View Full Version : Deixei-me de BTT
Ao longo dos últimos anos tenho assistido a muito pessoal que sempre praticou estrada virar-se totalmente para o BTT. Quer seja porque a estrada já nada lhes diz, quer seja porque o BTT constituirá um desafio mais interessante ou simplesmente porque a oferta de eventos de BTT é abismalmente superior a eventos de estrada, em quantidade e em qualidade (especialmente no que diz respeito à hora do petisco). No entanto, eu acabo de tomar a opção de fazer o percurso inverso. Há vários anos que praticava BTT e foi com o BTT que me reiniciei nesta coisa das bicicletas após alguns anos sem lhes tocar. Sempre gostei muito de estrada, sempre vibrei com ciclismo, mas a versatilidade e talvez a influência de amigos levou-me a adquirir uma bicicleta de BTT. Comecei a dar as minhas voltas, a participar em provas, mas havia qualquer coisa ali que não me preenchia. Entretanto lá comprei uma fininha muito modesta e o BTT foi ficando cada vez mais posto de parte. Cansei-me das constantes manutenções, da destruição de material, de chegar a casa a meter nojo e de muitos factores que o BTT envolve actualmente enquanto fenómeno de massas. Entretanto surgiu a oportunidade de comprar uma fininha melhor e tomei uma decisão que espero não me vir a arrepender: dei a minha BTT como retoma e posso dizer oficialmente que deixei-me do BTT!
E por aí, há histórias semelhantes? Ou continuam a manter-se fiéis às duas vertentes?
Ainda não cheguei a esse ponto mas actualmente só ando de BTT nos passeios, fora isso é só estrada. A bike de BTT custou 3x o valor da estradista mas quando chego à garagem para pegar numa ou noutra a tendência é sempre para estrada.
No inverno costumo pegar mais na de BTT, com chuva e vento prefiro o campo, não se nota tanto como na estrada.
A questão do mete nojo até gosto, quando era novo a minha mãe ralhava quando chegava a casa todo sujo agora chego que mete nojo e ninguém me diz nada. É claro que me lavo no quintal antes de entrar em casa :)
fogueteiro
29-10-2010, 08:59
RJLA
eu dou-te os parabéns por teres sido "do contra".
Eu não tenho história, neste caso, porque sempre ao longo destes 30 anos de bicicleta fiz somente estrada, e muito sinceramente não me vejo a fazer BTT.
Começo logo com a falta de paciência para lavar a bicicleta sempre que saísse, acrescentado o facto do valor a dispender ser muuuuito superior.
Bem-vindo novamente a Casa, amigo RJLA;);):D:D
Eu comecei há já 10 anos no btt, numa altura em que nem sequer havia maratonas, apenas os saudosos passeios guiados em que a vertnte competição ou superação, não existia.
Depois vieram as maratonas, primeiro as de Portalegre e outras similares, que passados alguns anos saturaram, de seguida meti-me em provas cada vez mais exigentes e selectivas e cada vez menos de massas. Em 2007 comprei a primeira fininha em aluminio que se manteve até este ano em que troquei por uma de crabono mais definitiva.
Mas mantenho o BTT como actividade de fundo em termos de competição (ultra maratonas, 24h a solo e Georaids), mas 70% dos kuilometros que faço é em estrada, treinos para o btt, passeios com os amigos. Entre Dezembro e Março deste ano, por exemplo, guardei a btt por causa da chuva e da lama e só fiz em exclusivo, estrada, tal como de resto, o meu grupo numeroso de Coimbra, que utiliza a mesmíssima estratégia. Resultado: Reduzi a perto de zero a manutenção da btt e a zero absoluto a manutenção da estrada. Em tempo de crise, a poupança de material é essencial.
Considero as duas actividades complementares e não me vejo sem uma delas. Adoro as duas e quando uma me satura mais , vou para a outra. As estradas e trilhos desta região, ajudam e de que maneira e isto é um aspecto essencial para se gostar das duas, para além de sentirmos que possuimos, quer numa quer noutra vertente, a bicicleta perfeita e as companhias adequadas, pois só assim retiramos prazer absoluto nas duas actividades.
http://img33.imageshack.us/img33/4093/p3200195.jpg (http://img33.imageshack.us/i/p3200195.jpg/)
http://img594.imageshack.us/img594/8591/p3200196cpia.jpg (http://img594.imageshack.us/i/p3200196cpia.jpg/)
Boas RJLA
E eu a pensar que era único no mundo.
Quero ver se não me alongo na história.
Desde praticamente que me conheço que sempre andei de bicicleta, ora em chavalo, e até porque vivo e sempre vivi numa aldeia, tinhamos as nossas pistas onde fazíamos saltos em montes de terra construidos por nós. Mais tarde veio a 1ª fininha (uma bicicleta de marca UCAL) imaginem , heheheheh.
Foi aí pelos 13 ou 14 anos que comecei a dar umas voltinhas maiores.
Mais tarde apareceu a paixão pelo btt e com uma BH fiz um pouco passeios e provas por vários cantos do país. Tendo em conta que a UCAL já à muito tempo não existia, e queria completar os treinos de btt com os asfalto adquiri a minha actual finória, uma MOSER 111.
Durante algum tempo as duas rolavam, subiam e desciam, no entanto este ano em Janeiro, devido a uma luxação crónica do ombro direito fui operado. Os estragos cá dentro eram grandes e a solução passou por fixar através de membranas interiores a cabeça do úmero ao omoplata.
Posto isto e apenas porque tenho receio de uma queda nos trilhos, se bem que também pode acontecer em asfalto, mas considero a probabilidade menor, hoje com 35 anos, SOU APENAS UM ASFALTISTA.
O btt faz parte do passado, embora com excelentes recordações e excelentes fotos.
Peço desculpa se me alonguei.
Abrçao e boas pedaladas.
