PDA

View Full Version : Escrever correctamente, o "há" e o "à".

osicran
16-05-2011, 09:55
Um dos erros que mais frequentemente vou encontrando nos nossos escritos é a incorrecta aplicação do "há" e do "à". Mesmo nunca tendo tido essa tão honrosa e tão maltratada profissão que é ser professor, com a limitação do meu conhecimento vou tentar dar uma ideia de quando se deve aplicar o "há" e o "à". O "há" aplica-se quando temos subjacente uma ideia de "existência", quando podemos substituir o conceito de "existir" pelo conceito de "haver". Exemplos: "Isso já foi há muito tempo" ou "há um barulho que me preocupa na minha roda" ou "milagres é coisa que já não há". O "à" aplica-se nas outras circunstâncias, como, por exemplo, "eu hoje vou à praia" ou " nós estaremos lá à uma hora da tarde".
Senhores professores que por aqui passem, por favor cheguem-se à frente e enriqueçam a minha explicação!

Nuno Félix
16-05-2011, 12:58
Meus caros,

concordo perfeitamente com o princípio de que há que utilizar correctamente a língua de Camões.

Exemplos:

- "já vou a esse encontro à anos" - ERRADO
- "já vou a esse encontro há anos" - CERTO

- "onde é que comprastes isso?" - ERRADO
- "onde é que compraste isso?" - CERTO

- "onde é que compras-te isso? - ERRADO

- "porque razão não me respondem?" - ERRADO
- "por que razão não me respondem?" - CERTO

- "ninguém tem nada haver com isso" - ERRADO
- "ninguém tem nada a ver com isso" - CERTO

- "antes de começar-mos..." - ERRADO
- "antes de começarmos..." - CERTO

- "andá-mos cerca de 50 kms" - ERRADO
- "andámos cerca de 50 kms" - CERTO

Etc.... ;)

Note-se que isto serve como memorando e não como "apontar o dedo" a alguém... Nada disso!

Abraço,
Nuno

plx
16-05-2011, 17:31
- "onde é que compras-te isso? - ERRADO

- "porque razão não me respondem?" - ERRADO
- "por que razão não me respondem?" - CERTO

que vergonha :( ao menos já não volto a errar hehe

duchene
16-05-2011, 17:52
Tópico interessante e sempre pertinente!

"Nós gosta-mos assim, mas se fizésse-mos assado..." são, por exemplo, erros muito comums. Um truque de algibeira que funciona muito bem nestes casos é fazerem a leitura das parcelas ao contrário.

Lido ao contrário fica "mos gosta" e "mos fizésse", leitura que não faz muito sentido. Por isso, neste caso, não leva hífen: "Nós gostamos assim, mas se fizéssemos assado...".

Já no caso de "Recomendaram-nos subir por esta encosta..." se trocarem a ordem fica "Nos recomendaram". Lido desta forma ainda faz todo o sentido, apesar da sonoridade "abrasileirada".

Portanto a forma hifenizada está, neste exemplo, correcta.

--

A língua portuguesa tem, de facto, de uma riqueza única. Pena é que, não raras vezes, seja tão maltratada. Especialmente quando o é por pura preguiça...

--

P.S.
pxl: agora já podes editar o post no tópico dos pneus... ;)

Scorpio
16-05-2011, 19:54
Boas,

Sem dúvida alguma um dos melhores posts que até hoje vi publicado neste fórum!

Este tópico pode/deverá ser classificado como serviço público tendo em conta que se lêem coisas neste e noutros fóruns que são de bradar aos céus.

Mas atenção que a má utilização da língua portuguesa torna-se mais grave ainda quando efectuada por pessoas ditas com "cultura", tais como pessoas a frequentar cursos superiores.

No que toca à minha pessoa tento sempre utilizar correctamente a língua de Camões, no entanto pelo facto de não ler o suficiente poderão existir em mim algumas lacunas, as quais tento sempre colmatar. A minha maior dificuldade na escrita sempre foi a da pontuação mais correcta, à qual disponibilizo sempre uma atenção especial.

Este mesmo post tem alguns erros (do meu conhecimento e estão assinalados a vermelho) que são do meu conhecimento, pois recuso-me a escrever segundo o Acordo Ortográfico. Afinal foram os Brasileiros que colonizaram Portugal ou vice-versa???? :mad:

Parabéns pelo tópico

rodd
16-05-2011, 20:23
Parabéns pelo post.
O Português nunca foi o meu "forte" nos tempos da escola, mas tento, sempre, escrever de forma correcta. O que não quer dizer que sempre faça-o de forma correcta.

Até ao momento tenho recusado escrever segundo o novo acordo ortográfico. Estou a cometer algum erro? Ou ambos são válidos?
Não me entra na cabeça escrever "fator" em vez de "factor" ou "ato" em vez de "acto"!! Entre muitas outras... :(

Abraço,
Luís

Scorpio
16-05-2011, 20:53
Boas amigo rodd,

Perdoa-me a correcção, mas deverias ter escrito "O que não quer dizer que sempre o faça de forma correcta." em vez de "O que não quer dizer que sempre faça-o de forma correcta."

