PDA

View Full Version : Câmaras de ar "ligth" ???

over_power
05-06-2009, 21:18
Boas,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este tipo de câmara de ar ( latex por ex.).

Que peso se consegue reduzir em relação a câmaras convencionais?

Qual a fiabilidade ?

Quais as melhores marcas ?

Vantagens e desvantagens

Etc...toda a informação é bem vinda:)

Obrigado

Burning Dogma
06-06-2009, 09:43
Falando de câmaras de latex, acho que não existe muita escolha no mercado. Tens as Michelin que já ouvi dizer que são muito boas mas não são 100% latex. No entanto qualquer câmara de latex supostamente dará um andar À bicicleta totalmente diferente das de borracha. Digo supostamente porque nunca usei nenhuma, mas oiço muito boas opiniões. Há quem diga que uma boa câmara de latex com um pneu de elevado TPI como um Vittoria Corsa CX é o mais parecido que se consegue a um tubular.

Nunca usei câmaras de latex por 2 motivos. São bastante caras e há um maior risco de estoirarem quando os aros aquecem muito nas travagens. Também tens que encher mais frequentemente os pneus pois o latex é mais poroso e perde mais ar.

Depois tens as câmaras de borracha com pesos reduzidos, tipo 50g. Também nunca usei por ter receio que sejam demasiado finas e que furam muito. Como uso rodas pesadas também não vale a pena gastar em câmaras muito leves.

Actualmente uso as Michelin "normais" que vem numa embalagem amarela e estou satisfeito.

over_power
06-06-2009, 11:40
brigado Dogma.

Realmente o que me dizes está de acordo com o que já ouvi (ou li) acerca deste material.

Sempre usei câmaras de ar convencionais e estou plenamente satisfeito. Nunca tive problemas aliás por muito estranho que possa parecer até hoje só tive um único furo:):confused:. Obviamente que o tipo de pneu a pressão e...a sorte, não são alheias isso.

Ocorreu-me mudar de câmaras única e exclusivamente por causa do peso, porque dessa forma estarei a tirar peso onde realmente acho que faz a diferença ou seja na periferia da roda (prefiro tirar 100 gr nesse local do que 400 ou 500 gr noutro sitio da bike).
Infelizmente não conheço ninguêm que use câmaras em latex e tenho receio de ficar a perder em termos de fiabilidade/segurança.

Já agora sabes qual a diferença de peso entre 1 câmara convencional e 1 de latex ? (às tantas nem é assim tanto que justifique a suposta perda de fiabilidade).

Burning Dogma
06-06-2009, 16:59
Não é de facto muita a diferença. As de latex andam pelas 70g enquanto as outras andaram pelas 90g. As superlight de borracha atiram-se para a casa das 50/60g. Claro que para um peso destes, a resistência aos furos fica comprometida. No entanto é uma questão de experimentares, se vires que não fura assim tanto, é uma boa aposta.

Quanto às de latex, não é o peso a principal vantagem, é mesmo a sensação que dá comparando com as de borracha. Como disse acima, uma câmara de latex com um bom Open Tubular tipo Vittoria ou Veloflex é totalmente diferente do tradicional clincher, segundo oiço dizer, no que toca a conforto, rolamento, etc.

Eu como uso o mesmo pneu/câmara quer faça chuva ou sol, opto por trazer material que me garanta uma boa relação de performance/durabilidade, portanto uso uns Michelin Pro 3 Race com as tais câmaras normais da Michelin;)

over_power
06-06-2009, 23:47
Fico sempre surpreendido com o "conhecimento ciclistico" que possuis:eek:

O objectivo é unica e exclusivamente reduzir peso. Não pretendo obter um rolar diferente até porque não tenciono mudar de marca de pneus.

