PDA

View Full Version : Sapatos e pedais "clipless"

tabrantes
04-06-2009, 14:33
Boas, malta "fina" :D

Estou a pensar mudar os pedais da bicla. Vou mudar para uns pedais de encaixe e por consequência uns sapatos.

Na compra deste tipo de acessorios, sendo eles como carne e unha, a que é que temos de ter atenção em termos de compatibilidade?

Uma delas será o sistema de encaixe.

Qual destes sistemas seria mais indicado para estrada? (SPD, EGG,etc...)

Fiquem bem

Burning Dogma
04-06-2009, 21:04
Tudo depende dos orçamentos. Sapatos uso Sidi, pedais uso Look, embora gostasse de experimentar os Time. Os Shimano também são bons mas a minha bike tem Campagnolo portanto não ficava bem:D

tabrantes
05-06-2009, 08:06
a minha duvida não e proprieamente qual o melhor para x orçamento, mas sim em termos de compatibilidade entre os sapatos e os pedais.

na hora de comprar temos de ter em atenção a alguns pormenores, que se não tivermos em conta, a compra pode sair 'furada'.

Que pormenores temos de estar atentos na hora da compra?

Burning Dogma
05-06-2009, 09:41
Geralmente, a maioria dos sapatos são compatíveis com os pedais mais comuns, tipo Shimano, Look e Time. Acho que não há nada de especial a ter em conta além disso. Se optares por marcas menos conhecidas, quer de sapatos, quer de pedais é que pode haver alguma incompatibilidade, mas entre as marcas principais não há problema. Quando muito podes ter que comprar algum adaptador para colocar na sola do sapato.

advo
07-06-2009, 09:33
Já agora onde se podem encontrar calços KEO mais baratos? e uns calços duram mais ou menos quantos quilómetros.

Burning Dogma
07-06-2009, 11:42
Existem 2 tipos de cleats Kéo, os normais e os Grip. A diferença é que os Grip tem um pedaços de borracha colados o que torna o andar a pé muito mais seguro pois os cleats naõ escorregam quase nada em relação aos normais. Eu uso os Grip porque a saída da minha garagem é em rampa e quando andava com os normais apanhava cada susto:eek: Nunca fui ao chão por sorte. Os Grip são um pouco mais caros mas também duram mais, duram-me cerca de 6500kms enquanto os outros duram uns 4500. Isto sem fazer grandes percursos com os cleats no chão. Quanto a preços, os normais andam na casa dos 12€, os outros na casa dos 15€, salvo erro.

NO FLATS
07-06-2009, 12:23
Eu usava pedais SPD (tipo shimano de montanha) mas a pouco tempo alterei para uns KEO classic e uns sapatos SIDI 5 pro. São simplesmente um espectaculo. As minhas travessas são as Grip, nunca tive das outras travessas mas conheço pessoal que as tem e andar com aquilo no chão é um autêntico desafio.

tabrantes
07-06-2009, 13:03
Para se iniciar nesta questão dos pedais 'clipless', qual destes dois tipos de pedais aconselham?

Shimano 504
Look Keo Easy

se ouver outra marca que aconselhem, façam favor de postar :D

Burning Dogma
07-06-2009, 13:36
Se conseguisses subir mais o orçamento e ir para um pedal com o corpo em carbono seria o ideal. Soube à pouco tempo que o corpo dos pedais também sofre um desgaste e bem mais acentuado do que eu esperaria. desde à muito que noto um folga qualquer no meu pedal esquerdo quando levo o pé encaixado e é mesmo o corpo do pedal que está gasto. São uns Kéo Easy e começaram com este folga logo com 4000kms:eek: Curioso é que não sou o único, há muita gente assim. Como tal aconselho-te uns de carbono pois tem uma durabilidade superior.

Afonso_Albufeira
08-06-2009, 08:44
Look Keo Carbon e sapatos da Sidi, para mim não há melhor !!!

rcpinto
08-06-2009, 16:34
E pedais Speedplay Zero? Alguém conhece ou já experimentou?

http://www.speedplay.com/

Burning Dogma
08-06-2009, 20:01
Já ouvi boas opiniões, mas é um sistema um bocado diferente dos Look e semelhantes. Mais vale experimentar antes de comprar;)

Cancellara
09-06-2009, 13:17
Boas!
Há alguma "contra-indicação" ao uso de SPDs nas bicicletas de estrada, à parte um eventual peso superior?

Estou à espera da minha 1ª roda fina e não quero comprar outro par de sapatos só para andar em estrada.

