PDA

View Full Version : Wilier Le Roi - Team Lampre

jimlizard
18-11-2010, 00:08
Editado: Montagem finalmente completa, com foto na página 2!

Recentemente abri um tópico a falar na possibilidade de comprar este quadro e finalmente hoje chegou, bem como alguns componentes extra.
A bicicleta ainda não está montada, como tal este tópico não passa de um "teasing" nesta fase, mas espero em breve poder colocar fotos da montagem completa e colocar as primeiras impressões, pois esta é primeira bicicleta de carbono que tenho.
Amanhã levarei tudo à loja habitual, incluindo a minha actual Dynatek Leonardo, para retirar parte dos componentes.

Quadro - Wilier Le Roi (2008) - Este modelo tem uma série de vitórias no currículo, entre as quais o ouro de Alessandro Ballan na prova de estrada do campeonato do mundo de 2008, a prata do Damien Cunego no mesmo ano, e duas vitórias no Giro di Lombardia conseguidas por este último.
Obviamente teriam ganho com qualquer outra bicicleta, mas são sempre factos interessantes.

Este quadro é reconhecido por ser bastante polivalente, com boa performance na montanha, no contra-relógio ou num sprint.
Segundo algumas fontes que encontrei, passou o teste de fadiga alemão EFBe com classificação "Top Performance" e foi o terceiro quadro a consegui-lo. Na época, foi o segundo com um peso inferior a 1000g, em que o primeiro foi o Scott CR1.

Esteticamente eu considero bastante apelativo, pois tenho preferência por geometrias clássicas e aprecio a decoração da Lampre.

Opinião pessoal em relação ao comportamento ainda não tenho, e convém frisar uma vez mais que venho de um quadro em alumínio, mas logo que possível partilharei as primeiras impressões.

Quanto aos restantes componentes:

Pedaleiro - Campagnolo Chorus CT carbon 50-34 - Venho de um Veloce 53-39, que em conjunto com a minha cassete 11-23, pode ser uma tortura numa Senhora da Graça, por exemplo, por isso espero que o conforto nas subidas mais fortes aumente bastante com esta alteração. Tenho ao mesmo tempo um pouco de receio que a diferença seja demasiado grande e que o prato de 34 se torne pouco prático noutro tipo de utilização, mas em último caso troco por um intermédio de 36.

Desviador da frente - Encomendei um Campagnolo Record Titanium / Carbon, mas enganei-me no diâmetro da abraçadeira. Entretanto comprei um Veloce ao amigo ALNM, para desenrascar até adquirir outro Record no tamanho correcto.

Desviador traseiro - Campagnolo Centaur Carbon - Adquirido também ao ALMN, do grupo antigo retirado da Bianchi. A minha intenção era comprar um Record ou Chorus, mas este já me parece bastante bom e sempre deu para poupar algum dinheiro.

Manípulos - Campagnolo Record Carbon QS

Travões - De momento tenho uns Veloce para montar, mas em princípio conseguirei em breve o negócio de uns Record, de geração anterior aos Skeleton, em preto.

Rodas - Mavic Ksyrium Elite de geração anterior à actual. Já fiz muitos Km's com elas e não tenho qualquer razão de queixa. São bastante leves para o preço e muito resistentes.

Pneus - Michelin Pro Race 3 - Comprei há pouco o meu segundo par, por isso tenho de os utilizar, mas na próxima mudança o vermelho será trocado pelo preto, pois esta cor não deve combinar bem com o quadro. A maioria das pessoas conhece bem o modelo, por isso não há muito a dizer. Se tirarmos o facto de se gastarem rapidamente, são fantásticos a todos os níveis. Há quem se queixe de serem um pouco frágeis e fáceis de furar, mas tive apenas um furo com eles em muitos Km's. Mesmo na lona aguentaram-se bastante bem.

Pedais - Look Kéo Carbon - Apenas fiz 80Km com eles, pois comprei-os há dois dias, mas achei que foram um excelente "upgrade" em relação aos Look CX-6 que tinha, no peso e mesmo no conforto. São ligeiramente mais leves que os novos Kéo 2 Max Carbon.

Espigão - Ritchey Carbon Pro - A versão que adquiri é de 400mm, mas isso é extremamente exagerado para mim. Vou cortá-lo, para poupar algum peso.

