PDA

View Full Version : Treino curioso !

Myrage
13-07-2009, 10:34
Ontem enquanto batia um dos meus recordes pessoais :D passa por mim um Audi A4 com os piscas ligados e um companheiro praticamente colado ao Carro.
Alguém me explica que raio de treino suicida é esse ?

Eu pelo menos bato recordes sem precisar de viatura de apoio :p

MY

Burning Dogma
13-07-2009, 12:46
Chama-se a isso meio fundo. Como vai no cone de ar do carro, custa muito menos a puxar. O princípio é o mesmo de ir na roda de outro ciclista, mas a diferença é muito maior. Mas deve ser só um bocado, não acredito que alguém faça um treino inteiro assim:D

el gato
13-07-2009, 14:35
Aquilo não era nenhum treino, mas sim um favor que o ciclista estava a fazer ao dono do carro. Passo a explicar: O proprietário do audi ia levar o carro para a inspecção períodica automóvel e como precisava de alguém que visse se o sistema de iluminação traseiro estava a 100 % ( stops, piscas, nevoeiro, m. atrás) ao ver o ciclista em treino, vai daí e pimba...mais, o ciclista que é um fulano porreiro ainda testou os gases que vinham do catalizador do referido carro informando deste modo o automobilista que o seu carro estaria ou não a cumprir as emissões de gases estabelecidas pela união europeia...
sem dúvida um gajo porreiro !!!

nogueira.nuno
13-07-2009, 15:39
Já vi videos de algumas pessoas, campeoes nacionais em treino atras de um carro e neste caso a rolar a 70kmh e mais!!
Cada um faz as doidices que quer e isso se não me engano até tem direito a contra ordenação mas OK!!

Também já rolei a 40kmh atras de um carro e foi uma maravilha durante um tempinho mas é Super perigoso mas treinos, o pessoal é doido!!

Arpeggio
13-07-2009, 15:46
Aquilo não era nenhum treino, mas sim um favor que o ciclista estava a fazer ao dono do carro. Passo a explicar: O proprietário do audi ia levar o carro para a inspecção períodica automóvel e como precisava de alguém que visse se o sistema de iluminação traseiro estava a 100 % ( stops, piscas, nevoeiro, m. atrás) ao ver o ciclista em treino, vai daí e pimba...mais, o ciclista que é um fulano porreiro ainda testou os gases que vinham do catalizador do referido carro informando deste modo o automobilista que o seu carro estaria ou não a cumprir as emissões de gases estabelecidas pela união europeia...
sem dúvida um gajo porreiro !!!

el gato no seu melhor! :D

Eu já fiz uns 10Km a alta velocidade assim, atrás de um amigo meu, mas aquilo é incrivelmente perigoso e não volto a repetir, nem recomendo a ninguém.

FVA
13-07-2009, 15:53
Também já assisti a um treino desses ... ... ainda fui na boleia durante algum tempo, mas depois as pernas traíram-me :D.

Reparei que a "boleia" dada pelo carro de apoio era dada apenas até as subidas, a partir daí era o homem que dava o litro.

O carro deve ser para simular o efeito pelotão e ajudar nas zonas de transição entre subidas.
Também acho que o método é um pouco arriscado!, mas certamente que se chega muito mais fresco às subidas e, provavelmente é aplicado num treino em que se pretende fazer "séries" ... ... penso eu!

Abraços

Myrage
13-07-2009, 16:56
O Kamikasi passou por mim tipo TGV no inicio de uma subida. Na volta até ia a ser rebocado por uma corda...!

Que treine muito, e que snife muito fumo de escape também :D

MY

Burning Dogma
13-07-2009, 19:20
Agora falando mais a sério, não façam isso com pessoal que não conhecem. Nunca se sabe quando é que o maluco decide travar a fundo para vos mandar ao chão. Eu nunca faço meio fundo, quanto mais não seja para não ir a snifar os gases do escape.

cipollini
13-07-2009, 21:52
Treinei muito assim, a tras de cameões. Serve pa ganhar ritmo. 53/11 era pouco :D

NO FLATS
13-07-2009, 22:15
Exactamente eu gosto muito de fazer isso, 75, 80 km/h a direito :D:D hehe maravilha. Mas eu só vou na roda de camiões carregados, é que os vazios travão muito e muito depressa os que vão carregados sempre dá um pouco mais de tempo.

Bem sei que é perigoso mas que dá muita adrenalina dá

super.byke
13-07-2009, 22:20
Eu tive uma experiência semelhante, ou seja, ia numa recta e passou um autocarro. Colei-me a ele (+- a 5 metros de distância) e foi incrível. O autocarro circulava entre 50 e 60 km/h e eu e em recta, por vezes até tinha que deixar de pedalar, até tinha que travar tal era o poder de "sucção" que o autocarro fazia.
Andar atrás de um carro e atrás de um autocarro a diferença é brutal :D
É claro que é perigoso, muito perigoso.... mas descer uma serra a 50 km/h também não é perigoso ??? Nem uma nem outra coisa deveria ser feita, mas a vida é feita de emoções... o que se pode fazer... é a adrenalina que tem que levar com a culpa desta vez :D :D

Figueiredo
13-07-2009, 22:20
Sei que deve ser uma sensação unica..., mas não tenho coragem de fazer o mesmo, principalmente depois de ser pai penso muitas vezes se me acontece alguma coisa quem é que vai sustentar o rebento lá de casa ...

osicran
13-07-2009, 22:35
Um dos meus companheiros das voltinhas foi em tempos ciclista a sério e ainda hoje, passados já uns bons anos, não resiste quando se consegue meter atrás de um camião ou de um tractor...e eu, que fico apreensivo quando o vejo a 60 ou a 70 colado às traseiras do monstro, já por diversas vezes lhe fiz notar o enorme perigo que aquilo representa no caso de haver uma travagem brusca. Sabem qual é a resposta dele?...Oh! Se o camião travar eu ponho a mão à frente e aguento...E perante argumentos destes, que é que um gajo há-de fazer?!...:confused:

super.byke
13-07-2009, 22:47
Sei que deve ser uma sensação unica..., mas não tenho coragem de fazer o mesmo, principalmente depois de ser pai penso muitas vezes se me acontece alguma coisa quem é que vai sustentar o rebento lá de casa ...

