• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As voltas do Fogueteiro

Armando

New Member
Armando!!! BINGO!!!! Acertaste. Lamento apenas dizer-te que a Mérida anda esgotada e os revendedores não tem data prevista para entrega. Assim.... esquece. ;):D:D:D

Boas Zé

Ja sabia que era esse o desfecho!!...não tenho sorte nenhuma. :(:(

Os "TGVs do Oeste" são tramados. :cool::cool::mad::mad:

Boas pedaladas
 

fogueteiro

Active Member
ARMANDO: Fiquei muito triste por não te oferecer a tal máquina. Os fulanos são tramados...;)

PARADAWT, ARMANDO e PRATONI: As fotos foram tiradas no Montejunto, mas não na volta de ontem. Mas honestamente não estou com pachorra para as colocar. Nem sempre tem a qualidade que se espera. Tudo na vida tem um ciclo... e as fotos não fogem à regra. Até pode ser que tenha uns minutos e as coloque. Vamos ver.

ARMANDO (novamente): Esse PIF está organizado, delineado, pensado, repensado, e até os troféus já estão definidos. Neste momento não está planeado passar por Figueiró dos Vinhos, mas quem sabe. A única razão porque, os planos ainda não passaram para a rua, é porque há sempre algo que se intromete, e anula tudo. E a provar isso é que "na outra vida" eu andava todos os dias da semana e aos Domingos, mas aqui as coisas não funcionam bem assim. Muitas visitas, muito trabalho.... enfim, enfim.

Tinha pensado organizar um PIF em Julho passado, mas já passou e nada. Prometo que irei organizar um passeio por aqui. Tenho vontade de rever amigos desta casa e conhecer outros.
 

fogueteiro

Active Member
Pessoal,

Domingo que vem estarei pela Figueira da Foz.

Se alguém quiser dar uma voltinha, e acompanhar um empenado estarei disponível.

Recuso convites de TGVs, porque a minha locomotiva anda a carvão.;):D

Apenas uma condição: Não poderei chegar depois das 12:00h
 
Fogueteiro: Estive a passar uns dias em Figueiró dos Vinhos e numa placa vi a indicação de Cernache ao que comentei desde logo que tinha um amigo que vivia por ali.
Vi zonas muito bonitas, como as fragas de São Simão e suas subidas como eu gosto, entre outros locais espetaculares.
O que mais me marcou foi a estrada que fiz no regresso que ligava Castanheira de Pêra para a Lousã, penso que era a N232, que é em tudo espetacular para fazer de bicicleta!
Se um dia marcares algo por aí, lá estarei claramente.
 

Skyforger

Active Member
Pessoal,

Domingo que vem estarei pela Figueira da Foz.

Se alguém quiser dar uma voltinha, e acompanhar um empenado estarei disponível.

Recuso convites de TGVs, porque a minha locomotiva anda a carvão.;):D

Apenas uma condição: Não poderei chegar depois das 12:00h


Ora viva!

Só agora vi isto, espero que ainda vá a tempo..Amanhã terei todo o gosto em acompanhar-te por estes lados da Figueira da Foz. Algum percurso em mente?
 

fogueteiro

Active Member
A volta incompleta

4ª feira foi dia de cumprir promessa, e como sou homem de palavra não fugi à minha responsabilidade.

Há tempos, quando fui ao Montejunto, a volta incluía a serra D'Aire e Candeeiros, mas esta última fico apenas no papel. Mas havia uma possibilidade e essa eu não deixei passar.

Como tinha que vir para a Figueira da Foz, pensei logo na possibilidade de "matar a fome". Disse à minha esposa: "Tu vais de carro e eu de bicicleta". Ela aceitou.

Em linha reta o trajecto teria uns 90kms mas o projecto duplicava a parada. Pensei... mas não muito. Apesar de saber a minha condição física, e de já não fazer estas aventuras há uns 2 anos, não hesitei ou não seja eu um homem de.............

Tive que refazer o percurso, na véspera, mesmo na hora de me ir deitar. A alteração foi forçada pela imposição de ter horas para chegar e cumprir compromissos assumidos antes.

Era 4,30 da matina e eu dava as primeiras pedaladas. Sem qualquer luz, nem atrás nem à frente, confiei nos famosos olhos de gato, que eu já tinha comprovado em outras ocasiões.

Aproveitei a hora e a falta de trânsito para transgredir o código. Andei cerca de 5kms na IC8, para poupar um bom par de kms. Para minha surpresa passaram por mim 3 carros.

