View Full Version : Pedaleiras....
Nuno Félix
28-01-2009, 11:26
Boas!
Vi que existem pedaleiras "compactas" e as outras ditas "normais"....
Quais as diferenças, vantagens e características?
:confused:
Ultimamente tenho andado a comparar vários cranques para um projecto alternativo que tenho a decorrer.
A diferença entre Compact e Standard é o diâmetro da furação dos parafusos dos pratos.
Standard coloca os parafusos num circulo com diâmetro de 130mm
Compact coloca os parafusos num círculo com diâmetro de 110mm
Devido aos 130mm, um cranque Standard só recebe pratos interiores de 39 dentes ou mais. O compact permite descer até 34 dentes. Isto permite fazer subidas bem inclinadas a cadências mais elevadas, que pode ser favorável para as características de alguns utilizadores.
No fundo, e conjugado com cassetes amplas e de 10v, permite quase substituir os pedaleiros triplos, dando uma amplitude semelhante mas reduzindo ao peso e complexidade.
Boas!
A informação está correcta!
A unica coisa que esqueceu esclarecer é que existem pratos para os compact com os mesmo numero de dentes que os standart,mas penso que vice-versa não existe.
Abraço
Burning Dogma
28-01-2009, 13:31
Tal como o Buka disse, um compact pode levar pratos normais tipo 53-39. Já o contrário não é possível por causa da furação. Um 130BCD da Shimano/Sram e um 135BCD da Campagnolo nunca podem levar um prato 34 ou 36 por causa do tamanho da aranha. A Shimano leva no mínimo um 38 e a Campagnolo 39.
Tendo em conta a questão dos pratos, o crank standart não apresenta nenhuma vantagem. Se compararmos directamente um 53-39 com um 50-34, que são os andamentos mais comuns à venda, o 53-39 é ligeiramente melhor a trocar a corrente porque o salto entre pratos é menor. O 50-34 é mais leve para as subidas mais exigentes.
Pessoalmente, e embora use um 52-38, acho que o compact é uma mais valia para a maioria do pessoal, pois nem todos correm. Para quem corre e aguenta um 39 em todas as subidas, então o normal é a escolha mais acertada.
E usar um compact não é vergonha nenhuma, como muitos dizem, muitos ciclistas do Pro Tour usam compact nas etapas de montanha, geralmente com um prato 36, pois o mais importante numa subida é manteres uma cadência alta e chegares fresco ao cimo da mesma, coisa que com um 39 nem sempre é possível.
Eu uso e compact e tive que me habituar bem a ele, porque eu vinha de uma bicicleta com standart e estava habituado a pedalar em força com a troca fui forçado a treinar rotação..
Em subida é muito melhor pois ajuda a manter a cadencia mas em plano já se sente alguma diferença em velocidade de ponta mas um k7 de 10v compensa bem essa falta..
No inicio também estranhei a pedaleira compact que vinha na minha Massi, uma 50-34.
Mas com 1000kms já feitos, julgo ser uma boa solução para treinar. Se em terreno plano a 50 esgota rápido, a subir a 34 encaixa-me na perfeição.
Resumindo, passei a treinar mais rotação. Coisa que não estava habituado.
Mas quando trocar, possivelmente irei optar por uma 53-39. :)
Burning Dogma
29-01-2009, 22:32
Para quem acha o prato 50 pequena, a solução é meter uma cassete com carreto 11. Não se esqueçam que um 50-11 é um andamento mais pesado que um 53-12. Se mesmo assim for pouco e realmente precisam do 53-11, então este tópico não é para vocês:D
Josant se o 34 te encaixa na perfeição para as subidas, não te aconselho a mudar para o 39. Com um prato 39 precisavas de uma cassete com carreto 29 para conseguir um andamento semelhante.
Viva!
Já agora, qual as vantagens e desvantagens de uma pedaleira tripla e de uma com 2 pratos?
Cumps
super.byke
24-04-2009, 18:03
Viva!
Já agora, qual as vantagens e desvantagens de uma pedaleira tripla e de uma com 2 pratos?
Cumps
para além de ser mais pesada, a manete do travão esquerdo tem que permitir passar 3 pratos e não 2...
Burning Dogma
24-04-2009, 21:49
Exacto. Na Campagnolo qualquer manete dá, na Shimano tem que ser específica para tripla. Quanto a mim mais vale uma compacta. A tripla funciona pior, pesa mais e fica mais feia na bike.
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.