View Full Version : Shimano 105 VS Shimano Dura-Ace (peso)
over_power
14-07-2009, 10:23
Boas,
Alguêm sabe qual a diferença de peso entre um grupo completo 105 e um grupo completo Dura Ace ?????
Por grupo completo falo de : manipulos, desviador traseiro, desviador dianteiro, cassete, corrente, pedaleira completa e travôes. Claro está que o material tem de ser idêntico ( ex. k7 11-25 vs k7 11-25... compact vs compact).
cipollini
14-07-2009, 19:40
Com certeza k o dura ace será mais leve. Em todo o caso axo k a diferença maior será na performance de cada um dos sistemas, pq de peso, a diferença será de gramas.
Burning Dogma
14-07-2009, 20:16
Se for como na Campagnolo, será uma diferença de umas 200/300 gramas. A maior diferença em termos de performance, segundo oiço dizer, é nas manetes, as Dura Ace tem um trabalhar melhor. O resto é +/- a mesma coisa.
cipollini
14-07-2009, 21:09
Eu nunca usei 105. Usei ultegra com manetes dura-ace e noutro ano usei so dura-ace. O ultegra bem afinado funciona tao bem como o dura ace. Manetes ultegra nao me pronuncio pq tb nc usei.
Arpeggio
15-07-2009, 06:07
A diferença está no p€so.
nogueira.nuno
15-07-2009, 09:38
Posso comparar os dois, Ultegra SL e Dura Ace mas infelizmente não posso comparar em peso, há muito trabalho envolvido mas posso dizer que se nota alguma diferença em certos componentes tais como pedaleiro, acho e acredito que essa relação se possa ver e comparar Online mas não sou eu que a vou fazer!!:D
Mas num grupo 105 para um Dura Ace são mesmo muuuiiiitttttaaaassss gramas de certo!!!
Preço, ainda mais, muita diferença entre eles!!!
Mas já que como disse quanto a Ultegra SL e Dura Ace o que posso dizer que é aproximado, aproximado apenas, e é sim o funcionamento embora haja alguma diferença em certos componentes tal como bichas de cabos e acabamentos do material final que vêm em Sets que se compram e claro isso vai-se reproduzir tudo no Final €€€, mas mais importante é que o material que a curto prazo pode-se não se ver mas de certo um Dura Ace vai durar muito mais tempo que um Ultegra ou ainda que o 105, isso acontece o mesmo em BTT, um XTR dura anos e anos e os XT e Deore gastam-se e danificam-se e é como que lixo, em estrada ainda deve ser pior, já não posso confirmar a durablidade do material de estrada devido a ter começado á pouco tempo!!
Burning Dogma
15-07-2009, 10:30
Na estrada o material dura muito mais que no BTT, não tem comparação. E nem sempre os componentes mais caros duram mais. A Campagnolo publica no site deles as referências das peças dos seus componentes e na maioria dos casos, tanto um componente Record como um Veloce partilham muitas peças, pelo que as durabilidades não são assim tão diferentes. É mais o peso e preço que outra coisa.
NO FLATS
15-07-2009, 10:57
Um colega meu tem uma bike equipada em 105 ainda de 9v. A bike já conta com mais de 30000km e tirando o normal material de desgaste continua tudo a funcionar as mil maravilhas.
Eu já usei 105 de 10v e agora uso ultegra de 10v e na única coisa que notei foi na suavidade superior do grupo ultegra (a nivel da transmissão).
Boas pedaladas
nogueira.nuno
15-07-2009, 13:22
Um Fiat faz o mesmo que um Mercedes no entanto...
Mas cada um que sabe e no fim chega a ser desnecessário estas comparações ou duvidas no meu entender porque ou se testa, experimenta e se sabe o que se quer e se pode ter porque decidir pela lógica acabamos por se nos enganar a nos próprios, como se costuma dizer!!
Figueiredo
15-07-2009, 13:37
Caro Nuno,
Toda a gente gostaria de ter um Mercedez (Dura Ace), o problema é o tempo (€€€), temos que nos ir contentanto com o Fiat (Sora, Tiagra, 105,...) que nos vai desenrascando...
Abraço
cipollini
15-07-2009, 13:38
Na equipa de sub-23 onde corri, tinhamos as bicicletas montadas a Ultegra excepto as manetes k eram dura ace. O ultegra tb faz um bom trabalho, e em termos de preço relativamente ao dura ace, é uma diferença brutal.
nogueira.nuno
15-07-2009, 20:21
Boa, eu sei e entendo que nem toda gente pode ou consegue mas eu disse aquilo que disse porque "acho" que se estava a tentar dizer que era tudo igual e por isso que disse que um Mercedes não é igual a um Fiat embora andem os dois da mesma maneira na estrada!!
Pois isso pode ser uma Boa Opcção e mais correcta, muita gente por vezes troca os desviadores por ser barato e o que manda e é realmente importante são as manetes mas sim, são extremamente caras por comparação!!