Filipe
Tal como o amigo Morg, também a minha BTT era bastante superior à de estrada. No entanto, comecei a fazer um balanço da utilização que lhes dava e por exemplo este ano 90% dos kms percorridos foram em estrada e mal toquei na BTT. Das vezes que toquei, talvez por mero azar, tive problemas e entrei em despesas. Ora, para quê ter uma bicicleta boa que quase não uso parada na garagem e andar montado numa "pasteleira" a fazer aquilo que realmente me dá prazer? Após pesar os prós e os contras lá me desfiz da BTT e com ela consegui um belo negócio para uma estradista que me transmite sensações que realmente me preenchem. Lá me deixei do pó e da lama...fazem mal à saude :)
Já me passou pela cabeça essa troca mas depois pego nela (BTT) dou uma volta e recordo porque a comprei :) também gosto de fazer BTT.
RJLA,
tenho tido sorte, quando lhe pego é só meter ar (o Notubes desaparece com o tempo) e andar, está sempre 5*
Não digo desta água não beberei mas dificilmente vou deixar o BTT.
Boas,
Eu gosto das duas vertentes, apesar de admitir que a estrada sempre foi a menina dos meus olhos, talvez por já ter competido.
Iniciei-me na estrada e o BTT apensa surgiu por acaso... mas não me desfaço da de monte!. :) Aqui fica a prova das duas "manas" juntinhas.
http://img706.imageshack.us/img706/6238/p1080490.jpg
Boas pedaladas
luisbiclas
29-10-2010, 20:29
Para se eu (provavelmente) o único do contra aqui no topico, mais depressa mandava a fininha ao "tecto" do que a BTT, apesar desta ser mais dispendiosa.
A fininha aborrece-me depressa, gosto de sair 4 ou 5 vezes por mês com ela e fazer 70, 80 ou 90kms em cada saída, mas o prazer de andar de bicicleta esta no BTT, mais adrenalina, mais técnica e maior diversão, na fininha é quase mesmo só para acumular kms.
JorgeRibeiro79
29-10-2010, 20:34
Eu tambem fiz o mesmo, sempre fui mais adepto de estrada e quando os meus amigos de btt deixaram de andar mais regularmente troquei pois para mim em estrada sinto-me muito mais á vontade e ando com mais gosto
Figueiredo
29-10-2010, 20:40
Tenho saudades de uma boa maratona de BTT, mas deixei praticamente por 3 razões:
1 - Fartei-me de estragar material
2 - Fartei-me de ter que lavar e lubrificar a bicicleta cada vez que saia
3 - O preço exorbitante das incrições, qualquer passeiozinho de 30Km organizado já custa para cima de 10€ agora multipliquem por 52 semanas num ano...
pre_historico
29-10-2010, 21:08
eu sou um bttista da 2ª vaga (fim dos anos noventa) e comprei uma estradista há 6 meses por 500€ que pesa mais que a minha de btt de suspensão total he he he ... ou seja a de btt custa 5 vezes a de estrada.
desde essa altura tenho feito sempre estrada e só fui a 3 passeios de btt.
hoje fechei negócio para fazer um «grande» upgrade no quadro da estradista e os próximos investimentos serão na de estrada. mas deixar o btt...não me parece.
admito, isso sim, que daqui a 5 anos vou ter uma estradista bem mais cara que a de btt, porque estou a pensar deixar as suspensões totais e voltar às origens com uma hard tail
BTT e ciclismo de estrada são duas paixões pelas quais eu mantenho o mesmo sentimento.
Enquanto que a fininha permite-me alargar as minhas voltas num raio de acção bem maior e subir sem sentir o atrito dos pneus.
A minha velhinha btt é companheira diária nas minhas deslocações para o emprego,passeios a sós e com amigos, mas sempre com empenos á maneira.
A ultima vez que paguei para andar de bike já foi a uns bons 5 anos em Mafra e foi por engano pois eu não alinho nessa filosofia de btt pagante.Ora com singletracks tão bons no meu quintal ia pagar para andar de bike.
No inverno só lavo a corrente o resto que lave a chuva ou as poças, e as correntes que a de btt gasta vem da fininha essa sim anda sempre limpinha e asseada.
Desde que não me preocupe com o peso da bike,nem em modas de material xpto.Não me queixo de grandes despesas com a bike de btt,e se ela come Kms.
crockett
29-10-2010, 21:47
eu tive alturas em que fazia 60% BTT e 40% estrada...sempre gostei mais de estrada, e desde há 2 anos com a prática do triatlo, é 95% estrada e 5% BTT...e na de BTT já tenho uns trocos valentes, fiz a conta no outro dia e já gastei sensivelmente 2200€...enfim mas continuo a gostar muito do BTT,qualquer dia dá-me cabeça e começo a fazer outra vez mais BTT
Bem, parece que a maioria do pessoal opta por manter duas bicicletas...acho que só mesmo eu mandei a BTT às urtigas :)
Não digo que não volte a arranjar uma de BTT, até porque em breve irei viver para uma aldeia onde terei muito mato à volta e certamente a vontade de andar por lá perdido apertará, mas não me estou a ver a entrar em loucuras por uma bike de BTT. Na estrada sim, gosto de investir. Sinto que não estou a comprar material descartável e dá-me muito mais prazer.
JorgeRibeiro79
30-10-2010, 23:26
Eu tenho a mesma opinião que tu, mas eu não penso voltar a ter nenhuma de btt, só se um dia mais tarde mudar de pensamento eheheheh
RJLA : Se fizeres como eu, não compras material descartavel : Entre Novembro e Março, quase exclusivamente estrada e nos restantes meses alterno btt e estrada e nunca levo a btt para o trilho quando à lama. Deste modo, a manutenção de mabas as bikes fica muito barata e usofruuo das duas modalidades.