Sei do que falas, foi por isso que vendi a minha Hornet 600, mas da bike não me separo :D

cipollini
13-07-2009, 23:51
Nunca se deve ir a meio a traseira do cameão. Convem ir sempre mais encostado ao lado esquerdo, pois se o cameão travar de repente, temos escapatoria pela esquerda. E sempre vamos dando uma olhadela ao que esta a frente do cameão. E ao mesmo tempo serve para o condutor saber que estamos ali. Alguns ja estão habituados e têm logo outro cuidado.:)

silvioferraz
14-07-2009, 00:57
Interessante...

http://www.youtube.com/watch?v=H-Pl-H3UJJg

Theo Bos a aproveitar a sucção provocada pelo carro de apoio, faz 140 km/h.

Xiii

Abraço

Tremoço
14-07-2009, 01:09
Eu normalmente também faço isso a traz dos camiões e transits, mas tomo sempre algumas medidas de precaução:

- a manete de travão vai sempre a meio curso
- vou sempre atento a possíveis pontos de travagem
- tento ouvir o motor para ver qual o tipo de condução que leva o condutor ( se for muito trapalhão saio da traseira dele
- quase sempre a colocar me na traseira no ponto de visão do condutor para ele saber que estou ali

Eu sei que é perigoso, mesmo tendo esta atenção toda, mas da para treinar mais um pouco...

pangare
14-07-2009, 12:49
Meio fundo é o melhor que há :D

Então nas corridas quando se fura e depois vai-se ali de carro em carro a 60km/h :P Nos treinos também fazemos algumas vezes meio fundo atrás da nossa carrinha pois permite também manter-nos a nossa velocidade de pernas e dá também para treinar alguma cadência.

Claro que também há sempre uns picanços atrás de camiões :D

Abel Cardia
14-07-2009, 13:26
Este treino fez-me lembrar o tópico em que o tipo deu 140 kms/h e em que ele foi sempre atrás do carro, o que ajudou ao rendimento:

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=287&highlight=youtube

http://www.youtube.com/watch?v=H-Pl-H3UJJg

:)

Arlindo
14-07-2009, 16:06
Boas pessoal
eu treino meio fundo todas as semanas.
aumentamos mto o nosso ritmo.

quando vamos uma recta o nosso treinador mete a carrinha a frente e em vez de irmos exemplo a 35,40 - vamos a 50 - 60 kms hora.

Ja dei 100 atras da carrinha a descer... mas ia sempre com a roda a rossar o parachoques, assim se ele tivesse de travar agarravame as grades da carrinha.

eu pessoalmente nao gosto mto do meio fundo, mas que ajuda ajuda, entao nas provas ui, maravilha :D

silvioferraz
14-07-2009, 16:11
Isso nas provas, não é ilegal?
:rolleyes:

Abraço

Figueiredo
14-07-2009, 16:13
Ja dei 100 atras da carrinha a descer... mas ia sempre com a roda a rossar o parachoques, assim se ele tivesse de travar agarravame as grades da carrinha. :eek::eek::eek:

Não quero parecer retrogado nem nada do género, mas se fosses meu filho e eu sonhasse uma situação dessas o teu treinador ia ter muito que me explicar podes ter a certeza...:mad:

Figueiredo
14-07-2009, 16:56
Desculpem a minha ignorância neste campo:(, pois desconhecia por completo que em Portugal a nível de jovens se usa este método de treino, fiquei completamente espantado, antigamente até admitia que houvesse este tipo de técnicas á boa moda do Portuga, mas hoje em dia com a evolução dos ginásios, e de toda a técnologia associada ao ciclismo, não consigo perceber porquê se cometem estes actos de loucura :eek::eek:

Nota : Se uma pessoa adulta faz isto, não critico cada um é responsável por si desde que não ponha a vida dos outros em perigo, agora incentivar os miudos a fazer o mesmo...

Se calhar sou eu que sou demasiado inocente nestas coisas e estou para aqui a criticar uma prática bastante usual, mas não acredito que o Contador e companhia façam o mesmo como método de treino...

Burning Dogma
14-07-2009, 17:09
Ja dei 100 atras da carrinha a descer... mas ia sempre com a roda a rossar o parachoques, assim se ele tivesse de travar agarravame as grades da carrinha.

Achas mesmo que a 100km/h, se a carrinha travasse, conseguias agarrar as barras da carrinha para não cair? Se a carrinha travasse provavelmente já não estarias aqui, ou pelo menos em bom estado.

Figueiredo, o pessoal faz isto mesmo por loucura e inconsciência e porque é raro haver acidentes ao fazer meio fundo.

Eu até gostava de saber o que é que se treina ao fazer um meio fundo. Cadência? Pode-se treinar cadência perfeitamente sem ser a fazer meio fundo. Força? Não me parece.

