PDA

View Full Version : Camelbak Chill Insulated - a verdadeira burla

Scorpio
09-08-2011, 01:43
Boas pessoal,

Fui presenteado pela minha namorada por este bidon:

http://www.probikeshop.pt/images/products2/71/69068/69068-CAMELBAK-Bidon-CHILL-0.6L-Race.jpg

Teoricamente deveria manter a água fresca durante um tempo mais alargado... pura treta!

No dia em que a Volta a Portugal passou pelo Geres saí de casa, na Póvoa de Varzim, pelas 11:30h e com o sol no seu ponto alto nada melhor para testar o pseudo bidon termico... como não tinha dois bidons iguais lá foi o Cemlbak e outro vulgar, de frisar que ambos tinham passado a noite anterior no frigorifico.

Durante a passagem por Barcelos e já com cerca de 28 Kms percorridos eis que a sede me chama e toca de meter o bidon à boca. Como o Camelbak ia no lugar principal foi ele o escolhido... após a primeira golada de água exclamo para mim próprio: "***** a água tá morna! Esta mer.. não justifica os 14€ que custa na Bike Zone!", mas para tirar dúvidas fui testar a temperatura da água do bidon vulgar e eis que era praticamente a mesma, tornanado a desilusão ainda maior.

Ora, bem vistas as contas, o Camelbak que custa quase 8 vezes mais que o bidon vulgar que levava é uma valente treta e após 40 minutos a água está com um a temperatura igual como se fosse transportada num bidon vulgar. De salientar que não era um dia quente e que a temperatura se situava nos 22º.

Boas pedaladas e não invistam nesta bosta

silvioferraz
09-08-2011, 08:10
Obrigado. Verdadeiro serviço público. :)

paradawt
09-08-2011, 09:11
Eu acho que a única coisa interessante nesse bidon é mesmo o tipo de saída de água que tem. Não necessitamos de estar a puxar qualquer tipo de borracha para fora. Simplesmente é só apertar e a água sai.

Scorpio
09-08-2011, 09:18
Já os Nike que eu tinha comprado em 2001 tinham este tipo de sistema de valvula...

fmm
09-08-2011, 09:23
Boas

Ate hoje os vários bidons termicos que experimentei não deram grande resultado. Afinal quando o calor é muito parece que não há nada mesmo a fazer.
Tenho 2 desta marca mas ditos normais. Sem dúvida que é uma mais valia o sistema de válvula.

Abraço e boas bebidas.
(uma minizinha bem fresquinha cai sempre bem, hehehehe)

Filipe

tranquilo
09-08-2011, 09:33
Só uma duvidazinha :)
Meteste o bidon no frigorífico com a água lá dentro e com ele fechado? É que se calhar a água dentro dele não chegou a esfriar o suficiente :D
Experimenta colocar dentro dele a água já fria ou então coloca-o dentro do frigorífico sem tampa e depois avisa se corre melhor ou se por outro lado continua a não valer nada.

Devo dizer que não acredito nada nesse tipo de bidons para voltas maiores do que 2 horas mas mesmo assim...
Por acaso tenho 2 dessa marca (normais) e adoro o sistema de válvula.
Abraço

Scorpio
09-08-2011, 09:38
Boas tranquilo,

Fiz tal e qual como se faz nas chávenas de café. :D

Tenho sempre agua fresca num garrafão no frigorífico e deixei a garrafa aberta também dentro do frigorífico, logo tanto a água como a garrafa estavam frias o suficiente.

É uma verdadeira burla!

tranquilo
09-08-2011, 09:47
Bem, não se perde tudo se der para tirar o isolador de dentro do bidon e dessa maneira ficas com um bidon catita :D

Scorpio
09-08-2011, 09:49
Não dá para fazer isso porque a rosca é parte integrante do interior do bidon.