Sim, bem sei que evitando determinadas condições mais severas reduz-se a manutenção numa bike de BTT...mas isso é estar proteger uma bicicleta que foi concebida exactamente para andar em todo o tipo de condições. Enquanto tive a BTT nunca deixei de sair para o monte por causa da chuva ou da lama...e o mais curioso é que olhando para a lista infindável de problemas que tive constato que aconteceram quase sempre em situações muito pouco severas. A minha ultima experiência BTT foi mesmo num solarengo Domingo de Setembro, num passeio organizado supostamente pacífico, no qual após 7 km percorridos estava apeado com um pneu trilhado e sem hipótese de colocar uma câmara porque o aro também deu problemas. Resultado, foram 10€ de inscrição + combustível + 30€ de um pneu que nem 50km tinha e que ficou inutilizado. Se a esta juntar um bom rol de problemas que fui tendo ao longo dos anos, enterrei muito dinheiro no BTT e sinceramente não me apetece ser escravo de uma bicicleta. Claro que se a minha paixão fosse o BTT, que se lixe o dinheiro gasto e as chatices criadas...mas quando essa paixão realmente não existe, não vale a pena forçar. Vale sim a pena procurar aquilo que realmente nos dá prazer.
No entanto, e como já disse, provavelmente voltarei a ter uma bike de BTT, principalmente pensando na versatilidade destas. Dará jeito para umas voltinhas até à praia, pelo pinhal atrás de casa ou para acompanhar o meu filhote que dentro de poucos anos aprenderá a andar de bicicleta...mas nada mais do que isso, portanto, algo bem modesto.
Boas pessoal, eu dantes fazia só BTT e adorava, mas, contraí três hérnias discais, ás quais fui operado e agora estou exelente, mas com o medo de aleijar as costas outra vez deixei-me do BTT.
Comprei uma bike de estrada porque não castiga muito as costas, não sinto falta do BTT, porque não sabia fazer estrada em bike de estrada era fantastico, então com um grupo que 50 ou 60 pessoas é adrenalina no maximo é fantastico.
Mas admito que o BTT é mais convivo e passeios e contacto com a natureza.
Nolimits
31-10-2010, 10:42
Boas RJLA,espero que nunca te venhas a arrepender de ter entregue a tua maquina do mato,que de certeza absoluta,muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitas alegrias te deu.
eu por mim até me podiam tirar a estrada,mas o mato................................issso não,vejo e revejo-me em valores humanos que na estrada nunca vi.......
abraço e felicidades na tua opção
Viva RJLA,
Parece que já está tudo dito pelos camaradas... Gostos não se discutem. Importante mesmo é fazer o que nos faz sentir bem. Apenas posso falar do meu caso: comecei há pouco tempo a fazer btt e, rapidamente, veio a vontade de adquirir uma de estrada. E assim foi: há cerca de 3 semanas comprei uma Trek Madone 5.5 usada. Um investimento bem superior à de btt (Ghost SE 6000). Infelizmente, ainda pouco ou nada usufrui da fininha - uma horita para cheirá-la, pois, no f-d-s passado, na maratona do Festival Bike em Santarém, malhei e fui parar às urgências com uma luxação no cotovelo esq. Agora é cerca de um mês com gesso e talvez outro para fisioterapia, ou seja, 2 meses sem estrada ou btt!!! Isto tudo para dizer que o episódio fez-me pensar se vale a pena ou não andar nestas andanças. Para já prefiro pensar que há que ter mais cuidado e fazer a coisa por puro prazer sem pensar em tempos... Desistir de praticar não vou. Claro que a aposta será maior na fininha, mais não seja para rentabilizar o investimento e descobrir melhor o ciclismo de estrada (de que sou adepto ferveroso há longos anos). Mas tudo tem o seu lugar: o prazer de cada modalidade é próprio e único e, nisto, como em tudo na vida, cada coisa tem o seu lugar. Julgo que há alturas melhores para o btt e outras para o ciclismo, começando logo pelas condições do tempo. Redutor seria dizer que apenas uma delas é válida (sendo certo que nestas coisas de gosto/prazer tudo é subjectivo) e, como diz o ditado, nunca podemos dizer que "desta água não beberei" ou, continuando a parafrasear, "mudam-se os tempos, mundam as vontades". Quanto a mim, vou continuar a alternar... até ver! Abraços.
Viva pessoal.
Ando no BTT desde 94.
Este ano, finalmente, irei aderir ás asfálticas. A escolha será entre uma Ghost ou uma Canyon. Sem dúvida duas das bikes com a melhor relação preço/equipamento/qualidade.
O btt é para manter, por tudo aquilo que já foi dito anteriormente e com o qual concordo.
Hoje dei uma voltinha numa bike emprestada e gostei das sensações.
O investimento que irei fazer na fininha será idêntico à do btt e espero que ao adquirir uma boa bike, bem equipada, evito os up-grades.
Comprei uma revista e fiquei estupefacto com a duração de uma transmissão de estrada. Tinham durações do Ultegra com 10.000km em 14 meses ou um grupo da Sram com 40.000!!
Obviamente são testes nos quais os componentes são esticados ao máximo para avaliar justamente quanto é que aguentam. A revista é a TOP Velo.
Boas pedaladas
Boas a todos
Também me deixei do BTT, acabei de vender a minha bike de btt esta semana .
Após alguma ponderação,custos de manutenção,tempo para as limpezas apropriadas para o material, desgaste do material, a companhia para os treinos,o custo cada vez maior para participar em eventos de btt-federados ou não-,entre outros motivos já revelados neste tópico tomei esta decisão. Investi algum dinheiro da venda da btt e comprei um novo grupo ultegra para a minha bike de estrada, irei andar com amigos do pedal apenas pelo prazer do ciclismo e desfrutar da bike sem a obrigação de treinar para manter um bom nivel competitivo.
Boas pedaladas para todos
Pois é, comigo aconteceu precisamente o mesmo.
Fazia BTT desde 89, na altura era considerado um maluquinho com uma bicicleta daquelas.
Tive várias BTT's e no final do ano tomei uma decisão radical, resolvi vender a BTT e ficar só com a de estrada que já tinha.
Passado duas semanas resolvi colocar também à venda a de estrada que tinha, uma Masil e com o dinheiro da venda das duas bicicletas comprar uma de estrada nova.
