PDA

View Full Version : Urgente Problema com manetes STI 6600 ao mudar o cabo das mudanças

tranquilo
21-01-2011, 21:42
Boas pessoal.
Andava eu a limpar a bike e por isso tirei completamente o cabo das mudanças de trás do meu Ultegra 6600. Até aqui tudo bem o problema foi quando tentei meter o cabo outra vez. A manete deixou de dar para meter mudanças mais pesadas e prendeu definitivamente na mudança mais leve. Não sei mesmo o que fazer pois já experimentei mudar o cabo outra vez, mudar para a mudança mais pesada ainda sem o cabo estar ligado ao desviador etc. Alguém tem sugestões? É que já estive à procura na net e não encontrei nada.

Muito Obrigado

zanzas
21-01-2011, 23:43
ve se nao a manete por e tira sem o cabo . . . se tudo assim der, ve se estas a colocar bem o cabo . . .

tranquilo
22-01-2011, 10:10
desculpa mas n percebi nada. Podes explicar melhor?

tranquilo
22-01-2011, 11:38
Bem fui hoje de manhã à loja onde comprei a bike, eles bem que desmontaram tudo mas não conseguiram por aquilo a dar. Acho que vou passar pelo menos uma semana sem a bike...

Burning Dogma
22-01-2011, 11:42
A manete sem o cabo funciona? Ou seja, dá os cliques todos para cima e para baixo como deve ser?

tranquilo
22-01-2011, 11:59
Não. O problema é mesmo esse...

Burning Dogma
22-01-2011, 14:14
Então deverá ser alguma peça partida ou fora do sítio. Não dá cliques nem a subir nem a descer? As patilhas estão completamente soltas? Acho que a Shimano tem uns diagramas das peças no site, experimenta abrir a manete e ver se está alguma coisa partida. Tem é em atenção que as manetes da Shimano são tipo relógio suíço, com peças e mais peças, é tudo muito minucioso. Nesse aspecto a Campagnolo é fantástica, tem só meia dúzia de peças e tudo fácil de montar e desmontar.

tranquilo
22-01-2011, 14:35
Obrigado Burning.
De facto deu clicks mas só a descer mudanças. A partir daí, como não dá para subir mudanças ficou presa.
Saquei o diagrama de peças do site ontem e desmontei tudo até onde me senti confortável mas parei antes de desmontar uma peça que depois para montar precisa de uma ferramenta específica (também já eram 3 da manhã e estava com sono :)). Não cheguei à parte mais complicada da manete onde em principio está o problema.
As patilhas não estão soltas. Apenas a alavanca de subir mudanças não dá clique, apenas a de subir... É uma *****.
Já levei a bicicleta ao arranjo hoje e lá eles desmontaram até onde eu ontem também desmontei. Olharam para aquilo e disseram que em princípio deverá ser da mola mas parece-me que também eles não sabem o que se passa e vão mandar aquilo a arranjar digo eu.
Enfim, na melhor das hipóteses será apenas uma semana sem bicicleta. Se correr mal, duas ou três... Agora que eu estava a começar a ficar em melhor forma... Espero que fique arranjada antes de ir fazer os Randonneurs.

Abraço

zanzas
22-01-2011, 15:06
desculpa a demora . . . o burning perg o mesmo que eu, mas de 1 forma mesmo confusa . . eh eh eh . . . eu queria perg se ela encravava em algum sitio, ou se tanto dava os cliques para cima como para baixo, se nao . . . o problema pode ser mesmo da mola

tranquilo
14-02-2011, 23:58
Bem, nem tinha dito nada mas o que aconteceu foi o seguinte:
O pessoal da loja foi muito bacano e o que fizeram foi isto: pegaram numa manete 105 preta nova e poliram-na até ficar da mesma cor da outra e substituiriam-na mantendo a tampa antiga a dizer ultegra :D e pronto ficou arranjada em menos de 4 dias e só paguei a mão de obra. Ficou mesmo impecável e de facto agora é outra conversa a mudar as mudanças (a mola antiga estava mesmo fraca).

Abraço

Cancellara
15-02-2011, 15:51
Eu já tive que trocar de manetes (105) por causa dum problema idêntico. No meu caso também só "rodava" num sentido, pois partiu-se uma minúscula peça no interior da manete esquerda, também na "patilha" de subir. Azar, mudei para SRAM :D