de ciclocross/BTT, em que há dias, em que andamos em locais com lama/água até aos "cubos". Esteticamente, prefiro os travões tradicionais (se calhar, por não ter já uma bike de estrada há anos), pois quem já as tem há muito, parece-me normal querer evoluir/mudar. ;)

Não gosto de pedalar com chuva, nem com lama. Na estrada, lama não há, se houver chuva não pedalo... daí a minha escolha ter recaído no sistema tradicional. :)

Uma dúvida/curiosidade, uns travões de disco em bike de estrada, não travarão de mais?!?!?! Não nos fará derrapar de modo a nos mandar mais facilmente ao chão?! Tenho mais receio disso, do que os travões deixar de travar (pode ser parvo mas.... é a minha opinião). :D

Resumindo, acho muito normal esta evolução... não critico minimamente que as compra..... muito pelo contrario. No meu caso, estou muitíssimo satisfeito com a minha "negra" FULL ULTREGA 6800. Trava que é uma maravilha. Até à data, ainda não fiquei com dores nas mãos a travar. Vamos lá ver "amanhã". ;)

Abraços
 

Metralha

Well-Known Member
Boa, como eu. Também conheço bem os Marta, tenho-os na velhinha i-drive. Na nova tenho XT. Esta discussão sobre a eficácia de um sistema versus o outro vai durar até haver um comparativo como deve ser, duma fonte fiável. E também acabei de comprar um quadro moderno, gama alta com travões de calços.

Boas,

para além de já pedalar há uns bons anos em BTT, comprei sensivelmente há um mês a minha primeira bike de estrada. Como poderão imaginar, para quem vem do BTT, com bikes com travões de disco, totalmente satisfeito, é óbvio que fiquei na duvida na hora da compra..... mas acabei por comprar com travões "antigos".

Tal como refiro acima, tenho em ambas travões de disco. Na velhinha 26, uns Magura Marta, travam de mais, e até me esqueço de trocar de calços, na 29er, tenho Avid XX World Cup, travam bem, não tanto quanto aos Magura.... mas prefiro estes. Pois não bloqueia as rodas, e trava mais do que suficiente, stress OFF. Estes "mamam" calços que nem é bom, e fazem um barulho ui (se calhar em estrada até faria jeito). :D

NUNCA fiquei sem travões no mato. Não sou "maluco" a descer... gosto de descer, de modo a que me divirta, mas sempre de forma a que me sinta seguro (não tenho medo de cair, tenho sim, medo, MUITO, de não me conseguir levantar). ;)

Então pus-me a pensar com calma: bikes de estrada, não são bikes de ciclocross/BTT, em que há dias, em que andamos em locais com lama/água até aos "cubos". Esteticamente, prefiro os travões tradicionais (se calhar, por não ter já uma bike de estrada há anos), pois quem já as tem há muito, parece-me normal querer evoluir/mudar. ;)

Não gosto de pedalar com chuva, nem com lama. Na estrada, lama não há, se houver chuva não pedalo... daí a minha escolha ter recaído no sistema tradicional. :)

Uma dúvida/curiosidade, uns travões de disco em bike de estrada, não travarão de mais?!?!?! Não nos fará derrapar de modo a nos mandar mais facilmente ao chão?! Tenho mais receio disso, do que os travões deixar de travar (pode ser parvo mas.... é a minha opinião). :D

Resumindo, acho muito normal esta evolução... não critico minimamente que as compra..... muito pelo contrario. No meu caso, estou muitíssimo satisfeito com a minha "negra" FULL ULTREGA 6800. Trava que é uma maravilha. Até à data, ainda não fiquei com dores nas mãos a travar. Vamos lá ver "amanhã". ;)

Abraços
 

RTC

Moderador
Staff member
Vamos ver o que é que as marcas vão lançar para 2016 (já não falta muito) e aí sim, ver qual será a aposta nos discos.
 

rm6

Member
Tenho a certeza de que as marcas vão apostar forte no lançamento dos modelos com travão de disco!
Tenho visto e algumas vezes acabo por comprar :) revistas da modalidade e tenho visto cada vez mais, testes e análises e até comparativos de bicicletas com travão de disco. Estou em crer que todas as marcas neste momento tem bicicletas com travão de disco e vão apostar forte tal como apostaram no BTT com as 29´r.
 

undernardo

Active Member
Estas discussões são sempre de salutar. É sempre bom partilhar opiniões e é sempre bom por o cérebro a funcionar, quer a interpretar as opiniões dos outros, quer a pesquisar mais sobre o assunto.

A discussão, para mim, começou apenas quando foi dito que a opção de escolher este sistema de travagem era resultado da tendência do mercado e não devido às possíveis vantagens do mesmo sistema face aos tradicionais calipers. Mas isso sou eu, que me faz espécie este consumismo enraizado dos tempos de hoje. Mostrei também que poucas diferenças há entre o poder de travagem de ambos os sistemas.

Os travões hidráulicos ou mecânicos até podem vir a conquistar o pelotão internacional, que vai haver sempre espaço para os calipers. Da mesma maneira que as transmissões mecânicas não vão morrer por haverem cada vez mais desenvolvimentos nos sistemas electrónicos e wireless.

