View Full Version : Shimano Sram Campagnolo
Qual é para voçês o melhor sistema de mudanças
Shimano
http://www.discountcyclesdirect.co.uk/images/Shimano%20Dura%20Ace%207801.JPG
Sram
http://www.wiggle.co.uk/images/sram-SLR000-zoom.jpg
Campagnolo
http://static2.biketiresdirect.com/ImagesLarge/cas1e1-1.jpg
Burning Dogma
02-05-2009, 10:58
Esta é a pergunta mais fácil de responder para alguém super parcial como eu:D
CAMPAGNOLO
Eu só uso isso e duvido que algum dia use algum dos outros. No entanto reconheço qualidade nas 3 marcas. A diferença é mais no tipo de manetes e na filosofia das marcas do que no resto. Todas tem material leve, fiável, etc.
Sempre usei Shimano mas neste ano passei para Campagnolo e fiquei rendido ;)
nunotrepa
06-05-2009, 17:29
Quando comecei foi com campagnolo xenon baixo custo mas muito bom só o trabalhar é fantastico e é o xenon.
Agora tenho shimano ultegra nao desgosto mas CAMPAGNOLO é CAMPAGNOLO
Eu neste momento estou a usar campagnolo mirage e acho muito bom para o tipo de grupo que é mas gostava de vir um dia a montar sram red, o grupo em si deixa me doido.
A mim, as manetes do Sram RED também me deixam maluco :lol:
Não me importava de ter 3 bicicletas, com Dura Ace, Red e Super Record, embora ache que a com Super Record fosse mais utilizada que as outras 2 juntas :D
Eu tenho campagnolo Mirage. O que não gosto é do longo curso da alavanca para meter as velocidades. Muitas das vezes até meto mais do que quero. Para além disso a alavanca das mudanças da frente tem mais posições do que o numero de pratos. Acham normal ?
Restante material apenas testei em lojas e parece-me superior em precisão.
MY
Burning Dogma
07-05-2009, 10:42
Não sei se isso da manete da frente não terá haver com o facto de as Campagnolo servirem para duplas ou triplas. Mas confesso que não percebi bem o que querias dizer pois nunca reparei nisso. Já usei essas Mirage com tripla e agora uso as novas Centaur com dupla e nunca me aconteceu nada disso, tanto umas como as outras tem o curso limitado aos pratos. Não será problema de afinação?
Quanto ao Sram Red, também gostava de experimentar. Acho as manetes e o pedaleiro bastante bonitos, já o desviador de trás acho horrível, tem um ar mesmo bruto, não se compara à elegância de um Campagnolo :) Mas conheço quem tenha passado do Dura Ace 7800 e está satisfeito.
Isso mesmo... Eu estou habituado no Btt um click = uma mudança.
Mas no caso da Asfaltica com os comandos Campagnolo Mirage tenho vezes em que nescessito de puxar de varios clicks para para mudar de prato.
No conjunto traseiro a coisa funciona ao meu gosto um click = uma mudança.
Tenho que verificar a tensão do cabo do desviador da frente, na volta com uma afinaçãozinha a coisa melhore. Ou não :)
Obrigado
MY
Eu tenho as manetes iguais as tuas, ela na frente para mudar para cima faz 3 cliks, algo normal, eu por exemplo ás vezes só uso 2 cliks e ela vira, só depois é que reparo que ainda falta um clik, mas se reparares para colocar no prato pequno ela já so de um clik, dai não ter nada a ver com as triplas.
Nos grupos superiores da campagnolo já não acontece isso, julgo que o record já so trabalha com 2 cliks
ERIC CANTONA #7
28-05-2009, 12:20
CAMPAGNOLO: nota 19 (1 a 20)
- Muito fiável, passagens de relações muito precisas
- Raramente desafina, tenho uma bike montada com Campagnolo Record a cerca de dois anos e só por uma vez tive de fazer uma revisão mais profunda, de resto nunca efectua qualquer tipo de afinação
- Esticamente o grupo é muito bonito e leve
- Perde na ergonomia das mãos nas "manetes"
SHIMANO: nota 18 (1 a 20)
- Muito fiável, passagens de relações muito precisas, mas mais barulhentas (mecánicas)
- Desafina com alguma frequência, a minha nova bike é montada com o novo Shimano Dura Ace, com cerca de dois meses e já foi preciso recorrer a uma afinação (dizem que os cabos como são novos cederam, TRETA!!!)
- Esticamente o grupo é também muito bonito embora ligeiramente mais pesado
- Ganha e MUITO na ergonomia das mãos nas "manetes".
Cumprimentos,
NOTA OFF TOPPIC: ESTE FORUM ESTÁ MORTO!!! A ADESÃO DIÁRIA É FRAQUISSIMA... É PRECISO INOVAR COM OUTROS SEPARADORES / ASSUNTOS (JÁ TARDA O SEPARADOR DE COMPRA E VENDAS). INCENTIVEM A MALTA A REGISTAR-SE E A POSTAR COM QUALIDADE E JÁ AGORA QUANTIDADE, TODOS NÓS TEREMOS A BENEFICIAR COM A PARTILHA DE CONHECIMENTOS, MESMOS OS MAIS IGNORANTES!!! POST's COM "OBRIGADO PELA RESPOSTA" ou "THANKS!" CARREGADOS DE SMILES DEVERIAM SER OBJECTO DE REMOÇÃO IMEDIATA, A EXEMPLO DO QUE DE MELHOR SE FAZ NO FORUM HOMÓLOGO, DESCULPEM A FRANQUEZA...