Braz
14-07-2009, 17:42
Desculpem a minha ignorância neste campo:(, pois desconhecia por completo que em Portugal a nível de jovens se usa este método de treino, fiquei completamente espantado, antigamente até admitia que houvesse este tipo de técnicas á boa moda do Portuga, mas hoje em dia com a evolução dos ginásios, e de toda a técnologia associada ao ciclismo, não consigo perceber porquê se cometem estes actos de loucura :eek::eek:

Nota : Se uma pessoa adulta faz isto, não critico cada um é responsável por si desde que não ponha a vida dos outros em perigo, agora incentivar os miudos a fazer o mesmo...

Se calhar sou eu que sou demasiado inocente nestas coisas e estou para aqui a criticar uma prática bastante usual, mas não acredito que o Contador e companhia façam o mesmo como método de treino...

Faço minhas as tuas palavras...

Eu tinha trienos de caça submarina em que o "treinador" agarrava o pescoço do atleta quando estava debaixo de agua... para que ele se habituasse à sensação de aflição por impossibilidade de respirar e se mantivesse calmo, baixo ritmo cardíaco.

Nunca fiz isso, nem nunca deixei que me fizessem (existem outras formas de treinar a mesma situação e menos agressivas). Mas quem fazia era gente adulta (embora parva, em minha opinião).

Fazer desporto é importante e é importante ganhar metas pessoais e assim evoluir no desporto que praticamos. aliás, é uma forma de ambição perfeitamente saudável.

Mas pessoas por vezes esquecem, nas suas atitudes e na sua carteira) que não são profissionais e que nunca irão ser, pelo que o desporto deve ser um prazer e não um esforço castigante ou uma maluqueira, como por vezes se vê aí...

Ir a cm de um carro a cerca de 50 km/h é parvoíce se estamos dentro de um carro, é estupidez quando estamos de mota e devidamente equipados e é simplesmente anormal quando vamos de bicicleta.

Gente lerda que nunca ouviu falar de "tempo de reacção" ou que pensa ter pernas, braços, costelas, etc., mais duras que o metal de uma viatura... esta é pelo menos a minha opinião.

Por último, este tipo de conversa nem devia ser admitido neste forum que é público e consultado por gente nova que pode ser influenciada pelo que lê: "se aquele faz e não lhe acontece nada, eu também gostava de experimentar"

xtpo
14-07-2009, 20:20
Noto nas palavras de alguns um total crucificar deste tipo de treino mas nunca o fizeram e não sabem como é.
Faço muitas vezes meio fundo nos treinos, principalmente nos treinos de equipa. Por vezes atrás de carrinhas, camiões e autocarros. À duas semanas fiz atrás de uma autocaravana que apanhei mesmo a jeito.
Por exemplo quando se vai atrás do carro da equipa a pessoa que vai a conduzir já tem alguma experiência e vai nos avisando se houver algum perigo com os piscas ou com a buzina. Se por acaso reduzir rapidamente a velocidade se formos bastante juntos e tocarmos no para-choques a bicicleta vai trabalhar junto com o carro e vai-nos reduzir a velocidade tal e qual como o carro está a perder velocidade.
Já bati por algumas vezes pouco mais dos 100 atrás do carro e é uma adrenalina do caraças.
Claro que à perigos mas temos que ter capacidade de analisar o tipo de condutor que vai à nossa frente, já fui para trás de camiões e desisti passado um bocado porque vi que o homem travava muito.
Houve um dia que me burrava quase todo, um camião passou por mim e não ia muito mais de força que eu e eu comecei a sprintar para ir atrás dele, ainda estava a sprintar e o camião começou a travar porque um carro parou na estrada para meter noutro caminho e o piso estava molhado e eu travei com tanta violência que andei a derrapar com a roda de trás de lado e desviei-me por um instante do camião, se tivesse corrido mal ia ser o caraças mas como correu bem senti aquilo como um grande momento.

Figueiredo
14-07-2009, 20:30
Amigo xtpo

Tal como disse em cima, eu não critico quem o faça, cada um sabe de si...

O que me irritou profundamente foi saber que equipes de jovens utilizam este método como treino, eu também já tive 16 ou 17 anos como toda a gente e nessa idade não se pensa muito nas consequências, apenas na adrenalina e na competição com os outros...

Agora eu gostava de saber que justificação é que os treinadores desses miudos, (penso que sejam pessoas já com alguma maturidade), vão dizer aos pais se lhes acontecer alguma coisa grave, por estarem a fazer uma estupidez !!!

Tremoço
14-07-2009, 20:31
Noto nas palavras de alguns um total crucificar deste
Claro que à perigos mas temos que ter capacidade de analisar o tipo de condutor que vai à nossa frente, já fui para trás de camiões e desisti passado um bocado porque vi que o homem travava muito.

Aqui este um dos pontos que qualquer um deve ter em conta, a analise do condutor é fundamental, se vai ás aceleradelas se vai a travar sempre, esta analise também é muito importante..

Eu já treinei com colegas meus, da minha idade, que são profissionais e fizeram meio fundo a traz da carrinha da equipa e via-se que estava tudo muito bem calculado e treinado, o motorista era muito certinho também..

É óbvio que tem os seus perigos, mas se formos pensar também pode vir um carro contra nos e não vamos a fazer meio fundo...

Figueiredo
14-07-2009, 20:50
Tremoço,

Isto é só a minha opinião, tirando a adrenalina achas que vale a pena em termos de treino ? Não haverá outras formas mais seguras de obter a mesma performance ?

Custa-me a acreditar que os ciclistas profissionais corram esse tipo de riscos...

Não quero ser moralista, nem nada do género, mas gostava de ter notícias dos jovens aqui do forum por se terem tornado ciclistas profissionais, e não por terem um acidente parvo enquanto treinam...

