View Full Version : Passeios de Cicloturismo, que opinas??
patrick pires
28-08-2009, 13:30
Abro este post essencialmente para recolher algumas opiniões sobre o que voçês pensam do "Cicloturismo" nalguns casos Ciclodesportivas" em Portugal e além fronteiras...
- Costumam participar em passeios noutros paises??
- Programam a epoca tendo em vista esses mesmos passeios??
- Sentem falta de motivação em participar nos passeios em Portugal??
-......
-.....
etc....
patrick pires
28-08-2009, 13:42
No meu caso (agora com menos tempo - fui pai..) baseio a minha temporada em passeios e (KDD - encontros de ciclismo) além fronteiras. Porquê, pois essencialmente pela "brutal qualidade" que tem os passeios em Espanha.
Infelizmente como já referi noutro post é que os nossos passeios, raros são aqueles que ultrapassam os 60km.. certo que nem toda a gente tem condiçoes para fazer mais, mas o que me tenho aprecebido pelo menos na minha zona é que estes passeios simplesmente já tem carta de morte anunciada.. é muito dificil termos mais de 50 pessoas a participar!!!
no minha modesta opinião julgo que deveriamos ver o que se faz no país vizinhos (claro que nem tudo é perfeito) mas que estão a anos luz para quem já teve a oportunidade de participar em alguma Cicloturista espanhola sabe do que estou a falar...
um abraço
A principal diferença da mentalidade cá e da mentalidade em Espanha é que lá temos um campeonato, sendo considerado ciclodesportivismo e não cicloturismo...
Ai esta a diferença entre cá e lá, tive 2 colegas da minha equipa que participaram nessa de ponteares e adoraram a organização e tudo, mas lá esta conta para um campeonato e não para passeio como ca...
Por isso é que eu acho que a federação portuguesa devia criar um outro tipo de cicloturismo, porque o cicloturismo que se desenvolve cá é bom para atrair cada vez mais pessoas para o desporto em si....
Scalabitano
29-08-2009, 19:19
não há paciencia para ir fazer 50km(na melhor das hipóteses) numa manhã inteira.
Tenho visto que são médias de 18/20, e se é para perder uma manhã, prefiro ir sózinho e faço um treininho com outro andamento
Interceptor
29-08-2009, 22:35
O Cicloturismo.....bem....nem sei por onde começar :confused:
Já lá vão uns anitos mas.... adorei fazer parte de um clube de ciclo-turistas.
Todos cheios de cabelos brancos, pelo menos a maioria, mas com vontade de pedalar mesmo sem treino especifico nem pouco mais ou menos. Muitos deles só pedalam nos passeios cicloturisticos, ficando sem tocar na bicicleta o Inverno todo enquanto não se inicia a nova temporada.
O convívio é espectacular entre todas as faixas etárias e ambos os sexos.
Foi uma experiência muito positiva que muito prazer me deu durante os seis mêses em que me consegui aguentar por lá.
O motivo do meu abandono foi o seguinte:
Era novato nas bicicletas de "estrada", para mim sempre se chamaram "bicicletas de corrida", e como tal só pensava em evoluir fisicamente dando o meu melhor que após algum tempo já não se enquadrava naqueles andamentos. Nos últimos passeios em que participei já não fazia outra coisa senão, deixava-me ficar para trás para depois ir para a frente e assim sucessivamente durante o passeio todo.
Depois era o horário. Partir ás 8h na carrinha para o ponto de encontro e esperar pelas 9h, mais os atrasos, para se começar a pedalar. Regressar a casa depois das 14h quase 15h para almoçar, nem se fala:eek:
De vez em quando, nos passeios aqui dos arredores, costumo juntar-me ao pessoal até ao ponto de abastecimento e depois regresso ao meu ritmo e assim chego a casa a horas decentes para almoçar com a família.
Junto o útil ao agradável e fico muito contente:)
Até breve.
Burning Dogma
30-08-2009, 00:31
Por alguma coisa se chamam passeios de cicloturismo e não treinos de ciclismo. O objectivo principal é o convívio através de uma passeio calmo de bicicleta e não treino físico puro e duro para evoluir na modalidade, mesmo que seja a nível amador. Eu nem nunca fui a nenhum passeio destes, mas compará-los com essas provas de estrada para amadores que fazem em Espanha acho que não faz nenhum sentido.
Citação Desnecessária- Consultar Regras!
Muito bem dito. Essa também é a minha opinião. Passeio é passeio e nada mais. Quem quer treinar ou competir não vai.
É isso que falta cá em Portugal é um meio termo entre o cicloturismo e a competição! Desde que comecei a praticar cicloturismo tenho reparado que anualmente o numero de passeios de cicloturismo com roda livre no final têm vido a aumentar, bem como a adesão a esses passeios.
patrick pires
31-08-2009, 11:12
Abro este post essencialmente para recolher algumas opiniões sobre o que voçês pensam do "Cicloturismo" nalguns casos Ciclodesportivas" em Portugal e além fronteiras...
Eu nem nunca fui a nenhum passeio destes, mas compará-los com essas provas de estrada para amadores que fazem em Espanha acho que não faz nenhum sentido.
Com a abertura deste post não se procura comparar "passeios de Cicloturismo" com Ciclodesportivas... è que ambas modalidades não tem mesmo nada a a ver.. O que procuro sondar com este post é saber se o pessoal que pratica ciclismo se opina o mesmo que a maioria dos colegas que tenho o privilegio de andar..
Agora as unicas que realmente tem a "coragem" de as chamar pelo nome "Ciclodesportivas", são em Italia, no final a premios e tudo (Taças, medalhas).. em Espanha tal não acontece mas na realidade são "corridas encobertas"..
Agora eu falo por mim, não faço 200 ou 300km de carro para ir fazer um passeio de Cicloturismo de 50km numa zona qualquer do país, mas para Espanha já vou. Porquê, pois essencialmente pela qualidade da organização que os passeios em Espanha tem, em comparação a que se faz no nosso país sinceramente temos muito que correr..
Como o colega Tremoço diz, alguns passeios em Espanha fazem parte de campeonatos, na realidade não o são, eles chamam "Circuitos" - a essencia é participar no maior numero de passeios que fazem parte do circuito e pontuar.. (Em Portugal ja se faz no BTT - Open Regional (Trás-os-Montes) de Maratonas) - http://www.acb.bcd.pt/calendario_actividades.htm
O positivo de entrarem nestes "circuitos", pois ficou bem patente a quem teve a oportunidade de participar, é simplesmente espectacular!!!! é que para entrar nestes circuitos estes passeios tem que obedecer a certas normas organizativas e claro o resultado esta a vista...;)
*O Passeio de Ponterares faz parte do "Circuito de Cicloturismo Ciclismo a Fondo"...