Burning Dogma
28-05-2009, 13:38
Concordo com esta última avaliação, gostava só de dizer duas coisas. Quanto à ergonomia das Campagnolo, recomendo uma volta com as manetes deste ano, a nível de ergonomia nada tem haver com as de 10v, são muito mais ergonómicas e confortáveis. E eu até achava as antigas muito boas. Quanto aos desafinanços da Shimano, é verdade, especialmente no novo Dura Ace 7900, a Shimano meteu água com os cabos por dentro. A equipa da Cervélo, por exemplo, está a usar actualmente o Dura Ace antigo precisamente por causa desses problemas com as afinações.
Há coisas do caraças...:DHoje mesmo, um dos meus companheiros das pedaladas que tem há poucos meses uma Trek Malone 6.9 equipada com Dura Ace vinha com evidentes problemas na passagem das mudanças. Parámos três vezes para tentar afinações, estica cabo, aperta parafuso...e cada vez a coisa ficava pior. Eu até ironizei que o meu 105 era bem melhor e tinha custado muito menos. Agora chego aqui e leio isto...:D
koalaboy
28-05-2009, 18:39
Boas!
Relativamente ao que se falava há pouco sobre os clicks da mudança da frente, é simples, na estrada apesar das duas mudanças há 3 clicks porque o intermédio é o que se chama de "trim", ou seja, uma posição intermédia para ser usada nos cruzamentos mais extremos. Por exemplo: quando se vai na pedaleira de fora e no carreto de dentro da cassete.
Relativamente a marcas/funcionamento, sou utilizador e simpatizante Shimano, no meu caso Ultegra SL. Como sempre, a suavidade e silêncio das mudanças Shimano fazem as delícias! Nunca gostei do tacto mais rijo e barulhento da Campagnolo, ainda que os puristas de estrada estejam nesta altura a chamar-me herege!!! Sram já experimentei o Rival na bike de um amigo, e... para esquecer!!!
Boas pedaladas!
Estive há pouco na partida da etapa Águeda-Lamego do Grande Prémio CTT, andei por lá a observar atentamente as máquinas e tive algumas surpresas. Ver, no meio das De Rosa, Pinarello, Bianchi, Moser, etc, etc, equipadas com o melhor que há, coisas como pedaleiras Chorus ou pneus Michelin Lithium deixou-me surpreendido...
Burning Dogma
12-06-2009, 12:31
Estive há pouco na partida da etapa Águeda-Lamego do Grande Prémio CTT, andei por lá a observar atentamente as máquinas e tive algumas surpresas. Ver, no meio das De Rosa, Pinarello, Bianchi, Moser, etc, etc, equipadas com o melhor que há, coisas como pedaleiras Chorus ou pneus Michelin Lithium deixou-me surpreendido...
Há sempre razões para essas trocas. Há equipas de topo que usam o desviador da frente Chorus em vez do Record pois a caixa de metal do Chorus é mais rígida que a de carbono do Record. O memso se passa entre o Force e Red da Sram. O pedaleiro Chorus é ligeiramente mais barato que o Record. Quanto aos Michelin Lithium é que já não sei. O que muitas vezes se vê é produtos re-baptizados, no Pro-Tour então é uma festa.
Só por curiosidade, que equipa é que viste com biclas De Rosa?
A equipa que tinha as De Rosa era a Carmiooro-A-Style. Nunca tinha ouvido falar desta equipa, de modo que nem sei de que país é, mas a seguir vou fazer uma pesquisa aqui na net. Havia lá mais umas coisas interessantes, a Nutrixxion Sparkasse rola com Isaac, a Revor-Jartazi (outra para eu pesquisar) tinha umas Ridley muito bonitas, havia lá uma equipa que pela numeração era a CC Bourgas (fiquei com dúvidas porque o equipamento estava cheio de palavras em cirílico) e que rola com bicicletas Basso, marca de que nunca tinha ouvido falar, vi na mesma equipa, Contempolis Andaluzia, Orbeas Orca equipadas com rodas diferentes, umas Reynolds, outras Cosmic Carbon e vi também outra coisa que me causou algum espanto: a equipa americana Kelly Benefit, que usa bikes Gerry Fisher com rodas Bontrager, grupo Sram, pneus Michelin Pro3 e mistura isso tudo numa combinação de cores no mínimo esquisita onde se misturam dois verdes e uma espécie de azul turqueza, a usar os carros de apoio da equipa Sub-23 do Sporting. Meteram uns autocolantes da Kelly em cima do emblema do SCP nas portas e toca a andar...
Não será muito importante, mas escrevi Contempolis Andaluzia :mad:e devia ter escrito Andaluzia Cajasur:)
Osamabinlara
18-06-2009, 21:30
Eu uso Campagnolo e não troco por nada... estão com a colecção que a campagnolo lançou este ano...
Record e super record são de babar...:D
zé Marco
18-06-2009, 21:59
De momento uso Shimano, já experimentei Campagnolo Record mas estou inclinado a comprar o lindissimo conjunto Sram Red. Só tenho ouvido maravilhas !!