Só me custa pensar que foram gastos 14€ nesta merd.!

fogueteiro
09-08-2011, 09:52
Eu sempre tive a ideia que arranjar bidões só de plástico, sem mais nada, que mantem o líquido fresco é uma treta. E o Scorpio veio fortalecer ainda mais essa ideia.

Não tenham ilusões. Seja a marca X, Y ou Z, com o sistema XPTO, neste aspecto todas são treta. Os líquidos para ficarem frescos muito tempo das duas uma: Ou andamos só quando está mais fresco ou então arranjamos um bidão que tenha dupla camada, tipo garrafa-termo.

Ahh, ainda há outra solução, que é arranjar um bidão de barro. Aqui a água fresca era garantida.

Não tenham ilusões e não desperdicem o vosso dinheiro nelas... nem com cubos de gelo o assunto resolve-se, sobretudo em voltas que demorem mais que 1 hora. Eu também já experimentei.

mvit
09-08-2011, 14:07
Tambem tenho dois dessa marca, e não posso dizer que não ha diferença para os normais.
passado algum tempo com estes a agua fica morna e com os normais fica quente :)
ou seja, não justifica o preço que custam, apenas pela valvula que é de facto muito boa...

dekeriel
09-08-2011, 15:27
A melhor solução foi me dada hoje por um colega de pedalada, é uma garrafa com água fresca para a 1ª hora e outro com agua congelada para a 2ª hora nas restantes horas comprasse num café fresca ou bebesse quente, não há mesmo muito a fazer.

MárioCM27
09-08-2011, 20:34
Mais um a confirmar o constatado pelo Scorpio :mad:

Mais valia ter comprado umas fitas novas:), ou comprado umas boxes de minis...........:p

Shimano Dura-Ace
09-08-2011, 20:43
Eu meto os meus na arca congeladora no dia antes e tá a moer! conforme vai descongelando vou bebendo e se me apetecer paro num café e peço uma água de 1,5L fresca e meto dentro dos bidons e sempre a andar!
Nada mais simples e eficiente
http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/okay.gif

cokenim
09-08-2011, 21:05
Shimano não te estás a esquecer de um passo importante para os bidons não rebentarem quando a agua congelar??

nuno sá
09-08-2011, 21:12
Eu não uso água fresca, demora mais tempo a ser absorvida pelo organismo, além de que a mim me faz umas dores de garganta manhosas.

Shimano Dura-Ace
09-08-2011, 21:23
Shimano não te estás a esquecer de um passo importante para os bidons não rebentarem quando a agua congelar??
Apenas não os encho por completo, mas só um bocadinho mesmo, fica quase cheio, vai à arca e no outro dia tá em gelo e inteiros, mas se forem cheios não rebentam, pois o plástico ao contrário do vidro dilata, o fundo do meu é plano e depois de gelado fica redondo!!! se o meter em cima do balcão da cozinha ele quer deitar-se http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/hehehe.gif

cokenim
09-08-2011, 21:41
Shimano então antes de o fechares experimenta a esmagá-lo um pouco e fecha!!
Só um pequeno aperto,não é a bruta como é o teu género!!

Eu também comprei um bidom térmico da PRO e é uma banhada!!
Este então no mato com os balanços nem consigo beber agua,como é de alumínio não permite esmagar para a agua sair.

Shimano Dura-Ace
09-08-2011, 21:47
Eu não aperto nada!! dou-me bem assim e assim vou continuar, sem espinhas http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/okay.gif