Abraços
Completamente de acordo com o que escrevem o Burning Dogma e o Ipinto. Cicloturismo e passeios de convívio são uma coisa e treino competitivo e competição são outra. Pessoalmente, faço as duas coisas e durante os passeios onde vou de vez em quando lá se ouvem as reclamações porque se vai muito devagar, porque aquilo é muito lento (e às vezes nem por isso...), porque vamos muito juntos, porque...etc, etc. ou seja, há pessoal a quem escapa que um passeio vale pelo convívio em cima de uma bicicleta e não pela exploração das capacidades competitivas de cada um, pessoal que tende a não valorizar que um passeio de convívio agrega ciclistas de idades e capacidades físicas muito diferentes mas que é importante que não sejam deixados entregues a si próprios. E um passeio destina-se a promover e a cultivar o convívio e o companheirismo. A competição, a velocidade, o desafio, o teste às nossas possibilidades, isso é outra coisa e também tem o seu lugar. Mas não nos passeios tradicionais de convívio. Pelo menos assim o entendo e tenho ido a muitos. Ainda ontem estive no XVIII Convívio de Cicloturismo de S. Lourenço em Oliveira de Azeméis, uma boa jornada de confraternização que começou em cima da bicicleta e terminou no convívio à mesa. Como tenho ido a provas de pura competição onde o que conta é a performance de cada um e aí, sim, o espírito e o objectivo são natural e completamente diferentes. Ou seja, passeios são uma coisa, competição é outra. E há pessoal para as duas...:)
Figueiredo
31-08-2009, 11:54
Se olharmos para o exemplo do BTT, existem passeios e maratonas abertos a toda a gente, os passeios com um intuito meramente de convivio á semelhança do cicloturismo, mas na vertente de ciclismo em Portugal falta-nos o equivalente ás maratonas ou seja provas abertas a todos os amadores...
Tenho lido aqui duras criticas feitas ao cicloturismo, provavelmente por pessoas que até nunca participaram neste tipo de eventos, se estiveren com atenção nem tudo é assim tão mau, pois já existem provas efectuadas em circuito fechado, provas de cicloturismo com uma parte do precurso em roda livre, provas por equipes, e não são só passeios de 50Km também os há com mais Km tais como "Lisboa-Alcanena", "Minho Florido", "Troia-Sagres", "Caldas-Badajoz", etc...
É claro que nunca fui ao estrangeiro participar nesse tipo de ciclodesportivas, mas também não podemos há boa moda do Portuga, considerar tudo o que é feito cá dentro é mal feito e tudo o que é estrangeiro é que é bom...
Meus amigos, se realmente querem mudar alguma coisa não é aqui, mas sim na altura das eleições para a FPC e para a FPCUB que devem ir votar, é assim que se evolue, com as pessoas certas nos lugares certos...
Arpeggio
31-08-2009, 14:33
EU já fiz alguns cicloturismos e não volto lá tão cedo, se voltar. Acho o andamento demasiado preguiçoso numas partes, depois o batedor mete na cabeça que devemos ir a 50 Km/h, e então acelera. Depois trava de repente para reagrupar o pessoal. Quem vai junto do carro, ou consegue desviar-se ou cai. Sinceramente não tenho paciência para travar mais do que pedalar nem para chegar a casa mal disposto por causa da desorganização e do vedetisto de alguns cicloturistas que causam problemas no pelotão, com ultrapassagens perigosas e mau ambiente. Não meto os pés em eventos deste tipo tão cedo, se voltar a meter.
Burning Dogma
31-08-2009, 14:37
Patrick, percebo perfeitamente a tua opinião, eu também não fazia 200kms para ir a um passeio de cicloturismo, mas se calhar até ia a Espanha a uma tal dessas provas. A questão é que não faz sentido compararmos essas provas com os passeios que temos por cá, porque tem objectivos e público-alvo totalmente diferentes.
Figueiredo
31-08-2009, 16:19
EU já fiz alguns cicloturismos e não volto lá tão cedo, se voltar. Acho o andamento demasiado preguiçoso numas partes, depois o batedor mete na cabeça que devemos ir a 50 Km/h, e então acelera. Depois trava de repente para reagrupar o pessoal. Quem vai junto do carro, ou consegue desviar-se ou cai. Sinceramente não tenho paciência para travar mais do que pedalar nem para chegar a casa mal disposto por causa da desorganização e do vedetisto de alguns cicloturistas que causam problemas no pelotão, com ultrapassagens perigosas e mau ambiente. Não meto os pés em eventos deste tipo tão cedo, se voltar a meter.
Amigo Arpegio,
Não sei a que passeios foi aí no Algarve, eu sou frequentador assiduo destes passeios como pode ver na "Agenda de Eventos" e garanto-lhe que 90% das vezes termino os mesmos com um sorriso na cara...
O que eu acho é que as pessoas já têm um certo perconceito e na maior parte das vezes qualquer pequeno incidente serve para criticar, eu como felizmente estou de bem com a vida geralmente vou para este tipo de eventos para conviver com amigos e fazer um pouco de desporto.
Custa-me dizer isto, mas se calhar é mesmo melhor algumas pessoas não irem a este tipo de eventos, pois se é só para criticar e destruir mais vale irem andar sozinhos assim implicam com eles mesmos...
patrick pires
31-08-2009, 16:23
É claro que nunca fui ao estrangeiro participar nesse tipo de ciclodesportivas, mas também não podemos há boa moda do Portuga, considerar tudo o que é feito cá dentro é mal feito e tudo o que é estrangeiro é que é bom...
Figueiredo, não me posso considerar um Globetrotter da bicicleta, mas a verdade é que já participei em muitos eventos tanto em Espanha como em Portugal e a verdade é que até os considerados "passeios mais fracos" - (porque não junta imensa gente, tipo 300 pessoas) estão realmente a anos luz dos nossos....
Eu já coloquei uma cruz a imenso tempo precisamente por esse motivo!!!!
Patrick, percebo perfeitamente a tua opinião, eu também não fazia 200kms para ir a um passeio de cicloturismo, mas se calhar até ia a Espanha a uma tal dessas provas. A questão é que não faz sentido compararmos essas provas com os passeios que temos por cá, porque tem objectivos e público-alvo totalmente diferentes.
Exacto Burning Dogma e continuo a dizer que não a comparação possivel entre Cicloturismo e Ciclodesportivas, mas a realidade é que eles (Espanhois) consideram os passeios deles com "Marchas" ou seja "Passeios"...
Claro que se no final tem diploma e contagem de tempo não deixa de ser verdade que são "Ciclodesportivas" mascaradas...
Figueiredo
31-08-2009, 16:27
Só para refectirem um pouco comparem a nossa "Volta a Portugal", com a Vuelta o Giro e o Tour, não há comparação pois não ? Então o cicloturismo é a mesma coisa, são potências mundias do ciclismo, se estamos a anos luz em termos de ciclismo profissional, querem que o Cicloturismo seja igual ???
patrick pires
31-08-2009, 16:38
Só para refectirem um pouco comparem a nossa "Volta a Portugal", com a Vuelta o Giro e o Tour, não há comparação pois não ? Então o cicloturismo é a mesma coisa, são potências mundias do ciclismo, se estamos a anos luz em termos de ciclismo profissional, querem que o Cicloturismo seja igual ???
Figueiredo isto tem que ver com a nossa mentalidade conservadora e a falta de projecção que tem o ciclismo no nosso país...
Por exemplo, o Giro em que canal é que foi transmitido?
O Tour em que canal é que foi transmitido?
A Vuelta em que canal está a ser transmitido?
As classicas de Primavera em que canal são transmitidas?
Todas e até a Volta a Portugal em sinal fechado (Tv Cabo etc..), se fosse futebol e até podia ser um jogo da 5ª divisão tinha sinal aberto e em horario nobre!!!