Boas
Eu uso Campagnolo misturado com cassete e corrente Shimano. Já experimentei também Shimano e Sram, e confesso que até agora gosto mais da Campagnolo (ainda não experimentei o 11 velocidades, mas pelo que tenho lido em revistas francesas existe bastante polémica quanto á sua eficiência, e uma das mais recentes é de que algumas das equipas de topo equipadas com Campagnolo 11v estão a usar 10v com autocolantes 11v (questão de patrocinio loll), sendo que a mais polémica foi uma recente chegada de uma prova ao sprint entre o Tom Boonen e outro que agora não me lembro, não tenho a revista aqui á mão, e em que o Tom Boonen perdeu o sprint por ter falhado uma mudança devido aos problemas do 11v, só que este depois veio dizer numa entrevista que o erro tinha sido dele e não do grupo, só que parece que aos amigos ele não disse bem isso :rolleyes:).
Quanto ao que dizem as revistas que tenho lido todas falam maravilhas do Sram Red depois de se habituar a ele, e além disso é o grupo mais leve de todos. No entanto todos são unânimes em afirmar que os mais ergonómicos são os novos Campagnolo (já agora para quem gosta de Campagnolo vai surgir um "novo" (pois já existiu antes) grupo de 11v considerado entrada de gama das 11v, o Athena. Quanto ao Shimano fiquei a gostar muito do DI2 depois de o ter experimentado (mas com a bicla parada).
Boas pedaladas
Burning Dogma
19-06-2009, 10:09
:eek::eek::eek::eek:
Essas revistas são pagas pela concorrência para dizer mal não?
Campagnolo de 10v com autocolantes de 11v? Isso é completamente impossível, basta ver que as manetes são diferentes, assim como os desviadores. A única equipa que usa o grupo de 10v é a AG2R que não é patrocinada pela Campagnolo mas sim pela FSA e está à espera do grupo desta marca. Basta ver que já usam o desviador da frente e a corrente da FSA.
Sinceramente, do muito que tenho lido, se há coisa que os novos grupos de 11v tem é fiabilidade. Problemas com mudanças tenho ouvido é do Dura Ace 7900, principalmente por causa dos cabos passarem por dentro do guiador.
Quanto aos pesos, peso que o Super Record é mais leve que o Red, mas não tenho a certeza.
Isso é a coisa mais fácil de se fazer. As manetes em carbono do super record existem em separado e estas podem muito bem ser colocadas nos manipulos Centaur (que basicamento nas partes internas é praticamente a mesma coisa) e uma vez que os esticadores Record 10v são muito parecidos (se reparares bem basta pintar as partes prateadas a preto e fica como igual e é só pôr os tocolantes), e voilá, um grupo Super Record 10v mascarado de 11v.
Quanto á revista, acho-a uma das melhores e mais imparciais (e é por isto mesmo que volta e meia tem problemas com marcas porque estas não gostam de reparos negativos).
Quanto a pesos vou dar uma vista de olhos nas revistas que tenho que sei que existe uma que compara todos os pesos, depois logo coloco aqui.
Burning Dogma
19-06-2009, 14:05
Isso é a coisa mais fácil de se fazer. As manetes em carbono do super record existem em separado e estas podem muito bem ser colocadas nos manipulos Centaur (que basicamento nas partes internas é praticamente a mesma coisa) e uma vez que os esticadores Record 10v são muito parecidos (se reparares bem basta pintar as partes prateadas a preto e fica como igual e é só pôr os tocolantes), e voilá, um grupo Super Record 10v mascarado de 11v.
No ano passado o McEwan usou as manetes Centaur (sem letras) no Record 10, enquanto alguns ciclistas já testavam o Record de 11v. Este ano praticamente todas as equipas iniciaram as provas com o Record de 11v, em vez do Super Record, daí a diferença das cores dos desviadores. Inicialmente penso que só a Caisse D'Epargne usava o SR. No Giro D'Italia já várias equipas usavam o SR (LPR, Diquigiovanni), embora outras ainda usavam o Record. Penso que isso seja por causa de stocks, visto que os 2 grupos são 99% a mesma coisa e em funcionamento não variam nada. Aliás basta ver fotos da maioria das provas no CyclingNews e não anda por lá nada rebaptizado.
Pois então queres saber quais são as diferenças entre os dois!? Tem a ver com a suavidade das mudanças, apareceu o Super Record porque existiram muitos ciclistas que já usavam o Record e pediram para a Campagnolo mudar a suavidade para esta se parecer mais com os antigos Record, ou seja mais seca.
Caso não saibas os antigos Record podiam ser convertidos em 9v e vice versa, basta para isso mudar uma peça no manipulo tipo roda dentada e ficas com a mudança feita. Quem me diz a mim que até não haverá uma peça semelhante para os novos :rolleyes:.
De qualquer das maneiras apenas estou a vender o que está na revista, embora como disse anteriormente para mim é das melhores e com provas dadas.
Burning Dogma
19-06-2009, 16:12
Tenho a certeza que estás a fazer confusão e acho que até sei com o que é.
