View Full Version : Subir a Serra da Estrela
Pois é, como o próprio título indica, irei subir a Serra da Estrela, partindo de Viseu e subindo pelo lado de Seia no dia 13 de Maio...Estou um pouco expectante em relação a como a coisa poderá correr, já que este ano ainda não tenho muitos kms nas pernas e a forma não anda do melhor. Mas tudo se faz! Mas o que me leva a abrir este tópico é mesmo para recorrer aos sábios conselhos de quem já lá foi. Que estratégia usaram? One shot ou foram parando ao longo da subida? A que devo estar atento em termos de pontos críticos e como devo gerir o esforço, uma vez que nunca fiz uma subida tão longa?
Já agora uma questão mais técnica: em termos de relação de transmissão tenho 53-39 e 12-26. Tenho receio da subida se tornar uma tortura com esta relação, uma vez que tenho de arrastar por ali acima 83kg de homem e 8 kg de bicicleta :D Poderei notar alguma diferença significativa se trocar para uma cassete de 28, por exemplo? É que trocar para um compact fica bem mais caro e até nem me dou mal com o que tenho nas minhas voltinhas.
Agradeço os vossos comentários
Abraço
andre16331
05-05-2011, 11:14
Por que lado é que vais subir ? Por Seia ? Leva o pinhão 28 que te vai fazer falta ! Apesar de saires bem nas tuas voltas, não significa que te dês bem em súbidas de 1ª categoria da volta a Portugal, como julgo ser o caso ! Ou então vê se arranjas uma bicicleta com compacto ! São apenas conselhos generalistas, pois cada pessoa é diferente da outra principalmente no que toca à preparação física !
Cumprimentos e não te esqueças de ir treinando regularmente, numa palavra, sê metódico ! É isso que define o sucesso de um ciclista, apesar de também assentar bem num cicloturista....
Figueiredo
05-05-2011, 11:25
Não sou nenhum "expert" mas como já tive a felicidade de chegar á Torre acho que posso partilhar a minha experiencia... mas somos todos diferentes por isso aqui vai alguns conselhos:
1) Se puderes pede emprestado ou troca por um pedaleiro compacto para fazeres a subida, se não conseguires a cassete com o 28 sem duvida nenhuma!
2) Eu parei 2 vezes mas porque desconhecia o percurso e tive receio de "dar o pifo" antes do final, este ano se tudo correr bem vou tentar fazer de uma só vez sem paragens!
3) Mesmo que te sintas bem não te entusiasmes muito no inicio, começa logo a gerir o andamento desde o 1.º metro... pois a subida é muito longa e assisti a muito boa gente que caiu nessa armadilha e depois era vê-los com os "bofes de fora" encostados ao longo da subida, eu fiz pelo lado teoricamente mais acessível (Manteigas) e desde que começou até chegar lá acima não consegui mudar de mudança foi sempre no 34-27 a uma velocidade + ou - constante entre os 8 e os 12 Km/Hora
Confesso que fui sem grande preparação um pouco na expectativa... aquilo é mesmo duro aproveita estes dias que faltam para treinar muita subida aí na tua zona, pois eu apenas tinha o trabalho de ginásio nas pernas e achei pouco...
Bom Sofrimento:p:p
RJLA, desfruta cada quilómetro, apenas isso.
Se te apetecer parar 20 vezes durante a subida, pára! Quem se vai lançar à aventura vais ser tu e por isso, por mais que te possam dizer para fazeres "one shot", "double ou triple shot", no dia é o teu feeling que vai ditar como vai correr a subida.
Pessoalmente acho que é um erro ires condicionado para lá. Leva uma relação leve, que te permita imprimir alguma rotação e o resto vais descobrindo por ti!
É claro que o tópico não deixará de ser pertinente, no sentido de recolheres alguma informação de quem, ao contrário de mim, já subiu a serra da Estrela, mas deverás filtrar muito bem as dicas sob pena de pasares a subida toda aterrorizadamente expectante com aquela rampa aos x km ou as curvas no sítio y. É o chamado medo psicológico...
E a partir do momento em que traçaste o objectivo, certamente o irás alcançar! Demore o tempo que demorar...
Boa escalada!
tranquilo
05-05-2011, 11:37
Boa sorte RJLA.
Contrariamente ao Duchene acho que uma subida dessas é sempre para ser feita de uma só vez sem paragens principalmente uma tão mítica. Nem que andes aos zig-zagues pela subida acima. Se não quando acabares vais ficar sempre com pena de não a teres feito de uma vez :D Começa bem devagar e vais ver que não custa nada a encontrar um ritmo bom.
O problema da subida será a extensão logo um 28 deve chegar se não tiveres uma pedaleira compacta.
Abraço
Obrigado pelas dicas!
andre16331, vou subir pelo lado de Seia. Tenho consciência que a minha relação será pesada para a subida que vou enfrentar (pelo menos tendo em conta a minha forma), mas já me disseram que não ganharia nada em colocar o 28 na cassete. Sei que ganharia nos pratos, mas isso já é uma despesa maior e não me queria meter nisso.
figueiredo, por acaso li o teu relato da subida à Torre na altura em que a fizeste e fiquei ainda com mais vontade de lá ir acima. Hoje mesmo irei à minha loja do costume para ver se me arranjam um pedaleiro só para aquele dia ou então trocar a cassete para 28. A subida é para fazer com muuuita calma. Seria muito mau ficar pelo caminho por má gestão do esforço.
duchene, o espírito com que vou encarar esta aventura será mesmo esse, de ir subindo com muita calma, desfrutar, tirar umas fotografias e aproveitar o momento. Não vou competir contra ninguem nem ganhar qualquer prémio de montanha. Não sou de "one shot", nada disso! Aquilo que me poderá condicionar e que mais temo neste momento é o facto da minha actual relação de transmissão poder não me permitir desfrutar da forma que pretendo, tornando a subida demasiado penosa. Vou tentar arranjar um compact ou, em alternativa, trocar a cassete e ver se tiro daí alguma vantagem.
Abraço
Figueiredo
05-05-2011, 11:40
O duchene têm razão tenta aproveitar ao máximo cada cm de alcatrão, nunca mais me esqueço das palavras do David Blanco salvo erro o ano passado na Etapa da Torre "Não existem subidas impossíveis de fazer o que as torna + ou - duras é o ritmo que elas são feitas..." tu só tens que encontar o teu!
super.byke
05-05-2011, 12:56
Viva, no ano passado fiz Vila Nova de Gaia - Torre num dia (200km), deixo-te aqui o meu relato
Em termos de andamentos tinha 53/39 - 12/25
Saímos às 08h00 de Gaia integrado na clássica promovida pela ACN.
Paragem em Viseu para Almoço (30 min) (até aqui o terreno foi sempre com subidas, sendo que uma delas era bem extensa, se bem que com pouca %)
Depois de almoço segui sozinho porque o resto da malta só arrancava as 15h e isso ficava tarde para mim.
De Viseu até Seia é uma estrada engraçada, algum sobe e desce mas nada de extraordinário.
Quando cheguei a Seia levava cerca de 170 km
A subida são cerca de 29 km, a qual se pode dividir nas seguintes secções:
1ª - saída de Seia - muito dura durante uns 3 km sendo que depois a inclinação é menor e faz-se com menos dificuldade (com 25/39 fiquei quase a pé, momento em que desejei ter a 28).
2ª - Sabugueiro - aqui tens uma bela descida espaço que deves aproveitar para descansar/alimentar
3ª - Saída de Sabugueiro - atenção que esta parede tem enganado muito pessoal, é muito dura e longa (aqui desejei ter a compacta 34)
4ª - barragem -novo ponto de descanso (já estás a pensar "***** nunca mais vejo a torre") depois da barragem volta em empinar (a dificuldade aqui é os km's que já levas nas pernas)
5ª - a cerca de 7 km avistas as torres, o terreno continua a subir mas o efeito psicológico faz com que pareça plano :)
Demorei 2h24 para fazer os 29 km da subida (mas já tinha 170 km quando a iniciei). De longe aconselho a levar 34/25 se possível pois acabas por usar sem dúvida
concordo com o Tranquilo, eu se pudesse fazia "one shot", mas não tive pernas para isso, acabei por fazer paragens curtas (3/4 min no máximo) no sabugueiro, depois da saída do sabugueiro e na barragem, as quais aproveitei para me alimentar e vestir roupa pois estava frio :)
E já agora quanto ao ritmo, cada um tem que meter aquele que acha que lhe convém, sem euforias pois são muuuuuuuuuitos kms de subida bem dura...
Em resumo depois daquele empeno meti logo uma compacta :)
fogueteiro
05-05-2011, 13:16
RJLA,
essa vertente perde em relação às outras pela distância. Já fiz as outras duas, faltando-me a de Manteigas, e sinceramente venha o diabo e escolha. Enquanto que as outras são bem mais curtas, são mais inclinadas.
Não te iludas com a descida do Sabugueiro, porque é relativamente curta, e não dá para nada, e sobretudo porque o inferno mora na porta seguinte.
Sinceramente, acho que com as tuas características, subir com esses andamentos vai ser custoso, mas já nem digo nada depois que o Venceslau Fernandes me disse que que a tinha já subida toda em talega!!??:confused::confused:. Tudo depende como te sentires, e como estás neste momento. Eu subi com 34/25 e mesmo assim parei várias vezes para "ver a paisagem" que é linda. ;);) O teu ritmo é que vai ditar a sequência dos acontecimentos.
Podia descrever-te quase metro a metro a subida porque fixei-a de tal maneira que me recordo desses pormenores, mas penso que será inútil. Assim partes totalmente à aventura, como eu fiz, e isso é o que me fascina.
One shot, ou muitos shots, penso que não será o mais importante. Vai utilizando-os conforme forem preciso, porque o objectivo é mesmo a torre.
Já agora, quando lá chegares compra uma sande com pão típico e uma dqualas fatias de queijo da serra que nos fazem esquecer todo o sofrimento da subida. ;):D:D:D
Figueiredo
05-05-2011, 13:27
Isto devia de existir um clube da malta que já subiu á Torre, o sentimento de conquista e satisfação é tal que não se consegue explicar apenas quem já passou pelo mesmo pode compreender... RJLA ficamos á espera do rescaldo, fui rever as minhas fotos e sem duvida apesar de ser o dia em que mais sofri em cima de uma bicicleta foi também aquele que me deu maior prazer!!
Não há nada que um homem faça que outro também não consiga por isso faz-te á estrada... e boa conquista não te esqueças o objectivo é a Torre vais vêr a partir do momento em que a avistas ganhas uma alma nova!
Boas
Ando para ir subir a Serra da Estrela jà à algum tempo e estou a encher o peito de ar porque se nada correr em contrário quero lá ir ainda antes deste Verão.
Relativamente a inclinações, alguém me sabe dizer mais ou menos que tipo percentagens são as existentes serra acima ?
Já me está a dar aquele "frio" na barriga. Hehehehehe
Abraço e boas pedaladas
Filipe
fogueteiro
05-05-2011, 14:00
Sem saber por onde queres subir cá vãos os meus números.
Pela Covilhâ:
desd que sais da cidade não tens mais descanço até às Penhas Douradas, que são sensivelmente 10 kms, na casa dos 8 - 9%, mas não te esqueças dos ganchos junto ao parque de campismo e da estalagem, onde a inclinação anda nos 10 - 12%. Depois da descida do centro de limpeza de neve, vais apanhar mais uma dose nos 8 -9% até à torre, podendo como é óbvio ir aos 7 e mesmo 10 mas por pouco tempo.
Por Seia:
A dureza inícial anda nos 10% para depois se manter nos 6 - 7% durante a maior parte do percurso, havendo umas rampas que te levarão aos 10% com facilidade, sobretudo à saída do Sabugeiro e perto da Lagoa Comprida.
Por Loriga:
De Loriga até à rotunda, faz-se muito bem. Ronda os 5% durante uns 4 ou 5 kms. Depois da rotunda, entras noutra dimensão logo com uma rampa duns 300m a 12-13%. Depois abranda um bocado, até desce muito ligeiramente durante outros 300 metros, mas é apenas um aperitivo para o que está na frente. Daí para a frente difícilmente andarás abaixo dos 10%, durante uns 5 kms indo muitas vezes aos 14 e 15%. Para mim é de longe a vertente mais difícil. Depois que se chegar à estrada Seia - Torre é o que já sabemos.
Espero ter sido útil...
Obrigado pelos sábios conselhos!
Hoje mesmo vou ver se consigo meter uma compacta, nem que seja só para aquele dia (felizmente a loja a que vou dá-me esse tipo de flexibilidade).
O rescaldo virá concerteza, assim corra tudo bem e o objectivo seja devidamente alcançado!
Essa do clube da malta que subiu à Torre é engraçada...tipo um jersey de finisher ou coisa do género :)
Obrigado Fogueteiro e Figueiredo.
Figueiredo
05-05-2011, 14:11
Se colocares uma compacta tenta pelo menos dar uma volta aí pelos arredores antes de atacares a subida á Torre para te habituares á cadência... e vais vêr que não te arrependes, pelo contrário quando a coisa apertar por momentos até vais ter saudades da "avozinha" da irmã de BTT.
@ fmm
Se puderes escolher opta pela subida por Manteigas, é um pouco dura ao inicio a seguir aos viveiros das Trutas mas depois estabiliza e só volta a endurecer no final, e aquela paisagem do Vale Glaciar é uma coisa do outro mundo... teoricamente toda a gente diz que é a mais fácil mas não te iludas pois a dificuldade continua lá!
O super.bike disse tudo. Independentemente da preparação de cada um, se não acarretar muito ou nenhum investimento a cassete 28 não hesites. O compact era o ideal mas concordo contigo em não querer assumir gastos a pensar só nessa subida.
Eu já fiz essa subida 2x. Ambas bem preparado e não é fácil. Com 52/38-12/25. Mesmo que queiras por um ritmo mais baixo terás alturas que terás que fazer muita força nas pernas se não quiseres desmontar.
Mas como já foi dito, não há vergonha nenhuma em parar.
Boa subida! ;)
ja subi muita vez (umas 14 ou 15)..... uso sempre 39|53 11|26 e nunca fiquei a pé, e ate uso a 53 se for a pedalar em pe, contudo isso é uma manobra dificil de efectuar...e sou pesado e alto, ou seja, tudo menos trepador.... admito que ja tive um dia muito dificil....com muito vento....mas o problema nao reside nas pernas...mas sim na cabeça....
tens de te alimentar bem o dia antes.....isso é fundamental.....
depois basta começares lentamente, marcas uma cadencia so tua e é sempre serra a cima....
penso que o compacto seja a melhor escolha, pois como sera que se disfruta uma subida quando nem forca temos para rolar o pedaleiro, eu ja passei por isso 2 ou mais veses.
muito importante nao te esquecas de levar comida leve e de raida dijestao para antes e durante a subida, nao esquecer uma boa bebida agua so nao chega, deves levar que se aproprie ao que vais suar e consumir.
o meu maximo sao 17 kms a 7% de inclinacao e 20kms a 3%, acredita que eu tive uma quebra a meio desta de 17kms penei todos metros ate chegar ao alto, junto do control de fronteiria com Livigno tive de pedir agua a Policia pois nao tinha fontes pelo caminho.
espero que tenhas um exelente passeio mas sempre com juizo para saboreares o desafio que é uma grande subida
andre16331
05-05-2011, 18:58
Das subidas que fiz, seia, manteigas e loriga, de longe a mais dificil foi a de Loriga ! O inferno de Loriga ! Faz-me lembrar a etapa do zoncolan, que aquando da passagem pela localidade que se situa na base desta montanha, lembro-me de ter visto um cartaz que diz algo como as portas do inferno ! Existem inúmeras placas que indicam 12,14%.... Só de me lembrar....
Janas Corrijo só o aspecto de o factor alimentação ter de ser levado em conta mais do que um dia antes ! Eu diria durante toda a semana em questão, mas vê lá não te alimentes bem demais e engordes uns kg, que depois te vão custar a carregar na súbida !
Boas amigo RJLA,
Penso que com 39/26 sobes confortável.
As piores partes da subida são:
- ligação entre Seia e a Aldeia da Serra
- após a descida que atravessa o Sabugueiro até à primeira lagoa que encontras à direita (não me recordo do nome)
- após a Lagoa Comprida e até cerca de 3 kms para a Torre
O meu conselho é começares o mais soft possível e seguires o conselho do Duchene, desfrutando cada km de paisagem.
NADA DE LOUCURAS!!!!
Abraço e boa subida
Olá RJLA e a todos os membros!
Este é um assunto que gosto de falar: o trepar da serra da estrela.