Nolimits
10-08-2011, 00:05
Boas,quanto aos bidons não vou comentar mais nada,o importante já foi dito,agora como alternativa,eu tenho,não sei o nome,mas é uma cena de neoprene,que dá pra depois se por lá uma garrafa tipo gatorade,passo a publicidade,leva os mesmos 500ml que os bidons normais,e se tiverem algum bidon de 750ml ou mesmo de litro,vão a uma casa de desporto de água e compram 1 bocado de neoprene e fazem vocês mesmo tipo uma manga com um fundo.
É só uma ideia,mas se pensarmos que o neoprene é um excelente isolante................................eu noto bem as diferenças para os bidons sem nada,não é milagroso,mas tirando isso ´s se for com uma geleira :-)

motard
10-08-2011, 07:35
A melhor solução é: Conhecer o percurso que se vai fazer de modo a que +/- de hora e meia em hora e meia se passe numa fonte ou bica de água fresquinha e atestar os bidons.
Podem crer que já cheguei a sair de casa para voltas superiores a 4 h. e chegar a casa com água fresca nos bidons sem me chatear nada, so é pena não haver fontes moveis para se poder abastecer em andamento, mas não se pode ter tudo e é o que se pode arranjar.

tranquilo
10-08-2011, 10:53
Curiosamente dei uma olhada numa revista de btt (acho que era a bike magazine) em que fizeram uns testes a vários bidons desses. Se não estou em erro esse foi dos piores classificados :D
No entanto nenhum deles me pareceu bom para mais de hora e meia.

Jk_Alentejano
12-08-2011, 19:07
Quando eu andava no cicloturismo via muitos corredores veteranos com os bidons enrolados em prata, mas nunca cheguei a testar. Agora o que eu fazia quando estava muito calor, era congelar metade de um dos bidons e o outro inteiro e quando fosse para sair era só por água no que faltava.
Obrigado pelo review.

cumps

andaapé
17-08-2011, 12:59
SÓ PARA CONTRARIAR.
Fui na conversa do Rafael e comprei o bidom CAMELBACK PODIUM BIG CHILL DE 750CC . Após uma utilização pareceu-me boa compra. Ainda mais ontem em que, após uma volta de 2 horas, dois colegas puderam comprovar a diferença abismal "subjectiva" da temperatura entre dois bidons que levei. Agora que acabei de ler estes posts fiquei sem palavras. Então recorri a um método mais cientifico.
O dito bidon e outro da mesma cor e capacidade cheios de água a 4 graus vinda do frigorífico.
Esta assim que caiu nos dois bibons sofreu logo um pulo para 6ºc.
12h 23 - 6ºc
13h 11 - Camelbak 17ºc
- outro 22ºc
nesta avaliação retirei 250cc de água para simular o consumo.
13h34 -camelbak 21ºc
- outro 29ºc
O teste ainda continua.
Nova avaliação de estudo "14h 12"
-camelbak 26ºc
- outro 33ºc
Temperatura ambiente do teste 42ºc
Dentro de uma hora termino o teste. Mas penso que cada um já pode tirar conclusões.
A titulo de exemplo , se beber cerveja a 5-6ºc já não tenho o mesmo prazer. E não tenho termómetro na língua. Uma diferença de 1ºc e noto logo. Imaginem uma diferença na água de 7ºc passados 2 horas se não vale o investimento.

14h 54 dei por findo o "estudo"
camelback - 30ºc as mulheres cá de casa, VIGILANTES E TESTEMUNHAS do estudo "científico" ainda bebem esta água.
outro -39ºc esta só serve para confeccionar alimentos.
Penso que nem dentro de uma hora a água do camelback atinge a temperatura ambiente.

Da minha parte MITO CONFIRMADO. MANTÊM A ÁGUA FRESCA POR MAIS TEMPO. EVIDENTE QUE NÃO É UMA GELEIRA, NEM UM FRIGORÍFICO. Mas se se compra um parafuso xpto por um preço obsceno porque não investir nisto

Nosoul
17-08-2011, 13:34
Boa análise andaapé. Referiste algo mto importante, a sensibilidade de cada um. Para ti 1ºc pode fazer diferença e outra pessoa nem notar.

Nuno Félix
17-08-2011, 15:46
Muito mérito, andaapé!!!!!

Só mesmo tu para te dares a esse trabalho...