Abraços

Burning Dogma
14-07-2009, 21:20
Mas a questão é mesmo o que se ganha ao fazer meio fundo? O que é que especificamente se treina ao ir no cone de um carro ou de um camião? Eu ainda não percebi, sinceramente.

Arpeggio
14-07-2009, 21:23
Mas a questão é mesmo o que se ganha ao fazer meio fundo? O que é que especificamente se treina ao ir no cone de um carro ou de um camião? Eu ainda não percebi, sinceramente.

Isso também já me ocorreu...

cipollini
14-07-2009, 21:35
Ganha-se ritmo. Akela ritmo de pedalada so se consegue apanhar se for a tras de um cameão. Se por exemplo n fores bom rolador, esse treino ajudar-te-à com certeza.

Arpeggio
14-07-2009, 21:52
Continuo sem perceber. Se vou atrás de um camião, o esforço diminui e a velocidade aumenta, porque não apanho vento. Eu para ganhar ritmo faço rolos em casa, com uma cadência de pedalada sempre igual, durante muito tempo e com andamentos pesados, para ter que fazer força.

NO FLATS
14-07-2009, 22:00
A meu ver o meio-fundo não trás mais beneficios que outro tipo de treino. Se em vez de ires a 80 km/h a 160bpm fores a 40 com os mesmo 160 o teu corpo vai a trabalhar exactamente da mesma forma.

Agora que em termos de adrenalina não tem nada a ver, por isso mesmo é que eu as vezes o faço, como é óbvio é bem engraçado ver o ciclocomputador a marcar tanto.

Boas pedaladas

el gato
14-07-2009, 22:56
O melhor treino kamikase que se pode fazer e que dá uma total adrenalina é seguir um camião carregado de porcos para o matadouro !! Só o cheirinho que o ciclista apanha dá vontade de estar sempre a tentar a ultrapassagem. Estimula a resistência, potência,e velocidade como um corredor de pista !! Aliás este tipo de metologia de treino foi banida pela UCI, onde consideram como um certo tipo de doping. Como compensação chegas a casa e a patroa, não se aproxima para ti numa área de 5 metros, vá lá saber-se por quê ! Há cada coisa !!

cipollini
14-07-2009, 23:07
Continuo sem perceber. Se vou atrás de um camião, o esforço diminui e a velocidade aumenta, porque não apanho vento. Eu para ganhar ritmo faço rolos em casa, com uma cadência de pedalada sempre igual, durante muito tempo e com andamentos pesados, para ter que fazer força.

O esforço diminui? Pa ires a 80 e tal km/h tens k pedalar... n penses que andas sozinho so pq vais a tras do cameão.

Rolos em casa? Fazeres rolos é kuase o mesmo que não treinar. So serve mm nakeles dias que n podes ir pa estrada, so pa n dizer k n se roda as pernas.

A meu ver o meio-fundo não trás mais beneficios que outro tipo de treino. Se em vez de ires a 80 km/h a 160bpm fores a 40 com os mesmo 160 o teu corpo vai a trabalhar exactamente da mesma forma.

Agora que em termos de adrenalina não tem nada a ver, por isso mesmo é que eu as vezes o faço, como é óbvio é bem engraçado ver o ciclocomputador a marcar tanto.

Boas pedaladas

O ritmo que se ganha n é cardiaco mas sim nas pernas. O rodar rapido das pernas faz uma rotação e um ritmo nas pernas que não se consegue de mais forma nenhuma.

Myrage
14-07-2009, 23:08
Adrenalina da boa deve de ser Pedalar em cima do suporte do carro. Com o mesmo a curvar a 120kmh :D sem capacete claro...!:D

Em boa verdade também não percebo o que se ganha. Pelo contrario ate se perde ! Quanto não tiverem a vida facilitada como fazem ? chamam um Taxi para se colar na frente !?...

Mas aceito. Desde que o perigo não venha para o meu lado.

MY

cipollini
14-07-2009, 23:13
So quem nunca correu de bicicleta e nc experimentou as direrenças de rodagem que se tem fazendo ou nao fazendo de vez em kuando uns kms assim é que pode nao perceber o que se ganha a treinar assim :)

Também é preciso saber fazer este treino. Durante a "estadia" na treinar do cameão, é preciso de vez em kuando ir ao lado apanhar um bocadinho de vento para não ser 100% sucussão :)

Arpeggio
14-07-2009, 23:55
O esforço diminui? Pa ires a 80 e tal km/h tens k pedalar... n penses que andas sozinho so pq vais a tras do cameão.

Rolos em casa? Fazeres rolos é kuase o mesmo que não treinar. So serve mm nakeles dias que n podes ir pa estrada, so pa n dizer k n se roda as pernas.

Experimenta então fazer rolos numa bicicleta de montanha, com pneu bem largo, e com o rolo bem apertado, e depois diz-me se é como não treinar. Como eu treino, uma hora de rolos é muito mais cansativo que três horas de estrada, a cascar forte.

cipollini
15-07-2009, 00:16
Eu cheguei a fazer treinos de 2 horas de rolos com series e musculação para compensar um pouco algum dia com aulas que n pudesse ir para a estrada. Saia de la moido, claro... 2 horas ali cansa, mas o treino nunca rende tanto como um treino de estrada. E muito menos faz o mesmo efeito que um treino de meio fundo :)

Arpeggio
15-07-2009, 08:14
Confesso que continuo sem perceber onde é que está o treino... Deixa recapitular:

Sozinho - vou a 30km/h, levo com o vento e por isso tenho que estar sempre a fazer força para não abrandar.
Com um carro à frente - vou a 70Km/h, mas não apanho vento e por isso não há resistência; como as rodas não têm atrito praticamente nenhum, ir a 20km/h ou 500km/h é a mesma coisa (em terreno plano).