Foi um objectivo que tracei quando iniciei a prática de cicloturismo: não tinha bicicleta de estrada (era uma de btt e com um guiador de estrada... uma macacada minha vá xD), depois tive uma das antigas com uma pedaleira 54/42 e depois então tive a minha bicicleta actual (Scott Speedster s30 2010). Sempre tive esse objectivo em mente e acredita que quando lá cheguei acima chorei. Não so pela conquista do objectivo mas porque lutei psicologicamente com problemas que familiares meus tiveram... A subida, essa foi feita por Manteigas e só não foi em "one shot" porque o homem das águas no centro de limpezas não me deu uma garrafa de água. Contudo o objectivo não era fazer em onhe shot, mas sim chegar à torre naquele dia.
Tive um mês para me adaptar à bicicleta e treinar para a subida, que só soube que ia lá 15 dias antes.
Uma coisa que o Mestre Cavaca me ensinou foi: a base do ciclismo é a rotação. E olha que é verdade. Não percebo, ainda, muito de jogar com pedaleira e cassete, mas cada vez que subo, tento manter uma rotação adequada a mim. Tive uma sorte que foi levar um "carro de apoio". Cada vez que tinha sede a minha mae enchia-mo com água e acho que quase comi uma caixa de 8 barras xD Houve momentos que abrandei o ritmo para baixar a pulsaçao e poder lutar.
Foi dos dias em que tive prazer em sofrer.
Um dia mais tarde quero chegar à Torre por todas as vertentes, mas uma de cada vez e com calma e treino.
Isto tudo pra dizer que conta a força não só das pernas, mas também a da cabeça. Vai com calma e desfruta da paisagem.
Tenta manter a rotação e não te preocupes com o tempo que demoras. Não estás a competir com ninguém, muito menos por um prémio material, mas sim por um prémio pessoal. Hoje sinto-me grande por ter subido a serra. Não me sinto melhor que os outros, sinto-me capaz de fazer seja o que for. A subida trouxe-me moral!
E agora acabo com o meu testamento e desejo-te boa sorte e bom sofrimento pois parece que não é facil, mas já sabes: mantém a rotação e nao te canses demasiado nas subidas. Vai gerindo o esforço mas descidas comecem. Alimenta-te nessas alturas.
Tenho 17 quase 18 anos ainda tenho muito que aprender, apenas dou o meu testemunho xD
Um abraço
daff93
flavourflav
05-05-2011, 21:31
Viva camarada Viseense.
O ano passado fui 2 vezes à Torre (arrancando de Seia) com pedaleiro compacto, e cassete 12-27. Da primeira vez demorei 1h57m, da segunda vez demorei 1h52m.
Para teres noção, no meu conta kms contei 28,7 kms, com 1573m de acumulado.
Como já foi aqui dito, a subida começa com alguma dureza logo à saída de Seia, à volta de 8% durante uns kms com algumas rampas mais íngremes, e torna-se medonha à saída do Sabugueiro, com uma inclinação bem dura e constante durante uma série de kms.
Depois da Lagoa Comprida a coisa faz se com alguma facilidade, e passas a ter várias zonas em que a inclinação baixa, chegando mesmo a descer.
Dei esta semana uma volta em que fiz Viseu-Seia (segui depois para Gouveia-Mangualde e regressei), e são cerca de 40 kms com cerca de 600 ou 700 m de acumulado, mas sem inclinações muito puxadas.
Sugiro vivamente que tentes aqui umas subidas duras mas mais curtas aqui na zona para testares como te aguentas com a pedaleira, por exemplo:
http://www.mapmyride.com/routes/view/15607630
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?2136-Ao-Cron%F3metro-S%E3o-Mac%E1rio
Qualquer uma destas duas é mais inclinada que a Serra da Estrela, mas vais achar inclinações deste tipo por lá.
Qualquer dúvida apita.
Abraço
P.S.: Até ia contigo, se porventura quisesses companhia, mas a questão do regresso complica a coisa (ir e vir são 140 kms, o que seria excessivo). No entanto ponho a hipótese de ir até Seia de carro, e tentar acompanhar te na subida, (não sei se vais sozinho ou em grupo)
RJLA, por acaso também irei (ou tentarei ir) no dia 13 até à torre...
Vou inserido num passeio promovido pelo Centro de Recrutamento de Viseu. Creio que é só para militares, no entanto se quiseres aproveitar a companhia estás sempre à vontade.
No entanto o percurso acho que vai ser diferente. Sairemos de Viseu, Mangualde, Gouveia e depois subimos... Não sei por onde, porque esse lado não conheço (apenas conheço as subidas por manteigas, covilhã e seia). Voltamos a Seia onde estará a boleia para viseu. Em principio eu não irei estar dependente da logística do exército, visto a minha mulher ir-me buscar (se tudo correr bem) a Seia, sendo que depois voltamos a Viseu, onde deixarei a bicicleta, e depois vamos de férias.
Assim, e é algo que te posso confirmar para a semana, poderias ir com o pessoal e depois dava-te boleia de volta...
Os andamentos são díspares. Há desde o pessoal que faz BTT ao fim de semana, os que andam mesmo muito e ainda aqueles como eu, a recuperar forma, sem grande andamento e que fazem alguma estrada há meia dúzia de meses.
Sem ser em BTT, a subida mais longa que fiz foi de Castro Daire para as Portas de Montemuro, onde em 18km se sobe, dos 600 aos 1200 metros, mas com duas descidas pelo caminho com uns dois kms, e com menos inclinação! Seja o que as pernas quiserem!
Boas helio 69,
Se vais subir por Gouveia só tens duas hipóteses; ou passas pelas Penhas Douradas, desces para Manteigas e em seguida sobes por Piornos; ou então mesmo antes de chegar às Penhas Douradas viram à direita e vão dar à estrada que vem de Seia e entram na mesma num entroncamento pouco antes de iniciar a descida no Sabugueiro.
Por acaso também gostava muito de um dia subir à Torre, quem sabe talvez no verao hehe
Por onde é a subida mais dura? Alguém tem altimetrias?
cumps
Mais uma vez obrigado pelas dicas! Cada uma válida à sua maneira.
Para já ainda não consegui desenrascar uma pedaleira compact, amanhã tentarei numa outra loja. Lá atrás enganei-me, afinal a minha cassete é 27-12 e não 26-12. Assim sendo acham que ganharei alguma coisa em mudar para algo superior a 27, por exemplo para 28? Um dente fará assim tanta diferença?
flavourflav, eu não sou de Viseu, apenas vou partir de lá. Irei inserido num grupo e terei transporte em Seia para regressar a Viseu. Mas se te quiseres juntar não há problema, afinal de contas a estrada é pública e o pessoal entende-se bem!
helio69, enviei-te mensagem.
Afonso_Albufeira
06-05-2011, 08:52
Tenho o 52-39, 12-25 e ainda à duas semanas subi à Torre por Seia e não morri. Mais um dente, menos um dente pouca diferença faz. O que interessa é manter o ritmo mais adequado para cada um e a força de vontade. A parte mental é MUITO mais importante do que mais um dente ou menos um dente.
PS. Dá pena ver a Serra na zona do Sabugueiro, está tudo em carvão.
AndreSchleck
06-05-2011, 10:09
Boas,
sei que à primeira vista vai parecer ridículo o que vou dizer mas, CUIDADO COM A DESCIDA DO SABUGUEIRO. Pessoalmente, quando lá fui preferia que essa descida não existisse.
Tinha feito os primeiros 7/8 Km super bem, mas após fazer a descida, onde apanhas logo umas rampas com um sinal de perigo a avisar: vários Km a 10%, vi-me aflito e demorou um bocado a voltar a apanhar o ritmo. Talvez seja por os músculos arrefecerem durante a descida, não sei...
Mas não te preocupes, vai correr tudo bem, e vais ver que nunca mais vais esquecer essa experiência.
Abraço
Paulo V.
06-05-2011, 15:29
Boas,
vou dar aqui o contributo de quem já fez essa subida pelo menos umas cinco ou seis vezes, já a fiz toda sem parar, já a fiz com algumas paragens (umas três ou quatro) e com vários ritmos diferentes consoante o andamento que tinha nas pernas devido aos poucos ou muitos treinos que efectuava, também já tive a infelicidade de num ano a ir subir e chegar cerca de uns 2Kms antes da Barragem da Lagoa Comprida e ficar por ali por não ter mais pernas para continuar.
Posso dizer que o que custa mais na subida é a entrada até aos primeiros 6Kms (onde está o posto de gasolina) mais ou menos onde a inclinação é considerável, depois até ao Sabugueiro não há grande dificuldade e convém aproveitar aí para descansar e para gerir as forças. Depois à saída do Sabugueiro as rampas são bem complicadas e bem duras e penso que o pior da subida estará nesse sector até à Barragem da Lagoa Comprida. Quando se chega à Lagoa Comprida é aproveitar para um descanso para enfrentar mais uma rampa bem complicada até se começar a ver a Torre. Quando se começa a ver a Torre, começa o efeito psicologico, pois parece já ali e o já ali nunca mais chega, não é que esses Kms sejam muito duros ou inclinados, mas o que está feito até aí pesa e de que maneira para a frente e o cansaço torna-se por de mais evidente. Também custa bastante a fazer aquele ultimo Km até á Torre, parece que não sobe nada... mas sobe que se farta e a bicicleta parece que cola á estrada.
Quanto a andamentos utilizados, de todas as vezes que lá fui sempre levei 52x39-25x12, mas acho que é um andamento demasiado pesado para aquele tipo de subida, mesmo para quem se adapta melhor ás subidas, penso que o ideal será um pedaleiro compacto com um 26 ou 27 atrás.
Outra nota importante, não convém entrar em loucuras, é preciso ver que são 29Kms de dura subida, que demoram pelo menos umas 2H15 a 2H30 a serem feitos, convém entrar num ritmo certo com poucas oscilações, pois todas as loucuras que se cometerem cá mais para baixo, ao chegar lá acima paga-se tudo. Convém também mentalizar e interiorizar que estamos num esforço que deve ser levado até ao fim e o efeito psicologico também conta para superar uma subida daquelas.
O conselho que te dou, quer faças a subida toda de uma vez, quer faças paragens, aproveita ao maximo e acima de tudo disfruta da paisagem e do prazer de fazer uma subida mitica que poderia ter lugar numa das três grandes voltas de três semanas.
manuel fernandes
06-05-2011, 18:34
Já agora , e como todos companheiros aqui disseram , eu tambem já subi várias vezes e pelas vertentes todas a mitica serra da estrel, e , posso dizer que está cada vez mais dificil da fazer (as pernas vão faltando) por isso e a minha mera opinião seria que fizesses a tua primeira subida na companhia de alguem que a tenha já feito, sem duvida nenhuma que é miunto mais facil do que sózinho.
Em relação ao andamento , penso tambem 50/34-12/25 deve chegar.
É só mais uma opinião.
Vais realizar um sonho, penso eu, do qual eu vou também tentar em Agosto se não me lixarem as férias. Por isso amigo a tarefa não vai ser facil e leva o tempo todo e muito abastecimento/powerred que vais lá chegar, um abraço com muita pedalada.
Nolimits
06-05-2011, 23:41
Boas RJLA,se não fosses de tão longe,punha-me a fazer essa "dose" contigo,penso que todos nós temos bem cá no nosso subconsciente a tal subida,e comigo essa subida,é a torre.......................good luck,and be strong on your legs
Delamadera
07-05-2011, 08:44
Boas,
@RJLA a subida à Serra da Estrela no dia 13 é organizada por militares e só para militares?
Estou seriamente dentro de 1 mês e meio tentar escalar a Serra da Estrela (Viseu-Seia-Torre e provavelmente voltar a Viseu a pedalar).
Outra escalada que gostaria de fazer seria pelo lado da Covilhã (por Manteigas já subi) e aproveito para lançar o desafio a potenciais interessados para um "passeio" até à Serra
do género Belmonte-Covilhã-Torre-Seia-Viseu.
Por Loriga só quando perder 20kgs :P
Em relação à transmissão aconselho-te a mudares de cassete (27/28T), a Sram já tem 32T mas o senão é que as relações ficam demasiado espaçadas.
Um pedaleiro 34/50 também ajudava...
Provavelmente não irás usar a relação 34/28 mas só o facto de saber que podes reduzir, dá-te outra segurança e moral para escalar a Serra pois o pior que me pode acontecer é ir nos limites e saber que já não tenho nenhuma mudança mais leve :S
Boa sorte para ti e para os teus companheiros de escalada
e tenta fintar o "homem do martelo" ;)
Belo desafio este.
Cada vez que vejo a volta a chegar lá a cima digo a mim mesmo que um dia destes também a irei escalar.
Acontece que vou passar 5 dias à Serra da Estrela em final de Maio e estou muito tentado em levar a minha fininha para dar lá umas pedaladas, sem grandes objectivos, só andar oque as pernas permitirem. Vou levar a minha esposa e o objectivo é passear pela serra e descansar, se levar a bike terei de lenvantar mais cedo para ir dar uma voltinha e tirar o resto do tempo para a esposa.
Tenho a tradicional relação 53/39 - 12/25 e pelos comentários com estes andamentos vai ser uma grande sova nas perninhas.
eu nao cometeria o erro de ir para la com uma relação dessas, pelo menos sem um treino bom....
mas ve o lado positivo, tens sempre a mulher para te ir buscar....
Viva pessoal.
Iniciei-me à pouco nas lides da roda fina e entretanto aparece o desafio da Clássica da Serra da Estrela no dia 4 de Junho.
Será que para começar é um evento demasiado ambicioso?
Tenho um pedaleiro compacto e cassete 11/28.
A minha "escola" é a do btt e com os eventos típicos: 100km, 80km. Em termos de horas em cima da bike o máximo que fiz foram 6 horas e qualquer coisa. O habitual é entre as 4 e as 5 horas.
Agradeço conselhos e opiniões.
Obrigado.
JÁ ESTÁ! Esta já ninguem me tira!
120km e 2600 m depois cumpri o objectivo. Numa palavra: ÉPICO
O rescaldo com fotos fica para outro dia no espaço adequado. Agora vou descansar que ando de pé desde as 05h30 e o corpo e a mente não dão mais.
tranquilo
14-05-2011, 22:31
Parabéns pá. Depois conta como foi.
Abraço
Muitos parabéns. Esse é um dos meus objectivos, quando tiver a preparação adequada.. :)
Abraço
Se a metereologia o permitir vou tentar fazer o mesmo a partir de Nelas dia 18/06/2011....
Eu já subi a Serra da Estrela algumas vezes mas sempre com poucos Km´s nas pernas. Este ano como estou bem preparado, gostava de começar a subir a serra já com uns 100 e picos km´s nas pernas. A ideia era acabar com 160/170 Km´s por aí.
Alguém faz ideia de onde se possa começar uma volta que dê para chegar ao início da subida com 140/150 km´s? É que eu não tenho nada em mente...
Viva pessoal.
Como este tópico foi bastante proveitoso nos conselhos, vou aqui deixar a minha experiência.
Miro, fizemos a volta tendo em conta o seguinte trajecto:
- Covilhã, Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Loriga, S. Romão, Seia, Sabugueiro, Torre, Covilhã.
Podes ver o trajecto original em:
http://ciclismo2640.blogspot.com/2011/05/classica-da-serra-da-estrela-2011.html
Eu e mais um um amigo não vimos a entrada para a Erada, daí o desvio por Unhais da Serra.
Algumas considerações patrocinadas pelo Ciclismo2640
http://ciclismo2640.blogspot.com/2011/06/consideracoes-acerca-do-percurso-da.html
Chegámos a Seia com cerca de 100km e 124 na Torre. No final, na Covilhã o ciclómetro acusava 150km.
Algumas dicas de um principiante:
- fazer a tirada com calma sem exageros, pois a factura pode ser alta e a pagar no início da subida. O que não será nada agradável.
- levar dinheiro. 10,00 euros no minímo, pois permite parar a meio num café e no final na Torre.
- a comida nunca é pouca. Hoje levaria doce e salgado.
- atenção à concentração das bebidas. Um bidon só com água no início da escalada pode ser boa ideia para "lavar" a boca.
- na minha bike tenho 50/34 e 11/28. Para mim foi o ideal.
- levava manguitos, que baixei durante a subida e colete que despi também durante a subida. No topo e descida para a Covilhã ambas as peças de roupa deram muito jeito.
- a descida da Torre para a Covilhã deve ser feita com muita atenção.
Boas pedaladas
O rescaldo está finalmente no devido local...Peço desculpa pela demora!
richardworx
13-06-2011, 08:50
Esta quarta vou lá subir aquilo com uns amigos, vamos fazer a vertente Seia-Torre-Seia.
Já está… finalmente concretizei o sonho de ir ao alto da torre com a minha namorada, a desgraçada teve que carregar com os meus 95kg pela serra acima, devo dizer que se portou bem e não precisou de fazer nenhuma pausa forçada durante as 03.33 horas até ao alto.