:):):):):)

Josant
17-08-2011, 16:02
Excelente "work"!

Parabéns e obrigado "andaapé"!

jamer
17-08-2011, 19:29
Eu tenho e gosto.

Shimano Dura-Ace
17-08-2011, 19:46
Amigo andaapé, esse teste foi feito em casa ou foi feito com os ditos bidons na bike e depois de andarem 1h na estrada? É muito importante saber isso.

andaapé
17-08-2011, 20:23
Boa noite. Não vejo grande diferença. Estavam os dois nas mesmíssimas circunstâncias. Apanhar o sol escaldante do Alentejo, em cima do "parapeito" de granito escuro da janela da marquise no lado exterior virado a sul. Em cima de uma bicicleta as circunstâncias não seriam iguais. O da frente apanhava mais vento e o de trás mais sombra, sendo quase impossível coloca-los em igualdade de circunstâncias. O que eu fiz é que não tem espinhas.
Mas não estou a dizer que o meu é óptimo. Por acaso, depois de fazer esta brincadeira, encontrei um colega de estrada com uma revista de bikes deste mês com um comparativo de bidons térmicos. Mais elaborado que o meu, mas em que testam vários térmicos do mercado. O meu à 1ª hora iguala os melhores, mas ao fim de 3 horas perde para todos.

rjcm78
17-08-2011, 20:31
Em cima de uma bicicleta as circunstâncias não seriam iguais
Entendam isto....

Nesta revista perde por 1,5 ºC

Mas para mim ganham em 3 aspectos:

1 - A válvula, única e simplesmente a melhor.
2 - Maior capacidade em relação aos testados.
3 - Permite "apertar" muito fácil.

Os outros porque o isolamento é maior diminuem a capacidade e é impossivel apertar.

Se fôr numa volta de BTT duvido que alguém consiga beber em andamento

Shimano Dura-Ace
17-08-2011, 21:16
Faz toda a diferença amigo andaapé, uma coisa é estarem a apanhar sol, outra bem diferente é estarem a levar com uma brisa de 30km/h a 40º, mesmo saíndo do frigorífico os dois na mesma altura e postos na bike, ao fim de andar 25 km estão os dois à temperatura ambiente, garantidamente!

jayme
17-08-2011, 22:03
Foram os dois testados sobre as mesmas circunstâncias por isso não vejo qual o problema.....
Posso dizer que fui dos que bebeu do bidon após 1 hora a rolar e fiquei rendido, a água estava realmente fresca, fiquei :eek:

Jaime

andaapé
17-08-2011, 22:19
Pois foi pena ontem não ter levado o termómetro. Acho que a diferença que notamos na boca tinha expressão em muitos graus na escala centígrada. Mas que não seja por isso. Quando for dar uma volta e tiver paciência levo o dito termómetro. Mas já te aviso que,garantidamente, pareces não ter razão, tal diferença que 3 praticantes de ciclismo ontem achamos. Mas uma coisa é certa a 40º não vou para a estrada de certeza. Só de carro e se possível com ar condicionado. Mas pode ser que com 30 35º sirva, e faça o teste.
Voltarei mais tarde. Se necessário faço também o teste com quentes. Mas aí tenho de comprar um termómetro para tal. O da arca frigoríficoa tem escala até 45 ºc.
Mas olha que os bidons esta tarde apanharam uma fornalha, que em andamento não consigo que tenham. Pois a deslocação do ar certamente ventila, areja, arrefece, dá ar, alivia, etc..., brisa essa que sabe bem na cara decerto que ajuda os bidons a manterem a temperatura interna da água.
Mas já sei que o Shimano Dura- Ace não vai acreditar ou vai estar sempre céptico. Então desafio-o a fazer o que eu fiz. Arranja dois bidons, um térmico e outro normal, o mais iguais possíveis, coloca 1.5 l de água vinda do frigorífico. Faz 25 km pára e avalia a temperatura da água. Volta a casa novamente, volta a encher os bidons com água vinda do frigorífico coloca-os na bike trocando as posições nas grades, faz 25 km pára avalia a temperatura e à noite posta aqui. Nem mais.