Selim - Fizik Arione Titanium - É muito confortável e adoro-o, mas vou em princípio trocar pelo CX Kium ou CX Carbon. Espero que não exista compromisso no conforto e não me venha a arrepender.

Avanço - Tenho neste momento um Deda Quattro da minha actual bicicleta para montar, mas vou adquirir um Zero 1. É um modelo acessível, mas com 129g apenas (versão de 100mm), parece-me uma boa opção e permite-me poupar algum peso. A principal razão para a troca deve-se ao tamanho. O quadro que eu tinha era 52 e este é 54. De forma a manter uma posição mais confortável e familiar, irei em princípio passar dos 110mm para os 90mm.

Guiador - Deda Newton Anatomic - Não é um guiador de topo, mas é bastante leve e gosto dele. Se fosse agora não compraria anatómico, mas na altura surgiu a oportunidade deste e não hesitei.

Cabos - Jagwire - Sempre utilizei desta marca e não pretendo mudar, já que o bom feedback parece ser geral.

Apertos rápidos - Em titânio, de marca branca, com 77g o par.

Enquanto não tenho a montagem completa, deixo uma foto rápida que tirei agora, com alguns dos novos componentes:

http://img819.imageshack.us/img819/6493/mg6618.jpg

Burning Dogma
18-11-2010, 12:04
Vai sair daí uma máquina do caraças, isso tenho a certeza!:D Escusado será dizer que queremos fotos no final se não és banido!!!:D

crockett
18-11-2010, 13:07
grande quadro!! gosto muito!!

jimlizard
18-11-2010, 22:19
É melhor não desobedecer à moderação, por isso podem contar com fotos depois do fim de semana. :D

Esta manhã já deixei o quadro na oficina, amanhã levo lá os desviadores e no final da tarde estará pronta.
Estava agora com um dilema, que é a escolha da fita. Neste momento o guiador tem fita branca e era esta a cor mais utilizada nas bicicletas da Lampre, embora também utilizassem preto e às vezes azul.
A minha ideia era manter o branco na fita e trocar o meu Fizik actual preto por um CX Carbon branco. Agora mudei de ideias e acho que a fita preta dá um ar mais sóbrio e agressivo ao conjunto, até porque o quadro já tem cor suficiente. Para além disso a branca suja-se demasiado. A azul também não me desagrada, mas creio que não têm nenhuma na loja com uma cor semelhante à do quadro.
No caso do selim, também já estou mais virado para o preto, embora não vá rejeitar um branco se surgir uma boa oportunidade.

Aqui ficam fotos com as 3 cores de fita. Agradeço opiniões, embora neste momento esteja com inclinação para a preta.

http://www.m7bike.com/shop/data/goods/1228467481s0.jpg

http://img521.imageshack.us/img521/20/wilier1.jpg

http://storage.canalblog.com/82/97/587241/51841630.jpg

SLM
19-11-2010, 09:27
Parabéns pela aquisição, o quadro é lindo! Qualquer uma das combinações me parece bem. Dito isto ia para a preta. Prático, discreto e, neste caso, mais barato.

salpicão
19-11-2010, 11:13
Boas,
muito lindo o quadro... eu ia para a configuração branca fita e selim fica muito elegante...
Abraço.

fuel100
19-11-2010, 11:24
Sou da mesma opinião: Selim, avanço e fitinhas em branco.

fmm
19-11-2010, 11:27
Eu sou da opinião de selim preto e fitas em branco.
Acho que era um bom jogo de cores.

Burning Dogma
19-11-2010, 11:54
Que tal o selim branco e a fita preta? Eu sei que as regras dizem que devem ser da mesma cor mas a verdade é que o quadro tem muito preto na frente e muito branco atrás e assim combinaria melhor.

jimlizard
19-11-2010, 12:00
Obrigado pelas vossas opiniões!
Depois de muita reflexão, optei pelo preto. Enviei mensagem ao mecânico da loja e disse-lhe para colocar fita preta, estilo carbono. O meu irmão tem uma igual e é muito discreta, simplesmente tem um ligeiro brilho, proporciona uma aderência fantástica e é muito fácil de limpar. Como o preto da bicicleta é carbono visível e não tinta, acho que é capaz de combinar bem. Para além disso venho de fita branca e sinto algumas saudades do ar discreto e agressivo que uma fita preta proporciona.
Quanto ao selim, continuo dividido, por isso vou aproveitar a primeira boa oportunidade que surgir no ebay, seja branco ou preto, embora no segundo se note menos a sujidade. :)

paradawt
19-11-2010, 12:06
Grande quadro sem dúvida...

