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Volta a Portugal 2014

Bruso

Well-Known Member
O Gamito falou nisso durante a volta Carolina

Ele disse que tem formação de treinador mas que não teve nada sobre marketing que tudo o que sabe sobre a matéria aprendeu numa pós-graduação de marketing desportivo. Ele recomendou mesmo que o curso de treinador devia incluir bases de marketing. A Efapel é das poucas que consegue ser autosustenável - pelo menos é o que o Carlos Pereira afirma!

Se repararam a Volta deste ano teve muito mais "rede social" que a do ano passado. Todas as equipas investiram nisso. A Boavista fez muitos vídeos durante a época, a LA fazia uma atualização da etapa com fotos e vídeos feitos apartir do carro. A Efapel fez sempre um resumo diário e ainda mais algumas crónicas sobre alimentação e muitas fotos. Estas são as que estão mais na memória.
 

sickflick

Well-Known Member
Carro que a OFM vai usar amanha no CRI

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W52 é uma loja de roupa!!


Olhem eles :cool:

[video=youtube;3pclYLQNqSs]http://www.youtube.com/watch?v=3pclYLQNqSs[/video]
 

sickflick

Well-Known Member
:confused:
As bebidas devem de ir no pendura e a bicicleta de apoio atrás debaixo do capo :cool:

[video=youtube;U6W4gTXVP_w]http://www.youtube.com/watch?v=U6W4gTXVP_w[/video]
 

Carolina

Well-Known Member
Quanto aos patrocínios duvido que eles não andem a tentar as empresas grandes mas essa já estão muito formatadas para TVs e afins...

então é porque não sabem abordar as empresas. a EFAPEL e a Glassdrive apoiam a equipa à vários anos. se o fazem é porque obtêm algum retorno e de certeza que conseguem apresentar números que comprovam isso. é com estes dados que se tem de tentar obter o apoio. a parte difícil é essas empresas não acreditarem que patrocinar uma equipa de ciclismo pode trazer os mesmo benefícios que um anúncio de tv a um custo muito reduzido.

outra opção é ir ter com empresas que já patrocinam eventos, mas não patrocinam equipas, como a EDP por exemplo. são empresas que já estão envolvidas de alguma forma no ciclismo e que já sabem em parte aquilo que podem ganhar.
 

grouk

Active Member
eu não concordo. eu acho que as empresas que patrocinam o ciclismo o fazem ou porque já o fazem à alguns anos ou porque a empresa de alguma forma tem apreço pela modalidade. façam um exercicio, sem utilizarem o google vamos ver quem sabe o que as marcas vendem?
LA, Carmin, Quick step, a propria efapel e aqui o pessoal do porto e maia não conta. eu pessoalmente acho que o ciclismo tem muita visibilidade mas em termos de retorno financeiro deve ser muito baixo, só há um mercado que julgo vender muito com o ciclismo qué é tudo o que está relacionado com a prática da modalidade, bicicletas equipamentos...

eu próprio não sou minimamente influenciado pela publicidade e markting, posso estar a ver um anuncio que quando ele acaba nem sei o que estava a tentar vender mas nas bikes não é assim, ainda ontem dei por mim a investigar um quadro Corratec e neste momento estou a gostar muito dos Vivelo já conhecia as marcas de nome mas o facto de me ter sido enfiado pelos olhos dentro deixou me curioso, quanto ao resto tenho duvidas, nao me estou a ver escolher uns determinados interruptores ou uma determinada marca de aluminios apenas por causa de patrocinarem uma equipa
 

Bruso

Well-Known Member
Que acham que a PT ganha em patrocinar os 3 grandes (nem sei se ainda o faz atualmente)??

Estas empresas quando chegam ao final do ano e têm lucros brutais preferem investir em publicidade do que pagar impostos. Às vezes o retorno com os patrocinios e/ou publicidade nem é o 1º pensamento. Se abordadas corretamente e mostrando-lhes um bom projeto para o desporto acredito que estas grandes empresas não tivessem problemas em patrocinar uma equipa de ciclismo. Um dos grandes entraves será o histórico de escândalos de doping do ciclismo. Este é sempre o grande entrave para chegar às grandes empresas.

