PDA

View Full Version : 17.ª Edição "Serra Acima" - Serra da Estrela - 12 Set. 2010 (Foto Report)

Figueiredo
12-09-2010, 21:43
Km: 55,57
Tempo: 3h34m55s
Média: 15,5

http://img194.imageshack.us/img194/1290/p9120114.jpg

Mais fotos aqui: http://ciclofigueiredo.blogspot.com/2010/09/17-edicao-serra-acima-serra-da-estrela.html

pantani
12-09-2010, 21:58
A média não intereça.
Agora esse esforço iu,ui... até doi só de ver.

Parabéns

fogueteiro
13-09-2010, 10:03
Figueiredo,

parabéns pela proeza. Ficaste a gostar mais da serra da Estrela?

Coloca mais pormenores da subida: Inclinação, dureza, etc, porque haverão interessados nesses pormenores, tal como eu, e que tencionam fazê-la

Abraço

Figueiredo
13-09-2010, 10:49
Vou tentar transmitir mais ou menos aquilo que fui sentido ao longo do percurso:

A partida foi efectuada a partir de Vela uma localidade situada a sensivelmente 33Km de Manteigas onde se iria dar o começo á subida á Torre contudo apesar destes Km iniciais parecerem os mais acessíveis quando chegámos a Manteigas já contávamos com uma altimetria acumulada de sensivelmente 750 metros (superior á maioria dos passeios de cicloturismo).

Chegados a Manteigas achámos por bem efectuar a 1.ª paragem num cafezito para descomprimir um pouco (a média até aqui era superios a 25Km/hora), atestar os bidons de água, comer uma barra de cereais e ganhar coragem para o que se avizinhava...

A partir daqui começou a verdadeira aventura logo á saída de Manteigas apanhámos pela frente 2 rampas junto aos viveiros das Trutas as quais foram superadas com algum sacrificio a uma velocidade que rondava os 8Km/hora, ultrapassada esta 1.ª grande dificuldade seguiram-se uns valentes Km sempre a subir no meio da serra (paisagem espectacular!!!) onde consegui encontrar o meu ritmo e estabilizei a velocidade nos 10-12Km/Hora, por esta altura já tinha perdido o meu companheiro de viagem que se atrasara um pouco mas como valente se mostrou nunca desistiu até nos encontrarmos no Alto da Torre.

Por esta altura já tinha o carro de apoio com a minha esposa e o filhote bem colados na minha traseira a incentivar, e bem jeito me deram pois até ao centro de limpeza de neves era só pessoal encostado a atestar os bidons com água das nascentes e eles íam-me abastecendo de liquidos e sólidos sem ter que parar "no meu pensamento por esta altura só existia a ideia de chegar ao fim sem parar..."

No centro de limpeza de neves estava o promotor de evento o Sr. José Morais com uma garrafa de água na mão, nem parei agarrei a mesma em andamento fiz a ligeira descida de + ou - 500m e quando a subida se iniciou de novo despejei a garrafa de água inteirinha por a cabeça abaixo, o calor começava a fazer-se sentir e o esforço acumulado por esta altura era já muito.
Notava-se claramente que a inclinação da subida tinha aumentado nesta parte, até que finalmente após uma curva avisto o túnel "sabia no meu inconsciente que o inferno estava a chegar" e as forças começavam a escassear, decidi então parar e se o coração se estava a portar que nem um bravo a respiração estava certinha e a cabeça no lugar, as pernas ameaçavam agora deitar tudo a perder, começaram as "Caimbras" nesta altura duvidei mesmo do sucesso da minha jornada, contudo fiz uns alongamentos comi um cubinho de marmelada, Isostar, e fiz-me á estrada de novo "afinal estava a 8km de cumprir uma promessa...", cerrei os dentes e apesar do esforço alguns Km mais á frente voltei a parar para fazer mais uns alongamentos e beber um pouco de água junto á estátua de Nossa Senhora esculpida na pedra, á qual agradeci o facto de estar vivo e com saúde que me permitia estar alí naquele momento com a minha familía...