E o grupo dispensa apresentações!

Quanto às cores, eu deixava mesmo o selim em preto e fitas pretas. Assim todas as cores do quadro saem destacadas. Ganha outra beleza na minha opinião!

Cumprimentos.

fogueteiro
19-11-2010, 14:17
Não te importas de responder a 2 perguntas?

Quanto deste por essa preciosidade? Como conseguiste esse negócio?

crockett
20-11-2010, 13:20
se calhar sou o único mas gostei mais das fitas em azul...mas qualquer uma das opções enquadra-se com quadro ;D

jimlizard
20-11-2010, 17:14
Tinha escrito um texto enorme e quando cliquei no botão para postar desapareceu tudo. Ainda por cima a informação perde-se ao retroceder no navegador...
Tenho o hábito de copiar o texto antes, por segurança, mas desta vez falhei, com a pressa.
Como estou sem tempo, vou ser muito breve agora.
Agradeço as opiniões em relação à fita e, como já tinha dito, optei pela preta em carbono, que é discreta e combina bem com os manípulos.
Os pneus são os vermelhos que comprei novos há dias, por isso não irei trocar para já. Fiz no entanto um ajuste rápido em photoshop, que coloco abaixo, e sem dúvida que o preto nos pneus dá um realce bem superior ao quadro. O vermelho tolero e não desgosto, já que pelo menos mantenho as cores de Itália.

Os travões ainda são os Veloce, pois não consegui os tais Record, mas ando a pensar numa alternativa leve e acessível, sobre a qual falarei mais tarde noutro tópico.
Faltam os apertos em titânio, que ainda não chegaram, e há algumas alterações por fazer.

Só fiz 15Km hoje porque chovia demasiado, por isso é cedo demais para análises, mas adorei a bicicleta neste mini teste. Falarei sobre isso quando a testar devidamente.

Fogueteiro, mais logo envio-te mensagem privada sobre isso, pois tenho de sair. :)

http://img249.imageshack.us/img249/6366/wilier.jpg

Com os pneus em preto:

http://img100.imageshack.us/img100/8285/wilierblack.jpg

super.byke
20-11-2010, 20:43
humm... com pneus em preto fica melhor, agora vai o photoshot e coloca o selim e o avanço em branco e vais ver como fica mais "alegre"!!!
Se esta é a tua bike, o selim parece muito "à frente" no espigão... isto é sinónimo de que o quadro é grande... um espigão sem seat back se calhar ficava melhor ;)
Quanto aos apertos rápidos, eu comprei da PlanetX (42g, depois de ver que o Duchene o tinha comprado) e estou muito contente pois são BBB (bons, bonitos e baratos) :)
Tens um bike muito fixe :)

jimlizard
20-11-2010, 21:27
Também prefiro os pneus em preto, mas prefiro igualmente o selim e o avanço nessa cor.
Acho que já há cor que chegue no quadro. :)

Quanto ao selim, ainda não ajustei definitivamente, mas quando colocar um avanço um pouco mais curto já tenho mais margem para recuar. Estava com ideia de passar de 110mm para 90mm, mas depois de experimentar hoje, creio que o 100mm será um bom compromisso. Tenho de experimentar melhor.
O quadro é um 54 e eu tenho 1.74m. Fiz também a medição da altura do chão ao osso púbico e creio que este é o tamanho mais adequado para mim, pelo menos de acordo com algumas fontes. Sei que muita gente prefere um quadro mais pequeno, por ser mais leve e por permitir um aspecto mais agressivo, com o espigão alto, mas muitas vezes acabam por ter de subir demasiado o guiador para ter conforto.
Não me sentia pior com o 52 que tinha, mas creio que este está bem. O tempo o dirá... :)

Esses apertos parecem-me muito bons, mas agora já encomendei um par no ebay e o peso de 77g para os dois não está mal.
Da Planet-X queria era comprar uns travões como os do Duchene, mas na versão "forged", mais acessível. Como não encontrei à venda, estou a pensar nuns July com 225g que há no bike24.

