PDA

View Full Version : Manual da descida - apuramento da técnica...

Figueiredo
19-08-2011, 17:02
Na estrada podemos apanhar 3 tipos de terreno plano, subida e descida ora bem se no caso do terreno plano e a subir "basta" apurarmos a nossa condição fisíca seja no ginásio, em cima da bicicleta ou noutro lado qualquer, quando o terreno começa a descer a coisa já não funciona bem assim e aqui "quem tem unhas é que toca guitarra...", posto isto a minha duvida é a seguinte:

Cada um sabe das suas limitações e eu pessoalmente para além do factor medo, também acho que não tenho uma técnica muito apurada em cima da bicicleta que me permita acompanhar o resto da malta, o que por vezes se torna frustante imaginem uma voltinha com amigos em que até passamos razoávelmente bem esta ou aquela subida, de seguida somos ultrapassados pelo companheiro que há momentos vinha a "cuspir os pulmões pela boca".

Existe algum tipo de treino especifico para melhorar esta vertente que me possa ajudar, que dicas me aconselham:confused:

Ou não há mesmo nada a fazer basta ser meio avariado dos pirolitos e mandar-me descida abaixo e seja o que Deus quiser:(

Obrigado desde já pelas dicas e sugestões que possam dar!

duchene
19-08-2011, 17:13
Podes tirar uns apontamentos daqui: Cyclingtipsblog.com (http://www.cyclingtipsblog.com/2010/04/descending-tips/)

Em jeito de opinião pessoal: Eu arrisco perto de zero a descer e, consequência directa, também sou sempre dos últimos a acabar as descidas mais longas, nas raras vezes em que ando acompanhado e posso comparar. Se me incomoda? Rigorosamente nada...

Na esmagadora maioria das ocasiões, como ando completamente sozinho, não encontro justificação rigorosamente nenhuma para arriscar uma queda no meio de nenhures por uma descida mal calculada. O que reforça ainda mais essa indiferença face à velocidade com que desço.

Mas cada um terá de avaliar o quão importante é a posição em que se chega no final da descida...

tranquilo
19-08-2011, 17:13
Vais ao youtube e procuras Vicenzo Nibali no Giro de 2010, ou o Samuel Sanchez por exemplo :D:D:D:D:D

Agora a sério, tens de perder o medo, mãos nos drops, perna do lado da curva em cima (dobrada) e tentas por o peso do corpo na perna oposta para controlar a trajectória, cu não muito colado ao selim, travar antes da curva, dar a curva de fora->dentro->fora, se for preciso apertar a trajectória dás um cheirinho no travão da frente e pedalar bastante depois da curva.
Tem resultado muito bem comigo em descidas mais técnicas com muitas curvas mas por causa do meu peso não há remédio quando é só ir em frente, ultrapassam-me sempre :(.

edit:
Também ajuda muito olhar para lá do fim da curva (para onde queres ir) em vez de para a frente da bicicleta ou para o interior da curva. Parece que não mas faz uma diferença enorme.

biza
19-08-2011, 17:21
bom topico... a malta como eu preocupam-se só com as subidas e esquecem de uma coisa.... por exemplo: o que podem ganhar numa subia pode-se perder tudo nas descidas... podes ser muito bom a subir mas se fores muito mau a descer não te compensa nada subir bem...
Eu por exemplo notei que a minha experiencia no BTT fez muito bem a apurar muita tecnica... á!! só mais uma coisa..descer sempre com as mãos em baixo no guiador, eu vejo malta a descer com as mãos em cima eu até me benzo...
Portanto fazer um bocadinho de BTT não faz mal, alem de te dar mais "explosão" apura-te muito a tua tecnica...

Abraços!!

Miro
19-08-2011, 17:21
Se não estou em erro já falei sobre isto no tópico da velocidade máxima.

Eu pessoalmente desço bem, melhor em BTT do que na Estrada. Mas não há bela sem senão. Neste momento tenho um buraco no cotovelo direito. Nada que me impeça de fazer a minha vida normal. Mas uma queda em Maio, outra grave em Junho e uma outra na semana passada no mesmo cotovelo, já passou de raspado a buraco... Digamos que aquela que se pode considerar a grave foi já para lá dos limites...