ISTO É QUE VAI AQUI UMA AÇORDA.

rjcm78
18-08-2011, 09:21
@Shimano

Secalhar vou dizer uma asneira mas cá vai:

Acho que é pior apanhar com 40º parado do que os mesmos 40º em movimento.

Até os carros ou motas arrefecem com a deslocação.

Pelo menos prefiro levar com 40 º a mexer-me do que paradinho....

Figueiredo
18-08-2011, 09:26
Pelo menos prefiro levar com 40 º a mexer-me do que paradinho....

Na moto até faz sentido porque não vais a fazer esforço fisico e a deslocação do ar sabe bem, agora entre estar parado á sombra num dia de calor ou estar sentado em cima de uma bicicleta a dar ao pedal não têm nada a vêr torna-se muito mais penoso...

desculpem o off-topic!

jayme
18-08-2011, 10:37
Neste caso estamos a falar de calor sobre os bidons, logo não de aplica o esforço, com muita pena minha os meus não me ajudam a pedalar ;)

Jaime

Shimano Dura-Ace
18-08-2011, 12:52
Até os carros ou motas arrefecem com a deslocação.
Caro amigo, o que arrefece é a água do radiador que está a uma temp. superior a 90º e por isso mesmo arrefece com a deslocação, o mesmo efeito acontece com os bidons da água, ou seja o bidon frio mesmo ao sol liberta energia fresca ao estar parado, o ar quente não chega a "encostar" à parede do bidon porque este está a libertar frio, mas se este se encontrar em movimento, o ar quente "encosta" mesmo à parede do bidon fazendo com que este aqueça muito mais depressa, se alguém entender alguma coisa de física, facilmente entende o que digo!
é como estar no inverno uma temp. de 10º com aragem e 5º sem aragem, os 10º custam bem mais porque o nosso corpo está a libertar energia e sem aragem o calor que libertamos vai subindo junto ao nosso corpo, enquanto que se estiver uma leve brisa, sentimos muito mais frio porque o nosso calor libertado é rapidamente dissipado o que nos faz sentir muito mais frio.
Espero que tenham entendido e que fique claro que nada tenho contra os bidons térmicos, só não os compro porque não vou em teorias macacas!
Boa Figueiredo, estiveste muito bem.

andaapé
18-08-2011, 13:33
Qualquer um percebe que a 1ºc toleramos muito mais tempo sem vento do que com vento.
Por via das dúvidas e para acabar com a duvida, suposições e teorias , até estas têm que ser confirmadas, venham de quem vier, faça lá o teste ao fim dos tais 25 km se faz favor. Depois post aqui os resultados. Obrigado.

rjcm78
18-08-2011, 15:18
Ao Senhor professor peço as minhas desculpas desde já porque realmente a física não é o meu forte.
E agradeço desde já as explicações da forma mais educada que conseguiu.

Ao Figueiredo, quero dizer que expressei muito mal o que queria verdadeiramente transmitir....eu queria falar de bidons e ºC. Apenas utilizei mal as comparações.

E pronto sou um toino porque fui em teorias macacas...em todo o caso se alguém quiser comprar o bidon, eu vendo ou dou o meu.

Figueiredo
18-08-2011, 15:21
Ok percebi sem stress...

Abraço

James_T
18-08-2011, 18:01
Da minha parte MITO CONFIRMADO. MANTÊM A ÁGUA FRESCA POR MAIS TEMPO. EVIDENTE QUE NÃO É UMA GELEIRA, NEM UM FRIGORÍFICO.