Entretanto comprei também uns suportes de bidão em carbono, com 21g cada um. Sempre dá para poupar 50g em relação aos que tenho agora.
Nos travões poupo cerca de 100g se optar pelos que referi. No avanço retiro mais de 40g. Nos apertos nem sei, mas será bastante.
O espigão será radicalmente cortado, pois é de 400mm.
Se juntarmos o desviador da frente Record e o novo selim, ainda será uma redução aceitável em relação ao que se vê nas fotos.

rodd
20-11-2010, 21:44
Boas,

Bike muito bonita, sim Sr.

Em relação aos pneus, na minha opinião, os pretos ficam melhor no conjunto. Outra opinião, mas tardia, pois já está escolhido e montado, é em relação ao selim e às fitas. Gostei do branco, apesar de ter aspectos negativos, como o sujar-se com maior facilidade. Ficava melhor o conjunto selim/ fitas em branco. Opinião pessoal, é claro... :)

Abraço,
Luís

SLM
21-11-2010, 07:31
Que classe! Eu deixava ficar o preto (nos pneus, fita e selim). Fica mais discreto, mas evita distrações sobre o que de mais bonito tens nessa montagem: o quadro!

fogueteiro
22-11-2010, 09:02
Reafirmo a minha opinião anterior. Gosto muito da tua bicicleta.

Não lhe mexia em nada e como gosto muito do preto, até a fita não trocava.

O facto de teres ido para um quadro maior, prepara-te porque o teu corpo vai reagir. Vai ter que esticar mais um bocadinho e não vai gostar muito. Aconteceu isso comigo, mas ao final de uns kms já estava tudo bem.

Mourao_7
28-11-2010, 23:04
Jimlizard quero-te mandar uma mensasgem por causa das rodas mas tens a caixa cheia....Ve la isso porque estou interessado

jimlizard
17-12-2010, 11:41
Fogueteiro, foi precisamente isso que notei nos primeiros Km's, mas agora até me sinto mais confortável nela do que na minha anterior bicicleta, que tinha quadro 52. O 54 parece-me mais adequado para mim.
Esta semana já lhe fiz 250Km, em que 100 foram feitos ontem, e não tenho quaisquer dores. O que estava a prejudicar era o avanço de 110mm, que entretanto foi trocado por um de 90mm.

Depois de já ter andando bastante mais com ela, posso dizer que o quadro é extremamente rígido e tem uma agilidade que o anterior não tinha. É fácil apontar a bicicleta para a curva seguinte com um pequeno movimento do corpo e a reacção é imediata.
Em descidas sinto-me muito mais confiante, no piso irregular o conforto está noutro nível em relação ao alumínio e a pedalar em pé nota-se que mais energia é aproveitada.

Desde a última foto, fiz as seguintes modifcações:

- Rodas

Campagnolo Shamal Ultra 2 Way - Vieram com pneus Hutchinson Atom tubeless atrás e Deda Tre HST na frente. O Hutchinson é um dos tubeless mais leves que há, com 270g, o que acaba por ser semelhante ao meu anterior Pro3 + câmara de ar. Supostamente aproxima-se imenso de um tubular a rolar e talvez na próxima mudança coloque dois destes. O Deda tem um fantástico peso de 180g, ou seja, ainda menos 20 que o Pro3.
Não notei perda na estabilidade, mas talvez o mérito também seja das Shamal.
As rodas são fantásticas a subir, embora as Elite que tinha fossem também boas. Parecem-me ser mais aerodinâmicas, pois sinto que consigo ganhar velocidade mais facilmente nas descidas, e a rigidez não poderia ser melhor. Os cubos são extremamente silenciosos, mas produzem uma sonoridade que acho agradável.
Por fim, acho que são lindíssimas e combinam na perfeição com esta bicicleta.

- Selim

Fizik Arione CX Carbon Braided - Anteriormente tinha um Arione Titanium e não notei uma grande perda no conforto. Confesso que é ligeiramente mais duro e apercebi-me disso nas primeiras voltas, mas agora não noto o mais pequeno problema. A geometria é a mesma e dou-me muito bem com ele. O anterior tinha uma risca cinza no meio e este, sendo todo preto com pequenos detalhes em vermelho, fica mais harmonioso no conjunto. Na balança acusou menos 50g do que a versão em titânio.

- Avanço

Deda Zero 1 90mm - É um avanço barato, mas não deixa por isso de ser uma óptima opção. É um dos mais leves em alumínio e acho que é realmente muito bonito. O preto e branco combina na perfeição com o quadro. Poupei 50g em relação ao anterior Quattro 110mm.