Comprei uma Canyon e ainda me sobrou dinheiro.
Estava farto de gastar dinheiro com a manutenção da BTT, havia sempre qualquer coisa para mudar ou trocar, mas o que realmente me revoltava era a dimensão que o BTT atingiu nestes ultimos anos.Passou a ser uma " feira das vaidades " e um negócio bastante lucrativo com passeios e provas a atingir em média os 25 € e 30 €.
Em suma o BTT passou a ser moda.
Mas como eu não gosto de andar na moda aderi a 100% à fininha.
pedrolobo7
27-02-2011, 19:41
RJLA
Companheiro comigo tambem me sucedeu o mesmo mas por motivos diferentes. Apos 12 anos a andar de BTT em que pensava que era o "rei do mundo" um dia tive uma queda gravissima que me fracturou uma costela, clavicula partida, etc na Serra da Freita (Arouca). Deixei a BTT devido a este factor, aliado aos factores que referiste (manuntenções, chegar sujo etc...)
Estou nisto da estrada desde NOV/2011 e ... estou a adorar. Se pudesse voltar atras 15 anos era na estrada que me iniciava...
Acho que há pessoal que é do 8 ou 80,ou andam na feira de vaidades como referiu um colega.
Em que se enterra montes de dinheiro em inscrições de provas que não se ganha nada,mais deslocações e se contabilizassem ao fim do ano dava uma pipa de massa.
Ou fartam-se e largam a burra,será que nunca viram no outro Fórum que existe monte de pessoal com outra filosofia de Btt e até fazem-no de um modo mais feliz.
heldocas
30-03-2011, 21:50
Bom vou-vos contar a minha experiencia.Andei 20 anos na estrada até que um dia experimentei o BTT ,ADOREI!!! TROQUEI UMA GOKA GREEWHITCHE EM CARBONO POR DUAS SCOTTS SCACLES ,depois ainda comprei outra e fiquei com a companhia das minhas filhas nas lides do BTT.Nunca esqueci a ESTRADA fiqui sempre com o bichichinho.Não digo que BTT é melhor que estrada nem sequer o contrário,.Mas digo sinceramente que o BTT é mto mais de lazer ,de um convivencia diferente ,de um defrutar da natureza e das silvas heeheh,mas na verdade gastar dinheiro é no BTT ,andei anos na estrada;MUDEI uma corrente e uma cassete,andei dois anos no BTT, é rolamentos é pastilhas,lavagens ,é pneus.uns pneus na estrada duram anos e anos, na estrada um gajo chega mesmo desfeito,tenho uma scott scale com rodas mavic slr,travões ultimate e uma trek oclv carbon de estrada ,devemos fazer o que mais gostamos ,gosto de btt e de estrada, .Bom temos é que pedalar hehehe.
Fevereiro
30-03-2011, 22:05
Eu já ponderei vender a minha bike de btt pois ando tão pouco com ela, mas mesmo assim não consigo, como todas a s bikes que tive tenho foram montadas a la carte e isso cria um certo carinho por elas. enfim... pancadas cada um tem a sua.
Também comecei no btt mas, rendi-me à evidência: desde que me lembro sempre gostei de estrada. Acho que acompanho todas as Voltas a Portugal, Vueltas, Tour de France, Giros, etc., desde miúda.
Mesmo assim, não consigo trocar a bike de btt, por uma fininha e por isso, coloquei uns pneus de estrada. Há dias fui ver o somatório de kms pedalados em 9 meses, desde que a comprei e já fiz 6200 kms. Percebo o que diz o sr. Fevereiro no post acima, ganha-se uma ligação afectiva à bike e a minha dá-me uma grande segurança.
Como espero fazer mais kms em estrada e melhorar o andamento, em breve terei mesmo de aderir às fininhas.:)
Não há dúvida, que as despesas de manutenção são mínimas. Quando andava no mato, a lama, as pedras, a areia, etc., provocavam estragos que me saíam caros.
zemusica
31-03-2011, 12:21
Tendo começado tambem no btt na decada de 90, lembro que pouco tempo depois da btt comprei a primeira fininha, mais para participar em passeios de cicloturismo, mas cedo a arrumei na garagem e dei prioridade ao barro, mais pelo prazer de andar pelos campos, paisagens, etc e nada de carros.
Acontece que as organizacoes de passeios de btt descobriram que com essa actividade podiam ganhar dinheiro e basta ver os preços da maioria dos passeios que ha por ai... juntando as deslocacoes e manutencao da cicleta, a coisa ja fica cara.
Entao optei por fazer poucos passeios organizados, um ou dois por ano e dou umas voltas quando me apetece.
Mas andar de btt no mato sem companhia, julgo ser perigoso, basta uma simples queda e ficamos la deitados sem nos encontrarem, entao resolvi voltar a estrada... Passeios mais baratos, menor manutencao, mais companhia e melhor preparacao fizica
Amigos/companheiros a minha historia em bikes de estradas foi a minha primeira escolha quando tinha 20 anos aos 26 deixei de pedalar só aos 35 anos:cool: é que comecei a novamente pedalar porque tinha deixado de fumar:p e converti me ao BTT até hoje com 43 Até que o meu irmão comprou uma fininha e eu fiz o mesmo uma Trek que estava na montra da loja e hoje ela vai comigo para o trabalho e passeios ao domingo quando o btt esta OF:confused:
Por isso não troca a minha MERIDA de btt pela a outra montada TREK de estrada. Ou vice versa.
Boas!!
E para amanhã será que existe alguém aqui da região para fazer o inverso??
Ou seja trocar só por um dia a fininha pela grossa do Mato!!
cucunight
20-08-2011, 22:29
Boas,quanto ao BTT e á estrada nunca irei deixar nem uma nem outra,pois uma não substitui a outra e vice versa,mas confesso que neste momento andar de fininha é menos dispendioso que na de Btt,mas adoro as duas vertentes e por essa razão continuarei a montar as duas,eheheh...