Moro em Nelas e escolhi subir por Seia, são 51km…. tirei partido da informação presente aqui no fórum sobre este percurso e lá me fiz eu á estrada. Sai pelas 7horas da manhã e até Seia fui nas calmas, já ia preparado para a primeira dificuldade da subida… os primeiros 6km a partir dos paralelos de Seia…. o antes e o depois da Aldeia da Serra foi mesmo complicado, o ritmo cardíaco ultrapassava as 160p/m e a cadencia baixou para as 45rpm… esqueci-me de dizer que fiz praticamente a subida toda com uma relação de 39/28. Depois do Sabugueiro eis a segunda dificuldade do dia que são os 5,3 km seguintes (foi aqui que á 5 anos atrás tive que desistir e voltar para trás)… nestes 5,3km a parte que me custou mais foi depois do entroncamento da estrada que vem de S. Romão.
Cheguei á Lagoa comprida e comecei a convencer-me que já estava lá em cima… mas ainda faltavam 10km penosos…. em casa inconscientemente é certo, nunca dei muita atenção a esta parte final, não sei porquê sempre idealizei que se chega-se á Lagoa comprida também chegava á Torre… mas as dificuldade está lá, existem algumas partes que até se desce mas não se pára de subir, quando começa-mos a ver as Torres parece que estamos perto mas ainda faltam +- 6 km….. e eis-nos lá em cima.
Sai de casa com o Jersey carregado de abastecimento sólido e líquido, fui carregado com 3 bidões. Se existe algum chafariz á beira da estrada depois de Seia não me apercebi mas quando repetir o percurso pararei no Sabugueiro e comprarei água.
O regresso a Nelas foi mais rápido mas complicado, pelo menos até Seia onde cheguei com uma tremenda dor nos braços… conseguir segurar 95kg a descer a serra é obra.
Nelas-Torre-Nelas 102km 05.27horas 18,7km/h
@ammr
Muitos parabéns. É uma sensação única quando chegamos lá em cima e dizemos para nós próprios já está! :)
Também quero ver se lá volto a subir nos próximos tempos, ando a ganhar preparação para tal, mas no meu caso vai ter uns Kms extra pois devo sair de Viseu.
O Proximo "passeio" será ao Caramulinho, depois quando tiver oportunidade talvez volte á torre mas desta vez irei por S.Romão... estive a ver um grafico de altitude e "parece" uma subida com inclinação +- constante. O problema é que não conheço a estrada... qualidade do piso... etc... Qualquer ajuda é bem vinda e já agora uma comparação com a subida pelo Sabugueiro é bem vinda.
Delamadera
18-06-2011, 20:04
@ammr
parabéns pelo feito e quando fores ao Caramulinho podes fazer Tondela-Campo de Besteiros-Caramulo ou se quiseres apimentar um pouco mais a subida e eventualmente matar "saudades" da Serra da Estrela podes subir por Silvares-Carvalhal da Mulher-Caselho para tal à saida de Tondela segues em direcção ao IP5 e quando chegares a Caparrosa segues para Silvares. Se quiseres companhia manda msg por pm.
Delamadera
18-06-2011, 20:19
@jnap
se quiseres companhia para subir a Serra da Estrela eu alinho (se tiver disponibilidade claro).
Hipótese A: Viseu-Nelas-Seia-Torre e voltar pelo mesmo caminho aprox. 145kms
Hipótese B: Viseu-Nelas-Seia-Torre-Manteigas-Gouveia-Mangualde-Viseu aprox. 166kms mas muito mais duro...
p.s. não te esqueças de colocar as tuas voltas no tópico que abri "Voltas pela Região Centro"
@Delamera
Nem reparei que me tinhas perguntado aqui se queria companhia, mas como te respondi no meu tópico, se quiseres andar com um peso morto... :)
Delamadera
21-06-2011, 15:32
Estava a pensar ir à Torre no sábado...
no sábado vais a Fátima? certo?
Isto já é um bocado offtopic, mas trocaram-me as voltas...
Tens PM/MP :)
Delamadera
21-06-2011, 16:05
@Jnap
já te respondi por PM
Já subi à Torre por Manteigas e achei fácil. Também já subi por Seia e achei muito duro, mesmo muito. Brevemente pretendo subir pela Covilhã.
Na vossa opinião qual é a a subida mais difícil; por Seia ou pela Covilhã ?
Claro que só me interessa o testemunho de quem tenha feito estas subidas de Bike, porque de carro também eu conheço:)
fogueteiro
21-06-2011, 16:45
J.P.
como é óbvio cada um terá a sua opinião, mas de longe acho a da Covilhã mais complicada. Não pela distância porque é bastante mais curta, mas sim pela inclinação que apanhas em 95% da sua extensão.
A zona do parque de campismo, e da pousada, e depois a das Penhas Douradas, foram as mais difíceis para mim. O empedrado à saída da Covilhã também dificulta bastante a progressão. Mas como disse esta é a minha opinião.
Mas continuo a achar opção de Loriga a mais difícil, até à estrada Seia - Torre.
Fogueteiro,
Obrigado pelo feedback.
Quando dizes "Penhas Douradas" penso que te referes ás Penhas da Saúde (só pode:))
Tou "feito ao bife". Se a de Seia para mim já é muito dura :(então vou morrer na da Covilhã:(. Vou levar uma K7 12\27 sempre ajudará alguma coisa.
heldercerqueira
21-06-2011, 20:13
Pela Covilhã é de longe a mais dificil, prepara te para o pior, a fase inicial é mesmo parede, depois pior ja não encontras depois de penhas da saúde é como mel..
OK já percebi que é sofrimento mas como não é opção desistir desta subida:) lá terei que a fazer o melhor que conseguir.
Vou levar uma K7 "mais amiga" (12/27) e NÃO vou fazer a asneira que fiz quando subi por Seia (subi num dia e hora de calor :o)
fogueteiro
22-06-2011, 08:01
Quando dizes "Penhas Douradas" penso que te referes ás Penhas da Saúde (só pode)
Claro... baralhei-me no emaranhado das Penhas.:D:D:D:D
Claro que fazes com essa K7. Mesmo que tenhas que parar, uns 3 minutos, para recuperar o folego, não é vergonha nenhuma. Eu subi essa vertente com 23 mas fui um "nabo", porque o sofrimento era tal que não aproveitei a subida.
Viva
Já algum de vocês fez a subida pela Srª do Desterro (S.Romão)??
Gostava de "experimentar" por S.Romão.... fiz a subida no Sabado pelo Sabugueiro e agradecia comentarios comparando a subida feita por ambos os lados.
Eu Saio de Nelas... a distancia é praticamente a mesma, pelo Sabugueiro ainda descemos um pouco (mas quando se desce.... temos que subir "ehehehe") Pela Srº do Desterro são 16 kms sempre a subir até encontrarmos a estrada que vem de Seia ;)
Paulo Freitas Team Fly
22-06-2011, 16:37
Boas eu mais 3 amigos no mês passado fizemos Trofa / Torre, uma maravilha, Albergaria, Oliveira Bairro, Vouzela, viseu, Nelas, Seia, Sabugueiro, Torre, pessoal deu 245kms de grande dureza ainda por cima em 53/39 11/25...meus deus, também já fiz duas vezes por o lado da Covilhã para mim muito mais duro... mas dessas vezes fiz São Romão, Unhais, Covilhã, Torre muito bom... por um lado, ou outro o importante é ir curtir e chegar lá cima comer umas sandes e beber um copo de tinto...lol...
Aproveito para desejar bom S.João a todos.
manuel fernandes
22-06-2011, 19:17
Boas, também eu e mais 3 amigos meus temos a ridicula mania de subir a serra das mais vertentes possiveis maneiras e com alguma assuidade, e , por dizer que ainda no passado dia 10 (feriado) lá fomos nós serra acima.
Seia,torre,covilhá ,contornando a serra em direção a unhais da serra subindo até ás eólicas, indo até vide, e dai meus senhores é subir e bem subir (passando por loriga) até á lagoa comprida e depois descer até seia
Meus senhores foram 156km de grande sofrimento (3970 de acumulado) e, por isso digo que talvez fosse a volta maia violenta que fiz na serra.
As outras vertentes são sem sombra de duvidas mais faceis.
Fica aqui este trajeto para alguem com km nas pernas se aventurar a fazer.
@Delamadera
Tens a Caixa cheia... :)
Delamadera
24-06-2011, 11:28
já apaguei algumas msg
podes mandar
tranquilo
24-06-2011, 11:44
Ontem, mega-volta a solo com partida de Coimbra e passando por Góis, Arganil, Avô subida à Torre por Vide em one-shot e depois Manteigas e finalmente Guarda para apanhar o comboio para Coimbra :D
190km
10:00 na bicicleta
4600m de AC
GARMIN (http://connect.garmin.com/activity/94378295)
Os primeiros km's em Vide são mesmo assustadores... e a subida para a Guarda também não é meiga depois daqueles km's todos.
Mais tarde o rescaldo completo
Abraço
Delamadera
24-06-2011, 12:33
Well done!
Essa volta não está ao alcance de qualquer um...
Grande volta...
Eu já para fazer a subida depois de 50 km até tenho medo, quanto mais com 100... :S
Figueiredo
24-06-2011, 13:25
tranquilo,
Parabéns pela volta eu estou a pensar num futuro fazer Vila Cova de Alva - Torre, consegues-me enviar informação pode ser por PM sobre esse bocado de trajecto que fizeste desde Avô até á Torre, pois ainda não me decidi qual o precurso... 190Km planos ainda é muita fruta para a minha camionete quanto mais com 4.600AC já vi que essa Cannondale foi parar a boas mãos:)
tranquilo
24-06-2011, 14:04
Boas.
Obrigado pessoal.
Acho que todos os ciclistas deviam ir uma vez à Torre. É cá uma experiência e tanto...
Figueiredo o percurso entre Avô e a Torre foi simples: Depois de Avô segues em frente em direcção a Vide sempre pela N230 e cortas à esquerda mesmo antes de Vide. Esta é a subida que costumam usar na Volta quando ela passa por aquelas bandas.
Vê aqui: (http://maps.google.pt/maps?saddr=Av.+Dr.+Vasco+de+Campos%2FN342&daddr=Estrada+desconhecida&hl=pt-PT&ll=40.307284,-7.79995&spn=0.129597,0.235176&sll=40.323808,-7.609663&sspn=0.016196,0.029397&geocode=FajVZgIdwGOH_w%3BFV5CZwIdItWL_w&mra=dme&mrsp=1&sz=15&z=12)
Estava previsto fazer a subida que começa depois de Vide que passa por Casal do Rei mas após falar com um senhor no café ele recomendou-me fazer a que começa mesmo antes de Vide pois o piso está em melhor estado. Mas logo a abrir a primeira rampa tem 15% :D e nunca fica fácil... Só depois de apanhares a estrada que vem de Seia e Sabugueiro é que fica mais tolerável mas mesmo assim... força nessas pernas!!
Abraço
fogueteiro
24-06-2011, 14:34
WOWWWWWW,
grande volta. Sim, senhor. Os meus parabéns!!!
Fizeste um bocado da subida que eu acho mais difícil até à Torre. Aqueles cotovelos, são me matar tudo, e não dão descanso.
190 kms com todos esse acumulado, já ninguem tos tira!! Voltaste às grandes voltas...
Este homem está imparável..! Perante isto sinto que a minha recente ascensão à Torre foi uma frouxidão... Muitos Parabens e da próxima vez que pedalarmos juntos estou bem tramado...
tranquilo
24-06-2011, 15:03
Boas, se há coisa que esta volta me ensinou é que não há subidas à Torre "frouxas" :D
Abraço
hmorgado
24-06-2011, 16:24
Boas!
Ainda sem dia marcada, vou efectuar a subida à torre na ultima semana de Julho ou na 1ª de Agosto.
Vou arrancar de uma aldeia perto de V.V.Ródão e seguir a direcção de Castelo Branco, Alcains, Alpedrinha, Fundão, Covilhã, Torre.
Não decidi ainda qual a descida que irei depois efectuar, mas por agora ainda não importa.
Queria aqui pedir ajuda de alguém que já tenha subido pela Covilhã, de modo a saber +/- qual o tempo médio que demora a fazer a subida.
Claro que tenho presente que cada um sobe ao seu ritmo, conforme a sua condição fisíca e conforme as condições climatéricas.
Agradeço a vossa ajuda.
Cumps.
HM
Tranquilo,
Parabéns. Realmente uma volta digna de registo, não pela distância em si mas pelo acumulado enorme.
Só por curiosidade que comboio apanhaste na Guarda?
Faço esta pergunta , porque já precisei de apanhar um comboio na Guarda com destino a Coimbra (estava de Bike) e o último era ás 14h50m. Isto porque no Intercidades das 18h13m infelizmente não é permitido o transporte de Bikes.
Com 10 horas de trajecto chegaste com toda a certeza á Guarda bem depois das 14h50m.
tranquilo
25-06-2011, 00:16
Pois JP, tenho uma história curiosa:
Cheguei à estação todo contente e até entrei pelo comboio dentro quando chega o pica...
- Meu rapaz, nos IC não é permitido levar bicicletas!
- Como? Pensei que podia! Agora é que arranjou um problema! É que tenho de ir para Coimbra.
- Coimbra?! Ainda se fosse até à próxima paragem... não pode ser, com a bicicleta nem pensar não vai neste comboio!
- Ouça, você não está a perceber, eu tenho mesmo de ir neste comboio, não posso voltar de bicicleta... vou morrer!
- Nem pensar.
- Como podemos resolver isto? Eu vou em pé duas horas junto às entradas! Não me importo.
- Não pode ser. Já viu se vem alguma senhora a sair cai e tropeça e rasga-se toda contra as rodas! Nem pensar. E depois ficava a CP a pagar a indemnização. [juro que o gajo me disse isto]
- Olhe, eu desmonto-a e arrumo-a nos armários.
- Não que isso não é bagagem. Tem de a embalar para a levar aqui.
Continuámos nesta conversa até que o maquinista (ou alguém superior na hierarquia) veio e disse que a podia levar no lugar de deficiente, na coxia, desmontada.
Pronto, tirei as rodas virei-a ao contrário e com as duas câmaras de ar suplentes atei bem a bicicleta ao suporte que existe para cadeiras de rodas e lá fiz a viagem!
Tenho de agradecer ao maquinista que foi impecável e que entendeu a minha situação. Não torno a cair nesta...
Abraço
Pois, grande sorte. Mas foi merecida, depois dessa volta:D
Parabéns mais uma vez
Grande Tranquilo. Sim senhor, ganda bolta. Tu não brincas em serviço.
Grande empeno, não?
Se calhar vou esta semana lá, tou de férias até quinta.
Temos de combinar mais um evento.
Grande abraço
Grande volta ao estilo TRANQUILO.:cool:
Parabéns
Boas Panta, grandes férias e com grandes, grandes subidas no pensamento.
Grande abraço
andre16331
26-06-2011, 19:30
Aproveito para deixar neste espaço dedicado ao nosso ex libris o relato de uma proesa realizada por um ciclista local (serra da estrela)
Ah... o link: http://jmedeiros.blogs.sapo.pt/ Está logo no início da pagina. Tranquilo não é nenhuma picardia do género " a minha é maior que a tua", porque neste caso nem é minha eh eh eh ! Primeiro que tudo tenho de te felicitar pelo feito heroíco ! Depois vinha perguntar se tens algumas fotos para partilhar com o pessoal. Quanto ao site, senti a necessidade de contribuir em prol da nossa comunidade com a divulgação de algo que me deixa literalmente de boca caída, e não é qq coisa que me faz ficar neste estado, até porque tenho umas histórias do tipo epopeia passadas na serra !
Cumprimentos, André Craveiro
Que abuso, um gajo para subir aquilo 1x é uma desgraça e depois vê alguns "malucos" que fazem-no várias vezes... :)
tranquilo
26-06-2011, 22:03
Bolas, subir 4 vezes a Torre no mesmo dia? Que máquina! Não era eu que me metia numa dessas hehehe
Ter fotos até tenho mas ficaram quase todas uma valente porcaria pois parei muito pouco ou seja são quase todas em andamento
O meu roadbook e pequeno almoço (o tracks4bikers é muito engraçado para fazer estas coisas):
http://img199.imageshack.us/img199/3187/23062011093.jpg
Coimbra de manhã:
http://img683.imageshack.us/img683/8433/23062011092.jpg
N17 de manhã
http://img221.imageshack.us/img221/456/23062011094o.jpg
Góis:
http://img27.imageshack.us/img27/4058/23062011096.jpg
Coja (acho eu)
http://img6.imageshack.us/img6/8664/23062011097.jpg
Avô (esta tirei parado)
http://img819.imageshack.us/img819/2628/23062011099.jpg
Vide:
http://img33.imageshack.us/img33/9154/23062011100.jpg
Já em esforço:D
http://img35.imageshack.us/img35/9838/23062011103.jpg
Os mimos da Serra ;)
http://img838.imageshack.us/img838/6118/23062011106.jpg
Já no topo e com a barriga cheia de uma sandes de queijo e presunto
http://img855.imageshack.us/img855/6864/23062011111.jpg
Chegada à Guarda
http://img851.imageshack.us/img851/4279/23062011118.jpg
Abraço
Helder Pereira
26-06-2011, 22:27
Uau, ganda pinta.
