PDA

View Full Version : Grupo Ultegra SL / 105

GabSant
19-08-2009, 08:04
Estou indeciso entre a compra de uma bike de estrada tarmac elite inicio de gama com 105 e a tarmac sl expert com ultegra SL (dif 1000 euros).
Claro que há muito mais diferenças entre as duas.

Em média ando 50 a 80km numa semana boa (sem vento) e em plano tenho uma bike super antiga , mas leve.
Podem dizer-me se as mudanças são muito diferentes a andar.
Obrigado,
GS

super.byke
19-08-2009, 09:31
1000 € dá para comprar uma bike :)
tem que existir muitos mais componentes diferentes, pois a diferença do grupo 105 para o ultrega não é essa (1000€).
Para o ciclista amador na minha opinião não se nota a diferença em termos de funcionamento e 1000€ no bolso sempre são 1000€.
agora se disseres que a diferença de peso entre as bikes é 1kg, que tem umas rodas melhores, etc, aí tudo depende dos gostos e €'s :)

Arpeggio
19-08-2009, 10:05
O carbono dos quadros é diferente até. Só a geometria é que é igual, o resto não tem muito a ver.

GabSant
19-08-2009, 12:58
AS rodas são Ultegra SL e a mais barata é Mavic CX P22 , e o quadro um é 8r e o outro 6r

Arpeggio
19-08-2009, 15:30
Sim, os aros da Tarmac Elite é são esses. Mas os cubos são Specialized. Pessoalmente não gosto muito de "misturas", mas isso sou eu que sou um vaidoso. :o
Se fores fazer competição, o Ultegra SL será a escolha indicada para ti. Se não, o 105 é mais que suficiente.
Quanto à rigidez do quadro, a diferença está aqui: A Tarmac Elite, por ter um carbono menos rígido, tende a absorver melhor as vibrações do pavimento, e por isso torna-se ligeiramente mais confortável. Contudo, a torção do quadro é superior, mas isso não se nota em treinos amadores.
A Tarmac Expert SL, é mais nervosa e é mais um pau, digo, mais dura. A energia gerada numa pedalada é melhor aproveitada numa Expert SL que numa Elite. Arrisco a dizer que as diferenças, para um não-profissional, não merecem o acréscimo de 1000 euros. :rolleyes: