PDA

View Full Version : Laurent Fignon - ciclismo de luto



mr.al
31-08-2010, 13:46
"O francês Laurent Fignon morreu hoje, aos 50 anos, vítima de cancro. O vencedor do Tour, em 1983 e em 1984, e do Giro, em 1989, não resistiu à doença que lhe foi diagnosticada em Maio de 2009. O cancro começou por manifestar-se no pâncreas mas as metástases espalharam-se pelo organismo.
Depois de diagnosticada a doença, Laurent Fignon lançou uma autobiografia, na qual confessou ter-se dopado, alegando que as práticas ilícitas estavam generalizadas no pelotão internacional no seu tempo de corredor. Mais tarde, em declarações públicas, Fignon aventou a possibilidade de o aparecimento do cancro estar relacionado com as práticas dopantes."
http://img522.imageshack.us/img522/389/cyclismeimage1795.jpg (http://img522.imageshack.us/i/cyclismeimage1795.jpg/)
in jornalciclismo.com

Carlos Rodrigues76
31-08-2010, 16:04
Que grande soco no estômago que levei ao ver esta triste notícia :(

Não fazia ideia que estava doente.... Este foi um dos que me fez gostar de ciclismo.... Nem sei o que dizer... Fiquei mesmo triste

Joelmeida
31-08-2010, 17:16
Laurent Fignon era comentador habitual da Volta à França na televisão publica Francesa, por acaso este Ano reparei que ele tinha uma voz mais rouca mais não sabia que ele tinha um cancro.

pedrofeijo
31-08-2010, 21:13
Pena é o Homem ter ficado conhecido,como diz o Greg Lemond,mais por ter perdido uma volta a França por oito segundos,do que por ter ganho em 1983 e 1984.Mas faça-se justiça se ganhou é porque fez por isso.
Era ainda um puto,e lembro-me de ter achado estranho um ciclista correr com rabo de cavalo.Mas ,de imediato ficou-me na memória ,um ciclista da Gatorade ,de longos cabelos louros a puxar pelo pelotão ,pelas idílicas e verdejantes planícies de França.
Mais pobre ficará o ciclismo após esta triste notícia.

Carlos Rodrigues76
01-09-2010, 01:38
Subscrevo inteiramente o que o Lemmond diz! Mas tb há que dizer que esse último contra-relógio foi absolutamente mítico, e na verdade são precisos dois ciclistas de tal maneira grandes para um momento dessesm, que o facto de ter de haver um vencedor vira mera formalidade.

De Fignon, lembrar-me-ei sempre do ciclista de óculos e rabo de cavalo, que mesmo de camisola amarela nunca perdia uma oportunidade de atacar e ampliar a sua vantagem. Pena que hoje haja cada vez menos com a atitude dele.

fogueteiro
01-09-2010, 10:06
Pois este também foi um dos meus heróis, pena ter cavado a sua própria sepultura como ele próprio diz.

jomendes
01-09-2010, 10:30
foi um dos meus grandes idolos do ciclismo durante a minha infância/adolescência
dos poucos que ganhou o tour ainda muito novo e que em 89` apesar de ter perdido a volta á frança por 8 segundos para o Lemond
nesse mesmo ano venceu o giro e a clássica Milan - San Remo


http://img227.imageshack.us/img227/5758/laurentfignon.png



paz á sua alma

20fps
01-09-2010, 12:08
Essa fotografia é histórica. Gosto de tudo nela, os três da frente, o esforço, as bicicletas os óculos do Fignon. Grande campeão.

patrick pires
01-09-2010, 12:41
Infelizmente o ciclismo perdeu mais um grande corredor... inconformado como sempre e polemico, mas grande lutador...
Uma pena que não tivesse conseguido ganhar esta etapa.. ficam as recordações.