Saudações.
Nolimits
20-08-2011, 22:40
Já aqui o disse e vou voltar a repetir, gosto muiiiiiiiito de estrada,mas sou e nunca vou deixar de ser "pé de barro", SEMPRE
Sou dos tais que fazia BTT desde 1990, na altura eu era considerado um maluquinho com uma bicicleta daquelas.
Deixei o BTT em definitivo há cerca de 1 ano, e deixem que vos diga que não estou nada arrependido.
É certo que tenho saudades das paisagens deslumbrantes que tive oportunidade de ver, mas a falta de tempo e a despesa que tinha com a BTT fez-me optar só por uma.
Tem as suas vantagens, deixei de ouvir a minha mulher dizer... Olha para esta casa de banho cheia de terra... ;)
A despesa baixou e muito... Agora só tenho que me preocupar de mudar a corrente e um par de pneus de ano a ano, e mesmo assim...
Tenho saudades, é certo mas não estou arrependido.
SaintRider
16-10-2011, 22:08
Tb desde o inicio dos 90 que me iniciei no BTT, se bem que até hj, mesmo com a BTT, muitos kms foram percorridos em estrada.
E por todos os factos que já foram referidos, certo dia p exemplo, nomeadamente no Inverno, não apetece lavar a bicicleta dp da volta, não apetece sujar, etc, e lá vai uma voltinha na estrada....Certos dias saía para a estrada para fazer 100km, com a btt....
Por todos estes anos nunca toquei numa roda fininha, mas o bichinho sempre esteve cá com vontade de sair.....
Já desde o ano passado era para me ter iniciado na roda fininha mas, por motivos de ordem superior, não pude e nestes ultimos meses a falta de vontade para sair com a btt tem se mostrado....porque o que me apetecia MESMO era fazer estrada...com roda fina.
A semana passava concretizei o meu desejo e ja encomendei e espero esta semana minha primeira bike de estrada.......mas, não vou deixar o BTT. Penso que as duas coisas se complementam....Na estrada posso fazer mais kms em menos tempo, quando me apetece fazer kms, para além de que, para quem como eu gosta de maratonas, é excelente e quase indespensavel para uma boa preparação.......
Agora...Um belo monte.....aquelas subidas inclinadas com cascalho à mistura, super técnicas, mesmo um dia de chuva quando estamos no meio do nada com lama até ao pescoço, ou um gajo tar tao esgotado que bebe agua do cantil todo cagado e está-se nas tintas, são daquelas sensações que não se quer deixar de ter.....eu pelo menos não quero....
Se posso ter tudo......por que vou contentar-me só com metade :)
Cumprimentos,
Boas
Apos ler este topico ja deixei-me muita coisa..... mas talvez va exprimentar o BTT.
Eu, que tenho 41 anos de idade e que sempre gostei de varios hobbies; futebol, radiomodelismo e ciclismo.Estive em França ate ao 13 anos de idade e a ida para escola era feita numa bicla normal e no retorno para casa passava numa floresta:rolleyes: e fazia um desvio; mais o meus colegas; para fazer BTT e desfrutva a brava. O pior:mad: era quando chegava a casa os pais nao gostavam nada destes atrasos. Ja nessa altura era atleta federado de futebol.Ida para o treinos na bicla.
A bicla era de uma irma e normalissima mas dava para tudo(btt,estrada,free style).
Com a vinda para Portugal deixei a biclas e dediquei-me so a jogar futebol ate aos trinta anos. Mas entretanto surge um convite de um director para treinar as camadas jovens da minha terra.
Estive a treinar durante 9 anos e tive de deixar por razoes familiares e nascimento da filha.
Entretanto nestes anos ao sabado com uns amigos ia dar umas "gazadas" no carro radiocomandado e que passou a competiçao...mas este hobbie sai muito caro mas ainda tenho e terei sempre.
A uns 3 anos atras um amigo veio ter comigo e mostrou-me a sua bike de estrada e deixou-me dar uma voltinha ;);)
Foi entao que decidi comprar uma GOKA Greenwich de estrada e adoro os passeio feitos nela. Mas nunca deixarei este VICIO.
Agora gostava de experimentar o BTT e talvez adquirir uma bike porque o inverno esta a porta e com chuva e vento nao da para andar. Vou ver preços e depois decido ou entao uns rolos...nao sei
A verdade ate hoje na minha bicla ZERO problemas so fiz uns upgrades mais nada e kilometros em cima.
Um coisa sei... nao deixarei de andar de bicla de estrada ....adoro, ainda mais que o futebol.:D
:confused: :confused:
Bem, o BTT certamente não deixarei... aliás sempre pensei que nunca faria estrada :rolleyes:
Mas, e nestas coisas há sempre um mas, de há uns tempos para cá comecei a prestar mais atenção "à estrada" :p e começou-se cá a instalar uma comichão... :)
Tanta, que já coloquei à venda umas das minhas três (3) BTT para comprar uma de estrada...
Só que as dúvidas são tantas e tantas, que tenho "devorado" o Fórum...
:cool:
CarlosP
saurio33
28-10-2011, 23:25
Eu comecei com uma bike de BTT por razões psicológicas: vender a moto de mato por motivos de custo e de pouca companhia. Que por sua vez já foi uma substituição da moto de estrada, desta feita por razões familiares. Então, com a bike de btt aconteceu o mesmo. Como vivo deslocado da minha terra Natal e também tinha mudado de casa, não conhecia muita malta que fizesse btt. Os que conhecia tinham andamentos muito acima!... Então comecei sozinho a ganhar ritmo, apenas em estrada. Quatro meses depois já tinha uma fininha, graças a este forum e a um blog que encontrei na net, quando pesquisava informação sobre as bikes. Esse blog foi uma inspiração para mim (obrigado Jorge Medeiros). Entretanto um vizinho veio ter comigo para me convidar a juntar à "malta" para uns passeios de btt (obrigado helio & vitor design btt team). Isto foi na véspera do Natal do ano passado. Foi nessa altura que dei a minha primeira volta de BTT. Depois disso fiz muito btt. Quando ando sozinho uso a fininha. Agora começo a perceber que há espaço para as duas. Tudo depende da motivação, do tempo, da vontade de lavar a bike e da vontade de me encher de pó ou de lama. A verdade é que cada uma tem o seu encanto. Tudo depende do nosso estado de espírito.
comigo funciona tipo:bom tempo e la vou eu pra estrada,chuva bora pro mato......lol nao tem nada que saber..eu quero é pedalar...divertir me com os amigos..
abraço j49
Boas João49!