Não tenho bem a certeza quantos Km faltariam ainda para o fim tenho a certeza que poucos, mas tornaram-se realmente dificeis pois ía desgraçado de todo..., aproveitei a roda de alguns companheiros da zona habituados aquelas andanças e fui por ali acima até ver a Torre, a sensação de alegria e de dever cumprido não têm palavras para descrever aquilo que senti, juro que as lágrimas me vieram aos olhos só não chorei por vergonha...

Chegado ao fim cometi um grande erro vinha a fazer um grande esforço e parei de repente, resultado os musculos parecia que me iam saltar das pernas, e as dores ui, ui, ..., mas após andar um pouco a coisa passou, estava agora preocupado com o meu companheiro que tinha ficado para trás, não tinha a certeza se ainda estaria na subida..., quando de repente surge o carro da esposa com os filhos que me comunicou que ele estava mesmo a chegar, que boa noticía!!! tínhamos chegado os dois ao topo...

Espero ter saude para o ano repetir a aventura...
Boas Pedaladas!!!

N_Rodrigues
13-09-2010, 12:45
Bem que aventura Figueredo!
Os meus parabéns pelo objectivo cumprido, não importa se mais depressa ou mais devagar, mas a ascensão da Serra, já ninguém lhe pode tirar!
Parabéns !!
Abraço

P.S. Lá fiz mais um passeiozinho, parece que o bicho se está a entranhar, eh eh

Delfino
13-09-2010, 14:36
Viva
Também eu , mais uma vez participei no Passeio , ainda sou do tempo em que a partida era na Aldeia de Joanes , dai rumava-se ao Fundão , Covilhã e ai vão eles Serra Acima .

Esta edição foi para mim talvez das mais difíceis ( tirando a primeira vez que por lá foi , em que ainda não sabia bem para o que ia), fruto do pouco andamento , pois nos anos anteriores já teria mais alguns quilómetros nas pernas . Mas enfim lá se fez com mais um belo de um empeno .

Delfino

Helder Pereira
13-09-2010, 22:49
Luis Figueiredo....... mas que grande aventura.

A minha história começa há 2 anos atrás, quando eu numa voltinha de bike no Algarve, fui selvaticamente atropelado por um taxista, em que ele vinha em fora de mão tendo-me partido vários ossos, originando operações, inserções de parafusos e afins.
Á recuperação passou em cerca de 1 ano e meio em fisioterapia para voltar a andar, primeiro a pé e depois de bicla
Mas a minha mente sempre pensou "Se um dia voltar a andar bem de bicla, ainda hei-de subir a Serra da Estrela".

A este ano lá fui, e meus caros, não há desculpa de pesar 80kg, de não ter treino, nem anadamento, nem rodagem, porque quando há uma vontade tem de ser.
Adianto que na 6ª feira (2 dias antes) tive um desenranjo intestinal que me levou a no sábado ainda estar ko, mas a vontade e o querer eram superiores.

A grande parte da história, Luis, já contaste, falta a parte em que uns kms depois de Manteigas nos termos separado em que tu muito bem mantiveste o teu ritmo e eu baixei o meu pois as pernas comecaram a pesar e pensei tenho de me conter pois ainda faltavem cerca de 16/17kms para a Torre.
E ainda bem que o fiz pois apesar de dizerem que a subida por Manteigas é a mais fácil, digo por outro lado que é a que não nos dá descanso pois é sempre a subir (embora nunca tenha subido pelos outros lados) o que obriga ter a cabeça bem no sitio e não entrar no red-line.