- Travões

Planet X CNC Ultralight - Eram os travões do Duchene e estou muito satisfeito com eles. Não travam melhor que os meus anteriores Veloce, mas também não esperava que travassem, pois já eram muito bons. No entanto pesam apenas 200g o par, o que deve ter reduzido umas 140g ao peso final. Também os acho muito bonitos e gosto de os ver na bicicleta.

- Grades de bidão

Em carbono, de marca branca - Troquei as anteriores Zéfal Spring por umas em carbono, que pesam 21g por unidade. Já nem me recordo do peso exacto das Zéfal, mas creio que rondava os 45-50g. Foi mais uma melhoria assinalável.

- Apertos de roda

Planet-X em titânio com alavanca em carbono - Tinha encomendado uns no ebay com alavanca em alumínio, com peso anunciado de 77g o par, mas depois vi estes em promoção, com um peso de 44g o par, e não resisti. Na foto abaixo ainda não estavam montados, mas agora já se encontram no lugar.
Os que eu tinha nas Elite pesavam 190g! Redução de 146g nesta modificação.

- Cassette

Campagnolo Record Ti / Aço - Ainda não a instalei, mas deve estar a chegar. Deverá permitir uma redução de 62g em relação à minha Centaur.

Após instalada a cassette o peso final deverá ser de 7270g, com pedais, claro. Há algo que está a pesar mais do que devia, porque pelas minhas contas a bicicleta deveria pesar bastante menos com os componentes que tenho, de qualquer forma já apresenta um valor interessante e o mais importante é que tem um excelente comportamento e uma estética ao meu gosto.

Comprei ainda um bidão da Campagnolo 750ml, para combinar com o que já tinha de 500ml. Ficam bonitos no quadro. :D

A próxima alteração será trocar o desviador da frente, que foi instalado para desenrascar (Veloce), por um Record. Mais tarde o Deda Newton será substituído por algo mais leve. Uma escolha provável será o 3T Rotundo Team.
Depois disso espero não lhe mexer mais tão cedo.

Daqui a uns anos instalo um grupo Super Record 11, quando estiverem acessíveis no mercado de usados. :D

Mais tarde tiro umas fotos num local mais agradável, pois esse não valoriza muito a bicicleta, já que o branco morre demasiado com o fundo. É apenas para terem uma ideia.

Os travões antes da montagem:

http://img43.imageshack.us/img43/6719/mg6678d.jpg

A montagem actual:

http://img213.imageshack.us/img213/1838/mg6725m.jpg

Fevereiro
17-12-2010, 13:07
Bela montada que aqui está :) .
Quando puderes dá feedback desses travões, podero montar os mesmos, mas ando a adiar a compra porque não tenho nenhuma info deles.

fuel100
17-12-2010, 13:09
Só te posso dizer uma coisa:
A bicicleta está liiiinda, das mais lindas do forum, em minha opinião.
As rodas, são a cereja no topo do bolo.

jimlizard
17-12-2010, 13:53
Fevereiro, respondi-me à mensagem privada, onde fiz a referência aos travões. Não há muito a acrescentar, excepto que têm travagem equivalente a bons travões da Shimano ou Campagnolo, mas com um peso bem mais reduzido.

fuel100, obrigado pelo comentário. Também acho que são muito bonitas e um dos meus modelos favoritos dentro das clincher. Embora só possa falar bem das Elite, este quadro precisava de um modelo italiano de qualidade. :)

fogueteiro
17-12-2010, 14:42
Jimlizard,

em relação à cassete, pondera bem. Apesar de ser Record, pode ser que ganhes em peso e percas em qualidade.

De resto nada a apontar... só a gabar. Parabéns

jimlizard
17-12-2010, 14:47
Obrigado pela opinião fogueteiro, mas posso perguntar qual o motivo da observação em relação à cassette? Supostamente uma Record em titânio e aço será sempre melhor que uma Centaur em aço. Às vezes até pode nem compensar o investimento, mas pior nunca será, creio eu. :)

rodd
17-12-2010, 15:05
Presumo que o fogueteiro se esteja a referir à durabilidade, isto é, preço/ número de km...

jimlizard
17-12-2010, 15:07
Ah, ok, mas até tenho a ideia de que o titânio tem uma resistência à fadiga superior à do aço neste tipo de esforço.