Já somos dois com o mesmo pensamento.:cool:
paradawt
03-11-2011, 13:53
Sem dúvida que gosto mais de estrada!
No entanto, o BTT traz-me algo idêntico a um "desmame"... Ou seja, não consigo fazer uma época apenas de estrada, assim como não conseguiria fazer uma época apenas de BTT.
Uma coisa equilibra a outra.
Por exemplo no feriado fiz o que apelidamos pela Rota das Broinhas de Mel (nome dado pelo grupo de BTT com quem ando) e sentir aquele cheiro da natureza envolvida em água e humidade, a lama, etc., recordou-me como é bom também pedalar no mato e não me preocupar com carros, trânsito, pessoas, semáforos e afins...!
Para mim a de estrada surge quando, aliado às tardes de inverno pós-laboral serem curtas e escuras para mato me aparece um bom negócio para uma fininha.
Os custos de manutenção da suspensão total também pesaram nesta equação, e entretanto montei uma single speed, adquirindo apenas tensor, espaçadores e uma forqueta rígida.
Neste momento utilizo as 3, mas se tivesse de optar por apenas 1, nem pensava 2 vezes, a Single Speed (pelo gozo que dá, pelo desafio e pelos custos reduzidos)
Peace
Lo Scalatore
23-11-2011, 16:02
Tenho 47 anos e pedalo desde os 16 com fininha e com a btt....nunca pensai de abandonar uma a favor da outra ..bem digamos que depois de ter destruido uma Moser de estrada acima de um carro passai alguns anos a correr fora das estradas:-)....sao dois mundos diferentes que ofrecem emoçes diferentes.Uma coisa é certa: a btt se feita a serio ( intendo percurso off road e nao estrada) precisa de uma preparaçao de base que só a fininha pode dar!!;-)...por isso digamos que sao complementares e para quem pode ter as duas e praticar com as duas é ideal.
Eu adoro bastante descubrir estradas secundaria, aldeias perdidas foras das nacionais e ICs aquí em Portugal e a vantajem deste pais é que há pouco trafico logo podemos fazer kms e kms encontrando poucos carros em completo relax.Talvez o problema da fininha é que pode crear aborrecimento se praticata em estradas principais,mas por isso temos Google Earth e Bikerouter:-))..as vezez ando surprendido durante as minhas saidas em estradas secundarias e terziarias porqué nunca encontro ninguem com a fininha!!Todos a pedalar na N109!??:-))
Com a btt praticamente vamos em qualquer lado.....nao sei se conhecem a Travessia do Portugal em Off road...um espetaculo a nivel de paisajem ,o Portugal "esquecido" non seu melhor com lugares onde só de pé o btt podemos chegar e as nossa almas agredecem!!.Pessoalmente as vezes tenho dificultade decidir com qual bike sair:-)....o problema da btt sao os custos de manutençao mais altos vs uma fininha e sobretudo o facto que é mais aggressiva nas nossas costas sobretudo quando estamos a "metade do caminho de nossa vida" :-)))...mas até que tenho pernas quero continuar com as minhas duas namoradas:-))
Boas pedaladas
Fabrizio
nao consigo trocar,ate ha pouco so tinha btt,fazia estrada com ela,fui atropelado por uma animal que nao respeitou sinalizaçao,grave luxaçao...fiquei sem saber se voltar as bicis...voltei melhorei a minha btt,o gosto mantinha-se com limitaçoes claro..tenho tambem uma paixao enorme por ciclismo de estrada e adquiri a minha scott(nao gosto do nome de fininha) nao concebo apartir dessa data nao ter as duas bicis...gosto de andar e agora e so escolher...fight for riding!
Override
24-12-2011, 12:52
Ora muito bem, a minha historia é a seguinte... Eu iniciei-me no btt em 1999, na altura comprei uma bike de 350€ e logo me iniciei nos campeonatos regionais de cross country (ainda não se falavam nas muito famosas maratonas) os quais deixei após 2 anos porque simplesmente me fartei e ficava dispendioso, depois fui adaptando o meu tanque de btt com 14km para a estrada e la fazia as minhas voltas que as vezes chegavam a loucura dos 220km.... viciei-me assim na estrada, entretanto comprei uma fininha a qual me fez passar momentos espectaculares, conhecer lugares fantasticos aqui no minho, ate que me juntei a um grupo e la começei a fazer competiçao de estrada, pois o bichinho não tinha morrido ainda. Fiz 4 anos de competição de estrada ate que deixei por não ter tempo pra treinar por questões de trabalho e tambem porque a competição de estrada é extremamente desgastante. A coisa de 1 mes comprei uma bike de btt porque foram muitos anos longe da lama e ja estava com saudades. Adoro o monte mas a minha paixão é mesmo a estrada. Agora no inverno no monte quase nao se nota o frio, coisa que nao acontece na estrada.
ora boas:rolleyes:
rápido e simples:cool:
faço btt com um grupo de amigos variado,novos velhos,com muita pica com pouca pica,miudos...por ai..:rolleyes:
agora comprei uma fininha(como se diz por ai),para já estou a adorar,nota que até há um mês atrás eu dizia que estrada não era para mim:p
o bicho pegou quando numa conversa com um amigo .me disse que um amigo nosso tinha ido há penha de manhã numa btt com pneu fino,e ai eu pensei,era mesmo de umas estiradas assim que eu precisava.
