PDA

View Full Version : Dúvidas sobre quadros de carbono

over_power
14-07-2009, 10:15
Boas,

Tenho algumas dúvidas sobre os quadros de carbono.

Se alguêm puder agradeço alguns esclarecimentos.

Passo a explicar:

- Quando se fala de carbono k1, k2 e k3 entendo que as diferenças entre estes vários tipos são de dureza e resistência sendo o mais resistente o k3 e consequentemente o menos resistente o k1. Mais concretamente a diferença estará na tela de carbono.

- Quando se fala em quadro de carbono monocoque entendo que é um quadro constituido por uma peça única e não um conjunto de tubos colados.

- Quando se fala em quadro de carbono de estrutura unidirecional entendo que o tipo de tela ou a forma como é colocada/trabalhada fazem com que o quadro só "se dê" num determinado sentido, mantendo uma boa rigidêz mas conseguindo absorver bem as irregularidades do piso.

Isto é o que eu entendo. Não sei se é a verdade:confused:.

Se puderem confirmar era porreiro;).

Já agora quais são na vossa opinião as caracteristicas de um bom quadro de carbono ? ( claro que nem vou aqui falar ou questionar geometrias porque isso é outro "departamento" ).

Cumprimentos.

P.S. Dogma estou a contar contigo. Debita aí alguma informação:D

MJRocha
14-07-2009, 14:53
Boas isso dos kxxx não é bem assim. Existe em termos de "dureza" as fibras HM (high modulus, que são as mais avançadas) e as HR (high resistance, mais antigas mas as que dão mais garantias e mais baratas). Os kxx tem a ver com o tipo de entrançado de fibra, como exemplo as K12 que neste momento são as mais comuns e mais "baratas" têm um entrançado mais largo (tipo CR1, Scale, etc) as K mais baixas são as topo de gama, e que resultam num entrançado mais pequeno (xadrez de aspecto mais miudo). Dentro do fabrico do carbono ainda existem mais umas quantas diferenças como as fibras Toray (Giant por ex, mas que basicamente equivalem ás kxxx, ex toray 700, 800, quanto maior o numero melhores). Existe ainda a chamada nanotecnologia que dizem ser o mais avançado hoje em dia.

Quanto ás caracteristicas de um bom quadro de Carbono tem tudo a ver com o que queres primeiramente da bicla. Por isso mesmo existem biclas com diferentes tipos de carbono para serem mais confortaveis ou mais exigentes e é por isso que muitas marcas misturam os tipos de carbono num quadro e inclusive no caso das Time misturam Vectran para as tornar mais confortaveis.

Mas este é um assunto que daria muito que falar.

Espero ter ajudado.

MJRocha
14-07-2009, 16:28
Monocoque é como tu já disseste uma peça única, concebido com um molde (existem é técnicas diferentes de os fazer). Quanto ao unidireccional já não me lembro muito bem mas basicamente tem a ver com a maneira como são colocadas as fibras, neste caso sempre no mesmo sentido, mas existem quadros em que variam a orientação tendo em conta o comportamento das fibras no local do quadro, atendendo a como se quer que ele reaja. Uma das coisas que ultimamente têm evoluido na fabricação dos quadros são as resinas e suas caracteristicas.

O correcto é 12k, 3k e etc e não k12 ;)

salpicão
11-03-2011, 19:44
Boas,
este será um bom quadro de carbono? http://www.planet-x-bikes.co.uk/i/q/FRPXNAHIMOD/nanolight-high-modulus-carbon-frame-with-fork-and-headset
Abraço.