Claro está isto traz com as pessoas não conheçam esta realidade e ganhem carinho por esta modalidade..
Figueiredo
31-08-2009, 16:47
Patrick,
No fundo temos todos a mesma paixão, o que me irrita por exemplo é haver pessoas só a criticar e a deitar a baixo, mas também não as vejo a fazer nada em sentido contrário.
Vou-te dar um exemplo, aqui na minha zona existem 2 grupos "Duros do Pedal" e os "Passaros de Tires", que acho que tem um mérito enorme pois são grupos de pessoas que não se adaptam aos passeios de cicloturismo por terem uma preparação superior, e em vez de ficarem de braços cruzados criaram os seus próprios passeios á medida da sua condição fisica.
Talvez estes grupos sejam o futuro do cicloturismo em Portugal, não sei mas pelo menos estão a fazer alguma coisa...
swisspipe
31-08-2009, 16:50
Figueiredo não podemos comparar a nossa "Volta" com o "Giro", "Vuelta" ou "Tour" não porque não temos capacidade de organizar eventos como eles, mas pelo simples facto que não temos território comparável com o que eles têm!
Em nenhuma dessa grandes provas ciclisticas que mencionou a camisola amarela se disputa em apenas 2 etápas ( como é o nosso caso), que quem chegar em primeiro á torre tem 90% de hipóteses de ganha a volta!
Eu já fui a muitos cicloturismo cá em Portugal são realmente muitos bons para convívio, mas falta um meio termo. E como já disse noutro tópico não acredito que se fizessem cicloturismos "abertos" cada um ao seu ritmo, o mesmo pessoal que costuma ir "passear" nos cicloturismo tradicionais deixasse de participar. Continuava a ser o mesmo convívio, mas cada um ao seu ritmo e com bem mais adrenalina.:rolleyes:
Figueiredo
31-08-2009, 16:56
Até estava disposto a criar um abaixo-assinado para entregar na FPC ou na FPCUB, para que se criem esse tipo de eventos, mas tenho a certeza que vinham logo 2 ou 3 gulosos aproveitar-se da situação e cobrar 50€ por inscrição ou algo do genero, como acontece no BTT ...
patrick pires
31-08-2009, 17:10
Figueiredo vou te dar um exemplo tambem, já fiz pressão para que na minha zona se continuasse a realizar o Passeio "Vinhais em Bicicleta" - http://montesdevinhais.blogspot.com/ (o site da associação), mas o problema é que requer muito trabalho e dedicação.. e muita das vezes não a vontade para ajudar.
A bem pouco tempo para uma KDD (encontro de ciclismo) que realizei, nem imaginas o que envolveu para a sua realização, mas a verdade é que me deu um gozo enorme de ver a satisfação das 21 pessoas que vieram no final dos 2 dias de pura confretarnização.
As vezes não é não querer fazer nada, é que se fosse uma bola de futebol tudo era mais fácil... :rolleyes:
swisspipe
31-08-2009, 17:12
Se avançar com a ideia eu assino :). Mas em Espanha também são um pouco mais caros do que cá... eles conseguem é sempre muitos patrocínios para ajudar a realizar os eventos. A maratona são 25€, mas tem direito a camisola, comida,etc...
swisspipe
31-08-2009, 17:15
As vezes não é não querer fazer nada, é que se fosse uma bola de futebol tudo era mais fácil... :rolleyes:
Esse é o mal do nosso país, tudo o que envolva futebol arranja-se dinheiro para outros eventos e modalidade é que já é mais complicado.
Figueiredo
31-08-2009, 17:39
[QUOTE=patrick pires;7048]mas o problema é que requer muito trabalho e dedicação.. e muita das vezes não a vontade para ajudar.[QUOTE]
Sei bem do que falas, tenho um tio que organiza um passeio há já 15 anos apenas por amor á camisola, por isso mesmo é que bem ou mal hei-de sempre defender quem organiza este tipo de eventos, são na maior parte das vezes pessoas humildes que prescindem de estar com as familias para que tudo esteja 5* e não merecem na maior parte das vezes as criticas...
Não se esqueçam que estamos a falar de passeios gratuitos, ou que cobram um valor simbolico de 1€ ou 2€ e na maior parte das vezes ainda oferecem almoço.
Figueiredo
31-08-2009, 19:52
Para quem ache 50 ou 60Km pouco, em baixo deixo uma listagem de passeios que considero + puxadinhos isto para os mais bem preparados :
* Grande Passeio De Cicloturismo Inatel Évora - Caparica
* LISBOA – SANTARÉM / FESTIVALBIKE
* Encontro Internacional De Cicloturismo Sesimbra – Algarve
* Lisboa – Alcanena
* Minho Florido
* Brevet De Cicloturismo Caldas Da Rainha – Espanha
* Serra Acima
* Mini Volta a Portugal
* Clássica Portimão - Fóia
* Etapa da Volta
* Clássica Alverca - Reguengos
* Matosinhos - Pontevedra
* Ciclo Peregrinação Algarve - Fátima
* Clássica Porto - Lisboa
É tudo uma questão de estarem atentos ao calendário da FPC e da FPCUB.
patrick pires
01-09-2009, 11:46
Se avançar com a ideia eu assino :). Mas em Espanha também são um pouco mais caros do que cá... eles conseguem é sempre muitos patrocínios para ajudar a realizar os eventos. A maratona são 25€, mas tem direito a camisola, comida,etc...
Exacto nunca é menos de 20€ a inscrição, mas pelo nivel organizacional e pelo que trazes para casa (as vezes mais parece uma cabaz de natal) :D vale bem a pena...
Sei bem do que falas, tenho um tio que organiza um passeio há já 15 anos apenas por amor á camisola, por isso mesmo é que bem ou mal hei-de sempre defender quem organiza este tipo de eventos, são na maior parte das vezes pessoas humildes que prescindem de estar com as familias para que tudo esteja 5* e não merecem na maior parte das vezes as criticas...
Podes querer, para um mero encontro de amigos acho que ninguem tem noção do que se tem que fazer.... Hoteis, restaurantes, escolher o trajecto, altimetrias, encontrar "amigos voluntarios" para os cortes de estrada, é verdade num encontro... enfim é muito duro, mas se tudo correr bem este ano estou a pensar organizar o 2º... :D
E por falar em paseios mais puxados alguem daqui vai ao Porto-Pontevedra??
patrick pires
01-09-2009, 15:26
Citação Desnecessária- Consultar Regras!
Que dia é?? tens o site do passeio??
Km??
Obrigado
Neste link tens lá no comunicado de agosto tudo explicado:
http://www.paginav.com/acnorte/pt/?%C9poca_2009/Comunicados
Eu vou! Vou com a minha equipa, Amigos da Cabine!
Fui pela primeira vez o ano passado, e adorei.
A 1ª parte da prova é feita em roda livre, desde Matosinhos até Vila Nova de Cerveira, em Espanha temos escolta da policia, mas com um ritmo bem vivo!
Para quem nunca experimentou, aconselho!
patrick pires
02-09-2009, 12:50
Bem já estive a pesquisar infos sobre o passeio e parece bastante interessante..
alguem me sabe dizer aproximadamente quantos km tem?? ou seja Sabado e Domingo??
obrigado
Ao certo quanto é cada dia nao sei mas ei que o fim deve dar por volta dos 230km....