A subida nesta fase é espectacular, pois para quem já a subiu e imagem pelo Vale Glaciar é soberba o que a juntar à companhia de vários companheiros de pedal pela Serra acima torna-se inexplicável.
Eu lá fui subindo, mas sempre com as pernas a pesarem-me, ao que decidi parar num recorte tipo fonte que existe do lado esquerdo e onde estavm muitos colegas a resfrescar, e onde me hidratei, com a bananinha, barra, bebida isotónica, e retomei a marcha e acabei logo por concluir que a paragem me tinha feito bem, Consegui a partir dessa altura por um passo certinho com alguma folga, e controlando a respiração consegui ir trepando com melhor disposição.
Efectivamente, o osso maior veio na fase do Tunel e a seguir ao mesmo.........jasus. Imaginem aquela fase do "***** já falta tão pouco e as pernas dóem-me como o caraças". A partir desta fase é muito duro e só o pensamento de chegar ultrapassa a dor.
Tive tb de parar junto à Santa onde estavam aqueles que dão sabor e energia à minha vida. Tava os meus 2 filhas e a minha mulher junto à Santa, o que podeia parecer sem querer teve uma imagem certissima, era ali que eu tinha de parar. Parei e descansei um pouco, mas o desgaste era tão grande que mesmo em pé me doia as pernas e as costas, pelo que decidi "Vamos lá acabar com isto". Peguei na bina e pimba, só que estes 2km são mesmo demais e a muito custo cheguei à Torre, e tinha a minha familia e o Luis Figueiredo que não arredou pé antes de eu chegar e cumprimos o prometido, tirar uma foto lá em cima os dois.

Tenho a certeza de duas coisas: Nada é impossivel, desde que tracemos que o objectivo é fazer. E tenho uma bela história para contar aos netos (porque o meu filho nunca mais se vai escer disto).

Luis, o meu puto (que tem 9 anos) hoje na escola disse que o pai subiu a Serra de Estrela todinha de bicicleta, e sabes quantos acreditaram..............zero.

Abraços a todos, vou descansar
Helder Pereira

PS: Luis, tu tiraste as fotas de nós os 2 na partida e eu tenho as famosas fotos de nós os dois na chegada.

http://img4.imageshack.us/i/051zi.jpg/
http://img4.imageshack.us/i/051zi.jpg/

Guerreiro_76
14-09-2010, 10:10
Amigo Hélder, grande Campeão que tu me saíste.
E de pois vens dizer: "Epá tá calor, isto é kms a mais para mim, não sei se consigo me aguentar, etc. etc........
Vai lá vai, coitado de mim!!!!!!!
Da próxima vez vais subir aqui o malhão. Para quem sobe à torre isto é apenas um aperitivo!!!!!!!!!!
Um abraço!

Helder Pereira
14-09-2010, 10:27
Boas Jorge Guerreiro,
E com toda a razão, porque a tarefa não foi fácil, pois como sabes apenas ando ao fim-de-semana as 2 horas da praxe, e nos 55kms da subida à Serra em andamento (fora as paragens) foram 3,45h e sempre a dar-lhe nos crenques.
E felizmente que o termómetro não passou cá em baixo dos 30 graus e lá em cima estavam 22 graus, muito diferente dos quase 40 graus que apanhamos ai no Algarve.
Mas ainda bem que fiz essas voltas convosco, porque se não fosse isso, então esta tarefa era bem pior.

Abraço, e quem sabe.....o Alto do Malhão numa próxima oportunidade...

Figueiredo
15-09-2010, 08:43
Luis, o meu puto (que tem 9 anos) hoje na escola disse que o pai subiu a Serra de Estrela todinha de bicicleta, e sabes quantos acreditaram..............zero.

O teu puto é um espectáculo, têm umas saídas muito engraçadas, sabes o que ele me disse assim que te avistou a chegar ao Alto da Torre ???
Passo a citar para que fique registado: "Olha para aquilo parece uma TARTARUGA!!!..." (Estava a falar do pai...):D:D:D

Figueiredo
15-09-2010, 08:49
PS: Luis, tu tiraste as fotas de nós os 2 na partida e eu tenho as famosas fotos de nós os dois na chegada.