O que eu quero dizer com isto, é que o descer e o apuramento da técnica treina-se tal como subir ou rolar... Obviamente que o dia em que a coisa correr mal, pagas com o corpinho. Eu até à data não tive nenhuma muito, muito grave, mas já tive algumas dezenas de quedas (mais em BTT).

Ultimamente nem ando a descer grande coisa. O estado em que se encontram as nossas estradas e os obstáculos ao virar de cada esquina, deixam-me sempre de pé atrás.

Como já disseram, se praticares BTT, ajuda imenso ;)

Figueiredo
19-08-2011, 17:32
Mas cada um terá de avaliar o quão importante é a posição em que se chega no final da descida...

@ duchene

Obrigado pelo link vou lêr com atenção, efectivamente quando se anda sózinho a maior parte das vezes nem nos damos conta dos nossos "pontos fracos" porque pura e simplesmente não temos nenhum companheiro ao lado para poder comparar... agora quando se anda com um grupo de amigos ou em pelotão se ficarmos para trás numa descida o trabalho depois de recolar novamente torna-se muito penoso e desgastante, a acaba-se por pagar a factura!

@ tranquilo

Deste-me uma boa dica vou pesquisar alguns videos no youtube e prestar atenção ao posicionamento dos ciclistas em cima da bicicleta durante as várias fases da descida, e depois tento corrigir a minha posição na estrada se conseguir...

Relativamente ao medo eu até nem tinha até ao dia em que fui parar ao hospital com um colar cervical, felizmente não passou de umas escoriações mas fez-me pensar que numa brincadeira podia ter ficado paraplégico:(, tenho uma marca no joelho que me lembra esse dia sempre que pego na bicicleta...

tranquilo
19-08-2011, 17:33
Bem dito. Acho que é importantíssimo aprender a descer bem até por uma questão de segurança. Tal como é importante aprender a andar em grupo por exemplo.
Não é por se descer devagar que se está a descer bem e de maneira segura. Trajectórias erradas e posições na bicicleta incorrectas podem dar em azares que se podiam evitar.

edit:
@figueiredo
Nem tinha visto a tua resposta antes de postar mas bolas tiveste um acidente e peras.
Uma coisa que muita gente se esquece por exemplo é por as mãos nos drops, põem as mãos nas manetes e depois pensam que controlam a bicicleta bem daí... engano.
Outra muito importante (pelo menos para mim) é dar as curvas por dentro por várias razões: tens mais espaço para te escapares, normalmente aí há menos lixo na estrada, é a trajectória mais curta!
Mas realmente para mim o mais difícil é avaliar antes da curva a velocidade a que devo ir. Se travo demais fico chateado comigo, se for demasiado rápido tenho de usar travão durante a curva o que é perigoso... É preciso é treinar.

paradawt
19-08-2011, 17:40
Penso que na Edição que saiu em Junho da Ciclismo a Fundo falava sobre isso. No Youtube também existem vídeos a ensinar técnicas para descer.

Posso verificar em casa qual foi a edição da revista que fala sobre isso.

Miro
19-08-2011, 17:40
@Tranquilo

Agora de repente fizes-te-me lembrar aquela imagem do pedal em baixo no interior da curva...Quando vejo isso até me dá arrepios

tranquilo
19-08-2011, 17:50
Está tudo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=iBtWB8TM9wg

Figueiredo
19-08-2011, 17:51
Obrigado a todos pelas dicas e conselhos se por acaso souberem de algum video em que mostre uma descida efectuada com uma técnica correcta coloquem aqui é capaz de ajudar a discutir e a perceber os erros que eventualmente cometemos...

@ paradawt

Vou vêr as revistas que tenho lá por casa algumas comprei e prácticamente nem as cheguei a vêr... pode ser que encontre o referido artigo!

Boas Descidas!

Edit: Foste mais rápido a colocar o video tranquilo:)

Helder Pereira
19-08-2011, 19:14
Figueiredo, a malta aqui já deu a maioria dos exemplos e situações que se pode ter para melhorar a performance a descer.