Burning Dogma
15-07-2009, 20:33
Essas comparações com os carros:rolleyes:
nogueira.nuno
15-07-2009, 21:52
Eu gosto de falar por experiencia e por isso só comparei Ultegra com Dura Ace, acho que se continuou a dizer que era similar o que discordei, e para que todos tentem entender melhor quem quer ou não, por isso a minha razao de dar o exemplo dos carros, porque como até tu disseste a comparação com o BTT não se adequa e com alguma razão á estrada por isso usei algo simples para tentar dizer que um 105(Fiat) não se pode comparar a um Dura Ace(Mercedes).
Não quero dar a entender que por ter um ou outro grupo ou uma ou outra bicicleta que o meu é que é bom por ser caro ou isto ou aquilo, longe disso e quem me conhece sabe que se for preciso também volto atras na minha palavra.
Sendo um Forum em que se pode ter uma certa liberdade de expressão gosto e tenho tempo de ajudar ou assim tentar quem queira e acima de tudo explicar-me por isso não levem a mal o texto de qualquer maneira!!
Burning Dogma
15-07-2009, 22:27
Não é pelos grupos e por teres o Dura Ace ou outro qualquer. É mesmo pela comparação com os carros. Oiço sempre o pessoal a dizer "a marca X é a Mercedes das Bicicletas" ou "é como comparares Mercedes a Fiat". Acredita que é uma mentalidade muito enraizada no nosso povo mas tão desactualizada. Ainda anda tudo a pensar que os Mercedes duram como os antigos 190D e que os Fiat dão montes de problemas como nos anos 80.
cipollini
15-07-2009, 22:37
Não é pelos grupos e por teres o Dura Ace ou outro qualquer. É mesmo pela comparação com os carros. Oiço sempre o pessoal a dizer "a marca X é a Mercedes das Bicicletas" ou "é como comparares Mercedes a Fiat". Acredita que é uma mentalidade muito enraizada no nosso povo mas tão desactualizada. Ainda anda tudo a pensar que os Mercedes duram como os antigos 190D e que os Fiat dão montes de problemas como nos anos 80.
Tens toda a razao... até pq na mercedes existe um modelo k é o classe A :D
NO FLATS
16-07-2009, 07:48
Deixando agora as viaturas de lado... eu percebi o teu ponto de vista nogueira.nuno. Mas quando à falta de € eu perfiro usar um grupo mais fraco, tipo 105, e colocar umas rodas melhores (por exemplo) pois o 105 não falha e consigo obter um melhor desempenho da bike através das rodas melhores.
Agora a níveis de funcionamento do dura-ace (que nunca experimentei) não me posso prenunciar, mas como é óbvio deve de haver diferenças porque senão as equipas não gastavam € a equipar as suas bicicletas com ele. :)
A nível do peso para o comum dos utilizadores não tem grande diferença, facilmente se compensa a diferença com outros componentes da bike e que saí muito mais barato. Claro que se for para tentar construir uma bike muito... muito leve ajuda. Mas no fim o que conta são as pernas.
Boas
Embora não seja exactamente relacionado com o assunto em questão (mas também fala no 105), deixo aqui mais um scan para ajudar a quem quiser melhorar os grupos e auxiliar a quem tiver dúvidas. Atenção que o artigo em questão é do ano passado, mas acho que ainda se mantem bastante actual.
Espero que ajude (só é pena ser em Francês, peço desculpa por isso).
Se não conseguirem ver digam qualquer coisa.
Burning Dogma
16-07-2009, 10:25
Agora a níveis de funcionamento do dura-ace (que nunca experimentei) não me posso prenunciar, mas como é óbvio deve de haver diferenças porque senão as equipas não gastavam € a equipar as suas bicicletas com ele. :)
O problema é que efectivamente, a maioria delas não gasta dinheiro a equipar as suas bikes. Uma bicicleta de Pro Tour é um excelente meio de publicidade para as marcas mostrarem os seus produtos. E para uns andarem a escavacar material à borla, nós temos que pagar tudo a peso de ouro. Daí que os componentes das gamas médias são sempre excelentes opções, pois apresentam performances muitas vezes iguais às dos componentes de topo, a preços mais razoáveis.
RafaelBianchi
16-07-2009, 12:49
Boas
eu tinha uma Trek madone montada com shimano 105 e desviador ultegra
e exprimentei uma bike totalmente com ultegra sl e notei uma diferença brutal
na suavidade das mudanças , muito menos bruscas qe o 105 e mais precisas
agora estou á espera da bike nova que vem com Sram Red vamos la ver no que dá
nogueira.nuno
16-07-2009, 23:27
OverPower, sobre o 105 não falo nem comento e aquilo que digo neste caso dos outros grupos ou é por experiencia propria ou por certeza e não sobre algo que li ou ouvi, muito menos para fazer guerrinhas do tipo que o meu é melhor que o teu!!
Fizeste-me ir á garagem a esta hora e como já disse porque gosto de explicar-me quando parece que não acontece, só para te dar um pequeno exemplo e posto-te fotos amanhã se quizeres dos mesmos.
Por exemplo o peso de um desviador Tiagra e um Dura Ace ambos de 2009 são 35gramas, num simples desviador, quero dizer com isto que quase que aposto €€€ que não são só 340gramas de diferença de um grupo Dura-Ace para o 105 por exemplo!!
