View Full Version : espigao de silim
Carlos Faria
02-03-2011, 18:58
boa tarde.
Hoje tava a tentar tirar o espigao de selim de carbono mas nao consegui, o espigao ficou calcinado e ao tentar tirar partiu na parte que aperta o selim. Ja alguma vez vos aconteceu? como tiraram o espigao???
Fevereiro
02-03-2011, 19:06
Partiste a braçadeira? Tentaste tirar com pequenos movimentos rotativos?
Talvez algum spray que descole isso n sei.
O próximo que montares não te esqueças de montar com a massa indicada para carbono.
Esse deve ter sido montado a seco.
Carlos Faria
02-03-2011, 19:16
o tubo é de carbono mas a parte onde aperta o selim é em alumino, foi ai que partiu, na junta do carbono como o aluminio.
Sim ja tentei, foi ate partir.
ja meti spray mas nao fez nada, ficou igual.
Carlos Faria
02-03-2011, 19:18
pois, mas o pior é tirar este.
Burning Dogma
02-03-2011, 22:38
Talvez WD40? Não sei se terá contra indicações para o carbono, mas este óleo actua como "anti-calcinante" (não me ocorre o termo correcto).
colega va a uma oficina e eles que tirem isso nao va estragar mais do que ja ocorreu. voce deve ter dado demasiado aperto nesse espigäo, dai ter partido agora o resto que ficou no quadro melhor levar a uma loja assim se partir pode responsabilizar quem fez o trabalho.
Carlos, podes furar transversalmente o espigão, com uma broca de 5 ou 6mm e depois pelos furos fazer passar uma chave de fenda que ajudará a rodar o espigão até o soltar.
Numa perspectiva mais dramática, caso o quadro seja de alumínio, poderás serrar transversalmente o espigão antigo junto ao tubo do quadro e depois serrar longitudinalmente desde o interior do tubo do espigão até conseguires cortar o tubo em carbono.
Ambos os processos são destrutivos, como é óbvio, mas como o cabeçote do espigão já se soltou, já está o espigão inutilizado.
Se o quadro for de carbono terás de ter muito mais paciência, não utilizando o método de serra.
Carlos Faria
03-03-2011, 11:35
Ja tinha pensado em furar. tenho metido spray e logo á tarde vou voltar a tentar tirar o espigao, se nao conseguir vou a uma loja para eles tirarem, o meu nao deve ser o primeiro acontecer isto, eles devem saber o que fazer.
obrigado pessoal.
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.