Bom dia Caros Amigos,
Fui a 1ª vez a um evento de cicloturismo no passado 30 de Agosto, com o trajecto Seixal-Palmela-Seixal - 68 Km - mais a ida e vinda a casa 90 Km.
A minha opinião é positiva, pelas seguintes razões:
Positivas:
Um pelotão de cerca de 300, convivio agradável durante o passeio e principalmente muito bom a nivel de segurança.
Negativa:
Excesso de tempo de paragem no abastecimento, esperando por alguns mais lentos, mas já sabiamos que iria acontecer.
Posto isto, a média que andou no 23/24 Km/h, o que para a minha performance já foi elevada, senti alguma satisfação, quando na subida para Palmela passei por alguns amigos que lá no cimo me congratularam, dizendo: Não sabes rolar, nem descer(ui..ui...ui), mas subir aguentas bem o ritmo.
Resta dizer que no meu grupo, todos com BTTbikes, tive de arranjar uma fininha para os acompanhar.
Concluindo, os "passeios de cicloturismo" são óptimos para quem goste de pedalar em segurança e a um ritmo "levezinho"
Fiquei cliente
Saudações A Todos
ORRAP
GARMINPRAZERDACORRIDA:)
Figueiredo
04-09-2009, 17:57
Nunca mais me esqueço do 1.º passeio que fiz com uma pasteleira dessas + baratas compradas num hipermercado até tinha medo de mudar as mudanças pois a corrente saltava fora, habituado a fazer passeios de 7Km de Cascais atá ao Guincho, na altura ainda fumava, e decidi increver-me no 1.º Passeio do Ano organizado pela FPCUB, ao fim dos 50Km mal tinha forças para sair de cima da bicicleta, o meu pai então nem se fala, mas foi uma sensação de alegria tão grande que ficámos completamente viciados pelo bichinho das bicicletas, hoje volvidos + ou - 2 anos e meio já contamos com mais de 90 passeios, foi mesmo amor á 1.ª pedalada...
swisspipe
05-09-2009, 16:26
Eu não vou a mais passeios porque a grande maioria deles são longe da minha residência, tinha de fazer 300-400km de carro (ida-volta) para poder participar, e acordar as 5-6h da manhã. :mad:
Martins228
30-09-2009, 14:55
Caros amigos,
o CICLOTURISMO, divide-se em duas palavras CICLO+TURISMO, ou seja fazer ciclismo turisticamente, pelo prazer de rolar, não se trata de uma competição como alguns gostariam.
Claro que as velocidades são baixas, claro que não ultrapassa os 80km, e depois, não é convivio?, Para puxar pessoal para o desporto e principlamente para o ciclismo. Que interessa fazer uma corrida? Pelo prazer de ganhar?
Mudem-se para o Sporting se querem Ganhar (lol).
Quem quizer rolar a sério também o pode fazer, o que não falta são grupos a fazer 150km a médias de 30 e superior (duros do pedal).
Mas para rolar assim tem que haver um método de treino e essencialmente tempo. Ora tempo é o que falta, por isso parece-me que o cicloturismo está muito bem desenhado. Quem não gostar, pois experimente esses grupos mais treinados e ande com eles.
Um abraço e boas voltas no CICLO+TURISMO.:D
Martins228
30-09-2009, 15:06
Questões de patrocinios. Muito perguntam pq se fosse futebol havia dinheiro e para o ciclismo não há.
Pq não há equipas nacionais nas voltas?
Ora vamos lá pensar... Uma equipa a dez ciclista duas bicicltetas para cada um ( a 3000euros cada dá 60000euros.)Mais bicicleta de contra relogio (7000euros) dá 140000. já vamos com 200000€. Só em bicicletas, agoram ponham carro de equipa , tecnicos, massagistas, equipamentos, hoteis, mecânicos, camião e claro ordenados.
Ora é um dinheirão.
Retorno no futebol, bilhetes, televisão, contratos milionários no campo, etc...
Retorno no ciclismo: contratos a muito custo e nada mais. Por isso o ciclismo em Portugal só dá despesa. Daí que a salvo melhor opinião, o ciclismo será sempre reduzido. Não é ao calhas que o Benfica saíu, que o Sporting só tem juniores e o porto nem quer ouvir falar.
Com o cicloturismo passa-se o mesmo, é sempre dificil arranjar patrocinios e daí que seja necessário pagar para fazer, o que é uma aberração, mas senão não havia.
Já pensaram nisso?
patrick pires
08-10-2009, 20:25
Falta aqui em Portugal um Alberto Contador ou um Lance Armstrong.. se houve-se éra ver o dinheiro a chover de todo lado!!!
O dinheiro também chove para os nossos farmacêuticos e outros médicos, com os artistas que temos aqui :D:D:D
Boas NIKES !
Tu és Rato:eek:
Martins228
22-10-2009, 17:54
Realmente Patrick se fosse assim, não faltava dinheiro. O problema é que não há.
Pena nossa e do nosso ciclismo. Vamos ver se aparece algum, senão podemos fazer como a Selecção Portuguesa, correcção Selecção Luso-Brasileira. Neutralizamos uns corredores de topo.:D:D:D
Neutralizamos uns corredores de topo.:D:D:D
A isso é que eu chamo eliminar a concorrência! :D
Martins228
30-10-2009, 15:26
E ficavamos com os melhores
Luis Mendes
06-12-2009, 20:08
Como foi dito lá atrás, cá em Portugal existe um buraco entre o cicloturismo recreativo (50kms com 15-20 de média) e o Ciclismo de competição, eu gosto de fazer ciclismo de longa distância e não há provas aqui como os randonnées que há em França (e em outros paises também).
Boas
Na minha opinião os cicloturismo até são fixe devida a convivencia entre os grupos e ciclistas, mas ao mesmo tempo tem um se não é que normalmente nesses passeios aparece sempre pessoal que nem sempre sabe o que é andar em grupo. Dando origem as vezes a algumas quedas.
Nolimits
07-12-2009, 01:23
Boas pra todos,tou ctg Luis Mendes,pra mim o ciclismo é de resistencia bem como todos os outros desportos,nao me interessa médias,o meu intuito numa maratona ou ultramaratona.........é terminar,se puder ficar em penultimo klaro ke nao vou ficar em ultimo.......mas isso é uma competiçao ke faço comigo e é muito normal na nossa condiçao como humanos.........................um abraço pra todos
patrick pires
07-12-2009, 21:05
Boas
Na minha opinião os cicloturismo até são fixe devida a convivencia entre os grupos e ciclistas, mas ao mesmo tempo tem um se não é que normalmente nesses passeios aparece sempre pessoal que nem sempre sabe o que é andar em grupo. Dando origem as vezes a algumas quedas.
Infelizmente por haver ciclistas que não dominam bem arte de pedalar e que fazem "o bonito" em pelotão, ja vi umas rodas LW e umas manetes super record 11v irem a vida!!!
Luis Mendes
13-12-2009, 22:22
Olha, se alguém quiser propor uma volta de cicloturismo com a malta do fórum eu alinho.
Burning Dogma
14-12-2009, 00:33
Infelizmente por haver ciclistas que não dominam bem arte de pedalar e que fazem "o bonito" em pelotão, ja vi umas rodas LW e umas manetes super record 11v irem a vida!!!