Hudju
15-07-2009, 10:49
Pela pouca experiencia que tenho em meio fundo, a meu ver, posso concluir que seguir atras de um carro aumenta a velocidade e a adrenalina! A nível de aumentar a eficiencia no treino, não senti nada!

cipollini
15-07-2009, 13:06
Confesso que continuo sem perceber onde é que está o treino... Deixa recapitular:

Sozinho - vou a 30km/h, levo com o vento e por isso tenho que estar sempre a fazer força para não abrandar.
Com um carro à frente - vou a 70Km/h, mas não apanho vento e por isso não há resistência; como as rodas não têm atrito praticamente nenhum, ir a 20km/h ou 500km/h é a mesma coisa (em terreno plano).

As cadencia de pedalada é a mesma ires a 80 a tras de um cameão ou ires a a 30 a levar com o vento?

So por aí diz tudo ;)

Pela pouca experiencia que tenho em meio fundo, a meu ver, posso concluir que seguir atras de um carro aumenta a velocidade e a adrenalina! A nível de aumentar a eficiencia no treino, não senti nada!

Nos passeios de fim de semana claro k n se nota.

E até vos digo mais. Se o cameão n for completamente carregado, o esforço para o apanhar no arranque vale logo a pena. E durante o treino nao ir com as mudanças todas metidas para assim fazer mais rotação... a menos k ele va vazio, ai tem k ir td medito.

Figueiredo
15-07-2009, 13:13
Caro Cippollini,

Não leves a mal a minha pergunta, mas se visse um filho teu com 16 ou 17 anos feito maluco a 80km/Hora colado á traseira de um camião, o que lhe dizias ???

cipollini
15-07-2009, 13:29
Caro Cippollini,

Não leves a mal a minha pergunta, mas se visse um filho teu com 16 ou 17 anos feito maluco a 80km/Hora colado á traseira de um camião, o que lhe dizias ???

Não levo a mal, pq é uma pergunta com todo o sentido. Eu fiz ciclismo de competição durante kuase 10 anos. Adorei e adoro akela vida. É um bixo que nunca vai sair. Mas sei o que ela custa e sei o quanto ela é dura... não posso falar com 100% certezas pois não tenho filhos, mas falo com 90% certezas que nunca incentivaria o meu filho a seguir vida no ciclismo.
Embora haja coisas contra as quais n podemos lutar, se a vontade dele fosse seguir o ciclismo, eu n o proibia.

O meu pai tb foi ciclista durante mts anos, e estando dentro deste mundo, sabe que as coisas sao perigosas mas tb sabe k ha coisas k sao preciso ser feitas e mt embora torcesse o nariz kd me via faze-las, sabia k eram precisas serem feitas. Por isso uma vez que sao precisas serem feitas, o melhor é fazer com a maxima segurança, aprender a faze-las correctamente. Foi isso que o meu pai sempre me transmitiu e se um dia o um filho meu quiser fazer ciclismo a serio, é isso que também lhe vou transmitir.

Quando vamos na estrada a treinar, ha coisas k são inevitaveis, como quando nos aparece uma descida a frente, ng vai a descer a 10km/h de mao no travão. E ir a tras do cameão é uma delas. Se pudermos apanhar a roda, apanhamos. E um dia que um filho meu saia pa treinar, a unica coisa k eu posso fazer é ensina-lo a fazer as coisas bem feitas, pq bem ou mal, ele vai faze-las de certeza. E ja que as faz, ao menos k as faça bem.

Respondendo mais concretamente à tua pergunta, com 16 ou 17 anos n faz sentido fazer treinos de meio fundo a tras de cameões :) por varios motivos... ha maluquisse a mais naquelas cabeças e experiencia a menos. E depois o tipo de corridas n requer esse treino.

Figueiredo
15-07-2009, 13:43
Obrigado pela resposta,

Eu nunca fiz ciclismo e o que acabaste de dizer elucidou-me um pouquinho mais sobre o mundo do ciclismo, contudo continuo a ter uma opinião muito propria a respeito deste assunto, por exemplo sei que deve ser perfeitamente normal numa prova arricar-se ao máximo e andar sempre no limite, contudo a nível de treinos acho que o pessoal se deveria resguardar mais um pouco, ou estão á espera de acontecer uma desgraça á séria e então depois acabam-se com estas práticas ...

Outra coisa é a nível individual, se por exemplo uma pessoa decide fazer isto para sentir a adrenalina e o conta Km lá em cima, eu apesar de não concordar também não critico pois cada um é responsável por si mesmo, e se retiram prazer daquilo que fazem então continuem desde que não coloquem a vida de outros em perigo...

Arpeggio
15-07-2009, 13:48
Definitivamente não faço isso, sou muito cuidadoso na estrada. :)

cipollini
15-07-2009, 14:08
Obrigado pela resposta,

Eu nunca fiz ciclismo e o que acabaste de dizer elucidou-me um pouquinho mais sobre o mundo do ciclismo, contudo continuo a ter uma opinião muito propria a respeito deste assunto, por exemplo sei que deve ser perfeitamente normal numa prova arricar-se ao máximo e andar sempre no limite, contudo a nível de treinos acho que o pessoal se deveria resguardar mais um pouco, ou estão á espera de acontecer uma desgraça á séria e então depois acabam-se com estas práticas ...