É nestas cenas que eu penso que estou a anos luz desta malta, com estas aventuras soberbas.
Grande abraço
andre16331
27-06-2011, 07:35
Tranquilo, esses mimos que tu falas prolongam-se durante +-9km desde a rotunda à saída de Loriga até ao cruzamento que apanha a estrada que vem de Seia em direcção à torre. Foram esses mimos que quase me fizeram quase desistir ! São tortuosos, infernais mesmo, do ínicio ao fim ! Posso dizer que foi a pior subida que já fiz, na altura tinha 88 agora 72 portanto hoje devia safar-me melhor ! Tu para além da rodagem que já tens, o peso também te deve beneficiar, tens aspecto de trepador !
Um abraço
@Tranquilo
Impecável esse boné da BIC. Onde se arranja disso?
As fotos estão impecáveis, eu nem parado acho que conseguiria tirar tão bem.
tranquilo
27-06-2011, 09:10
@andre16331
Pois, um gajo não pode pensar em quanto ainda falta mas sim em quanto já fez :D
Bem que gostava de ser um trepador mas ainda falta muito! Saí de Coimbra com 69kg e cheguei com 66/67kg. Acho que até nem me alimentei mal bem vistas as coisas.
@jnap
Estes bonés arranjam-se aqui (http://www.prendas.co.uk/) e o serviço deles é excelente. Tens muitos modelos de equipas clássicas à escolha incluindo jerseys e calções. Eu ando a fazer uma colecção :D
O próximo vai ser este:
http://www.prendas.co.uk/images/full/20100723_Cap_Mol2010.jpg
Abraço
whiplash
27-06-2011, 10:13
Penso que subir a serra da estrela por 4 variantes diferentes no mm dia é um feito até agora unico. parabéns
Tranquilo... sem palavras. Muito quilómetro, muito acumulado e ainda uma média dessas. Parabéns.
Já agora, estou a ver que não sou o único fã da massa do pingo doce com recheio a presunto (ou essa será a queijo?);)
Quanto ao maluco que a subiu quatro vezes...:eek:
tranquilo
27-06-2011, 13:19
São os de carne :D mas para ser honesto não gosto muito deles :( mas como são baratos e cumprem a função...
@Tranquilo
Parabens pelo passeio, faço votos para que tenha sido agradavel e moralizador.
Tambem me estriei na Serra da Estrela fez no Sabado 8 dias por Seia.... Tentei fazer uma subida nas calmas, foi extremamente duro mas consegui fazer o percurso sem parar.
Hoje subi novamente mas desta vez fui por Manteigas o percurso foi mais longo, estava conciente da sua dureza mas mesmo assim fiquei surpreendido pela negativa, estava programado parar para abastecer e assim foi... parei á saida de Gouveia(aqui esqueci-me do comprovativo clic), Mondeguinho, +- a meio entre Manteigas e o centro Limpeza "fonte.... Martins" e no alto a Torre.
Pensava que de Manteigas á Torre seria mais Facil do que subir por Seia... mas entre as duas subidas venha o Diabo e escolha..... ehehehehe.
Hoje o vento tambem não ajudou muito, sai de Nelas eram 6.30 horas sempre com os meus 95 kilos que teimam em não baixar.
Na descida decidi descer por S.Romão para ficar a conhecer a estrada..... a estrada está uma ...rda, tirei do meu pensamento subir por ali aquilo de certeza que tem %inclinação brutais.... ali a Serra venceu-me... obrigou-me a parar por já não conseguir aguentar a dor nos braços :(.
Está feito... fica aqui o link do percurso no Wikiloc, com algumas fotos... o tempo que lá está não corresponde á verdade demorei 7.50 horas para fazer os 144 km
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1811516
fogueteiro
27-06-2011, 16:02
Xiça, este pessoal anda todo virado para o sofrimento;);). Digam-me lá o que vos faz mover para gostar de sofrer dessa maneira (onde é que eu já ouvi isto?)!!:D:D
Aconteceu contigo o que também aconteceu comigo, na descida. Tive que parar por não aguentar as dores nos braços e ombros. Bonito passeio, parabéns.
Já agora, uma pergunta. Tenciono fazer, brevemente, essa vertente Gouveia - Manteigas - Torre, mas só a conheço de carro. Não te importas de a descrever, mais pormenorizadamente?
Abraços
whiplash
27-06-2011, 17:06
A subida por Gouveia é longa mas pouco inclinada,só a parte da variante é que custa,depois faz-se bem. O piso é que não está mt bom. Depois desce-se até manteigas e é um pouco mais duro,mas bem mais soft do que por seia ou Covilhã.
@fogueteiro
Quando começo a subir Gouveia já levo um "aquecimentozito" de 29km desde Nelas, vou tentar descrever-te o percurso ( o meu dia)o melhor possivel desde a rotunda da estrada que vem de Seia e Mangualde.
São 22kms sempre a subir mas não te assustes... a inclinação ronda os 4%, se não forçares muito até parece um passeio, a estrada não está boa mas tambem não está muito má e como vamos a subir é pouco relevante. Em Gouveia fizeram uma variante que atalha o percurso contudo ai % inclinação complica-se consideravelmente... pessoalmente não sou adepto dos paralelos contudo aqui "custumo" encolher os ombros e faço o trajeto antigo indo por dentro de Gouveia.
Eu sou de Nelas, estive parado +- 5 anos... fiz este percurso algumas vezes nessa altura, mas ia somente até ao Mondeguinho e voltava para trás pela estrada que vem dar a Seia antes de chegarmos ao Sabugueiro.... foi nessa altura que fiz duas tentativas de subir á Torre mas "morria" sempre a seguir ao Sabugueiro.
Do Mondeguinho para a frente é quase sempre a descer até Manteigas, a estrada está boa mas atenção ás curvas... foi a 1ª vez que a desci... devem ser
+- 17/18 km.
Dentro de Manteigas tens paralelos e até á ponte do Zêzere é um sobe e desce mas nada de especial.
Depois da ponte é que começamos a "pagar os pecados" são quase 11.6km até chegarmos á estrada que vêm da covilhã....Não te sei dizer as %inclº mas logo no inicio nos Viveiros a estrada parece uma parede, a minha cadencia descia das 50 pedaladas para "segurar" o ritmo cardieco abaixo dos 165pm... para animar passamos num local onde está um sinal a informar "altitude 1000 metros" :( SÓ :( .... e vai-se deslumbrando o "gancho" que a estrada fáz na zona dos Cantaros.... assusta um bocado mas não é o que parece. Desde Manteigas pedalei +- 6 km sempre em "sofrimento" até uma fonte (Paulo... Martins) onde parei para encher o bidon e relaxar um pouco.... continuei na espectativa de encontar as mesmas dificuldades mas á frente até fui surprendido com uma curta descida a aquele gancho de que te falei anteriormente na zona dos Cantaros que parecia uma parede até se fáz sem grandes dificuldades... secalhar foi por ter parado na fonte.
Chegando ao centro de limpeza faltam 7 kilometros até ao alto da Torre, no 1º é sempre a descer..... nos restantes o "bicho mau" meteu um aviso com 10% de inclinação mas na minha opinião devem ser bem mais, alem disso conseguimos ver grande parte da subida contudo temos que levantar bem a cabeça ;).
Finalmente eis-nos na Torre.
Para quem não conhece a Serra, tem que ter em atenção a descida, pessoalmente apenos conheço as descidas pelo Sabugueiro e por S. Romão (Infelizmente).
NÂO FACILITEM... principalmente aqueles como eu que se fazem acompanhar com uns Kilitos" a mais. Pelo Sabugueiro a estrada está ótima. Hoje tive que parar na descida por São Romão... NÃO RECOMENDO AQUELA DESCIDA/SUBIDA A NINGUEM.... a estrada está toda lixada....desci aquele inferno a 10/15 kmh com os braços todos doridos.
A minha "avózinha" está equipada com uma K7 11/28 e na pedaleira 39/53
Cumprimentos
andre16331
27-06-2011, 19:48
ammr a fonte de que falas é a fonte Paulo Luís Martins ! É um bom local para fazer um abastecimento, não estivesse a agua a 6ºC constantes durante todo o ano !
http://i.olhares.com/data/big/273/2739446.jpg
Delamadera
27-06-2011, 19:56
No passado sábado (25/06), apesar do calor intenso e do vento que se fazia sentir, meti-me à estrada a caminho da Torre saindo de Viseu às 6h50. Por volta das 8h50 iniciei a dura subida (29kms) em direcção à Torre chegando às 12h03. Pelo meio parei no Sabugueiro apenas para encher os bidons e uns kms mais à frente parei junto ao acesso para a Sra. do Desterro para alimentar-me e esticar um pouco as pernas. Pausa para uma bela sandocha de pão do sabugueiro bem recheada de queijo da serra acompanhada de 2 pepsi's, às 13h iniciei a viagem de volta, descida rápida e a viagem a correr muito bem até que logo à saída do Sabugueiro lembrei-me de virar para Gouveia (triste ideia) para não fazer o mesmo percurso de volta. Após a subida para a Torre me ter custado imenso nalguns momentos, tive de penar mais 7km de subidas duras até apanhar a estrada que liga Manteigas a Gouveia para depois descer durante +/-27kms até ao Rio Mondego para de seguida fazer a subida para Mangualde que tanto me custou. O calor era tanto que a àgua que tinha nos bidons estava acima dos 30º pelo que nem para refrescar servia, em Contenças de Baixo tive de parar num tasco (se continuasse tombava para o lado mais cedo ou mais tarde) para beber uma Cola fresca e comprar àgua, segui para Mangualde para depois apanhar a N16 para Viseu mas antes de subir para Prime (Viseu) parei numa fonte onde quase tomei banho tanto era o calor. Por volta das 17h lá consegui chegar a casa (ainda vivo mas pouco).
Ainda não descarreguei o track do GPS mas para já deixo este simulador:
http://ridewithgps.com/trips/293592
Vou mais tarde postar mais alguns dados e algumas fotos no tópico "Voltas pela Região Centro" - Pedalar por ai
@Delamadera
Grande esticão... para mais com o calor que estava, eu tive que jogar futebol as 19 e ainda estava uma brasa terrível.
Vou ficar à espera do post completo do outro lado, da próxima vez podes contar comigo, pelo menos até ao inicio da subida... :)
@andre16331
Obrigado pela foto.... a minha foi tirada virada para a Serra.
Realmente a água estava mesmo fria
Delamadera
27-06-2011, 20:19
No ano passado fiz a subida Manteigas-Torre no dia da etapa da Torre e acreditem ou não, cheguei 6 minutos antes do David Blanco e só não fiz os últimos 200mts porque o tipo da Prossegur não me deixou passar :D.
Alguns espectadores mais desatentos chegaram mesmo a aplaudir-me (hilariante mas é verdade) e só para terem a noção como os prós "já me estavam a morder os calcanhares" um pouco antes de passar pelo túnel (antes da Torre) eu já os conseguia ver umas quantas curvas mais abaixo.
Cheguei a Manteigas muito em cima da hora (por culpa dos incêndios) pelo que foi estacionar o carro junto à GNR, tirar a bicla do suporte e bora serra acima sem sequer ter tempo para aquecer. Após uma zona em paralelo, apanhei uma parede (como já referiu o ammr) para depois fazer uma subida tranquila (parei na fonte da foto e confirmo que mesmo em Agosto a àgua sai fresquinha) até um pouco antes do centro de limpeza de neve onde a subida custou um pouco mais assim como na zona do túnel que antecede a Torre.
Apesar do calor e do fumo que se faziam sentir nesse dia, acho que a subida por Manteigas é mais "soft" do que por Seia mas em termos de piso está um pouco degradado (ou estava).
Delamadera
27-06-2011, 20:36
@Jnap
A próxima ida à Torre deve estar incluída numa volta que penso fazer há já algum tempo: Guarda-Covilhã-Torre-Seia-Viseu (+/- 150kms).
A principal dificuldade é arranjar transporte para a Guarda pois o comboio está fora de questão (o 1º passa em Manguade apenas às 11h45).
@Delamadera
Podemos ir sempre de carro, posso pedir à minha Maria para nos deixar lá...
Delamadera
27-06-2011, 22:28
@Jnap
Podemos ir alinhavando a volta...
Delamadera, grande volta a tua...principalmente com o calor que se fazia sentir. Eu pedalei apenas de manhã e por volta das 12h já não tinha ar para respirar...estava sufocante! E ainda por cima foste meter-te na estrada que liga o Sabugueiro à estrada Gouveia-Manteigas!! No recente relato que fiz da minha subida à Torre alertei para esse troço. No meu caso fi-lo ao contrário, ou seja, da estrada Gouveia-Manteigas para o Sabugueiro e fiquei todo arruinado das mãos e braços com aquela descida em péssimo estado...Depois de vires da Torre metes-te nessa estrada e ainda por cima a subir...bem, é daquelas ideias que mais valia não nos ocorrer :) Mas o que interessa é que tudo correu bem e que gozaste bem a volta!
fogueteiro
28-06-2011, 08:01
AMMR
obrigado pela descrição da subida. Essa variante, em Gouveia, até de carro mete medo.;) Irei ponderar a ida pelo centro da Cidade. Os ganchos, lá em cima nos Cântaros, e um pouco mais acima, a olho nu também assustam, mas por vezes metem mais medo do que o mal que fazem.
Delamadera,
isso é que foi vontade!! Com aquele calor fazer o que fizeste, é digno de um elogio.
Delamadera
29-06-2011, 17:58
Obrigado pelos comentários
@RJLA
quando quiseres voltar a subir à Torre avisa se quiseres companhia
@fogueteiro
realmente vontade não me faltou, foi o que me valeu para combater o excesso de peso (93kg), os poucos kms efectuados este ano, a pedaleira 39/53, o vento e o calor excessivo. No fim-de-semana passado tu (e o Mingus) também tiveste os índices "de vontade" bem elevados :P
Covilhã - Torre também já está.
Não é duro. É MUITO duro. Bem pior do que por Seia (fui avisado:)).
A próxima subida vai ser pelo lado de Unhais - Loriga, mas não vai ser para já, talvez para Setembro porque começo a não ter idade para estas m**das:D:D:D
Afonso_Albufeira
05-07-2011, 11:12
Loriga - Torre. Na minha opinião e daquilo que conheço, é a subida mais dura da Serra da Estrela. É a minha próxima "aventura" quando for à Serra. Também gostava de fazer a subida de Unhais da Serra mas a estrada não está em condições (penso eu).
hmorgado
05-07-2011, 11:42
Boas!
@J.P.
Consegues dizer +/- quanto tempo demoras-te desde a Covilhã à Torre?
Cumps.
HM
hmorgado,
Fiz a subida sem instrumentos. Não levei ciclometro, nem cardiofrequencimetro, nem GPS, nem sequer relógio. Levei telemóvel mas nunca o tirei do Jersey
Não sei quanto tempo demorei. Levei uma transmissão 50*34 -12*27 e mesmo assim subi devagar e com esforço. Penso que terei demorado 2 horas...mas é uma suposição.
whiplash
06-07-2011, 09:10
Para ser a subida mais dura tens que começar a subir da Vide. Vide-Alto Loriga Torre. Isso sim
andre16331
06-07-2011, 10:27
Ya, são cerca de 30km de extensão ! Mas o troço pior é mesmo do Alto de Loriga à Lagoa comprida ! Só de pensar.... Tive a pesquisar um bocado e são cerca de 9km à media de +-8% !
fogueteiro
06-07-2011, 10:41
J.P,
o troço mais duro, tem cerca de 5/6 kms de extensão. É o "bocado" que vai da rotunda do Alto de Loriga até apanhares a Nacional que faz a ligação Seia - Torre. Depois de entrares nesta estrada já sabes com o que vais contar. Honestamente penso que o pior desta estrada, a partir deste cruzamento, estará para trás (refiro-me às rampas do sabugueiro e da Lagoa Comprida).
Na verdade depois da rotunda do ALto de Loriga é onde vais encontrar as ditas cujas, que só de recordar me cansa. Vais apanhar uma ou outra subidinha na casa dos 14/15% durante umas centenas de metros, sobretudo na zona dos cotovelos. Depois tens um docinho enganador, em plano, mas muito curto onde te poderás preparar para o derradeiro ataque, para mim o mais complicado.
OK, entendido. Depois conto como foi. Mas tal como disse antes, só irei subir lá para Setembro. Pela descrição devo subir uma vez e nunca mais repetir na vida:(. Se for muito pior que Covilhã-Torre começa a parecer a "missão impossivel".