fogueteiro
17-12-2010, 15:08
Se for em aço, não há nada a apontar. Não é que tenha experiência, mas já estive com uma casste em titânio na mão e na verdade aquilo é uma pena, mas pelo que tenho lido e ouvido de utilizadores desse material na engrenagem, aquilo parece que não dura assim tanto quanto devia, sobretudo para quem não tem patrocínios. É a única ressalva que coloco.

jimlizard
17-12-2010, 15:17
De facto acho que estou enganado, pois estive a fazer uma pesquisa.
De qualquer forma, apesar da existência de modelos totalmente em titânio, esta apenas tem a parte superior, ou seja, é aquela que sofre menor desgaste, já que as forças estão distribuídas por um maior número de dentes. Desta forma talvez o desgaste no geral até acabe por ser mais uniforme.
Os modelos totalmente em titânio é que devem durar bastante menos, daí não serem um bom investimento para a maioria, tal como indicaste. :)

ALNM
17-12-2010, 17:39
A tua Willier está muito, muito bonita. Ficou bem melhor com as fitas em preto.
Quando trocares os desviadores (o de trás também) por Super Record verás que, em termos estéticos tudo muda para melhor porque no SR dominam os negros e o carbono. Claro que o preço conta e em termos de desempenho não é significativamente diferente.

Suponho que o grupo é de 10 velocidades, certo? Nesse caso o pedaleiro Chorus não será novo, é assim? É que na fotografia os pratos não parecem tão negros como ao vivo.

O peso não me parece exagerado para os componentes que tens. Para desceres dos 7 kg tens de considerar investimentos bem maiores e ser muito exigente com cada um dos componentes. Mas não me parece exagerado.

No que respeita às rodas, acho que não encontrarias melhor em alumínio e de pneu. Em termos de peso estão entre as mais leves de pneu (mesmo consederando as de carbono). Mas não é só a aerodinâmica e o baixo momento de inércia que vais sentir, também o rolamento. Tenho curiosidade em relação ao comportamento dos tubulares.

Boa sorte!
:)

Burning Dogma
17-12-2010, 18:37
Também acho que o peso está normal para os componentes que tens. A pedaleira não é de eixo integrado, podes sempre poupar algumas gramas aí, por exemplo.

Quanto à cassete, como foi dito, as cassetes de titânio duram menos que as de aço, cerca de metade dos km. Menos mal, que essa tem os carretos pequenos em aço pois são os que se desgastam mais rapidamente, mas se estiveres a pensar em meter altas kilometragens na máquina, quando gastares essa mete uma Chorus ou uma Centaur que é melhor aposta.

De resto só posso dizer que tenho uma inveja (saudável ;) ) da grande máquina que aí tens! Boa sorte com ela ;)

20fps
17-12-2010, 21:11
Que assombro de bicicleta.

salpicão
18-12-2010, 08:13
Boas,
muito bonita...sim senhor...
Muitos parabéns...
Abraço.

consciouness
18-12-2010, 10:02
Não há qualquer problema em usar uma cassete record em termos de durabilidade. Os problemas de desgaste em cassetes existem se forem em ergal. Cassetes tipo Miche, Tiso,etc, são extremamente leves(120g), mas a cassete fica inutilizada ao fim de pouco tempo. Campagnolo record, se trocares de corrente quando deve ser, não há qualquer problema.

paradawt
18-12-2010, 10:17
Estive cuidadosamente a ler a tua última análise à máquina.

As opções que tomaste foram bem escolhidas. Como disse o fuel100 as rodas são a cereja no topo do bolo.

Os negros acho que são a melhor escolha porque o quadro tem cores bastante alegres e como tinha dito anteriormente, assim todo o conjunto de componentes deixa que a beleza do quadro brilhe. E os componentes continuam a ser bonitos e a encaixar de uma forma perfeita.

Tens aí um grande projecto, desejo-te muitos kms em cima do avião.

Abraço!

rjcm78
18-12-2010, 12:59
Parabéns pela excelente máquina...parece-me que conheço essas rodas de algum lado.

Off-topic:

Já deu para perceber que percebe bastante de fotografia...Já agora na foto da bike montada, onde é que ela está amparada? É que não vejo nenhum suporte.

Foi Photoshop? É que as fotos com alternancia na côr dos pneus é exactamente a mesma...a risca vermelha foi pintada.