Depois entrei em estradas completamente desertas, e escuras. Apenas um chiar incomodativo das roldanas do meu desviador traseiro, que não tinham gostado do banho do dia anterior... pudera já se tinham esquecido do último banho que foi há uns dois anos atrás.

Quando passava Ferreira do Zêzere já o céu clareava, a Este, o que me deixava já vislumbrar os números dos meu companheiro de viagem: O meu Conta Kms.

Já em Tomar, o dia estava bem claro, e o movimento citadino já era notório, mas eu não ia a sentir-me confortável. As pernas estavam presas, e o corpo doía. Ainda não tinha chegado à minha zona de conforto.

Entrocamento passou, e a agora entrava em terreno desconhecido, em termos de pedaladas. Torres Novas rapidamente foi alcançada, para depois ter o privilégio de comer uns fantásticos figos de uma figueira. A esta hora (8,30) já procurava local para parar um pouco e comer alguma coisa, mas estava tudo fechado.

Por fim entrei na estrada que fui obrigado a incluir no roteiro, no dia anterior, que sobe a serra D'Aire e Candeeiros. NÃO GOSTEI!!!!!! NEM UM BOCADINHO!!!!! Tinha em mente subir a serra por uma estrada característica desse terreno, deserta, fascinante.... mas o que encontrei foi exactamente o contrário. Pelo menos encontrei um café aberto!!! Refiro-me à estrada que passa por Minde e Mira D'Aire.

A descida, já perto de Porto de Mós, é engraçada porque tem uns ganchos que me deu alguma "pica".

Finalmente Batalha e a entrada na N1 até Leiria. Antes porém fui regalar os olhos na Bike Zone, onde pude ver uma "jóia" que me fez babar.... A única coisa que de desagradou nela eram as rodas. Voavam na primeira oportunidade. Nunca tive uma boa relação com as Mavic.

Passei a cidade de Leiria, e apanhei a N109 que me levaria ao meu destino. Nesta altura, aliás já bem lá atrás, o corpo tinha entrado em velocidade de cruzeiro, os artelhos tinham-se habituados aos movimentos repetitivos, e o ânimo voltado, assim como as forças.

Finalmente fui “acaçado” pela minha esposa, uns 10 kms antes da meta proposta. De qualquer modo o objectivo foi concluído, à excepção da serra D’Aire e Candeeiros que teima em ser mais teimoso que eu. Mas essa teimosia tem os dias contados.

Dados da volta:
186 kms
25,00 kms/h média
8 horas em cima da bicicleta
1800m de ac+

Mapa

Fotos - Não há nem uma. Ainda não desenjoei:D:eek:
 

fogueteiro

Active Member
Armando,

eu enganei-me. Quando comecei a escrever era 6ª feira e depois quando coloquei o post esqueci-me de ir alterar. Portanto a volta foi na passada 5ª feira.

O engraçado é que me cruzei com alguns colegas, e sempre olhei para eles tentando ver se eras tu.

Pois está lá uma menina com um grupo completo da Campy Super Record 11v que encheria a alma se fosse minha. Como disse, apenas as rodas voariam no 1º segundo
 

Morg

Well-Known Member
Boa volta.
8 horas em cima da bike não é para todos.

Há umas semanas acompanhei uma R5 que tinha esse grupo e rodas lightweight, acho que estas já não trocavas.
 

fogueteiro

Active Member
Por terras dourienses

Mais uma vez aproveitei uma escapadela de fim-de-semana com a companhia da família.

Ponderamos vários destinos: Gerês, Setúbal (serra da Arrábida) e Régua/Lamego. As várias condicionantes fizeram-nos inclinar para a zona douriense.

Logo comecei a magicar os planos e trajetos possíveis para dar uma voltinha.

Há alguns anos que me andava a mexer na "tóla" um passeio/competição que acontece todos os anos que começa na zona de Lamego. link

Mas como não podia fazer o passeio na integra resolvi fazer um percurso que matasse dois coelhos com um tiro. Um desses "coelhos" seria famosa subida de Cambres (1ª cat.... dizem). O outro "coelho" é um que andava atravessado desde o dia 07/03/2011, dia em que fui dar uma voltinha maior. Nesta volta tinha pensado subir o monte Stª Helena mas ela passou-me ao lado, por me ter enganado no caminho. Vejam a volta que me refiro. .

Na verdade há locais que nos fascinam mesmo sem os conhecer, até mesmo só pelos nomes e Tarouca + Stª Helena era um deles, para mim.

