PDA

View Full Version : Geometria de Quadro Bicicletas de Estrada

j_sntos
18-10-2012, 17:33
Olá amigos de uma vez por todas gostava de ver esclarecida esta minha dúvida em relação à questão das medidas dos quadros aquando da compra de uma bicicleta de estrada. Muitas lojas vendem gato por lebre aos clientes só para se livrarem de stocks acumulados e muitas vezes o cliente vai mal servido com uma bicicleta que na realidade não se adequa ao seu corpo.
Gostava que me explicassem por ex: para uma pessoa como eu que mede 1.73cm de altura e 76cm de entre perna (desde os pés assentes até ao selim da bicicleta) o que é que se deve ter em consideração na geometria de uma quadro de estrada. Já vi vários desenhos com várias medidas esquemáticas mas parece-me confuso a explicação. Agradecia a vossa ajuda para o mesmo. Cumprimentos a todos

joaolucio
19-10-2012, 12:12
As marcas têm tabelas com essa informação. As medidas de quadro podem variar entre marcas. Um 56 numa pode equivaler a um 58 noutra, por isso o melhor é ver a tabela de cada marca.

Magic 10
19-10-2012, 16:10
OLA! OLA!!!

Tasse bem???

Normalmente quando é dada uma medida ao Quadro tipo 52 ou 56 isso quer essa medida costuma indicar o tamanho em centímetros do tubo de selim (não confundir com espigão de selim)

Convém ter em conta também a medida do "Top Tube"

EX: a minha medida entre pernas dá para um quadro 54 mas depois fico muito esticado logo tem de ser um 52

Nos casos em que o tamanho dos quadros e definido por S, M, etc. convém ver as medidas nas tabelas referentes das despectivas marcas

Inte

pratoni
24-10-2012, 12:04
Numa geometria de estrada clássica, o tamanho do quadro corresponde ao comprimento do tubo do selim e do tubo superior/horizontal.

Ou seja, num quadro de tamanho 54, o tubo que vai da caixa de direcção até ao aperto do espigão de selim (tubo superior/horizontal) tem 54 cms e o tubo que vai do eixo pedaleiro até ao aperto do espigão do selim (tubo do selim) também tem 54 cms.

Mas, actualmente quase nenhuma bicicleta de estrada possui esta geometria clássica de quadro em que o tubo superior está na horizontal, mas sim tem um ângulo na diagonal em que encontra o tubo do selim a uma altura inferior à altura a que sai da caixa de direcção (é o chamado slopping, que tem sido herdado das btts).

Isto, normalmente, provoca que o tubo do selim seja menos comprido do que na geometria clássica.

Esta geometria com o slopping também é chamada de geometria compacta por alguns fabricantes.

Logo, nestas bicicletas com a geometria com slopping (ou compacta), o tamanho é uma extrapolação do que seriam os comprimentos dos dois tubos, para corresponder ao tamanho real do quadro.

Daí actualmente haverem tantas disparidades, de um fabricante para o outro, nos nºs dos quadros e quais as medidas do ciclista a que correspondem.

Logo, é sempre bom olhar para as tabelas de tamanhos que as marcas disponibilizam, para se tentar perceber melhor qual o tamanho adequado a cada um. Daí não ser estranho ouvir alguém dizer que na marca X o quadro adequado, por exemplo, é o 55 enquanto que noutra será o 52 ou mesmo o 57...

Override
28-10-2012, 01:24
completando o que o patroni disse, uma vez que as medidas dos tubos do selim diferem muito entre marcas devido à cada vez mais variada geometria dos quadros, há uma medida que se mantem constante entre os tamanhos classicos e não classicos, que é a do tubo horizontal, que se deve medir mesmo na horizontal (entre o eixo da caixa de direcção e a intersecção com o eixo do tubo de selim. É esta medida que nos vai dizer se estamos ou nao muito esticados no quadro. Se bem que depois se pode jogar com comprimentos de avanço e recuos de selins ou ate a troca de espigões com mais ou menos offset.
Eu costumo sempre recomendar este site porque te faz um calculo bastante exacto do tamnho do quadro,
http://www.wrenchscience.com/
tem la um link para "fit system" mas é preciso registo

alexandre
04-12-2012, 14:32
Numa geometria de estrada clássica, o tamanho do quadro corresponde ao comprimento do tubo do selim e do tubo superior/horizontal.

Ou seja, num quadro de tamanho 54, o tubo que vai da caixa de direcção até ao aperto do espigão de selim (tubo superior/horizontal) tem 54 cms e o tubo que vai do eixo pedaleiro até ao aperto do espigão do selim (tubo do selim) também tem 54 cms.

Isto nao é bem verdade, alias nao é assim em nenhuma das minhas classicas de estrada.

Cump pratoni

joao.ads
04-12-2012, 14:37
sim, na canyon pelo menos isso só é verdade para o o tamanho 62

http://www.canyon.com/_en/roadbikes/bike.html?b=3077#tab-reiter2

pratoni
04-12-2012, 14:40
alexandre, eu tentei falar de uma forma geral e, como penso que seja óbvio, haverá sempre excepções. ;)

A descrição que eu dei da geometria "clássica" já eu li e ouvi em vários sitios e por várias pessoas...

alexandre
04-12-2012, 14:57
alexandre, eu tentei falar de uma forma geral e, como penso que seja óbvio, haverá sempre excepções. ;)

A descrição que eu dei da geometria "clássica" já eu li e ouvi em vários sitios e por várias pessoas...

Compreendo, mas nao é correcto, comentei apenas para te elucidar um pouco a ti, para quadros pequenos é uma coisa tt é maior que o st,

para medios o que disseste até pode ser aplicavel, mas para grandes já nao se aplica outra x st é maior que o tt.

Tenho uma folha de excel com as medidas de todos os quadros interessantes que já cruzei, boas maquinas de aço e realmente nao é tao linear como disseste.

Cump

pratoni
04-12-2012, 16:52
ok, um gajo está sempre a aprender... ;)

alexandre
04-12-2012, 17:19
Idem aspas pratoni! Abraço!

in the woods
04-12-2012, 17:31
Para se ter uma ideia, o quadro da minha bicicleta é um 60 (segundo a tabela da Cube), mas na realidade tem 56cm de tubo vertical (tubo do selim) e horizontal. Tem tudo a ver...

Não podemos confiar cegamente no número do quadro que uma marca estabelece; Há que sim, ver as medidas dos respectivos quadros na tabela de cada marca, pois estas variam entre si. Na Cube, um 60 tem 56cm no tubo horizontal e vertical, enquanto numa outra marca pode ter efectivamente 60cm e numa outra ainda 58cm.

Hoje em dia com a informação existente na internet, posso quase afirmar que só é enganado quem quer (ou por ser negligente ou por ser preguiçoso).