Por acaso não estavam montadas numa Cervélo com uma pintura personalisada azul e verde?
patrick pires
18-12-2009, 10:32
Não, o colega tinha uma scott.. aquilo até doeu so de ver...:mad:
E quem provoca a queda habitualmente não é responsabilizado por isso. Assisti a uma cena em que um míudo ficou com as aksium no lixo e outro ficou com manetes e quadro esfolado numa queda no Lisboa-Santarém, queda esta da qual não tiveram qualquer culpa - foram nitidamente abalroados. A sorte é que o sujeito não caíu em cima dos miúdos, senão seriam dois putos esmagados. Há pessoal que não tem destreza para andar de bike, quanto mais para caír, e anda lá no meio do pelotão.Constituem um risco para eles e para os outros. Nesse aspecto nada como passeios rápidos. Há um em que a média anda na casa dos 27-30, que é o dos Bombeiros de Samora Correia. Vou de Almada até lá pois aí sei que habitualmente não há acidentes, bem como ao do Pinhal Novo.
Actualmente já é obrigatório, numa das federações, a declaração médica. Diga-se o que se disser das declarações médicas, nenhum médico passa uma declaração a legitimar esforço cardíaco a um sujeito com perfil de risco. Desta forma evitam-se situações tristes como o que aconteceu no Lisboa Bike Tour.
Quanto aos meios de segurança, e este é um problema recente, se aqui há uns tempos não havia passeio em que não houvesse ambulância, começa hoje a ser um hábito não haver, podendo-se comprometer a segurança de quem vai lá para passar um bom bocado. E basta andar lá para ver. Está na mão dos cicloturistas mudar isto.
No entanto há passeios de grande qualidade - uns verdadeiros clássicos como a Etapa da Volta por exemplo. A não perder!
Abraço
patrick pires
19-12-2009, 00:01
Pois o problema duma queda colectiva é quem se vai responsabilizar???
No final é cada um paga o seu!! por isso é que passeios destes não vou simplesmente...
De algumas intervenções que aqui tenho lido receio que possa ficar naqueles que não participam nos passeios de cicloturismo a ideia de que aquilo é um perigo danado, que a malta anda sempre a lamber o asfalto e isso não corresponde à verdade. Pelo menos naqueles em que tenho participado, mas como os números são a melhor argumentação, acrescento que dos creio que dez passeios em que estive presente este ano, apenas vi três quedas que envolveram um total de cinco ciclistas e duas dessas quedas não tiveram nada a ver com aquilo a que possamos chamar azelhices de principiantes. Uma deveu-se a um toque do pedal na beira do passeio dentro de uma rotunda e a outra, que envolveu dois ciclistas, a um buraco no pavimento, ambas no espaço de 40 ou 50 metros e num momento em que chovia torrencialmente. A terceira queda, também envolveu dois ciclistas e aí poderá ter havido de facto algum descuido, já que resultou de um toque de rodas. Nada de espantoso, portanto. Aliás, quando surge algum artista de circo a fazer malabarismos perigosos no meio do grupo, é o próprio grupo que lhe dá dois berros e isso funciona. Essa situação, também só a vi este ano uma ou duas vezes, nada de especial também. Perigosos, isso sim, mas penso que não será a esse tipo de passeios que aqui se referem, são aqueles que reunem em grande número pessoas que só andam uma vez no ano, no passeio anual da colectividade lá do bairro ou da freguesia e em que vão nas velhas pasteleiras o avô e a avó, as criancinhas, o resto da família atrás no carro com o farnel, etc, etc. Com esses, sim, cuidado! No meu caso, claro que a estes, nem pensar... :)
No cicloturismo deveriam mandar os cicloturistas, e o problema é que caso as coisas não mudem poderemos um dia lembrar com saudade estes tempos. Eu já vi muita queda e grave,e não ando há muito tempo por cá. Nem sempre por azelhice mas por falta de destreza o que é diferente. Quando estou a conversar descontraídamente com o companheiro do lado subitamente alguem lá na frente lembra-se de meter travões e surpresa... lá vai dominó. Mil olhos por vezes é pouco e o que deveria ser uma fonte de prazer e descontração passa a ser uma fonte de stress e de tensão. Deveria existir cuidado na elaboração dos circuitos. Obrigatoriedade de apresentação de seguro, seja pelas federações ou particulares. Os organizadores obrigatoriamente deveriam ter meios de socorro - ambulância - nos passeios. É o mínimo que se exige a quem organiza e não esquecer que estes passeios podem ser uma boa fonte de receitas, por via de patrocínios aos clubes que organizam e até aos que participam. Agora a quererem poupar nos bombeiros, qualquer dia andam por lá só os organizadores. Não esquecer que é aos cicloturistas que compete tomar posições contra este estado de coisas.
Já fui a passeios muito bem organizados, e não deixo de realçar a Etapa da Volta. Um exemplo!É fornecida altimetria, dados do percurso, até para que as pessoas possam ter consciência se realmente é aquilo que querem, se realmente podem fazê-lo ou não.
No Btt os passeio são assinalados com um grau de dificuldade, que vai de um a cinco, seja do ponto de vista físico ou de destreza. Eu tenho a certeza que não vou a um passeio de grau 5 e mesmo 4 penso duas vezes. Para não ser um peso para mim e para os outros.Porque não começarem as federações a catalogar os passeios ou pelo menos dar uma indicação para que os cicloturistas possam ter consciência se este ou aquele passeio é adequado à sua forma física e destreza? Agora tudo ao molho é que não.
Figueiredo
19-12-2009, 16:58
Amigo copolla
caso tenhas reparado foi isso mesmo que procurei fazer neste espaço ao colocar o precurso e altimetria de cada passeio anunciado, penso também que estão a exegerar um pouco na questão dos acidentes em passeios eu pessoalmente já conto com mais de 100 Participacoes e apenas cai uma vez e foi sozinho, e preciso e saber andar em pelotão e isso aprende-se com o tempo passamos a antever eventuais perigos e guardamos espaço quando necessário, prefiro mil vezes andar num passeio de Cicloturismo onde temos a estrada cortada que correr o risco de andar sozinho e levar uma pancada de um carro e ficar estatelado na berma, ou ainda pior como de vez em quando ouvimos nas notícias...
Grande Figueiredo,
Estas coisas também têm a ver com alguma sorte na forma como os passeios são organizados. Uma boa organização faz sempre um bom passeio. Assim como a escolha de um bom traçado. Eu tenho apanhado excelentes passeios e outros com situações bastante desagradáveis. Nos ultimos a que tenho ido tem existido um caso por passeio, pelo menos. Acho que o cicloturismo poderá ter um papel importante na divulgação de uma região, dos seus produtos, e Portugal tem locais lindíssimos onde pode ser praticado. Mas com condições. Quem organiza deve proporcionar todas as condições de segurança aos cicloturistas, e se olhares com atenção verás que muitos clubes não olham a isso.Amigo Figueiredo disseste uma coisa á qual te dou toda a razão, se queremos mudar alguma coisa, está ao nosso alcance fazê-lo, e temos no voto uma forma de o fazer. E o exemplo que deste dos Passarinhos e dos Duros do pedal é emblemático - se há ritmos diferentes e diferentes condições físicas criam-se diferentes tipos de passeios. Plenamente de acordo. Próximo passeio que for vou-te procurar para um cumprimento. Até lá, um abraço!