Para mim a verdadeira questão é: justifica-se pagar 500€ a mais para ter um sistema de travagem igualmente potente que um dual-pivot? Justifica-se pagar 500€ só para seguir a tendência do mercado? Essa para mim é a verdadeira questão..

Mais do que questões técnicas, a introdução dos hidráulicos no ciclismo de estrada é puramente de interesse comercial. Só falta começarem a utilizar espigões de selim hidráulicos nas bicicletas de estrada para promover o conforto dos ciclistas em provas acidentadas (Strade Bianche's, Paris-Roubaix's, Flandres') :rolleyes: :rolleyes:
 

rm6

Member
Para mim a verdadeira questão é: justifica-se pagar 500€ a mais para ter um sistema de travagem igualmente potente que um dual-pivot? Justifica-se pagar 500€ só para seguir a tendência do mercado? Essa para mim é a verdadeira questão..

Mais do que questões técnicas, a introdução dos hidráulicos no ciclismo de estrada é puramente de interesse comercial. Só falta começarem a utilizar espigões de selim hidráulicos nas bicicletas de estrada para promover o conforto dos ciclistas em provas acidentadas (Strade Bianche's, Paris-Roubaix's, Flandres') :rolleyes: :rolleyes:

Na minha opinião, e caso estivesse comprador de uma bicicleta nova, iria ponderar essa situação!
Mas, como já disse, acho ainda "cedo" para se investir num sistema desses! Acho que ainda existem muitas arestas para lapidar!
Veja-se o caso, outra vez, das 29´r, quando começaram a surgir, eram consideradas de serem muito pasteleiras, "difíceis" de manobrar etc, e foram sendo melhoradas e lapidadas até á data de hoje, em que são já consideradas, de rapidíssimas e fáceis de manobrar, etc, fruto dos aprimoramentos de geometrias e afins.
Penso que o mesmo irá acontecer com as de estrada!

Mas o que é certo é que 500 € dão para, por exemplo, um bom par de rodas, e uns bons calços para melhorar a potência de travagem!
:cool:
E a ideia do espigão hidráulico, não deve demorar muito a surgir!!! :):p:D
 

RTC

Moderador
Staff member
O espigão hidráulico até já vem montado na Diverge da Specialized mas é uma bicicleta considerada de aventura. Não é uma purista de estrada.
 
Não me posso alongar muito porque o telemóvel daqui a pouco troca as letras todas.
500€? Por um sistema de travões de disco?
Vocês sabem do que falam? Onde é que quem falou compra o material?http://www.chainreactioncycles.com/mobile/pt/pt/shimano-r785-di2-road-disc-brake/rp-prod119980
Haja paciência :).
Vejam os travões normais de gama idêntica. E verão...
As mutilações são suposições como em todas as novidades, sem falar que se isso for mesmo verdade o disco pode bem passar para o interior da roda.
Tudo é possível meus senhores.
 

RTC

Moderador
Staff member
Travas só com um Filipe2000?
Isso é o preço da unidade! O par custa o dobro.
E não tem discos!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
a UCI já autorizou a utilização de travões de disco em agosto e setembro deste ano para algumas provas. para o ano devem fazer o mesmo e em 2017 passará a ser autorizado.

http://velonews.competitor.com/2015...i-to-lift-ban-on-disc-brakes-in-august_366590

Calminha....

Ja autorizou nao!!!!

ja autorizou e diferente de vai autorizar...
E e sob forma de testes!!! e e so em Agosto e Setembro ate la muitas bicicletas sao vendidas isso sao esquemas comerciais...
Ate 2017.... Muita agua rola....
 

desmo13

New Member
PS: As pastilhas a roçar nos discos em subida é um bocadinho chato :)
A coisa mais acertada que aqui foi dita... se os calços não estiverem bem afinados, aquilo é uma dor de cabeça... e também pode ser dor de pernas!

Em relação a tanta coisa que já aqui foi dita, gostaria de comentar o seguinte:
No Protour NUNCA vão ser usados, porque podem provocar danos físicos... mas já alguém viu uma prova de XCO? Lá eles também caem (principalmente nas partidas), e os discos podem ser igualmente letais, mas continuam a ser usados!

Compreendo o receio no aquecimento dos discos nas travagens fortes, mas regra geral, travagens fortes implicam descidas acentuadas, velocidade alta, etc... se é assim, também vai haver mais Ar para arrefecer os discos! Estarei assim tão errado?
Não é obrigatório que se usem discos de 140mm, ha bikes com discos de 160mm!

A minha experiência (sim mais uma vez vos digo que tenho os dois sistemas) é que os discos em piso seco travam pelo menos tão bem como os de ferradura, e não V-Brake como alguém disse, mas em piso molhado acho que nem vale a pena comentar!
Nota1: Não sou suicida a descer, mas também não sou nenhum atado!
Nota2: A pesar da comparação que faço ser com bikes com objectivos diferentes, a descer é onde o comportamento delas mais se aproxima!

Um ultimo apontamento para o Filipe2000, neste forum não ha só Pro's, também ha gente fixe, parvalhões, sabichões... é como em tudo na vida!

220€ o Par, Hidraulicos e com discos!!! E podem usar as manetes convencionais!
http://www.bike24.com/1.php?content...6918;page=1;menu=1000,4,320,322;mid=438;pgc=0
 
Top