PDA

View Full Version : "Dor de Burro"

scottbear
21-09-2011, 18:06
Ontem ia rolando na bike apenas para fazer uns kilometrecos, mas apareceu um colega meu e la fomos. uns quilometros a frente ele quis lançar-se a subida (referia rolar) mas para nao ficar sozinho e mostrar frakesa la fui eu e ainda por cima ao despique.

A meio da subida começou me a doer na zona abdominal ( aqui chamam-lhe dor de burro ), nunca antes me tinha doido a fazer cilismo, apenas corrida.

Alguem sabe alguma forma de evitar esta dor?

ja agora aki vai a subida que pode parecer facil mas chego la acima sem motor
aconselho a expermentar
http://ridewithgps.com/routes/726896

max 25.7
media 6.3
elevação ganha 550m (em 6.8km)

scottbear

alpha
22-09-2011, 11:39
Viva.
Nunca te tinha dado em ciclismo, apenas em corrida. Nas mesmas circunstâncias?
Tinhas comido? Tinhas comido demais?
Estás em boa forma fisíca? Começaste à pouco?

dekeriel
22-09-2011, 12:36
A dor de burro pode ser derivada a muitos factores, mas acho que a mais comum é excesso de esforço pouco tempo depois de comer.

Ainda me aconteceu á menos de um mês, paragem num café mesmo antes de uma subida de 8km, foram 10min paragem, 1 gel, 1 barra, 1 coca cola e siga serra acima a todo gás com outro colega.
Foram 8km de esforço sempre a roçar o vermelho, sem abrandar uma única vez, antes 2km do final começou a dar a tal dor, nada de exagerado no inicio, aguentavasse bem e foi prosseguindo sempre na roda, mas a dor foi aumentando e aumentando, de tal forma que a 200m do fim da subida tive que praticamente deixar de pedalar, na descida seguinte consegui recuperar e no final da descida já não restava traço algum de dor.

Mingus
22-09-2011, 12:57
Parece não haver explicação científica comprovada para o fenómeno. Pode ser alimentação ou má oxigenação dos músculos. Também li algures que pode ser a compressão do diafragma.

Se ajudar: http://www.aminhacorrida.blogspot.com/2011/04/correr-sem-dor-de-burro.html

Boas pedaladas

scottbear
22-09-2011, 17:43
tinha para num cafe antes, pois com a pressa eskecime de comer em casa..

obrigado pelas respostas

Luis Abreu
22-09-2011, 22:16
Parece não haver explicação científica comprovada para o fenómeno.

há sim e é "simples":
o que acontece é que ao efectuar exercicio anaeróbio as celulas produzem lactato
o lactato é entao transportado para o figado para ser "remetabolizado", o que provoca dilatação de cada uma das células que aumenta o volume do orgão, que por sua vez provoca estiramento da cápsula de glisson, e é isso que provoca dor.

portanto tudo que aumente o exercicio anaeróbio (má condição fisica, altitude, problemas respiratórios, esforço demasiado intenso) provoca a dita dor.
ela pode ainda ser mais aumentada por situações que aumentem o trabalho do figado (má alimentação, alimentação exagerada, problemas diversos de saúde)

espero que percebam. posso perceber pouco de mecânica, mas disto seu do que falo.

pedro silva
23-09-2011, 15:55
olá a todos, por acaso ainda ontem saí para um treino.

quem me conhece sabe que estou a iniciar e para já tenho treinado regularmente.

ontem fiz um treino de 2h20 no total 52Km, os primeiros 8 a 11Km fiz devagar para aquecer e tal mas senti a tal dor ao final dos primeiros 10 Km.

acho que poderá ter sido do tempo de digestão, tinha comido 1 iogurte com sereias 45 minutos antes de sair para a estrada, por coincidência é a 2x que me acontece o mesmo :(

tenho conseguido recuperar mas é uma dor chata de suportar e é que me deixa preocupado se vou ou não aguentar o resto do treino :(

abraço a todos

Afonso_Albufeira
26-09-2011, 09:09
Amigo Pedro Silva, iogurtes são de difícil e lenta digestão, come outra coisa (que não seja à base de leite) e com mais antecedência (min. 2h).

pedro silva
27-09-2011, 15:28
olá amigo Afonso, obrigado pela dica, na próxima saída vou ter esse cuidado.

abraço