Vamos por partes:
Nos grupos de 11v, Super Record, Record e Chorus, o funcionamento é 100% igual. As manetes são 100% a mesma coisa, à excepção dos autocolantes e da Super Record que tem uma peça qualquer lá dentro em titânio em vez de aço para tirar umas 4 ou 5 gramas, mas que em nada altera o funcionamento. A nível de desviadores, é tudo a mesma coisa, as diferenças além da cor passam pelo braço do desviador em carbono vs alumínio, roldanas cerâmicas vs "normais" e parafuso de titânio vs aço. Nada que altere o trabalhar dos mesmos.
Quanto à questão da suavidade das mudanças e dos pros pedirem manetes mais rijas, isso passou-se no ano passado com as manetes Record de 10v. Disse a Campagnolo que os profissionais pediram mudanças mais rijas conforme era hábito na marca italiana. Então a Campagnolo decidiu lançar uma edição das Record chamada Red. A diferença para as normais eram as famosas "G spring" mais rijas e o lettering cá de fora pintado de vermelho, como mostra a imagem a seguir:
http://wheelgirl.typepad.com/web_log/images/2008/03/27/campyredrecord.jpg
Quanto a conversões, claro que tudo isso é possível. Eu tenho as Centaur Ultrashift e posso mudar o tal disco dentado para um de 11v e usá-las num grupo de 11. O inverso também pode ser feito.
Não quero de modo algum duvidar do que estás a dizer, parece-me é que há algum engano ou confusão na revista. Acredita que sou fã desta marca e farto-me de ler artigos e opiniões na net e nunca encontrei qualquer referência a isso.
Já agora, não seria possível fazeres o scan desse artigo?
Ora então cá vai o scan.
Vê lá se consegues ver, se não tento colocar num documento word.
Burning Dogma
20-06-2009, 09:30
Dá para ler perfeitamente;)
Pouco percebo de francês, mas deu para entender qualquer coisa. Segundo o Boonen, teve problemas em passar a corrente directamente do carreto 13 para o 11. Continuo sem dar grande credibilidade a isto por vários motivos. No próprio artigo até vem referido algumas divergências à opinião do Boonen.
Aqui fica o link para um tópico com um caso semelhante. Parece que o Boonen não sabe perder sprints e deita as culpas para o grupo que trás montado na bicicleta:
http://weightweenies.starbike.com/forum/viewtopic.php?t=14433&postdays=0&postorder=asc&highlight=boonen+shifting&start=0
Burning dogma atenção que tambem já vi no forum espanhol queixas sobre o 11v, mas no caso em questão era o chorus e não record ou s record...
Eu por acasa nunca experimentei um grupo de 11v mas era algo que gostava e ver como é em andamento, embora pense que 11v é um pouco de mais, eu tenho 10 e não uso todas...
Burning Dogma
20-06-2009, 11:46
Problemas qualquer grupo tem, às vezes não se conseguem afinar em condições. Mas muitas vezes isso tem mais haver com os quadros do que com o grupo em si. Os grupos de 11v tem tolerâncias mais apertadas que os de 10v. Há certo quadros onde é praticamente impossível montar estes grupos, caso de alguns Cervélo. No fundo é como o drop-out que prende o desviador ao quadro, quando as bikes tinha 7 ou 8v, não havia problema de ele estar torto porque as mudanças entravam todas bem. Com os grupos de 10 e 11, o drop-out tem que estar 100% direito para as mudanças trocarem bem. Todas estas coisas influenciam a performance do grupo.
Eu também gostava de deitar a mão a um de 11v, no futuro irei trocar certamente. O conceito de 11v é interessante pois adiciona o carreto de 18 dentes que já tenho notado a sua falta.
É claro que todos os grupos têm problemas, só é pena que alguns não os admitam.E eu continuo a dizer que gosto mais do Campagnolo, acima de tudo porque dá para reparar quase por completo, pois eles têm peças em separado para isso mesmo, embora algumas sejam caras e acima de tudo parace que em termos de apoio ao cliente não são grande coisa, aqui em Portugal isso é normal pois com outras peças de outras marcas passa-se a mesma coisa, mas ao que parece lá fora existe o mesmo problema.
No entanto concordo com o escrito em outras (e esta também) revistas acerca do tempo gasto no desenvolvimento das 11v. Comparando com o caminho que seguiu a Shimano e vendo o resultado acho que foi melhor empregue terem gasto esse tempo no grupo electrico, que acho que mesmo tendo reticências quanto á fiabilidade e acima de tudo porque com as mudanças tradicionais em caso de avaria pode-se sempre desenrascar para chegar a casa, e quanto ao Shimano não sei até que ponto isso se verifica, mas estou em crer que devem ter pensado nisso. No caso do Shimano electrico e para quem já o viu funcionar parece que se "acabaram" o estar sempre preocupado com as afinações, pois isso é automático, e para quem percebe mais ou menos de mecanica muito bem mas para muitos (e se calhar a maioria do pessoal que anda de bicicletas) é um problema, pois volta e meia, ou por pancada, ou cabo puxado ou variações de temperatura ou seja lá o que for as mudanças desafinam e quantas vezes já não ajudei colegas a voltar a afinar as mudanças porque não sabiam como, pois era o pessoal da loja que tratava disso, só que o pessoal das lojas não anda com eles a beira aquando das voltas, pelo menos na maioria dos casos.
Segundo o que todos dizem é que o desenvolvimento a seguir deverá ser algo como o sistema da Rohloff, pois acabam muitos dos inconvenientes dos sistemas de transmissão actuais, e acima de tudo o relacionado com a assimetria das rodas de trás.
