PDA

View Full Version : Ruído da roda livre

Abel Cardia
07-09-2009, 21:34
Gostaria de saber o que pensam os membros do forum acerca do som da roda livre de algumas rodas de marcas como a Fulcrum, Mavic, etc.

No meu caso, tenho na minha Specialized umas Shimano RS-10 e gosto bastante do silêncio das rodas que se sente quando se dá descanso às pernas nas descidas, uma vez que permite sentir o som envolvente sem um ruído parasita.

Também já ouvi dizer que há ciclistas que adoram o ruído da roda livre quando se pára de pedalar, mas confesso que só vejo uma utilidade que é a de avisar um peão quando circula por perto, servindo de aviso.

:rolleyes:

Tremoço
07-09-2009, 21:59
Eu tenho umas rodas campagnolo e adoro o som da roda livre, este gosto ja me foi posto por um ex profissional que dizia que k7 que era k7 tinha de dar boa musica....
Realmente da muito jeito para avisar os pioes mas de resto.....

meunickmp
07-09-2009, 22:02
Eu tenho umas Fulcrum Racing Zero, e fazem um granel do caneco, gostava que fossem totalmente silenciosas mas fora isso gosto muito delas.
Alguns amigos gostam do som, acho que depende do gosto de cada um.

Cozy_Powell
08-09-2009, 08:34
Aqui está um belo assunto!
Já tive (ante de ma roubarem :()uma bicicleta Órbita, de montanha, que era absolutamente silenciosa. Nunca mais tive uma bicicleta assim...Sem dúvida que prefiro o silêncio ao ccrrrreeeeeee (som da roda livre, quem souber emitar melhor, força! ahah :p)

Com este post surgiu-me uma dúvida: Se há barulho, isto não implicará mais atritos na roda livre? O barulho é mecânico, logo a sua origem tem de ser peças a tocarem umas nas noutras. Alguém me ilucida sobre este assunto? :)
Muito obrigado!

cheers!

silvioferraz
08-09-2009, 10:55
Eu adoro o som das minhas Fulcrum.

Com ou sem barulho, há sempre atrito em todos os cepos, uns muito silênciosos, mas isso tem mais a ver com os materiais empregas e a maneira como são empregues. Não quer dizer por serem mais silenciosos, que tenham menos atrito que as outras.

Abraço

felizardo
08-09-2009, 11:49
Com este post surgiu-me uma dúvida: Se há barulho, isto não implicará mais atritos na roda livre? O barulho é mecânico, logo a sua origem tem de ser peças a tocarem umas nas noutras. Alguém me ilucida sobre este assunto? :)
Muito obrigado!

cheers!

O teu raciocínio está correcto, para fazer barulho é preciso energia e essa tem de vir de algum lado. No entanto estamos a falar em quantidades que em português "corrente" se podem designam por "cagagésimo", não vale a pena perder o sono por causa disso.

No entanto, se formos picuinhas, tb não podemos dizer que as fulcrum dissipam mais energia em ruído que as shimano, por exemplo. Basta notar que apenas ouvimos uma pequena banda de frequências. Um cão, por exemplo, pode achar umas shimano mais incomodativas ;)

Burning Dogma
08-09-2009, 12:43
Os cubos Campagnolo tem uma roda livre algo barulhenta, mas que pessoalmente não me incomoda, acho que está dentro do aceitável. Uma vez ouvi umas Zipp com um cubo que não sei de que marca seria e até metia medo, parecia que a bike tinha um motor:eek: Nunca tinha ouvido nada assim, até me interrogo se aquele cubo não teria algum problema.

RoKKy
08-09-2009, 19:16
Também já ouvi dizer que há ciclistas que adoram o ruído da roda livre quando se pára de pedalar, mas confesso que só vejo uma utilidade que é a de avisar um peão quando circula por perto, servindo de aviso.

:rolleyes:

Ora cá está uma situação com a qual já me deparei imensas vezes, ou seja, o ruído da roda livre como sendo bastante útil para avisarmos um peão quando circulamos por perto. Dá jeito e até é importante, mas para mim, quanto mais silencioso, melhor!

ALNM
08-09-2009, 19:58
Uma vez ouvi umas Zipp com um cubo que não sei de que marca seria e até metia medo, parecia que a bike tinha um motor:eek: Nunca tinha ouvido nada assim, até me interrogo se aquele cubo não teria algum problema.

Não, não tem problema nenhum :D:D São cubos Zipp

Estes, com corpo em alumínio, são (quase) silenciosos:
http://img190.imageshack.us/img190/5308/zippal4.jpg

Mas estes têm esse cantar maravilhoso. Com eles não passas despercebido:
http://img401.imageshack.us/img401/7220/cann22q.jpg

swisspipe
08-09-2009, 20:13
Eu tenho uma "velhitas" Rolf Vector Comp na minha fininha, em roda livre fazem um barulhinho mesmo fixe :D

Burning Dogma
08-09-2009, 20:34
ALNM, é isso mesmo. Um colega meu tem umas 404 com esses cubos e fazem o barulho habitual, nada de mais. Mas as outras que vi uma vez acho que tinham esses cubos pretos. Aquilo metia medooooo:eek:

Daniel
08-09-2009, 21:16
Por acaso, a primeir vez que rodei com as minhas Mavic Aksium estranhei logo o ruído da roda livre... Muito maís elevado do que aquilo a que estava habituado... Pessoalmente não gosto muito, acho que é exageradamente audível. Sem dúvida que prefiro cubos mais silenciosos nesse aspecto :)

Bianchi_27
09-09-2009, 09:56
As Mavic costumam fazer algum barulho, pouco...

No caso das minhas R500, são muito pouco audiveis...
A respeito das FULCRUM, o barulho já é mais significativo, claro está são da Campagnolo ;)

Relativo ás rodas ZIPP, fazem barulho ?? Ao vivo, nunca ouvi o barulho que fazem...

pangare
09-09-2009, 13:07
As fulcrum fazem um sonoro excelente, até dá gosto as ouvir cantar :D

orrap
09-09-2009, 21:20
Agora já entendo o que quer dizer SRAM 5.0 gravado nas minhas STLYLUS VUELTA ITALIA...LOL
É tipo carro eléctrico, "no sound", a subir era bom um som para marcar a CD!
Som é sinal de emissão de energia...V=nrt or else;)

patrick pires
10-09-2009, 10:15
Relativo ás rodas ZIPP, fazem barulho ?? Ao vivo, nunca ouvi o barulho que fazem...

Fazem, e bastante!!!
Isto falando das de perfil, 404...