Tu sabes o que eu penso acerca das descidas, e sim, tem de haver uma pequena dose de risco para descermos um pouco mais depressa.

Claro que conta muito a experiência que se adquire ao longo do tempo, nomeadamente quando somos mais novos e sem querer "apuramos" a nossa técnica a descer. Mas existem mais factores, como por exemplo, ter experiência de descida em BTT onde aperfeiçoamos técnicas de equilíbrio e controlo sobre a máquina.

Ainda aliado a isto vem a confiança que se deve ter com a bicicleta, isto é, a maquina tem de estar ultra afinada, pneus com pressão adequada para pudermos efectuar aquelas curvas com a confiança devida.

Por ultimo, o estado da estrada e o conhecimento dela, pois eu por exemplo, se a estrada tiver um piso irregular, muita gravilha, buracos e se estiver a chover, corto-me mais.

Agora o mais importante de tudo, todos andamos aqui por gostamos de andar de bike, portanto acho que se deve ir "até" ao nosso limite de conforto, não vale a pena pisar o risco.

Lembre-mo-nos do Weylant este ano no Giro............

Abraço e nada de ir na roda de alguém a descer, apenas a subir.

Shimano Dura-Ace
19-08-2011, 19:31
Eu a descer é sempre a haviar http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/hehehe.gif também se não fosse a descer, quando á que haveria de ser??? http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/guitar.gif http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/rir.gif
As descidas têm a ver com o medo de cair que cada pessoa tem, eu não tenho grande medo, mas procuro ter o máximo cuidado claro http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/dfb73492vk.gif
O Helder a descer montejunto e o resto da tropa ficaram todos para trás http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/rir.gif
Haja alguma coisa em que sou razoável http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/12e9ec13kz0.gif

angel@
19-08-2011, 20:03
Boa noite, aqui está um tópico que me interessa muito, porque sou mais uma que precisa de corda nas descidas. Farto-me de ouvir os berros "Larga os travões!"
Todas as vezes em que fiquei para trás nos passeios, aconteceram nas descidas. Já dou por mim a examinar os mapas, não por causa das subidas, mas sim a imaginar ansiosa, como será "aquilo" a descer. Conheço pessoas que simplesmente se atiram nas descidas e largam os travões, sem perder muito tempo a pensar.
Está-se mesmo a ver que as minhas maiores despesas têm sido com os travões.
Outra coisa que não controlo muito bem, é a combinação descida vertiginosa+vento. Até agora só vi um ciclista (que até sobe a serra da Estrela) queixar-se do mesmo problema e ele justificava-se dizendo que tinha mais problemas nas descidas, debaixo de ventos fortes por ser bastante magro. Será que os mais pesados descem melhor que os mais levezinhos?
São dúvidas de principiante.
Obrigada

Figueiredo
19-08-2011, 20:48
Com tanta gente a mandar-me para o BTT este Inverno ainda perdem um companheiro de pedaladas e volto para a lama coisa que já não faço para aí há uns 4 anos...

Para começar vou tentar aplicar a técnica que mostra nos vídeos (mãos nos drops, perna dobrada na parte interior da curva, fazer forca com a outra perna esticada, olhar o final da curva...) mas devagar ate aperfeiçoar a posição e me sentir confortável so depois tento esticar um pouco mais, pode ser que com persistência e principalmente sem correr riscos desnecessários ainda posso melhorar bastante...

Armando
19-08-2011, 20:49
Meus amigos,a minha experiencia diz-me que quem tem medo nunca consegue coisa alguma.

Eu ja levo 9 anos de ciclismo e tive que deixar as corridas por começar a sentir medo das provas,pois alguns colegas com claviculas partidas,levaram-me a pensar na minha vida pessoal e familiar.
Ora nas descidas,quem tem medo nunca vai conseguir descer bem. Mas quem não tem medo,na melhor das hipoteses vai apanhar muitos sustos e tambem alguns arranhões (é como me encontro actualmente,a recuperar da minha maior queda até ao momento).

Perder tempo nas descidas só é prejudicial para quem compete. Nos grupos de FDS,isso não é problema algum,a malta mais afoita só tem é que esperar pelos atrasados,para manter um grupo unido e coeso.