Pelo que me dizes, irei no máximo conseguir abater 80 gr num set de rodas:(

Não sei se valerá a pena tendo em conta as desvantagens:confused:

O certo é que sem experimentar não saberei avaliar a diferença, mas a ideia de ficar mais sujeito a furos e/ou rebentamentos não me é nada agradável:mad:

Burning Dogma
07-06-2009, 11:47
Fico sempre surpreendido com o "conhecimento ciclistico" que possuis:eek:

:D:D:D:D

Nada de mais, gasto muito tempo (até de mais:rolleyes:) na net sempre a ler as novidades a ver se aprendo um pouco mais. Estudo Engenharia Mecânica e no fundo tudo o que tem haver com bicicletas é da minha área, portanto tenho sempre muito interesse nisto tudo:D

Voltando ao tópico, se é mesmo peso que queres reduzir, o que te aconselho é comprares as tais câmaras super leves e experimentar. Se vires que tem uma boa durabilidade deixas andar, se começarem a furar muito voltas às normais. Eu qualquer dia vou experimentá-las mas antes de comprar umas rodinhas leves não vale a pena, para quer reduzir umas gramas nas câmaras se depois ando a puxar rodas que pesam imenso?

Burning Dogma
07-06-2009, 13:33
Acho que qualquer umas das principais marcas (Michelin, Schwalbe, Vittoria, etc) terá câmaras boas. Mas procura alguns reviews na net de pessoal que já tenha usado, porque eu como disse nunca experimentei nenhuma.

nogueira.nuno
08-06-2009, 11:03
EU uso as da Vittoria e não tenho nada a dizer de mal sobre elas devido a ainda não ter tido o azar de furar, com estas camaras de Ar claro!!
Preços e pesos de momento não posso confirmar mas acho que são 75gr.

Coppola
08-06-2009, 22:24
È tal e qual o Burning diz. Sempre que se pega na bicla tem que se ajustar a pressão, rebentam por temperatura, mas valem cada euro que se dá por elas. Tenho as Michelin e o rolar ficou completamente diferente.. para bem melhor, claro. Com uns pneus de 127 tpi é outro mundo. Só as uso pelo rolamento, pois quanto ao peso... tenho que o perder é noutro lado.:D
Abraço

Coppola
11-06-2009, 22:09
Desculpa só responder agora mas por vezes fico algum tempo sem verificar os tópicos. As camaras são precisamente as de latex. A grande chatice é teres que por ar sempre que pegas na bicicleta, mesmo com um dia de diferença.
No entanto posso garantir que tirando esse pormenor são um espetáculo.
Abraço

nogueira.nuno
23-06-2009, 01:41
Só para dar o meu contributo sobre...

Na minha BTT tive um corte no pneu este fim de semana e instalei uma camera de Ar de Latex para acabar o treino e não tive problemas usando baixa pressão mas hoje ao querer ir até á praia meti um pouco mais de pressão (porque como já foi dito estas perdem Ar) para ir sem problemas, mas ao chegar á Praia e ao parar esta simplesmente rebentou como um balão!!
Não sei o que se passou mas deixou-me a pensar, é boa para trazer como suplente devido ao baixo peso e volume mas em estrada por exemplo será fiável??
Encomendei agora em vez de Latex umas de Polyurethane que dizem que são mais resistentes e não deixam fugir o Ar como as de Latex!!
Para estrada falam em 50gr e BTT 100gr
Vamos a ver...

rjcm78
13-10-2009, 20:55
Boas!

A minha dúvida é a seguinte: para rodas de perfil médio os pipos têm de ser de quantos mm?

Será 48mm ou isto é demais?

Obrigado

Burning Dogma
14-10-2009, 12:52
Depende do perfil, desde que dê para encheres sem problemas, não interessa ter pipos enormes, ou seja, escolhe o mínimo que dê para encheres sem problema. Qual é a altura do aro?

patrick pires
15-10-2009, 22:10
Eu utilizo nas minhas rodas sempre camaras de ar com valvula de 40 e 52mm, isto porque ja tive o azar com umas de 32mm não conseguir encher e estar a dois passos de vir a pé para casa...
Esteticamente podera não ficar "giro" mas que facilita ao encher,isso é uma realidade.. :D

Relativamte as camaras de ar de latex, deixei de utilizar porque de 2 em 2 dias perdiam muito ar...