Partilho da opinião do andapé, tenho 2 bidons térmicos de uma marca diferente, acredito que os resultados não devem ser muito diferentes do teste do andapé, não há milagres...
Para mim há uma grande diferença entre beber água morna e água a quente, a primeira é suportável a segunda é castigo.

jayme
18-08-2011, 18:24
Foi dito aqui que num carro "....o que arrefece é a água do radiador que está a uma temp. superior a 90º e por isso mesmo arrefece com a deslocação...." correcto mas trata-se de um sistema especifico e algo complexo (liquido, radiador, moto-ventilador, termostato, etc.) para arrefecimento de liquido a temperaturas elevadas, em que a deslocação de ar seria insuficiente.
Neste caso estamos a falar de 2 simples bidons ao sol ou em deslocação numa bicicleta, sem duvida que a temperatura é mais baixa quando em deslocação senão vejamos.
Actualmente os automóveis têm um termómetro que mede a temperatura exterior (nada a ver com a temperatura do motor ou sistema de refrigeração do mesmo), há pouco em Évora peguei no meu carro e o dito termómetro do meu carro marcava 33º (o carro estava estacionado á sombra), arranquei e após cerca de 300 metros a temperatura exterior medida pelo termómetro passou dos 33º para 30.5º, ou seja menos 2.5º (isto no para arranca nos semáforos) agora tirem as vossas conclusões.
Desculpem o offtopic mas acho que isto é esclarecedor (ou talvez não..... para alguns).

Jaime

rjcm78
18-08-2011, 19:18
É lá...

Tu percebes de física...:D:D

E só para brincar, sem maldade:

Para o próximo Inverno, para me aquecer com a Maria vou ligar a ventoinha...;)

Sugiro ao Andaapé que para a sua experiência ser validade para a próxima deve ligar uma ventoinha na direcção dos bidons para simular a deslocação do ar...

E para ser ainda mais chato....Porque é que os computadores têm uma ventoinha? Ou existem bases com 2 ventoinhas para os portáteis?

Shimano Dura-Ace
18-08-2011, 20:34
Ao Senhor professor peço as minhas desculpas desde já porque realmente a física não é o meu forte.
E agradeço desde já as explicações da forma mais educada que conseguiu.

Ao Figueiredo, quero dizer que expressei muito mal o que queria verdadeiramente transmitir....eu queria falar de bidons e ºC. Apenas utilizei mal as comparações.

E pronto sou um toino porque fui em teorias macacas...em todo o caso se alguém quiser comprar o bidon, eu vendo ou dou o meu.
Amigo rjcm, está deveras enganado, pois não sou professor, nunca fui nem pretendo ser, depois se fui mal educado, diga-me onde, pois o meu objectivo foi nada mais que tentar explicar-me da melhor forma para que outros entendam o que quis dizer! E se se acha toino não é problema meu, não chamei toino a ninguém nem sequer insinuei que quem compra desses bidons é toino, entendido?

jayme
18-08-2011, 20:35
rjcm78, percebo onde queres chegar.
Num post mais atrás alguém deu a entender que: ar frio+deslocação de ar = frio mais intenso (correcto) e que: ar quente+deslocação de ar = ar mais quente (errado), senão vejamos:
1 - O sistema de refrigeração do motor de um automóvel está equipado com um moto-ventilador acoplado ao radiador, isto para que quando não existe deslocação de ar o moto-ventilador arranca forçando o ar a circular, tornando este ligeiramente mais fresco passando este pelo radiador, dissipando o calor e evitando o sobreaquecimento do motor, logo (ar quente + circulação de ar = ar mais fresco), o mesmo acontece com o sistema dissipador de um computador.
2 - Um sistema de produção de frio (câmara de congelação ou conservação), tem um ventilador acoplado a um evaporador/condensador (parece um radiador), o ventilador ao forçar o ar a passar pelo evaporador, produz ar mais frio, tornando o sistema mais eficiente, logo (frio+circulação de ar = frio mais intenso).