Outra coisa é a nível individual, se por exemplo uma pessoa decide fazer isto para sentir a adrenalina e o conta Km lá em cima, eu apesar de não concordar também não critico pois cada um é responsável por si mesmo, e se retiram prazer daquilo que fazem então continuem desde que não coloquem a vida de outros em perigo...

Das coisas que não se deve mesmo fazer a treinar é arriscar numa descida. É uma coisa que não nos ajuda em nada na forma fisica e que num segundo de azar pode dar cabo de semanas ou até meses de treino. É claro que tb é preciso aprender a descer, mas com limites.

Ainda voltando à questão dos filhos, quem está no mundo da competição, as coisas que as outras pessoas veem de um modo suicida, para nos sao coisas normais. Por isso o meu pai secalhar nc lhe saltou a tampa kd eu chegava a casa de treinar e lhe dizia k tinha feito 50km a tras de um cameão smp na ordem dos 70/80 km/h. Secalhar se daki a uns anos, um filho meu de 19 ou 20 anos xegasse a casa e me dissesse o mesmo, secalhar a mim tb n me saltava a tampa. Entendes? Pq são coisas normais, cm é normal para uma familia normal o pai ir jogar a bola com o filho pa um jardim.

Para teres uma ideia, com 15 anos tive uma queda com alguma gravidade numa corrida. Levei 26 pontos nos joelhos, cotovelo e ainda arranhei o ombro e a nadega. Fiquei 2 semanas de cama. E essa queda calhou numa altura eu k eu estava a montar uma bicicleta nova. Eu tava na cama todo xeio de ligaduras com o meu pai ao lado a olharmos pa um catalogo da campagnolo pa escolher o material pa montar... Isto para te dizer k, no caso das quedas que para uma familia normal seria razao mais que suficiente pa abandonar a modalidade, em nos é uma passagem pela modalidade. Faz parte.

Nunca nos passa pla cabeça abandonar a modalidade por causa de uma queda, o que secalhar pa outra pessoa era motivo mais que suficiente.

Definitivamente não faço isso, sou muito cuidadoso na estrada. :)

Nem vale a pena. Se nos formos a ver a realidade das coisas, é um treino um bocado suicida e desnecessário para um ciclista amador. E da maneira como as estradas andam, o melhor é mesmo ter o maximo de cuidado.

Figueiredo
15-07-2009, 14:15
Parabéns pela paixão e pelo amor que falas do ciclismo, eu pensava que era um amante do ciclismo, mas ao pé de ti sou um simples simpatizante...:o

Sinceramente se tivesse idade e oportunidade, apesar de gostar muito da modalidade, não sei se estaria disposto a tais sacrificios para conseguir uma carreira de ciclista, o que faz aumentar ainda mais a minha consideração daqueles que nos dão alegrias cada vez que sobem a uma bicicleta e vão para a estrada...

cipollini
15-07-2009, 14:27
Amo o ciclismo desde que me lembro de ser gente, e para mim o pior das quedas nunca foi a dor fisica mas sim a dor que ia dentro de mim por n poder andar de bicicleta ;)

silvioferraz
15-07-2009, 15:55
Outro...

http://videos.sapo.pt/ZWOtbZOMYlmBwEQ7OZB5

Abraço

indy
16-07-2009, 13:26
Já agora mais um, do junior de BTT, Ricardo Marinheiro:
http://www.pinkbike.com/video/62640/

Figueiredo
16-07-2009, 13:39
Repararam no promenor da fita adesiva no pára-choques :eek::eek::eek:, este pessoal é doido...

Só por curiosidade como é que ficam as rodas depois de andar á mocada na traseira do carro ?

Tremoço
16-07-2009, 13:57
Figueiredo elas não andam á mocada com força, simplesmente dão uns toques na traseira do carro e vai comendo pneu e deixa marca claro...

Figueiredo
16-07-2009, 14:14
Já agora aproveito e aprendo mais um pouco, eu por exemplo nalguns passeios de cicloturismo já me coloquei atrás da carrinha da organização (20-25Km/Hora), e vou sempre com medo de aparecer um buraco na estrada ou uma tampa por exemplo porque não dá para vêr, como é que controlam essas situações, ou se aparecer seja o que Deus quiser ...

Arpeggio
16-07-2009, 15:01
No estado em que as nossas estradas estão, todo o cuidado é pouco. Então e se aparece pedra solta? Já me aconteceu num cicloturismo. Quer dizer, nesse cicloturismo a palavra que se gritou mais foi "BURACO"! :rolleyes:

Myrage
16-07-2009, 16:25
Agora percebo como é que a coisa funciona !

Os sensores de estacionamento são uma preciosa ajuda na questão da segurança.
Se a bike aproximar muito do Carro aquilo faz Piiiiiiiiiiiiiiii e o condutor so precisa de dar um cheirinho no acelerador.

Nota Importante:
Nunca colocar fita nos sensores de estacionamento. :D

MY

cipollini
16-07-2009, 20:19
Figueiredo elas não andam á mocada com força, simplesmente dão uns toques na traseira do carro e vai comendo pneu e deixa marca claro...

Não é pneu que fica agarrado, é mesmo a tinta que salta :D (axo)... por acaso em tanto tempo nunca parei pa pensar bem nisso. Tinha como certo que era a tinta que saltava lol

Já agora aproveito e aprendo mais um pouco, eu por exemplo nalguns passeios de cicloturismo já me coloquei atrás da carrinha da organização (20-25Km/Hora), e vou sempre com medo de aparecer um buraco na estrada ou uma tampa por exemplo porque não dá para vêr, como é que controlam essas situações, ou se aparecer seja o que Deus quiser ...