DELTA
19-08-2011, 21:24
Boas,
Eu também desço muito tenso, apesar de nunca ter caído a descer. Não é agora que vou largar os travões e seja o que Deus quiser!
Tal como diz o Helder, isso aprende-se mais facilmente quando somos novos.Se calhar, quando temos menos noção do perigo, quando somos mais aventureiros.
Depois, para tudo na vida, há uns mais aptos que outros. Por exemplo, no futebol, há avançados que fazem 20 remates e não marcam 1 golo. O Messi, faz 2 remates e marca 2 golos, e no entanto, todos eles são profissinais.
Voltando às bicicletas, para além de toda a teoria que aqui foi avançada, não há nada que chegue à prática, ou seja, nada melhor que fazer uma descida com alguém que seja bom a descer. O Helder, por exemplo, que já deu opinião e como sabemos desce bem.
O Helder vai à frente e o Figueiredo tenta fazer como ele. Depois, invertem as posições e o Helder vai corrigindo. Acreditem que é a melhor maneira.
Figueiredo, só mais uma coisa: subir não é assim tão básico. Também tem a sua técnica!
Abraço

Figueiredo
19-08-2011, 21:38
Claro que subir e rolar também requer técnica, mas o bom desempenho esta maioritariamente ligado a boa forma física, ao contrário das descidas que não e preciso dar ao pedal...
Ate um Individuo completamente sedentário que não faca exercício nenhum mas tenha uma boa técnica passa por nos a descer!

Acredito que perder o "medo" e o principal factor para fazer boas descidas, mas também acredito tal como acontece no futebol em que há uns mais dotados que outros, mas se tentarmos corrigir os erros e praticando muito talvez daqui a algum tempo em vez de perder 1/2 hora numa descida perca so alguns minutos...

Abraco

Jose Julio
19-08-2011, 21:50
Eu nas descidas sou o maior, é sempre a abrir:D

rs76
19-08-2011, 21:52
Boas, sou da opinião que para ciclistas que, como a maior parte de nós são meros amadores e amantes deste desporto, não valerá a pena arriscar assim tanto a descer,claro que sempre haverá quem chegue lá abaixo primeiro,ou por ter mais tecnica,ou mais loucura,claro que se aprende ou treina esse aspecto tecnico,mas daí até arriscarmos tudo para chegar primeiro que o nosso grupo de fds ,muito cuidado,pois elas moem.Apesar de descer razoavelmente bem prefiro "arriscar" a subir e ser dos primeiros a chegar la acima.Pois quando andamos entre amigos/companheiros/camaradas, do pedal acabamos sempre por esperar por alguém mais lento.

Figueiredo
19-08-2011, 21:54
@ Jose Julio

E pelos vistos a subir também não se deve safar muito mal a avaliar pelo peso do ciclista...

Jose Julio
19-08-2011, 21:56
Isso então é a loucura, com a bike em cima do carro vou sempre acima dos 120 :D

tranquilo
19-08-2011, 22:13
Bem, isto está interessante mas devo fazer só mais um comentário: descer bem e com técnica não é a mesma coisa que descer à maluca a arriscar. Se se tiver técnica é claro que a velocidade é maior mas também é mais segura a descida. Pelo menos é assim que eu penso a coisa. Descer (só) devagar não é o mesmo que descer com segurança pois não?
Há pessoal que acha que faz bem em poupar 10 ou 20€ num par de pneus ou nuns calços de travão e eu tenho de discordar completamente desta filosofia... Um pneu bom, em que se sente a estrada e o que o pneu está a fazer faz uma diferença enorme... é natural que não sintam segurança quando não fazem a mínima ideia se o pneu está quase a descolar ou não... então aqueles pneus que duram + de 10000km é algo que passei a evitar pois simplesmente (para mim) não transmitem segurança suficiente.
Mas pronto, opções são opções e o que é importante é que o pessoal não se aleije. Agora pessoalmente gosto bastante da adrenalina de descer com alguma velocidade mas sem arriscar demasiado.