Jaime

andaapé
18-08-2011, 21:02
Agarra-o que vai descalço!...
E quem diz que o off-topic não vale a pena. Ou não está a seguir este debate ou é muito distraído.
Para que ninguém ataque a minha língua esclareço que só tem aquela sensibilidade para a cerveja. Se a água tiver mais 3-5 ou 7 graus centígrados, isoladamente não sei . Mas comparando-a em temperaturas diferentes aí sou como todo o povo, sei qual a mais fresca evidentemente.
Não se preocupem com a expressão do "toino". Fico eu com ela. Sou Sebastião António e não me preocupa tal coisa. A minha mãe teve um parto difícil e castigou-me com o nome.

dekeriel
18-08-2011, 21:03
Jayme tás a fazer confusão... ar quente + deslocação de ar = ar á mesmissima temperatura, o ar por si só não se aquece nem arrefece quando se desloca, existe sim a sensação de frio ou quente dependendo da temperatura do corpo (objecto).

Também não existe sistemas de produção de frio existe sim extractores de calor, na física calor = energia e frio é apenas a consequência da ausência de calor.

rjcm78
18-08-2011, 21:04
Ok, shimano, admito que talvez tenha feito uma interpretação errada há minha maneira, e peço sinceras desculpas por isso.

Mas o que pretende dizer então ou como apelida as pessoas que vão "em teorias macacas"?

Não quero alimentar polémicas e por isso não vou falar mais nisto em tópicos e que se lixe os bidons....

Shimano Dura-Ace
18-08-2011, 21:23
Jayme tás a fazer confusão... ar quente + deslocação de ar = ar á mesmissima temperatura, o ar por si só não se aquece nem arrefece quando se desloca, existe sim a sensação de frio ou quente dependendo da temperatura do corpo (objecto).

Também não existe sistemas de produção de frio existe sim extractores de calor, na física calor = energia e frio é apenas a consequência da ausência de calor.
Nada mais certíssimo.

Ok, shimano, admito que talvez tenha feito uma interpretação errada há minha maneira, e peço sinceras desculpas por isso.

Mas o que pretende dizer então ou como apelida as pessoas que vão "em teorias macacas"?

Ir em teorias macacas é ir na conversa de vendedor ou comprar coisas sem pensar por nós próprios e acreditar nas "publicidades" que mais não servem do que para venderem produtos, é preciso que pensemos que um termo ao fim de 4 ou 5 horas a água já não se encontra tão fresca assim, quanto mais um bidon de água que tem uma parede fininha quando comparado com um termo.

jayme
18-08-2011, 21:24
dekeriel, então explica o porquê do ponto 1 do meu post anterior. Um objecto não tem sensação de calor ou frio (nós seres vivos sim) simplesmente aquece ou arrefece consoante a temperatura
Um sistema de frio (ex. ar condicionado) produz frio e ponto final. Aproveitando a mudança do gás (freon R12, actualmente substituido pelo R134a por não seu prejudicial para o ambiente) quando este passa entre o estado liquido e gasoso, numa das fases o gás fica com uma temperatura muito baixa (até ganha gelo na tubagem) e o sistema aproveita para ventilar essa tubagem congelada para projectar ar frio (ou seja produziu frio), quando se pretende fazer calor com o AC o sistema é invertido).
Podes argumentar que o frio é ausência de calor, blá blá blá, mas um sistema de frio PRODUZ FRIO, para que saibas nos entrrpostos frigoríficos são usados motores enormes que fazem frio usando amoníaco.
As noções que tenho provêm do meu pai pois ele era técnico de frio.

Jaime

rjcm78
18-08-2011, 21:45
Off-topic para apagar!!

Ó shimano não me respondeste como se apelidam os que vão nas referidas teorias macacas...

Mas nalgumas publicidades tenho "que acreditar" pois não domino todos os assuntos. Não estou com isto a dizer que os bidons são bons, atenção.