Abraço e espero ter contribuído de forma positiva

Jepas
16-05-2011, 21:41
"O que não quer dizer que sempre o faça de forma correcta."

Esta frase parece-me estar certa, não tenho qualquer justificação "gramatical", mas considero que não seja passível da correcção indicada no post acima. Pelo menos na minha opinião. Quanto muito, poderia escrevê-la assim: "O que não quer dizer que o faça sempre de (uma) forma correcta"

osicran
16-05-2011, 22:50
Jepas, concentra-te na leitura das duas frases e vê lá qual te soa melhor ao ouvido...muitas vezes isso basta para sabermos qual é a forma correcta. Neste caso concreto a localização da palavra "sempre" não será relevante, mas entre escrever "faça-o" e escrever "o faça" já existe diferença e diferença importante. Hoje não sei como se ensina isso nas escolas nem o nome que lhe dão, mas no tempo em que estudei usava-se neste caso o que se chamava a forma perifrástica do verbo e conjugava-se "que eu o faça, que tu o faças, que ele o faça..."

Scorpio
16-05-2011, 23:30
A gramática e as suas regras nunca foram o meu forte, mas sempre fui bom aluno a Português... por isso não me peçam explicações gramaticais. :D

pratoni
17-05-2011, 09:18
Penso que o Jepas citou exactamente a frase correcta e não a errada, e daí se tenha confundido...

Nuno Félix
17-05-2011, 09:19
Pois, também me pareceu....

Figueiredo
17-05-2011, 09:57
Afinal foram os Brasileiros que colonizaram Portugal ou vice-versa????

GeoRCZ

Provavelmente ficarias espantado com a quantidade de coisas que temos para aprender com os Brasileiros, neste momento á excepção da segurança estão muito á frente em vários campos, nós somos tão bons que vamos ser o unico País do mundo em recessão económica em 2012, caso não saibam no Brasil não existem "Recibos Verdes"...

Scorpio
17-05-2011, 10:10
Boas amigo Figueiredo,

Sei que o Brasil está à frente em muita coisa e isso está implícito em muitas empresas brasileiras que se expandem mundo fora.

Mas neste caso em particular o que se está a discutir é a história e a língua, e quanto a isso foram os portugueses que atravessaram o Atlântico.

No caso da recessão económica... bem... penso que a razão para Portugal ser o único nesta situação em 2012 deve-se ao facto de existir um elevado conservadorismo anexado a um despesismo desmedido. Mas isto é apenas a minha opinião...

Boas escritas :)

osicran
17-05-2011, 18:56
Ainda esta tarde ao ler um texto oriundo do Brasil, fiquei a saber que o incumprimento de um determinado contrato dá direito a "indenização"... É um "fato" que me recusarei sempre a escrever neste português...

rodd
17-05-2011, 21:08
Boas amigo GeoRCZ,

Perdoa-me a correcção
Não precisa de o fazer... :) Escrevo e por vezes não volto atrás para reler. Às vezes sai asneira. Foi o que aconteceu neste caso. :)

Abraço,
Luís

Scorpio
17-05-2011, 21:22
rodd podes tratar-me por tu, afinal somos todos ciclistas e colegas. Certo? :)

Só agora é que reparei que és de Torres. :) De que zona de Torres és? Eu tenho uma quinta por trás do Arena Shopping. :)

rodd
17-05-2011, 21:27
Certo... :)

Eu vivo muito próximo do Arena Shopping. Umas centenas de metros. :)

Abraço,
Luís

Scorpio
17-05-2011, 21:29
Então se entretanto estiver por aí mando-te MP. Ok?

Abraço então e desculpa qualquer coisa

P.S.: Back to topic

rodd
17-05-2011, 21:32
Ok. Fico a aguardar...

Abraço,
Luís

fogueteiro
18-05-2011, 08:49
Este é um tópico excelente, ou não tenha origem num senhor chamado Narciso (osicran). Fiquei fascinado com uma história deliciosa que ele escreveu algures por aqui, relatando o tal doping "psicológico" que o treinador arranjou para levantar a moral dos seus jogadores.

Na verdade é um problema a quantidade de erros que se veem por aí, e não só cá no fórum. Eu já tenho pensado neste assunto, e a única razão que apoio para tal fenómeno é a falta de leitura. Os meios audiovisuais "livram-nos" de ganhar o hábito de leitura. Com frequência ouvimos pessoas a dizer que nunca leram um livro porque aquilo é chato, etc, etc.

Os antigos tinham um ditado que rezava assim: " se queres saber tens que passear e ler", e não há nada mais certo. E não é por mero acaso que os nossos pais e avós, embora tendo menos escolaridade que nós, davam muito menos erros. Há tempos tive acesso a um exame de um amigo que hoje é arquiteto, e aquilo mete medo ao medo. A quantidade de erros é tão grande que assusta, e ainda hoje isso acontece.