Mais uma vez repito que gosto muito da Campagnolo mas não deixo de estar atento ao que os outros fazem.
RafaelBianchi
08-07-2009, 11:27
eu adoro o Sram Red
ja o exprimentei
e vai ser o que vai vir na nova trek madone ;)
cipollini
12-07-2009, 22:48
Sempre usei campagnolo record. Tem o inconveniente de ser mt mais dificil de afinar. É preciso pericia, enquanto que o shimano é mais facil, mas o campagnolo quando está bem bem afinado, nada se compara a ele.
patrick pires
26-08-2009, 11:00
pois eu sou Shimanista!!!
mas a verdade depois de comprar a pedaleira da Sram (Red) fiquei rendido pelo preço e pela qualidade do material... dentro em breve possivelmente passarei para o outro lado (Sram)..
Paulo Casalta
21-09-2009, 18:43
Em termos de suavidade? Shimano all the way!
Muito embora agora utilize Sram Red.
All-rounders? Record, sem dúvida
salpicão
07-08-2010, 14:23
Boas,
li o tópico todo e fala-se bastante na fiabilidade do campagnolo em relação ao shimano. e o sram? também desafina bastante como a o shimano?
Abraço.
consciouness
07-08-2010, 18:47
Boas, eu prefiro Campagnolo. Sempre usei, vou continuar a usar. E sempre Record.
Reconheço que a Shimano tem uma suavidade e um silêncio melhor, mas desafina mais rápido, ganha folgas, não gosto da estética do material Shimano e actualmente a Campagnolo é mais leve.
Quanto há SRAM, o sistema de mudanças é interessante, mas ainda não me convence no resto.
Mas atenção: o SRAM Red é o mais leve de todos.
Em relação ao campagnolo de 11v, não percebo as críticas de alguma imprensa especializada, em como os grupos de 11v não funcionam correctamente. Não noto absolutamente nada de mal no funcionamento do meu Record de 11v, funciona na prefeição.
E atenção pessoal: correm rumores que a Campagnolo está prestes a apresentar o seu grupo electrónico, possivelmente no decorrer destas próximas feiras. Aliás já vi fotos na net de corredores que estão a testar o grupo em competição. Para já as 12v, parece que vão ficar em standby, a Campagnolo também andava em testes com 12v. Vamos esperar pelos próximos capítulos.
Em resumo: Campagnolo forever.
paradawt
07-08-2010, 19:05
Pelo que já li...
Campagnolo é o grupo mais silencioso que existe.
Na questão dos travões o Super Record é o que tem maior poder de travagem...
Gosto muito do aspecto da SRAM.
Tenho Campagnolo Veloce na Pinarello, mas a gama mais recente com as manetes ergonomic. Sinceramente, o grupo a trabalhar é um relógio!!!
Cumprimentos.
Cancellara
07-08-2010, 22:20
Sinceramente, falando de ergonomia, não gosto do sistema tipo "gatilho" da Campagnolo. Nesse campo e na suavidade de funcionamento, na minha opinião, a Shimano está à frente das outras duas. A nível estético, prefiro a SRAM, seguida da Campagnolo. Em termos de fiabilidade, não tenho experiência suficiente para estabelecer comparações.
salpicão
08-08-2010, 11:42
Boas pessoal,
a principal referência do SRAM é nivel estético, quase todos gostam e referem o sram como sendo o mais bonito. O campagnolo como o mais fiabel e mais seco. O shimano como o mais suave e silencioso.
Mas alguém sabe explicar-me como é o Sram em termos de funcionamento(Barulho nas mudanças, desafinações, suavidade, etc)???
Abraço.
brunovxr
08-09-2010, 23:00
Boas bem eu só uso campagnolo, estou actualmente com um grupo completo super record 11, e já usei o record de 10v, para mim não há igual já usei as outras marcas e na fininha é o melhor quanto a problemas ainda não tive qualquer problema em 2000klm feitos com o grupo novo de 11. mas ianda bem que á gostos para tudo pois as outras marcas tambem teem coisas muito boas.
fogueteiro
09-09-2010, 08:14
Penso que neste contexto e como em muitos outros a preferência pessoal é o que rege as opiniões
Pessoalmente uso e prefiro o campagnolo, mas acredito que os outros grupos funcionem bem também. Já vi problemas mecânicos a acontecerem com campagnolo que não vi com as outras, assim como o contrário. Apesar de serem na maioria de excelente qualidade todos falham, o que me leva a dizer que este ou aquele não é melhor que a concorrência.
Quanto ao ruído, então nesse campo, para mim estamos conversados. Todos funcionam por processos mecânicos o que por si só já implica barulho, e alguma imprecisão. Neste caso igualmente já vi e ouvi coisas muito estranhas em todas as marcas. Muitas vezes depende da lubrificação, e do estado do material.
Suavidade: Neste caso penso que as coisas começam a equipararem-se com a concorrência a copiar a campy na filosofia dos cabos dentro da fita do guiador. O problema é que desta forma os cabos são submetidos a mais atrito que, por exemplo a shimano, que usava/a os cabos por fora o que confere mais liberdade de funcionamento.
Sinceramente, já experimentei todas e não vi, em resumo, grande diferença entre os diferentes grupos. O que poderá condiccionar a nossa preferência, é em verdade a maneira de funcionar e o visual, e no meu caso um passado familiar ligado à campagnolo.