Responde-me por PM porque isto já não é análise.

andaapé
18-08-2011, 21:55
Ir em teorias macacas é ir na conversa de vendedor ou comprar coisas sem pensar por nós próprios e acreditar nas "publicidades" que mais não servem do que para venderem produtos, é preciso que pensemos que um termo ao fim de 4 ou 5 horas a água já não se encontra tão fresca assim, quanto mais um bidon de água que tem uma parede fininha quando comparado com um termo.

Pois a teoria macaca foi o que quis averiguar. Tens razão quando dizes que já não se encontra tão fresca assim. Mas ao afirmares isso, estás a dar razão ao vendedor, ainda está fresca.
É evidente que ao fim de 5 horas não está fresca. Mas de certeza que ao fim de duas horas, como provei lá na minha varanda, está mais fresca comparado com outros. Isso é o que me importa.
Mas para te moer, também te digo que fui servente de pedreiro no Hospital Distrital de Santarém. Aos anos que foi isso ! Já tenho idade suficiente para estar a dormir sossegado e estou aqui. Pois nessa altura levava num termo o almoço feito às 5 da manhã. Quando o ia comer às 12 horas ainda estava quente. Ainda sou do tempo dos bons termos.

jayme
18-08-2011, 22:03
andaapé a culpa de eu me estar a chatear com isto é tua, mas para que é que me deste o teu bidon para eu beber água fresca, bebia o meu caldo e pronto....... :p;)

Jaime

Xrockyman
19-08-2011, 10:27
O que costumo fazer é levar 2 bidons normais, não gosto dos térmicos porque levam menos. Um dos bidons levo com água fresca e outro cheio de gelo e acabo de encher com água fresca.
É uma solução que me permite ter água a uma temperatura inatacável durante bastante tempo. E outra coisa, utilizo só bidons de cor branca e opaco. :)

Nuno Félix
19-08-2011, 10:42
http://dsc.discovery.com/tv/mythbusters/

Mandem a exposição para lá e aguardem os eventuais resultados.

Até lá, pedalem e bebam água. Fresca ou não...

scottbear
01-12-2011, 10:09
tenho um da berg k comprei na sportzone e maravilha....(10€)

tribas
06-12-2011, 08:48
E que tal inventarem suportes com a medida das garrafas de agua vendidas nos estabelecimentos comerciais ???!!?! Assim era parar, comprar, fresca, natural ou gelada encaixar e siga para bingo!!!!

Morg
06-12-2011, 10:42
Nas voltas maiores e em zonas onde não conheço fontes "fiáveis" paro sempre para comprar uma garrafinha e dar à língua.
Na minha zona no verão nem com gelo lá vai. Passado 1H já está derretido.
Há noites que não baixa dos 30º. Não esquecer qual é a terra mais quente de Portugal :)

Tenho um bidon Calmelbak dos normais mas é para a minha mulher levar para o ginásio, é mais bonito :)

Às vezes levo a mochila Camelbak para a estrada, apesar de ser um pouco grande (Lobo 2L).

Jk_Alentejano
06-12-2011, 20:26
No pico do verão a melhor solução que encontrei foi congelar um bidon mais metade de outro para encher com água quando fosse andar, mas já se sabe quando esses acabassem não havia milagres... tenho vistos algumas pessoas a meterem prata no bidon, mas nunca experimentei e agora já me habituei a beber o "chá". lol

cumps

Shimano Dura-Ace
06-12-2011, 20:37
Para voltas maiores congelar na ARCA em vez do congelador! arca -20º congelador talvez -10, por isso depois a diferença de tempo a descongelar é bem diferente!
Não é por termos 2 águas a descongelar à temperatura ambiente que vão descongelar ao mesmo tempo, que foi congelada a -20 aguenta muito mais tempo congelada.
E eu para voltas a rondar os 100km uso 2 bidons de 1L cada, assim vou bem aviado!