Cumps,
mn

Figueiredo
09-06-2009, 13:37
Boas!
Há alguma "contra-indicação" ao uso de SPDs nas bicicletas de estrada, à parte um eventual peso superior?

Estou à espera da minha 1ª roda fina e não quero comprar outro par de sapatos só para andar em estrada.

Cumps,
mn

Vejo muita gente a andar em estrada com sapatos de BTT e penso que não haja problema, a diferença principal é que os pedais de ciclismo têm uma base de apoio maior e consegues rentabilizar melhor a pedalada, mas nada como experimentares e logo vês a diferença ...

tabrantes
09-06-2009, 15:25
No site da Sidi podemos ver os vários sistemas de encaixe existentes no mercado

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.sidiusa.com/tech/small/full_carbon_shimano_spd.jpg&imgrefurl=http://www.sidiusa.com/tech/cleat_full_carbon.html&usg=__yyatGteNkBJxAbNeG8jsXjGGo5E=&h=213&w=200&sz=49&hl=pt-PT&start=7&um=1&tbnid=L1NJ-YdiAAjgwM:&tbnh=106&tbnw=100&prev=/images%3Fq%3Dshimano%2Bspd%26hl%3Dpt-PT%26rls%3Dig%26sa%3DN%26um%3D1

Qual destes será melhor para estrada?

Burning Dogma
09-06-2009, 19:38
Todos os que aí vem são de estrada. Atenção que os Time e os Speedplay são um pouco diferentes no funcionamento, em relação ao formato mais clássico dos Look, Shimano e Campagnolo. Refiro-me aos ajustes e flutuação.

papaléguas
09-06-2009, 19:53
Para mim acho que os pedais Look Keo sprint e os sapatinhos D M T sao o conjunto perfeito !

nogueira.nuno
09-06-2009, 20:23
Eu uso os Pedais Dura Ace com as SIDI Energy Carbon 2

Por acaso ando a ver de uns pedais mais leves tais como os Time RXS Carbon Titan e penso que são uma boa e leve escolha, embora como aqui foi dito os Speedplay têm também um bom feedback de quem os usa mas nada melhor como sermos nós proprios a testar!!

Precisamos aqui do tal extra Topico de Usados!! :D

gf29er
10-06-2009, 14:32
alguém já teve ou tem os pedais 105 da shimano? estou indeciso entre esses e os look

Burning Dogma
10-06-2009, 22:19
Por algumas coisas que fui lendo recentemente, os Shimano terão uma durabilidade superior aos Look. Quanto ao resto não posso opinar sobre os Shimano;)

nogueira.nuno
11-06-2009, 09:49
Acho que essa durablidade é devida á sua construção e logo daí serem também mais pesados que uns Look ou Time por exemplo e claro e claro comparando com os meus Dura Ace que são 100gr mais pesados que uns RXS da Time.

livestrong
11-06-2009, 13:45
alguém já teve ou tem os pedais 105 da shimano? estou indeciso entre esses e os look

Eu tenho e aconcelho.
Ja vao com com 6000km e estao para durar.

Burning Dogma
11-06-2009, 14:15
Acho que essa durablidade é devida á sua construção e logo daí serem também mais pesados que uns Look ou Time por exemplo e claro e claro comparando com os meus Dura Ace que são 100gr mais pesados que uns RXS da Time.

Exacto, pesam mais mas proporcionam uma durabilidade muito superior. Desde que soube que os meus Look se gastaram em 4000kms e que não é caso único:eek:

tabrantes
12-06-2009, 08:05
Quando se iniciaram nos pedais de encaixe, conseguiram habituar-se facilmente a este sistema?

Já ouvi dizer que no inicio é um bocadinho complicado o desencaixe e por consequencia dao-se umas quedas infantis.

Burning Dogma
12-06-2009, 09:00
Habituei-me logo no 1º dia:D Confesso que estava bastante receptivo à ideia de usar pedais de encaixe. Muito pessoal vai cheio de receios e por isso é que cai. Eu só caí uma vez por parar e não desencaixar e foi passados largos meses depois de começar.

Josant
12-06-2009, 11:38
A praxe que já tem uns bons anos é:

7 tombos "obrigatórios" até se habituarem a andarem com os pés preso.

Depois disso, não caíam mais :cool:

ALNM
12-06-2009, 22:48
Para quem se preocupa com o peso, a Exustar tem pedais com o corpo em carbono e eixo em titânio, mais leves do que a Time.
http://www.exustar.com/pedalsroad.php
Chegam aos 188 gramas e são compatíveis com o sistema Look.
Ainda me falta andar muito para saber dizer alguma coisa àcerca da durabilidade.

Quanto a Look, esses duram uma eternidade.