View Full Version : "Dor de Burro"
scottbear
21-09-2011, 18:06
Ontem ia rolando na bike apenas para fazer uns kilometrecos, mas apareceu um colega meu e la fomos. uns quilometros a frente ele quis lançar-se a subida (referia rolar) mas para nao ficar sozinho e mostrar frakesa la fui eu e ainda por cima ao despique.
A meio da subida começou me a doer na zona abdominal ( aqui chamam-lhe dor de burro ), nunca antes me tinha doido a fazer cilismo, apenas corrida.
Alguem sabe alguma forma de evitar esta dor?
ja agora aki vai a subida que pode parecer facil mas chego la acima sem motor
aconselho a expermentar
http://ridewithgps.com/routes/726896
max 25.7
media 6.3
elevação ganha 550m (em 6.8km)
scottbear
Viva.
Nunca te tinha dado em ciclismo, apenas em corrida. Nas mesmas circunstâncias?
Tinhas comido? Tinhas comido demais?
Estás em boa forma fisíca? Começaste à pouco?
dekeriel
22-09-2011, 12:36
A dor de burro pode ser derivada a muitos factores, mas acho que a mais comum é excesso de esforço pouco tempo depois de comer.
Ainda me aconteceu á menos de um mês, paragem num café mesmo antes de uma subida de 8km, foram 10min paragem, 1 gel, 1 barra, 1 coca cola e siga serra acima a todo gás com outro colega.
Foram 8km de esforço sempre a roçar o vermelho, sem abrandar uma única vez, antes 2km do final começou a dar a tal dor, nada de exagerado no inicio, aguentavasse bem e foi prosseguindo sempre na roda, mas a dor foi aumentando e aumentando, de tal forma que a 200m do fim da subida tive que praticamente deixar de pedalar, na descida seguinte consegui recuperar e no final da descida já não restava traço algum de dor.
Parece não haver explicação científica comprovada para o fenómeno. Pode ser alimentação ou má oxigenação dos músculos. Também li algures que pode ser a compressão do diafragma.
Se ajudar: http://www.aminhacorrida.blogspot.com/2011/04/correr-sem-dor-de-burro.html
Boas pedaladas
scottbear
22-09-2011, 17:43
tinha para num cafe antes, pois com a pressa eskecime de comer em casa..
obrigado pelas respostas
Luis Abreu
22-09-2011, 22:16
Parece não haver explicação científica comprovada para o fenómeno.
há sim e é "simples":
o que acontece é que ao efectuar exercicio anaeróbio as celulas produzem lactato
o lactato é entao transportado para o figado para ser "remetabolizado", o que provoca dilatação de cada uma das células que aumenta o volume do orgão, que por sua vez provoca estiramento da cápsula de glisson, e é isso que provoca dor.
portanto tudo que aumente o exercicio anaeróbio (má condição fisica, altitude, problemas respiratórios, esforço demasiado intenso) provoca a dita dor.
ela pode ainda ser mais aumentada por situações que aumentem o trabalho do figado (má alimentação, alimentação exagerada, problemas diversos de saúde)
espero que percebam. posso perceber pouco de mecânica, mas disto seu do que falo.
pedro silva
23-09-2011, 15:55
olá a todos, por acaso ainda ontem saí para um treino.
quem me conhece sabe que estou a iniciar e para já tenho treinado regularmente.
ontem fiz um treino de 2h20 no total 52Km, os primeiros 8 a 11Km fiz devagar para aquecer e tal mas senti a tal dor ao final dos primeiros 10 Km.
acho que poderá ter sido do tempo de digestão, tinha comido 1 iogurte com sereias 45 minutos antes de sair para a estrada, por coincidência é a 2x que me acontece o mesmo :(
tenho conseguido recuperar mas é uma dor chata de suportar e é que me deixa preocupado se vou ou não aguentar o resto do treino :(
abraço a todos
Afonso_Albufeira
26-09-2011, 09:09
Amigo Pedro Silva, iogurtes são de difícil e lenta digestão, come outra coisa (que não seja à base de leite) e com mais antecedência (min. 2h).
pedro silva
27-09-2011, 15:28
olá amigo Afonso, obrigado pela dica, na próxima saída vou ter esse cuidado.
abraço
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.