Olá a todos
Sem duvída SRAM RED.
Eu sempre tive campagnolo centauros e gostei muito. Mas quando comprei a minha reliquia "TREK MADONNA 5.5 Pro" optei por Sram Red, posso dizer-vos que já tem 250000km e está um EXPETACULO. Os valores em relação aos outros grupos é mais ou menos o mesmo o que se ganha é no peso, é o grupo topo de gama mais leve do mercado e a fincionalidade das manetes é uma coisa BRUTAL.:o
Vale a pena exprimentar não se vão arrepender.
Se olhar-mos para o pelutão a volta a frança 80% tem SRAM, tem que ter algo de diferente.:rolleyes::rolleyes:
250000km andas a andar para caraças......
faço minhas as tuas palavras - Midas.
mas em relação ao dito eu prefiro o campagnolo o centauro que usei 3 anos não deixou ficar mal com o super record então nem se fala.
um abraço.
fogueteiro
09-09-2010, 14:37
Moina, deves te ter enganado, e colocado pelo menos + um zero, ou não? É que 250000 kms é muita coisa.
Se tivesse que mudar acho que mudaria também para a SRAM. Gostei da filosofia de um toque curto e outro mais longo.
rodzesilva
09-09-2010, 14:39
tenho campagnolo super record de 11 e alem de serem das mais bonitas sao as melhores sem duvida!!! Antes tive um KIT record de 1998 que me durou 10 anos sem nunca ter um unico problema!!! Ainda este fim de semana tive um amigo que usou Sram numa corrida e a corrente partiu quando ele ia em primeiro já com 2 minutos de avanço... chegou ao fim disse que SRAM nunca mais...!!! mas eu acho que todos eles já sao boas marcas... no entanto para mim não há nada como CAMPAGNOLO!!!!
rodzesilva
09-09-2010, 14:46
Olá a todos
Sem duvída SRAM RED.
Eu sempre tive campagnolo centauros e gostei muito. Mas quando comprei a minha reliquia "TREK MADONNA 5.5 Pro" optei por Sram Red, posso dizer-vos que já tem 250000km e está um EXPETACULO. Os valores em relação aos outros grupos é mais ou menos o mesmo o que se ganha é no peso, é o grupo topo de gama mais leve do mercado e a fincionalidade das manetes é uma coisa BRUTAL.:o
Vale a pena exprimentar não se vão arrepender.
Se olhar-mos para o pelutão a volta a frança 80% tem SRAM, tem que ter algo de diferente.:rolleyes::rolleyes:
Oh moina
250.000km??? xiça... isso é mesmo mt... só se contares com as viagens da bicicleta em cima do carro e mesmo assim nao sei nao....
quanto a grande parte das equipas usarem SRAM na volta a França passa mt pelo marketing e não pelo que é melhor... não vou dizer que SRAM nao seja bom mas é provavelmente a marca de entre estas 3 que precisa de fazer mais publicidade aos seus grupos pois a SHIMANO e CAMPAGNOLO já o fizeram no passado e tb quase todas as equipas os usavam... nas grandes competições tudo é oferecido para que depois seja o POVO a pagar ao comprar as marcas que os ciclistas profissionais usam.... muitas vezes nao significa ser o melhor mas sim uma aposta de marketing!!
Abraço e Boa pedaladas!
Olá a todos
Desculpem lá mas não sou muito bom em numeros, os km são sim 25000.:confused:
paradawt
09-09-2010, 15:04
Como já disse num post anterior, uso Veloce na Pinarello.
Já se levantou a questão sobre a ergonomia das manetes da marca. É porque ainda não usaram das novas! Posso dizer que podemos usar várias posições da mão sobre a manete. Por outro lado, ao usar a patilha colocar "velocidades" temos duas posições. Uma intermédia, em que passa de 1 em 1, mas se premirmos até ao final, passa de 2 em 2. Acreditem que numa situação em que queremos acelerar repentinamente é fantástico.
Já andei a ver preços dum conjunto FORCE da SRAM. Acho que cairia muito bem na PINA. Mas não para já, porque este grupo que tenho está novo.
Shimano não o vou usar. Não gosto do aspecto do grupo e também tenho alguns casos no grupo de desafinanços nas voltas e afinar no momento... não é assim tão simples!
Se um dia mudar de Campy será para experimentar a SRAM.
Para todos os efeitos acredito na qualidade de todos os grupos.
Tomane foi uma piada sabes bem que eu sei nais ou menos aquilo que tu andas, eu faço media de 18 a 20.000km por ano.
um abraço.
consciouness
09-09-2010, 17:15
O nosso amigo Moina não é de facto bom em números! 80% do pelotão do Tour usa Sram, diz ele!
Mas não é verdade! Vejamos esta última edição do Tour:
7 equipas com Shimano (euskaltel,fdjeux,sky,rabobank,garmin,columbia e cofidis)
7 equipas com Sram(fotoon,ag2r,astana,radioshack,milran,cervelo e saxo bank)
8 EQUIPAS COM CAMPAGNOLO( Lotto, Quick Step, Caisse d Epargne, Lampre, Liquigas, Katuscha, BBox Boygues e BMC).
Fica aqui a correcção.