Isto tudo para não falar num futuro que está já aí, com os nossos jovens a escrevem sms da forma que escrevem. Outro dia a minha filha (17 anos) enviou-me um sms que eu não percebi nada. Telefonei-lhe e ele disse-me: "ao escrever sms não se colocam as vogais!":confused::confused::confused::confused: Felizmente que ela é uma miúda que lê muitíssimo, mas mesmo assim fiquei assustado.

osicran
18-05-2011, 12:01
Fogueteiro, obrigado pela tua referência que me deixa, como dizem (e neste caso bem) os brasileiros, um bocado sem jeito...

Partilhamos a mesma preocupação com o desleixo na escrita que vamos lendo um pouco por todo o lado. Independentemente da ligeireza do ensino nos nossos dias, também penso que a ausência de leitura nos nossos jovens é um factor decisivo na incapacidade de escrever português correcto.

Pessoalmente, nunca fui um aluno para além do razoável a português, mas sempre li e continuo a ler muito e isso, creio bem, foi fundamental para a minha maneira de escrever e particularmente para não dar erros na escrita. Procurei transmitir esse gosto pela leitura aos meus filhos (31 e 23 anos) e o resultado é este: o mais velho, com melhores hábitos de leitura, escreve muito bem e não dá erros. O mais novo, menos dedicado à leitura, se bem que ainda num plano aceitável, não atinge a riqueza nem a certeza de escrita do irmão. Elucidativo...

O que pretendi ao abrir este tópico foi fundamentalmente alertar para o problema dos muitos erros de escrita que vamos constatando um pouco por todo o lado e de que o "há" e o "à" são apenas um exemplo, deixando campo aberto para o alargamento da discussão do tema. Se o conseguir, acho que já valeu a pena.

fogueteiro
18-05-2011, 15:26
Esse erro é muitissimo habitual.

Se na verdade este tópico já ajudou a compreender quando se deve utilizar uma ou outra forma, já é muito bom.

Nem só de bicicletas vive o fórum e ainda bem...

rodd
18-05-2011, 18:22
Na minha opinião, a leitura ajuda a diminuir, e muito, a quantidade de erros num texto. Mas ajuda ainda mais no enriquecimento do vocabulário. :)

mikka_1
19-05-2011, 10:18
Bom dia...!!!

Candidato a "TÓPICO DO ANO"...!!!

Muito bom mesmo.

:D

Cancellara
19-05-2011, 13:57
Excelente tópico.

Partilho da opinião que a leitura ("boa leitura") é fundamental para enriquecer e solidificar o nosso discurso. Nunca passei de um aluno mediano a Português e tenho muitas lacunas a nível de conhecimentos de gramática, no entanto, também eu me esforço, sempre, para escrever correctamente (o que não quer dizer que sempre o consiga). Preferia, no entanto, não ter de me esforçar para que as coisas me saíssem bem.

Ao escrever, no dia-a-dia, o meu maior problema é sempre a pontuação, pois não há grandes "mecanismos" auxiliares a que possamos recorrer. Para outras dúvidas, recorro aos "truques" que se vão aprendendo na escola e que já foram referidos aqui (inverter a ordem das palavras e testar o sentido da frase, etc, etc). O que, actualmente, não se compreende muito bem - a não ser por desleixo ou despreocupação - é a existência de tantos erros ortográficos. Qualquer programa de edição de texto, de correio electrónico ou de navegação tem o seu corrector ortográfico. Temos, também, muitas ferramentas na internet que nos podem auxiliar a escrever melhor. Exemplos disso são os dicionários online, o "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa", entre outros.

Confesso também que me recuso a ler qualquer texto escrito em "smssês" e que textos repletos de erros me fazem distrair do conteúdo subjacente e focar no mau português.

Apesar de tudo, neste fórum e no fórumbtt, há um esforço generalizado para que se escreva o melhor possível e se trate condignamente o português. Muitos poderão tomar isso como elitismo ou algo do género, mas trata-se apenas de amor à nossa língua, e isso, na minha opinião, é de louvar. Confessem lá se não é incomparavelmente (fica a dica, advérbios que terminem em "mente" não levam acentuação) mais agradável ler relatos bem escritos e estruturados. É claro que nem todos nós temos capacidade, tempo, paciência, gosto ou outra coisa, para o fazer (a mim faltam-me as primeiras três) mas bem-haja quem o consegue.

Cumprimentos e boas escritas!

Fevereiro
19-05-2011, 17:54
Eu já tive um português mais correcto do que tenho actualmente e sem duvida alguma, que muitos dos erros que dou é fruto das leituras na net, onde há muita gente que abusa muito da escrita e uma pessoa quer queira quer não, vai tendo dúvidas.
Com muito mais frequência me questiono se estou a escrever correctamente.
Acho que este tópico vem mesmo a calhar :) Força ai pessoal porque o mau escrever "num certo nível" dá um mau aspecto terrível....