O grupo Sonae, Jeronimo Martins são grupos que por exemplo não tem qualquer interesse ao nível do retorno que o ciclismo lhe pode dar mas que se bem abordados e tendo em conta o volume de negócios destas empresas, podiam fazer a gracinha de entrar no ciclismo. Por exemplo se estivermos a falar numa empresa com ambições a subir de escalão e competir em país que essas empresas consideram alvos de mercado, teria tudo para dar certo.
 

Carolina

Well-Known Member
a jerónimo martins poderia ganhar bastante, uma vez que tem negócios lá fora (polónia e colômbia, especialmente). começar com uma equipa portuguesa e depois expandir para pro-continental seria mais que suficiente para obterem bons resultados.

grouk, o que dizes não é de todo verdade. as equipas grandes obtêm retorno. achas mesmo que iam gastar milhões para não ganhar nada com isso? a quickstep não tem qualquer impacto em portugal (têm uma loja pequena em almada btw), mas em países como a bélgica têm grande impacto, especialmente porque lá o ciclismo é o desporto com mais notoriedade. claro que as coisas começam porque os donos normalmente são fãs de ciclismo, mas ninguém esbanja milhões só porque sim. as empresas existem para ganhar dinheiro.

antes da europcar passar para WT vi uma entrevista com o dono da empresa e ele estava super satisfeito com o retorno. disse que depois de ter começado a patrocinar a equipa, a empresa se tornou muito mais conhecida e aumentaram as vendas num valor muito superior ao esperado.

acho que a federação era capaz de criar um projecto "tipo sky". com uma organização séria e com vontade, seria possível arranjar patrocinadores portugueses com interesses no estrangeiro, para apoiar uma equipa maioritariamente portuguesa. interesse do público não falta. basta ver o aumento de interesse que o ciclismo teve com o rui. era uma questão de aproveitar este interesse.
 

Nuno98

New Member
500 mil euros em equipamentos só da Efapel não acredito...era doce
Pro Continental? Não fizeram nada na Volta quanto mais...
Falo do que sei e do que foi dito pelo Carlos Pereira no jornal OJOGO. Caso não saibas o Carlos Pereira é dono da fullracing que patrocina a Efapel. Os equipamentos que vende da equipa da Efapel são feitas pela empresa do Carlos Pereira e o próprio disse que não precisava da VaP para ter a equipa a correr.
 

Bruso

Well-Known Member
a jerónimo martins poderia ganhar bastante, uma vez que tem negócios lá fora (polónia e colômbia, especialmente). começar com uma equipa portuguesa e depois expandir para pro-continental seria mais que suficiente para obterem bons resultados.

grouk, o que dizes não é de todo verdade. as equipas grandes obtêm retorno. achas mesmo que iam gastar milhões para não ganhar nada com isso? a quickstep não tem qualquer impacto em portugal (têm uma loja pequena em almada btw), mas em países como a bélgica têm grande impacto, especialmente porque lá o ciclismo é o desporto com mais notoriedade. claro que as coisas começam porque os donos normalmente são fãs de ciclismo, mas ninguém esbanja milhões só porque sim. as empresas existem para ganhar dinheiro.

antes da europcar passar para WT vi uma entrevista com o dono da empresa e ele estava super satisfeito com o retorno. disse que depois de ter começado a patrocinar a equipa, a empresa se tornou muito mais conhecida e aumentaram as vendas num valor muito superior ao esperado.

acho que a federação era capaz de criar um projecto "tipo sky". com uma organização séria e com vontade, seria possível arranjar patrocinadores portugueses com interesses no estrangeiro, para apoiar uma equipa maioritariamente portuguesa. interesse do público não falta. basta ver o aumento de interesse que o ciclismo teve com o rui. era uma questão de aproveitar este interesse.

Maioritariamente portuguesa não seria competitiva no WorldTour. Só se conseguisses juntar Rui Costa, Tiago Machado, Sergio Paulinho, Bruno Pires, Nelson Oliveira e André Cardoso. Aí sim terias condições para ser competitivo. bastava juntar umas jovens promessas do ciclismo portugues, alguns do pelotão nacional com curriculo e depois ir buscar ciclistas estrangeiros competitivos e com qualidade para ter umas vitórias.
 

Carolina

Well-Known Member
um projecto destes demora muitos anos a construir. a sky demorou 10 anos.

a nível pro-continental é perfeitamente possível sermos competitivos.
 

jmourao

New Member
Estive ali no Rossio a ver os mestres a passar, épico! Só me custou ouvir é o barulho daquele material todo quando embate no pavet, é que os homens quando vinham sentido Av da Liberdade-Rossio passavam com uma velocidade...
 