Afonso_Albufeira
06-07-2011, 11:22
Apesar de nunca a ter subido penso que é ainda pior !!! Missão impossível não é. É tudo uma questão de treino e "mentalização".
whiplash
06-07-2011, 12:51
Fogueteiro ,na subida anterior ( Vide-alto Loriga) nos primeiros 2 kms tens partes de 17%. Os primeiros 2 kms são de loucos. E nessa subida faz muito mais calor,mas mesmo assim acho que depois da rotunda de Loriga até á nacional que liga á torre é mais dura. O que não tenho duvidas é que vide-Torre é a subida mais dificil da serra
fogueteiro
06-07-2011, 13:15
Esse troço que estás a dizer não conheço, porque fiz Fundão, Unhais da Serra, Loriga, Torre, Fundão. Apesar de ser muito agradável, pela envolvência, de Loriga até à rotunda, é também dura, mas nada comparada com o resto.
Vocês andam a picar-me para fazer esse bocado de Vide!!;):D
whiplash
06-07-2011, 13:37
lol. qd a decidires fazer envia PM. pode ser q te acompanhe
tranquilo
06-07-2011, 13:54
Caraças, quer dizer que na primeira vez que subi à Torre fiz a subida mais difícil de uma vez (já estou com o ego todo cheio LOL)? Eu nem sabia nem queria heheh. É que foi mesmo sem querer... pensei que fazer 30km de subida em vez de 20km era mais fácil... mas realmente os primeiros km's em Vide e depois da rotunda no alto de Loriga são de um gajo perder a cabeça só de olhar... Mas pronto, manter a calma é fundamental e faz milagres e depois... é sofrer. Se bem que na altura esforcei-me por não me esforçar demais pois ainda tinha de ir até à Guarda e fiz a subida a uma média de 153bpm a uma VAM de 612m/h que é inferior ao que normalmente faço (mas ainda bem que assim foi...).
Ainda me lembro como se fosse agora mesmo quando vi a placa dos 1000m de altitude e olhei para a estrada sabendo os km e o acumulado vertical que ainda faltava... até fico sem ar. É que os primeiros 10km logo à saída de Vide dão para uma 1ªCategoria e depois da rotunda até apanhar a estrada que vem de Seia também! E ainda falta o resto! Engana muito ver 30km a uma média de 5.5% quando se tem quase sempre percentagens acima de 8% a subir ou seja as descidas que existem dão bem para enganar a matemática pura :D
Já agora, para quem quiser, podem ver dados mais detalhados aqui. (http://app.strava.com/segments/675840)
Quando tiver tempo vou pela Covilhã.
Abraço
Figueiredo
06-07-2011, 14:24
Ando-me a mentalizar para subir por Vide em principio no inicio de Agosto, mas já me começam a assustar:p, acho que ainda vou fazer o reconhecimento de carro no dia anterior para não apanhar surpresas, em ultimo caso engulo o orgulho e paro para vêr a paisagem:)
tranquilo
06-07-2011, 14:43
Figueiredo não te assustes antes de lá estares que não vale mesmo a pena. O pessoal exagera sempre quando conta odisseias destas :p
Começa bem devagar e num ritmo confortável e vai aguentando. Cada gancho é menos um gancho, cada rampa é menos uma rampa etc.
Não estou a dizer que uma boa preparação não é necessária (afinal são 2 a 3 horas de subida) mas faz-se sempre ou mais depressa ou mais devagar.
O maior problema em fazer de uma só vez sem parar é mesmo a água... a subida demorou 2h:43min mas do 1.5l de isotónico com que iniciei a subida, ao fim de menos de 1h já só tinha 0.5l, estava algum calor e nem reparei que estava a beber demasiado... tive que ir bebericando a partir daí e os últimos 35min(+-) foram quase sem água.
Abraço
Figueiredo
06-07-2011, 14:59
Deve ser mesmo mais dura eu "ainda" só fiz por Manteigas e demorei sensivelmente 2h, por Vide pelo que contas devem ser aí mais uns 8 ou 9 Km de subida deve dar ao meu ritmo caracol aí umas 3h de subida...que ricas férias;);)
fogueteiro
06-07-2011, 15:27
Ò Figueiredo, não sofras por antecipação!;);)
Tal como o Tranquilo diz, tudo se faz. Se tiveres que parar 3 vezes qual é o problema?? Eu parei duas!! E agora?
Só não deixes de fazer isso, porque vais chegar lá acima com a sensação que és o rei do mundo. :D:D
Vai com uma prespectiva positiva, mas não ignores que aquilo é duro.
Apesar de nunca a ter subido penso que é ainda pior !!! Missão impossível não é. É tudo uma questão de treino e "mentalização"
Quando disse "missão impossível" foi de forma irónica e lembrando a série de televisão do mesmo nome em que uns herois executavam uma missão que à primeira vista parecia impossível, por isso é que coloquei entre aspas.
Claro que tudo é uma questão de treino e mentalização e cada um tem a seu. Podes estar certo que subo...não sei em quanto tempo (nem me interessa), nem com quantas paragens...mas claro que subo.
Figueiredo
06-07-2011, 15:59
mas não ignores que aquilo é duro
Isso é o que nunca se deve fazer, já subi por outro lado aparentemente mais fácil e sei bem da dificuldade que é chegar lá acima... mas também sei a satisfação que senti:)
Vou estar aí uns 15 dias de férias naquela zona e devo aproveitar para fazer umas incursões pela Serra do Açor como forma de preparação e deixo a "cereja em cima do bolo" para o final das férias, talvez para o dia em que a Volta a Portugal chega á Torre, mas tenho consciência que por mais que treine aquilo vai ser sempre dificíl:p:p::)
Olá Luis.
Vejo que já tens umas ideias para as férias.
Numas voltas pela Serra do Açor ainda te acompanho, mas subir à serra pela vertente de Vide isso já é mais dificil, demorava para aí uma semana.
Se de carro já é dificil...
tranquilo
06-07-2011, 16:51
Vão estar de férias ao pé da Serra do Açor? É o meu local preferido para pedalar! Vai na volta ainda combinamos umas etapas. Mas pedalar por lá também não é meigo, principalmente em Agosto.
Abraço
Olá Tranquilo
Normalmente em Agosto passo sempre uma semana por lá.
Este ano em principio estarei por lá na 2ª semana de Agosto .
De facto o terreno para um gordo cota como eu não é nada facil, mas como é uma zona que conheço bem, lá vou dando as minhas voltas.
Em Agosto as estradas são bem movimentadas mas de manhã bem cedo ainda se anda com um certo à-vontade.
Abraço
Figueiredo
06-07-2011, 17:01
Vão estar de férias ao pé da Serra do Açor?
A minha disponibilidade ainda não sei porque vou andar em "mudanças" mas em principio estarei em Vila Cova de Alva na 1.ª quinzena de Agosto... pode ser que dê para combinar alguma coisa...
@ Joca
Que rico amigo que eu arranjei, isso é que é moral... logo tu que para saíres de casa tens que trepar uma montanha quem sobe aquilo também vai á Torre!
Em último caso se não te conseguir convencer fazes-me escolta até ao início da subida:(
Até ao inicio da subida podes contar comigo, mas comparar a subida por Vide com aqueles 4Km para sair de lá da terrinha...
Já subi por aquele lado de carro e não te quero desmoralizar, sei que com calma consegues chegar à torre, mas aqueles primeiros kilometros de subida são mesmoa a pique.
Mas fazes uns treinos por lá nas redondezas e depois já vais lá com mais facilidade.
Figueiredo
06-07-2011, 17:30
Estar ali a 50 ou 60 Km da Torre e não aproveitar para ir lá acima é quase um "crime" desperdiçar a oportunidade... até porque os anos vão avançando e o PDI não perdoa lá diz o ditado "não deixes para amanhã...", tudo vai depender muito do tempo disponível para treinar, mas provavelmente devo trocar a subida prevista em Setembro no Audace pela Covilhã por esta por Vide ou Seia agora em Agosto por uma questão logistica...
Isso é chantagem emocional.
Mas sinceramente para subir pelo lado de Vide penso que não tenho capacidade.
Pelo lado de Seia já tenho algumas duvidas, vamos ver se consigo treinar um pouco e depois logo te digo se faço companhia ou não.
Fazemos umas voltas pelo Açor para ver se ganho coragem..
Figueiredo
06-07-2011, 17:51
Escolhe o lado que queres subir (Manteigas, Covilhã, Seia, Vide...) que faço-te companhia e pago o almoço:), oportunidades não hão de faltar para subir pelo lado de Vide...
Vamos aguardar.
Vamos ver como me sinto daqui a um mês e depois logo decido.
Uns dias antes tenho que fazer por lá umas voltas para ver como estão as forças.
andre16331
06-07-2011, 19:15
Tranquilo, tens um powermeter na bike ? powertap, srm, ibike... Nos detalhes da subida vi uma media de 133 watts, por isso fiquei curioso !
tranquilo
06-07-2011, 20:18
@andre
Não tenho não. O site calcula automaticamente, com grandes erros como é óbvio. Mas sempre dá para ter uma ideia da tua evolução em percursos repetidos.
Bem que gostava de ter um mas são todos extremamente caros!!!! Não sei se estás por dentro do assunto, mas um SRM não fica a menos de 3500€ acho eu... Há opções bem mais baratas como a Quark, powertap, etc etc...
Pode ser que a Garmin (ou a Polar) lance um mais acessível lá para o final do ano ou mesmo em 2012, baseado nos pedais. Se ficasse por menos de 400€ ainda fazia contas à vida (bebia menos um café por dia durante um ano e meio :D) pois é sem dúvida a melhor opção para treinar com qualidade constantemente.
Ultimamente e porque gosto de subidas, tenho visto como tenho andado a melhorar baseando-me na VAM (basicamente a velocidade vertical) comparando-a com as pulsações pois é um campo que o edge500 me dá no ecrã. Já sei razoavelmente bem a velocidade vertical a que consigo andar sem estoirar e a velocidade vertical "cruzeiro" o que foi importante por exemplo para ter dado a volta de Coimbra à Guarda passando pela Torre sabendo que tinha um tempo limite para chegar à Guarda. É engraçado que em nenhum momento da volta inteira soube a minha velocidade instantânea nem tão pouco a média a não ser quando parava! De facto, o meu ecrã no Edge para subidas já nem mostra a velocidade :D Já só ando ao ritmo das pulsações e da VAM hehehe
Nas subidas os erros causados pelos factores relacionados perdas de atrito, vento etc. são muito menores e por isso o VAM e a potência calculada pelo site são um bom indicador da nossa forma actual (em subidas claro está, em plano não é bem assim). Verdade seja dita que é muito fácil saber qual foi a potência média (por defeito) em qualquer subida com poucas contas (se quiseres explico mas quem tenha física no 12º ano deve saber fazer).
Abraço
edit:
Há muito melhores opções para calcular a potência automaticamente, nomeadamente alguns plugins do sporttracks (http://www.zonefivesoftware.com/sporttracks/).
Boas,
Este tópico está com uma dinâmica muito interessante.
Está provado que as subidas fazem subir a adrenalina.
O Tranquilo, não deixa nada ao acaso. Há profissionais que não têm a lição tão bem estudada! Muito bem.
O Figueiredo, está com uma moral que só visto.
Não tarda nada e está a encomendar uma Canyon, deixar os passeios de cicloturismo e dedicar-se a sério a longas distâncias, audaces e afins.
Escolham lá a subida mais fácil que talvez vos acompanhe ou melhor tente acompanhar. O meu PDI vai muito avançado em relação ao vosso!
@Delta juntamos o teu PDI ao meu peso e vamos os dois, marquem lá um dia.
Vao subir à Torre, sou de Viseu e gostava de lá ir mas queria companhia... :P
Figueiredo
06-07-2011, 21:28
O que eu fui arranjar... na primeira quinzena de Agosto estou lá por cima se tiverem mesmo interesse vejam lá um dia que de jeito a todos, escolham a subida e no fim fazemos uma almoçarda para repor as calorias gastas tem e que ser cedinho que em Agosto esta calor!
Relativamente a Canyon por mim era já hoje, mas para já existem outras prioridades...
Eduardo,
Epá isso dá uma excelente média!
Temos que combinar ir primeiro a Montejunto.
Convocamos o Cokenim para nos dar a tática, que conhece a serra como ninguém.
andre16331
07-07-2011, 08:11
Apesar do gozo que me dá andar de bike pelas paisagens envolventes, pela companhia (que já teve melhores dias), resumindo pelo simples facto de "fugir" ao stress e agitação do dia a dia quebrando a rotina é também verdade que gosto de estar por dentro da parte cientifico/tecnológica no que às bicicletas concerne, não estando eu na área informática ! Por isso te perguntei sobre o powermeter !
Pois, quanto ao srm foi uma sugestão mas já com a ideia de que não serias possuidor de um, pelo facto de n ter visto nas fotos o tal "dispositivo colorido" junto ao guiador nem o sensor no crank ! Mas podias ter um garmin com powertap hub. já fica bem mais em conta apesar de ainda dispendioso ! Sim, a polar já lançou alguns prototipos de sensores de medição de potencia integrado no eixo dos pedais e julga-se que andará pelos 600 euros mas só disponiveis para pedais look. Quanto à garmim não sei de nada...
Já agora dá uma olhadela neste site e neste artigo em particular:http://cozybeehive.blogspot.com/2008/09/contador-is-pro.html É sempre bom comparar valores com os pros nem que seja para ficarmos admirados !
Um abraço fica bem
tranquilo
07-07-2011, 10:02
És como eu, também me interesso muito pelo lado tecnológico da coisa...
Mas vou dar-te uma má notícia: pelo que tenho lido, PM da Polar não deve ficar por menos de 1500€ :( e não te podes esquecer que vais precisar de um computador Polar (CS500 talvez dê, não sei). Mesmo que fosse por 600€ não me interessava pois acho que o pessoal da Polar foi um bocado "bruto" (para não dizer burro) em não adoptar a tecnologia Ant+ da Garmin fazendo assim com que tenhas de estar sempre dentro de um sistema "fechado" e exclusivo deles...
Mais interessante é o sistema que a Garmin adquiriu à Metrigear (http://www.metrigear.com/products/) por duas simples razões: vai ser bem mais barato (dizem....) e usa Ant+ que eu acho mesmo que é o futuro destas coisas... só a Polar é que não o usa :confused::confused::confused::confused::confused: Um ponto negativo para o Garmin poderá ser o facto de que, pelo que dizem, ter de ser quase obrigatório usar pedais do tipo Speedplay.
Existe ainda outro concorrente no mercado que usa um sistema semelhante de medir potência no pedal que é a BrimBrothers (http://www.brimbrothers.com/). O sistema destes é em tudo semelhante ao da Polar e ao da Garmin e como não podia deixar de ser usa o protocolo Ant+ para transmissão de dados. Já têm protótipos e tudo, mas daí a ser vendido ao público ainda deve faltar bastante.
Acredito mesmo que para 2013/2014 haja uma revolução para tornar acessíveis estes aparelhos às massas. É que ter um aparelhinho destes para treinar e evoluir rende muito mais do que umas rodas de perfil alto...
Por enquanto existem opções em conta:
iBike (eu não acredito que seja prático, está completamente fora da minha lista)
Powertap (mais baratucho, usa Ant+, mas tens sempre o problema de só a roda onde está instalado o cubo deles funcionar)
Power2max (http://www.power2max.com/) (a opção funcional mais acessível, e se me cansar de esperar pelos outros...)
Abraço
Então e que tal aproveitar a vontade de tantos e estender o convite ao pessoal do Forum!!!?? Assim uma espécie de PIF U* U* com contagem de 1ª categoria!!???
Marca-se um dia, um local de partida, convocam-se os interessados, junta-se a experiência dos organizadores do 1º PIF e pode ser que saia um grande dia de ciclo turismo.....
Eu tenho que lá subir... por isso depende das datas, mas está aqui uma bela ideia.
Ja tem alguma data?
Cumps
whiplash
11-07-2011, 16:56
Hoje fiz 2 subidas á torre,Via Seia e Manteigas. Venho aqui alertar o pessoal que se optarem por descer a estrada N338 (salvo erro) sentido Loriga para terem muito cuidado. Não imaginam a quantidade de cabras que lá estavam no meio da estrada. E vinham a descer e rebolar montanha fora até á estrada. Muito cuidado. Abraços
Paulo V.
11-07-2011, 17:43
Se houver aí um passeio em vista à serra da estrela, dependendo da data escolhida, eu também alinho.
tranquilo
13-07-2011, 00:17
Pessoal então é assim:
Este próximo Sábado (dia 16) eu e Panta combinámos dar uma volta bem catita (mas bem puxadinha) pelas Beiras. O trajecto começa em Arganil bem cedinho e iremos rumar à Serra do Açor direitos a Piódão. Daí vamos para Unhais e depois Covilhã para um ataque à Torre! Depois da Torre nos derrotar rumaremos de volta a Arganil via Vide e Coja. Mais ou menos assim (http://tracks4bikers.com/tracks/show/60045).
A voltinha tem cerca de 200km com um acumulado a roçar os 4000/4500 e é coisa para demorar +- 10 a 11 horas. Um PIF*U não oficial à maneira!