Figueiredo
19-08-2011, 22:38
@ tranquilo

Acabei de ler a revista Ciclismo a Fundo de Junho/Julho edição 15 na pág 80 na secção de Técnicas de Condução vem um artigo muito interessante julgo que era este que o paradawt se estava a referir "Como curvar melhor?" esta muito bem explicado com imagens revi-me nos teus conselhos agora e praticar não digo para aumentar a velocidade mas pelo menos a ver se me sinto mais confortável/seguro em descidas muito técnicas!

DELTA
20-08-2011, 11:41
Concordo plenamente com o Tranquilo e com o Helder. É preciso ter confiança na máquina. Ter bons pneus e bons travões.
Pode-se evoluir bastante praticando, corrigindo posições sobre a bike, forma de entrar nas curvas, etc.

Agora, também lhe digo uma coisa: não é a fazer cicloturismo que isso se consegue!

No cicloturismo, gastam-se muito os calços dos travões nas descidas, as quais são aproveitadas para reagrupar os participantes que se atrasam nas subidas.

Só há 2 saídas:

1. Dando preferência ao cicloturismo, a bike que tem é suficiente e, querendo, anda na frente, quer seje a subir, plano ou descer. Logo, está tudo bem;

2. Dando preferência aos passeios com os amigos, portanto um grupo muito mais reduzido, onde o andamento é muito mais vivo, é necessário investir um pouco mais na máquina, para obter melhores prestações e segurança, a fim de poder evoluir.

Apesar de ser entre amigos, todos gostamos de fazer boa figura, na medida das nossas possibilidades.

Figueiredo
20-08-2011, 13:20
portanto um grupo muito mais reduzido, onde o andamento é muito mais vivo, é necessário investir um pouco mais na máquina, para obter melhores prestações e segurança, a fim de poder evoluir

Não se preocupe que eu nos momentos decisivos estou lá com a minha "pasteleira", não posso comprar uma bicicleta muito boa senão começam logo a dizer que as minhas prestações se devem á máquina:)

O material pode ter de facto muita importância no desempenho e ando a ponderar uns upgrades ou a eventual troca de bike,mas sei que não é uma bicicleta nova que me vai ensinar a descer melhor ou dar força nas pernas...

Voltando ao tópico aqui fica as principais dicas que retirei da revista "Ciclismo a Fundo":

* Trave antes de entrar na curva e adopte uma posição rebaixada. Quando terminar o ângulo acelere.

* NÃO trave na curva, isso irá fazer com que perca estabilidade, podendo originar uma queda.

* Mantenha o seu olhar uns metros adiante.

* Dobre os seus ombros e cotovelos de modo a absorver irregularidades da estrada.

* Incline o guiador ligeiramente e mantenha as mãos nos drops e travões.

* Mantenha a perna interior levantada.

* Caso começe a derrapar liberte a manete de travão e apenas começe a endireitar a bicicleta quando a roda ganhar aderência.

Como abordar uma curva:

1) Trave e olhe para o ângulo da curva.
2) Curve e mantenha a perna interior levantada.
3) Passe junto ao eixo da curva, não trave.
4) Após a curva endireite a bicicleta e acelere.

Aconselho a lêr o artigo completo está bem redigido e com algumas ilustrações.

Só espero que tanta teoria na altura de passar á prática não resulte em 1/2 duzia de pensos e ligaduras:p

DELTA
20-08-2011, 14:16
@Figueiredo,
Em relação à máquina, cada um tem aquilo que quer e pode. Sei que anda a ponderar investir e só por isso referi que melhorar o material é sempre uma boa ajuda.
Melhor material não ensina a descer nem dá força nas pernas, mas dá mais confiança e segurança a descer e é necessário menor esforço a subir!
Tudo o que vem na revista não é mais nem menos do que o Tranquilo já referiu, menos a posição de colocação das mãos. Na revista diz que devem ser colocadas nos drops!

Só ainda não percebi a importância de ter sido ou ser praticante de btt?!

tranquilo
20-08-2011, 17:10
Eu também não disse que era para pôr nos drops???

edit: Por acaso até disse mas compreendo que não se perceba bem a frase. Já a alterei.