Penso que era esta foto que querias colocar...
http://img191.imageshack.us/img191/5643/serra2.jpg

Guerreiro_76
15-09-2010, 10:20
Realmente as crianças não sabem mentir!!!!

Helder Pereira
15-09-2010, 15:38
....eheheh

O sacana do meu puto é uma curte.
O miudo pensava que subir a Serra era como andar de mota.

Assim acho que vou mudar de nome, vou passar a ser o Tartaruga Ninja......eheheh

Luis, lembras-te do Tróia-Sagres, em que na paragem que fizemos em VNMilfontes e depois de ter chegado o 1º grupo o meu puto ficou à espera e eu apareci no 2º grupo e atrás de mim mais uns quantos, e o meu puto disse:
"Pai, ainda bem que não ficaste em ultimo........."

Este puto dá cá uma moral.......

Figueiredo
15-09-2010, 15:46
Já vamos tendo uma Histórias para contar :D, e tudo graças aqui ao fórum caso contrário possivelmente não nos teríamos sequer conhecido..., podes começar já a treinar para o ano que vêm!!!
Abraço

Guerreiro_76
15-09-2010, 16:07
Tão já a meter-me ideias na cabeça.
Este pessoal não sabe tar calado.
Aceitam companhia???????????

Figueiredo
15-09-2010, 16:34
Amigo Guerreiro,

Não sei o que vai acontecer daqui a 1 ano muita coisa pode acontecer, mas em circunstancias normais penso voltar a repetir a aventura para o ano que vêm, o convite fica feito com muito gosto, só espero que não venha subir aquilo a 30Km/Hora e envergonhar aqui o pessoal...

Guerreiro_76
15-09-2010, 17:07
Amigo Figueiredo basta perguntares ao Helder o que eu ando.
Sou mt fraquinho, mas espero melhorar.
Vou já começar os treinos!;)

trepadores da Figueira
16-09-2010, 01:32
Olá Figueiredo e Helder.

Tenho acompanhado o vosso relato da vossa ida há Serra da Estrela, e já tive para entrevir só que no momento de começar a escrever falta as palavras adequadas para poder louvar o que estes 2 amigos tiveram que se sacrificar para poder realizar está etapa que há muito que o desejavam fazer, e mais uma vez me está a faltar a imaginação para poder escrever, o que uma pessoa deve sentir ao fazer essa mítica ETAPA como está.

PARABENS PARA VOÇES OS 2

Figueiredo
19-09-2010, 15:24
Mais de três centenas “Serra Acima” até à Torre

Texto: José Morais

Serra da Estrela, Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental continua a ser o desafio de muitos amantes da bicicleta, se os mesmos adoram ver os gigantes da estrada na mítica subida por altura da Volta a Portugal, enchendo a mesma com grandes multidões, muitos são os que também gostam de experimentar aquele desafio, cheio de adrenalina, e muitas dificuldades.

Há dezassete anos, era apresentado o projecto à Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) intitulado “Serra Acima”, o qual era constituído por um passeio de dois dias, com inicio em Castelo Branco e final na Covilhã no 1º dia, e no 2º dia, a ligação da Covilhã ao alto da Torre, projecto aceite pela FPCUB, que passou a fazer parte dos seus eventos realizados, e do seu calendário oficial.

A procura de novos desafios, deu origem a algumas mudanças, trajectos alterados, caso de Castelo Branco/Fundão/Covilhã/Torre, Fundão/Fundão/Covilhã/Torre, Monsanto/Covilhã/Torre, e nos últimos anos, a ligação foi mais para a beira interior, com saída de Salvador/Penamacor/Belmonte/Vela no primeiro dia, e Vela/Manteigas/Torre, com alternativa Vela/Covilhã/Torre.

Este ano, “Serra Acima” foi para a estrada nos dias 11 e 12 de Setembro, juntou 327 participantes, oriundos de diversos pontos de Portugal continental, contou ainda com a participação da equipa “Clube Amigos da Terceira” dos Açores, uma equipa de Moraleja, Espanha, e a participação especial do Vélo Club Souvagnnais, de arredores de Pau, em França.