Figueiredo
04-02-2010, 16:07
CICLISMO PARA TODOS
RODA LIVRE
REGULAMENTAÇÃO
A UVP-FPC, confrontada com introdução de "competição" por parte de alguns dos Clubes filiados em vários passeios de cicloturismo, os quais levam a efeito as denominadas “Rodas livres” no final ou a meio dos mesmos, vem Regulamentar o seguinte:
1. O Clube ou Entidade que pretenda levar a efeito a “Roda livre”, terá obrigatoriamente que requisitar policiamento para o circuito a percorrer, sendo da sua responsabilidade o pagamento às forças policiais.
2. O Clube ou Entidade organizadora do evento, terá que fazer prova junto dos serviços administrativos da UVP-FPC até 48 horas antes da realização da “Roda livre”, que tem de facto todas as condições asseguradas para o efeito, sendo obrigatória a apresentação do documento comprovativo do pagamento às forças policiais requisitadas.
3. O circuito a percorrer para a “Roda livre”, não poderá ter mais do que 20% do total de Km de todo o percurso do passeio de cicloturismo e não poderão participar os filiados na UVP-FPC da área de competição.
4. É expressamente interdita a atribuição de prémios monetários aos vencedores, bem como a investidura de camisolas para os mesmos, sendo só permitida a entrega de um troféu simbólico relativo à sua participação no evento.
5. No caso de incumprimento destas regras básicas descritas anteriormente, é da total responsabilidade dos Clubes ou Entidades organizadoras, qualquer acidente pessoal ou com qualquer viatura que circule nos locais predefinidos para a realização da “Roda livre”.
Fonte : http://www.uvp-fpc.pt
patrick pires
04-02-2010, 17:43
ou seja um passeio tipo "Quebranthuesos" em versão Portuga esta fora de questão.. enfim.
è apenas um passeio que atrai 8000 ciclistas, fora familiares e imprensa..
Cada um tire as suas conclusões..
Figueiredo
04-02-2010, 18:39
Pois mas pelo pouco que percebo, para conseguir organizar um evento dessa dimensão é necessário angariar alguns patrocinios que suportem o custo de uma organização tão grande, e pelo que vejo em Portugal já é dificil conseguir patrocinio para as provas como a Volta a Portugal, Volta ao Alentejo, etc... e estamos a falar de ciclismo de Elites, para o cicloturismo torna-se então quase missão impossível :eek::eek:
patrick pires
05-02-2010, 15:03
Tens razão Figueiredo, mas com este tipo de medidas é certo que não se vai conseguir nada!!!
Se já é dificil, então agora..
Figueiredo
20-09-2010, 19:41
Só por curiosidade estive a pensar só nos ultimos 4 anos na região da grande Lisboa houve uma serie de passeios que dezapareceram completamente (em baixo deixo os que me recordo), será que o cicloturismo caminha mesmo para o fim tenho pena...
1) Grande Prémio Fim da Europa (Sintra - Cabo da Roca - Sintra) - FPCUB
2) Bike Marathon Carlos Lopes - FPCUB
3) Rota dos Palácios – Palácio de Queluz- Palácio da Vila – Sintra. - FPCUB
4) Passeio Cicloturismo Lírios do Monte Cacém
5) Clube Ciclismo Sol Nascente - Ribeira da Lage/Oeiras
6) 'Passeio Cicloturismo Cascais – GDR Zambujeiro
7) Passeio Comemorativo Do DIA DO NÃO FUMADOR - FPCUB
8) Passeio da Ass. Grupo Desp. Rec. Bairro Tojeira – S. Domingos de Rana
9) Passeio de Cicloturismo Litoral Alentejano
10) Passeio Cicloturismo Comemorativo Do Dia Nacional Das Colectividades
11) Passeio De Cicloturismo Do G.C Sporting C. Vila Verde
12) Passeio De Cicloturismo C.C.D Saint Gobain (St. Iria Da Azoia)
13) Passeio Do Grupo De Cicloturismo "Os Passarinhos"
Organizar este tipo de eventos requer tempo, disponibilidade, e apoios esperemos que continuem a existir persistentes que levem isto para a frente...
nelson_r
21-09-2010, 09:40
Participei pela primeira vez no passado dia 5 de Setembro. Para quem está habituado a passeios de BTT, acho que é uma diferença brutal. Pela bicicleta e tipo de piso, pela idade média dos participantes, pelos percursos.
Gostei e voltarei a participar.
Eu tambem sou frequentador dos ditos passeios de cicloturismo a alguns anos e entÃo o que faÇo com a minha equipa, escolho os que digamos agradam hÁ malta, fora isso damos os nossos passeios por ai . Agora deixo uma observaÇÃo pertinente essa malta com bikes de btt deviam ser proibidos de participar nos nossos passeios pois nÃo sabem andar em pelotÃo e geralmente as quedas sÃo provocadas por essa malta portanto organizadores dos passeios mandem essa malta passear na mata ok .................
Só por curiosidade estive a pensar só nos ultimos 4 anos na região da grande Lisboa houve uma serie de passeios que dezapareceram completamente (em baixo deixo os que me recordo), será que o cicloturismo caminha mesmo para o fim tenho pena...
1) Grande Prémio Fim da Europa (Sintra - Cabo da Roca - Sintra) - FPCUB
2) Bike Marathon Carlos Lopes - FPCUB
3) Rota dos Palácios – Palácio de Queluz- Palácio da Vila – Sintra. - FPCUB
4) Passeio Cicloturismo Lírios do Monte Cacém
5) Clube Ciclismo Sol Nascente - Ribeira da Lage/Oeiras
6) 'Passeio Cicloturismo Cascais – GDR Zambujeiro
7) Passeio Comemorativo Do DIA DO NÃO FUMADOR - FPCUB
8) Passeio da Ass. Grupo Desp. Rec. Bairro Tojeira – S. Domingos de Rana
9) Passeio de Cicloturismo Litoral Alentejano
10) Passeio Cicloturismo Comemorativo Do Dia Nacional Das Colectividades
11) Passeio De Cicloturismo Do G.C Sporting C. Vila Verde
12) Passeio De Cicloturismo C.C.D Saint Gobain (St. Iria Da Azoia)
13) Passeio Do Grupo De Cicloturismo "Os Passarinhos"
Organizar este tipo de eventos requer tempo, disponibilidade, e apoios esperemos que continuem a existir persistentes que levem isto para a frente...
Tambem outros comecaram como o da Igreja Nova o ano passado.
E na minha ideia nao sao precisos mais este mês de Setembro o problema é escolher a qual queremos ir pois a escolha é muita!
Figueiredo
04-11-2010, 14:30
Na tentativa de colmatar uma lacuna que existe no nosso cicloturismo a FPCUB em 2009 deu inicio a um novo tipo de passeios que intitulou de Audaces, na minha opinão uma cópia dos famosos "Randoneurs" adaptada á realidade Portuguesa o que é facto é que é bem capaz de se tornar uma proposta bem interessante a meu ver, pois é efectuado em roda livre (cada um faz consoante a sua preparação fisica), e a quilometragem é bem superior ao dos tradicionais passeios de cicloturismo, aqui ficam os próximos que tenho conhecimento:
05 Dez. 2010 - Audace de Portimão - 130Km
09 Jan. 2011 - Audace Lx. - Cartaxo - 110Km
22 a 25 Abr. 2011 - Audace Lisboa - Madrid - 600Km
patrick pires
04-11-2010, 14:44
Figueiredo não tens sites ou contactos destas provas??