Abraço

DELTA
20-08-2011, 20:10
@Tranquilo
Peço desculpa. A gafe foi minha. Eu estava a localizar mal os "drops".
Chama-se drops a toda a parte debaixo do guiador a seguir às manetes, certo?
Sendo assim, não há qualquer divergência.

tranquilo
20-08-2011, 20:19
Exacto.
Abraço.

pedrolobo7
20-08-2011, 22:09
A mim pessoalmente não me incomoda nada. tenho uma tecnica terrivel nas descidas, Arrisco ZERO !!! As lesoes provenientes do futebol já me satisfazem por completo!!!
A minha forma de estar no ciclismo é pedalar pelo simples prazer de o fazer, como 99% das vezes o faço sozinho, não vejo o porque de melhorar a tecnica, com a rolar e a subir me defendo razoavelmente bem e como na segunda é sempre dia de trabalho ..............................
Aqui fica a minha modesta opinião. Cump

nmacastro
22-08-2011, 22:25
Compartilho a mesma opinião do pedrolobo7, o ciclismo para mim é o desfrutar do passeio, desfrutar do momento, também com o objetivo de manter a forma física e estar em harmonia com a natureza. Apurar técnica nas descidas para mim é: devagar e com calma ou seja... a controlar as descidas a 100%. Cumprimentos.

Figueiredo
23-08-2011, 08:31
@ pedrolobo7 e nmacastro,

As descidas podem ser feitas devagar e a arriscar zero, mas não quer dizer que não possamos melhorar a nossa posição em cima da bicicleta, a forma de pedalar, apurar a nossa técnica para nos sentirmos mais confortáveis e conseguirmos controlar melhor a máquina!

Outra coisa que me deixa completamente "pasmado" é aquele pessoal que pedala literalmente de perna aberta, nem sei como conseguem...

DELTA
23-08-2011, 19:20
@Figueiredo,
Talvez haja por aí alguém que pedale de perna aberta, que possa explicar porque o faz.
Eu acho que é tão difícil pedalar de perna aberta, para aqueles que normalmente pedalam de forma correcta, como o inverso.
Há quem meta os pés para dentro, outros para fora e ainda quem tenha as pernas arqueadas. Essas situações influenciam certamente a forma de pedalar.
Por acaso o Gonçalo, mete os pés um pouco para dentro. Isso, faz com que ele pedale com os joelos muito junto ao quadro, o oposto de perna aberta.

Figueiredo
24-08-2011, 10:31
A técnica perfeita é tirar o pé do pedal e de seguida fazer "bungee jumping" de uma ponte sem elástico by Frank Schlek, felizmente não foi nada de grave:)

http://www.youtube.com/watch?v=0O5d94P6JGo

tranquilo
25-08-2011, 18:19
Alguém viu a etapa da Vuelta hoje? Aproveitem para ver como uma equipa que desce bem consegue destruir um pelotão inteiro :D A Liquigas arrasou e deu 17 seg de avanço ao pelotão numa etapa que devia ser discutida ao sprint. Penso que neste momento não há ninguém que desça melhor no mundo do que o Nibali...
O que é ridículo é como é que é possível que com 4 dos 5 homens que sobraram no fim quase que não ganhavam a etapa :D O que vale é que ainda estava lá o grande Sagan (21 anos e um palmarés descomunal) para salvar a honra...

Um pequeno resumo:
http://www.metacafe.com/watch/7074545/peter_sagan_wins_vuelta_stage_6_from_universal_spo rts/

Jose Julio
25-08-2011, 18:34
Muito bom!

Miro
25-08-2011, 21:07
Eu vi a Veulta hoje. De facto parece que não é só o Nibali que desce bem. A própria equipa já esta a descer bem. O momento da descolagem entre eles e o pelotão é arrepiante. É uma sucessão de curvas em descida na ordem dos 70 km/h onde os homens da liquigas fazem uma mão cheia de curvas tipo Moto GP. Brutal mesmo.

Depois no fim foram passarinhos é que ainda por cima nem deixaram o Nibali fazer 3º para bonificar mais uns segunditos.