Shimano não o vou usar. (...) e também tenho alguns casos no grupo de desafinanços nas voltas e afinar no momento... não é assim tão simples!
Queres elaborar?
penabarros
08-10-2010, 22:43
ola a todoas, alguem será que me pode dizer qual o valor do grupo completo da sram red? Pedaleira, manetes, travões, corrente, desviador traseiro e traseiro.
paradawt
09-10-2010, 12:03
duchene,
Por vezes existem situações situações de pessoal que andam com o novo Dura Ace e quando aquilo desafina, não o afinas na estrada com facilidade... Não é assim tão simples!
Eu, como modesto ciclista de ocasião, proprietário da bicicleta de estrada do meu pai... Uso Campagnolo :D
Sinceramente, ou me mantenho com Campy quando comprar outra bike, ou meto Sram.
Isto porque, sou fã de SRAM e Campy.
Na de estrada, leva com 6000km em 10 anos (pouco andou, é verdade) e está pouco desafinada! Vai servindo, enquando o dono não a mete no mecânico. Os Cubos Campagnolo fazem um barulho terrível ! :D
SRAM na de BTT, não há pai para aquilo, é levar pau, porrada, lama, tudo. Não desafina.
Na de estrada, até tenho medo porque deve ser montar e esquecer, por longos anos!
Como pouco ando, não ligo muito ás gamas altas (falta de €€'s) mas o Sram Red era o sonho!
spartaan
25-10-2010, 22:31
Boas,
Sem duvida campagnolo, de preferência, record. Ainda uso o conjunto de 9 velocidades, com as manetes em carbono e está aqui para durar, entretanto já fiz umas pequenas alterações, ao montar o conjunto pedaleiro em carbono. Em breve irei comprar um novo quadro, e como não podia deixar de ser, irá ter nele montado o Super Record. Se fosse a experimentar um outro, esse seria Sram.
Cumprimentos,
A.da Silva
http://fiets.blogs.sapo.pt/
ncardoso
26-10-2010, 12:53
Boas,
Há mais de 20 anos que tenho campagnolo e não tenho rigorosamente nada a apontar.Tive o grupo Athena de 8 velocidades que durou 16 anos.
O ano passado comprei o Super Record 11V e é simplesmente soberbo.
Pelo que tenho observado, ouvido do pessoal que tem os outros grupos referenciados e, nomeadamente Shimano todos fazem referencia ao desgaste do material, isto é, a perca de brilho nas manetes, o pedaleiro,...
Cumpts,
BMC ProMachine SLC01
Shimano Dura-Ace
01-11-2010, 15:28
A minha bicla tem shimano dura-ace, mas outras marcas também são óptimas, desde que se usem gamas altas como é óbvio.
http://i682.photobucket.com/albums/vv188/francisco-069/Novos%20smilies/hugh.gif e boas pedaladas.
ja exprimentei varias vezes a shimano, sram, campagnolo e na minha opiniao o melhor é o campagnolo com a corrente da DURA-ACE, ai fica um conjunto perfeito
consciouness
03-11-2010, 15:32
ja exprimentei varias vezes a shimano, sram, campagnolo e na minha opiniao o melhor é o campagnolo com a corrente da DURA-ACE, ai fica um conjunto perfeito
Sem dúvida, e se lhe juntares uma cassete Dura Ace ainda melhor.
boas amigos.
mas em termos de compatibilidades, nao ha problema? as afinaçoes devem ser um pouco mais "sensiveis" nao?
e ja agora o porque dessa escolha por parte de ambos?
abraço
Se reparares a corrente shimano é um pouco mais estreita que a campagnolo e faz as passagens de mudanças mais suaves e por acaso ate é mais façil de afinar.
É certo que uma corrente campagnolo dura mais, mas prefiro a corrente shimano e ja ando assim a uns anos e nao me lembro a ultima vez que afinei as mudanças e tenho 2 pares de rodas que estou sempre a trocar e sem afinar nada
ok. muito obrigado pela informaçao. estamos sempre a aprender.
abraço e boas pedaladas
Boas
A corrente que estão a falar também é compatívell para Campagnolo de 11 mudanças ?
Filipe
consciouness
03-11-2010, 16:36
Boas
A corrente que estão a falar também é compatívell para Campagnolo de 11 mudanças ?
Filipe
Para campagnolo de 11v, só podes utilizar a corrente campagnolo.
Obrigado Consciouness.
Eu bem que já calculava que assim fosse.
Presumo que tem a ver com espaçamento entre os elos, certo ?
Filipe
consciouness
03-11-2010, 17:50
Sim, as tolerâncias são diferentes. Mas por ex. podes utilizar a corrente da marca BBB para 11v. Pessoalmente não sei se funciona melhor do que a da campy, mas concerteza que se existe é porque funciona com grupos de 11v. E há ainda mais marcas a fazer correntes para 11v. Mas de facto as da campy duram muito tempo. Eu mudei recentemente a minha, a corrente tinha cerca de 5000kms, e estava em perfeitas condições de rodar.
Olá,
preciso da vossa ajuda. Sei que esta pergunta é para muitos muito parcial, mas gostos são gostos e a experiência de cada um pode ajudar-me bastante.
Estou a pensar comprar uma bike e tenho a possibilidade de que a bike venha equipada com um destes três grupos: Dura-Ace 7900, Campagnolo super record ou Sram red.