Com um fim-de-semana excelente para a prática do ciclismo, apenas o calor se fez sentir em excesso, o evento teve inicio em Salvador, Penamacor, no sábado dia 11, com um almoço oferecido pela Junta de Freguesia de Salvador a todos os participantes. A saída ocorreu pelas 15 horas, com um percurso pela aldeia de Salvador, seguindo depois os participantes com destino a Vela, Guarda, passado por Arranhas, Penamacor, Capinha, Três Povos, Caria, Belmonte, com a chegada a ocorrer cerca das 18,30 a Vela, numa recepção sem dúvida muito calorosa ao fim de cerca de 76 quilómetros, aqui foi tempo de um refrescante banho, seguido de um suculento jantar, servido pelo Clube de Cicloturismo da Vela aos participantes.

O Domingo, dia 12, tinha sem dúvida a etapa-rainha do evento, com o seu ponto mais alto, a subida da Serra da Estrela, com a chegada ao alto da Torre. A concentração ocorreu bem cedo em Vela, onde mais uma vez o Clube local se esmerou em servir um suculento pequeno-almoço à caravana, a partida foi dada pela 8,30, por equipas, em roda livre, com os participantes a passarem por Belmonte, Manteigas, e a terminarem mais uma jornada cicloturistica no alto da Torre, os primeiros cerca das11, 30, tendo os últimos chegado pelas, 13 horas.

“Serra Acima” é sem dúvida um evento de grande prestígio a nível nacional, nas últimas edições, com participações de cicloturistas estrangeiros, deu origem à internacionalização do passeio, o que demonstra a importância do mesmo, subir ao alto da Torre, é sem dúvida um grande desafio que qual amante da bicicleta sonha em concretizar, e é esse sonho que a FPCUB anualmente tem vindo a proporcionar a esses amantes.

É certo de que fazer aquela subida tem os seus custos físicos, e todos os que a tentam fazer tem de estar minimamente preparados, existem alguns que tentam, mas reconhecem as dificuldades e ficam-se pelo caminho, porém outros, de ano para ano, a sua preparação é excelente, e chegar lá bem ao alto, é dos maiores desafios da sua vida, confessam.

Este ano, mais uma vez no segundo dia se fez o evento em roda livre, dando e proporcionando aos cicloturistas a possibilidade de fazerem os cerca de 52 quilómetros, à velocidade que mais se adaptava às suas capacidades, é uma forma muito apreciada da maioria dos participantes.

O comentário final:

Dezassete anos depois, “Serra Acima” continua a movimentar, continua a ter participantes fiéis, e apesar das dificuldades económicas actuais que se atravessa, muitos desde a primeira edição continuam a marcar presença, no passeio “Rainha” do cicloturismo nacional. Os números assim o demonstram, o desafio além fronteiras já chegou, a promessa de em 2011 termos ainda mais equipas francesas a participar também já paira no ar, 2010 podemos considerar muito positivo, apesar de como sempre existem sempre algumas arestas para limar, as mesmas da parte da organização irão ser revistas, limadas, as quais irão proporcionar aos participantes ainda um melhor passeio.

Com um apoio e satisfação da parte dos participantes, a FPCUB agradece a todos que estiveram presentes e puderam dar cor, alegria, festa e animação a mais uma edição de “Serra Acima”, com um agradecimento especial aos patrocinadores que sem eles este evento seria ainda mais difícil de concretizar, a Junta de Freguesia de Salvador pelo almoço oferecido, a Câmara Municipal de Penamacor, pelo abastecimento e policiamento oferecido, ao Clube de Cicloturismo da Vela, por mais um ano receberem da forma carinhosa como o fizeram a toda a caravana e organização, pelo jantar e pequeno-almoço oferecido, e pela cedência de banhos e instalações para pernoita de cicloturistas, por fim a MEDA- Pharma, por mais um ano proporcionar lembranças a todos os participantes.