vai dai but comprar uma fininha... bem meus amigos aquilo o mál é experimentar,como disse o meu amigo polidos quando soube da compra(o pedro isso é viciante) e é mesmo amigos:rolleyes:
agora quanto a deixar o btt.... não estou a ver... deixar de ir o gerês andar com a minha trepadeira ás costas e pedalar por sitios inacessiveis e antes de chegar a casa a micas já a ligar a dizer (não entras em casa assim,já fos-te lavar a bike???) :cool::p:rolleyes:
agora estou a gostar muito mesmo de estrada,e nunca na vida tinha andado numa bike de estrada:rolleyes:
só tenho medo de daqui a mais um tempo me dár uma pancada maior e começar a fazer bike trial ou outra vertente do ciclismo;););)
é claro que nem todos gostamos do mesmo ,mas uma coisa tenho a certeza,é dos desportos que conheço onde existe mais espirito de camaradagem,e onde se fazem amigos para a vida:D
mas também começo a ficar farto de a cada mês a btt me sugar a nota toda da carteira,mas vou continuar no btt,quanto mais não seja para me amandar aos picos e me rir há brava,depoi de ter que pedir para me ajudar a sair de lá poi nem me podia mexer com tanto pico he he he
certamente na estrada irei passar esses bocadinhos maravilhosos também,que por vezes em certas alturas da vida até nos rimos sozinhos a pensar nesses momentos:rolleyes:
desculpem o relamborio,deixem o btt ou não,continuemos a pedalar que dá saúde e faz bem há crise:cool:
grande abraço para todos:rolleyes:
Barão Vermelho
31-12-2011, 21:41
Acho que, quem gosta e dar ao pedal, o faz de qualquer maneira e em qualquer tipo de bike. Durante muitos anos, dediquei-me exclusivamente ao BTT. Como treinar apenas no mato sai caro em desgaste de material, mais tarde adquiri um par de rodas suplente onde montei uns pneus fininhos para poder ir pro alcatrão à vontade. Essas rodas duraram 2 anos. Ao fim de 2 anos, troquei-as pela primeira "fininha". E pronto, foi amor à primeira vista. Em pouco tempo, deixei de fazer cerca de 5000km ao ano exclusivamente no mato, para passar a fazer 2000km ao ano no mato e 6000km ao ano na estrada. Entretanto, a primeira "fininha" que era de alumínio já deu lugar a uma outra, já em carbono. Agora dizer que um dia irei abandonar por completo a bike de BTT? Acho dificil. Não digo que seja impossivel, porque nós nunca sabemos o que o futuro nos reserva, mas será muito improvável que o faça. Actualmente, a "fininha" permite-me treinar com mais facilidade, ao passo que a BTT me permite competir ao fim-de-semana contra os amigos lá do sítio. Já dizia aquele cantor famoso com um penteado semalhante à cabeça do microfone: "Eu tenho 2 amores, mas não tenho a certeza, de qual eu gosto mais..."
SilverKid
01-01-2012, 16:55
Eu tb sou da opinião que quem puder ter as duas versões...
O ciclismo ajuda na resistência e manutenção da preparação para quem realiza maratonas e raids BTT...
O unico senão da estrada para mim é que se perde um pouco da técnica essencial no BTT.
De resto não me vejo neste momento que adquiri a minha fininha com uma só em especial sem a de desbravar mato...
Pois é, então não é que o cromo que abriu este tópico (eu mesmo!) afinal não se deixou de BTT! Confesso que passei por um período em que me saturei totalmente de BTT, daí ter aberto este tópico mais ou menos por essa altura. Os custos de manutenção, a massificação em torno da modalidade, a minha própria motivação, enfim, vários foram os factores que me levaram a pôr de parte o BTT por uns tempos. Dediquei-me apenas à estrada, sendo a vertente que mais me apaixona e à qual dedico mais tempo, atenção e dinheiro, mas o maldito bichinho do BTT que eu julgava morto afinal estava apenas adormecido. Entretanto deixei de viver num pequeno apartamento no meio da cidade para passar a viver numa pequena aldeia rural numa moradia com imenso espaço e com uma mata nacional nas traseiras, contribuindo decisivamente para que o bichinho do BTT começasse novamente a dar sinais de vida. A vontade de pegar na bicicleta e entrar pela mata dentro, sem pressas, sem carros, sem limitações começou a crescer desmesuradamente e com ela começou a demanda pela procura de uma nova bicicleta de BTT. Lá arranjei uma nova máquina e neste momento voltei a ter duas bicicletas na garagem (aliás três, se contarmos com a pasteleira para ir ao pão :)), sendo obrigado a concordar que essa é a melhor opção para quem possa. É bom poder ter uma alternativa quando a estrada não puxa, ou vice-versa. Acima de tudo o que interessa é pedalar e retirar prazer daquilo que se faz.
pedro silva
04-01-2012, 14:33
olá amigo, parece que mudaste para a casa e o local certo :) e estas agora como o peixe na água heheh
aproveita muito e goza do que a natureza e a vida te oferece :)
abraço
Pedro
Boas esta questão não tem uma resposta. Acho que quem gosta de bicicletas, sente o apelo de experimentar tudo. Foi isso que me aconteceu. Faço BTT com uma bike muito cara e sim é verdade no inverno o material estraga-se, e sim as revições das bikes de BTT são muito caras, tipo amortecedores a 500 e a 90 euros só para a revisão. Por outro lado as maratonas de BTT estão inflacionadas, muita desorganização e preços exorbitantes. Tal como muitos virei-me para a estrada e comecei com uma "pasteleira" fui a uma prova e rapidamente vi que necessitava de melhor material e mais treino de estrada. Fui o que fiz, hoje faço os dois e não me vejo a desisitir de nenhum.No BTT tento não ir para lamaçais, até porque aí só se estraga material e não se consegue andar nada. Como a bike de BTT, apesar de já ter 3 anos, é um topo de gama não necessitando de upgrades, estou a desenvolver a de estrada para fazer os desafios audace. Na minha opinião o espírito do BTT é mais saudável e altruista, apesar de já haver uns BTTistas que aparecem nas maratonas para ganhar a qualquer custo, continuam a existir aqueles que vão pelo convívio e pelo explorar de novos trilhos, parando sempre que alguém está em dificuldades. NA estrada penso que isso não existe, mas posso estar enganado porque a minha experiência é pouca. Ainda desafino com as mudanças de estrada a pensar no XT e continuo a estranhar muito as travagens sem disco. No fundo gosto de andar em todas as bikes, mesmo naquelas que nunca experimentei e gostaria de experimentar, como o downhill, single speed, cruisers e tudo o que tenha duas rodas sem motor.Com o aparecimento da roda 29 no BTT fai ser mais fácil a transição entre a estrada e o BTT.