Venho aqui lançar o convite a quem se quiser juntar a nós nesta empreitada. Se quiserem juntar-se em algum ponto do percurso também era engraçado. Talvez haja possibilidade de eu dar boleia a alguém a partir de Coimbra mas depois aviso.
Pensem nisso e avisem para aqui!
Penso que nem é preciso dizer mas as subidas (e descidas) cada um faz ao ritmo que quer com reagrupamento em cada topo (ou sopé) e em plano andamos todos juntos ao ritmo do mais lento, mas por favor tenham a noção do que uma volta destas implica em termos físicos. Eu diria que se conseguem fazer uma volta com 150km com 3000m de acumulado então com certeza fazem esta :)
Um abraço e esperamos por vocês :D
ps:
Paulo V. já viste a sorte que tens? Foi só sugerires hehehe
e estou a ver que o Dropout,o jnap e DDTHX também já estão cheios de vontade!
Delamadera
13-07-2011, 07:56
Esta volta agrada-me mas infelizmente estou a trabalhar (00h00-10h00) e na melhor das hipóteses conseguia sair às 8h00 o que já é muito tarde para uma volta desta extensão. Estou a contar subir à Torre pelo lado da Covilhã em breve provavelmente no dia 24 (dom.) se algum de vós estiver interessado...
@tranquilo
Este sábado para mim não dá tenho revisão no dentista, mudar os ferros, a meio da manhã... E mesmo que não tivesse, já tinha um convite para ir "virar" ao Montemuro... :(
Fica para a próxima e boas pedaladas para vocês.
Isso vai ser uma volta em grande.
Bela iniciativa Tranquilo. O pessoal lança o mote e tu apresentas o plano. :-) Só é preciso haver vontade.
Desejo a todos um óptimo passeio.
Abraços e boas pedaladas
Delamadera
13-07-2011, 10:39
@Jnap
é esta a volta que vamos fazer?
Viseu-Covilhã-Viseu
http://ridewithgps.com/routes/541661
distância: 226km
acumulado: 5200
É um percurso digno de um Giro ou de um Tour!
Figueiredo
13-07-2011, 10:45
Etapas de 200Km ou mais com subida á Torre pelo meio.... tenho mesmo que vos dar os parabéns!!
Eu mesmo que quisesse muito acompanhar acho que não conseguia, devo-me ficar por uma subida á Torre mas um percurso aí com uns 60Km e para mim já acho uma grande vitória:)
Abraços e boas voltas!
Este homem está doido... :)
226 kms, subida à torre, 5km de acumulado num Domingo, isso é muita areia para a minha camioneta, segunda de manhã às 7 e tal tenho de acordar para ir bulir, e isso é volta para durar um dia inteiro...
tranquilo
13-07-2011, 12:49
Até dormes melhor :D
@jnap
Se serve de consolo, o acumulado "real" deverá andar à volta dos 4000m. Assim já alivias o factor psicológico e é menos 1 desculpa... :D
__
@tranquilo e panta, grande empresa! Espero tudo de bom até porque em termos de potencial humano e ciclístico está garantido que sim.
Em Setembro seria menino para me juntar, até porque tenho planos de lá ir, mas agora ando sem rodagem acima dos 170Km e por isso o resultado não iria ser muito divertido para os meus lados...
Não esqueçam depois o relato!
tranquilo
13-07-2011, 13:06
Duchene está escrito, escrito está! Então em Setembro? Ok. Já não te safas (eu também sei que não te queres safar desta :D).
@tranquilo
O problema é se me dava o "sono" a meio da subida... E depois ir a dormir para o trabalho, o que não dá muito jeito, quando se passam muitas horas à frente de um ecrã...
@duchene
Sim eu já me tinha apercebido que o RWG dá acumulados "extra", mas não são os números do acumulado que me assustam, é mesmo a kilometragem total e aquela subida simpática à serra e o dia ser um Domingo, se fosse num sábado iria quase de certeza, agora ao Domingo é complicado para tamanho empeno...
Paulo V.
13-07-2011, 18:20
Pois... já vi que pedir não custa, ihihihihih.
Infelizmente a data não dá para mim, outros valores mais fortes se levantam.
Outro factor também é a distancia, para os meus andamentos é muito Km e muito acumulado... e decerto a experiencia não ia ser a mais agradável quer para mim quer para os acompanhantes que iam ter de esperar.
De resto estou de acordo com o Duchene, em Setembro era uma boa data, pode ser que entretanto nessa altura surja alguma iniciativa identica ou até me junte ao Duchene se surgir opurtunidade... mas espero uma empreitada um pouco mais amiga e suave de quem só gosta de ver as subidas bem ao longe, ehehehihihihi
Delamadera
14-07-2011, 07:52
@tranquilo
começa a alinhavar essa volta para setembro, se eu puder ir conta comigo...
Confirmem datas para Setembro, é que eu vou estar de férias nas duas primeiras semanas...
Se for na primeira devo andar por cá, senão, sinceramente não sei onde andarei. :)
tranquilo
15-07-2011, 22:55
Agora roam-se! Volta para amanhã (http://www.tracks4bikers.com/tracks/show/60335) a começar às 08:30 em Arganil.
Se quiserem encontrar-se connosco em algum ponto do percurso telefonem (vejam a "routetable" no link para saberem +- as horas a que vamos estar em cada ponto)
Abraço
Boa viagem! Não se esqueçam das fotos.
Panta, não abuses nos pastéis de nata! :D
tranquilo
17-07-2011, 19:41
Boas pessoal venho então fazer o resumo da volta!
Tenho duas palavras para o que se passou: deslumbramento e desilusão.
A volta começou cedo e a horas em Arganil numa bela manhã. O céu estava limpo e felizmente as nuvens estiveram sempre fora do nosso caminho e sendo assim há sempre uma vontade redobrada de pedalar.
Deslumbramento:
Lá começámos os dois a pedalar directamente em direcção à Serra do Açor.
O dia começou logo com uma bela subida de 7.5km a uma inclinação média de 7.8% em que à medida que nos íamos afastando de Arganil cada vez mais a paisagem ia mudando para melhor. Nada como isto para abrir o apetite!
http://img163.imageshack.us/img163/2638/16072011131.jpg
Eu e o Panta (ao fundo) no início da nossa volta. Já se nota o verde da Serra.
Atingido o topo entra-se então noutra dimensão: A Serra do Açor.
E que boas vindas a Serra dá!
http://img585.imageshack.us/img585/9371/16072011133.jpg
Ainda durante a subida... Notem-se as nuvens lá ao fundo que nunca nos incomodaram.
De repente entramos "a sério" na Serra pela porta principal!
http://img651.imageshack.us/img651/2253/16072011135.jpg
http://img195.imageshack.us/img195/1620/16072011136.jpg
São estes e os momentos que se avizinham que me lembram sempre porque é que este é o meu sítio preferido para andar de bicicleta:
http://img339.imageshack.us/img339/2946/16072011137.jpg
http://img232.imageshack.us/img232/1157/16072011139.jpg
http://img98.imageshack.us/img98/2595/16072011141.jpg
Não me lembro de alguma vez ter parado tantas vezes para tirar fotos. O Panta tirou a maior parte pois trouxe máquina.
Um dos pontos altos do dia, a chegada ao Piódão:
http://img546.imageshack.us/img546/835/16072011143.jpg
O Piódão é sempre magnífico. Ao cimo no monte estava a estrada que iríamos ter de vencer.
http://img43.imageshack.us/img43/1918/16072011145.jpg
Faltava neste momento então rumar à Covilhã! Mas bem antes disso, em Foz da Égua (penso eu) reparámos nisto:
http://img828.imageshack.us/img828/2885/16072011146.jpg
http://img155.imageshack.us/img155/4070/16072011147.jpg
Uma ponte à Indiana Jones com uma piscina natural cá em baixo com água cristalina. A vontade com que eu estava de dar um mergulho...
http://img231.imageshack.us/img231/9855/16072011148.jpg
Homens corajosos vestidos de licra :D
Continuámos o nosso caminho até à Covilhã passando por Vide e Unhais e até este ponto (e desde o início) o Panta vinha a impor um ritmo bem vivo que eu achava talvez um pouco aceso demais para uma volta com esta altimetria e distância mas como ele é um poço de força lá me deixei ir na roda dele e ia tentando ajudar a espaços. Até este momento ainda não tinha encontrado o meu ritmo mas aos poucos estava a ficar melhor e as pulsações estavam finalmente a baixar para níveis aceitáveis. Onde é que já se ouviu falar de um aquecimento de 100km? Só comigo :)
Desilusão:
Eu vinha era também a reparar que ele até chegar a Unhais apenas tinha comido uma ou duas barras enquanto eu já ia em 5 e quase estrebuchava para enfiar mais outra pois sabia que se não fosse comendo ia pagar bem caro na Covilhã. Ainda o avisei despreocupadamente a espaços mas nem eu estava demasiado ralado. Afinal ele treina regularmente (quando comparado comigo que só ando uma vez por semana) e já tinha feito o PIF*U com ele e que apesar do ritmo de passeio, foi bem duro :)
Estávamos nós a chegar à Covilhã, mesmo na última subida antes da Universidade e já me imaginava a subir à Torre, sabia que ia ser difícil mas estava com uma vontade daquelas que nem que fosse ao zig-zag e a chorar de dor, havia de chegar lá acima de uma vez:p Neste momento reparo que não tenho ninguém atrás de mim... Olho para trás e vejo o Panta ao fundo com aquele ar... o homem da marreta apareceu e parecia que lhe tinha desferido um golpe equivalente ao de um martelo a cair da Torre! Não se tinha alimentado durante o caminho, estava cheio da água que tinha bebido por causa do calor e agora estava completamente vazio. Até teve dificuldade em chegar ao café que era só um par de centenas de metros à frente.
http://img839.imageshack.us/img839/9972/16072011149.jpg
O Panta todo f*dido :D
Aqui morria o objectivo principal da viagem que tinha sido excelente até aqui(uma das melhores que já fiz em termos de paisagens e estradas).Como é óbvio após tanta antecipação, estar no sopé da subida e não a poder fazer deixou-me mesmo muito triste mas enfim, outras oportunidades hão-de vir com certeza e é nestes momentos em que temos mesmo de ser camaradas uns com os outros.
Tínhamos agora que resolver a nossa situação... o que fazer? Estávamos do lado "errado" da Serra da Estrela, não havia maneira de escapar!
A solução passou por falar com um taxista bastante compreensivo que nos transportou aos dois mais às nossas bicicletas até à Torre pois daí era sempre a descer até Arganil e o que tínhamos comido no café já devia ter feito efeito.
Que vergonha quando lá chegámos acima! Havia ranchos, autocarros e ciclistas felizes por terem chegado ao topo e o que é que lhes aparece à frente? Dois ciclistas a saírem dum taxi com as bicicletas topo de gama :D :D :D
Ainda tirei a foto para me lembrar deste dia:
http://img638.imageshack.us/img638/1808/16072011150.jpg
Estava bem fresco lá em cima portanto pus uma folha de jornal por dentro do jersey e lá seguimos o nosso caminho sem grande história até Arganil onde bebemos a nossa pretinha que estava bem boa:
http://img594.imageshack.us/img594/1810/16072011152.jpg
É preciso dizer que de maneira nenhuma foi um dia perdido. Só quem esteve lá é que sabe o quão espetacular o percurso todo foi! Também foi um dia de aprendizagem para o Panta que para a próxima se for preciso enfia a comida à força!
De notar também que o percurso, mesmo sem a subida à Torre é de uma dificuldade elevada (como toda a Serra do Açor) mas que vale bem a pena.
O panta depois passa cá para colocar mais fotos e o track de gps.
Abraço
Excelentes fotos!
Estava com expectativa de ver o resultado/relato da vossa volta épica... Ficará certamente na história! E não há que ter 'vergonha', há que ser perspicaz e prático nestas alturas, são essas pequenas partidas que o corpo humano nos prega que ficam na história de cada um e nos ensinam muita coisa! Quem diria, o Panta, aquele poço de força :cool:...!
Por vezes é a própria beleza das estradas que percorremos que nos fazem esquecer desse pormenor, o combustível! Isso aconteceu-me uma vez, e aprendi a lição :D
Ler este relato dá-me vontade de (re)dizer: um dia hei-de ir a Piodão!
*dessas 'pretas' de quem é a mini?! ;)
tranquilo
17-07-2011, 20:10
É minha que sou um gajo pequenino :o
Abraço
Figueiredo
17-07-2011, 20:21
Não deixou de ser uma grande volta na mesma, já tomei banho nessas piscinas naturais numa altura em que nem sequer sonhava em andar de bicicleta e uma zona realmente espectacular o que me abre ainda mais o apetite para as ferias, tenho e que arranjar urgentemente um GPS...
Parabéns pela volta e se possível envia-me o contacto do taxista posso vir a precisar;););), que grande galo que deve ter sido...mas mais oportunidades surgirão :)
fogueteiro
18-07-2011, 08:22
Tranquilo,
sentiste o que eu senti, com o meu amigo GIL (aquela foto que coloquei algures por aqui). Sentimos um pouco "que fazer agora".
Esses empenos de fome, são simplesmente mortíferos. Um empeno de cansaço, sempre vai dando para seguir, mais devagar, mas esses já nem isso dá. Eu também já tive que colocar a bicileta num taxi a... 5 kms de casa!
De qualquer maneira, quero dar-vos os meus parabéns pelo bom gosto. Gostaste da estrada que passa em Unhais da Serra e vai até Tortosendo? Foi dos passeios mais bonitos que fiz e que me lembro.
Queres um conselho? Prepara-te que o Panta não vai ficar assim!:D:D Ele não vai atirar o pano ao chão, e daqui a nada vai desafiar-te para nova aventura, desta vez sem taxis.:D:D
Delamadera
18-07-2011, 08:32
Tranquilo e Panta embora não atingissem o objectivo a que se propuseram não deixou de ser um bom passeio
e com certeza que noutra oportunidade irão conseguir fazer a volta completa.
Já agora aproveito para deixar o link da volta (Viseu-Sabugueiro-Viseu) que fiz no sábado (16/07)
http://ridewithgps.com/routes/552637
embora tenha sido um volta relativamente curta, penei um pouco (muito) antes de começar a descer em direcção a Gouveia
p.s. alguns destes valores não estão correctos (altimetria e %)
tranquilo
18-07-2011, 09:12
@Figueiredo
Sim, esse GPS já faz falta para ti. Quanto ao taxista, acho que são todos simpáticos lá pelo sítio. Nem nos levou dinheiro pela bagagem :D
@fogueteiro
A estrada de Unhais a Tortosendo é espectacular mas sinceramente as estradas da Serra do Açor (principalmente a Panorâmica do Ceira) ficam uns furos acima! Acredita.
Já estou a aguardar o próximo desafio.
@Delamadera
O passeio foi espectacular e dos 202km previstos só não fizemos 18km portanto temos que pensar que foi mesmo só +-10% que não se realizaram. Nada mau :D
Já agora, excelente volta.
Abraço
É esse o espírito... Tranquilo!
Bem sei que moí o não atingir determinado objectivo. Mas colocando as coisas em perspectiva, foi muito mais o que se completou e passeou do que o que ficou por fazer. E nestas alturas a sensatez é, tal como foi no vosso caso, boa conselheira.
Pessoalmente, do que tenho visto em termos de foto das subidas da Estrela, aparte da grandiosidade da coisa e do feito, não vi nada certamente mais interessante do que essas pequenas pérolas da Serra do Açor! I'm sold on photo nº 4! :D
E Panta... aquilo das natas não era para levar tão a sério! :P
Paulo V.
18-07-2011, 21:14
Esses empenos da fome, só quem nunca os teve é que não sabe o vazio que provoca... e ás vezes fazer 30 ou 40m para só chegar à beira dos amigos que nos acompanham custa mais que todos os Kms que ficaram para trás, mas pronto acontece aos melhores e só quem não anda em cima de uma bicicleta por mais experiencia que tenha é que isso não acontece.
Não sei, mas eu muito gostava de ter visto ao vivo e a cores dois ciclistas a chegarem ao cimo da Torre de taxi, momento unico e inesquecível ;);)
Falando do passeio, pelas imagens e pelo percurso, acho que vocês fizeram um excelente passeio por aquilo que o nosso país oferece de mais belo em termos de paisagens. Já sei que vocês devem estar um pouco a roer e moer por não terem feito o objectivo principal, mas acho que tudo o que foi feito até aí compensa essa falta... e decerto surgirão mais opurtunidades para conquistar a Torre.... sem fominhas ;).
tranquilo
18-07-2011, 22:33
Não sei, mas eu muito gostava de ter visto ao vivo e a cores dois ciclistas a chegarem ao cimo da Torre de taxi, momento unico e inesquecível ;);)Nem me fales disso:o:o:o:o
E chegámos pouco antes da equipa da Barbot que por lá andava treinar! Imagina o que era se tivéssemos chegado depois.
Abraço
Pois é pessoal o Panta ficou-se. (Chama-se a isto um abre-olhos).