Com um bem-haja a todos, em 2011 estaremos de volta, por agora a saída está ainda em estudo, mas a chegada, essa terá sem dúvida o local já destinado, será a “Torre”, depois de mais uma subida da Serra da Estrela, e para finalizar, alguns depoimentos de quem participou, e da organização.

Pela FPCUB, José Morais dizia: “Serra Acima é um projecto meu apresentado em 1994 à FPCUB, na altura era apenas um simples associado, a Federação entendeu por bem levar o mesmo para a frente, o primeiro ano tivemos 400 participantes, chegamos a ter 650, mas até hoje nunca tivemos menos de 300, o que prova que temos um evento bem vivo, existe interesse em vir subir a Serra, e começa o mesmo a ter sinais fora de Portugal, o que é positivo, e o que dizer se calhar apenas em sonho, mas porque não num futuro ter na Serra da Estrela um importante evento com meios melhores e com muitos participantes espanhóis e franceses, como acontece nos países deles, onde o ciclismo é visto com outros olhos, penso que sou suspeito para dizer, mas 2010 foi muito positivo, e outros participantes o podem confirmar”.

Luis Pereira foi um dos participantes, natural de Vale Formoso, emigrante em França há 30 anos, faz parte do Vélo Club de Sauvagnnais dos arredores Pau, em França, o seu grupo escolhe anualmente um país para pedalarem, conhecerem novos locais e fazerem amizades, de passagem por Portugal e instalados em Belmonte numa unidade hoteleira, ao terem conhecimento do passeio, resolveram participar, consideram o evento muito positivo, e no final Luis Pereira dizia; “Tivemos conhecimentos de Serra Acima, depois de alguns contactos decidimos participar, como balanço foi bom, muito positivo, é um evento mítico, e tanto eu como os meus colegas estamos satisfeitos como a forma como nos receberam, dos portugueses em geral, e da forma como se pratica desporto, toda a gente é encantadora. Sobre outras participações, esperamos poder voltar, não só o nosso clube, como ainda outros, já que vamos espalhar a mensagem muito positiva, e gostávamos de poder ter portugueses também em França, para podermos retribuir, parabéns à organização esteve muito bem ”.

Outros dos intervenientes nesta edição chamava-se Luis Martins, com 50 anos, veio do Algarve mais propriamente de Bensafim, e no final dizia no alto da Torre; “A serra já não é a minha primeira vez, mas tem sido sempre pela Covilhã, por Manteigas é um pouco mais fácil, mas é duro, e é necessário muitos quilómetros nas pernas para subir até ao alto da Torre. A organização penso que foi boa, correspondeu às expectativas da maioria das pessoas, gostei, e a sensação de chegar à Torre não tem palavras”.

Por fim, José Fortunato, do Clube de Cicloturismo da Vela de 44 anos dizia; “Este passeio valeu a pena, e espero que continuem com a organização em anos seguintes, é o terceiro ano e é muito positivo este evento, é pena não serem mais vezes realizados, chega-se aqui ao alto é uma sensação inexplicável, já se conseguiu chegar, parece difícil, mas descansa-se e é uma sensação que nos vai na alma, sem explicação, é o desafio máximo de quem pedala olhar cá de cima para esta serra deslumbrante, pouco mais posso dizer parabéns pela organização e em 2011 cá espero estar”.

Bons passeios, boas pedaladas…

Fonte: Jornalciclismo

Figueiredo
28-09-2010, 09:29
Mais fotos aqui: http://picasaweb.google.pt/fpcubicicleta/SerraAcima2010#

briosa85
28-09-2010, 11:22
Parabens pessoal pela aventura humana, e pela partilha conosco. :cool:
Este é um dos meus objectivos, tenho de ir a torra seja em 2011 ou 2012.

paradawt
28-09-2010, 11:43
A média não interessa mesmo nada aqui!

Grande aventura, grande volta, grande esforço.

Parabéns!