Na minha opinião o espírito do BTT é mais saudável e altruista, apesar de já haver uns BTTistas que aparecem nas maratonas para ganhar a qualquer custo, continuam a existir aqueles que vão pelo convívio e pelo explorar de novos trilhos, parando sempre que alguém está em dificuldades.
Raven,
o espírito de ajuda é do próprio ciclista por isso tanto existe no btt como na estrada.
Uma das coisas que me fez reduzir a participação nas maratonas/passeios foi haver cada vez menos dos que vão pelo convívio.
rodasepedal
11-01-2012, 15:25
Nem mais Morg...
mario_ajp
13-01-2012, 11:46
Boas
No meu caso comecei numa Bmx quando era miúdo e aos 15 anos troquei por uma fininha. Depois veio o vício do atletismo, e mesmo assim ainda dei as maiores voltas nela aos 26/27 anos. Passei mais de 10 anos sem andar de bicicleta, quando me apeteceu voltar a minha velha companheira não estava em condições de andar, e em vez de a arranjar comprei uma BTT, de início revelei logo alguma rejeição por andar no mato com ela devido à manutenção e limpeza. Acabei por me habituar a andar no mato e os km a aumentar, até que arranjei trabalho no alentejo e aproveitei e comprei a minha look, e comecei gradualmente a equilibrar os treinos entre as 2.
Seis meses depois fiz o maior erro da minha vida troquei a minha BTT de alumínio por uma de carbono, e passado um ano só fiz 700 km com ela, só dá despesa. Agora tenho fininhas a mais, andei a recuperar bikes velhas de aço, algum dia vendo a BTT e meto uns pneus de ciclocross na velhota para quando me apetecer andar nos estradões.
fonsecarlos
14-01-2012, 11:18
Eu gosto de todas.
Mas faço sobretudo estrada.Por varios motivos.
O principal é que não gosto de passar muito tempo a fazer manutenção e limpeza da bicicleta.
Um outro não menos importante é que andar de bicicleta para mim é também passear, descontraiar, conhecer novos locais e paisagens ao ritmo que só a
bicicleta consegue proporcionar. Priviligio a circulação em estradas secundarias, terciarias e locais com menos circulação de veículos. Evito estradas principais se bem que em prejuizo muitas vezes da qualidade do piso.
Acrescentaria ainda que gosto de andar de bicicleta quando me apetece, sem compromissos de horarios de partida , de chegada ou de percurso.
Em todos estes factores a estrada está em vantagem em relação ao BTT.
Acrescentaria mais dois que são decisivos para a minha escolha.
Na estrada em menos tempo consigo melhor condição fisica, que é importante não só para a pratica desportiva mas também para o meu dia a dia.
O outro é o facto de ter feito durante varios anos bastante todo o terreno em moto.
Acabei por ficar "formatado" ao ritmo, emoção, tecnica, prazer e raio de acção de um moto de TT.
Apesar das preferências actuais não enjeito que com o passar do tempo o gosto pelo BTT cresça e equilibre ou minore o desiquilibrio actual.
pedro silva
14-01-2012, 12:03
olá amigo, concordo com algumas das tuas palavras, sou mais um que vem do TT de duas rodas e quads, estou a adorar esta nova modalidade de estrada ;)
abraço
Pedro
fonsecarlos
14-01-2012, 12:06
Quando ando de bicicleta gosto de surpreender o quotidano de cada um. Do estudante que vai para a escola ou a Universidade, do reformado no café ou no banco de jardim, do carteiro na azafama da distribuição das cartas da domestica a caminho das compras no mercado, do pescador a aparelhar o seu barco ou do simples peão de enfrenta um percurso ludico ou utilitario.
Adoro observar estes momentos do dia-a dia ao longo das pedaladas de um dia normal.
Turismo no estado puro.
Fazer uma percurso de 2, 3 ou 4 horas utilizando a minha propria energia e não outra quimica ou electrica qualquer comprada para ser utilizada e gasta proporciona-me um sentido de realização extraordinario.
Boas, eu também estou a tentar vir para este mundo.
Sempre fiz btt desde novo e agora aos 22 anos ofereceram me uma fininha velhota com os seus 10.9kg
Pus a minha btt a venda para poder melhorar a minha de estrada. Desejem me sorte :b
E se um dia as saudades apertarem tenho a do meu irmão de btt.
Um abraço
Boas, eu não me deixei de btt, porque também adoro btt :o, mas chegou a altura de testar a vertente asfaltica e como a troika anda ai juntei uns poucos tostões e comprei uma asfaltica usada e basica para começar a dar as primeiras voltas.
Para já estou a gostar bastante do asfalto, permite realmente fazer umas voltas engraçadas e puxar pelas pernas(39x25 :eek:), tem sido dose e também tenho andado sem companhia pois estou em fase de explorar a bicicleta, espero em breve estar a fazer umas voltas com o pessoal.
De qualquer modo não abandonei o btt e até continuo a participar em passeios e maratonas, mas estava a sentir falta de algo e penso que ao enverdar pelas asfalticas irei colmatar essa falha.
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.