Se for um carro, ves atraves dos vidros do proprio carro. Se for uma carrinha alta é k ja é mais complicado. Se for um camião, volta a tal historia da importancia de ir mais encostado ao lado eskerdo, pa ir sempre deitando o olho pa frente.

Agora percebo como é que a coisa funciona !

Os sensores de estacionamento são uma preciosa ajuda na questão da segurança.
Se a bike aproximar muito do Carro aquilo faz Piiiiiiiiiiiiiiii e o condutor so precisa de dar um cheirinho no acelerador.

Nota Importante:
Nunca colocar fita nos sensores de estacionamento. :D

MY

Eu penso que os sensores de estacionamento traseiros so sao acçionados quando se mete a marcha a tras. Pelo menos os carros que têm os sensores ja integrados funciona assim. Se for aqueles kits que se poe a parte ja n sei.

Se for desses integrados, podes encostar que ele n apita :D

cipollini
16-07-2009, 20:26
Agora por causa dessa historia das mocadas... sempre que fizerem isso a tras de um carro, vao o maximo encostados a traseira do carro pois se houver uma travagem forte por parte do carro, ja estao la encostados e param com a travagem do carro... vao parado. Espero fazer-me entender.

Se forem a uma distacia grande nem k seja de 1 metro, kd o carro trava derrepende, esse metro é o suficiente quando batem no carro, parecer que estao a bater numa parede, e doi :)

Nos cameões n resolve tanto pq akilo n tem um sitio onde a roda encoste. Daí novamente a historia de ir encostado a eskerda :D (sou xato) se houver problema temos escapatoria.

Braz
16-07-2009, 20:55
Noto nas palavras de alguns um total crucificar deste tipo de treino mas nunca o fizeram e não sabem como é.
Faço muitas vezes meio fundo nos treinos, principalmente nos treinos de equipa. Por vezes atrás de carrinhas, camiões e autocarros. À duas semanas fiz atrás de uma autocaravana que apanhei mesmo a jeito.
Por exemplo quando se vai atrás do carro da equipa a pessoa que vai a conduzir já tem alguma experiência e vai nos avisando se houver algum perigo com os piscas ou com a buzina. Se por acaso reduzir rapidamente a velocidade se formos bastante juntos e tocarmos no para-choques a bicicleta vai trabalhar junto com o carro e vai-nos reduzir a velocidade tal e qual como o carro está a perder velocidade.
Já bati por algumas vezes pouco mais dos 100 atrás do carro e é uma adrenalina do caraças.
Houve um dia que me burrava quase todo, um camião passou por mim e não ia muito mais de força que eu e eu comecei a sprintar para ir atrás dele, ainda estava a sprintar e o camião começou a travar porque um carro parou na estrada para meter noutro caminho e o piso estava molhado e eu travei com tanta violência que andei a derrapar com a roda de trás de lado e desviei-me por um instante do camião, se tivesse corrido mal ia ser o caraças mas como correu bem senti aquilo como um grande momento.

"Uma adrenalina do caraças" - não duvido... também conduzir a 300 km/h o é...

"o condutor avisa com os piscas ou a buzina" - se tiver tempo para carregar no travão já é sorte... ainda ir com a mão aos piscas ou à buzina... confia, mas não confies muito...

Braz
16-07-2009, 20:56
É óbvio que tem os seus perigos, mas se formos pensar também pode vir um carro contra nos e não vamos a fazer meio fundo...

também posso morrer atropelado quando vou a andar à beira da estrada... isso não quer dizer que me vá passear pelo meio da estrada

FVA
16-07-2009, 21:36
Boas,

Há aqui uma questão que me está deixar curioso!

Já vi aqui videos de pessoal a treinar meio-fundo, a 80, 100 e a 140km/h.

Ok, tudo bem, apesar de todas as coisas que podem acontecer a essas velocidades, não critico quem o faça como método de treino (há uma infinidade de coisas que também pode acontecer a velocidades menores, etc, etc, e desde que não envolva terceiros, cada um sabe de si), mas questionei-me acerca da resistência dos pneus e rodas a essas velocidades? Os pneus e provavelmente as rodas não têm um limite de velocidade aconselhado? Como nos pneus de um carro/moto? :confused:

Abraço

cipollini
16-07-2009, 22:01
Axo que nunca ouvi noticias de pneus a rebentarem por causa de velocidade :D

Tremoço
16-07-2009, 22:13
Tambem nunca ouvi falar de tal coisa, mesmo em pneus de carro não sabia disso (so daqueles pneus suplentes muito finos). a 140 é exagero mas uma pessoa numa descida mais ingreme tambem chega aos 90 por isso...

Burning Dogma
16-07-2009, 22:14
Por acaso é uma boa questão, mas o limite deve estar bem acima das velocidades que se atingem de bicicleta, mesmo nestas maluqueiras.

Essa de ir colado ao carro e quando ele trava a fundo, nós paramos com o carro e não caímos é que não percebo como é possível. É certo que não há aquele espaço de tempo em que o carro já vai a travar e nós ainda vamos a velocidade constante, como acontece se formos a alguma distância do carro, mas mesmo assim... Como é que é possível ir-mos a 80km/h coladinhos ao carro e ele trava e nós continuamos colados e não caímos?

xtpo
16-07-2009, 23:29
Por acaso é uma boa questão, mas o limite deve estar bem acima das velocidades que se atingem de bicicleta, mesmo nestas maluqueiras.