Obg
Figueiredo
04-11-2010, 14:47
Consulta a pagina da FPCUB aqui http://www.fpcub.pt/pt/index.php sei que comparando com o que se faz lá fora ainda nos falta muito, mas pode ser o primeiro passo na mudança...
patrick pires
04-11-2010, 16:07
Ok, obg..
So custa inovar, depois o resto vem facilmente..
Helder Pereira
04-11-2010, 16:07
Patrick,
Podes espreitar também este site:
http://www.randonneursportugal.org/
e este tópico
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?2378-Randonneurs-portugal
patrick pires
04-11-2010, 16:18
obg Helder
Boas,
Eu pertenço a um grupo de cicloturismo, foram eles que me incentivaram a comprar bicicleta, comprei, dei uma voltinha sozinho, e foi esta a experiencia que levei para o meu 1º passeio de cicloturismo no Domingo passado.
Na minha cabeça pensava, bem ainda fico para tras, nunca andei de bicicleta na vida e aquilo deve ser tudo gajos batidos, e mesmo eu que sempre joguei futebol federado desde os 10 anos ate hoje ( desporto a nivel muscular totalmente diferente ) ainda faço má figura.
Conclusão, quando paramos na zona de abastecimento, perguntei para um colega do grupo, daqueles que todos os anos sobem a serra da estrela sem parar, "Epa, isto é só pa lixar um cu a um gajo? Ainda não soei um cadinho!!!"
Adorei o convivio, a voltinha, e quero continuar, mas pra mim o ciclismo poderá se tornar uma paixão, mas será sempre um desporto, e eu sempre gostei de explorar os meus limites, logo o cicloturismo é apenas para andar de bicicleta a conversar, mas eu quero é treinar, para subir a serra da estrela, e é o que tenho feito.
Boas malta,
Já sou frequentador dos passeios de cicloturismo desde á 13 anos apesar de ultimamente ir a poucos, o principal problema destes passeios são aquelas pessoas que começaram a andar de bike á pouco tempo e mete-se no meio da malta sujeito a mandar alguem ao chão, o outro problema são aqueles que têm a mania que a estrada é toda deles apesar da policia ir a frente e fartar-se de avisar que a malta deve ocupar só o lado direito da via eles não ligam e querem tar sempre na frente do pelotão independente dos meios para lá chegar, como já tou habituado a estes passeios normalmente vou sempre na cauda sem muita gente a minha volta.
concordo perfeitamente contigo isto do cicloturismo começa a perder a piada e não sei quem culpar se as organizações ou a malta que participa pois cada vez há mais malta a andar de bike aliás estou enganado julgo que há cada vez mais gente a pensar que sabe andar mas é como tudo na vida tambem há cada vez mais gente a andar de carro e é por isso que cada vez á mais acidentas por isso o conselho que posso dár há malta que começa nestas coisas do cicloturismo escolham muito bem as voltas a que ir pois ás vezes mais val ir dár a volta com os amigos do que estár sujeito a uma cambada de toscos a pensar que sabem andar de bike e ainda por cima cada vez a malta gasta mais dinheiro com o material para depois andar a ir ao tapete por causa de uma cambada de toscos que pensam ser os contadores do pelotão mas pronto malta há que não desistir ok
Não é suposto suares num passeio..
das duas uma, ou te juntas a um grupo com bons andamentos ou treinas sozinho e impões tu um andamento forte :P
triatleta
05-06-2011, 23:31
Na minha opiniao o cicloturismo nao tem condiçoes de evoluçao devido as limitaçoes monetarias de contratar policias e nao só. Mas o maior problema é pseudos ciclistas que em vez de treinar a serio andam a estragar quem quer passear.Para ti "afundo" que deves ter pouco experiencia é bom para ganhares ritmo.
Pois, mas eu não sabia, alias antes de ir nem imaginava como seria. No fim foi esta a opinião que fiquei.
Como no geral, até gostei, queria fazer um pedido as organizações de passeios deste genero, e faço-o com a humildade de alguem que se tá a iniciar neste desporto, que é o seguinte, bicicletas de BTT neste tipo de passeios não deviam ser permitidas, ou então deveria haver regras para este tipo de ciclistas, isto porque se fiquei a achar que as manobras que estes senhores fazem no meio do pelotão são bastante arriscadas, e ninguem vai para ali para se aleijar, agora imaginem alguem como eu, sem experiencia a andar em pelotão, com falta de pratica a ter os pes presos aos pedais, com o receio de se tiver de tirar o pes de repente me atrapalhar, e andarem certos senhores a fazer manobras loucas a minha frente.
Eu tenho frequentado alguns passeios de cicloturismo de ha um ano para cá com uma bicicleta de BTT, que está adaptada com pneus de estrada e sofro do mesmo problema. Muitas vezes opto por ficar para trás por causa das tais "manobras loucas".
Também uso pedais de encaixe e sei por experiência o que é cair e magoar-me a sério. Penso que não passa por ter esta ou aquela bicicleta, mas sim em saber estar num passeio e, não colocar em risco a segurança dos outros participantes. Tenho visto pessoas com bicicletas de estrada a fazerem exibições perigosas nesses passeios e até agora tenho conseguido antecipar-me e desviar-me com prudência.
A parte positiva é que com estes passeios, ganhei mais ritmo e so de pensar que ha um ano atrás, não fazia mais de 20kms sem me cansar, ja é uma conquista concluir um percurso com mais de 70kms.
Concordo é que os passeios deveriam ter regras bem definidas em relação ao comportamento dos participantes (social, cívico)...enfim! Cada um pedala com a bicicleta que pode comprar, desde que respeite o espírito destes passeios. Eu por exemplo, escolho passeios adequados às minhas modestas capacidades e evito meter-me no caminho dos que sei que gostam de pedalar depressa.
Espero que continue a haver passeios de cicloturismo para pessoas de todos os ritmos, que nos proporcione um convívio desportivo saudável, que nos leve a revisitar lugares deste país e acima de tudo promova o uso da bicicleta. Os eventos de cicloturismo deveriam ser mais valorizados.
Ha passeios para todos os andamentos e também os Desafios Audaces. É seleccionar.
Figueiredo
06-06-2011, 12:38
para depois andar a ir ao tapete por causa de uma cambada de toscos que pensam ser os contadores do pelotão
Pronto, eu já sabia comprei o equipamento há 15 dias e já ganhei inimigos no pelotão;);), amigo zorro61 quando vir um equipamento da Saxo Bank não mande o "gajo" para a valeta que posso ser eu:o
Agora a sério esta questão dos passeios de cicloturismo já foi mais que discutida e debatida, como frequentador habitual vou deixar aqui também a minha modesta opinião:
* Queres passar uma manhã de puro convivio na companhia de amigos, sem stress, sem preocupação de levares com um carro em cima, com assistência, abastecimento, ambulância de prevenção, conhecer semana após semana percursos diferentes daqueles que frequentas habitualmente independentemente da média praticada então os passeios de cicloturismo são a solução ideal!