Alguma falta de experiencia nestas distancias, altimetria bastante consideravel, um calor brutal
e principalmente a falta de alimentaçao.
Tive muita pena e fiquei com muitos remorsos pelo sucedido. (Mais uma vez desculpa Tranquilo)
Ás vezes é bom estas coisas acontecerem que é para aprender com os erros.
Fui sempre muito bem e com boas sensaçoes mas á entrada da Covilhã começaram-me a cair os musculos todos de ambas as coxas, de uma maneira nunca antes experienciada.
Fiquei super apreensivo porque iamos começar a parte mais dificil de todo o percurso e eu tinha a certeza que se o fosse tentar o meu corpo chegaria a uma situação irreversivél. Porque depois de descermos ainda me esperavam 50km`s até ao carro
e eu não sabia como é que as pernas iriam reagir o que me estava a deixar bastante assustado.
Felizmente lá me consegui quase arrastar até Arganil sentindo volta e meia umas picadas nos musculos.
Quanto á volta 5*****.
De Arganil até Vide foi dos melhores passeios que alguma vez fiz de bicicleta, a par do Pif*U e dos Picos da Europa.
Paisagens deslumbrantes características das Beiras. A vista do Piodão de cima do monte (também se vê a Torre do mesmo sítio), as montanhas em redor e as pequenas aldeias incrustadas nos pronunciados vales tudo rodeado de uma grande tonalidade verde carregada, são cenas inolvidavéis.
Pessoalmente não gostei das paisagens desde Vide até Unhais da Serra , acho-as bastante secas, áridas e até um pouco inóspitas, talvez fruto de incêndios. (Desculpa Fogueteiro).
A descida da serra até Vide é também muito seca e árida, mas de Vide até Arganil é outro passeio espetacular.
Muito verde, o rio Alva como companhia assim como inúmeras praias fluviais.
Fiquei fascinado por estes lugares e espero muito brevemente repetir alguns deles, e desde já recomendo ao pessoal do Fórum.
Muito obrigado pelo apoio.
Bem hajam.
Panta para a proxima a ver se juntamos algum pessoal aqui da fig para fazermos essa volta... Convidamos quem queira aparecer tambem e fazemos essa aventura... Excelentes fotos e relato da volta, deixou agua na boca... ;)
Cumps...
Duchene porque é que não te dei ouvidos.
Devia ter-me empanturrado em natas. Se calhar isto não teria sucedido.
Agora a sério estava um calor do ca...... , e eu e a minha tonalidade branca damo-nos muito mal nestas situações.
Tive cuidado de hidratar-me sempre bem mas descurei a parte da alimentação. Alimentei-me como faço normalmente nas minhas voltas de 100, 120 Km´s mas com metade da altimetria. Mas fi-lo por saber que me tinha de alimentar, porque nunca tive ponta de fome.
Pelos vistos não foi suficiente.
tranquilo
19-07-2011, 00:13
Não tens nada que pedir desculpa. Ora essa, acontece a todos e só não me aconteceu a mim por que já passei pelo mesmo.
Tens é que pedir desculpas se não pões aqui as fotos.
Abraço
Paulo V.
19-07-2011, 11:35
Nem me fales disso
E chegámos pouco antes da equipa da Barbot que por lá andava treinar! Imagina o que era se tivéssemos chegado depois.
Abraço
Podias sempre pedir uma boleia ao Carlos Pereira(director desportivo da Barbot), caso fosse a mesma vertente da serra ;);)
Figueiredo
21-07-2011, 18:03
Aqui fica uma curiosidade que vale o que vale até porque tenho algumas duvidas da altimetria apresentada mas dá para ter uma noção da diferença das 4 subidas possíveis á Torre, eu já fiz a de Manteigas:) e se não quiser repetir já vi que é sempre a piorar...
1) Manteigas - Torre 21,78Km / 1.658AC http://www.gpsies.com/map.do?fileId=xtmvmobtspndgkne
2) Seia - Torre 28,86Km / 1.779AC http://www.gpsies.com/map.do?fileId=qiudvzkqhjcmxnmk
3) Covilhã - Torre 20,69Km / 1.813AC http://www.gpsies.com/map.do?fileId=flycsdwmrvqcmohx
4) Vide - Torre 30,46Km / 2.054AC http://www.gpsies.com/map.do?fileId=uwsmgxrdcdvkxocj
Figueiredo
21-07-2011, 18:31
Se dividirmos o acumulado pelo n.º de Km precorridos dá o n.º médio de metros que se sobe por Km e aqui já inverte um pouco as coisas, secalhar a subida de Manteigas talvez não seja a mais fácil... ora vejamos:
1) Seia - Torre 61,64AC/Km (Média)
2) Vide - Torre 67,43AC/Km (Média)
3) Manteigas - Torre 76,12AC/Km (Média)
4) Covilhã - Torre 87,62AC/Km (Média)
a subida mais bonita é de unhais da serra...uma estrada deserta com paisagens muito bonitas....
nao é muito usada pois é muito isolada, inclusive zonas sem cobertura de telemovel.... e so tem 1700 de acomulado.... apanha a nacional ja a 7 Km da torre...
tranquilo
21-07-2011, 21:29
As fotos do Panta (antes tarde que nunca :D):
http://img24.imageshack.us/img24/8021/piscbicicleta056.jpg
http://img233.imageshack.us/img233/1373/piscbicicleta054.jpg
http://img143.imageshack.us/img143/8671/piscbicicleta053.jpg
http://img594.imageshack.us/img594/6461/piscbicicleta049.jpg
http://img39.imageshack.us/img39/8345/piscbicicleta048.jpg
http://img17.imageshack.us/img17/6996/piscbicicleta046.jpg
http://img233.imageshack.us/img233/1466/piscbicicleta045.jpg
http://img705.imageshack.us/img705/3562/piscbicicleta044.jpg
http://img688.imageshack.us/img688/5379/piscbicicleta041.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/262/piscbicicleta039.jpg
http://img155.imageshack.us/img155/6280/piscbicicleta034.jpg
@Figueiredo
Embora essa maneira de avaliar a dificuldade não esteja completamente errada, não deve ser levada muito a sério! Há outros métodos muito mais correctos para classificar a dificuldade de uma subida. O GPSIES por exemplo mostra 3 tipos de classificação diferentes que refutam essa classificação calculada por ti.
http://imageshack.us/photo/my-images/202/piscbicicleta030.jpg/
Grandes malucos ( tranquilo e Panta ), foram beber uma cervejola a 1993 mts de altitude com passagem por paisagens dignas de postais e depois colocam aqui as fotos para valorizar ainda mais este fórum.:cool:
Parabéns
Só faltava a do taxista... :) Heehehe, não resisti! Sorry
De qualquer modo não deixa de ser uma grande volta! Parabéns!
Boas tenho lido este topico com atenção, e dia 9 de agosto estou a pensar subir a serra da estrela he he he alguel das zona esta enteresado em ir, vou ficar em mangualde nelas.
whiplash
26-07-2011, 23:07
Vide-Torre-Covilhã-Torre. Objectivo cumprido :)
boas então e dia 9 de Agosto ninguem quer ir?
Boas!!
Jack vais nesse dia de propósito para a subida ou vais estar por ai de Férias??
Digo isto porque eu mais dois colegas estamos a combinar ir subir a Torre mês que vêm,mas ainda não acertamos o dia.
boas!! primeiro peço desculpas tenho andado desaparecido do forum e sem responder a ninguem. Eu vou no dia 8 de agosto com o obejetivo de subir a torre no dia 9, e no dia 10 partecipar na etapa da volta viseu caramulo . Na qual já estou inscrito. Se ñ tiver companhia irei sozinho mas com pessoal sp era melhor he he he
Então eu vou andar com o pessoal no Domingo e decidimos qual o dia.
Depois informo-te!
Já agora vais subir por onde?
Não queres ir connosco no Domingo até Arrábida com passagem por Setúbal?
Delamadera
27-07-2011, 22:05
Estou a pensar seriamente no dia 13 de Agosto (sábado) - 8ª etapa (Seia-Seia(Torre))
ver os prós subirem à Torre pelo lado da Covilhã e pelo lado de Seia e aproveitar para dar ao pedal.
Esta é a volta que pretendo fazer:
Torre-Manteigas-Belmonte-Covilhã-Torre
http://ridewithgps.com/routes/574964
Se alguém estiver interessado...
Obrigado pelo convite, domingo ñ vai dar, devo subir por seia. mas depois depende.
Ontem fiz de carro a subida Vide-Torre.
Estou impressionado.
Apesar de ter levado um carro potente (e com um um bom binário) tive de ir frequentemente em 2ª.
Quem diz que o acesso mais dificil à Torre é pela Covilhã nunca deve ter passado na estrada que liga Vide à Torre (fui pela primeira...à entrada de Vide...vindo do lado de Avô).
Acho que em Setembro quando for atacar aquilo partindo de Coimbra vou dar o berro:D...
Parabens aos bravos que já fizeram aquela subida...fo**-se aquilo pareceu-me o Inferno
Afonso_Albufeira
03-08-2011, 09:22
Para mim, a subida Vide-Torre também é a mais dura de todas. É a única que me falta, vou tentar fazê-la lá para Maio.
tranquilo
03-08-2011, 09:24
@Delamadera
Vamos nessa?
@J.P.
Se quiseres companhia para isso a partir de Coimbra é uma questão de falares comigo (se for no fim de semana).
@Afonso
Isso é que é sofrer por antecipação quase um ano antes :D:D
Afonso_Albufeira
03-08-2011, 09:29
Todos os anos vou uma vez à Serra em Abril ou Maio, não dá para mais pois não moro nada perto.
PS. Quando se faz aquilo que se gosta, nunca se sofre.
Boas!
Mais uma ano, mais uma subida de bike à Torre.
Dia 13 fui convidado por uns amigos de Tábua e Coimbra, e lá estaremos no ponto mais alto, para ver o espectáculo.
Costumamos ir por Vide, direcção Torre. Aquilo tem umas rampas inclinaditas, mas já conhecemos o calvário ao centímetro:cool:!
Vamos ver se o nosso percurso se vai manter é que estamos a estudar a melhor solução para ver a Volta a passar em diversos pontos.
Agora como alguns camaradas do pedal já por aí disseram, quem não conhece aquela subida, pode vir mesmo a enrolar a língua no pedaleiro;).
Cumps.
Tanquilo,
Tenciono atacar "aquilo" em Setembro e com partida de Coimbra. Não sei ainda em que dia, nem se vai ser ao fim-de-semana. Se for esse o caso envio-te MP e logo combinamos alguma coisa.
Abr
Boas...
Dia 13 de Agosto vamos subir até à Torre por Seia, aproveitando para assistir á chegada de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.
Alguns concelhos de quem já tenha feito essa subida, que tipo de alimentação antes e durante a subida, em relação ao equipamento, o que vestir?
O inicio desta "aventura" será mais ou menos 60 km antes de Seia, pelo que totalizará por volta dos 90 km.
Agradeço alguns concelhos.
Abraços...
boas e dia 9 de agosto alguem vai.? queria sujestoes para fazer uma volta dificil
Boas.
Uma voltinha mais complicada, talvez uma "Estrela da Estrela", Seia - sobe Crz para Vide (via São Romão) - desce Vide - sobe Pedras Lavradas - desce Covilhã (via Unhais) - sobe Penhas da Saúde - desce Manteigas -sobe Penhas Douradas até Sabugueiro - desce Seia. Esta fiz com uns amigos já este ano.
Ontem fiz esta sozinho: Oliv. do Hospital - Gouveia - Sabugueio - Lagoa Comprida -Loriga -Pedras Lavradas - Vide - Vendas de Galizes - Oliveira do Hospital.
Há muitas hipóteses é só ires a um mapa online e ver se queres mais complicado ou mais fácil e dp traçar. Todos os percursos se fazem, é preciso é calma e uma boa camaradagem com os amigos de jornada. A Serra da Estrela é isto mesmo, um Permanente Desafio.
Cumps.
tranquilo
05-08-2011, 11:35
@Jack
Queres uma volta difícil ao nível de etapas rainha do Pro Tour?
Vê esta (http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=BE9A4E5ED35F1D80EE0D7464AF5A6340 ?fileId=mzjwxwutzefcywlf) ;)
Fonix Tranquilo. Isso é que é uma grande etapa, capaz de rebentar com qualquer pró. Mais de 8000 acumulado em 172 km? Com tanta contagem de 1ª categoria? Ui, ui, ui....
Figueiredo
05-08-2011, 18:19
Acabei de vir da serra (de carro) e realmente aquela subida por Vide mete respeito as primeiras rampas, mas acho que o pior nem e isso, existem depois umas rampas valentes antes do cruzamento que vem de Seia com uma inclinação de 14% acabaram por completa com a minha moral... lembrei-me da epopeia do tranquilo pois fui pelo Piodao, Foz de Egua, Vide e finalmente Torre e vi com os meus olhos mesmo antes de chegar a Serra da Estrela a Serra do Açor não perdoa tem cada rampa...
Na descida vim por Seia e eventualmente será a minha próxima escolha para subir, a paisagem ate e mais agradável que por Vide achei muito agreste!
Logo eu que tenho medo de cães aconteceu-me uma situação caricata, encontrei um rebanho de cabras na subida e parei o cão que guardava as mesmas atirou-se ao carro e mordeu-me o para-choques da frente nem quero imaginar se fosse de bicla minhas ricas pernas...
Pelo que vi hoje Parabéns mais uma vez tranquilo a tua volta foi mesmo um grande feito, eu hoje contentei-me com uma voltinha de 65km entre Vila Cova de Alva e Gois passando por Coja, Arganil, etc... gostei das paisagens e a estrada entre Arganil e Gois esta muito boa!
Boas Pedaladas.
isso sim é uma volta fixe. então e dia 9 alguem quer ir, se for com companhia vou por onde o pessoal quizer ir. se eu for sozinho ai a historia já é outra!!!
Hoje de manhã arranquei para a Serra mas a chegar ao Sabugueiro tive de abortar o plano, terei de lá voltar noutra altura...
Quando passei Seia ainda estava enublado, mas depois de uns Kms, começou uma chuva chata, depois mais uns kms apareceu o vento, até que por fim era vento, chuva e nevoeiro... as condições eram muito más tive de voltar a descer... :(
Grande etapa realmente. Mas não percebi Tranquilo: já fizeste isto ou é um planeamento? Se já fizeste diz aí qualquer coisa sobre como gerir esta montanha russa.
Este ano a etapa de Volta na Serra da Estrela também tem 3 subidas, sendo uma delas precisamente a tal escondida dos Serviços Florestais para as Penhas Douradas (já subi lá algumas vezes, mas pelo caminho mais suave...).
Estou agora 2 semanas pela zona de Caria (entre Covilhã e Belmonte) e estou a pensar subir este ano à Torre: no ano passado não estava em condições (20 kg a mais...), mas ano tem que ser. Há candidatos à epopeia proposta pelo Tranquilo? (eventualmente com uns cortes :))
tranquilo
07-08-2011, 01:30
@mreis
Não fiz essa etapa! Bem queria mas neste momento é demais para mim ;)
AndreSchleck
07-08-2011, 21:27
Boa noite pessoal,
só para dizer que hoje também eu cumpri o sonho e um dos "objectivos de vida" que foi subir à Torre. Subi por Seia.
Abraço
Tata_Comuna
08-08-2011, 21:57
Eu hoje subi pela 2 vez por seia em 2 horas e 9 minutos, fiz a subida de tarde, na descida ja proxima de seia vim a equipa da prio - tavira a xegar a um hotel.
tranquilo
09-08-2011, 18:35
Pessoal, eu e o Delamadera estamos a combinar um encontro na Torre este Sábado às 9:30 para fazer uma volta por Manteigas e depois subir à Torre pela Covilhã para depois ver os corredores da volta.
Não querem aparecer? Avisem para aqui.
Abraço
Tranquilo em principio vou mais quatro colegas dar a mesma volta só que começo ou de Vide ou de Seia.
Subimos á Torre - Manteigas - Belmonte - Covilhã - Torre - carro.
Quero ver a Volta a meio da subida da Covilhã e depois do outro lado, talvez ali perto da Lagoa Comprida.
Por acaso não sabes quanto tempo tenho para passar numa estrada antes de passar a caravana?
Era fixe o pessoal encontrar-se ou rodar um bocado juntos.
Ainda te digo alguma coisa até lá.
tranquilo
09-08-2011, 19:30
Já combinei estar às 09:30 na Torre portanto para ir contigo tinha de começar a subir 2:30h antes, por volta das 07:00 digo eu. A que horas estão a pensar começar a subir?
Atenção que a etapa passa na Covilhã ao km 70 portanto se os queres apanhar aí é a uma hora bem diferente de os apanhares na Lagoa Comprida (km 170?).
Abraço
Eu hoje tive a falar com o Dalamadera e talvez me junte a vocês, mas ainda tenho de confirmar uns pormenores... depois comunico.
