PDA

View Full Version : Banho depois do exercício

varelapt
23-07-2009, 21:52
Estive a procurar no forum e penso que este assunto não foi ainda discutido por aqui...

Como sabem, é tão importante o exercício físico que fazemos como a recuperação que a ele se segue, é o caso dos alongamentos, massagens e há quem diga ainda que o banho também é deveras importante!

Trago então aqui à nossa praça pública este tema para discutirmos, tenho ouvido dizer que um banho de água fria é bom para a recuperação dos músculos! Há quem faça isto? Tinham conhecimento?

Tiago Varela :cool:

Arpeggio
23-07-2009, 22:50
Embora já tenha ouvido falar nisso, não tomo banho de água fria simplesmente porque não consigo... :p Contudo, tenho tendência a pô-la um pouco mais fria do que é costume.

Cristiano Ribeiro
23-07-2009, 22:56
Eu tomo sempre banho, mas nunca tive esse cuidado de por a agua fria ou quente, mas ja por natureza minha uso sempre a agua mais para o frio

Cumprimentos

zé Marco
23-07-2009, 22:58
Não é necessário tomar banho de água fria, basta depois do banho estarmos alguns momentos debaixo do chuveiro com a água fria/tépida. É bom para debelar as micro lesões.

cipollini
24-07-2009, 09:48
Eu smp ouvi dizer que o banho de agua fria logo apos o treino quando o corpo ainda esta quente, fazia mal por causa das diferenças de temperatura. Eu proprio me senti mal ainda em puto, cadete, dps de um treino e tomei banho no jardim de agua fria. Até com vomitos fiquei quando respirava fundo.

Agora, ir pa dentro de uma banheira, sentado, com agua bem fria e se possivel pedras de gelo e td. Ajuda a recuperação, produz um efeito de analgesia (previne as dores musculares) e também diminui o metabolismo. Mas isto 1 horinha apos o treino, para nao apanhar o choque termico.

nelson_r
24-07-2009, 12:41
Eu faço da seguinte forma: tomo o banho com água quentinha e no final "massajo" com água fria as pernas. Aquele choquezinho térmico sabe muito bem e a recuperação dos músculos é mais rápida e/ou mais eficaz.

É claro que nos eventos por vezes a água já não é muito quentinha, antes pelo contrário. Então a recuperação é ainda mais rápida :D.

el gato
24-07-2009, 13:11
Como um bom gato, o facto de tomar banho custa-me bastante !! De água fria, JAMAIS !! O que eu costumo a fazer é massajar as minhas pernocas com um bom creme para ajudar a recuperação...

felizardo
24-07-2009, 13:58
O que aconselho é tomar banho a uma temp. confortável e no final passar as pernas por água progressivamente mais fria (ir fechando a torneira da água quente), até ao limite do suportável.

Noto uma diferença brutal, especialmente se for andar outra vez no dia seguinte.

mexxx
24-07-2009, 17:33
eu sei que os ciclistas proficionais, depois de um treino intencivo ou depois de um dia de corridas, metem-se dentro de uma banheira com agua pela cintura e com agua fria e cubos de gelo dentro de agua, e ficam la dentro mais o menos 20 minutos.
aprendi isto depois de ver uma reportagem soubre um treino da vanessa fernandes, em que ela fazia isso depois dos treinos...

pangare
24-07-2009, 17:45
Os ciclistas da Team Columbia, depois das corridas/etapas, tomam sempre banho com água a 12ºC para uma melhor recuperação ;)

Quando tenho corridas por etapas e treinos duros, faço sempre isso também e ajuda bastante na nossa recuperação.

btt_crasy
26-07-2009, 23:21
Para recuperação muscular, a melhor terapia, é mesmo um banho de agua fria, e quando o dinheiro abunda, existe o caso de haver terapia de gelo apos treino, para melhor recuperação, e de seguida de uma terapia de calor, claro que tem que esperar que o corpo aqueça de novo...

Mas isto é muito bom e ajuda bastante, tanto a nivel de fadiga muscular como de lesoes

cipollini
28-07-2009, 20:17
Pessoal, lembrei-me agora de uma coisa que costumava fazer em puto (cadete). N era banhos de agua fria nem nada que se parecesse, mas em dias de treinos mais longos ou em competição, como n havia massagem pq em cadete n se usava disso, costumava passar nas pernas, kd me deitava, um creme de mentol. Aquilo tem um efeito refrescante e é possivel que tenha um efeito identico aos banhos de gelo. Claro que nunca faz o mesmo efeito, mas tb os treinos de um ciclista amador n é a mm coisa que um profissional. E sempre da menos trabalho que encher a banheira de gelo.

btt_crasy
28-07-2009, 21:59
Pessoal, lembrei-me agora de uma coisa que costumava fazer em puto (cadete). N era banhos de agua fria nem nada que se parecesse, mas em dias de treinos mais longos ou em competição, como n havia massagem pq em cadete n se usava disso, costumava passar nas pernas, kd me deitava, um creme de mentol. Aquilo tem um efeito refrescante e é possivel que tenha um efeito identico aos banhos de gelo. Claro que nunca faz o mesmo efeito, mas tb os treinos de um ciclista amador n é a mm coisa que um profissional. E sempre da menos trabalho que encher a banheira de gelo.

A jogadores de futebol a usar o Alcool nas pernas pré e pos treino, nunca vi vantagens mas eles dizem que relaxa

cipollini
29-07-2009, 19:35
A jogadores de futebol a usar o Alcool nas pernas pré e pos treino, nunca vi vantagens mas eles dizem que relaxa

O alcool n passa de mito.

A melhor utilização do alcool tem o efeito completamente contrario ao gelo e aos banhos de agua fria. Até pq o alcool depois de secar, fica quente. Massagem com alcool e algina. Aquece os musculos e pode ser feita uma massagenzita com esta mistura por exemplo num dia frio, antes do treino ou competição.

caetano
13-08-2009, 20:42
boas pessoal.
tou a ver que eu faço exactamente o contrario e que nao é a melhor soluçao.
por acaso peçava que depois de treino que devia-sse tomar banho com agua quente,ja vi que tou errado.

mas agora desde que voltei aos treinos,tenho metido agua a temperatura normal,e depois vou-lhe tirando a quente ate ficar um pouco mais fria,se fizer assim faço bem??
ate que agora a tarde ta muito calor,e apetece mesmo tar de baixo de agua fria:D

Martins228
03-10-2009, 13:16
Eu no fim do banho ponho aguá fria nas pernas e sabe muito bem.