* Queres treinar, saber o que és capaz de fazer em cima de uma bicicleta, levar o teu corpo até ao limite, então nem vale a pena apareceres nos passeios de cicloturismo pois só te vais stressar e eventualmente acabar por estragar a volta a quem está lá para efectivamente passear, mas existem alternativas por exemplo a FPCUB criou os Audaces que são provas de roda livre em que cada um completa o percurso em função da sua forma fisica ou então junta-te a um grupo de amigos que queira andar mais a sério e organizem as vossas próprias voltas.
Eu como já devem ter reparado sou adepto dos referidos passeios, a sensasão de segurança com que se circula não têm preço, e andar em pelotão não têm nada que saber é só manter a trajectoria sem andar aos "zigue-zagues" e guardar espaço do companheiro da frente que em principio não terão problemas, mas é como digo existem já alternativas quem não gostar pode sempre pedalar sozinho, em grupo, ou nos Audaces...
Acima de tudo cada um deve pedalar da forma que mais gostar, pois para a grande maioria de nós a bicicleta é um hobby e como tal deve proporcionar prazer na sua utilização e não ser uma obrigação.
Boas Pedaladas!!
Pedalar em grupo, é sempre a melhor opção, mas como já referi anteriormente temos de ter o mínimos para acompanhar os comboios de alguns grupos que há aqui na zona de Lisboa. ( passarinhos, duros do pedal, Pina bikes ) mas quando digo que é preciso os mínimos para acompanhar estes grupos, quer dizer que temos de treinar pelo menos duas vezes por semana, mais os domingos, onde se fazem voltas de 100 km ou mais com medias de 29/30 com altimetrias de 1500 ou 2000.
Para quem não tem tempo para treinar a serio ou não tem paciência para dedicar tantas horas em cima de uma fininha, então é melhor não aparecer num destes grupos, e continuar a andar sozinho.
Mas tenho ouvido dizer aqui no forum, por alguns users que treinam ciclismo só pelo prazer de fazer desporto e observar a paisagem, sem nenhum objectivo.
Então se é assim! Por que razão gastarem tanto dinheiro em bikes que rondão os 4000€ ou mais para simplesmente apresentarem aqui no fórum?
Já vi aqui no fórum de ciclismo, alguns membros todos vaidosos com as suas bikes novas, a apresentar ao pessoal, e passado um ano a mesma bicicleta que era o orgulho do user, estava a venda no olx, ou no custo justo.
Eu cheguei a ligar ao dono da referida bike, para saber porquê ele estar a vender.
O dono da bicicleta desse-me que se tinha fartado de andar sozinho e tinha se dedicado mais ao btt, onde tinha mais amigos para andar...
Pois é, andar de bicicleta sozinho sem objectivos não é a melhor opção, e os passeios de cicloturismo também acaba por ser uma grande seca...
E esqueci-me de dizer que convém tirar os pneus da barriga, não basta só treinar de bike....
Pois é, andar de bicicleta sozinho sem objectivos não é a melhor opção....
Será que vai ser proibido andar de bicicleta só pelo prazer simples de pedalar?
O que vão dizer os milhões de pessoas que utilizam as bicicletas sem terem um treino planeado?
Morg, eu estou a referir-me só aqueles que investem balurdios em bicicletas só para fazer desporto sem objectivos!
Se quiseres andar de bicicleta só por andar, basta ter uma bicicleta barata, e toca a pedalar.
A questão do dinheiro investido acho que é da responsabilidade de cada um.
O pessoal que conheço, eu incluído, todos temos equipamento acima do necessário para o deporto que praticamos.
Muitas vezes porque achamos que aquela pequena diferença justifica o custo extra ou simplesmente porque queremos aquele componente porque SIM, às vezes até pode ser menos adequado do que temos actualmente.
Já houve um altura em que pensei como tu, se calhar é por isso que te respondo :).
Olhava para pessoas com autênticas bikes de competição que não faziam num mês os kms que eu fazia numa semana.
É como o ditado, "Deus dá nozes a quem não tem dentes".
Quando passa um velho num ferrari a 120km/h numa AE o que pensas? Devia ir a 300!!!
Esta situação aplica-se a quase tudo na vida.
Se uma determinada pessoa quer ter a melhor bicicleta que existe para a usar 1 vez no ano não o censuro, pelo menos nessa utilização que aproveite e se sinta feliz.
Concordo com tudo o que disses-te...
Eu tenho uma história gira para te contar, já foi a quase 2 anos a trás.
Estava eu numa loja de bicicletas a namorar uma trek madone de 6000€ que estava numa montra da loja, e o vendedor veio ter comigo, que por sinal é meu amigo, e disse-me que tinha vendido ontem 2 bicicletas iguais aquela a um senhor ja de idade que tinha entrado na loja, e queria começar a andar de bicicleta com a filha, e queria uma coisa boa, o vendedor esfregou as mãos e vendeu logo 2 bicicletas.
Realmente quem pode pode, e secalhar nem vai andar quase nada.
Ivoagostinho
28-10-2011, 12:19
Boas,
isto parece-me uma excelente ideia se souberem de alguma iniciativa aqui para a margem sul na zona de sesimbra, setubal ou arrabida e divulgar ja que sitios bons para pedalar nao falta.
Tive a pouco tempo na espectacular cidade de berlim (http://www.wimdu.pt) e por essas bandas tem excelentes condicoes para andar de bicicleta se bem que o relevo desta cidade tambem ajuda muito.
Boa tarde Amigos,
Eu faço BTT e comecei há apenas duas semanas a fazer estrada para treinar e melhorar a performance no BTT.
Nunca participei nos passeios de cicloturismo, mas tenho a experiência das 1001 maratonas e passeios de BTT que se fazem em Portugal. Se for bem organizado (ex. Maratona de Portalegre), conseguem andar 3000 pessoas que não ha nenhum problema. Basta o percurso estar desenhado para esticar o pelotão no inicio (como é o caso de Portalegre). Há maratonas com 300 pessoas que é uma confusão do principio ao fim. Bem sei que fechar um percurso de btt é muito muito mais fácil que fechar uma estrada nacional ao transito. Acho por isso que (como penso ser o caso dos AUDACES), é possível conciliar as duas vertentes. Quem quer passear arranca mais devagar, e quem quer competir arranca mais rápido.
Para mim, para passear por passear, faço BTT com os amigos para descomprimir depois dos treinos mais puxados. Embora tenha começado a fazer BTT ja com 34 anos, pedalar para mim é um desporto e uma constante luta contra os limites do corpo. Para ja tenho feito estrada sozinho com alguns tracks que desenho ou vejo na net. Em duas semanas, o melhor que fiz foi 172km com 25 de media. Em treinos com menos de 70..80km consigo chegar aos 28..29 de média. Mas vejo que ainda há muito a melhorar (como por exemplo arranjar uma bike com menos de 11kg e 400€ :D). Não sei se terei ritmo para esses grupos que andam mais rápido, mas não tarda vou tentar meter-me com esse pessoal do TGV de corroios para ver até que "estação" consigo acompanhar o dito.
Abraço
fonsecarlos
29-10-2011, 21:50
Aparece.
Com esses treinos não tens problemas em ir no comboio.
Se não fores nas carruagens da frente podes sempre ir nas um pouco mais atrás.
vBulletin v4.1.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.