MFMS

New Member
Falo do que sei e do que foi dito pelo Carlos Pereira no jornal OJOGO. Caso não saibas o Carlos Pereira é dono da fullracing que patrocina a Efapel. Os equipamentos que vende da equipa da Efapel são feitas pela empresa do Carlos Pereira e o próprio disse que não precisava da VaP para ter a equipa a correr.

Ele até pode dizer que fez 1 milhão...ou 2 mas sejamos realistas 500 mil euros em equipamentos a 100€ cada conjunto são 5000 equipamentos vendidos e eu não acredito que a Efapel vendeu 5000 equipamentos da Efapel/Glassdrive...nem uma equipa World Tour deve vender isso nas 3 semanas do Tour!
 

Nuno98

New Member
Ele até pode dizer que fez 1 milhão...ou 2 mas sejamos realistas 500 mil euros em equipamentos a 100€ cada conjunto são 5000 equipamentos vendidos e eu não acredito que a Efapel vendeu 5000 equipamentos da Efapel/Glassdrive...nem uma equipa World Tour deve vender isso nas 3 semanas do Tour!
A Efapel é a equipa provavelmente com mais seguidores em Portugal. É uma equipa que a cada ano que passa cresce em Portugal e vê-se isso sobretudo na forma como chega à VaP onde tem apoios da Kia e muitas outras. Podes não acreditar mas foi ele que o disse, é o que acontece e é neste momento a única equipa que poderia aspirar a ser pro-continental em Portugal.
 

pratoni

Well-Known Member
O n° de equipamentos referido não deve ser só da volta mas sim do ano todo...

Ontem em Lisboa reparei bem quais os stands das equipas que estavam mais vocacionados para vender equipamentos e sem duvida que a efapel e a onda boavista destacavam-se nesse ponto.

A equipa de Tavira e a la antarte também vendiam mas de uma forma bem mais discreta...
 

pratoni

Well-Known Member
então é porque não sabem abordar as empresas. a EFAPEL e a Glassdrive apoiam a equipa à vários anos. se o fazem é porque obtêm algum retorno e de certeza que conseguem apresentar números que comprovam isso. é com estes dados que se tem de tentar obter o apoio. a parte difícil é essas empresas não acreditarem que patrocinar uma equipa de ciclismo pode trazer os mesmo benefícios que um anúncio de tv a um custo muito reduzido.

outra opção é ir ter com empresas que já patrocinam eventos, mas não patrocinam equipas, como a EDP por exemplo. são empresas que já estão envolvidas de alguma forma no ciclismo e que já sabem em parte aquilo que podem ganhar.
Penso que muitas empresas grandes nacionais que não tenham ninguém na gestão que seja fã do ciclismo poderá ter dificuldade en compreender a repercussão do investimento porque na prática o mesmo só ira dar alguma visibilidade durante uma semana e meia durante o ano inteiro...
 

ohomemdobussaco

Active Member
Li uma vez um estudo qualquer acerca do retorno do investimento em publicidade em vários desportos, e se bem me lembro, aquilo era medido num coeficiente. Acho que o ciclismo era o desporto que tinha o melhor coeficiente, algo do género de 1:5. A bola era inferior, algo tipo 1:3. Mas como acabou de escrever o pratoni, também é preciso haver amantes de ciclismo nas empresas que investem. Olhem do casos no WorldTour do Tinkoff ou dono da Quickstep (entre outros), ambos fanáticos por ciclismo...
 

OTALEM

Member
O que eu percebi que o Carlos Pereira disse é que não precisava de ganhar nada para ter os patrocínios assegurados .Que vendia 800 equipamentos da equipa na volta .

O projeto é composto por várias empresas . Aqui :http://www.fullracing.pt/

A Fullwear ,FW, é a fábrica dos equipamentos faz os deles e personaliza o que nós quisermos .Preço qualidade muito bons.Este ano o jersey e calções 85 e o ano passado era 95 com meias e manguitos.
A Fullracing é a gestora da equipa e da loja na Lourosa .Tens equipamentos com vários mod ,bicicletas ,acessórios ,etc ,tudo para ciclismo.
A Fullsport organiza eventos .
Se medido o tempo nos média verificamos que a Efapel /Glassdrive tem um tempo de antena muito superior a qualquer outra equipa.
 
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