Amanha ligo-te a meio da manha.
Panta a volta do tranquilo parece fixe !!!
tranquilo
09-08-2011, 20:58
De que volta estás a falar?
Daquela de 170km com 8000m de acumulado :D? Ou da prevista para Sábado?
Abraço
PS:
Essa volta de 170km com 8000m não fui eu que a criei! Foi o "maust" que costuma vir aqui ao fórum. Ele presta um enorme favor à comunidade ciclistica ao catalogar aqui (http://www.gpsies.com/mapUser.do;jsessionid=366811104D54C53F81A24133E6DD 5BD8?username=PremiosMontanhaPortugal) centenas de prémios de montanha do nosso país!
A volta para sabado !!! Descem da torre para manteigas e dp sobem por onde ???
Cancellara
09-08-2011, 21:36
Se tiver "permissão familiar" conto subir à Torre pela 1ª vez, no sábado. Mas vou fazer uma subida "simples", desde Seia - veremos se tenho canetas.
Eu também vou à Torre no Sábado. Ainda não me informei inteiramente do percurso, mas será para fazer "apenas" a subida. Devemos começar a subir pelas 11-12 e depois esperamos os ciclistas lá em cima!
Fazer as 2 subidas nao é muito puxado !!?? A subida pela covilha dizem o pessoal que ja a fez que é um inferno e juntar a de seia nao é muita subida ??????
Bom dia,
Estou a pensar subir por Seia no Sabado, mas cedinho.
Qual o tempo estimado para a subida. Eu sei que depende do andamento, mas para um andamento medio?
@Vhl
Depende do andamento médio...
Se fores a uma média 10 demoras 3 horas, se fores a uma média de 15 demoras 2 horas, se fores a um média de 20 demoras 1 hora e meia... só tens de adicionar as paragens ao tempo, isto se parares...
OK,
Sábado lá estarei e verei, mas queria fazer em 2h30m. Vamos ver o que as pernas querem...
boas esta já esta... espetacular paisaigens de cortar a respiração. 1 dia passear pelas serras ,2 dia serra da estrela mangualde direção nelas seia. 3 dia etapa da volta serra do caramulo. Quanto a subida da serra, posso disser que correu mt bem a uma vel medias de 15km algumas zonas a 25km...
Cancellara
14-08-2011, 17:12
Ontem fiz a minha primeira subida à Torre. Arranquei do centro de Seia (bombeiros) por volta das 13:15-13:30 e demorei 2h e qq coisa (2-3m). O início é bem puxado, felizmente as pernas estavam frescas. Nos primeiros 2km apanhei um senhor com o qual troquei dois dedos de conversa e que resolvi acompanhar durante algum tempo pois ele já conhecia bem a subida e eu não queria rebentar prematuramente. Fomos +/- juntos até à saída do Sabugueiro mas na rampa (brutal!!) que surge logo aí resolvi estugar um bocado o passo e ir à minha vida - tinha limite de tempo para regressar a Seia. Por esta altura já a paisagem era avassaladora, com os maciços rochosos a imporem a sua presença e em que, a cada curva do caminho, a visão da estrada lá bem em cima, na encosta à minha frente, me fazia engolir em seco. Ao passar a (imponente) barragem da lagoa comprida surgiu a placa dos 10km finais, o que me perspectivava muito maior tempo de subida do que estava à espera. Mas felizmente a parte final é em sobe e desce, o que, aliado ao vento favorável que se fazia sentir e às ganas de chegar, fez com que esses kms finais tenham passado bem depressa. Depois foi tempo para as fotografias da praxe e regressar, tendo apanhado a caravana da Volta entre o Sabugueiro e a Aldeia da Serra.
Missão cumprida
http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/185588_255275534496904_100000433787518_937933_7638 489_n.jpg
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/292543_255275871163537_100000433787518_937943_1383 537_n.jpg
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/292888_255276111163513_100000433787518_937949_3624 866_n.jpg
http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/228943_255276307830160_100000433787518_937953_1117 195_n.jpg
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/185209_255276487830142_100000433787518_937956_8208 539_n.jpg
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/184002_255276607830130_100000433787518_937960_3085 795_n.jpg
Eu tambem só fiz ainda uma subida à Torre,foi ha dois anos e com uma lesão num menisco, originada por uma travessa mal colocada no sapato.
Arrancamos perto de vinte elementos,de uma localidade perto de Holiveira do Hospital e ia munido de uma transmissão 53/39 à frente e 27/13 atrás(normalmente ando com uma casseta 25/12).
Ao sair de Seia,tive que encavar logo o 27 e pensei (se isto ainda vai a começar e ja vai assim,então não vou conseguir chegar la acima!!).
Alguns elementos ja conhecedores da realidade arrancaram com um andamento mais acelerado,eu resolvi meter aquilo que pensava ser o melhor para mim e passado alguns Kms, ja ia passando por alguns.
Não sabia quantos Kms eram da Seia à Torre (estava na duvida entre 20 ou 30),até que a dada altura me apercebo da existencia de uns numeros marcados no pavimento junto ao tracejado da estrada. Marcava então 14,700 e eu pensei,se forem 20!! Então ja so faltam pouco mais de 5 Km,mas se forem 30...ui,ui,então nem a meio vou!!
Realmente a seguir ao Sabugueiro,aquilo parece que tem lá alguem "invisivel" a puxar-nos a bike para trás. Um pouco mais à frente,encontrei em sentido contrario a equipa do Mortagua (pareciam setas a passar),incentivaram-me bastante e la fui eu na minha luta até à Lagoa Comprida,onde novamente tive que recolher as mudanças todas para o minimo.
Um pouco mais à frente avistei a Cúpula da Torre,mas ainda demorou um pouco a lá chegar.
Cheguei arrasado do joelho,quase que nem conseguia pedalar,mas como nunca tinha feito uma descida tão grande e até pensava que descia muito bem. Resolvi fazer a descida,pois tinhamos que voltar para a mesma localidade.
Junto do grupo da frente,iniciamos a descida,onde eu logo numa das primeiras curvas perdi a mania de bom descedor,pois ia ficando logo ali agarrado a um "Rail". Refreei os animos e lá fiz a descida até ao fim.
Cheguei com uma enorme dor de braços,pois a força exercida nos mesmos com as travagens é descomunal.
Em suma,gostei bastante da experiencia...tirando as dores no menisco é claro.
Cancellara
14-08-2011, 21:07
Eu fiz a subida com andamentos semelhantes: 52/39 e 12/27. Na descida não arrisquei nada pois estava com o pneu traseiro nas lonas e também aproveitei para tirar umas fotos. Depois do Sabugueiro apanhei a caravana da Volta a subir, vi passar a maioria do pelotão e fiz o resto da descida às pinguinhas...
...
Também não tinha muita ideia das distâncias, por isso, quando cheguei à lagoa comprida e vi que ainda faltavam 10km, desmoralizei um bocado. Felizmente que, como disse antes, a parte final é mais rápida/fácil (na minha opinião).
Grande Cancellara, parabéns amigo ;-)
Boa Cancellara! A julgar pelas fotos, acho que passaste por mim.
Eu também fiz o mesmo percurso até à Torre. É uma subida longa, mas com aquilo que chamo "metas mentais", ou seja, sobe-se até à descida, até ficar mais plano, etc. Não é subir, subir, subir quase sem descansar, mas também se assim fosse, ficaríamos mortos num instante.
A parte inicial é um pouco dura, mas não me causou transtorno. Pior, pior é mesmo a saída do Sabugeiro. Depois da ponte, há ali 5km que dão um pouco de trabalho. Depois, quando se vê a Torre, ainda que um pouco longe do objectivo final, parece que tudo fica mais fácil (e de facto fica um pouco em termos de % de inclinação).
Como subi nas calmas, tudo se consegue. Não contabilizei o tempo, porque cheguei à Torre com um misto de felicidade/cansaço que não queria saber de mais nada, a não ser descansar e sorrir.
Cancellara passastes por mim na subida da lagoa comprida !!!! Parabens !!!!
Cancellara
15-08-2011, 13:29
Boas, espero que vos tenha cumprimentado, ao menos! Passei por vários colegas mas não me recordo bem em que locais.
Nao pk pessoalmente nao nos conhecemos !!! Mas lembro me de ver o teu equipamento e de ter visto a tua orca !!!
Danielkezia
15-08-2011, 13:50
Já houve algum corajoso a meter-se á estrada para fazer este percurso que o Tranquilo referiu umas paginas atrás?
http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=BE9A4E5ED35F1D80EE0D7464AF5A6340 ?fileId=mzjwxwutzefcywlf
tranquilo
15-08-2011, 15:02
Boas.
Danielkezia essa volta anda a remoer-me há muito tempo mesmo. Mas é tão difícil que ainda não tive coragem para isso. Talvez com companhia? ;)
É que se formos a ver bem não dá quase para descansar a sério pois as descidas são muito longas e inclinadas!
Subi no Sábado à Torre pela Covilhã e realmente a subida por Vide parece mais difícil.
Como eu disse, com companhia se calhar ia fazer essa volta, agora que estou de férias já posso ganhar alguma forma :D
Abraço
edit
Mais logo ponho as fotos da minha volta com o Delamadera.
Danielkezia
15-08-2011, 16:23
Tranquilo, eu vi essse post e ja estive a analisar aquilo na medida do possivel. Confesso que só conheço a subida pelo lado da Covilhã e conheço o Vale Glaciar e nada mais. Tudo de carro. Estou a pensar fazer isso e esses 8000 acumulado parecem-me treta pois o grafico está muito tremido e deve ter havido uma mã leitura.
A minha questão é, se quem publicou aquilo o fez na pratica ou está só no papel?
Quanto á companhia, respeitosamente passo. Quando o fizer vai ser só pois nao quero que dependam de mim ou eu de alguem para uma empreitada deste tamanho.
Tata_Comuna
15-08-2011, 16:27
Isso sem duvida que a subida por Vide deve ser a mais díficil, gostava de fazer a subida por Vide.
Na boa Cancellara. Também não me lembro onde nos cruzamos, mas fixei-te, porque achei que o conjunto bicicleta e equipamento estavam com pinta. ihhhiih :)
Cancellara
15-08-2011, 19:28
Tranquilo, esses 8000m não estão inflacionados? A etapa rainha do Tour, (http://www.steephill.tv/2011/tour-de-france/previews-results/stage-18/) este ano, teve pouco mais de 5000m...
Danielkezia
15-08-2011, 21:50
Eu acho que houve erros de leitura ou na fabricação daquele projecto, mas.....
Cancellara gostei do teu "pouco mais....."
5MIL metros aquele ritmo e com aquelas inclinações dasssssssssssss
tranquilo
16-08-2011, 08:33
É o programa que diz a altimetria. Eu não faço a mínima ideia se está aproximada à real. No entanto fazendo as contas só ao diferencial entre o sopé e o topo das subidas o acumulado vertical é no mínimo 5000m. Portanto se entrarmos em conta com os pequenos montes que existem acredito que o AC seja perto dos 6000m.
Tanto quanto eu sei ainda ninguém fez esta volta.
Abraço
silvioferraz
16-08-2011, 09:12
O Google aponta para 7300 e nao costuma falhar por muito. Dasss!
Danielkezia
16-08-2011, 12:39
Novidades para breve sobre estas coisas....
tranquilo
16-08-2011, 13:11
Figueiredo sempre foste fazer a subida por Vide?! Como correu?
Abraço
Figueiredo
16-08-2011, 13:32
Boas tranquilo!
Fui fazer o reconhecimento de carro, mas na véspera que tinha agendado a subida infelizmente um familiar partiu um pé á saida lá de casa e andei a caminho do hospital de Coimbra não consegui fazer... mas agora tenho casa a 50Km da Torre e penso ir mensalmente para aquela zona por isso oportunidades não hão-de faltar, gostava de fazer as 4 subidas (Manteigas / Covilhã / Seia e Vide).
Sinceramente depois de lá passar o que me assustou nem foram aquelas rampas iniciais (apesar de muito duras), foi salvo erro umas rampas a seguir ao cruzamento que vêm de Loriga só via placas de 14% de inclinação por todo o lado e pareceram-me bem duras...
Depois de precorrer as 4 possiveis subidas (Manteigas de bicicleta e as restantes de carro) fiquei convencido a subida por Vide é sem duvida a mais dura de todas!!
Nem sei como conseguiste subir aquilo com os km que já trazias nas pernas vindo de Coimbra pois andei pela zona de Gois, Arganil,... e o terreno também não é própriamente plano!
Pode ser que já em Setembro faça mais uma subida, mas estou a pensar eventualmente ir de carro até ao sopé da Serra:) para atacar a subida com as pernas frescas :o, e depois da missão cumprida então volto a pedalar até casa, em vez de meter a subida no final, faço logo no inicio da volta para ser mais fácil...
tranquilo
16-08-2011, 14:04
Boas.
Ok, já percebi. É que "apanhei-te" no Strava e estava lá a dizer que tinhas feito a subida :D
Boa sorte para essa volta.
Abraço
Figueiredo
16-08-2011, 14:34
Foi um teste nunca tinha utilizado o "Strava" e passei o percurso para tentar perceber a % de inclinação de algumas partes e se na altura em que olhei para o mapa me pareceu exagerado percentagens de 18 e 20% depois de lá ir de carro já me parecem bem reais... como vês é um saltinho são "só" 49,7Km da porta de casa até ao alto da Torre!
Os restantes passeios que lá aparecem já foram feitos a pedalar...
Abraço
jimlizard
17-08-2011, 03:20
Também fiz a estreia no sábado passado.
Deixei o carro em Gouveia e segui para Seia de bicicleta, de forma a aquecer um bocado antes da subida. Nesse percurso não me sentia grande coisa, não sei se pela ansiedade se por estar há uma semana sem pegar na bicicleta, mas lá acabei por estabilizar.
Embora tivesse visto gráficos de altimetria, não sabia bem o que esperar, porque nunca subi algo tão longo. Assim tentei controlar muito bem a pulsação, de forma a não correr riscos, já que a ideia de parar estava fora de questão.
Segundo o meu Garmin percorri 28.37Km de subida entre os dois pontos que estabeleci (saída de Seia - Torre), num tempo de 1h49m40s e a uma velocidade média de 15.5 Km/h. Se conhecesse a subida podia melhorar substancialmente, mas acho que para a primeira vez não foi mau e deu-me imenso prazer. :)
Boas!
Mais um ano, mais um espectáculo na Torre.
Este ano a Org. da Volta a Portugal fez uma etapa da Serra da Estrela a valer! Assim está bem, aqui é que acabou por se ver quem teve peito e pernas.
Mas o fabuloso deste dia é a festa em redor deste magnifico desporto. O povo saiu à rua e participou, envolveu-se, foi lindo.
A esta alegria juntou-se o nosso grupo de 20 "artistas" + 1;), de Tábua, Coimbra e arredores. O "pelotão", como sempre, estava bem composto, com pessoal do Btt, do Triatlo, do Remo, do Ironman e a malta domingueira, mas todos aficionados da "fininha" que é o que importa.
A saída foi a partir de Tábua e chegada seria no mesmo local, mas este ano escolhemos outro desafio, as rampas da Senhora do Desterro, e depois rumamos às Penhas da Saúde. No caminho encontramos outros amigos e conhecidos de Seia, Oliveira do Hospital, Viseu, é a malta do costume, que aparece sempre numa qualquer curva da Serra, malta da dureza:mad:;)!
O regresso, foi por Vide. A partir daí é o final da nossa etapa, e convém levar ainda algum gás, porque o comboio forma-se e há sempre quem queira meter mais carvão! Hee Hee!
Bem, acabamos por "malhar" mais de 150klm e ficou mais uma jornada para recordar. A seguir a jantarada da amizade, isso vale por tudo é a cereja.
Um abraço a todos os que participaram nesta festa, e em especial para aqueles que mais um ano treparam na "fininha" à mãe de todas as Serras, do nosso belo país.
Cumps.
PS: Querem saber quem era o + 1;)? Pois é, lá tinha de ser o nosso grande camarada Girão, o homem que está em todas e mais uma vez apareceu para nos acompanhar.
Danielkezia
25-08-2011, 09:57
http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=BE9A4E5ED35F1D80EE0D7464AF5A6340 ?fileId=mzjwxwutzefcywlf
Esta aqui já ninguem me tira!! Comecei na Covilhã e segui o percurso todo até já na subida por Vide, onde tem uma rotunda grande e estão a faltar 18klm's para a torre, o gps mandava virar á direita para subir mais um pouquinho e depois descer para talvez começar esta subida desdeo inicio. Como o cansaço já vinha no corpo e de onde eu estava a essa rotunda eram 20metros achei estupido fazer a descida para começar lá em baixo. É provavel que se assim o fisesse ia empenar. Em compensação depois da chegada á Torre ainda fiz a descida para a Covilhã de novo. Segundo o meu gps fiz 164klm's e 4538acumulado. Relato nos proximos dias!!
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.