Podes ainda analizar a diferença de peso entre uma Scott Addict R2 e a R3 que usam por exemplo o Ultegra e o Dura Ace e pelo que vejo no 1.1Kg entre componentes só entre estas bicicletas já há uma diferença maior que o peso por ti referido dos Grupos Ultegra e Dura Ace, sobre o 105 deve ser ainda um pouco maior, digo eu!!
Mas já agora deixando esta conversa toda e já que tendo sido tu que abriste este topico e aquilo que disse parece que não serviu para nada e ainda há quem diga por alguma razão que são todos iguais podes sempre tentar usar comentários do tipo do RafaelBianchi que esses como eu disse que interessam no meu entender que são os tais que falam de quem teve a experiencia de usar um 105 e o grupo a seguir porque essa era a tua duvida!!
Mas já agora se me puderes dizer aonde é que tiraste essa info sobre os pesos agradecia!!
Boas
Bem vou dizer mais uma coisa acerca deste assunto mais uma vez baseado no que leio pois nunca experimentei o 105 e não sou muito de dar opiniões sobre o que nunca experimentei. No ano passado saiu um artigo na Le Cycle (e que é uma das mais reputadas, se não mesmo a mais reputada em França e com a qual aprendi imenso), em que precisamente abordava a questão dos grupos para quem estes seriam os mais indicados, é pena que não a tenha comigo, pois é uma das muitas que como já disse tiveram empréstimo mas ainda não regressaram. No caso dos grupos de topo, é mais do que lógico para quem beneficia mais deles, os pros ou também para, como eles lá definem e têm certas provas, ciclodesportistas ( que são o pessoal "amador" que gosta de andar em ritmo prova e que alguns até são tão bons ou melhores que alguns dos chamados pros, e são provas até que muitos desses pros também as fazem seja para treino ou a sério). Isto não quer dizer que uma outra pessoa qualquer não beneficie destes grupos, mas atendendo ao custo-beneficio eles são claros que o ideal são os grupos mais baixos ( até porque uma coisa que eles chamam a atenção e que muita gente esquece, é que nesses grupos de topo se têm um problema para o consertar, o concerto vai sair muito mais caro). Eles são da opinião que para o utilizador médio o 105/Veloce é uma escolha ideal, pois tem uma boa durabilidade (atendendo aos quilómetros que se fazem no caso dos utilizadores médios). Eles aconselham para melhorar o 105 a comprar umas boas bichas (o que vai melhorar muito a indexação) e uns bons calços de travão, e segundo eles fica com um comportamento practicamente tão bom quanto um Ultegra (não O SL). Quanto a pesos, também tinha uma revista que tinha os pesos de todos os grupos, mas sumiu :rolleyes: , mas por exemplo no caso do Ultegra SL a diferença para o Dura Ace são 120g (uma das coisas que eles dizem para evoluir o SL practicamente para o nivél do Dura Ace, seja em peso seja em durabilidade, é colocar uma K7 e uns rolamentos da pedaleira Dura Ace).
Já agora aqui fica uma tabela curiosa.
Para uma utilização normal com algumas preocupações com o material (olear, etc)
Campagnolo Record, Chorus, Dura Ace e Sram Red: 45000 Km
Campagnolo Centaur, Ultegra Sl e Sram Force: 30000 Km
Campagnolo Veloce, 105 e Sram Rival: 25000 Km
Degaste por componentes:
Calços de travões: 200 a 5000 Km
Cabos: 500 a 10000 Km
Corrente: 2000 a 4500 Km
K7: 5000 a 10000 Km
Jogo Pedaleiro: 5000 a 25000 Km
Pratos: 5000 a 25000 Km
Travões: 10000 a 70000 Km
Desviadores: 10000 a 70000 Km
Manipulos: 20000 a 70000 Km
Boas pedaladas
Eu passei do 105 para o Ultegra e já foi uma diferença brutal na condução. Faço ideia para o dura-ace! Notei diferença essencialmente na precisão, acabaram-se aquelas situações de aflitos (subidas) onde ao meter uma mudaça abaixo aquilo embrulhava-se tudo e fazia um basqueiro enorme. Já agora, o 105 apesar de robusto, desafina com alguma facilidade. Falo com a experiência de quem usou este grupo cerca de um ano, não é mau, mas comparar dura-ace com 105 é como comparar a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras. :D
Abraço
salpicão
05-09-2010, 18:35
Boas,
alguém sabe qual a diferença em peso do ultegra 2010 para o dura ace 2010?
Tenho pesquisado mas não encontro.
Abraço.
Fevereiro
05-09-2010, 21:52
Muita gente anda com as mudanças muito mal afinadas, e depois culpam o material.
Eu posso falar pouco porque tenho 105 e já tive inferior e a transmissão não me falha uma mudança, nem mesmo em esforço, ando é sempre com tudo afinado a 100%.
A minha transmissão 105 é mais que suficiente e ainda faça uns valentes km. Até partir provavelmente não mudo.
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.