Na vossa opinião qual o melhor dos três?
Obrigado.
Vou-te por confuso...Ehehehe
Tenho Shimano, gosto de uma bicicleta com Campagnolo e neste momento colocaria Sram :) Confuso?
Eu iria para Sram Red. Adoro o funcionamento daquilo que na minha opinião é superior ao Shimano Dura-Ace (Campagnolo Super Record não sei, nunca usei) e ainda por cima é lindo.
fogueteiro
26-07-2011, 07:58
Antes de comprares, porque qualquer um deles é um investimento avultado, porque não experimentas primeiro? Assim ias pela tua preferência e não pela opinião dos outros que é sempre tendenciosa e só te serve para baralhar ainda mais.
Campagnolo..... :-)
Sou proprietário de um Athena 11 há menos de 2 semanas e ainda só fiz 360kms (contra os 8500 com o 105) mas já estou convencido. Penso que o Athena e o 105 são da mesma gama e as principais diferenças (para melhor no campagnolo) são a maior robustez geral, precisão da mudança e a melhor ergonomia das manetes, ainda que a manete dos travões parece estar um pouco mais longe do guiador - para quem tem mãos mais pequenas pode eventualmente ser um ponto negativo.
Acredito que esse super record deva ser mesmo muito bom.
paradawt
26-07-2011, 10:41
@Mingus,
O Athena é da gama do 105?? ;) Isso só em sonhos para a Shimano! É um grupo de 11 velocidades, manetes em carbono e pedaleiro com cranks em carbono. Para não falar do peso.
A minha experiência pessoal. Usei Campagnolo Veloce e uso agora SRAM Rival.
Campagnolo - Pontos fortes:
- Desafina muito pouco;
- Muito certinho e sêco a trabalhar;
- Possibilidade de descer vários carretos de uma só vez e com rapidez;
- As manetes ergonómicas são muito confortáveis quando pedalamos de pé e possibilitam várias posições da mão a rolar.
Campagnolo - Pontos fracos:
- Compatibilidade com outras marcas quase nula;
- Dificuldade em chegar à manete quando se pedala com as mãos em baixo no guiador (pelo menos eu que tenho mãos pequenas).
SRAM - Pontos fortes:
- Peso;
- Compatibilidades com outras marcas;
- Ergonomia das manetes quando pedalamos com as mãos em baixo no guiador (trava-se muito bem, sem grandes dificuldades);
- Manetes em carbono logo a partir da gama Rival (na minha opinião é um ponto forte);
- Praticamente não tens delay de tempo na passagem entre carretos;
- Quando pedalamos sentados com as mãos nas manetes dá uma posição muito agradável para se agarrar nas mesmas.
SRAM - Pontos fracos:
- Tem que estar muito bem afinadinho para funcionar minimamente bem;
- Qualidade da borracha que cobre as manetes (não sei mas não me inspira muita confiança na durabilidade).
Isto são as minhas opiniões pessoais. Com a SRAM ainda só fiz cerca de 600kms, não tenho muita opinião mas tenho gostado bastante.
Quanto ao Campagnolo, eu andava com Veloce que é praticamente a entrada de gama, e em cerca de 6000kms apenas teve que afinar uma vez. Sempre tive cuidado com a lubrificação da corrente e foi só rolar de resto! Na minha opinião ambos são bonitos.
Abraço!
scottbear
20-12-2011, 13:16
campagnolo sem duvida alguma
Nolimits
20-12-2011, 19:00
SRAM sem sombra de dúcida nenhuma.
Shimano sem sombra de duvida!
Silencioso e macio... :D
Lo Scalatore
20-12-2011, 20:42
Bem se é escolher entre os modelos das fotos diria que sao todos o Non Plus Ultra osseja sao peças por deep pockets my friend:-))Era bom ter os verdones por cumprar estas peças...acho que um vale o outro a nivel de tecnica e materiais.
Se vamos nos "entry level" e medios bem se calhar Campagnolo ofrece mais opçoes por gente como me que anda na rua com o "umilde" Veloce 10v..lol...bem até agora nao posu queixar-me e se assim fosse com aquelo que custa na há problema...agora gastar perto dos 2k para um grupo e depois ter problemas seria bem pejor.
Campagnolo foi a brand que inventou o Quick release,os desviadores dianteiro e traseiro ( paralelograma)..eles tem mais de 150 patent,por tanto por motivos historicos e de nacionalidade...e depois gosto o "Claunch" cada vez que mudo,aquele barulho seco, lembra-me muito o meu Alfa Romeo com carburatores duplo quando passavo entre a secunda e a terzeira mudança.....:-)).
Pena que foi obrigado a cumprar ferramentas especificas por o Campagnolo porqué os meus SRAM/SHIMANO nao funcionam no "italico".....ainda devo perceber quem é que nao é compativel :-)....as corrente UN de Campy sao tambem uma peça diferentes respeito as outras e logo cuidado com as tolerancias.....acho que devem fixar um standard se nao vamos perder a cabeça um dia!.
Mas nao sei porqué eu nunca dei muita importancias a os grupos....estou mais preocupado com as rodas...em todos casos voto Campagnolo mas mais por ser nacionalista que por outros motivos :-)!.
fabrizio
Meus amigos SRAM sem duvidas nenhumas....... :) :)
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.