Na 5ª feira liguei ao André (Duchene) com o propósito de me esclarecer quanto a uns detalhes (ou não seja ele o mestre daquela zona) e ainda mais me entusiasmei.

Bem, por pouco via tudo ficar anulado, por causa da chuva. Durante a noite tinha chovido mas a manhã de Domingo acordou com melhor cara.

Saí da Régua e em vez de subir para lamego pela N2 andei um pouco na N222 e virei à esquerda, em direcção a Lamego passando por Cambres. Começou logo bem inclinado e sem vontade de abrandar. A inclinação era mais ou menos constante no intervalo 8% - 12%. Mas como a paisagem é muito bonita ia entretido a ver um ou outro pormenor e os nomes das quintas vinícolas.

Cambres estava já na retaguarda. faltava agora a 2ª secção da subida, a meu ver mais fácil, sobretudo pelo cumprimento, inferior à da sua irmã.

Lamego ainda estava sonolenta quando a cruzei e agora restava-me chegar a Tarouca. A distância é pequena e as dificuldades quase nulas.

Mas já dava para ver o "amigo" monte Stª Helena. Não o conhecia de todo por isso tudo seria novidade. Confesso que a minha condição física está longe de há uns anos e por isso ia um pouco apreensivo. A subida não é daquelas que se fazem com uma perna às costas. Não é das mais difíceis mas chama a si alguma atenção sobretudo quando se tem um carreto 25/11. Depois da EN vira-se à direita e entra-se numa estrada estreita com piso irregular e ainda mais inclinado. São uns 2kms até ao santuário, sempre no risco dos 10%.

Só por curiosidade da volta:

- aos 10 kms tinha 500m Ac+
- aos 25 kms tinha 1000m Ac+
- aos 30 ksm tinha 1500m Ac+

O pior estava para vir. O frio era mais que muito, e transpirado, temia que o sofrimento fosse muito. Apanhei um daqueles plásticos que anunciam festas, e que geralmente são afixados em árvores e postes. Rasguei um pedaço, e coloquei-o dentro da jersey. Foi o melhor que fiz.

E pronto... os objectivos do dia estavam alcançados. Agora só me restava seguir em frente apanhar a N2 em direcção a Castro Daire e ser "acassado";);) pela esposa e filha. E isso aconteceu já na estrada que nos levaria a São Pedro do Sul.

foi um passeio sem aquelas quilometragens estonteantes, mas com objectivos, e esses foram alcançados. Mais duas serras cá para o "je".

Hoje temos fotos;););)

izrmmq.jpg


2hpq4xg.jpg


11bn4wg.jpg


30rv8rk.jpg


2vlwtxx.jpg


3010gls.jpg
 

duchene

Well-Known Member
Maravilha Zé! E com fotos, torna-se ainda melhor ler que estás de volta!

Sabendo da tua visita o São Pedro fez questão de fechar a torneira. E ainda bem. No sábado andei eu por esses lados e a chuva veio-nos visitar, já ao final do dia.

Já ficaste a conhecer a incrível vista sobre a cidade de Tarouca e arredores. Apesar do monte estar só ligeiramente acima do planalto de Bigorne, é o suficiente para entrarmos logo noutra dimensão.

Decerto que levas boas recordações, como sempre, das rampas onde se poupou muito na terraplanagem.

Vai mantendo o elan e trazendo coisas bonitas aqui para a malta!

Abraço!
 

Morg

Well-Known Member
Muito Bom!

30km com 1500m!

Este sábado fiz 130km com pouco mais de 1100m.

É impressionante as diferenças de cada região.
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal.

obrigado pelos comentários que eu transformo em incentivos.

André:

Este local, como 99,99999999% do nosso interior tem maravilhas de visita obrigatória.... mas devagar.:D Obrigado pelas dicas que me deste quando falamos, e quem sabe um dia destes possamos andar por outra zona de beleza semelhante: Barragem de Santa Luzia, Cambas, Oleiros....

Morg:

Esse acumulado foi o de maior relevo, porque a volta andou nos 65kms e 1650m AC+. Mas descansa que no teu Alentejo existe uma coisa, que eu já experimentei: Os montes alentejanos, que traduzido para linguagem cicloturistica chama-se "mói pernas".

Parada:

Se ainda não foste andar nesta zona, considero um pecado mortal, sobretudo para um portuense. Acredita que nunca mais serás o mesmo.;)
 
Top