Essa de ir colado ao carro e quando ele trava a fundo, nós paramos com o carro e não caímos é que não percebo como é possível. É certo que não há aquele espaço de tempo em que o carro já vai a travar e nós ainda vamos a velocidade constante, como acontece se formos a alguma distância do carro, mas mesmo assim... Como é que é possível ir-mos a 80km/h coladinhos ao carro e ele trava e nós continuamos colados e não caímos?
Não estamos a falar numa travagem mesmo a fundo, estamos a falar numa travagem em que tenhas que tirar 40/50 no máximo km/h. Basta seguras minimamente no guiador que não cais, se estiveres encostadinho ao carro mal ele trava tu encostas no para-choques e vai haver um efeito de travagem porque o carro vai-te estar a travar e quase que nem sentes. Quando vamos atrás do carro também levamos as mãos em baixo e bem perto dos travões e no meu caso os meus travam muito bem, sou capaz de travar mais rápido que um carro.

Hoje tive treino de equipa e devo ter somado mais de 1h ao meu palmarés de meio fundo.

xtpo
16-07-2009, 23:37
Além de ver pelo vidro do carro como o cipollini disse por vezes o próprio condutor avisa (caso o condutor seja quem nos leva a fazer meio fundo e não porque nos metemos atrás de um carro). Depois quem faz meio fundo deve treinar várias vezes por semana e já conhece os buracos das estradas por estar sempre a passar por lá.

Lembrei-me agora que numa corrida que fui fazer a Espanha este ano bati os 100 km/h numa descida e imaginem que ia quase na cauda de um pelotão de 100 ciclistas.

varelapt
17-07-2009, 00:51
Sim, existem limites para todos os pneus, quer de temperatura, quer de velocidade de rotação, etc etc...

Por isso mesmo cada veículo está equipado com determinado tipo de pneus que tem certa pressão ideal.

Não esquecer que a grandes velocidades um pneu aquece bastante (quanto mais um pneu de um bicicleta de estrada fininho como é a mais de 100 km hora no alcatrão por vezes até quente) e ao aquecer o ar que se encontra dentro da camera de ar aumenta o seu volume (a não ser que seja azoto que aí a performance do pneu já melhora) ao aumentar o volume poderá estoirar como é obvio.

Basta a camera de ar estar fragilizada, passar por exemplo por uma tampa de esgoto na estrada, qualquer coisinha basta...

Boa sorte com as pedaladas atrás das viaturas... Que ninguém caia!

cipollini
17-07-2009, 00:56
Não estamos a falar numa travagem mesmo a fundo, estamos a falar numa travagem em que tenhas que tirar 40/50 no máximo km/h. Basta seguras minimamente no guiador que não cais, se estiveres encostadinho ao carro mal ele trava tu encostas no para-choques e vai haver um efeito de travagem porque o carro vai-te estar a travar e quase que nem sentes. Quando vamos atrás do carro também levamos as mãos em baixo e bem perto dos travões e no meu caso os meus travam muito bem, sou capaz de travar mais rápido que um carro.

Nem mais :D

Além de ver pelo vidro do carro como o cipollini disse por vezes o próprio condutor avisa (caso o condutor seja quem nos leva a fazer meio fundo e não porque nos metemos atrás de um carro). Depois quem faz meio fundo deve treinar várias vezes por semana e já conhece os buracos das estradas por estar sempre a passar por lá.

Lembrei-me agora que numa corrida que fui fazer a Espanha este ano bati os 100 km/h numa descida e imaginem que ia quase na cauda de um pelotão de 100 ciclistas.

Corridas em espanha é outro mundo :)

pangare
17-07-2009, 01:28
Bem, eu em 80% das vezes só faço meio fundo atrás da carrinha da minha equipa, com pessoas a conduzir que eu confio muito e nunca tive problemas.

Os camiões também dá muito bem para fazer meio fundo, é apenas preciso ter um bocado de tacto e alguma experiência e mantermo-nos totalmente concentrado.

E sim, tenho 15 anos, sou ciclista e a minha família sabe que faço meio fundo :D

Martins228
04-10-2009, 17:29
Para mim esses Chicos espertos deviam ir para uma pista e não andar assim nas estrada. Para já é proibido pelo Código da Estrada e depois é um suícidio e um perigo para os outros utentes da via.
Esses meninos haviam de fazer isso com um camião atrás da roda deles.
Uma vergonha para os ciclistas, que são uma comunidade que repeita os outros.

Interceptor
05-10-2009, 20:39
Após ler cada um dos Post´s deste Tópico e ver cada um dos videos aqui colocados, cheguei ás seguintes conclusões:

1º-De certeza absoluta que nunca irei fazer um treino específico de Meio-Fundo. Sou amador, ciclista de fim de semana.
2º-Nunca irei na roda de um camião ou tractor a 80/90kmh, só a 50kmh no máximo. A partir dos 50kmh deixo-o seguir viagem. Tenho os meus limites.
3º-As "boleias" que mais gosto me dão são atrás de tricilos APE50 e Mini-Carros, pela sua baixa velocidade (50kmh max.) e por conseguir ver bem lá na frente o que se passa na estrada.
Isto só acontece em rectas e após uma breve interacção entre mim e o condutor do veículo. Primeiro asseguro-me que ele me vai aceitar na sua traseira.

O meu episódio preferido foi atrás de um casal de uma certa idade em que a simpatia pervaleceu durante mais de 20km a 45kmh.

Até breve.

patrick pires
08-10-2009, 20:22
è muito frequente os Pros fazerem este tipo de treino, claro esta com pessoal que conhecem..
Agora tambem são utilizadas scooters com um cilindro no guarda lamas, de modo que a bike toque no cilindro sem ter problemas de o pneu ir a vida...
O Contador por exemplo faz este tipo de treinos. Eu se posso bem aproveito essa ajuda dos carros.. :D